Textos sobre Amar
O amor deve ser sentido com real sentimento, bem dentro
de nossa alma...
Osculos e amplexos,
Marcial
A ALMA SABE COMO AMAR
Marcial Salaverry
Nossa alma procura nos ensinar que para entender o que é o amor, e como vive-lo, é preciso saber que o amor é um sentimento sui generis, pois é uma eterna doação, e não uma fonte de cobranças, eis que é algo que brota espontaneamente no nosso coração, na nossa alma. Ele não deve ser imposto, como se fosse nossa obrigação amar a alguém, tampouco ninguém tem a obrigação de nos amar, apenas porque assim o queremos...
Destarte, o amor é resultado de um amálgama de sentimentos. Nele deve haver amizade, confiança, carinho, dedicação, doação, tudo menos obrigação. Nem sempre amamos a quem devemos amar, mas se esse sentimento surgiu, saibamos administrá-lo. É válido tentar a conquista do ser amado, mas ser amado por ele é outro papo, eis que é algo que depende dos sentimentos que o dominarem. Pode ou não haver a reciprocidade, ou, em havendo o retorno, pode haver ou não a possibilidade, e esses, são fatores que devem ser analisados, e a grande verdade é que não se pode obrigar ninguém a amar ninguém.
Conquistar o amor de quem desejamos é uma coisa, obrigá-lo a nos amar é outra, e a propósito, li um pensamento de Jonathan Swift, que mostra bem como pode e deve ser o amor:
"Amar é um jeito próprio de sentir...um jeitinho gostoso quando alguém nos ouve com paciência, e faz a gente sentir que não se cansou com a conversa da gente... um jeito feliz que fica dentro da gente... E surge assim... de repente... no silêncio, quando a gente troca confidências com alguém, quando ajuda a quem precisa de nós, quando.. mesmo sem palavras, a gente sabe o que a outra pessoa sente... é um sentimento feliz que fica no coração da gente."(Jonatthan Swift)
Uma definição perfeita: "é um sentimento feliz que fica no coração da gente..." E para que seja feliz tem que ser sentido em liberdade, sem pressões e nem cobranças. Não podemos exigir que sejamos amados na mesma intensidade de nosso amor, cada qual ama de acordo com o sentir de sua alma, aliás, verdade seja dita, não existe isso de amar muito, ou pouco. Ou se ama, ou não se ama. A intensidade fica por conta de nosso emocional, e vai depender das afinidades, da amizade, da maneira como o amor pode se expressar.
Mostramos nosso amor quando ouvimos e damos atenção ao que nos dizem, quando procuramos ajudar de alguma maneira, seja com atos ou com palavras, quando nos interessamos por seus problemas, ou mesmo quando sabemos fazer um carinho, um afago, mesmo que à distancia. O simples fato de se interessar pelos problemas, é uma demonstração inequívoca de amor, de amizade, de carinho.
Assim o amor é mostrado muito mais do que o simples fato de dizer "EU TE AMO" quinhentas vezes por dia, mas apenas da boca pra fora, sem um real sentimento de amor, apenas para atender a cobranças de quem nos ama, que somente poderá sentir o amor através dessa declaração, e assim, esquecendo-se de todo o carinho demonstrado de outra maneira.
É preciso apenas aprender a "sentir" o amor que nos é devotado. E saber receber o que nos é doado, e assim sendo, sabendo entender, saberemos corresponder. E cobranças não ajudam em nada, chegando mesmo a ser fator de inibição. É preciso entender que o amor é um sentimento que brota espontaneamente. Palavras de amor devem ser ditas nos momentos certos, quando as sentimos dentro de nós, e estão querendo sair, e não quando nos pedem que as falemos. Assim, deixará de ser natural, para ser algo forçado, podendo mesmo soar falso.
Muitas vezes um simples aperto de mão significa mais do que um apaixonado beijo. Há que saber entender os sinais do amor, captando o "sentir" de quem desejamos. E saber esperar pelos momentos em que tudo poderá acontecer.
Claro que é complicado administrar os sentimentos dessa maneira, mas é o caminho mais seguro para se conquistar, e principalmente, para se manter esse amor por muito tempo, para que seja algo que possa durar por toda uma vida...
