Textos sobre o ser Humano
Gestão climática exige humildade. O ser humano, e os ecossistemas em que se insere, estão em risco face às alterações do clima. Porém, tudo isso diz respeito à uma ocorrência superficial que envolve a fina atmosfera de um imenso planeta, infinitamente menor que a estrela que o ilumina.
Portanto, nossos esforços de adaptação e resiliência não se confundem com a síndrome de "capitão planeta", cujo catastrofismo nos leva a investir em um salvacionismo planetário... que o planeta irá simplesmente ignorar. Tratemos de salvar a nós próprios... e preservar o que pudermos.
A trajetória do ser humano tem seu início ao nascer, mas o fim pode ser um recomeço.
O meio é como enfrentamos tal situação hoje, mas sempre caminhando ao fim do teu ciclo.
Muitos se arrependem dos erros do passado, mas será que, hoje, dependendo da situação, não faria novamente ou vice versa.
DIREITOS HUMANOS
Respeitar o ser humano
Deve ser prioridade
Direito de ir e vim
Gozar da sua liberdade
Por fim, no preconceito
Mais valor e dignidade.
Sem haver a opressão
Que haja honestidade
Um povo com consciência
Ética e solidariedade
Que todos vivam iguais
Dentro da sociedade.
Direito ao conhecimento
Espaço para comunicação
Educação para todos
Chega de opressão
É tempo de transformar
Com o fim da exploração.
Autoria Irá Rodrigues.
O ser humano procura títulos, filosofias e religiões para justificar a sua própria existência.
Nenhuma dessas é capaz de explicar ou dar sentido a vida.
A vida é o espetáculo organico, biologico e mutável que da sentido a todas construções socias, filosóficas e políticas.
O sentido da vida é subjetivo e proporcional a percepção única de cada indivíduo.
A procura de sentido da vida em regras de massa é a fuga da realidade individual, a única capaz de proporcionar algum sentido real a vida.
A crença nas filosofias, títulos e religiões são fugas da realidade e de nada valem para a busca de um propósito de vida.
Viver a procura de reconhecimento faz parte da ilusão do ego humano, é necessário ser criador de sua própria filosofia, sem desejo de ter seguidores ou de seguir, apenas ser livre em seu próprio sentido da vida.
AMIZADES TIPO CORVO OU COLIBRÍ?
O ser humano é especialista em julgar pelas aparências. Fazemos isso com as coisas e também com as pessoas. Às vezes olhamos para nosso semelhante e concluímos que aquela amizade é improvável ou, que seria uma amizade extraordinária. Seja porque aquela pessoa inicialmente não nos causou fascínio ou porque nos fascinou demais com a sua “plumagem sedutora”. A verdade é que podemos ser facilmente levados a cometer erros se nos firmarmos apenas na primeira impressão ou no que ouvimos falar a respeito destas pessoas.
No mundo do Marketing imagem é tudo, mas nas relações não precisamos disso. As relações não sobrevivem de belas imagens. Para nos certificarmos se uma parceria dará certo ou não, é preciso vivenciá-la, a menos, é óbvio, que tenhamos motivos comprovadamente legítimos para agirmos de modo contrário.
Vejamos por exemplo, estas duas criaturas do reino animal: (1) O corvo, ele está entre as aves que menos causa fascínio em nós, a começar por sua aparência. Sua fama, então, nem se fala, desde a antiguidade essa ave é associada á morte. Porém, a maior parte de tudo o que sabemos a respeito do corvo trata-se de mito, apesar de seus hábitos necrófagos e sua plumagem negra. Uma das verdades mais legais sobre os corvos é a sua capacidade de sentir empatia. Os corvos são ainda, monogâmicos, ótimos pais e bem inteligentes, além de brincalhões; (2) O colibri, ou beija-flor, não há como não se encantar logo de cara por eles, não somente pela beleza, mas também por seu desempenho no ar, capaz de prender a atenção de qualquer expectador. Os machos possuem uma plumagem mais vistosa e chamativa, para atrair parceiras para a reprodução. Eles são solitários, só ficam juntos para o acasalamento, pois acabam brigando muito. O cuidado parental é exclusivo das fêmeas. São elas que constroem o ninho, encubam os ovos e alimentam os filhotes sem ajuda dos machos, o que mostra o quanto são egoístas. Tão belos, tão atraentes, mas tão voltados para si mesmos.
