Textos sobre a Consciência

Cerca de 1900 textos sobre a Consciência

⁠A Verdade do Ser.
Percorrer, desenvolver, elaborar,
Trabalhar em busca de algo a alcançar.
Que saco está aqui, nesta rotina sem fim,
Quando tão somente desejo contemplar, sentir, enfim.
Apreço a beleza que o instante traz,
Experienciar o mundo, deixá-lo me tocar,
Pois na simplicidade de um momento sincero,
Encontro a essência do que é verdadeiro.
A loucura da vida vem com sua expansão,
Nos levando além da nossa compreensão.
Paradoxalmente, ao nos perder de nós mesmos,
Descobrimos quem somos, nossos próprios refletores internos.
Que possamos mergulhar na vastidão do ser,
Reconhecer nossa alma, aprender a viver.
Na busca incessante, na loucura do existir,
Reside a verdade que nos faz resistir.
Paula ingrissy

Inserida por paula_ingrissy

⁠Pro-MSA
‎Programa de Melhoria da Serenidade pela Atenção

‎UNIDADES TEMÁTICAS DO Pro-MSA

‎1. AUTOCONHECIMENTO

‎1.1. Diferença entre Autoconhecimento e Autoconsciência. Conceito prático de Pessoa, Mente, Consciência, Corpo, Sujeito Homem e Vida.

‎1.2. Componentes de uma Pessoa: Elementos (Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo), Processos (Circulação sanguínea, Respiração pulmonar, Formação da urina) e Fenômenos (Sensações, Pensamentos, Emoções, Sentimentos e Intuições).

‎1.3. Tipos de Pessoas: Diferença entre Pessoa Simples ou Singular (formada por um Sujeito Homem) e Pessoa Composta ou Coletiva (formada por dois Sujeitos Homens).

‎1.4. Tipos de Sujeitos Homens e Arquétipos Humanos. Descrição do Arquétipo Pessoal.

‎1.5. Faculdades do Sujeito Homem (Movimentar, Sentir, Pensar, Atenção, Perceber, Refletir, Imaginar, Intuir, Criar). O Sujeito Homem como Gestor do Organismo. Projeto Pessoal de Existência.

‎2. MÉTODOS DE MELHORIA DA SERENIDADE PELA ATENÇÃO

‎2.1. Características, factores e consequências do estado de Agitação e de Serenidade.

‎2.2. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método ESP (Escuta do Som dos Pássaros).

‎2.3. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método OFO (Observação dos Fenômenos do Organismo).

‎2.4. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método MIA (Mergulho na Imensidão do Ar).

‎2. 5. Características, Vantagens, Desvantagens e Prática do Método VOP (Visualização de um Objeto abaixo dos Pés).

‎3. CRIAÇÃO E PRÁTICA DO MÉTODO ADEQUADO

‎3.1. Criação do Método Pessoal Eficaz.

‎3.2. Evolução e Adaptação do Método Pessoal Eficaz.

Inserida por Amanciorego

⁠TEMA:

‎PESSOA versus ROBÔ HUMANOIDE: Uma análise comparativa estrutural e funcional

‎QUESTÃO DE ANÁLISE:

‎Quais são as diferenças e semelhanças na estrutura e no funcionamento entre uma Pessoa e um Robô humanoide?

‎SÍNTESE:

‎Pessoa é um Organismo Humano. Uma Pessoa é composta por cinco elementos, nomeadamente, Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo; numa Pessoa ocorrem Processos Vitais como Circulação sanguínea e Respiração; numa Pessoa ocorrem Fenômenos Sencientes como Sensações e Emoções.
‎A Vida constrói e mantém o Corpo vivo desde a fase em que a Pessoa se chama Zigoto, o Sujeito gere o Corpo, a Consciência define as atitudes do Sujeito, a Mente define os comportamentos diários do Sujeito, o Corpo define o físico e as habilidades do Sujeito.
‎O Corpo de uma Pessoa é de Células vivas, organizadas em Órgãos e Sistemas de Órgãos, e Matéria Orgânica.
‎O funcionamento de uma Pessoa é através das ações da Vida e do Sujeito, dos Processos Vitais e dos Fenômenos Sencientes; as ações de gestão do Corpo pelo Sujeito se baseiam no perfil da sua Consciência e da sua Mente; o Sujeito recebe estímulos e reage ou age em função dos estímulos através do seu Corpo com base sobretudo na sua Mente que são Informações ou Instruções adquiridas nas suas interações sociais gravadas e fluentes em impulsos elétricos na rede de neurónios do Corpo habilitando o Corpo; o Corpo do Sujeito também pode reagir em Atos Reflexos sem participação consciente e voluntária do Sujeito.

