Vai Ficar na Memoria
Memória (microconto)
Tinha seis anos quando a conheci. Sorri, descobri, corri, comi, ouvi histórias ao redor do fogo. Sua voz me aquecia o coração. Vê velhinha! Eu cresci! Mas meus pés continuam sujos de chão.
museu da inconfidência
São palavras no chão
e memória nos autos.
As casas inda restam,
os amores, mais não.
E restam poucas roupas,
sobrepeliz de pároco,
a vara de um juiz,
anjos, púrpuras, ecos.
Macia flor de olvido,
sem aroma governas
o tempo ingovernável.
Muros pranteiam. Só.
Toda história é remorso.
Lembranças remetem a dois polos alegrias e tristezas
Ambas produtos da memória
Semeie alegria para memória não colher tristezas.
ENCONTRO-TE PERDIDO
Encontro-te perdido sem corpo
Pilares do olhar na memória
Que a sombra te guarda
Tear de agulhas que dilaceram
Na luz que destroem as almas
Vinho de fios leves na linha de água
Que vai correndo nos secos ossos
Tábuas secas de veneno, corpo morto
Dividido ombro que ampara no leito da sua morte
Nos farrapos que despedaça, sustento da vida
Coberto de oceanos em estranho errante
Nas curvas de campos floridos de dor
Encontro de pó em blasfemos sentimentos
Neste teu leito de morte já sem corpo
O tempo é uma entidade exageradamente apressada, porém, quando o retemos em nossa memória, ele nos traz belas recordações que fazem revivermos antigas emoções!
Analisando a situação vivida, vem na memória soberbas existenciais, os pronomes possessivos é contemplação diária.
E hoje? Aprendemos; não somos nada, não temos nada e não levamos absolutamente nada! Somos seres para morte, e mesmo assim ainda se pensa que viveremos de acordo nossa vontade. Oh engano cruel!
Honremos pela memória de pequenos heróis e heroínas africanas, que no dia 16 de Junho protestaram pela educação. Mais educação ao futuro de África!
A memória é a vida, sempre carregada por grupos vivos e, nesse sentido, está em permanente evolução.
"O novo Anarquismo está deteriorando não somente monumentos públicos, mas a memoria histórica. E consequentemente, a azeitona em conserva que alguns radicais insistem em chamar de cérebro."
Thiago da Silva Oliveira (1986 a)
Pai
Grande pai!
porrada na cara
filho caído
perdeu a memória.
Grande pai!
joga-se um livro
acerta na cara
boca inchada.
Grande pai!
tira sua roupa
te joga no chão.
Grande pai!
maior que você
menor que sua força.
Em memória
Não é este o sangue dos homens que correram o risco de suas vidas? -
2 Samuel 23:17
Escritura de hoje : 2 Samuel 23: 8-17
Certa vez, o presidente Harry Truman foi convidado a falar em um projeto de angariação de fundos para ajudar os filhos de um guarda da Casa Branca que foi morto no cumprimento do dever. Com grande emoção, ele disse: "Você não pode imaginar como um homem se sente quando alguém morre por ele".
Davi deve ter tido uma experiência semelhante em resposta a seus três poderosos guerreiros. Quando ele desejou uma bebida do poço de Belém, Adino, Eleazar e Shammah voluntariamente invadiram o acampamento dos filisteus e pegaram para ele. Eles eram tão devotados ao líder que arriscaram a vida para cumprir seu desejo. A coragem deles comoveu tanto David que ele não molhou a língua com uma gota daquele líquido precioso. Em vez disso, ele derramou como oferta ao Senhor, dizendo: “Não é este o sangue dos homens que correm o risco de prejudicar suas vidas?” (2 Samuel 23:17). O ato deles foi tão nobre como se tivessem morrido por ele.
A maioria das nações reservou um dia para lembrar aqueles que lutaram em suas guerras, especialmente aqueles que sacrificaram suas vidas para defender a liberdade. Eles merecem ser honrados e respeitados.
Graças a Deus pelos veteranos e por suas famílias. E vamos pedir que Ele nos ajude a reforçar nossas liberdades com justiça e oração pessoais por nossos líderes. —DJD
Refletir e orar
Senhor, mantenha-nos atentos ao custo,
O preço da liberdade -
Homens e mulheres corajosos deram suas vidas
Para conquistar a tirania. -D. De Haan
A liberdade sempre vem com um preço. Dennis J. DeHaan
A memória domina mais a linguagem – isto é, o extravasamento dos sentimentos em palavras – do que um de nós gosta de acreditar (...). A memória é mistério e trafega pela linguagem à semelhança do barco a vela pelo mar, impulsionado pelo vento previsível e imprevisível do amanhecer.
A Memória dos Nossos Pecados
Portanto, não fiquem entristecidos ou zangados consigo mesmos. -
Gênesis 45: 5
Escritura de hoje : Gênesis 45: 1-15
A memória de nossos pecados pode nos roubar a alegria de nossa salvação. Talvez tenhamos dito ou ouvido outros dizerem: “Se eu pudesse me perdoar pelo que fiz!” Algumas pessoas ficam obcecadas com a culpa por seus pecados passados.
Quando José se deu a conhecer a seus irmãos que o haviam vendido como escravo, eles ficaram sem palavras e "consternados diante dele" (Gênesis 45: 3). A culpa e o medo lembraram-lhes a dor que haviam causado ao pai, Jacob, e ao irmão Joseph. Sentindo isso, Joseph imediatamente os tranquilizou: “Não. . . fique triste ou com raiva de si mesmo porque você me vendeu aqui; porque Deus me enviou diante de ti para preservar a vida ”(v.5).
Quando pecamos e machucamos os outros, podemos nos encontrar em uma posição semelhante à dos irmãos de José. Mas se confessamos nossos pecados, podemos ter certeza de que fomos perdoados. Culpa irritante e culpa própria não são obra do Espírito Santo.
A Bíblia nos diz para sermos “renovados no espírito da [nossa] mente” (Efésios 4:23). Devemos focar nosso pensamento em Jesus, nosso Salvador, não em nossos pecados passados. Precisamos nos concentrar no que Ele fez - Seu sacrifício expiatório na cruz pelos nossos pecados - não no que fizemos. Porque Ele perdoou nosso pecado, podemos aprender a "esquecer" nosso pecado. —DJD
Refletir e orar
Bendito seja o nome de Jesus!
Estou tão feliz que Ele me levou;
Ele perdoou minhas transgressões,
limpou meu coração do pecado. —Harris
A culpa é um fardo que nosso Pai celestial nunca pretendeu que Seus filhos levassem. Dennis J. DeHaan
Conta e Risco
Existem coisas inexplicáveis, mesmo se eu perdesse a memória o meu coração iria reconhecer você,
a vida é feita de momentos, vamos embaraçar as linhas do destino e escolher por nossa conta e risco apenas os momentos que nos tragam felicidade,
quero ao teu lado olhar do alto de uma montanha para o por do Sol com uma fogueira acesa e a brisa da alegria batendo no rosto sentindo aquela sensação de liberdade segurando a flor da intimidade,
enquanto houver amor, haverá paz, haverá nós.
