Textos sobre Família
EXÍLIO
O canto da parede é sua casa
Os rascunhos ao chão, são sua família
A cama é uma vizinha chata
Que belo lugar seria.
Talvez fosse por um tempo
Ou nunca foi em tempo algum
Nada ali existiu, só o tempo
Que lhe recitava um poema por dia.
O silêncio é água e as palavras alimento
A boca se cala para poder ouvir a vida
Que passa suave, lentamente com o vento
Tentando alegrar-se com a cicatriz de uma velha ferida.
Cotidiano
Minha luta é todo dia
Luto pelos meus sonhos
E por minha família
Meu sonho é conhecer o mundo
E fugir desse mundo imundo,
Mais sei que minha família
É meu porto seguro.
A vida é tão incerta
Quanto a meteorologia
Tudo que faço não me arrependo
transformo em poesia
Posso errar
Posso cair
posso até errar novamente
Mais vou me levantar,
Vivendo e aprendendo
E seguindo em frente.
Minha família sempre foi humilde. Lembro-me que meus primeiros passos foram no chão "vermelhão" onde me via refletida. Observava desde pequena o empenho daquela mulher brava que passava horas na enceradeira deixando o chão brilhando.
Minha mãe é um exemplo de força!
A casa era pequena, de madeira, com um quintal grande e uma goiabeira que eu amava me pendurar. Certa vez desabei da goiabeira. Fixei os pés em um dos galhos e comecei a cantar Roberto Carlos. O galho quebrou e eu fui cantando para o chão. Me ralei toda e cantei até o fim; mas também, tinha medo dos seus galhos quando fazia alguma "arte". Era a primeira coisa que minha mãe pegava: a varinha para dar nas pernas. Já fui para o parquinho da primeira infância com vergões. Eu não era fácil.
Quando eu sabia que tinha feito algo errado, me escondia atrás da casa. Como se não houvesse amanhã, esperava passar a braveza da mãe para escapar da varinha, ou fazia desenhos com declarações de amor para amolecer o coração daquela mulher...
Quando a noite caía, meu pai sentava na área da frente e me ensinava a contar estrelas... Meu pai é um poeta calado que nunca escreveu ou declamou seus poemas. Eu o entendo. Olhávamos o céu juntos e de fundo eu ouvia a vinheta do Jornal Nacional.
Em dias de faxina, minha mãe colocava os discos do Roberto Carlos, (eu sabia todas), Abba, Altemar Dutra, Júlio Iglesias, que até hoje sei de cor a sequência das faixas. Fora os sucessos dos anos 80 num disco de coletânea. Era sensacional!
Sozinha, com o socador de alho (que pegava escondido), eu cantava no fundo do quintal. Criava as próprias coreografias, tinha público e tudo. (Imaginário, claro!).
Eu imitava meus pais porque nas missas e casamentos os via cantando juntos. Observava aquelas pessoas que os abraçavam no final dos eventos. Eu sorria e achava lindo! (...)
Memórias, delicadezas do tempo. Sou nostálgica e me alegro ao sentir tanto amor nessas lembranças. Tanta coisa aconteceu depois disso...
Gosto imenso de bordar detalhes. A beleza da vida se encontra naquilo que o tempo nunca apaga. Eterniza.
Eu tive uma infância feliz...
NO TRABALHO, NA FAMÍLIA E NO MUNDO
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Garanta para si mesmo, a começar pelo próximo, aquele ambiente de trabalho capaz de proporcionar equilíbrio e tranquilidade. Facilite o que pode para quem traz resultados materiais, mas também facilite para quem não traz... quer somente um favor; uma gentileza. Simplifique os acessos e serviços, as informações, e não desconte frustrações nem revoltas nas horas erradas; nas pessoas erradas. Tenha boa vontade com quem não tem culpa.
Sem essa do estritamente profissional. Cabe sempre um toque de humanidade, mesmo que por uma razão somente sua não haja como expor os dentes. Um olhar suave, uma voz serena e um semblante ameno, ao mesmo tempo dispostos, substituem bem o sorriso. Fazem bem ao outro, que poderá ser um multiplicador desse bem, numa roda viva que o envolverá... tarde ou cedo, de alguma forma o envolverá.
Aos seus olhos não existam feio e bonito; rico e pobre; santo e profano; cara disso e daquilo. Se alguém há de comprar ou não, pagar ou receber, fazer orçamento, reclamar ou trocar, não importa. Trate-o como a pessoa importante que de fato é. Quanto aos colegas, nunca os prejudique para supostamente se dar bem. Não seja capaz de tudo pela promoção. As pessoas mais importantes numa empresa são aquelas que fora dela vivem realidades iguais à sua, com as devidas variações em cada camada social.