‎Robô Humanoide é um Organismo Máquina. Um Robô Humanoide não tem Vida nem Sujeito nem Processos Vitais nem Fenômenos Sencientes; mas tem Softwares Operativos que correspondem à Consciência, tem Softwares Aplicativos que correspondem à Mente, tem Corpo de Matéria Inorgânica sobretudo de natureza metálica, siliciosa e plástica.
‎Assim, um Robô Humanoide é essencialmente um Corpo ou Dispositivo composto por Estrutura ou Chassi que é a base física correspondente ao Esqueleto, Atuadores responsáveis pelo movimento e correspondentes aos Músculos, Sensores que percebem o ambiente recebendo informações e correspondem aos Órgãos dos Sentidos, Controladores que processam informações e enviam comandos e correspondem ao Sistema Nervoso em Atos Reflexos ou ao Sujeito em ações conscientes voluntárias, Fonte de Energia que fornece a eletricidade e corresponde aos Impulsos Elétricos e ao ATP ou Adenosina Trifosfato, Softwares responsáveis pelas ações do Robô e correspondem à Consciência e à Mente; num Robô Humanoide ocorrem fenômenos electrónicos através dos circuitos eletrônicos.
‎O funcionamento de um Robô Humanoide é através das atividades dos Circuitos Lógicos Programados com Softwares ou Algoritmos ou sistemas de inteligência artificial, os circuitos eletrônicos correspondem às redes de neurónios onde fluem impulsos elétricos contendo informações ou instruções ou Algoritmos que garantem os Atos Reflexos do Corpo Robótico.

Inserida por Amanciorego

⁠Mantra do Hinário Visão Neutra

[intro]

(Verso 1)
Caminho firme, alma desperta,
Respeito o mundo como ele é.
Não julgo o passo de quem erra,
Ofereço amor com lucidez.

(Verso 2)
Meu peito é casa de esperança,
Abrigo pra quem quer renascer.
No silêncio da mudança,
Eu escolho compreender.

(Refrão)
Amor que não pede troco,
É chama que acende no olhar.
Sabedoria no pouco,
Empatia é meu jeito de amar.

(Verso 3)
Eu abraço o claro e o escuro,
O riso e a dor que vem do chão.
Sou rio livre, sigo puro,
Sem prisão, só compaixão.

(Ponte)
Não há razão pra dividir
O que nasceu pra acolher.
O amor se torna um sentir,
Escolher e entender.

(Refrão final)
Amor que não pede troco,
É chama que acende no olhar.
Sabedoria no pouco,
Empatia é meu jeito de amar.
Meu amor é luz do coração,
É consciência em expansão.
(Letra de Paulo Cid)

