Velha
Um belo dia acordamos para uma nova manhã e procuramos...
Onde está a velha ferida? A dor que críamos passar jamais?
Ficou perdida na noite e lá concluiu sua missão de sangrar e sangrar...inflamar e inflamar...até que finalmente virasse cicatriz
que o tempo desbotará cada vez mais...
E quando for uma tênue marca, servira para, vagamente,
lembrar-nos do que foi e para que nosso coração exulte
ante esse novo tempo de esquecimento e paz.
Cika Parolin
“A Humildade é a irmã mais velha da sabedoria. Pode até ser que você encontre um homem humilde que não seja sábio, porem você jamais encontrara um homem sábio que não seja humilde.”
"Sinto me como uma lança velha
Temido por alguns
Substimado por todos
Vivo assim ; sem a dor de ter vivido .
A ferrugem da Fadiga rouba minha virtù
As ferridas que causei já não me lembro
Talvez seja tristeza ou solidão
Vivo por ironia do destino.
Não rasgo , nem brilho
Sou apenas uma história de ficção
Um ser bélico já sem efeito.
Sou a lança de dois gumes sem palavras
A exemplificação do autrora já esquecido Um garato propaganda da velha prataria."
Sou daqueles caras simples que nos finais de tardes ando de calça e chinelo,camiseta velha e cabelo despentchado.
uns fones de ouvido com aquela música
que me faz lembrar você.
Um sorriso no rosto e uma satisfação enorme em saber que você faz parte da minha história
É, meu amor, eu já não entendia o que tínhamos e você complicou tudo quando veio com aquela velha história do ''não sou o suficiente pra você''.
Você complicou.
Jogou fora o que nunca tivemos,mas que poderíamos ter.
Empurrou pra de baixo do tapete aqueles textos de amor que te escrevia nas minhas noites de insônia.
Amassou meu coração e jogou da janela do decimo nono andar.
Perdeu um tempo enorme tentando me provar que me amava, só pra me sentir amada ao seu lado. O lado que, na verdade, não sentia nada.
Ah meu amor, se você soubesse o que eu poderia ter feito por nós, o que eu poderia ter sido a mais, ainda estaria aqui tentando me convencer que sua vida é sem graça demais sem mim.
Será que todas as pessoas sem exceção não entendeu que se tudo continua como dantes é porque a velha receita, o antibiótico já não tem mais eficácia. Então mude.
Ou recomece a partir de outro prisma.
A velha política brasileira está enrugada, míope, esclerosada, banguela, de cabelos brancos, com síndrome do pânico, cleptomaníaca, manca e usa bengala. Quando o povo vai dar o golpe de misericórdia e matá-la? Será que esqueci mais alguma doença que ela sofre?
Conversando com Estrelas
No alpendre aqui de casa, onde o vergel arrasa, enredado em minha velha rede, numa tarde de fazer a sesta, lânguido, das pálpebras vislumbrei malemolente fresta. Ao levantar o meu olhar vi o amor pairar sob o ar do firmamento. As brancas nuvens formavam as estrelas com as quais me atrevi a conversar. À pincenê, e à Mandraque eis que ressurge o velho craque. Era Olavo a dialogar com Assis, que assim lhe diz: Um afortunado compositor de melodias populares que deseja desesperadamente escrever música clássica… Ouve-se uma firme interrupção num Tom com uivos de Lobos: Brada Francis: Tudo por causa do amor. Regina quase se afoga com as Águas de Março na frente do Mercador latino-americano Como Nossos Pais. Grita Tonico de Campinas: Cadê Peri? Porém, em Guarani. Adentrei-me ao assunto feito bobo, enquanto, Bachianas empurravam O Trenzinho Caipira. Esse Trenzinho passa tão cheio de graça, agora Tom soltando o seu som. Logo chega uma Pessoa com chapéu preto na mão, olhando ao léu do azulado céu, afirmando ser Fernando, chamando por Vinícius. Que esse conclave seja bom, enquanto, dure, com calmante meiguice se configurava falsa crendice. Imortais naquela flutuante academia fulgurante a minha mente confundia, pela insensatez de atrevimento ao querer entender logo de vez, sem esperar a minha vez, com enorme pedra no meio do caminho, quando o poeta nobre, Carlos me chama de lado e se põe a falar com esse pobre mortal.