Para amar, temos que sentir e dar liberdade para nosso amor. Se ele permanecer a nosso lado, é porque realmente o deseja, e não porque é "obrigado" a isso. Assim, poderá haver a reciprocidade. Assim, seremos amados, talvez não da maneira como desejaríamos sê-lo, mas da maneira como nosso amor nos ama. E saber aceitar esse amor é a melhor maneira de mante-lo, e torná-lo duradouro.
E manter o amor a nosso lado, é o melhor jeito para termos UM LINDO DIA, por ser algo que mostra que realmente A ALMA SABE AMAR, possibilitando que esse lindo dia se repita ad perpetuam...
Eu e você
Uma história linda
Que o Senhor quis escrever
Nunca vou me esquecer do dia
Que eu te conheci
Tão linda, não pude deixar de te notar.
Foi tão surpreendente
Na verdade eu havia escolhido não me envolver
Mas quando eu soube que naquele dia ia te ver
Fiquei nervoso, e preocupado.
O que é que ela vai pensar de mim?
E do outro lado você me olhando
E eu nem imaginando onde isso ia chegar
Eu abri um sorriso e fiquei todo bobo
Quando na despedida eu apertei sua mão.
E você demorou soltar
Quem imaginava a gente se casando.
Vivendo juntos pra sempre
Deus havia dito que ia me surpreender
E é você, e é você.
E hoje eu guardo na memória
Eu sempre vou lembrar
Do dia em que o meu coração
Começou a te amar
Foi tão surpreendente como tudo aconteceu
Deus me deu essa chance
De viver ao lado teu
Victor Thales P. de Limas
Se você é a pessoa errada para mim, onde está a pessoa certa para você?
Onde encontro o caminho de tijolos amarelos para evitar erros, firmar e afirmar acertos?
Por favor, não me tenha como ignorante, mas,s e você a pessoa errada para mim, que a certa não apareça.
Quem faz a linha de certo ou errado não somos nós, mas sim o coração, e me arrisco em tentar, pois prefiro chorar por um "erro" cometido, do que por nunca ter tentado!
Toda palavra escrita, advém.
Advém do falante ator
Do calado escritor,
Do homem comum.
Daquele que chora
Daquele que mente,
Daquele que ri.
O que fala
O que sente,
Provém do sentir.
Poesia vem da escrita rústica
Do palavreado comum,
Da gíria arrastada
Da dose tragada
Até de um copo com Rum.
É a expressão educada
Presente farsante
De amigo, parente
Amante.
Sim! É possível poetizar qualquer coisa!
É possível banalizar a dor
Amolecer o cansaço
Até, acalentar o amor.
Não é necessário muito pra um relacionamento dar certo. É preciso apenas conexão e parceria. Um homem depois de um longo dia de trabalho, pode querer uma parceira pra ser o seu player 2 no videogame. Uma mulher pode querer um parceiro ouvinte, que ouça e opine sobre aquela rotina pesada que ela teve no serviço. Conexão pra perceber que quando ele tá zangado, ela toma a frente, e quando ela tá triste é ele que se emociona. É reconhecer nos olhos que o brigadeiro de panela tá pronto, é se entender na cama, no sofá na cozinha e nas decisões. É ver aquele mesmo filme pela enésima vez, só porque ela ama, ou até mesmo ver aquele jogo de futebol, só porque ele não curte torcer sem companhia. É sentir ciúmes na medida certa, também, por que não?
Amor sem conexão é paixão. Paixão sem parceria é amizade. No fim, essas duas coisas são base de sequência de ocorrências à frente.
Antes de começar um envolvimento amoroso,necessitamos estar prontos,para amar verdadeiramente.Somente assim,teremos um relacionamento em harmonia e duradouro.Mas, para que isso aconteça,precisamos nos conhecer, nos entender para amar a nos nos mesmo para saber amar o outro.
O sentimento de amor,é calmo sereno,não cobra,não prende,não questiona o que o outro faz se isso o deixar feliz.
Esse é amor incondicional,que todos queremos...simplesmente amar,sem esperar nada em troca....
