Textos sobre a Consciência

Cerca de 1811 textos sobre a Consciência

⁠Água e fogo

Chuva caída
Na pele contida
Vestido molhado
Menos esvoaçando

Sentidos a mil
Ventos ao frio

Em cinza
Ela caminha
No bosque que finda

Em uma sacada
De um chalé
Termina

Ainda parada amparada
Pela prisão mortal
Pergunta, pq porta
Me afasta dele

Aquele que abre
E me convida para
O seu lar
Que me afasta do meu

Meu hábitat
Em que tudo
Habita

Com estalos
De chamas domadas
Na lareira

Convidou a me despir
Com carinho
No abraço
Um conforto
De toalha branca.

Temperatura maçante
Muda crepidando
Em labaredas
No seu peito

Corpo quente
Que me prende enforma
A mais bela amorfa

Moldada no querer pequeno
Diminuída pelo pensamento
O Ser que nada pode
Explicar

Agora sentasse
Para tomar
Uma xícara
De caos
Café carnal


Em mente, mundos
Na boca poesia
Presa em trovas poéticas
Com seu rival
Mortal

No nirvana que espero
Enjaulados no fogo
Carbonizados o
Cinder do fim
Da alma...

Em mim, por ti, em tu, paralelo
Em nós, no eixo
Enfim...

Inserida por Mayuchii

⁠COMO É QUE O FETO HUMANO BRINCA NO ÚTERO SE NÃO TEM MENTE NO SEU CÉREBRO?

O mover-se do Organismo Humano é o mover-se da sua Alma e acontece quando a Alma está acordada, ou seja, o mover-se da Alma Humana vê-se pelo mover-se do seu Organismo.
Esse mover-se começa a se ver nos finais da fase embrionária do Organismo no Útero, quando o Organismo ainda não tem Mente nem Cérebro funcional.

Então, o que impulsiona o mover-se da Alma Humana na fase em que o seu Organismo é um Feto sem Mente?

A Mente é o conjunto de informações gravadas e fluentes no Cérebro resultantes das Interacções Sociais, enquanto, a Consciência é o conjunto de informações impregnadas na Alma que formam a personalidade com que se nasce.

A Consciência Original ou Espiritual provém directamente do Espírito constructor do Corpo Humano, ela é útil para o Espírito como o Trigo semeado no Solo que neste caso é a Alma.

Porém, esta Consciência Espiritual é suplantada pela Consciência Corporal inútil para o Espírito proveniente, pelo Livre-Arbítrio, de fontes diferentes do Espírito como o Joio posteriormente semeado lado a lado com o Trigo no Solo que neste caso é a Alma.

A Consciência Original está voltada para o cumprimento do verdadeiro propósito da existência do Organismo Humano pela sua Alma.

A Consciência Corporal está voltada para a preservação do Corpo à todo o custo, ela é a razão de todo o Sofrimento que se vive no Planeta Terra, na medida em que, cada Homem alega que faz o mal e a matança e a guerra para continuar vivo, mas, isso é pura Ignorância porque mesmo assim o fim é estar morto, enquanto, uma Alma com Consciência Espiritual já resgatada simplesmente não tem o poder de fazer algum mal tal como Jesus Cristo que mandou Pedro devolver a espada.

As Almas Humanas Terrestres são nascidas com a Consciência Corporal, isso significa que já perderam a Consciência Original, ou seja, são Almas que já viveram antes deste nascimento e que já construiram alguma Consciência própria pelo seu Livre-Arbítrio.

No novo nascimento a Alma não vem com a Mente anterior, deste modo, não é possível recordar os idiomas nem os conhecimentos vividos anteriormente porque pereceram juntamente com o Cérebro na morte do Corpo, ao contrário da Consciência que reside na Alma que por sua vez vai no Espírito quando Este sai do Corpo no momento da morte.

Cada Alma Humana Terrestre já é nascida com a sua própria personalidade que somente ela pode mudar no sentido de resgatar a sua Consciência Original quando toma compreensão ou consciência da sua situação, pois, a Educação da maneira que ocorre no Planeta Terra, apenas age na Mente e não apura a Consciência.