Na vida lidamos com isso, com pessoas que tem fama de “corvos”. Não nos atrai nem pela sua aparência nem pela sua fama, mas quando nos aproximamos para conhecer melhor, nos surpreendemos com suas reais características e como a relação com elas nos acrescenta coisas boas.
É bem verdade que as pessoas “colibris” também existem e muito nos confunde, a princípio nos seduz com sua beleza e habilidades. Mas com o tempo podem se revelar egoístas e voltados para seu próprio mundo Seu desempenho para conosco vai depender mais de nossa admiração para com elas; Do quanto a aplaudimos do que da lealdade e amizade.
Saber lidar com esse último grupo de relações é um desafio contínuo para muitas pessoas , especialmente as mais empáticas e sensíveis.
Há outros que preferem desistir, por acharem que é a maneira mais fácil , afinal ter um convívio com tais pessoas é muito desgastante.
Mas, uma pessoa empática, sua sensibilidade não lhe permite abrir mão de seu semelhante, mesmo que estas sejam relações improváveis para a maioria das pessoas. E se a admiração falhar e for preciso recomeçar, ela o fará, quantas vezes forem necessárias. Obviamente que nem tudo depende apenas dela. Muitas vezes a empática até consegue abrir mão de seu bem estar, mas a outra pessoa não, neste caso, são elas que desistem, evidenciando a fragilidade da relação, o tipo que desaparece em fração de segundos. Como bem escreveu Zigmunt Bauman: “As relações escorrem entre os dedos”, mencionando o fato de que estas, estão cada vez mais superficiais.
Mas uma lição podemos tirar para nossa vida a respeito desse tipo de amizade: “se não nos respeita, se não nos ama pelo que somos se não é recíproco, então, não devemos insistir, "sermos respeitadas como pessoas é melhor que receber flores”.
Nenhum ser humano dá conta de viver de imagens, nenhuma relação sobrevive de aparências, nem mesmo no mundo virtual. Que sejam poucas, que sejam até mesmo improváveis, mas que sejam verdadeiras.
Para seguir adiante, o ser humano deve,
Como foguete que lança sua chama,
Deixar para trás o peso que o retém,
Soltar suas âncoras, desfazer-se do drama.
Na caminhada da vida, empurra o chão com os pés,
Deixa marcas que desaparecem, lembranças que se vão,
Para avançar, precisa abandonar, às vezes,
O passado que pesa, as sombras de uma estação.
Assim como Newton disse em sua lei,
Para cada ação há uma reação,
O ser humano também deve entender,
Que deixar ir é parte da transformação.
E ao libertar-se do que prende e impede,
Com leveza e graça, encontra o seu voo,
Pois, para seguir em frente e crescer,
É preciso deixar algo para trás, sem medo.
Contentar-se de contente!
É isso que chamamos de eudaimonia no ser considerado humano.
É válido passar no mundo e deixar o estado de sensatez como legado.
Talvez seja só isso que entregaremos ao mundo.
E podemos passar incógnitos sem ofuscação de holofotes , tão pouco
ovacionismos dos aplausos.
E partiremos todos, sem exceção.