Inserida por visaoneutra

⁠Habitar-se é um tipo de exílio sagrado!
Sinto como se não tivesse sido feito da mesma matéria dos outros.
Minha infância era um espelho embaçado,
onde ninguém parecia me reconhecer.
E compreensível ou não, as vezes ainda carrego a mesma sensação,
como se o mundo me oferecesse moldes
que nunca abrigaram a forma da minha alma.
Tudo em mim
sempre foi um pouco desalinhado,
como se eu dançasse um ritmo
que só meu peito escutava.
Descompassado ou não, era o espetáculo que eu entregava - sem holofotes,
Sem plateia, somente a alma.
Nunca vi como os outros viam.
O mundo me parecia um palco deslumbrante e distante
e eu, um espectador melancólico,
sentado à beira do próprio abismo,
tateando sentidos com olhos em carne viva.
Ainda assim,
sempre que alguém cruzava o meu destino,
eu me doava inteiro!
Sem reservas,
sem cálculos,
sem planos de fuga.
Investia o que em mim era força,
o que era luz,
e até o que eu sabia que me faria falta depois.
Porque amar, mesmo que em ruínas,
é para mim,
uma das formas mais sinceras de tocar a vida que se deseja.
Mesmo que por um instante,
eu me permitia vibrar naquela realidade sonhada!
Ali onde o toque era cura,
a presença era templo,
e o “agora” … bastava!
Mas depois do “até logo”,
a maré me levava de volta à margem de mim.
Fechava os olhos ao mundo
e encarava, no escuro,
as rachaduras que ninguém via.
Tentava, com as mãos nuas,
tapar os vazamentos da alma,
ainda que tudo escorresse pelas frestas do silêncio.
Às vezes parecia inútil.
Às vezes era mesmo.
Mas nunca deixei de tentar.
Nunca deixei de viver com tudo que carrego.
Porque, mesmo nos dias em que a existência dói,
ainda creio que viemos experienciar a vida!
E por inteiro!
Não só o riso,
mas também o pranto,
o vazio,
as perguntas que giram sem respostas, nem repouso.
Creio que todos os dias são bonitos.
Mesmo os que machucam,
os que confundem,
os que silenciam demais.
Bonitos porque existem,
porque me atravessam a alma,
e sobretudo, me ensinam!
Alguns chegam com flores,
outros com pedras,
mas todos me convidam a sentir.
E em todos,
me mantenho aceso.
Contudo, alguns são apenas sobrevivência,
tormenta mental sem fim triunfante,
um salto visceral para os corredores mórbidos das camadas que me compõem.
E então compreendo, em silêncio:
as partes que em mim se partiram
não pedem camuflagem,
pedem reconhecimento.
Como ensina o Kintsugi,
não é preciso ocultar a rachadura -
é nela que o ouro se deposita.
É o que rompeu que revela,
é o que feriu que desenha
a cartografia exata do que sou.
E talvez, a beleza mais honesta
não esteja na perfeição preservada,
mas na imperfeição assumida
e transformada.
Porque habitar-se é um exílio, sim,
mas é também a única forma
de não se perder
no mundo dos que jamais se permitiram sentir demais.
Nem sempre por vontade,
às vezes só por não caber em lugar nenhum.
E quando não se cabe,
volta-se.
Para dentro, para perto,
para algo que ao menos ecoe,
para onde a existência faça algum sentido - mesmo que breve.
É ali, nas entrelinhas do sentir e do viver,
no ateliê invisível do tempo,
que acolho meus cacos com reverência
e os ressignifico em arte —
não para esconder a dor,
mas para deixá-la visível,
abrilhatada com ouro,
com presença e vida.
- Por Daniel Avancini Araújo

Inserida por DanielAvancini

⁠Qual é o papel de um educador?
Oferecer aos estudantes, total acesso à todas as narrativas possíveis no que diz respeito às questões da sociedade na sua complexidade política, cultural, social e econômica.
A partir desse movimento do educador, cada ser vai fazer as conexões dessas informações ofertadas com as suas inteligências múltiplas, e com isso será capaz de construir a sua própria liberdade, pautado numa consciência crítica com relação ao tempo e ao espaço, tomando sobre os seus ombros a sua própria responsabilidade enquanto sujeito histórico, participativo e decisivo na sua individualidade e na coletividade como um todo.

Inserida por pedro_de_alexandre

⁠O meu sensorial está se subordinando à razão.
odeio tudo isso ,
os pensamentos são revisados pela verossimilhança da consciência, que quer interagir no mundo das ideias.
Fujo dessa realidade concomitante na necessidade em tê-la, ela me humilha mostrando sua superioridade, seu poder sobre mim e me vejo mais uma vez a segui-la.

Inserida por jennifernunes

⁠Nesses novos tempos de silêncio,
Nunca se está totalmente vazio,
O entretenimento acompanha,
Enquanto as redes sociais só assanham,
Ampulheta vazia,
Se conta,
Se cria,
Tanta coisa e realmente nada,
Tudo se acaba,
Finda e se reinicia,
Na velocidade da luz,
Em meio a escuridão do universo do ego...
Só nego.