Por isso, cada Alma Humana Terrestre devia aproveitar a sua vida não só para o Corpo perecível, mas sobretudo para resgatar a sua Consciência Original através da Religião, potencializando a sua Consciência pela prática contínua da Atenção em Tudo, da Reflexão sobre Tudo, do ser Correcto em Tudo e da Harmonia com Tudo, entretanto, isso depende de cada Alma, porque pelo Livre-Arbítrio cada Alma Humana tem o direito de escolher e concretizar a sua forma de viver, pelo que, nada do que acontece com uma Alma Humana Terrestre é Acaso, tudo é consequência consciente ou inconsciente das suas próprias escolhas feitas num presente conhecido ou num passado desconhecido, conforme Jesus Cristo disse que quem mata pela espada em alguma das suas existências físicas ou corporais nos vários Planetas habitáveis do Cosmos terá que morrer também pela espada.

Assim, a personalidade com a qual as Almas Humanas Terrestres nascem difere uma das outras segundo o grau de Consciência própria construída por cada Alma pelo Livre-Arbítrio nas suas vidas anteriores a este nascimento, por esta razão, há diversas qualidades de Almas Humanas, sendo por exemplo agressivas e orgulhosas e impiedosas ou mansas e humildes e piedosas, algumas dessas qualidades como a agressividade ou a mansidão podem se verificar até mesmo nas reacções do Organismo Humano na sua fase de Feto no Útero.

Fetos agressivos quando encostados por fora da barriga da sua mãe tendem a lançar seus braços contra o encosto, enquanto, Fetos mansos tendem a se retrair.

Portanto, na fase em que o Organismo Humano é um Feto no Útero, não existe Mente no seu Cérebro, mas, apenas existe Consciência na sua Alma que causa os movimentos do Feto.

Consequentemente, se não tem Mente no seu Cérebro, o Feto Humano brinca no Útero através de impulsos derivados da Consciência que é o conjunto de informações impregnadas na sua Alma ou a luz interna da sua Alma.
Luz, visão sobre a vida, referida por Jesus Cristo ao dizer que se a luz que há em você é uma escuridão que grande escuridão é.

Inserida por Amanciorego

⁠Alerta! Nós precisamos da paz. (Poeta Brasileiro Sidarta Martins)

Nós, os seres ditos humanos, estamos nos destruindo, e a uma velocidade espantosa.
Fomos, aos poucos, destruindo nossas florestas, nossos rios, poluindo nosso ar, poluindo nossa atmosfera e biosfera sem “dó nem piedade”, como diz o ditado popular.
Escravizamos e matamos nossos semelhantes, brancos, índios, negros...Tudo em nome da ganância.
Nosso planeta azul pode suprir a todas nossas necessidades e muito mais...O poder é uma quimera, sem razão, sem justificativa.
Sem a atmosfera e sem a biosfera não existiremos também, sem nossos semelhantes, qual a razão da existência?
Em um momento importante de lucidez e consciência os Seres Humanos criaram a ONU e escreveram, a muitas mãos, em 1948, a Carta dos Direitos Humanos, que em 2023 completa 75 anos.
Olof Palmer, ex primeiro ministro da Suécia, conseguiu, em 1972, reunir em seu país, para o primeiro encontro mundial sobre meio ambiente, um grupo de pessoas bem intencionadas, e conscientes também, que escreveram a “Carta da Terra”, para mim um dos mais importantes documentos sobre a preservação da Humanidade, depois da Carta dos Direitos Humanos.
Se levados a sério, e saírem do papel, essas duas “Cartas”, por si só, já servem para promover a paz mundial e a harmonia entre os homens.
Todos os seres humanos conscientes, e de boa vontade, precisam se unir contra a destruição da vida humana no Planeta Terra.
A Terra, como planeta, continuará seu caminho pelo Universo, muitas outras vidas sobreviverão, mas não os Seres Humanos.
É uma ilusão acharmos que podemos tudo, que daremos um jeito...
Não!
Onde estão os dinossauros e seus primos, terráqueos ou aquáticos?
Eles eram bem mais fortes que nós, ditos humanos.
As baleias e os tubarões resistiram – até a chegada do homem!
Uma guerra afeta toda a civilização, e é responsabilidade de todos, e de cada ser humano. Uma guerra nuclear não só destruirá bilhões de vidas como inviabilizará a existência humana como a conhecemos atualmente.
Há que se repensar urgentemente nossa omissão e nossa passividade perante os graves fatos que estão acontecendo no planeta.
Precisamos gritar, aos quatro cantos, que necessitamos da PAZ para continuarmos, não de picuinhas, de ódio, de disputas infundadas.
Precisamos da PAZ, não precisamos da guerra!
Artistas, intelectuais, pais, médicos, engenheiros, professores, jornalistas, militares, políticos, todos, todos, unidos, a uma só voz, precisamos agir, mas agir urgentemente e de forma sinérgica, para que possamos ser ouvidos.
Nosso “Grito de Alerta” precisa ser ouvido nas ruas, avenidas, escolas, templos, teatros, cinemas, assembleias, congressos, espaços públicos e privados.
Mãos à obra!
Não há mais tempo!