Há uma ambiguidade do conhecimento humano nesta geração moderna: Cresceram ouvindo influências da mídia, vendo certas ações, nas quais foram ditas como verdadeiras da vida tais realidades. Nunca tiveram um aprendizado modelo, nem ao menos entende o conceito de bem ou mal. Tudo que é aceito é algo verdadeiro para eles, e aquilo que acreditam ser intolerância é falso ou não merece crédito, e simplesmente ignoram. Na verdade, estão tão obcecados em confrontar Deus e seus servos ao acreditarem que é apenas uma religião que impôs seus ensinamentos e valores (Nos quais não sabem a História da Igreja Primitiva); que chegam a afirmarem sem nenhuma reflexão e sem pensar duas vezes sobre qualquer coisa; mas defendem cegamente, que as Escrituras Sagradas foram feitas por homens, e que os valores históricos e pessoais foram criados sem uma ordem natural.
No mais, é "bonito" de se ver, quando argumentamos e está geração repete os mesmos argumentos, baseado em certas pessoas que disseminaram o falso conhecimento; ao invés de responder de acordo aos fatos e a realidade sensível; ao invés de aplicar a própria teoria a isso, que não se ajusta.
A realidade é que o ser humano não sabe viver.
A vida é volátil e nós, sem calibrar a balança, privilegiamos os bens materiais, descurando as pessoas e os relacionamentos afetivos.
Nada nos resta, o dinheiro será gasto, os bens móveis acabam por se deteriorar e os imóveis vão andar de mão em mão, a única coisa que irá subsistir são as lembranças, os momentos partilhados e para sempre guardados na memória daqueles que conosco os vivenciaram.
A real sucessão é aquela que provém da saudade, a única capaz de nos manter entre os "vivos", especialmente após a nossa partida.
21/05/2024
A paz de Cristo, a paz que excede todo entendimento humano, é uma paz que ELE dá para todo aquele que descansa na sombra D'Ele, é para aqueles que decidiram pela fé, entregar todas as suas ansiedades, problemas, decepções, frustrações para Deus. Sombra lembra de descanso, então descanse em Deus, confiando Nele. Não tem como ficar em paz fora da sombra do Altíssimo. Debaixo das asas do Nosso Pai, estaremos seguros, e conseguiremos descansar em meios as batalhas da vida.
(DVS)
A finalidade do sofrimento humano.
Nascemos, crescemos e, à medida que vivemos, aprendemos que o sofrimento tem um propósito: revelar que ele pode gerar maturidade e crescimento em meio às adversidades da vida.
Quando entregamos todos os nossos sofrimentos a Deus, que conhece cada um deles e se compadece como um Pai que ama imensuravelmente seus filhos, Ele deseja nos dar alívio e conforto em meio a cada lágrima que derramamos. Através do Espírito Santo, Ele mesmo provê a verdadeira consolação e amparo em cada situação.
Autor: Leonardo Pimentel Menin
QUE SER HUMANO É CAPAZ DE NÃO AMAR?
Você nem imagina o quanto eu te quis!
Foi tanto que esqueci até de mim
Fiz tudo pra ficar com você
Não importava o que você fizesse:
Se me iludia, se mentia,
Eu te queria de qualquer jeito.
E foi te querendo muito,
Que fechei os olhos para todos os teus erros
Te queria de qualquer forma.
Eu estava viciado em você
Eu tomava suas mentiras como verdade,
Acreditava em tudo.
Mesmo sabendo que você estava me enganando.
Eu estava tão louco por você
Que nunca te cobrei nada
Era perdidamente apaixonado por você
Era muito desejo reprimido
Que eu tomava teus erros por verdade.
Lembro das vezes que me enganava
Mas sempre eu te perdoava.
Qualquer toque no meu celular
Eu despertava pensando em você.
Pudesse ser noite ou madrugada
No meu pensamento vinha logo você.
Eu me anulei muitas vezes
Para atender as suas mentiras
Eu não imaginava que um ser humano você incapaz de amar
Que não sentisse empatia
Que fosse nulo de sentimentos
Que ser humano é capaz de enganar
Uma pessoa a quem dedicou tanto amor
Uma pessoa que tanto o ajudou?
Qual ser humano é capaz de tocar um coração
E simplesmente brincar com sentimentos?