Educadamente:
- Meu velho, não me leve a mal, pegue esse seu escaninho e se aninhe no seu ninho, pois, trata-se de conversa de gente grande que a nós se expande.
- Seja claro poeta, que a mim não me afeta.
- Então me entenda, fique na sua tenda e apenas aprenda, quiçá, será também um poeta do além.
Eis que de repente, surge na frente da gente um arquiteto carioca de Brasília a querer construir um enorme teto ondulado para agasalhar os imortais da poesia. E por profilaxia surgem mais dois por ali com seus bisturis, eram anjos de branco: Zerbini e Pitanguy.
Ah… Aparece também do mundo do além, mais um estrangeiro, capitão Nemo que de sua nave bisbilhota um Navio Negreiros, conquanto, um cabeludo de bigode, alinhado, com a mão no queixo, admirado, olhando de lado, sorri desvairado a recordar o presente passado.
Ai pensei, vamos parar por aqui, porque, não vai caber mais ninguém, apesar do céu não ter fim, foi quando ouvi o despertar do conhecido Bem-te-vi.
Estrela e mais estrelo a estrear o meu espaço, além do cantarolar de belo pássaro, pode?
O papo parou ali, levantei-me pensativo, e fui procurar o que fazer.
jbcampos
APORTA TICTAC
Que tic,tac importa
se o coração esta na porta
dando adeus a velha horta?
Pra voar p'ro nível azul
importa ou desentorta...
Qualquer coisa, não importa.
Se o tic, tac da voltas
já não porta jardas nenhuma
por um tic esta na rua.
E se a vida fosse comprida
p'ra passar por essa lida
... Valia toda essa vida?
Será que valia os dias
se os dias a revelia
fossem revelia de dias?
Antonio Montes
A política da qual se servem os demagogos, pode ser comparada a uma velha gagá e inválida, que em sua cadeira de balanço, pragueja os meninos peraltas que correm livres esbanjando vitalidade. Querem-se fazer ouvir pela força do discurso bruto, paralisador. E como são desprezíveis, temem o desprezo de seus opositores e desejam um aperto de mãos por parte dos medíocres, do povo, que merecem o desprezo. Pois demagogo no grego primitivo quer dizer condutor do povo. E se o povo precisa de condutores, os políticos carecem de um cão-guia, tão cegos que estão na trilha de melhorar a sociedade.
Tanta deseducação, tanta coisa pra mudar, e vem sempre os 'mesmos urubus' com a velha mentalidade desqualificada a tentar fazer a cabeça de pessoas já tão estragadas pela desinformação. Porém acredito na mudança!!!
NATAL
Dia de receber presentes, da velha fantasia vermelha que veste um senhor de barba branca, dos pomposos pinheiros recheados de adornos insignificativos... É o que de plano inaugura nosso imaginário. O âmago desta data, que tem o costume trazer a lume nossa face caridosa, é o aniversário de Jesus Cristo, representado por singulares presépios e exíguos ornamentos, que floreiam, timidamente, a distinta ocasião. Ressalte-se que costumeiramente o aniversariante é o agraciado, figurando como protagonista da ocasião, não sendo crível que aspire afigurar-se como coadjuvante.
Reflitamos acerca do real propósito do Natal.
Que Jesus Cristo nos abençoe. Feliz Natal. É o que desejo a todos, independente da religião professada.
Nada de ano novo!
Não adianta dar início a um ano novo sendo a “velha pessoa”, com as velhas babaquices, o mesmo tipinho de gente que só reclama e difama. Não adianta ano novo nenhum se você não deixar de lado todos os anos e acúmulos de mediocridades passadas.
Tudo poderá ser novo a partir do momento em que começar parando de olhar aos redores e olhar para aquilo que você é!