Inserida por sidartamartins

⁠ANALOGIA ENTRE ALMA HUMANA E ÁGUA!

A analogia entre a Alma e a Água pode facilitar o entendimento sobre a Alma, na medida em que, a existência da Água assemelha-se à existência da Alma.

Sem Água não há Vida, do mesmo modo, sem Alma não há Vida ou sem Alma o Corpo não se move.
A Água tem propriedades de Adesão e Mudança de seu Estado, do mesmo modo, a Alma tem propriedades de Apego e Mudança de sua Consciência.

A analogia entre um Organismo Humano e um Recipiente contendo Água resulta nas seguintes equivalências:

1. A Alma equivale a Água.

2. A Consciência equivale a qualidade da Água.

A qualidade da Água é determinada com base em três critérios principais, que são, ausência ou presença de outra substância na Água, tipo de substância presente na Água e estado físico da Água.
Analogamente, a Consciência é determinada com base em três critérios principais, que são, ausência ou presença de outra consciência diferente da Original na Alma, tipo de consciência diferente presente na Alma e nível de concordância da consciência própria com a Consciência Original da Alma.

Quanto ao primeiro critério, a Água pode ser pura sem nenhuma outra substância nela ou impura com alguma outra substância nela como no caso de uma Tintura, analogamente, a Alma pode ser pura contendo apenas a Consciência Original ou impura contendo alguma outra consciência misturada com a Original.

Quanto ao segundo critério, a Água pode ser boa contendo alguma outra substância não prejudicial ao Corpo ou ruim contendo alguma outra substância prejudicial ao Corpo, analogamente, a Alma pode ser boa contendo alguma outra consciência não prejudicial ao Corpo ou ruim contendo alguma outra consciência prejudicial ao Corpo.

Quanto ao terceiro critério, a Água pode ser sólida ou líquida ou gasosa, analogamente, a Alma pode ser Corporal quando Apegada ao Corpo ou Mental quando Apegada a Mente ou Espiritual quando Apegada a alguma percentagem da Consciência Original.

3. O Corpo equivale ao Recipiente da Água.

4. A Mente equivale a qualidade do Recipiente da Água.

Uma boa qualidade do Recipiente significa um bom Recipiente, ou seja, uma Mente salutar possibilita um Corpo são.

Um dos principais factores da qualidade do Recipiente é a elasticidade, uma qualidade de Recipiente elástica significa um Recipiente elástico, analogamente, uma Mente elástica ou flexível possibilita um Corpo elástico ou flexível.

5. O Espírito equivale ao Originador da Água e do Recipiente.

A Água toma a configuração da outra substância integrada nela e a forma do Recipiente em que ela é integrada.
Por exemplo, se a substância integrada for uma Tintura Azul e o Recipiente for uma garrafa cilíndrica, a Água será Azul e cilíndrica.
Analogamente, a Alma toma a configuração da outra consciência impregnada nela e a forma do Corpo em que ela se encontra.

A outra consciência na Alma corresponde a outra substância ou a Tintura na Água.

Portanto, a Alma Humana é como a Água que toma a cor da Tintura integrada nela e a forma do Recipiente em que ela é integrada.

A Alma Ignorante ou obscurecida é aquela que se vê como sendo a Tintura e o Recipiente e Experiencia a sua Existência com base na Disputa e na Desarmonia com os Princípios sublimes da Natureza e da Sociedade.

A Alma Sábia ou Iluminada é aquela que se vê como sendo a Simples Água e Experiencia a sua Existência com base na Compreensão e na Harmonia com os Princípios sublimes da Natureza e da Sociedade.

