Textos sobre como Curtir a Vida
TODA DOR É UM RECOMEÇO
Noite vaga como a lua
Confissões sobre a mesa
Opressivamente paira o silêncio
Deito-me sobre as farpas
Pouca comoção contida no olhar
Confessou não mais me amar.
A lua refugiou-se de desgosto
Deito-me em um quarto escuro
Refulgente mente a chorar
A dor era minha lei súbita desespero
De morrer trucidada por sentimentos
Penso viajar para bem longe
A onde a dor e a saudade não me encontre
Entro em uma desorganização profunda
Ouço sua voz sinto sua respiração
Tudo reflexos de lembranças vividas
O tempo passa e já é verão
Mais em meu coração é inverno
Um inferno infinito aqui dentro
Eu quero sair daqui não me deixem
Morrer dentro de mim mesma
Um corpo jogado no chão em suspiros
Arrastado pela solidão de amar
Esperança chega com outono
Onde suas folhas caem em plena renovação
Emanando uma beleza sem igual
Tudo de renova pois toda dor é um recomeço
“Sentir suas mãos descendo sobre meus ombros, se envolvendo com um abraço apertado, como se estivesse se despedindo, talvez estivesse. Tanta coisa aconteceu nesse meio tempo, nesse tempo e meio, tantas reviravoltas de brigas e pazes feitas, uma hora cansa não é? Mas se todas aquelas promessas feitas, e juras cumpridas foram provas de muito amor e acabaram, realmente significa que o seu amor acabou?
Sentir você se afastando e me dizendo adeus, falando e confirmando que não esta mais dando certo é como dizer que nada do que vivemos foi real, que foi verdadeiro. Te amar foi muito mais do que umas palavras em frases feitas. Foi muito além do que o sol ou a lua, do que o céu e o mar. Te amei verdadeiramente e ainda te amo, mas para deixar claro, se você dizia me amar, então vocêestavaenganado, porqueamor não se vai, não se acaba, o amor vem e fica. Paixões que vem e se vão .. E como as paixões você está indo. Não direi que vou ficar bem, mas cá entre nós, farei o possível para não me deprimir, como diz o ditado: Se não está escrito, não é pra ser. E assim irei aceitar, te ver partir vai doer, mas irei me recuperar e superar toda a dor de sua partida. E então seguirei a espera de um amor verdadeiro.”
Perdi a conta de quantas vezes já falei sobre bares.
Cheios de pessoas vazias - assim como a maioria dos lugares.
Ouvi um papo de "poeta", na conversa ao lado. O ser vestia roupas de marca, tênis de marca, mulheres que, aparentemente, estavam sendo bancadas por ele.
Amigo, um poeta de verdade não usa roupas de marca, pois ele não ligaria para isso. Ele não sai aos 7 ventos precisando gritar isso aos outros. Seu corpo grita. Muito mais que o corpo, a mente grita.
A moça se sentia obrigada a lhe fazer companhia. Visivelmente ela não estava confortável. Os olhos imploravam - com medo - que a tirassem dali. Mas foi escolha própria, ela se deu conta logo depois.
Talvez ela achasse que beber cachaça na rua, arrancasse sua essência. Sendo que só em cogitar a possibilidade, já se nota que sua essência é construída pela opinião dos outros.
Somos construídos pelos outros, também, mas principalmente por nossos tijolos.
Esses momentos fazem com que a ruga do meu riso, seja tecida sem ter valido a pena.
Esse amor nunca vai cobrar um pouco de colchão. Nunca vai ajeitar a gravata e roubar um beijo. Nunca vai fazer um café ruim e rir disso. Nunca vai sonhar longe - nem perto. Nunca vai cuidar da gata e passar talco. Nunca vai ser amor. Nunca vai ser.
As cobranças serão em dinheiro. As memórias serão em olhos alheios. Os vestidos nunca serão bem vestidos, mas bem tirados. Ela não vai voltar e te perguntar se ainda ta bonita. O sutiã nunca será esquecido. As vulgaridades serão comuns e o aperto no peito será amigo.