Se não entendermos estes conceitos,vamos sempre confundir os sentimentos.
A sensação de posse,vem do medo de perder. Não nos sentimos seguros livres, porque dependemos,logo,queremos tirar a liberdade do outro para não perdê-lo.
Dependência não é amor, quem depende apenas USUFRUÍ .
A beleza do relacionamento,vem de dois seres livres que permanecem juntos em qualquer situação.
Saberemos se amamos de verdade,quando outro vai embora,se ficar apenas uma simples sensação de vazio,não é amor,é apenas costume e um emaranhado de confusões que precisa ser tratado,curado.,
UM amor de verdade é como se o outro levasse junto uma parte de nos e ainda assim sermos felizes.Mesmo que o outro esteja com alguém,desejamos para eles o bem, porque quem ama,vive no sentimento bom,que vem do coração.
Quem ama de verdade é capaz de abrir mão e deixar ir só para ver o outro feliz!
Você me conquistou
Não sei qual foi a razão
Questões de segundos
Foi questão de emoção
Seu sorriso ilumina cada vez mais o meu dia
Seu olhar é como se fosse as ondas do Mar
O lugar onde quero estar
Que nos meus sonhos posso flutuar
Em todos os meus pensamentos
Você está em todos eles
Em todos os meus sonhos
Você também agora faz parte
Na minha vida, você foi um presente
Talvez o melhor que eu tenha recebido
Sem época alguma, foi simplesmente do nada
As melhores coisas são as inesperadas
Quero estar contigo
Independente de como seja
E o que aconteça
Pois se for para acontecer, sem dúvidas acontecerá
E se for pelo que desejo, esse sonho irá se realizar
Ao seu lado, poder caminhar
Vendo o pôr do sol
Ouvindo o barulho do mar
Ao seu som poder cantar
Ah, será tão bom
E nisso eu tenho Fé
Que esse sonho
Ainda irá se realizar
Sentir-se submersa no oceano em uma noite fria e como uma gigantesca tempestade
Ver corpos e gritos na superfície e a melhor escolhar é ir mais fundo para onde é mais frio e não tem luz mas protegida e cheia de ar nos pulmões
Mais viva, mais fria, mais amada e mesmo assim angustiada
Essa proteção Poseidon não está funcionando
Meu corpo vive gritando e são apenas bolhas
Sabes que estou aqui para me proteger
Te ter e mesmo assim amar o Hades
Lembra dos corpos na superfície ? Não eram desconhecidos
Só partes de mim que tive que matar e agora tenho sangue nas mãos
Tive que tiralo e agora meu coração não bate mais Poseidon entenda!
Seu beijo e bom e até mágico
Mas pra mim frio e não paro de lembra dos beijos quentes do Hades
Te faço um pedido
Não suporto ser Perséfone me torne Medusa
Para transformar em pedra o coração de quem ousar me amar
E assim me sentir realmente protegida
Saudade nostalgia,
Às vezes de tristeza,
Outras de alegria,
Algumas de amor,
Outras dissabor.
Solidão...
Amor e paixão!
Saudade...
Às vezes verdade,
Outras fantasia...
De toda forma...de qualquer forma..
É a forma que o coração encontrou,
De lembrar,
De sonhar,
De amar,
E demonstrar
Que saudade é o amor que fica...
Do que foi,
Do que quase foi,
Do que sonhamos,
Do que amamos...
Saudade...
Não tem tempo,
Não tem idade,
Vem e vai como vento,
Dura um segundo,
Dura uma eternidade,
E meu mundo...
Aperta,
Desperta,
Alerta...
Que é preciso seguir adiante,
Saudade...
Perto ou distante,
Sentimento perene...
...
Autor: Agnaldo Borges
15/01/2018 -
Deixe me pousar em tua flor
Causar desejo e ardor
Que o mundo segue sem endereço
Quero tocar - te com frescor.
Num sucinto espaço se encaixar,
Acariciar,
Transbordar,
Eu quero amar!
Amar como se não pudesse esperar.
Sentir as partes entregues,
Não querendo se soltar.
Ah, isso, amar!
Não me deixe esfriar,
Como um vulcão
Latejando a derramar
Estarei molhado, em chamas,
até que eu possa secar.
