Uma poesia que Fale de Sentimento
Era díficil admitir esse sentimento. Ou uma emoção?
Estava dominada por aquilo, presa em uma cela fria e escura. Sem qualquer raio quente repousando sob meus ombros.
A ironia de tudo isso: eu ainda tinha a esperança de sair dali. Das correntes caírem e eu correr dali, correr, apenas correr sem olhar para trás.
Nem tudo o que parece amor é vínculo.
Quando o afeto é uma encenação, a dor é o único sentimento verdadeiro.
Um sentimento pode ser verdadeiro sem ser vivido
Essa é uma das verdades mais difíceis da vida adulta:
Nem tudo que sentimos precisa virar uma história.
Nem todo desejo precisa virar ação.
Nem toda conexão precisa virar romance.
Algumas paixões vêm para nos lembrar que somos vivos, desejantes, humanos. E depois, precisam ser soltas — porque o preço de realizá-las é alto demais.
28/09/25
É como se uma bola de neve cheia de sentimentos, desabafo, o próprio fato de não querer estar assim, quisesse sair de uma vez de dentro de mim.
Há um mês, antes da crise que tive hj fiquei quase umas 4 horas chorando desagradavelmente sem um pingo de vontade de ser consolado...
A parte boa é quando finalmente vc consegue encher os pulmoes completamente de ar e soltar, dando a sensação de que aquela crise já passou...
Em fim um grande alivio!
"O Amor e seus Amigos"
Era uma vez um sentimento chamado Amor.
Ele não andava sozinho — pelo contrário, gostava de companhia.
Seu melhor amigo era a Amizade, com quem dividia risos, abraços e tardes longas de conversa. Mas a Amizade também tinha outros amigos... Um deles era o Ciúme.
Ciúme era temperamental. Às vezes, batia a porta sem avisar. Trazia junto o Medo de Perder, que era irmão da Insegurança. E quando o Ciúme se aproximava, o Amor ficava em silêncio.
Outro que rondava era a Inveja. Chegava de mansinho, olhando tudo com olhos de comparação. A Inveja era vizinha da Ansiedade, que sempre queria apressar o tempo, prever o futuro e controlar tudo.
O Amor, paciente, apenas observava.
Certa vez, conheceu alguém diferente: a Superação. Ela vinha de lugares difíceis, carregava marcas no peito, mas tinha brilho nos olhos. Superação apresentou o Amor a uma força antiga e discreta: a Bondade.
Bondade, por sua vez, falava baixinho, mas transformava tudo por onde passava.
E quando todos pensaram que já conheciam o Amor por inteiro, chegou o Individualismo, dizendo que cada um deveria pensar só em si. Criou muros, afastou pontes e tentou isolar o Amor.
Mas o Amor... Ah, o Amor não se deixava prender.
Ele abraçou o Ciúme com paciência. Olhou a Inveja com compaixão. Acalmou a Ansiedade com presença. Caminhou com a Superação. Acolheu a Bondade. E até o Individualismo, um dia, entendeu que o Amor não exige que se apague — apenas que se compartilhe.
No fim, todos os sentimentos olharam para o Amor e perceberam:
ele já os havia vencido desde o início — não com força, mas com permanência.
O sentimento
Havia nele
uma vontade de versar
romanticamente
revelar-se...
intimamente
estar canção
suspiro
amor, emoção.
E os versos tatuagens
no coração.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
03/07/2025, 07:43 – Araguari, MG
Mais uma vez, coloco em palavras sentimentos que não chegarão até você.
O tempo que compartilhamos foi tão breve...em comparação à dor que sinto.
Às vezes, me pego refletindo que preferiria não ter te conhecido.
Na minha angústia, convenço a mim mesma de que só conheci uma ilusão.
Assim, percebo que a verdadeira realidade é que
Minhas fantasias sustentam essa máquina
Da saudade do que não existe
Da saudade do que nunca aconteceu.
Essas emoções se acumulam e pesam sobre meu peito
Tão pesadas como o silêncio entre nós.
03/07/2025
Muitos homens acham que é fácil brincar com os sentimentos de uma mulher, mas isso é uma grande ilusão. A verdade é que as mulheres são seres complexos, cujos sentimentos são profundos e intricados. Por isso, é importante que você não subestime a sensibilidade delas, pois brincar com os sentimentos de uma mulher pode ter consequências graves. Você precisa ter muita cautela e paciência para entender o que ela está sentindo, pois só assim você poderá tratá-la com o respeito e a compreensão que ela merece.
Marcos, o poeta, é conhecido por sua visão profunda e reflexiva da vida. Ele usa seus versos poéticos para expressar sentimentos e pensamentos que muitas vezes são difíceis de explicar. Seus poemas nos dão uma visão do mundo que nos faz refletir e nos ajuda a ter uma melhor compreensão do mundo ao nosso redor. É por isso que muitos procuram a visão do poeta Marcos para refletir e crescer.