A Alma Humana é uma só, mas difere uma da outra devido a Consciência que ela própria constrói e ao estado em que se encontra.

Entender isso é entender o verdadeiro significado do 'Amor ao Próximo'!

Inserida por Amanciorego

⁠(isso é sobre a minha vida e a luta contra depressão )

Abandonar o alter ego não é apenas uma decisão madura,
É um ato corajoso de resgate, de encontrar a cura.
Pois o vazio que eu acreditava existir, afinal,
Era apenas a falta de amor próprio, o sinal.

Oh solidão, não desejo mais tua convivência,
Pois encontrei a plenitude e a minha essência.
O espaço que antes pensava ser teu domínio,
Agora é ocupado por meus objetivos e amor-próprio, tão divino.

Tu, solidão, não és um adversário à minha frente,
Afinal, a inteligência que me foi atribuída sempre foi presente.
Ela apenas foi ignorada pela minha própria sombra,
Numa batalha entre razão e coerência, eu te despenho comida aos pombos, oh, sombra.

Prefiro nutrir meu ser com o alimento da verdade,
Alimentar a alma, buscar a felicidade.
Pois encontrei a sabedoria de me amar e cuidar,
E nessa guerra interna, minha luz começou a brilhar.

Não mais permitirei que a sombra me oprima,
Pois agora sou senhor da minha própria sombra.
Meu coração transborda de autenticidade,
E lanço meu amor-próprio ao vento, com serenidade.

Os pombos, símbolos de paz e liberdade,
Recebem a dádiva que é a minha sanidade.
A razão e a coerência estão em harmonia,
E a sombra se dissolve na alegria.

Nessa jornada de encontro com meu ser,
Descubro a verdadeira essência de viver.
Abandonando a solidão e abraçando o amor-próprio,
Desperto para a plenitude, num horizonte límpido.

Que a vida seja uma sinfonia de amor e autenticidade,
Onde a sombra não mais turve a minha claridade.
Em cada passo dado, eu me reconstruo,
E abraço a grandeza que há em mim, eu floresço.

Que a minha jornada inspire outros a seguir,
A trilha do amor-próprio, a rota do existir.
Abandonar a sombra, encontrar a verdade,
E viver plenamente, em total liberdade.

- [Magaiver Braga Santana] Pensadores livres

Inserida por Magaiverbraga

⁠O CONCEITO DE ALMA E DE ESPÍRITO

A Alma Humana é a parte subtil do Organismo Humano, com aspecto de Matriz Influenciável e essência de Consciência Variável, que emerge do Espírito Humano para construção e gestão do Corpo segundo Informações do Espírito e de fontes diferentes do Espírito.

O Espírito Humano é a parte subtil do Organismo Humano, com aspecto de Matriz Ininfluenciável e essência de Consciência Invariável, que emana do Supremo Espírito Cósmico para originar e orientar a Alma bem como criar, construir e administrar o Corpo.

Inserida por Amanciorego

⁠Aquilo que te faz sentir-se bem, faça!

Por que é tão complicado procurar ser feliz, temos bloqueios que se tornam barreiras para impedir para o que nascemos para ser, o sofrimento e os problemas fazem parte do pacote, e são necessários para nosso desenvolvimento espiritual. Mas porque insistimos tanto em não sermos felizes em nossas vidas? Nos apegamos a determinadas coisas que sabemos que é prejudicial para nossa felicidade, mas mesmo assim, é difícil separar destas mesmas.

Temos todas as ferramentas para fazer esta obra acontecer em nossa vida, mas insistimos que falta sempre alguma coisa. Sempre com uma desculpa ou um subterfugio para não realizar aquilo que precisamos. Parecemos crianças mimadas esperando sempre alguém fazer algo para nos alegrar.
Descubra que pode ser feliz independente de alguém ou situação, entenda que sua felicidade não depende de alguém. Eleve sua alto estima e brigue não pelos outros, mas por você mesmo em todos os sentidos. A vida nos ensina, pode chamar de egoísmo, talvez até seja, mas faz bem para a gente mesmo. Muitos querem ser felizes através de outras pessoas, de situações, de ocasiões, muito através das coisas materiais, achando que tudo gira em torno destes artifícios para se sentir feliz. Infelizmente a premissa não é verdadeira.