Eu sinto a dor por não se amarem.
Reflexão sobre o tempo!
É curioso como o tempo é um tema recorrente em nossas reflexões, não ouço ninguém falando que está com tempo de sobra, mas pelo contrário, que faltam horas para dar conta de tudo que precisa ser feito durante o dia.
Mas será que realmente estamos fazendo bom uso dele? Será que usamos todas as horas do nosso dia da maneira mais adequada?
A falta de tempo não pode ser justificativa para esquecermos do que (ou de quem) realmente vale a pena, família, amigos e você..., sim é importante acharmos um tempo para cuidarmos de nós..., ficar com as pessoas que amamos, valorizar os momentos que temos com elas e às vezes até nos fecharmos em nossos compartimentos particulares, meditando sobre essa tal "falta de tempo", isso tudo renova nossas energias e nos dá força para seguirmos nossas vidas, minimizando desse jeito, a sensação de "perda de tempo".
Então que possamos aproveitar nossos horas, nossos dias e nossos momentos, de forma mais consciente, com mais responsabilidade.
http://www.facebook.com/rascunhosescondidos
Eu vejo o passado como um senhorzinho que chega devagarinho , questionando e ponderando sobre os aprendizados por nos vivênciados. As lembranças que chegam da nossa infância a liberdade era presente nos pés descalços e nas roupas surradas. Mesmo com poucos brinquedos dava-se um jeito para o entretenimento. Hoje somos crianças crescidas, birrentas e descontentes com a vida, correndo atrás da felicidade, por vezes enaltecendo a vaidade. Felicidade é um estado de espírito, é a fraternidade e doação.O amor na simplicidade, a
.gratidão pela benção da vida, a alegria de viver.
A Amendoeira
Todos tremem como escravos sobre a neve, Livre eu me escondo dentro dos meus sonhos
Com o orvalho de flores opino sem medo
Sinto as andorinhas e minha terra
Quebraram meu coração
Rouxinóis vão bicar meu ventre
Desesperado em minha casca triunfarei, atrelado a guindastes, perdizes, pardais
a procissão roubada da princesa. Desperdiçando minhas flores para afugentar o medo das pontas de Ananthos,
oh sábio, Tanyontas o santo arco de loucura
E que face pálida é a noite afiada?
Eu trago uma mensagem e eu não me importo!
Η αμυγδαλιά
Κι αν όλοι τρέµουν σκλάβοι µέσ’ στα χιόνια,
λεύτερη εγώ µέσ’ στ’ όνειρό µου κραίνω
τη γνώµη µου άφοβα και µε άνθια ραίνω
το χώµα µου και νιώθω χελιδόνια
να µου σπαθίζουν την καρδιά κι αηδόνια
να µου βαράν τη µέση.
Απ’ το σκασµένο
φλούδι µου θριαµβικό χυµάει, ζεµένο
σε γέρανους, περδίκια, σπουργιτόνια
το ψίκι της κλεµένης Πριγκιπέσας.
Να, τους ανθούς µου ασώτεψα να διώξω
το φόβο από τις άνανθες κορφές σας,
ω Φρόνιµοι, τανυώντας τ’ άγιο τόξο
της τρέλας. Τί αν µαδώ χλωµή στ’ αγιάζι;
Φέρνω το Μήνυµα και δε µε νοιάζει!
*Transcriação por Sebastian Vassilopoulos
Nikos #Kazantzakis sob o pseudônimo de Petros Psiloritis, abril 1914
Pintura: Vincent Van Gogh, 1890
#nikoskazantzakis #Kazantzakis #αμυγδαλιά #amendoeira #petrospsilotiris #psilotiris #sebastianvassilopoulos #vassilopoulos #vangogh #https://www.facebook.com/OficialKazantzakis/ #OficialKazantzakis
Como estamos no Dia da Poesia, vamos ver
o que se pode dizer sobre os poetas...
Afinal, pretendo sê-lo também...