A mulher é um ser humano extraordinário, complexo e profundo. Sua beleza e força são incomparáveis, e ela tem a capacidade de se reinventar e se adaptar a qualquer situação. Ela é uma fonte de amor, sabedoria e compaixão, e com seu coração grande e generoso ela é capaz de mudar o mundo ao seu redor. É uma força inabalável e inspiradora, e ela nunca deixará de nos surpreender com sua incrível profundidade e complexidade.
O relacionamento que queremos é mais do que um simples beijinho. Precisamos de mais palavras, gestos e ações para demonstrar o quanto nos importamos um com o outro. Precisamos de mais diálogo, mais atenção, mais demonstrações de carinho e mais do que tudo, mais amor!
O poeta possui um dom especial, uma habilidade rara de expressar seus sentimentos e pensamentos através de palavras. Ele cria maravilhosos versos que fluem do seu coração para a língua, permitindo que as pessoas compartilhem sua visão do mundo. Suas palavras são como poções mágicas, que nos inspiram, nos emocionam e nos encantam.
Se dos seus olhos rolar uma lágrima,
é porque o seu coração se inundou de sentimentos ou emoções das quais te emotiva ou entristece, o que importa é a essência verdadeira de tudo que se tornou vivência e conseguiu passar adiante .
O amor é o mais nobre dos sentimentos. Um sentimento de amor, por menor que seja, derruba uma montanha de ódio. O próprio Deus é amor!
Profª Lourdes Duarte.
A dor da traição
A dor da traição
É uma dor mortal
Mata qualquer sentimento
Entre eles o amor.
Quem já sentiu essa dor
Conhece a dor da desilusão
Maior que a dor da solidão
Uma dor que dói tudo.
A dor da traição
Dói tudo, dói corpo e alma
Machuca o coração
Despedaça... Estraçalha.
A traição abala
O desprezo desmoraliza
Mas é melhor ser desprezado,
Do que ser traído.
A dor da traição é cruel
Muda a nossa rota
Muda a nossa direção
Mas ele só dói,
Quando se ama o traidor.
A dor da traição
Tem cura, ainda bem!
Encontrar um novo amor
Mesmo com desconfiança
Da dor passada que machucou.
Precisamos
Fazer mesmo uma limpeza
Reciclar algumas amizades
E todos os sentimentos
Na alma e no coração
BENDITA SEJA!
Uma agitada inquietude, um misterioso
sentimento, como um prazeroso paladar
um íntimo e perturbador próprio lugar
bem que faz bem, e distinguir não ouso
Uma voragem, de um estoiro poderoso
que nos torna sujeito, anexo ao olhar
ao pensamento, onde só se quer estar
cheio de ardor, de afago, júbilo e gozo
Uma contradição, sensação de loucura
aperto e agrado, e na emoção ventura
que faz alucinar no tempo, doce peleja
Qualquer que seja, é toda de alegria
aos poetas sustento, poética poesia
se assim for a paixão... Bendita seja!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
10/08/2021, 14’18” – Araguari, MG
A cada relacionamento
Um sentimento
A cada sentimento
Uma consequência
Depois de tantas consequências
Hoje não existe sentimento
Não existe eu mesmo
Fugir dos medos não deve ser uma boa maneira de recomeçar.
Se é para um recomeço este sentimento tem que ser carta fora do baralho!
Aprendi uma coisa,
Quem te procura é por que nutre um sentimento por você.
Quem não te procura não merece sua atenção.
Pior que inimigos é os falsos que se dizem amigos.
Poder admirar o melhor é uma oportunidade rara.
O melhor sorriso
O melhor olhar
O melhor sentimento
O melhor gesto
O melhor de você naturalmente em atos tão espontâneos que descreve esta mulher única e inestimável chamada...
Ricardo Baeta.
Uma vez pensei que sabia...
Era mais que pensamento
Eu estava certo que era um sentimento
Ahh coitado de mim aquele dia...
"Atraímos nosso semelhante através de uma teia de bons sentimentos, amamos e libertamos porque acreditamos que o amor dá poder e nos torna livres, fortes. No entanto, sufocamos, massacramos, acabamos com o outro, porque depois que consideramos que a pessoa nos pertence por alguma convenção social ou vínculo afetivo, parece que precisamos transformá-la em outra e acabar com tudo que outrora ela possuía de bom e que nos fascinava. Assim, surge o fim das relações de amizade, casamentos, familiares, profissionais. "
(RSS. Trecho da crônica "Essência Humana")
- Relacionados
- Poema sobre Sentimentos
- Poemas Nordestinos
- Frases de arrependimento sincero para expressar sentimentos verdadeiros
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 53 frases de mágoa para expressar seus sentimentos