Patrões não gostam de funcionários bajuladores, antiéticos e servis. Eles usam esses funcionários quando lhes convém, quando precisam deles como delatores, porém os desprezam. Às vezes dão alguma promoção ilusória, mas nem de longe cogitam elevá-los muito, pois não querem ao seu lado pessoas dissimuladas; que farão com eles o que fazem com os atuais colegas de trabalho.
O verbo mágico é facilitar. Contribuir para uma sociedade melhor. Facilite sem cometer desvios éticos, de caráter, a fluência do que pode ser fluente. O acesso e o trânsito a quem precisa e tem direito. O andamento das atribuições de todos na empresa; na família; no clube; nas filas; na igreja... Faça o mundo girar com mais leveza. Torne a vida mais agradável. Gente não é gente, se não for gentil.
Certo dia eu fui com minha família e a do meu tio para uma cachoeira, eu já havia ido lá antes mas sempre amava voltar pois lá é incrível.
Haviam muitas pedras em todo canto, elas ajudavam em alguns locais em que era mais fundo e não conseguíamos pisar, meu pai, meu primo e meu tio tinham maior habilidade em atravessar pela cascata que caia, pois já haviam feito isso diversas vezes. Eu e minha prima queríamos atravessar,, então meu primo, seu irmão nos ajudou, eu fui a primeira, eu tive de nadar até uma certa pedra e depois pular, e nadar por cima da cascata que caia pois assim ela me levaria até onde estava meu primo. Logo após minha prima fazer o mesmo resolvemos subir, como eu disse haviam muitas pedras, subimos por elas, já havíamos feito isso outras vezes, as pedras estavam quentes então tínhamos que andar rápido para pisar em alguns pontos em que tinha água novamente, meu pai nos encontrou lá em cima e seguiu caminhando conosco.
Da outra vez em que fizemos isso havia uma maior quantidade de pessoas conosco, estávamos em 6 e escolhemos ir por água por ser menos dificultoso, dessa vez fomos pelas pedras onde era mais difícil, no caminho eu cortei meu pé, encontramos pedras lindas e peixes, minha prima encontrou um caracol, e encontramos uma nova cascata linda caindo sobre as pedras, ficamos lá por um tempo e voltamos, essa história se trata sobre fácil e difícil, eu já havia conhecido o caminho fácil, sabia como era confortável, mas escolhi onde era complicado dessa vez, se eu tivesse ido por água, eu teria ficado na mesmice, o motivo de eu ter subido era justamente sair disso, conhecer mais, e encontrei coisas incríveis, paisagens lindas, claro que pra chegar deu trabalho, me machuquei, cai, escorreguei, meu pé doia, minhas costas ardiam, mas tudo valeu a pena, para ver como a natureza é linda e que Deus faz caminhos por um motivo, você escolhe por onde vai, o que vai fazer, como vai lidar e se você não desistir recompensas virão.
Escolha o que quer, lide com as consequências e encontre sua cascata no final de tudo.
Me diga a quem você é leal
Começa com sua mulher ou seu homem?
Começa com sua família e amigos?
Ou você é leal a si mesmo em primeiro lugar?
Me diga a quem você é leal
É a alguém por quem você mentiria?
Alguém por quem você lutaria?
Alguém por quem você morreria?
É pra isso que Deus serve
Liberdade...
Outro tempos aonde a prisão dos princípios me prendiam
onde a ata de família me crucificava.
Pude buscar na vida força pra seguir em frente
com força da fé deixando tudo que me prendia a um passado
Buscando na vida a liberdade de viver a total felicidade
buscando no calor do frescor da manhã um caminho
Que a vida me fez caminhar por diversas léguas
sem amarras e sem dor no coração
Deixando a tristeza por alegria mesmo na solidão
onde o perdão é que me fez superar
As lagrimas secaram em um rosto cheio de dor e cicatrizes profundas da alma.
Nascendo com o tempo um ser humano mas envolto no amor
com o amadurecimento da alma.
O destino pode não ter sido assim favorável, mas não desistir foi a conclusão de quem não desisti de lutar...
Tudo pode ter sido demorado, mas foi compensado na certeza que o amanhã sempre existirá!
Shirlei Miriam de Souza
É sabido que pessoas que tem uma família feliz e bem estruturada,construída na certeza do querer,conseguem vencer os desafios da vida e evoluir. Porém, as pessoas que não vivem em mesma situação,não devem sentir se menos capazes de lidar com a vida.