A felicidade, o bem estar está dentro de nós mesmos, a necessidade de aprender a reconhecer e ter o entendimento que somente nós mesmos somos responsáveis pelo que de bom ou de ruim leva nosso corpo e nossa alma a sentir este prazer de se sentir feliz.
Não devemos tolher o que nos faz bem, a vida foi feita para ser usufruída em sua totalidade e esplendor. Não devemos negar nossa vocação dada por Deus para sermos e termos a felicidade. Mesmo que não a sentimos plena e completa, porque neste mundo não temos condição e nem entendimento para compreender o que é ser realmente feliz.
Aquilo que te faz sentir-se bem, faça! Quer passear? Vai! Quer comer alguma coisa que te faz bem? Coma! Quer ter um relacionamento? Tenha! Mas jamais deixe de fazer ou adie o que te faz bem.

Nossa vida passa rápido, não temos a consciência do tempo, por mais que tentemos medi-lo, então o que fazer? Simplesmente viver e correr atrás de sua felicidade.

Inserida por marcelo-martins

⁠SABER
Mais que um saber orelhudo ou de olhadelas é preciso também subir-se ao saber mental para depois se poder entrar na ressonância intercomunicativa onde se possibilita o viver da vida ao vivo! É verdade que precisamos também de um pouco de superficialidade no dia a dia mas de maneira que o ruído da vida não destrua a riqueza que também a reflexão e o silêncio proporcionam. O contexto é importante mas insuficiente para decidir do nosso comportamento ou da nossa visão!

Inserida por antoniojusto

⁠Como nos destruímos tudo.

Temos o dom e a inteligência dada pelo criador para nos desenvolver em todos os sentidos. Somos dotados de inteligência e capacidade para fazermos grandes obras, grandes eventos, grandes realizações. Construímos civilizações, mudamos o mundo não é mesmo!

Homem altivo, raça superior sobre todas as outras, dono da verdade sobre todas as outras. Senhores do mundo... Infelizmente tudo isto é verdade, mas o que tivemos de fazer para alcançar tão alto posto neste mundo.
Somos humanos com certeza, superiores aos ditos animais irracionais, isto posto por nós mesmo. Vangloriamos de nossa raça ser superior, mas o que temos de tão especial assim?

Apesar de construir grandes coisas, destruímos tudo ao seu redor, não respeitamos nada, ganância, poder, dinheiro, tudo conta nesta hora. Menos o respeito ao próprio planeta que habitamos. Somos destruidores ao extremo com nosso ambiente, não valorizamos a natureza, fazemos pouco caso das necessidades de recuperação de imensas áreas degradadas pelo próprio homem.

A terra sangra, é rasgada, é explorada, tudo é tirada dela sem respeito e sem qualquer cuidado com seu futuro. Total falta de entendimento que este mundo também tem sua cota de esgotamento. Quantas belezas naturais destruídas em nome do progresso, quantas espécies de animais simplesmente extinguidas pela ganância humana. Somos totalmente alienados com nossa própria casa.

A degradação e o mal uso de recursos e áreas as vezes cobra seu preço em vidas humanas, quantas mortes poderiam ser evitadas se houvesse respeito ao próprio meio ambiente que estas pessoas vivem. O homem acha que domina a natureza, sendo que ele é apenas mais um elo neste grande mistério em que estamos vivendo. Pela nossa capacidade e inteligência, quando vamos entender que a preservação, o respeito a natureza se faz necessário até mesmo para nossa própria sobrevivência.

Muito se fez e faz, muitos estão tendo a consciência e o despertar para este dilema de nossa sociedade, mas muitos ainda estão cegos pelo dinheiro, pela ganância, por diversos interesses muitos deles escusos e mal intencionados. Que tenhamos a vontade de mudar e entender que dependemos desta mesma natureza que destruímos para nossa própria existência como humanos neste mundo.

Que nossa inteligência e capacidade seja revertida para que tenhamos um mundo melhor junto com toda esta natureza exuberante que foi dada como casa e lar.