Qual ser humano é capaz de não amar?
UMA PESSOA OU UM CORPO HUMANO VIVO OU UM ORGANISMO HUMANO PODE TER MAIS DE UMA ALMA HUMANA?
Sim.
Como no caso de Incorporação da legião de Demônios e como no caso de Gêmeos Siameses.
Demônio é uma Alma Humana com Consciência plenamente depravada capaz de se incorporar no Corpo de outra Alma suplantando-a e passando a gerir o Corpo da Alma suplantada.
Diferentemente de Anjo Maléfico ou Satanás que não se incorpora mas é Alma Humana incitadora de atitudes ruins nas outras Almas Humanas que podem ceder à incitação se tiverem Consciência Fraca ou Desejo de ser como Anjo Maléfico.
A Maldade e o jeito de agir do ser humano, deixa o mundo doente, prefiro evitar a convivência com o próximo e com viver com os animais, animais não nascem com a maldade no coração, o ser humano nasce e a carrega por toda vida.
Hoje a noite ficou mais triste, meus pêsames amor, sinto muito pela sua perda, de certa forma foi minha também.
Qualquer ser humano que nunca tenha conhecido Deus, tem a capacidade de se converter, se transformar, a partir do momento em que ele consiga senti-lo e enxergá-lo.
Não importa quem tenha sido esse homem, ou mesmo, o que tenha praticado contra Deus.
Esse homem pode alcançar a sua redenção.
Quando o ser humano se depara com uma situação adversa, deve adotar uma postura positiva e de superação, sem margem ou tempo para se agonizar pela frustração.
1-Num primeiro momento é necessário avaliar a culpa, se o nosso comportamento teve efeito direto ou indireto nos acontecimentos;
2- Em seguida, encontramos manobras corretivas, para que não se tropece no mesmo erro e isso é falar em crescimento pessoal e intelectual.
3-O erro é nosso, algo interior, não precisamos de espalhar aos sete ventos, a superação está em nós e não na opinião alheia.
4- Conversar é sempre bom, desde que exista uma relação de confiança, que te permita apoiar e não daquelas que te balanceiam.
5- Concentra-te em ti, cuida do teu corpo, melhora o teu estado físico, adota comportamentos que elevem a tua autoestima.
6- Concentra-te apenas naquilo que podes controlar, coloca em segundo plano tudo o que dependa de terceiros.
7- Muda de perspetiva, não olhes para as coisas como uma simples queda, percebe que estás perante um recomeço, uma nova oportunidade de singrar e alcançar novos objetivos.
8- Se nada disto funcionar, pede ajuda!
QUAL É A UTILIDADE DA ATENÇÃO, DA REFLEXÃO E DO MOVIMENTO NO ORGANISMO HUMANO?
1. A UTILIDADE DA ATENÇÃO É DE:
1.1. Proporcionar vigor ao Sistema Límbico;
1.2. Proporcionar Serenidade e Intuição;
1.3. Promover melhoria nas Atitudes;
1.4. Promover ampliação da Consciência;
1.5. Enriquecer a Dimensão Afetiva da Psique ou do Sujeito.
2. A UTILIDADE DA REFLEXÃO É DE:
2.1. Proporcionar vigor ao Cérebro;
2.2. Proporcionar Sabedoria e Retidão;
2.3. Promover melhoria nos Conhecimentos;
2.4. Promover estabilidade da Mente;
2.5. Enriquecer a Dimensão Cognitiva da Psique ou do Sujeito.
3. A UTILIDADE DO MOVIMENTO É DE:
3.1. Proporcionar vigor ao Cerebelo;
3.2. Proporcionar Flexibilidade Corporal e Criatividade;
3.3. Promover melhoria nas Habilidades;
3.4. Promover robustez do Corpo;
3.5. Enriquecer a Dimensão Motora da Psique ou do Sujeito.
ONDE VIVE A ALMA HUMANA?