Osculos e amplexos,
Marcial
FALANDO SOBRE TALENTO POETAL
Marcial Salaverry
Certamente é preciso fazer é uma homenagem a todos os escritores, poetas, jornalistas, e quem mais trabalhar com as letras (que não as promissórias...), porque afinal de contas são talentos nem sempre reconhecidos, e que se dedicam a alegrar a alma de quem lê seus escritos, e não importa quantos sejam, se agradar a uma pessoa, já justificou ter escrito alguma coisa...
É preciso reconhecer que decididamente uma das melhores coisas que tem acontecido na Internet, é a incrível explosão de talentos poetais. São tantas e tantos que surgem, com os mais diversos estilos, que fica impossível conhecer a todos. Assim, vamos parabenizar a todos, pois todo aquele que resolve abrir seu baú e soltar seu talento, merece reconhecimento...
Além dos e das poetas, há que se ressaltar também os contistas. Pessoas que de repente descobriram que podem "mexer" com as emoções, com as fantasias. Em alguns casos, conseguem deixar a ficção próxima da realidade, e vice-versa, e fica a dúvida se é apenas arte a imaginação de quem escreveu, ou se existe algum fundo de realidade, alguma recordação que lá está expressa.
Um dos grandes benefícios dessa "explosão talental", é que começa a despertar o gosto pela leitura em muitas pessoas que antes se limitavam a folhear jornais. E agora têm a oportunidade de, não só conhecer novos e brilhantes talentos, como também podem travar conhecimento com grandes nomes, que só mereciam uma tênue lembrança vinda dos bancos escolares, quando éramos obrigados a ler Bilac, Pessoa, Camões, e tantos outros, cujos textos são frequentemente transcritos, para deleite dos apreciadores da boa leitura.
A leitura desses textos nos leva a devaneios, nos faz sentir emoções que estavam guardadas, faz nossa imaginação trabalhar, e penso que a esses artistas, se aplica um pensamento de Albert Einstein, vejam se não estou certo:
"A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do místico...Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não possa devanear e ser empolgado por esse encantamento não passa, em verdade, de um morto." (Albert Einstein)
Esses artistas, poetas e escritores, na verdade, são místicos, pois lidam com o emocional das pessoas e, como frizou nosso amiguinho Einstein, uma pessoa que não consiga se empolgar com nenhuma obra literária deve estar morto, se não fisicamente, pelo menos espiritualmente. Admito que alguém não goste de poesias ou poemas, os ache piegas e irreais. Admito que, pelo contrário, alguém não aprecie contos, reais ou ficcionais, por achá-los inconsistentes. É uma questão de opinião, de gosto pessoal.
Mas conseguir não gostar de ler nada, além do obituário dos jornais, fica um pouco difícil de aceitar. No fundo, todos tem um gosto literário, o que lhes falta é oportunidade de descobrir, além da preguiça mental para ler.
Reconheço que para pegar um livro e dispor-se a lê-lo, há que se ter uma predisposição para a leitura e esse é um hábito não muito difundido em nosso País, infelizmente.
Falta estímulo para nossos jovens começarem a ler. Em sua grande maioria, tem preguiça mental, acham que pegar um livro é perda de tempo. E é exatamente aí que entra a Internet.
Existem sites voltados para a literatura, e existem para todos os gostos. Em alguns, encontramos lindos textos de autores famosos, obras já conhecidas por muitos, que nunca se incomodam de os reler. Realmente, são autores cuja leitura e releitura vale a pena.
Existem sites que se preocupam mais em "pescar" e lançar novos talentos. E por vezes, ficamos realmente surpreendidos com a qualidade de autores novos, que só estavam esperando uma oportunidade para aparecer.
Enfim, é só navegar e se deleitar. Tem para todos os gostos.
Vamos à leitura. Vamos prestigiar os escritores que queimam suas pestanas sempre procurando colocar algo para nosso entretenimento. Vamos reconhecer o talento desses artistas do teclado, cujo trabalho é bem completado pelos artistas da formatação, que sempre embelezam os textos com sua arte.