Inserida por marcelo-martins

Os homens desejam a paz de espírito, mas poucos se dispõem à pagar seu dote.
Pregam pela cegueira, insistindo na maneira, obcecadas pelo seu próprio mote.
Abstraem, distraem, e por fim traem... seus mais íntimos ideais...
Estilhaçam plenitudes, entristecem em juventude e esbravejando se queixam não poder mais...
O que será do futuro?
Se pode esperar algo puro? Ou um destino duro?
A fé sustenta a carcaça, bastante surrada de experiência.
Mas a cada dia que passa, vemos a incerteza que entrelaça, numa gente que disfarça, que acredita na divindade, mas so se for homiziada na ciência...
Faz tua parte... ama, ajuda e reparte!
Faz o amor, como forma de arte!
Faz o bem, sem olhar a quem, que teu tesouro, há de encontrar-te!

Inserida por JeffersonTeixeira

⁠Somos uma máquina perfeita e não nos damos conta disso.

Na vida, seja em qualquer atividade que fazemos, precisamos de normas, regras para nos conduzir. Dar o Norte daquilo que queremos e precisamos fazer. Somos assim, é uma necessidade que está entranhada em nosso ser. Precisamos de direção, de que alguém ou alguma coisa nos apresente um caminho a seguir.

Nosso espirito e consciência são livres mas nosso cérebro infelizmente está preso a formar padrões de pensamentos para podermos decidir o que queremos. Ele precisa de que as informações que recebemos de todos os lados sejam avalizadas e transformadas nestes padrões de como vamos agir, pensar, falar. Dai talvez as explicações de como enxergamos e entendemos algumas situações que vivemos tão diferentes dos outros. Nossas diferenças de opiniões e visão de varias coisas ficam mais nítidas a partir deste padrão de nosso cérebro.

Somos uma máquina perfeita e não nos damos conta disso, estamos atrelados ao olhar para baixo, rasteiro, não levantamos a nossa visão para nada. Nos condicionamos a ter como regra de vida o olhar para as coisas sem valor real. Preferimos muitas vezes entupir nosso cérebro com coisas desnecessárias, prejudiciais e fúteis, na esperança de querer pensamentos, atos e direção de coisas boas, como podemos ter se só alimentamos nosso cérebro, nosso espirito, até mesmo nossa alma de forma errada e com porcarias.

O mundo nos oferece de tudo, saber avaliar que é o grande problema de muitos. A famosa frase “tudo posso, mas nem tudo me convém” é o resumo do que de real passamos em nosso dia a dia. Estamos sujeitos a tudo de bom e de ruim, e talvez por um impulso da própria natureza humana, sempre estamos atrelados ou inclinados ao lado negativo de muitas coisas.

Muitos sofrem por não ter o discernimento de ver o quão maléfico são certos hábitos, pensamentos e ideias que cultivamos em nosso interior. Mas querem ter atitudes nobres, bons pensamentos, se sentirem leves. Mas como, se o interior está sujo e cheio de teias de aranha que precisam ser retiradas. Necessário limpar a casa, deixar o sol entrar, retirar os trastes acumulados, ajuntar os lixos e botar para fora. Sem contar pessoas que carregamos juntos que nos fazem tão mal, mas por uma visão destorcidas, estamos atrelados a elas e ainda achamos está situação normal.

Que saibamos controlar nossos impulsos, nossas neuras, nossos pensamentos e nossas atitudes. Fácil não é nem tem porque ser. Mas é necessário se quisermos ter uma vida melhor e mais frutífera.

Inserida por marcelo-martins

⁠Que tenhamos a expertise do entendimento.

Somos a essência de nossos sonhos e verdades transformados em nossas atitudes para quem habita nossa esfera. Somos carne, sentimentos e alma voltados para o nosso crescimento e bem estar de quem nos rodeia. Somos a verdade de um Deus misericordioso e paciente conosco, que mesmo pela nossa pequenez e miséria, Ele na sua infinita bondade e amor nos presenteou a vida.

Porque muitos a jogam fora? Qual a necessidade de não ponderar sobre o que temos de mais valioso que é nossa própria vida. Que razão temos para não dar o valor devido a nós mesmos.

Egoísmo pensar assim? Acredito que não, a dedicação muitas vezes ao nosso próprio eu interior precisa ser encarada como uma preparação para nos tornarmos melhor, seja numa questão meramente física (para muitos o principal), mas sem esquecer a dedicação voltada ao nosso intimo, onde havendo um cuidado maior tomamos consciência de quem somos, o que somos, e porque estamos aqui. Com tudo isto, discernimos o nosso real contexto e conseguimos compreender se estamos bem, mais fortes, mais confiantes, mais amorosos. Confirmadas nossas expectativas sobre nós mesmos, aí sim passamos a externar aquilo que temos de melhor.