De acordo com Epimênides:
A Alma Humana gestora do Corpo Humano vive, se move e tem o seu ser no Espírito Humano construtor e mantenedor do Corpo Humano.
A Alma Humana vive, se move e tem o seu ser no Espírito Humano.
A Alma recolhe-se no centro do Espírito quando dorme em sono profundo e sobressai do centro do Espírito quando acorda do sono profundo.
O Sujeito Homem vive, se move e tem o seu ser na Vida Mantenedor do Corpo Humano.
O Homem vive no representante de Deus e, assim, vive em Deus.
A Alma Humana vive no Espírito Humano que é representante do Espírito Cósmico no Organismo Humano e, assim, vive no Espírito Cósmico.
Portanto,
A Alma Humana vive no Espírito Humano.
Ó Deuses e Deusas, a se distrair com tudo que é humano,
Me vigiam? Me vigiam?
Meu coração está doendo. Devem rir enquanto eu choro.
Pobre de mim? Ou sou desgraçada?
Há alguém entre vós ao meu lado?
Alguém torce para que meu sonho se realize?
Ou estou sozinha?
Também contra todos os Deuses?
Há alguém no Céu? Um único Ser que apostou que eu não desistiria?
Há alguém no Céu que acreditou em mim?
Ou estou só com a minha teimosia?
Eu acreditei em mim...
Mas acreditar sozinha é tão triste.
Meus olhos são catadupas que embaçam minha vista e sentidos.
Sou cascata...
Sou sozinha...
Há um único Ser Celestial sequer que acreditou que eu não desistiria?
Me ajude.
Miro meus olhos e meu coração a Ti, estrela pequenina.
Estrela que há tanto não vejo de minha janela...
Estrela que me viu sonhar desde menina...
Sim! Eu te amei mais do que a Lua e ainda te amo.
Te amei mais do que a todos os planetas.
Apostaste em mim, Estrela preferida?
Por que eu não desisto?
Alguém além de mim acreditou que eu conseguiria?
Sim, eu sou suficiente.
Mas acreditar sozinha em mim mesma é tão triste.
Alguém apostou que eu conseguiria?
Meu coração está doendo.
Me deem forças. Me animem.
No trajeto da sua jornada, no aspecto humano, seja grato por todos os incentivos, atos, palavras, abraços, conselhos, aqueles sorrisos sinceros de entusiasmo a partir de olhares alegres ao encontrarem os seus, valorize, pratique, seja parte destas raras oportunidades de consideração recíproca, mas se esqueça do seu amor próprio, não desperdice o seu tempo esperando por reciprocidade, pois a sua ausência será muitas vezes percebida e inevitável, assim, ficar constantemente a sua espera, trará inúmeras frustações, perturbações significativas, um efeito bastante desagradável.
Alguns passos precisam ser dados sozinhos, por determinados caminhos um tanto solitário, muitas lutas internas, desafios particulares, vitórias almejadas, alcançadas aos poucos, onde cada detalhe faz muita diferença, o claro e o mal compreendido, o presente refletindo o passado, portanto, faça o bem por agradar a Deus, por ser benéfico a você mesmo, ao próximo, pelos seus ou para estranhos, por ser o certo a ser feito, receber de volta certamente é algo maravilhoso, todavia, não deve ser o foco, além do mais, sempre voltará de alguma forma,
Fato este que conforta considerando que a reciprocidade pode não dar garantias de que vai voltar, porém, o bem que é prestado com certeza terá o seu regresso, virá de lugares inesperados, até de pessoas que nem conhecemos, provando que é melhor ser felizmente surpreendido do que ser tristemente decepcionado e que tem um valor tremendo o que é recíproco, deve ser exaltado, benquisto, só não é sensato esperá-lo, é o que acredito e tenho constatado nos últimos anos e buscado praticar com afinco, um caminho complicado, desafiante, contudo, graças ao Senhor, geralmente, eu consigo, sugiro que também faça e passe esse entendimento adiante.