Inserida por LeticiaDelRio1987

⁠Você só pode fazer por você, e quando você faz por você, você faz pelo universo, e quando você faz pelo universo você faz por "TUDO" ou o "TODO", e quando você faz para o TODO ou o "PAI" o PAI lhe devolve centuplicado através de TUDO (Tudo é o Todo o Pai, tudo é uma pedra, uma planta, um inseto, um animal, pessoas, pensamentos, imaginações e sentimentos), ilumine-se e estará iluminando todos.
Kairo Nunes 05/01/2021.

Inserida por KairoNunes

⁠O tempo ...
Ah, o tempo!

Este fio que separa os espaços,
Segue na linha irreal do relógio.
Ensina, molda, testa e surpreende.

Tempo, realidades e percepções.
Todos alterados.

Egos egoistas, consciências vazias, conclusões.
Todas erradas.

Vem o tempo corrigindo, mostrando realidades, trazendo percepções, nos levando à essência.

À essência abandonada pela pouca consciência do tempo, do espaço, do real, do universal e da unidade.

Namastê!

Inserida por cecilialemos

⁠Aquele que pertence ao universo

Hoje nos abate uma solidão, com sua veloz capacidade de nos tirar da ilusão.
Não menos importante, a desilusão.
Vivemos em nosso tempo, apegados ao passado, trancados
Ou será que trancamos?
Inevitável o despertar, doloroso sim!
Porém necessário.

Deus, o Universo está girando em torno de nós
ou nos que iramos nele? dentro dessa esfera que borbulha de vida, essa energia contagia
a mim,
a todos,
deixo aqui meu breve e singelo suspiro,
como se assoprasse dentro de um pote de areia,
essa breve nuvem que se forma, cria consigo, peças imaginárias.

Será que nós fomos feitos apartir disso?
Simples suspiros em areias do universo, que após uma breve nuvem se juntaram e formaram a terra?
Não saberemos,
mas a mim pertence o poder de respirar,
respirar essa poeira, que contem tanta energia que é capaz de criar planetas.

Ó poeira tão poderosa, podes fazer por mim algo mais?
Enfrento um turbilhão de ideias e pensamentos, que comigo só, se transformam em ansiedades e desespero… O que faço com tal poder… poderias me ajudar?
Serei eu refém desse turbilhão para sempre?
Ou será que apenas um pouco da sua sabedoria me acalmaria?

Respiro…
Inspiro…

Pareço absorver metade do que posso, a outra metade é impedida pela angustia.
Ó poeira estelar que cria o universo, com sua magestosa energia, poderias me ensinar algo?

Respiro…
Inspiro…

Eis aqui a comunicação com o sábio, com o Divino,
Está entregue a suas mão o poder.
O poder de transformar a realidade,
O pote de areia está em suas mãos agora,
Criei, Recriei,
use a imaginação, veja como essa poeira pode ser moldada,
Assopre-a mais uma vez e veja que a breve nuvem que se forma é diferente das outras.

Junte os pequenos grãos de areia,
Forme agora o seu futuro, come se formasse um pequeno castelo na praia.
Estás pronto - diz o Universo - Agora sabés que o que vem de mim forma você e todo o universo!

Inserida por lucasprimolemos

⁠LEBERTEM A PAZ

A paz,
Toda paz,
É sempre paz,
Quando mãos se unem,
E num apelo de amor
Trabalham em comunhão,
Em favor daquele irmão
Que não sorri.
O sorriso,
Todo sorriso,
Que vem da paz.
Toda paz,
Que um dia o homem
Trancou em seu coração,
E se esqueceu de dizer:
'EU TE AMO"
Para quem precisa.
Para aquele que sofre.

1986.

Inserida por MaxileandoLima

⁠Olá!

Essa força existe em seu pensamento ou melhor dizendo, em seu subconsciente. Sim. Mas, para tê-la em seus dedos, é preciso torná-la concreta, palpável. Algo externo pode até ajudar a conseguir isso mas é você mesma que consegue abrir os ferrolhos desta porta e começar a usufruir desta força.

Na verdade, cada coisa que se faz diariamente vai dando forma ao que se quer. Não adianta precipitar. Vai vir. Vai fazendo que vem. Sua determinação é sensacional e isso já é um caminho na busca do que se quer.