Que saibamos na realidade agradecer, primeiro ao criador de tudo isto e sua grandeza, em seguida a visão de reconhecer muitas vezes, que somos nós mesmos que nos curamos, ajudamos, crescemos com sofrimento e dificuldade, por que somente nossos maiores suplícios e dores ninguém mais conhece. Somos passageiros e observadores de nossas próprias vidas na verdade.
Que tenhamos a expertise do entendimento voltado a conhecermos a nós mesmos, com todos os nossos defeitos e acertos, nossas qualidades e outras nem tanto. Porque aos termos está consciência de quem somos, podemos e devemos colocar isto para quem convive conosco.

Que a essência de nossos sonhos nos transforme em pessoas melhores e mais felizes.

Inserida por marcelo-martins

⁠É isso que a raça humana não entendeu ainda.
Que no início depois de sermos o fruto, tornado árvore, florescermos e frutificarmos, temos o vigor e a vontade revolucionária.
Mas vem o sol e o vento, a chuva e a tempestade, caimos na terra, frágeis e sem reservas de vontade.
O esplendor da morte nos alivia com a tiragem do fardo. E aí o milagre!
Nos transformamos em nova mente.
Voltamos a nossa essência o inerente pó. Percebo tudo isto em minha mãe, pai, em todos os nossos ancestrais.
Nunca é o fim. Sempre foi novo recomeço. Entenda, que sempre foram novos ciclos.

Inserida por dalainilton

⁠Doce ilusão de que somos perfeitos e não falhamos.

A vida as vezes cobra coisas que não temos muita explicação. Somos pressionados por situações, por pessoas, por sentimentos, por atitudes. Cada um sabe sobre sua condição de absorver tais situações e resolve-las da melhor forma possível.

Na verdade, vivemos sobre um fio de navalha, que a qualquer momento podemos nos ferir e ferir alguém com nossas atitudes, pensamentos e opiniões. A falta de compreensão e entendimento reflete muitas vezes a degradação e porque não dizer, o rompimento e quebra de sentimentos, amores, amizades, seja em que contexto for.

Muitas vezes nossas relações, familiares, amigos e amor, sofrem grandes abalos com palavras e atitudes impensadas e mal executadas, onde o resultado é a descrença, o descrédito, o afastamento por definitivo.
Como se policiar quanto a isso? Como não chegar a este ponto em nossas relações?
Nunca foi fácil e nunca será a convivência entre as pessoas, não importando o contexto que estamos envolvidos. Sempre seremos movidos por sentimentos bons ou ruins, por palavras boas ou, mal proferidas, por atitudes nobres e outras nem tanto. Sempre haverá sentimentos contraditórios e que não compreendemos. Nunca deixará de haver pensamentos que em nada ajudam a si mesmo ou aos outros. Somos humanos, somos sujeitos a toda sorte de desvios e falhas. Doce ilusão de que somos perfeitos e não falhamos. Sendo que se fizermos uma avaliação criteriosa, vamos descobrir que falhamos conosco e por consequência com as outras pessoas.

Resumindo, precisamos aprender a conviver e compreender nossas deficiências e qualidades, ter entendimento do que somos, de como pensamos e de como agimos com pessoas e com situações que vivenciamos a cada novo dia de nossa vida.

Somos egoístas, prepotentes, arrogantes (vai negar ou aceitar), por que esta é a realidade deste mundo e suas consequências para quem está nele. Não importa quem seja, todos temos nossos lapsos de valores e pensamentos, somos imperfeitos e nada podemos fazer sobre isso.

O que cabe a cada um de nós é termos consciência de nossas falhas e procurar senão, sana-las, pelo menos amenizar seus efeitos sobre nós mesmos e em quem convivemos.

Não faça e não permita que se faça aos outros aquilo que você não deseja pra si mesmo.

Inserida por marcelo-martins

⁠Como somos afetados por pequenas coisas.

A vida e suas artimanhas muitas vezes nos levam a sermos aquilo que não queremos e muito menos desejamos. Por diversas circunstancias, muitas vezes aleatórias e que não esperamos, modifica todo nosso ser, nossos pensamentos, nossa forma de agir.

