Urgência Emocional
Quando vier a tristeza
Respire sua mente
Silencie e conduza caminho
O cansaço emocional
É grande
Mas a fé em acreditar
É a fortaleza dos teus passos
Acreditar que precisa caminhar
Para melhores dias.
Exaustão emocional: a consequência de ser forte demais por muito tempo
Quando nos forçamos a ser fortes demais por muito tempo, corremos o grande risco de sofrermos de exaustão emocional.
A exaustão emocional pode surgir por diversos tipos de “esforços não saudáveis”: em casa, no trabalho, com amigos, em relacionamentos românticos, no relacionamento consigo mesmo… a lista continua. E não é algo que se manifesta da noite para o dia. Acumula-se por muito tempo, até que chega o momento em que simplesmente “explodimos”, por não conseguirmos mais lidar com tanta coisa guardada em nosso coração.
Nem todas as pessoas conseguem lidar com esse turbilhão de sentimentos vindo à tona, por isso é muito comum que desenvolvam condições de ansiedade, depressão profunda ou doenças crônicas. No entanto, além da esfera emocional, essa exaustão também nos afeta fisicamente, impedindo-nos de seguirmos em frente, em direção a vidas saudáveis e felizes.
A falta de reciprocidade como incentivadora do esgotamento emocional
A principal fonte do esgotamento emocional é a falta de reciprocidade. As pessoas que sofrem dessa condição são, geralmente, aquelas que se preocupam em dar sempre o melhor de si em todos os seus relacionamentos, mas nunca são correspondidas com a mesma intensidade.
A falta de reconhecimento somada à renúncia constante de si mesmo, de suas prioridades, sonhos e necessidades, causa uma grande ferida no coração dessas pessoas que aumenta a cada dia, sem previsão de cura.
Os primeiros sintomas da exaustão
Assim como com todas as condições da vida, quando se trata de esgotamento emocional, primeiro apresentamos sintomas de que algo está errado. Se não soubermos identificar esses sinais, não saberemos como tratá-los e, dessa maneira, não poderemos prevenir os efeitos do esgotamento em nossas vidas.
Para ajudá-lo a identificar se você pode estar caminhando para a exaustão emocional, apresentamos abaixo os principais sintomas da condição. Se estiver experimentando esses sintomas em sua vida diária, busque medidas de prevenção o quanto antes.
Os primeiros sintomas de exaustão emocional:
Cansaço físico: acordar a cada dia parece muito difícil e você já espera que seu novo dia seja repleto de tarefas exaustivas, além de não encontrar motivação em nada.
Falta de motivação: você não se sente verdadeiramente inspirado para realizar nenhuma tarefa diária. Pelo contrário, apenas faz o que tem que fazer sem nenhuma alegria ou interesse verdadeiro em melhorar.
Irritabilidade: tudo ao seu redor parece irritá-lo e seu autocontrole diminui um pouco a cada dia, o que o torna mais suscetível a desentendimentos com as pessoas ao seu redor. Além disso, até mesmo as menores críticas e discordâncias parecem ofendê-lo
Insônia: com muitas coisas em suas mentes, essas pessoas têm dificuldade em estar em um estado de calma para conseguirem dormir.
Distanciamento afetivo: suas emoções se tornam cada vez mais longe de
Problemas de memória: sua memória para estar prejudicada e se torna difícil lembrar até das pequenas coisas.
Dificuldades para desenvolver pensamentos: O cansaço torna o pensamento mais lento. Dessa maneira, começa a precisar de mais tempo para realizar suas tarefas diárias.
IGNORAR ALGUÉM É BULLYING
Ignorar alguém é a pior forma de abuso emocional a que se pode submeter uma pessoa. É um ato de bullying covarde, pois é uma forma de agredir sem assumir o próprio ato de agressão.
A pessoa que pratica bullying se ocupa em fazer com que o outro se sinta insignificante e desrespeitado como ser humano, geralmente projetando com crueldade no outro o próprio sentimento de insignificância, mascarado por uma ilusão de poder.
Se alguém a quem você nunca direcionou ações maldosas ignora você, o problema não é você, acredite.
E a vida sempre vai se encarregar de deixar isso claro. A maldade, a irresponsabilidade e a indiferença são algumas das coisas mais certas de seguirem a lei básica da física: se jogar para cima, cai de volta na testa de quem jogou.
(Anônimo)
Tanto a dor física,
como a emocional
nos tornam mais fortes
Reflexão:
Não nos assombremos com as dores passageiras que esse mundo mal nos acarreta!
O aspecto emocional do ser humano fica mais leve e muito menos desgastado, mesmo frente aos contratempos peculiares das relações, e da própria existência, quando ele opta, de um modo geral, por levar uma vida com mais naturalidade. Dá menos trabalho esta escolha, diferente de quando a opção é posicionar-se sobre um tablado mantendo um sorriso constante nos lábios, apesar de, eventualmente, estar com o seu íntimo estraçalhado, bem como o seu desejo interior de mandar todos às favas.
Liderança. A frieza para decisões importantes, não envolvimento emocional nas relações de trabalho, foco excessivo em resultados pessoais, o charme, ausência de culpa, eloquência, excessiva confiança, e sentimentos e visão de grandiosidade. Este é o típico perfil de um psicopata, sacralizado pelo mercado. Líderes doentes adoecem às suas equipes. Líderes saudáveis e éticos, atraem seguidores saudáveis e éticos.
probabilidade emocional,
te amo minha tristeza,
não tente tocar imensidão,
com rosas que estão pelo caminho,
e numa cama de desejo e opressão,
num corpo apático,
desventuras que arrebatam,
em idiomas risórios murmura
tantos sonhos e desejos...
aplaudem tocando simplesmente.
Grosserias, sinal de descontrole emocional, tratando, nos tornaremos pessoas mais felizes, menos amarguradas e com a alma alegre.
Conhecer a Cristo não é uma atitude emocional ou banhada de sentimento, mas é uma decisão racional de negar as coisas deste mundo para conhecer as maravilhas celestiais.