Inserida por RomarioGoncalves

⁠Sejam conscientes
E libertem_se da escravidão

São anguessugas
E querem que vocês se danem,
Se lasquem, fiquem na miséria e com fome... Que todos fiquem pobres, famintos, Sintam_se desgraçados, humilhados e envergonhados da sua própria nudez, da sua impotência, da sua ignorância e sinta_se miseráveis...
Que precisam de ajuda e de amparo de um "ser" que os salvem dessa destruição...
_ Ha! Há! Ha!...
Assim é que eles conseguem arrebanhar todo os países, continentes e o mundo... Com medo, desesperados, sem emprego e sem comida...
Sim... Aquele "super homem" que surgir para salvá_los: vai ser idolatrado, contemplado e vão trabsformá_lo em um Deus...
Mesmo que ele só ofereça esmolas, bolsas de tudo o que vocês imaginam: a
Até de esmolas e farinha com água...
Vão servi_los de joelhos...
Amém!...
Libertem_se...
Paz no coração!...

Inserida por PeregrinoCorrea

Ano novo

⁠Na virada do ano
Deixem o universo lhe tocar
Dancem a valsa do amor
Da luz do criador
Quando você libera a sua luz
Sua ressonância vibra
Desperta o cosmos
E ele
Olha para você
Penetra em teu ser...
Você e o todo
O Eu Sou
Uma única canção...
Música
Som
Vibração
Voz de Deus na criação
É energia
Ciclos sem fim
Toca em você
No UNIVERSO
Na humanidade
Reforça a imunidade
Em todos
Em mim...
Rotações que nos faz delirar...
Frequência de luz
De amor
Paz
Beleza e gratidão
Explosão de pura realização
Bondade
Emoção
Por isso
Todos nos envolvemos
Com melodias
Sinfonias
Tonalidades
E canções...
Pois faz refletir
Toca na alma
Vibra todo o ser
O não ser
Uma tremenda
Inspiração...
Mexe com as células
As moléculas dançam
Pulam de emoção
Em cristais lindos se formam
Quebrando o gelo
Nos faz levitar
Voltamos a curtir a vida
A ser feliz
E a se amar
Iuhuuuuu.
Felicidades sempre.
Você nasceu para ser feliz
Para viver
Ser feliz 💝
E Amar
Dancem no ritmo de vossos 💝❤️💘💐

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠Amigos do coração ❤️

Escutem aqui!...

Psiu!... Você também!...

Todos nós já estivemos juntinhos...
Pozinhos de Deus...
Somos a respiração
E os átomos que saíram
Do primeiro sopro do Criador...

Só estamos separados por digitais ..
Meus amado irmãos!...💖

Por isso essa atração fascinante
Esse grude gostoso
Com gostinho de sempre
Querer ver
Olhar
Curtir
Dar um alô
E de estar sempre enviando
Mensagens
Mesmo que seja
Só um oi!...

Bom de mais.
O legal disso tudo é o carinho
A gratidão o respeito
Que A consideração
Isso A felicidade a emoção
Nos O prazer
Provoca O amor e a satisfação
E nos motiva.
Bom de mais ter você
Na minha vida,viu!
Estamos juntos novamente 🙏😚😃
Unidis, grudados e empoeirados KKK
Com o pozinho do Universo
Da graça, da amizade e do amor!...
Felicidades sempre 🙏❤️🙏

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠Ei,
Você que chegou até aqui,
Agora.
Que estava buscando algo na internet,
Que alimentasse o seu coração e a sua alma
Para fazer você feliz
Escute só:
Vou deixar uma palavra para o seu coração ❤️

