Textos sobre a Juventude

Cerca de 510 textos sobre a Juventude

Mossoró
Terra do sol
Do sal
E do petróleo
Terra do calor
Da juventude
Terra das paixões e também
Terra em que me apaixonei
Amores vermelhos, morenos, e loiros
Amores de todos os gostos
Alguns que me prendem e outros que já se foram
Levando consigo alguns sonhos e desaforos
Mossoró
Terra que me deu mais do que prometia
Saudades, lágrimas e correrias
Tudo espiado daquela varanda em noites frias
Que de lá me vi pequeno
Porém, muitas vezes gigante
Quem acha que Mossoró é só uma cidade, se engana
Muito além do mapa
Mossoró está em nossas vidas
Mossoró, oh terra bendita.

Inserida por DiegoCabo

Um Dia tudo acaba!
A arrogância,a prepotência,o dinheiro ,a beleza,a juventude,tudo acaba!
Somente a palavra de Deus permanece!
Queira bem as pessoas que estão a sua volta,faça o bem,ame o próximo assim como Deus nos amou!
Não se vingue,não persiga,não abandone,aquele que um dia te ajudou porque você não sabe o que te espera no dia de amanhã! Plante o bem assim você não corre o risco de colher o Mal!

Inserida por andreiagodoi

Muita gente me pergunta qual a diferença da juventude e da maturidade. Aprendi q vc não é salvo por ninguém e sim, vc salvo a si mesmo, sempre. Por tanto, não se esqueça de dar os parabéns a si mesmo... Quando estiver triste vc precisa ser o seu maior torcedor. Precisa encarar sozinho, não procure pela mão de outra pessoa. Levante-se sozinho, e diga a si mesmo: Ninguém é perfeito, nem eu sou. Essa foi uma das lições mais importantes q aprendi: que ninguém é perfeito. Quanto mais vc busca a perfeição mais longe ficara da realidade, então, para quem que já duvidou de si mesmo ou achou q poderia ser diferente pq outras pessoas o fizeram se sentir assim: ame a si mesmo, seja vc mesmo. Eu sei q já passou da hora deu ter aprendido a tratar quem eu amo da forma como quero ser amado, essa e uma lição q aprendi, eu odeio saber q decepcionei alguém, e eu me sinto tão mal por isso. Se eu pudesse voltar no tempo eu juro q nunca teria passado dos limites. Vc deve experimentar tudo, e entender o q serve e o q não serve para vc... Na vida, fiz uma reflexão sobre aquilo q aprendi na juventude, principalmente sob o julgamento dos outros.

Boa noite vida

Inserida por sadekf

O QUE ESPERAR DE UMA JUVENTUDE DESPROVIDA DE VALORES CULTURAIS E INCENTIVO A FORMAÇÃO ACADÊMICA?

Enquanto temos nas escolas professores desmotivados e desvalorizados, nossos jovens e adolescentes se "divertem", ou melhor se descaminham, com as únicas opções "culturais" que a cidade oferece: Shows e baladas automotivas, regada a drogas legalizadas mescladas com substancias proibidas. A carência de um projeto cultura transformador leva nossos jovens, em sua maioria, serem a geração da vodka, energético e narguilé. Apenas isso.

Inserida por fernandooliveira2015

Jovem ancião

Envelheceste previamente
Antes de brotar, tua juventude já nasce antiga.
Ideais enrugados, sulcos e promessas cicatrizadas
colhidas no ventre de seu perecimento
marcam a face de uma esperança idosa
que carrega seu esquife rumo a cova inexistente
Sobrevive só e à espreita o cadáver da eternidade

Condenado a vagar
rumo ao não encontrado
rumo ao alvorecer de uma velhice
que tornará jovem outra vez
o cansaço da tua busca

Viceja em tua já antiga juventude
a gargalhada ancestral
de um sorriso desdentado
que se ri, melancólico
da perda
da infante e dolorosa ignorância
que é se conhecer

Se ri o sorriso desdentado
do velho jovem
que anseia pelas lembranças dos dentes
ainda não nascidos de uma criança
que mastigam o vácuo de sua inocência

Dentes não nascidos que não mastigam
a espera
que sorvem o infinito pastoso
da eternidade do instante sem tempo

Envelheceste jovem , previamente
sem no entanto perder tua fome de eterno
que é a única a amadurecer sem idade.