Fica aqui minha homenagem e minha gratidão a essa constelação de astros e estrelas, que são responsáveis por inesquecíveis momentos de deleite a todos aqueles que tem o bom gosto de apreciar as coisas belas da vida. E aqui cabe um reconhecimento a quem se dedica a divulgar os textos que lhes caem às mãos. Escritores e formatadores, tem seu trabalho completado pelos divulgadores.
A TODOS, ARTISTAS E APRECIADORES, DESEJO UM LINDO E FELIZ DIA.
Sobre o Fim
Muitos pensam com tristeza sobre o fim. Quando deveriam, na verdade, pensar como um começo. Um começo de algo novo, não vivido, reconhecido ou descoberto. Algo que aguça e traz de volta a vontade de viver. De estar com a alma incandescente. Estar triste com seu fim é puro egoísmo consigo mesmo.
Os amantes felizes não têm fim. Apenas têm uma breve pausa para aguardar um novo começo. São almas gêmeas que nascerão e morrerão continuamente. Tantas vezes quantas se amarem cada vez mais.
Não tenhamos medo do fim, apenas o encaremos como uma breve curva onde não vemos o outro lado da estrada.
Você não deve saber nada sobre mim
Eu posso ter outro como você para amanhã
Então, você, nem por um segundo, pense
Que você é insubstituível
Então uma vez que eu não sou seu "tudo"
Que tal eu não ser nada ? Nada demais pra você
Baby, eu não vou derrubar nenhuma lágrima por você
Eu não vou perder o meu sono
Porque a verdade é
Substituir você é muito fácil
ESTRANHO TROFÉU
Era noite...
Como se fosse andorinhas
eu vi um bando de corujas,
voando sobre minha rinha.
Sobre a qual, lá eu estava...
Peleando com a morte
... Disputando a vida
e a dádiva taça da sorte.
Mas não sabia que:
O troféu da vida querida...
Era o abraço forte da morte.
Antonio Montes
...Senhor
Tu sabes tudo sobre mim...
Como são meus dias
Tu sondas meu coração e rim...
Me formou no ventre...me vias
Sou pecador....imperfeito
.....há defeitos
Segura-me em tuas mãos
As vezes tenho duvidas, no caminhar
Em Ti estou à esperar
À direção....o perdão...à salvação
Letras Em Versos de Edna
NÃO ME INQUIRA SOBRE O AMOR
Como eu vejo o amor? Pergunta inusitada!
Tal como a morte, me é certo e preciso...
Mas corta a carne como o fio da espada!
Sempre fugiu ao meu domínio. Juízo...
... Que sempre foi a guilhotina má. Afiada
Mão impiedosa do destino avassalador
Nunca fui sentida como a donzela amada
Como a morte, implacável, é o amor!
Flui-me por entre os dedos como o tempo
Este algoz, sentimento de dor e tormento
Beijos frios, pérolas aos porcos e ao vento!
Nunca vi a face do dulçor, acalento doce...
Nunca verei a morte até o fim momento
Não me fale pois do amor;esta mortal foice!
Anna Corvo
(Pseudônimo de Elisa Salles)
Sobre o dia do Índio,
Xavante, Nossos povos do primórdios tempos
Amawáka, Como puderam ser tão insensíveis
Jarawara, A seus ritos e conceitos sublimes
Kambeba, E seus modos viventes ao ar livre
Anambé, Desde o descobrimento são explorados
Nambikwara, Povo dos brancos sendo infiltrados
Yanomami, Suas terras invadidas pelo dinheiro
Guarani, Lutam por suas crenças, antepassados
Pataxó, A carta de caminha de grandes relatos
Macuxi, Demonstrou o espanto ao ver a galinha
Ticuna, Seus costumes e respeito pela natureza
Terena, Adornos e jeitos aos mais velhos conceitos
Muitas etnias indígenas são conhecidas
Todas merecidas de nosso grande respeito
Somos todos gratos por seus ensinamentos
Valores e os conceitos que ainda não temos.