Você quer ficar quietinho, pensativo no seu cantinho e com o seu silêncio interior...
Faz isso mesmo...
Vou falar uma coisa:
_ Você vai se amar de verdade!...
É uma paz tão gostosa que você entra totalmente na sua essência e vê, que toda a sua felicidade estava ali: esperando a sua chegada para te dar um grande abraço e te relembrar que você nasceu para viver...
Fica na sua mesmo...
O importante é esse reencontro dentro de você... Sem o lá fora: o mundo... Você com você, em seu silêncio e descobrindo a grandeza que tem dentro de ti...
Se ame, se valorize e se permita viver de verdade: sendo você mesmo, sem ter que interpretar para os outros o que não é, e o que na realidade: é um teatro onde só você é a plateia... E quando a sua interpretação é falsa e sem sentido: você não gosta da sua atuação,se sente infeliz, vive uma eterna solidão e não se aplaude...
Traga do seu âmago a sua verdadeira luz, deixe brilhar o que você realmente é, e não se importe com que os outros vão achar... E se porventura se afastarem de você:
Não liga, não!!!...
Aqueles que permanecerem contigo é quem você deve dar valor... Muitos se encostam naqueles que tem dinheiro, fama ou alguma importância para a sociedade... Mas se os que ficarem ao seu lado não estiver nessas categorias... De novo:
Não liga, não!!!...
Amigos de verdade são daqueles ricos na alma e com tesouros valiosos: de amor e gratidão no coração!...
Se desperte para a vida, para você e valorize...
VALORIZE mesmo... Tudo o que você tem. Porque é seu, te pertence e faz parte do seu presente..
Busque esse reencontro, em seu silêncio interior
P
A
Z
E deixa Deus atuar na sua alma, te revelar a beleza da vida e dizer o quanto te ama e quer ver você ser feliz aqui nessa vida...
Vem comigo, aceita essas palavras e deixe ela fluir em teu ser, em teu querer e em teu viver...
Bom, né!... Sentir esse abraço gostoso, esse afeto e esse aperto de mão 🤝
Só mais uma coisinha, viu!!!...
Se depois disso tudo, ainda se sentir triste e com dor no coração: faça uma oração, medite profundamente nas palavras de Jesus... Porque esse sim: zela por você, te resgata da solidão e passa a fazer morada em seu ❤️.
Seja feliz minha amiga e meu irmão 😃
A vida é bela, vale a pena viver, ser feliz e amar.
Paz no coração ❤️
Felicidades sempre 🙏🙌😊
EU TE AMO!...
E quero ver você feliz!
Seja feliz com Jesus no coração ❤️

Inserida por PeregrinoCorrea

Somos seres especiais

⁠Nós somos
A centelha divina,
De luz,
Aqui na terra...
Não precisa ninguém nos acender...
Basta ter fé
Acreditar...
Todos possuem
Essa chama divina
Essa brasa
Essa paz
Esse amor,
Em suas vidas...
Penetrando em nossa essência
No íntimo
Do nosso ser...
Vamos sentir esse calor
Esse valor
E essa gratidão
Que nos chama
Para renascer
Germinar
Florescer
Todos os dias,
Sempre
E Eternamente
Amém 🙏🙌♥️♥️🤗