Como somos afetados por pequenas coisas, seja por palavras, atos, sentimentos, tudo está inserido em nossa forma de viver, sofremos a consequência imediata te tais situações.

Situações corriqueiras e sem nem mesmo esperar são capazes de alterar nossa paz, nosso controle, nossa tranquilidade. Somos todos suscetíveis a alteração em um ambiente de trabalho, de nossa casa, de nosso cotidiano em geral.

Segurança na verdade não temos nenhuma, nem física e muito menos em nossos sentimentos, pensamentos e ações que tomamos. Muito se fala em ser sempre decidido, capaz, consciente, mas dependo do que ocorre somos desmontados de toda esta certeza e capacidade.

Acredito que nesta fragilidade esteja um grande segredo que é nossa capacidade de reverter e passar por tudo que nos atinge tão forte. Diversos fatores contribuem muitas vezes para nos tirar do centro, mas como sempre, Deus nos capacita a passar por tudo isto que nos atinge.

Dizem que a vida é uma caixinha de surpresa, pode até ser, mas de surpresas vivemos a cada dia de nossa vida, na verdade não temos controle e nem direção de nada sobre diversas situações por que passamos diariamente. Tudo é dado e tirado com a maior facilidade dentro do nascer do sol ao seu alvorecer, somos testados todo tempo, somos colocados a prova a cada segundo de nossa vida.

Talvez nestas situações por que passamos, esteja o real significado de uma vida. Somos expostos aos mais diversos problemas da vida e temos de aprender a solucionar, entender e tirar o melhor de cada problema que se apresente a nossa frente.

A consciência de nossa existência passa pelas adversidades. Na dor, no sofrimento, nas algures da vida encontramos a real oportunidade de sabe entender o que é a essência da vida e porque temos de lutar para o real significado de estar vivo e por consequência sermos felizes.

Inserida por marcelo-martins

⁠A Honra ao Espiritual,aos elementos do campo sútil e a Honra à matéria. Oequilíbrio de se entender cada mais o sútil, de se (Re)Conectar ao Espiritual ao mesmo tempo em que se Honra o viver a Realidade atual.
E cada vez mais equilibrado sobre esses paradoxos, mais se entende que ambos são o mesmo.

Inserida por Jessveroneze

⁠"Somente quando você "tira o foco" de si mesmo e lembra-se de que faz parte de uma consciência maior unificada, você permite que seu corpo, mente e alma possam experimentar uma interconexão total, centrada no espírito, e a verdadeira integração com o Todo.
- Flávia Filgueiras

Inserida por flaviafilgueiras

⁠Dicotomia - Anestesia da Alma
Somos Animais capturados pela cultura, nos debatendo em grades, nos encarcerando em busca de segurança.
A dor maior é apostar nessa racionalidade, ao invés de nos aliar a nossa natureza interior.
Nossos instintos essenciais sao anestesiados, para sobrevivermos em um sistema que nos escraviza.
Nossa alma grita e pede socorro. O mundo implora, Salve-me!

Inserida por paula_ingrissy

⁠A crise de identidade e de propósito vem do Ser espiritual que é sufocado, aprisionado, condicionado e que aos poucos morre em vida.
O desejo do coração é onde está a essência, pureza e inocência. É somente lá que está a verdade.
O resto é ilusão do ego, do orgulho, das limitações da mente, que nos separa do equilíbrio tão difícil de adquirir aqui, nesse mundo.
Um mundo de muitas cobranças, não minhas, não suas, mas de um sistema que produz seres multilados, incompletos, emocionalmente em colapso, pela resistência de decodificar o próprio Ser.
Um processo doloroso que se torna um prazer ao ser desvendado.
Difícil é se escolher.

Inserida por paula_ingrissy

O que você realmente é transcende as formas, os nomes e os sentidos.⁠
Está sob todas as coisas, puro, equilibrado e eterno.
Sem esforço e em silêncio é conhecido.
Por ser nada, é tudo.
Por ser tudo, é um.
Seus olhos estão em tudo e todos, ao mesmo tempo.
Nada escapa da sua presença.
Sua vitalidade é infinita.
Seu amor é incondicional.
Sua misericórdia é eterna.
Seu conhecimento é incognoscível.

Inserida por lovant