Blandífluo
Como se fosse gotas de sorrisos
a garoar sobre os meus ramos secos
fez florescer poesias em meus becos
frutificar no peito regozijos...
fez dos abismos um lugar sereno
e dos venenos antídoto preciso
fez da loucura alicerces do siso
e dos meus gritos bulícios amenos
trouxe vigor ao que era sacrifício
deu mais valor aos encargos pequenos
menos assombros ao devir difícil
como um repuxo e de viço pleno
varri balouços encontrando o alívio
e pra tristura fiz somente um aceno.
Eu andei pensando sobre o amor, e em como a maioria de nós não conhecemos esse sentimento.
Dizem que tudo é válido em nome do amor, eu não concordo, a ideia de amor está conturbada, confundem amor com dependência, com posse, com troca de sentimento, e eu descobri que não é nada disso.
Não se pode morrer por amor, o verdadeiro amor faz a vida ser gerada, não se pode matar por amor, quem ama de verdade não quer o mal do outro, antes se satisfaz em ver a pessoa amada feliz, ainda que distante.
Paulo definiu o amor como o sentimento que se sobressae a todos os outros, dizendo que o amor é benigno, logo, não faz nem deseja mal ao ser amado, disse Paulo que o amor não folga com a injustiça, logo não posso maltratar quem amo, nem concordar com erros por amor, ele também ressalta que o amor tudo espera e tudo suporta, isso eu provo na carne, só quem ama pode gerar e liberar perdão instantaneamente, quem ama consegue sentir se amado e nunca perde a esperança e por consequência espera com paciência, e embora não veja possibilidade o amor da a certeza de é possível.
O amor não é dependência, nem necessidade o amor é voluntário quando a gente ama mesmo um amor não correspondido, a gente se sente feliz, porque quando a gente acha que não vive sem alguém isso não é amor quando se ama a força desse sentimento te alimenta e vc vive fortalecido por ele.
O amor resgata cuida mesmo de longe, o amor respeita liberta e acima de tudo nos torna seres humanos muito melhores
Dizem que falar de amor é difícil.
Mas mais difícil que falar sobre, é amar.
Mas não é amar como muitos dizem que amam.
É amar de verdade.
É se entregar
Se apaixonar
É se envolver
É viver
É pedir
e fazer sorrir
É sentir
e não mentir
E quando você está apaixonado, você não só escreve sobre o amor
Você escreve o que sente
E o que sentimos é verdadeiro.
Então tudo fica mais fácil.
Esse é motivo pelo qual eu mais escrevo
Então, meu bem, fique sabendo que meu amor não é passageiro.
Bio
Hoje escrevo algo diferente, escrevo sobre mim e sobre mudanças. Mudei, sim, mudei e como mudei. Hoje vivo o acaso da vida repleta de seus erros, não busco mais o certo e o errado, busco apenas as escolhas que acho serem corretas para o futuro incerto que terei. Incerto pois nenhum futuro é certo, há mudanças nos presentes, somos movidos pelas escolhas e decisões que temos. Antes eu era um suicida de escolhas, pois saia em busca sempre do caminho da solidão, do caminho do correto demais e do mais justo. Mas o tempo, o bom e longo tempo, veio me ensinar que nem sempre devemos agir assim. Devemos escolher o que é melhor para gente, claro. Mas acima de tudo devemos viver nossa vida, assumir riscos, viver consequências e aprender com os erros. É fácil ver a felicidade hoje estampada no meu rosto, mas ninguém imagina que meu passado foi repleto de tristezas, angústias, decepções e dores. É fácil olhar para o palhaço e sorrir, difícil é reconhecer ele quando a máscara é retirada. Assim é nossa vida, para conseguir a felicidade é preciso antes saber enfrentar as mágoas, as dores, aprender com as escolhas erradas, cair quantas vezes for preciso mas em cada queda aprender a levantar e esperar que o tempo cicatrize aquela ferida. Se hoje está difícil de viver para você, bem, bem vindo ao mundo, bem vindo aos desafios que o destino preparou para você. Saiba que você é um personagem importante na história, no mundo inteiro nesses 7 bilhões de pessoas não existe ninguém igual a você. Sim, ninguém mesmo. Você é único, seu caráter, seu brilho, sua essência é só sua e ninguém consegue