Inserida por sofia6

Não quero a busca incessante da juventude, nem beber do elixir da eternidade, o que busco é algo mais simples, quero contribuir com a humanidade, seja com uma semente plantada ou com muitas ações, quanto a ser jovem, descobri que posso ter a idade que quiser, e quando quiser, tudo dependerá do meu estado de espirito, e se busco a paz, serei eternamente jovem.
Danço quando quero, ainda brinco na chuva, caminho poetizando com a musica, e mesmo depois de uma grande tempestade, fito meu olhar no horizonte, e sempre enxergo o arco-iris.

Inserida por t1n2a3a5r6

EDUCAÇÃO PRA SALVAR VIDAS

O que faz da juventude ser tão vulnerável é a falta de oportunidades.

Política públicas para a juventude devem ser tratadas com muita dedicação e esmero, pois é esta política que fará da saúde e segurança melhor e mais eficiente.

Quando a cidade educa ela garante a qualidade de vida, possibilitando que todos os envolvidos na gestão executiva, gestão privada, sociedade e tantos outros possam ser fraternos na busca de soluções.

As oportunidades geram conhecimento esta é a grande escola da vida, que pode e deve passar pela escola formal de tantos saberes.

Acredito na juventude para inovar com suas ideias tão singulares, associadas ao viver pleno e verdadeiro somente, assim deixará de ser vulneráveis passando ser FUTURO e LIBERDADE.

A leitura que eu quanto Prof. Hélio Ramos faço da juventude, é que existe um lindo universo em cada um ser denominado indivíduo, mas que para ser explorado teremos que respeitar e oportunizar a realização de seus sonhos, para juntos colhermos frutos desta deliciosa cultura de juventude.

Inserida por biohelioramos

Pedaços da minha vida...

Olho-me no espelho... O tempo passou..
A juventude ficou no passado... As rugas teimam
Em riscar a minha pele...
Só meu coração permanece jovem... Apaixonado
Criança...
Lembro-me dos dias de minha infância...

Mas mesmo assim ainda sou eu... Esta figura
Que me parece encantada ao lembrar felizes dias
De uma juventude perdida!

Pedaços de minha vida que
As lembranças machucam... E não me deixam respirar...
Está tudo numa névoa... Meus dias de primavera
E mesmo assim doem demais em meu peito... E trás esta gota
Ardente...Teimosa no canto do meu olhar...

O passado é uma musica... Uma canção...
Que adoraria poder canta-la em versos qual a melodia que escuto
Com tanta emoção...!

Agora sou apenas a poesia que escrevo...ou talvez a saudade
De dias tão felizes que tive!

Inserida por celinavasques

(Programa SARAUS)

Uma fonte da juventude
Amores da juventude
Paixões

Uma reunião comigo mesmo
De mim para mim
E vocês

Um ornato espiritual para o meu pescoço
Mais bonito que o colar de ouro no teu pescoço
E que o de pérolas verdadeiras no da princesa...

Uma fonte de mel
Para o paladar mais amargo ou salgado de um alguém
Mel para o intelecto
Para a emoção
Mel cultural

Inserida por OficialECF

"O com tempo tudo muda....
O frescor da juventude vira o martírio do arrependimento e os sonhos meras lembranças...
Se pudéssemos voltar e observar quantas vezes engavetamos nossas vontades para que possamos rever em um momento mais oportuno, nos desmancharíamos em lágrimas, não pelo fato que não termos tentado, mas sim porque o fizemos muito para realizar os sonhos alheios e adiamos os nossos. Hoje algo me fez ver que nada somos senão nossas emoções e, se quero ser algo memorável e tenho que me orgulhar da minha pessoa, dos meus projetos e dos meus sonhos, então fiz deles não apenas projetos, mas um verdadeiro suporte de todo meu ser. Jamais permitirei que meus sonhos com tempo se transformem em projetos do amanhã, então resolvi soltá-los ao vento, assim eles assumem vida própria e não voltarão a ser adiados. Sabe de uma coisa nunca se tarde para ressuscitá-los e dar-lhes vida, pois o pergaminho da vida somente fica enrolado e esquecido se EU permitir"
(Hélia Michelin)

Inserida por SementinhaDeLuz

Os 25

Eu considero os 25 anos o período transitório da inocente juventude para a complicada fase adulta. Estou meio perdido ainda. Já sinto os reflexos da responsabilidade de tomar decisões para uma vida toda, mas ainda sonho com a empolgação de um adolescente que terminou o ensino médio contando nos dedos o ano em que terminará a faculdade, caso passe no vestibular da federal. Para não perder tempo e no anseio de conquistar o mundo, ele opta pela graduação particular mesmo.