Me esgotarei de repente, e então numa só pulsão
Sonharemos em um novo
recomeçar!
Eu tenho vontade de te chamar
Vontade de conversar contigo,dizer que Te Amo
Mas já não sei mais
Sinto que o melhor a fazer é me afastar
Você diz que sou o amor da sua vida
E por algum motivo acredito nisso ...
E você,sem dúvidas, é o ser que mais amo
Porém, contudo,entretanto, Não é por isso que deve ficar comigo
Se não está feliz,se mente quanto aos seus sentimentos para que eu fique bem por algum tempo, Nao faça isso
Liberti-se, a dor da sua partida será devastadora
Mas seja bem melhor do que vê você onde não queria está
Passando pela rua parei quando ouvi, de longe, fui me aproximando e era aquela música que um dia você cantou pra mim em voz baixa, sussurrando ao telefone, que na letra dizia da lua cheia, eu, você e o céu, dizia também que não era problema de ninguém, que tínhamos que ser lembrados juntos, com a noite inteira para amar, ligar pro povo que a gente estava namorando, e que casaríamos na semana seguinte, que dizia pra deixar acontecer, que não era problema de ninguém, e me perguntava: O que é que tem?
Chorei, lembrei dos nossos momentos juntos e separados, das brigas e voltas, do amor, do nosso amor. Chorei de saudade, de amor, por amor. A música terminou, mas nós nunca acabaríamos se não juntos. O céu está lindo, cheio de estrelas... Quero te amar de novo, quero estar ao teu lado, e dizer que não tem nada, que só tem a gente, só tem o nosso amor, pra amar, pra ser lembrado, pra ser amado.
E o que é o tempo?
E o que é o tempo?
É aquele momento dum beijo que me tira o fôlego
e se eterniza no coração!
Mas também são as horas de sofrimento em solidão,
que me deixa triste e trôpego.
O que é o tempo?
São as horas corridas
em folguedos e alegrias!
Mas também são os minutos transcorridos pela ansiedade
entre a tua partida e a tua chegada
Minha amada!
O que é o tempo?
É a saudade que teima em ficar,
Pois o amor sofre com a distância e com a ausência,
Pois ele só sabe e pode duas coisas: amar e perdoar.
O que é o tempo?
Pode ser linear ou ciência,
Talvez eu não o saiba conceituar.
Apenas sei que ele passa, passará.
Mas eu continuo a te amar.
Autor: Agnaldo Borges 04/03/2018 - 22:51
AMAR O TEMPO
Marcial Salaverry
Temos que amar nosso tempo,
mesmo com algum contratempo,
pois dele dependemos,
para tudo o que queremos...
Queremos tempo para amar,
então vamos o tempo aproveitar...
Em vez de discutir, brigar,
vamos apenas nos beijar...
Queremos tempo para viver,
e esse tempo sempre vamos ter,
basta que viver saibamos,
enquanto vivos estamos...
Tempo não queremos perder,
e isso está em nosso poder...
O tempo que temos, vamos aproveitar,
vamos viver, sorrir, cantar, dançar... amar...
Aproveitemos o tempo para o amor,
dando para nossa vida mais cor...
Aproveitemos o tempo com emoção,
dando mais vida ao nosso coração...
E nosso tempo aproveitando,
enquanto estamos amando...
para que perde-lo brigando,
e o bom tempo desperdiçando?
Amar é melhor maneira de viver o tempo,
para amar, sempre se encontra tempo...
Marcial Salaverry
E vim de visita, presente nesse tempo, nesse instante nesse lugar. Foi me dado a chance de : Aprender, sofrer, e com o sofrimento crescer. Estando aqui de passagem pelo tempo que leva um respirar, um sopro apenas, um piscar de olhos, e tudo finda e voltarei para casa. Isso é Viver..... é estar por um breve momento na vida dos que amamos e queremos bem e do nada partir, deixar de ser, de existir.
Que esse momento fique gravado e eternizado com a essência de que fui bom, que dei o meu melhor, pois meus 70/80/90 anos aqui presente, não passam dum sopro pro Eterno.