se igualar a você. Por isso, seja um personagem forte, aprenda a sorrir para as dificuldades, aprender a lhe dar com a dor, aprenda transformar a perda em saudade, aprenda a conviver com o passado e não a viver diariamente ele, aprenda ser você, a aceitar o mundo ao redor e mudar para melhor. A vida é igual para todos, o que muda são apenas os personagens. A mudança para felicidade está em você, tudo depende de você, de suas escolhas, de sua mudança, nunca deixe ninguém te fazer sentir culpado por algo, por um passado, por uma dor, ou por suas atitudes, nunca deixe alguém te influenciar em suas escolhas, caminho ou futuro, faça de você o homem ou a mulher que você quer ser para você, não deixe isso preso em sua mente, faça acontecer, a se realizar, você é capaz. Busque caminhos bons, corretos e não caminhos para preencher o vazio dentro de você. Muitas pessoas andam por aí vagando pelo mundo por preencher vazios com mais vazios, seja diferente, preencha esses vazios com atitudes, com ações e tudo mudará em sua vida. Se prender a modinha, a influência de amigos ou qualquer meio que desvie seu objetivo principal isso apenas te levará ao caminho da dúvida, da tristeza, das incertezas, por isso busque ser firme em suas decisões, ser corajoso ou corajosa em enfrentar os desafios e saber acima de tudo que você, só e somente você, é responsável por suas escolhas e seu futuro depende delas. Então, se for necessário faça como eu, mude! Boa sorte em seus novos caminhos.
E logo eu que sempre amei metáforas, vi todas elas fugirem ao pensar em como escrever sobre minha vontade infinita de beijar seu sorriso.
Não só pelo sorriso, mas por tudo que ele representa.
Não se admira um único bater de asas de um beija-flor, mas sim o seu voo inteiro.
E ali eu me vi, tentando segurar o seu voo inteiro com meus dedos finos e tentando fazer meus lábios encontrarem o que é tudo isso que revira meu peito, que faz meu furacão no estômago perder a direção e meus cabelos parecerem bagunçados demais.
Mas eu não sei explicar tudo que se amontoa em meu pensamento ao te ver, todos os textos que fazem minhas mãos tremerem e todas as palavras que se engasgam me fazendo não falar nada, como se todas as penas de um beija-flor invadissem meu nariz e fosse impossível respirar e não sentir o teu perfume.
E quando finalmente eu o vejo seguindo para outra flor ou para o jardim de onde veio, eu mesma me descubro beija-flor e me enxergo voando em direção ao seu sorriso-flor.
Eu costumava sonhar sobre o dia em que você voltaria
Mas depois não consegui responder como eu lidaria com isso
Então desistimos de amar porque não nos importávamos
E agora você se parece com uma pintura
Onde nem tudo pode ser compreendido
Onde nem tudo pode ser expressado
Entretanto, é ainda admirada por olhos
Que já não são mais os meus
E sobre como vejo você.
Gentileza infinita, só não maior do que sua amabilidade e não menos importante do que isso também é você ser tão paciente e tolerante, um devorador de livros que de vez em quando, dotado de sarcasmo dissimulado em simpatia, dá uma vontade de matar.
Mas sempre passa, quando começas a sorrir sutilmente, revelando seu humor irônico, embora seja apenas divertido e bem leve, assim como é o seu jeito de descansar, encostando a cabeça no armário, com olhos fechados e mãos para trás, apoiadas no balcão, com os pés cruzados na direção da mesa, ocupando parte da pequena cozinha e sua respiração profunda.
Pareces tão feliz que contagia cada canto com sua paz, deixando o mundo caótico que me agita as ideias do lado de fora da cozinha e fico só observando cada expressão dos seus gestos, esquecendo de terminar de contar o problema que enfrentei no meu dia cansativo.
Pessoas como você são utensilios fundamentais para qualquer copa, infelizmente já não se compra em qualquer vitrine o mesmo modelo.
A sua presença me é uma honra indispensável e sua maneira de me acompanhar é o que me faz querer voltar para essa cozinha todos os dias da minha vida.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