Não finja ser quem jamais foi, e ou será.
Se puder fazer o bem faça sempre... sem esperar nada de ninguém, o reconhecimento e a gratidão se encontram num patamar onde poucos conseguiram alcançar.
Se não conseguir ser altruísta, tente pelo menos não destruir nada nem ninguém, se não tiver capacidade de ser bom, não desperdice seu tempo tentando ser mau, nosso tempo é tudo e tenho certeza que sendo bom para si mesmo já consumirá tempo demais.
Se cometer falhas tenha brio de pedir perdão, isso se chama dignidade, caráter e humildade. Mas hoje eu aprendi que o perdão deve ser por algo que você tenha a convicção de ter falhado, porque cometer falhas está em cada um, reconhecê-las para poucos.
Mas não espere que eu peça perdão por quem eu sou, mas por algo que fiz, são situações e condições distintas.
Não elogie para ter alguém por perto, tão pouco para tirar proveito de qualquer coisa. Também não carregue consigo a ignorância da superioridade, superior não é aquele que te tira do chão, mas aquele que deitara no chão a seu lado para te ouvir sem acusações, e irá junto de você levantar do chão, gente que critica demais é mal resolvida, gente que não consegue te ajudar a corrigir falhas sem te humilhar não quer te ajudar, e um ser egotista que quer apenas expor seu ego, que nada mais é que um superlativo, compensar a ausência de amor próprio.
Aprendi a ser grata pelo tenho, e hoje o que realmente possuo sou eu, tudo o que construí ao longo da vida de melhor foi minha personalidade, a essência que poucos saberão, e quer saber? Melhor assim, pois é preciso ser diferente para tentar ousar conhecer a fundo, e mesmo assim de nada adiantará conhecer se não souber o que fazer com tanta informação.
Não quero ser aquilo o que os outros esperam mas é imensamente gratificante quando superamos e somos aquilo que exatamente que alguém não esperava.
Por isso mudar sua personalidade para agradar alguém é usar um manequim 44 e teimar entrar em um 38. ( Aquilo não te cabe, não é para você)
Sinta-se bem cabendo dentro daquilo exatamente que você que é!
Não importa ser olhada por olhares que possuem a miopia da alma, se quiser enxergar alguma coisa sinto muito mais terão que evoluir e aprender um processo de discernir, observar, e capacidade de primeiramente verdadeiramente querer enxergar.
Não se esqueça de contabilizar os defeitos pois todos possuem vários... também já cometemos inúmeros erros, mas agradeça por todos, pois foram e são primordiais para contribuir, somar no processo de evolução, aprendizado e crescimento no mais amplo sentido.
Fique feliz por ser consciente de todas as imperfeições, pois elas te fazem não querer buscar a perfeição, mas o aprimoramento constante.
Tive grandes tombos, muitas decepções, mas permaneci fiel a meus valores, cheguei através destes espinhos a sentir que a dor mesmo em sua intensidade insuportável não irá me tirar o (ser verdadeira).
Carreguei e ainda estou carregando alguns fardos, mas nada que me faça desistir de prosseguir.
Aprendi neste " Doce Novembro " de 2017 que eu não irei perder meu tempo com quem não gosta de mim, tudo é passageiro demais, e chegou o momento gastar energia, emoções e sentimentos com pessoas as pessoas certas , deixarei de tentar ajudar quem não está se permitindo ser ajudado, não irei correr atrás de pessoas, mas de metas, de alcançar meus objetivos e superar os obstáculos.
Estou certa de que as pessoas que pertencem a minha vida virão a meu encontro de um jeito ou de outro ( AS PESSOAS CERTAS) estarão a meu lado nos melhores e piores momentos, pessoas que me amam, assim exatamente do jeito que eu sou, e que são o tipo de gente que eu sou o de dar prioridade aos sentimentos e não a toda esta porcaria de matéria que muitos almejam.
Por isso neste 2018 não quero apenas um ano novo, desejo que as pessoas deixem de serem velhas e passem a se permitirem serem seres humanos novos.
Re Pinheiro