Reclamar e por a culpa nos pais ou quem quer que seja, não ajudará a melhorar. Nós temos as rédeas de nossa vida e devemos usar as dificuldades como um trampolim para fazermos tudo diferente e,não cometermos os mesmos erros com nossos filhos, netos...
Quanto mais difícil de resolver,de acontecer,deixa cada conquista com um delicioso gostinho de quero mais,porque isso nos desafia,nos fazendo impulsionar...amadurecer e crescer espiritualmente e emocionalmente.
Agradeço por cada tropeço que gerou desconforto e sofrimento nas dificuldades,pois transformou todo o meu ser.
Sou grata ao Deus de bondade que concedeu me a vida e aos meus pais por trazer me ao mundo e educar me com base na honestidade,amor e respeito ao próximo....Estas pessoinhas maravilhosas que ao longo do tempo aprendi a amar!!!🙏😇
Servir a Deus é cuidar com carinho do seu bem mais precioso: a família.
É no lar que começa a caridade, a prática do amor..Pessoas as quais devemos ministrar o conhecimento pleno do evangelho da graça e da verdade,na diversidade de cada ser, de cada vida.
Amar é, exercitar a paciência,escutar com atenção,sem julgamentos e imposição,deixando livre para escolher como cada um decidir viver...É nas crianças que se renovam as esperanças.E,na educação que começa a evolução😘😍
Certo dia enquanto acompanhava uma família, fiquei a observar e um comportamento muito estranho me fez questionar...
Eles esperavam um ultimo membro chegar, para algo juntos fazer. Ha muito eles não se viam. Mas com estranhas atitudes a dizer, eu não me importo com você.
A ausência de palavras era total e o único barulho que se ouviam eram bipes dos mais diversos sons.
Cabeças baixa sobre os aparelhos a teclar. Os corpos com certeza ali estavam, mas a atenção já estavam em outro lugar.
A situação começou a me intrigar, então resolvi investigar para saber o que estava a acontecer. Eles estavam dominados, totalmente conectados aos dispositivos e obedeciam apenas ao comando, vindo dos mais variados tipos de aparelhos.
Apavorada, corri buscar ajuda. Eu também precisava me tratar, pois o vírus estava no celular.
Na doideira do tratamento, o que ouvi foi os mais tristes lamentos. Descobri também que muitos não reagiam aos medicamentos e preferiam continuar, na estranha doença afundar....
Fui informada que a retirada iria doer e poderia até mesmo não resolver. Insisti na atenção, porque eu precisava sair da alienação.
Os primeiros dias tive a sensação de estar esquecendo uma obrigação. Muitas cobranças vieram de amigos, os mais impulsivos...
De repente o tempo parou, porque o vírus nos contaminou de um jeito que fomos levados a beber um pouco de ilusão a cada bipe a tocar como uma canção a nos hipnotizar, para nos lembrar a hora da obediência de cada dia, através da melodia.
O mais importante desta experiência foi descobrir que esta maldita doença tem cura, e só precisamos nos esforçar e insistir para desta epidemia sair!
Existem efeitos da abstinência como...estar mais tempo com as pessoas que amamos. Prestar atenção nas pequenas e importantes coisas ainda não vividas. Resgatar outras já esquecidas. E finalmente lembrar que aqui fora ainda existe vida!
"Família sentimental"
Com o passar dos anos, vamos aprendendo a lidar com cada tipo de pessoa. Aprendemos também o tipo de relacionamento que devemos ter com as pessoas a partir do que elas indiretamente nos ensinam através de seus gestos e atitudes. Aprendemos também que não há motivos para ficar ressentido quando dão preferência à presença ou companhia de outra pessoa em detrimento da nossa haja vista haver nisto a revelação do modo delas de verem e conceberem as coisas.
Aprendemos, ainda, além desta questão de relacionamentos, algo interessante com relação especificamente aos laços de família. O que é família? Aprendemos que “família” é aquele grupo formado por pais e irmãos, às vezes até avós, ou alguém que compartilhe conosco do mesmo lar sob o mesmo teto. Quando crescemos, a tendência natural é nos casarmos e formarmos novas famílias. Contudo, naquela anterior aprendemos sentimentos familiares por aqueles membros que a compunham, e esses sentimentos nos acompanharão a vida inteira e nunca se apagarão. Assim, aquela primeira família deixou de existir, mas deixou a sua herança registrada no convívio entre aqueles membros específicos, de modo que nasce um sentimento “familiar”, não mais família, mas “sentimento familiar”, o que nos leva a entender que o nosso irmão e a nossa irmã permanecem como “família” no coração.