AMAR DO VERBO AMOR
Amar do verbo amor, como enunciar?
Amor é complemento ao sentimento
Que acompanha o substantivo alento
Instinto sublimado do ser e do estar
Muito se pode nas flexões dele ligar
Só ter no verbo um desejo sedento
E um coração capaz de ter portento
Onde dele não se tem como olvidar
Não se une amor sem ter o elemento
Amar, é no presente ao se conjugar
Mais que perfeito n'alma, tal alimento
De tudo o amor também é o vigorar
Transitivo direto no encantamento
Que só saberá quem dele enluarar
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, maio
Cerrado goiano
Amar
E amar cada vez mais, sentir o vazio preenchido pelo amor próprio, pela família, pelos amigos, pelos animais, pelos seres humanos, nos faz gratos e vivos, buscar o amor sempre. Oras as vezes temos medo de amar de nos entregar ao amor com medo de nos decepcionarmos, mas sem nos entregarmos a uma relação de amor incondicional seja com quem ou que seja não teremos vivido de fora plena e continuamos incompletos nessa existência. Eu não quero coisas, fáceis, não quero coisas difíceis também, mas eu quero viver por isso Amo. E na medida que os anos passam, não tem tempo nem lugar na minha vida pra mais nada, a não ser amar, tentar amar, tentar perdoar, crescer, me reconstruir a cada dia, isso sim já me consome todo o tempo. Amando, me doando, me conhecendo, me realizo e sou feliz cada vez mais, e já não preciso dormir pra viver um sonho.
Amor
O amor é simples e puro
Mas complexo no mesmo instante
O que nas crianças é tão grande
Nos adultos mantém-se obscuro
Explicar o que é amar
Para quem nem nunca amou
É ensinar ao cego
O sentido de enxergar
Não tem forma nem fundamento
Mais atrapalha do ajuda
Muitas vezes até machuca
E é apenas um sentimento
Não se contenta com uma frase
Muito mais com atitudes
E mesmo que te derrube
Ainda assim é sua base
Poderia escrever muitas linhas
Sobre só uma palavra
Mas jamais entenderia
O fato dela nunca estar sozinha
É preciso que fale à alguém
Não dá pra deixá-la guardada
Para que esse alguém saiba
Todo o valor que ele tem
O amor é tão belo e deslumbrante
Então porque existem as guerras?
Se desde o início das eras
Ele se manteve constante
Constante em quantidade
De intensidade também
E onde habita o bem
Existe amor de verdade
Amar é receber...
"Quando você está em estado de amor, quando está amando intensamente, é porque está recebendo algo valioso em troca, por isso esse sentimento é tão gratificante... o prazer e o bem estar que o sentimento do amor provoca, essa felicidade, esse êxtase, essa alegria extrema se devem ao fato de estarmos recebendo algo importante para o nosso ser, para o nosso crescimento, para o nosso caminho evolutivo... para receber é preciso estar aberto, e nada o torna mais aberto do que este ato, o de receber... receber é se abrir, dar é fechar, focar... quando você se abre você recebe compreensão, você se abre e compreende o quê o outro necessita, você o aceita, e só então, através dessa compreensão e aceitação é que você pode doar, somente depois que você se abriu e compreendeu o quê o outro precisa é que você pode doar de verdade, e aqui, doar é o contrário de se abrir, é específico, é fechar, focar especificamente naquilo que você vai dar em função do que o outro necessita... ao contrário, dar atenção a uma pessoa é simplesmente se abrir a ela e recebê-la... para ser impecável no ato de dar é preciso ser impecável no ato de receber, não existe um sem o outro... dar e receber são os dois lados de uma mesma moeda..."
Eu que não costumo escrever queria nesse momento dedicar algo a você.
Queria muito transformar você em orações, versos e rimas. Só que para isso preciso de um verbo, aquele velho camarada que indica a ação, mas esse transitivo direto " ESPERAR " que você me propôs está sem condição, tantos outros da língua portuguesa como: viver, sonhar, beijar... Você escolheu o único que me recuso aceitar, o único que não aprendi a lidar. De uma classe com tantos alunos eu fui o único que esqueceu todos os outros quando descobriu o verbo: AMAR.