A primeira meta foi alcançada. Tenho 21 anos, um diploma em mãos e fui à procura do primeiro emprego de carteira assinada. Minha inexperiência me move à vontade de aprender e desejar o melhor trabalho, aquele que os tempos da escola me estimulavam a buscar. Vieram muitos “NÃOS” seguidos da minha primeira decepção.

Agora, com 23, continuo jovem e não mais abatido. Consigo cumprir o objetivo da estabilidade profissional, mas cumpri porque tenho sorte de não sonhar alto demais. Ou diria que a “ficha caiu” e a zona de conforto é realmente estimulante.

No meio desse percurso, começo a observar que em apenas um ano minha rotina profissional vai esvaindo com minha vida pessoal. Perdi muitos contatos. Primos e amigos que eram inseparáveis ainda o são, só que pelos grupos do WhatsApp ou pelo inbox do Facebook. Meus tweets nem recebem interação de arrobas tão presentes no auge das hashtags. Hoje, de nada me valem as mais de 20 mil tuitadas.

Putz! Tenho ¼ de século. As consultas médicas estão se tornando frequentes e até isso é motivo de estresse, já que a carga horária me impede de fazer novos compromissos. A saúde era prioridade quando meus pais podiam me levar ao consultório depois das aulas de Inglês. Já sei! Vou esperar até as férias e faço um check-up, não deve ser nada grave mesmo. Ou posso abrir mão de um dos dois empregos e cuidar mais de mim. Só que aí vou postergar o próximo objetivo de deixar de sobreviver às custas dos meus pais. NÃÃÃÃO!!! Vou perder tempo. Melhor assim como está.

A realidade e a nostalgia entram em combate na minha mente. Lembro que há quase uma década eu me despedia dos amigos do colegial. Mal sabia que era, de fato, uma despedida. Se eu soubesse, não teria segurado aquelas lágrimas que insistiram em cair durante a mais sincera Aula da Saudade, muito menos dado abraços de segundos para ter tempo de transferir meu carinho a todos. Eu fazia tantos amigos naquela época e me dava bem com a maioria, e perdoava tranquilamente a minoria que aprendeu com o egoísmo e já sabia magoar.

Se passaram 25 anos e amigos não se fazem com a mesma facilidade. Estou cada vez mais distante da minha família e me sinto ingrato por isso. Mas, poxa! Nem todos os familiares se preocupam com a união e a boa convivência mais. Os valores caíram por terra. Está cada vez mais rotineiro encontrar pessoas dissimuladas e hipócritas, que justificam seus erros com decepções passadas ao invés de reconhecer que se trata de mau-caratismo mesmo. Por falar nisso, muita gente do meu convívio profissional se interessa mais pelas questões pessoais que me movem, sem ter qualquer intimidade, do que preza pela valorização profissional. Isso me intriga.

Mas ainda que eu tenha levado muito esporro nessa trajetória, continuo valorizando a integridade e sendo cordial e leal às pessoas. Descubro que até as que eu jamais imaginaria podem me decepcionar um dia. Neste momento noto que as frustações são mais graves, duradouras e deixam sequelas sim. Tem quem procure analistas e terapias alternativas. Eu só consigo me apegar à fé, geralmente dá certo.

O tempo passou e está mais ligeiro do que nunca. Fazendo um balanço da atual conjuntura, reconheço que sempre fui muito preocupado com ele. Tanto é que meus 25 anos mal começaram e já os sinto no fim. Talvez não dê tempo de fazer muito do que eu planejava para o ano. Ou pode ser que dê, caso eu comece a aceitar que o tempo só apaga aquilo que a gente supera.

Inserida por Aleishow

Juventude.

É a juventude nascida fria,
o tentamento ao novo,
o que vos jura que faria,
morre, mas nega-se pedir socorro.

Ouvira chamar ao longe,
o chamado de guerra que quer.
O que mais quer se esconde,
quer a guerra, vinho e mulher.

Joga tudo por luta,
não tem respeito ao perigo,
mesmo que a derrota seja dura,
a tua alma anseia o risco.

Ávido, impetuoso e brilhante,
com aspecto bastante nítido,
de forma incessante,
quer o que nunca foi tido.