Então, chegamos ao entendimento de que há dois tipos de família: a “família original” e a “família sentimental”. Portanto, nossos pais e avós nos deixam um legado de fraternidade eterna que se caracteriza por “sentimento de família” entre irmãos. Isto não inclui os demais parentes como tios, sobrinhos, primos, etc., mas tão somente os irmãos que foram criados juntos naquela família. Eles se casam, formando uma nova família – composta pelo casal, com filhos ou não. A nossa “família sentimental” está atrelada ao irmão ou irmã, e não à família que eles constituíram, pois esta pertence a eles, não sendo nossos familiares, mas parentes.
Quando entendemos isto, tornamo-nos prontos para conviver em paz com todos, sem quaisquer sentimentos de rejeição ou exclusão, mas com a abençoada compreensão de que a tendência natural de cada família é dar prioridade a seus próprios familiares, assim com eles quanto conosco. Nisto há paz, harmonia, amor.
Eu tenho três “sentimentos familiares”; somos quatro compondo uma “família sentimental”. Eles serão sempre e eternamente a minha família, a família que Deus me deu. Obrigada, Senhor.
www.monicacampello.com.br
Pais & Filhos e o Bullying Familiar
Impedir os pais de ajudar,
Chantagear a família,
Denegrir a imagem do filho,
Dissimular situações,
Arquitetar o mal,
Planejar a queda e a destruição da imagem de seu filho,
Excluir os filhos,
Caluniar e difamar os filhos,
Macular as relações familiares por ingerência de agregados e pessoas interessadas em amealhar coisas materiais.
Tudo pelo dinheiro e poder, até mesmo atentar contra a vida dos filhos, e ameaça-los.
Tudo por amor ao dinheiro e por ganância e avareza, manipulação moral.
A quanto tempo não somos família?
A quanto tempo não sentamos no sofá e conversamos sobre o nosso dia. Já faz muito tempo que não sentamos em uma mesa e jantamos reunidos ...
Quando foi, que deixamos de ser família? Foi quando a ganância falou mais alto que o amor? Foi quando o orgulho foi mais forte que a humildade?
Não sei quando, mas sei que deixamos de ser família, o mais triste nisso tudo é que eu sinto falta.
Sinto falta das manhãs de domingo em que a casa ficava cheia, sinto saudades de sair aos sábados anoite para tomar um caldo ou um simples sorvete, sinto saudades de compartilharmos as alegrias e não somente as derrotas, sinto saudades de ter um colo, e de ouvir histórias antigas contadas por vocês..
Sinto saudades da essência que perdemos, saudades de sermos família.
Família é a base de tudo
Quando nascemos já estão lá
Não nos é dada opção de escolha
Se queremos de seda ou de veludo
Mas ela tem o dever de nos cuidar
Crescemos, aprendemos e evoluímos na família
Nos tornarmos pessoas com pensamentos distintos
Às vezes muito diferentes daqueles primos
Ou um pouco parecido com aquele irmão
Na família dividimos o alimento, mas também discutimos sobre essa divisão
Ninguém é obrigado a ser como os pais
Vivemos e aprendemos coisas diferentes, apesar deles terem nos educado
O importante são os valores que nos foram dados
mesmo que com eles não vivamos mais
Muitas vezes divergimos em nossa opinião
Mas não podemos ser macacos de imitação
Família é assim, umas de um jeito, outras de outro
e sem ninguém esperar, uma briga acontece
Desentendimentos existem, pois não somos iguais
Mas depois, passado um tempo, da roseira surge um broto
E onde só existiam espinhos uma linda flor floresce.
Nas brigas sempre existe um meio-termo
Um entendendo o lado do outro
novamente o amor acontece.
Boa noite!
O homem que vive sem o apoio de uma família, pode ser comparado, a uma árvore no meio de um pasto, onde a sua volta foram arrancadas as outras árvores, sente os ventos das intempéries, as chuvas caem direto sobre suas folhas, sem ter proteção e as barreiras que nos trazem a nossa família, mesmo que alguns dos nossos vivam um pouco mais distantes, mas sabemos que barram os ventos das dores, e nos protegem das chuvas das inverdades...
(Zildo de Oliveira Barros) 17/06/15
Velho Carreiro...