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠“O nitrogênio em nosso DNA, o cálcio em nossos dentes, o ferro em nosso sangue, o carbono em nossas tortas de maçã... Foram feitos no interior de estrelas em colapso, agora mortas há muito tempo. Nós somos poeira das estrelas”(Carl Sagan)
Creio que este trecho de Carl Sagan tem algo de sagrado em sua mensagem implícita, pois nos lembra que não somos uma realidade apartada e distinta do Universo, mas sim que somos o próprio Universo, e guardamos em nós toda a grandeza universal e o brilho de lucidez que é inerente a essa grandeza, ainda que a maioria de nós prefira recolher- se à segurança e insignificância do “humano”, chafurdando no erro e no engano. Explico-me: se mais da metade de nossos corpos é composta por água, e sendo a formula da agua H2O, dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, significa que a maior parte de nosso corpo é formada por hidrogênio, a mesma substância que compõe o Sol e as demais estrelas. De certa forma, somos todos pequenos sóis, somos todos feitos de matéria solar, somos todos luz. Extrapolando esse entendimento, somos feitos das mesmas substâncias que compõe as estrelas, os planetas, os cometas e os asteroides, cada um de nós é uma pequena porção de Universo estruturada em carne, ossos e sangue, ao longo de milhões de anos de evolução; na nossa finitude carnal, somos todos herdeiros efêmeros do Infinito e da Eternidade; somos todos acordes momentâneos da sinfonia universal, sem começo e sem final. Apenas esse simples raciocínio é suficiente para que todo humano considere a si mesmo como um eleito único, responsável e intendente de uma parte da criação infinita onde residem, momentaneamente, nossa consciência e individualidade; cada um de nós recebeu governança sobre uma fração minúscula do Universo para exercer sobre essa fração os dons da Criação, para dar continuidade ao movimento universal que impele fluxos de energia e matéria em contínuos processos de combinação, diversidade e unidade. Em nossos universos pessoais, somos responsáveis pelos movimentos de nossos sentimentos, pensamentos e emoções sobre os outros e sobre nós mesmos. Observando a dinâmica universal, percebemos que há ordem, movimento e equilíbrio no movimento dos astros, que se organizam em uma sincronia perfeita de orbitas, rotações e trajetórias, mas poucas vezes se vê essa dinâmica se reproduzindo nos universos individuais que somos todos nós que, quase sempre, são preenchidos com dúvida, suspeitas e incertezas sobre nós mesmos e sobre os outros. Preferimos quase sempre nos definir como “humanos”, que seriam seres contraditórios por natureza, com corações e mentes feitos de amor e de sombras, crentes que somos os escolhidos para reinar sobre o planeta, consumindo-o até o limite da Natureza e guerreando uns contra os outros por ideologias, crenças e filosofias de vida que deveriam nos elevar acima da condição de homens-fera. Longe de exercer os dons da criação, muitos “humanos” sofrem com medo, ganância, egoísmo e vaidade, desenvolvendo apetites antinaturais para amenizar a dor existencial em que estão imersos, pouco importando se para isso irão privar o próximo de sua dignidade, autoestima, moradia ou alimento. Os assim intitulados “humanos” seriam criaturas infelizes, destinados a serem vítimas dessa natureza contraditória, calcinados em um holocausto nuclear, não sem antes massas famintas e enfermiças disputarem as últimas migalhas de pão e as últimas gotas de água sobre um planeta nu, dilapidado e moribundo. Chegado é o tempo em que o “humano”, assim definido, deve ser substituído pelo “universal” pois, a partir do momento em que cada homem se reconhecer como uma fração do universo infinito e eterno, não sentirá medo, pois saberá que ele mesmo é um ciclo sem começo e sem final; não sentirá ganância, pois saberá que nunca haverá ausência ou excesso do seu sustento; não sentirá egoísmo, pois reconhecerá no próximo a continuidade de seu universo pessoal e do Grande Todo; e não sentirá vaidade, pois será parte de toda a imponência e perfeição universais, tendo o brilho da criação em cada gesto e palavra. Que possamos na medida de nosso limitado entendimento apreender essa lição e, no tempo de nossa evolução, reconhecer que todos somos luz, e que essa luz ilumine cada canto obscuro do “humano”, extinguindo todos os nossos tédios, ódios, angústias e culpas.

Inserida por IwaoCelso

⁠a possibilidade de elevação da capacidade crítica da população confronta muitos interesses, de modo que certas disciplinas críticas ligadas às ciências humanas – como é o caso da própria História – tornam-se por vezes indesejadas no currículo escolar, particularmente nos governos ditatoriais, nos estados de exceção, e nas economias em que se tornou extremada a exploração do trabalhador através de salários baixos e condições opressivas. Mais do que o aprendizado mais simples de “conteúdos de história”, incomoda a estes interesses, sobretudo, que nos alunos dos níveis fundamental e médio sejam estimuladas a ‘consciência histórica’ e a ‘capacidade crítica’. Cidadãos conscientes são homens e mulheres capazes de lutar pelos seus direitos e de lutar por melhores salários e condições de trabalho. Leitores críticos - capazes de decifrar textos ou de entender o que está por trás das distorções discursivas, da liberação seletiva e acrítica de algumas informações, do ocultamento de outras, da exposição de discursos descontextualizados, das manipulações de toda ordem - são homens e mulheres que não se deixam conduzir alienadamente. Ter consciência histórica é não apenas compreender melhor o passado, mas também perceber com maior acuidade e acurácia as possibilidades que oferecem para trilhar o futuro. A História conscientiza, proporciona capacidade crítica, fortalece identidades que nem sempre são as desejadas pelos poderes políticose econômicos dominantes. Entende-se por que a História costuma ser tão ameaçada nos sistemas ditatoriais, opressivos e superexploradores.

[extraído de 'Seis Desafios para a Historiografia no Novo Milênio'. Petrópolis: Editora Vozes, 2019].

Inserida por joseassun