Forte ficaste tua alma,
em caminhos percorridos,
em busca da chegada,
daquilo que não lhe foi prometido.

Inserida por WilliamPhilippe

A experiência nos permite a vantagem da escolha, enquanto a juventude tem urgência o tempo nos ajuda a viver melhor, com solidariedade, com respeito.
A experiência nos ensina a amar.Com o passar do tempo a cada ano mais velhos parecemos ficar em desvantagem a respeito do amor.Porém é um grave engano a cada novo relacionamento levamos vantagem e somos mais capazes de valorizar as pessoas aprendendo o quanto são raras e preciosas.
A experiência nos ajuda a aceitar melhor e sobressaltar os contratempos saboreando o desenvolvimento sereno, acariciados com a lentidão que a falta de urgência nos permite.
Com sorte desenvolve-se a sabedoria que nos permite usufruir melhor a vida sem insegurança que nos impedi de reconhecer a beleza dos vai-vens.
A sabedoria esta em escolher ficar ao lado não das pessoas que nos excita e nos seduz mas de quem nos engrandece e traz a tona o melhor de nós.

Inserida por S0PHYA

O Ferreiro

Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinco, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida. Muito pelo contrário, seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais.
Uma bela tarde, um amigo que o visitara , e que se compadecia de sua situação difícil, comentou:
-É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado.
O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava. Eis o que disse o ferreiro:
-Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isto é feito? Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada, logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita uma vez apenas não é suficiente.
O ferreiro deu uma longa pausa, e continuou:
-As vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue aguentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria.
Mais uma pausa e o ferreiro concluiu:
-Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é "Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas".

Inserida por deinha0902

Aprendi

Durante a minha vida aprendi várias coisas.
Aprendi ,que a juventude é passageira e a velhice é eterna.
Aprendi, que não existem príncipes em cima de um cavalo branco ,e muito menos ,um homem rico,bonito, romântico e carinhoso.
Aprendi ,que perder um amor dói ,mais que o tempo cura.
Aprendi que a primeira pessoa que deve me amar é eu mesma.
Aprendi, que ser feliz não está ligado as coisas matérias ,que são as coisas mais simples da vida.
Aprendi , que nem tudo que vou idealizar vai acontecer.
Aprendi, que falar o que pensa , ser você mesma é tachada de louca.
Aprendi , que não importa quanto sou politicamente correta, sempre vai ter alguém para dizer ao contrario.
Aprendi, que posso chegar mais longe do que imaginei que podia.
E acima de tudo aprendi , que o mundo não vai parar pra ouvir meu problemas e o máximo quer posso fazer é seguir em frente.

Inserida por Thaisudi

Minha juventude rebelde faz parte da minha agenda de erros procurando pelo show que nunca teve foco;
O brilho que nunca fora do meu entender fora também das palavras poéticas inspirada por outro de qual quer lugar;
Mas com tudo isso! Não me faço tão idiota pelo que pensam, não espero que me venham com meia dúzia de besteira;

Inserida por JULIOAUKAY

‘OS HEROIS DE NOSSA NAÇÃO’
A juventude tem sempre um herói
Seja ele o pai, a mãe o tio, o irmão,
ou alguém de questionável reputação
Os heróis que outrora foram heróis
São os não heróis desta geração
O Chico, que não é o Bento,
E sim aquele que com bravura
Cantou, e gritou, e clamou, liberdade ao vento,
Jamais imaginou o quanto esta nova geração
O veria com olhos tão desatentos
Os heróis de ontem não são os heróis de hoje,
Isto é fato, pois no hoje não há do que ser salvo,
Do governo que antes era tirano
Somente restaram vagas lembranças
Dos grandes heróis, quase esquecidos por nossas crianças.

Inserida por WelissonGomes

Juventude

A juventude é uma fase da vida em que tudo é flores e o perigo parece não existir. São tantas as descobertas que as vezes nos sentimos confusos em nossas escolhas. Escolher bem é enveredar em busca do caminho certo mesmo que nos custe alguns deslises em busca da aventura de ser feliz e encontrar o caminho a percorrer.