A madrugada ia fria, deixava ali sua família, seus filhos a se sonhar, o carro de boi cantava, os cocões sua cantiga a entoar, a sua carga pesada forçando as rodas na estrada, caminhos a se marcar! Marcou fundo em minha alma, seus rastros pelas estradas, hoje não existem mais, mas minha alma é cortada, pelas marcas aqui deixadas pelo teu carro de boi, saía nas madrugadas, semanas eram passadas até o teu retorno ao nosso lar, felicidade ao extremo, pobres, desde bem pequenos, suas saudades a machucar. Hoje no meu carro de luxo, ao viajar, fico mudo, quando um resto morto de um carro de boi, chego a avistar, encostado em algum rancho, apodrecido pelo tempo, lembranças me fazem chorar. Te vejo por entre as lágrimas, sumindo naquela estrada, estrada do meu viver, assim se foi já faz tempo, mas as saudades ao relento, meu coração a doer...
(Zildo De Oliveira Barros) 20/05/15 Manhã
Gotas de Felicidade.
Que coisa mais linda é a vida, o estar em família, a conversa com os amigos, ao saborear uma fruta, a sensação de liberdade ao comtemplar tão vasta natureza!
São gotas de felicidade.. Cotidiano, "acaso", passado, presente...
Literalmente um grande presente!
PAI
Hoje não te pedir nada ...
Nada ...
Apenas lhe Agradecer !
Agradecer pela família
Agradecer pelos meus amigos
Agradecer pelo pão de cada dia
Agradecer por me dar calmaria
Agradecer por me dar sabedoria
Agradecer pela tua luz que me alumia
Agradecer pela tua infinda companhia
Agradecer por fazer dos meus dias poesia ...
Agradecer por tudo não mereço ter
Agradecer por simplesmente
poder respirar e viver
Agradecer por meus dias
em paz amanhecer ...
Agradecer ...
Pela tua mão
Pela tua força
Pela tua proteção ...
Sem ti não sou Nada
Sou vento na contramão .
Mas ao teu lado
Sei que posso tudo
e conseguirei toda intempérie
dessa vida vencer !
É meu Dever todos os dias
lhe Agradecer .
Gratidão meu Deus !
Gratidão !
AMÉM !
'FAMÍLIA [2.]'
A família nasce de um romance e torna-se romance. Lido nas plataforma romanesca das poesias delirantes. Discursando seus mais profundos aspectos de amor. Na pressa por dias devoradores, sois brilhantes...
Dona das raízes mais profundas. Percorrendo solidificações e ousadias nas chuvas torrenciais. É uma itinerante. Andarilha com seus órgãos vitais encantadores. Sempre a declamar o que a alma chama de abraço, dores...
Na sua beleza mais radiante. Ramarias de flores a serem vivificadas. Com suas romarias presa aos divãs de aromas. Ouvindo atores de um conglomerados de intempéries a serem resolutos: vidas vazias, sinopses, hematomas...
Élcio José Martins
FAMÍLIA
Família tem contorno de ilha,
De avó, de mãe e de filha.
Tem o pão e o amor que compartilha,
Tem lição e instrução de cartilha.
A família é o esteio,
É o início, o fim e o meio.
É a avó com o coração cheio,
É o avô com as brincadeiras de recreio.
Família é a razão da vida,
Calma, suave ou atrevida.
É só perdão mesmo em bola dividida,
Só desiste dos seus, quando termina a partida.
É a rosa mesmo que o espinho doa,
É o calor mesmo ao tempo e na garoa.
Mesmo longe segue na proa,
Tem família severa e aquela que ri à toa.
Família é segurança,
É o ritmo da dança.
É a fé e a esperança,
É o sorriso e a alegria da criança.
Família é porto seguro,
É a liberdade cercada de muro.
É o verde fruto maduro,
É o amor latente, eu juro.
Família é o remédio e a cura,
É o ornamento de ternura.
É o médico que afasta o tédio.
É o lar, não importa o tamanho do prédio.
Família é a busca no aperto,
Na discórdia, no erro ou no acerto.
É a melodia do concerto,
É o símbolo que não precisa de conserto.
É a calmaria nas temidas tempestades,
É o amor no ceio das maldades.
É o entender das tenras falsidades,
É o afagar dos sonhos, dinamitando as vaidades.
Fujo, corro e escondo,
Pra mim, sou um estrondo.
Mas quando nada sai redondo,
É na família que acabo me recompondo.
Família é o astro que brilha,
É a lar recheado da mobília.
É a alegria dos pássaros cantarolando,
É raiz, é vida, É DEUS que está provando.
Élcio José Martins
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de família para valorizar os laços que realmente importam
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Frases de restauração da família que ajudam a reconstruir vínculos
- Pensamentos de família para refletir sobre os verdadeiros valores
- Textos sobre família
- Texto para Família
- Versos Família