Inserida por ElianeBatista

JUVENTUDE:PROBLEMA OU SOLUÇÃO

Essa é uma das características do jovem: a disposição para a mudança. Essa inquietação faz com que sua rebeldia esteja a serviço de causas significativas ou de instrumentos de destruição. O jovem tem potencial para transformar, inovar, ousar. Sua criatividade ainda não mora no mundo dos vícios. É o doce sabor da novidade. Por outro lado, tem o jovem o poder de destruir a si mesmo e ao outro.
O Brasil tem, entre seus 157.447 detentos em presídios, 62% de pessoas com idade entre 18 e 29 anos, segundo dados de maio de 2006, do Departamento Penitenciário Nacional. Agente e vítima da violência, transforma-se o jovem em problema. Transforma-se, porque não é. O jovem é solução. Precisa apenas de espaço, de oportunidade. Precisa de esclarecimento, que o filósofo Immanuel Kant chama de saída do homem de sua minoridade, que é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo, sem dependência, e com autonomia. E, para isso, precisa esse jovem de educação.
A educação está deixando a desejar. O gasto nacional (4,15% do PIB em 2002), perto da imensa demanda de qualidade, acesso e permanência, é pequeno. Segundo dados do IBGE, há 12,3 milhões de jovens entre 14 e 17 anos fora da escola. Como o país demorou a adotar uma política de Estado para a universalização do ensino fundamental, acumulamos esse déficit. Foi só na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso que o esforço foi efetivo: elevamos de 88% (1994) para 97% (2004) o percentual das crianças matriculadas da 1ª até a 8ª séries. Mas restou e resta o desafio do ensino médio. Apenas 30% desses alunos passam do ensino fundamental para o médio. Nos últimos anos, não foram corrigidas essas questões, alegadamente por falta de aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. A participação do governo federal é muito pequena no financiamento da educação básica. Por isso, estados e municípios têm enormes dificuldades de pagar salário digno aos professores, agentes essenciais do processo educativo. Com um corpo docente mal remunerado, desmotiv ado e com poucas chances de formação, é difícil percorrer o caminho da qualidade. Embora professoras e professores desse imenso país se desdobrem na nobre arte de educar.
Pesa ainda a pouca consciência da família na relação com os jovens. Pais monossilábicos não conseguem dialogar nem orientar os filhos para a vida. Ouve-se pouco e fala-se o que não encontra eco. Um exemplo de política pública eficiente é a escola da família, experiência do governo Geraldo Alckmin, grande sucesso porque atua na escola e na família. Traz a família para a escola e dá oportunidade a quase 50 mil jovens de ingressarem gratuitamente em uma universidade. Além da impressionante redução da violência causada pela abertura desses espaços públicos para geração de renda, saúde, cultura e esporte. São Paulo tem ainda as melhores universidades públicas do país (USP, Unesp e Unicamp) e 125 Escolas Técnicas Estaduais que atendem mais de 90 mil estudantes - aliás a valorização dos cursos técnicos já é fato em países que conseguiram com seriedade desenvolver políticas educacionais.
O outro desafio ainda não enfrentado nacionalmente é a extensão da média de escolaridade. Dados coletados pela Unesco a cada década, de 1960 a 2000, mostram que todos os países da América Latina tiveram avanço nos níveis de escolaridade da população adulta - os dados descontam a defasagem idade/série. No Brasil, por exemplo, a média de escolaridade em 1960 era de 3,1 anos. Em 1970, subiu para 3,7, em 1980, para 4,3, em 1990, para 6,5 e chegou a 7,5 anos em 2000. Comparativamente, a Argentina, já em 1960, tinha a média de 6,1 anos, praticamente o que o Brasil alcançaria somente 30 anos mais tarde. A Argentina, hoje, chegou à média de 8,3 anos de escolaridade.
A educação é, no médio prazo, a garantia de menores problemas em outras políticas públicas. Uma juventude saudável, com acesso à educação, práticas esportivas e culturais, tem mais preparo e maior equilíbrio para ingressar no mercado de trabalho. Uma juventude com esse perfil será menos refém da violência, da drogadição, e estará pronta para se apresentar como solução para a construção de um país melhor.
Em efeitos secundários, reflete Woody Allen: "Somos um povo que necessita de objetivos definidos. Nunca aprendemos a amar. Precisamos de dirigentes e projetos coerentes."
Projetos coerentes que ofereçam espaço ao jovem para que ele não seja encarado como um problema, para que tenha conhecimento suficiente para construir a sua história. Projetos possíveis de serem realizados como a universalização do ensino médio, a política de qualidade em toda a educação brasileira e a parceria responsável entre governo federal, estados e municípios juntamente com a sociedade civil para que metas definidas como prioridade nacional em termos educacionais não tenha coloração partidária, mas sejam um projeto de Brasil. Um Brasil cansado de demagogia e factóides. Um Brasil carente de competência e de oportunidades. Essa é nossa linda juventude na poesia do mineiro Flávio Venturini, página de um livro bom. Ajudemos a escrevê-lo.

Inserida por fraseschalita

JOVEM EMPREENDEDOR

A juventude traz consigo uma rebeldia natural. Uma força de espírito que se caracteriza pelo inconformismo e pela contestação das tradições que não condizem com as exigências dos novos tempos. Muitas vezes, o coro da platéia social acusa o jovem de inconstante e alienado, e até de irresponsável. Talvez por esse motivo, convencionou-se dizer que "jovem é um problema". Mas trata-se de afirmação já rebatida pela História, edificada também por numerosos heróis e heroínas que registraram feitos em tenra idade. Protagonistas que colaboraram para fazer do mundo lugar mais propício ao idealismo ao empreendimento de processos capazes de quebrar paradigmas, mudar rotas equivocadas, converter expectativas pessimistas em realizações bem-sucedidas. Jovem não constitui problema e, sim, solução! Basta instigá-lo a produzir, dando espaço para que seus sonhos tenham vez na atmosfera geralmente restrita e repressiva que paira sobre corações e mentes dos que perderam os positivos ímpetos juvenis. São fartos os exemplos de jovens que mudaram a História antes mesmo de completarem 20 anos. É o caso de Joana D'Arc e de Alexandre da Macedônia. Ela estimulava com belíssimos discursos os seus patrícios à realização dos sonhos. Ele foi estrategista e líder indispensável à conquista de boa parte da Europa e do Oriente antigos. Em outros tempos e frentes, jovens brasileiros subiram aos palcos da vida para mostrar novos conceitos artísticos e a força criativa da cultura verde-amarela. Foi assim na Semana de 22, evento divisor de águas no cenário nacional graças à atuação inovadora do grupo composto de jovens como Sérgio Milliet, Guiomar Novaes, Heitor Villa-Lobos, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Anita Malfatti, entre outros. Impacto semelhante também pôde ser sentido na década de 60 com precoces arrebatadores como Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. Libertários que cantavam e compunham as trilhas sonoras da renovação. Eram os representantes da rebeldia do bem. E há aquele jovem em especial, cujo carisma, inteligência e altruísmo lançaram luzes sobre uma nova forma de ver e de vivenciar o amor entre as pessoas. Morto aos 33 anos, Jesus Cristo nos ensinou, sobretudo, a importância da solidariedade, da fraternidade e da justiça. Jovens são empreendedores. Mulheres e homens que ousam e que deixam marcas. As marcas do verdadeiro talento que nem sempre exige longos períodos para ser manifestado. Caso contrário, não teríamos Clarice Lispector escrevendo Perto do coração selvagem, aos 17 anos. Ou Rachel de Queiroz redigindo O quinze, sob a precária luz das lamparinas, aos 19. Em todos os campos do conhecimento, a criatividade do jovem é indispensável para que o novo aconteça. Nesse sentido, empresas e organizações que não dão espaço ao olhar fremente dos jovens felinos que saem pela primeira vez da caverna - como poetizava Mário Quintana - erram duas vezes. Primeiro, porque demonstram falta de generosidade, e não estão abertas para ensinar novos navegadores a conduzir a nau. Segundo, porque correm o risco de envelhecer, embotadas em padrões que se esgotam por escassez de ousadia, da paixão, e do olhar de entusiasmo dos errantes marinheiros de primeira viagem. É preciso fazer a apologia do erro. Da contribuição fantástica, mágica de todos os erros - como dizia Oswald de Andrade. Quem não erra não aprende. Não faz. Entre a omissão dos que enterram os talentos e a audácia bem-vinda dos que se lançam a multiplicá-los, fiquemos com o legado dos audaciosos. Esses, sim, são empreendedores que dão início ao esboço de um futuro de traços dinâmicos e belos. Que o Brasil, jovem país, dê espaço a esses gigantes em potencial. E que eles possam perceber sua importância e sua responsabilidade. Até porque o futuro começa a ser desenhado agora. Futuro que é obra de fôlego assinada, sem sombra de dúvida, pela potencialidade da juventude.


Publicado no jornal Vale Paraibano

Inserida por fraseschalita

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp