Textos sobre a Consciência
A fonte da sabedoria está em uma palavra "Questionar", questione tudo, você é o questionador, e só você tem a resposta, esse e o início, e quando a sabedoria lhe aflorar não haverá mais perguntas, você compreendeu que tudo é perfeito caminhando da perfeição à perfeição.
Kairo Nunes 27/01/2024.
O despertar vem, e com ele muitas mudanças internas capazes de virar a nossa vida de cabeça para baixo, e lá em baixo é jogado no chão todo o peso da alma, o peso dos traumas, dos medos, da cobiça, do ego...
Então nós nos deparamos só, sem amigos, sem amores, sem ninguém do lado.
Nesta hora vemos quem realmente somos.
"Finja estar fraco e seu inimigo se tornará arrogante e negligente.Sun Tzu"
No momento de maior fracasso vemos também quem realmente é aqueles que sempre estiveram ao nosso lado, você se sente abandonado, você verá toda a falsidade estampada, todas as mentiras escancaradas.
E quanto mais fraco você estiver, ou demonstrar estar, mais você verá.
O fracasso vem e quebra as almas pequenas e engrandece as grandes, assim como o vento apaga a vela e atiça o fogo da floresta.
Somos o campo de ponto zero de Deus
Está tudo em nós
A mente universal
Nos envolve por completo
Sinta esse pleno poder
Que nos chama para recriar
Uma nova vida
Um renascer
Uma nova atmosfera planetária
Maravilhoso!...
Esplêndido!...
Essa nova percepção da vida
Do olhar para dentro
Onde a consciência de Deus
Vibra intensamente
Você foi enganado
Por milhares de anos
Nos colocaram um véu
Nos aprisionaram
Em nossas mentes
Nos fazendo viver em ilusões
Aprisionafos no medo
Na dor
Nas necessidades
E na falta de esperança
Nos cegaram
Difamaram
Nos tornando um ser sem valor
Desacreditado
Dependente
E um buscador...
Calma
Sua felicidade chegou
Sua mente
Sempre estevena consciência do universo
Seus pensamentos
São extensões da mente do Criador
Que se sente feliz
Em experiênciar essa vida
Através de nós
Em nós
E todos os nosdos pensamentos
Fluem como rios de águas
Desse universo sem fim...
Se dê esse presente
Não existe passado e nem futuro
Está tudo aqui
E Agora
Feche os olhos
E sinta toda a manifestação da vida
Que te chama para brincar
Renascer
Ser um novo ser
Feliz
Abundante
E repleto de gratidão ..
É maravilhoso sentir esse prazer
Esse novo amanhecer
Que sempre esteve dentro
Da nossa respiração
Na palma de nossas mãos
E que agora
Se revela
Como um lindo tesouro
Reluzindo em nossa jornada.
Sabe aquele desânimo frequente? Pode ser depressão.
Sabe aquele cansaço mental constante? Pode ser depressão.
Sabe aquele surto "do nada"? Pode ser depressão.
Sabe aquela euforia repentina? Pode ser depressão.
Sabe aquela vontade de não fazer nada e não falar com ninguém? Pode ser depressão.
Sabe aquele desejo de sair do mundo? Pode ser depressão.
Sabe aquela vontade de comer algo descontroladamente? Pode ser depressão.
Sabe aquela vontade de chorar sem motivo aparente? Pode ser depressão.
Sabe aquele nervosismo, aquela impaciência, aquela sensação de fracasso, aquele medo exagerado? Pode ser depressão.
Ninguém em plena consciência e sanidade finge algo assim.
Quem tem depressão, se pudesse escolher, escolheria não ter.
Por que Jesus não agradou a todos?
Para servir de exemplo para nós, pois nem sempre agradaremos a todos por melhor que façamos ou tentemos fazer.
Sempre haverá alguém para ironizar a nossa bondade, e outros que ficam sabendo disso ainda acreditam que eles é que estão certos porque, afinal, são maioria. Contudo, nem sempre a maioria reflete sabedoria; vive apenas das deduções do seu mau coração.
Então, quem acredita nesses tais precisa ter cuidado para não infligir contaminações à sua própria consciência de saber discernir o certo do errado, ponderando ações e reações alheias a fim de evitar erros contra inocentes.
Esses tais são como os fariseus que condenaram Jesus pela deturpação proposital das suas palavras:
“Então, disseram: De que mais testemunho necessitamos? Pois nós mesmos o ouvimos da sua boca” (Lc 22:71).
Intencionalmente ou por falta de discernimento espiritual, fazem o mesmo ao deturparem nossas palavras e nossos bons feitos.
Façamos como Jesus: retenhamos firme a nossa verdade que Deus conhece! Não importa o que digam ou pensem; um dia, mesmo que não assumam o seu erro, certamente conhecerão a verdade, e quem praticou o bem continuará bem diferentemente deles.
PARA VOCÊ
Que tudo o que você toque vire ouro.
Que sua mão seja puro instrumento de fina arte.
Que você caia bem como a música certa ao lugar.
Que onde você vá, transmita paz e segurança.
Que você seja a representação da beleza da vida.
E que, no fim, durma bem por direito.
#ConsciênciaTranquila
Átomos são organizações elétricas que tendem a ser organizar em busca de compensação energética e estabilização, formando moléculas maiores que por sua vez, podem formar tecidos e matérias, subindo na escala de organização até o mais elevado nível, o que é conhecido como corpo "vivo". Em que momento a vida é adicionada? ela já está presente na menor partícula, ou nasce a partir de certo nível de organização molecular?
Nessa linha de pensamento sou levado a pensar que a matéria tem certo grau de consciência e que a mesma tende à "vida". O que chamamos de espírito e ou consciência, é o resultado de uma sinergia que envolve um alto grau de organização atômica que gera um produto ainda maior. Por sua vez, a consciência ou espírito transcende o plano material, existindo e interagindo com o ambiente de forma ainda pouco conhecida.
Na obra teatral da vida, escolhemos atuar por conta própria ou a serviço de outros.
Há também os que preferem viver alheios aos espectadores e esses escolhem não enxergar na vida uma obra tão prima assim.
Há valor no trabalho, na arte, em tudo, em todos e quem rege nossas escolhas é a consciência de cada um.
SABER
Mais que um saber orelhudo ou de olhadelas é preciso também subir-se ao saber mental para depois se poder entrar na ressonância intercomunicativa onde se possibilita o viver da vida ao vivo! É verdade que precisamos também de um pouco de superficialidade no dia a dia mas de maneira que o ruído da vida não destrua a riqueza que também a reflexão e o silêncio proporcionam. O contexto é importante mas insuficiente para decidir do nosso comportamento ou da nossa visão!
Aproveite cada momento da vida (Carpe Diem, Mt 6:34), lembrando que o tempo passa rapidamente (Tempus Fugit, Sl 102:11) e que devemos celebrar a existência enquanto a temos (Memento Vivere, João 11:25). Aproveite também as noites (Carpe noctem, Rm 13:12) e desfrute da vida com alegria (Frui vita, Ec 9:7).
Tenha consciência de que um dia iremos morrer (Memento Mori, Sl 90:12), o que nos ajuda a valorizar ainda mais nossa jornada. Lembre-se que o tempo consome todas as coisas (Tempus edax rerum, Sl 90:4), as horas voam (Tempus volat hora fugit, Ef 5:15-16), e que a vida é breve, mas a arte é longa (Ars longa, vita brevis, Mc 8:36).
Aceite o destino com amor (Amor Fati, Rm 8:28) e enfrente os desafios com coragem, pois a sorte favorece os corajosos (Fortis Fortuna Adiuvat, Js 1:9). Prepare-se para possíveis adversidades, pensando nos problemas antes que eles aconteçam (Premeditatio Malorum, Pv 27:12). Seja audacioso, pois a fortuna favorece os ousados (Audaces fortuna juvat, Fp 4:13), mas lembre-se de apressar-se com calma (Festina lente, Ec 7:8).
Busque fazer o bem (Summum Bonum, Mt 6:33) e trate os outros com empatia e carinho (Sympatheia, Rm 12:15), cultivando virtudes que enriquecem não só a sua vida, mas também a dos que estão ao seu redor. Use palavras suaves e eficazes (Verba mollia et efficacia, Pv 15:1) e busque conhecer a si mesmo (Nosce te ipsum, 2 Co 13:5).
Mantenha a esperança enquanto houver vida (Dum Spiro Spero, Rm 8:18) e lembre-se que a verdadeira vitória está em vencer a si mesmo (Vincit Qui Se Vincit, Pv 16:32), superando suas próprias limitações e medos. O trabalho tudo vence (Labor omnia vincit, Ec 9:10), mas lembre-se que nem sempre será verão (Non semper erit aestas, Ec 3:2). Caminhe devagar, pois assim se vai longe (Paulatim deambulando, longum conficitur iter, Is 40:31).
Viva cada dia como se fosse único, equilibrando a consciência de nossa finitude com a apreciação do presente, enfrentando desafios com coragem e sabedoria, cultivando virtudes e sempre buscando o crescimento pessoal.
Uma pessoa romanticamente apaixonada, por mais que seja advertida e/ou aconselhada para não se casar com uma determinada pessoa, por ser ela alguém que não vá lhe corresponder satisfatoriamente, seja sentimental, moral e espiritualmente, e mesma assim ela se casa, é porque está surda e cega pela paixão. Nem é capaz de ouvir quem a aconselha, nem é capaz de enxergar os defeitos de sua paixão. Resultado: se casa e se dar mal!
Assim como a paixão romântica, a paixão política também provoca surdez e cegueira. Assim como uma pessoa cega pela paixão romântica não ouve conselhos, por melhores que sejam, nem enxergam os defeitos da pessoa pela qual está apaixonada, por mais perceptíveis que sejam, assim acontece com os apaixonados politicamente. Que fazer? Deixar de dar conselhos? Creio que se assim agirmos, estamos pecando por omissão. Se dermos o conselho, mas não formos levados em conta, é opção do outro. Onde se adota a liberdade de escolha e consciência, ninguém impõe nada a ninguém! Porém, em se tratando de vida em sociedade, em especial no tocante a escolha de governantes, quando a escolha dos apaixonados politicamente prevalece, todos sofrem. Queira Deus que os que escolhem por consciência sempre prevaleçam!
Aprendizados da vida:
Se falamos de amor e vivemos dissimulando contra o próximo, nos distanciamos das leis divinas. Não amamos nem a nós mesmos.
Se praticamos o mal e não nos ressentimos do que fizemos, não conhecemos o bem. A colheita é obrigatória.
Se proferimos fofocas errôneas contra alguém, estamos propagando nosso próprio veneno. Tudo que vai, volta.
Se prometemos algo e não cumprimos, não honramos nossas palavras. Cada um só dá o que tem.
Se queremos o que é do outro, perdemos tudo que temos. Porque não estamos vivendo nossa própria vida. As vezes é preciso se perder para se encontrar.
Se não nos responsabilizamos pelo que fazemos e estamos sempre buscando culpados pelos nossos erros, somos egoístas. Quem vive no eu, vive em sofrimento.
Se não assumimos nossos atos e estamos sempre querendo culpar outras pessoas, a vida nos ensina. Não precisamos pedir as contas a ninguém, a vida é uma exímia prestadora de contas.
E após tudo isso, se a gente se faz de vítima, na lei de causa e efeito somos os únicos responsáveis pelas nossas escolhas. Estamos aonde a gente se coloca.
Não temos como amar se não praticamos o amor. Não temos como fazer o bem, se somos coniventes com o mal. Não temos como emanar positividade se alimentamos a negatividade. Não temos como sermos conscientes, se não nos responsabilizamos pelos nossos atos, muito menos se não honramos o que somos.
Eis a consciência! O balanço leve vai e vem tranquilo quando não pesa.
#danileao
Para os que Virão: Parte X
A desigualdade não é um acidente da história, mas uma escolha repetida. Herdam um mundo onde riqueza, oportunidades e dignidade foram distribuídas como privilégios, não como direitos. Saibam: a justiça não brota por conveniência. Exige ruptura.
Não se enganem com discursos que culpam os pobres por sua pobreza ou glorificam o mérito em um tabuleiro desigual. A luta contra a desigualdade começa quando reconhecemos que ninguém é livre enquanto há pessoas reduzidas a números, corpos descartáveis, vozes abafadas pelo ruído do poder.
Seus antepassados combateram sistemas, mas muitos preferiram negociar migalhas em vez de redistribuir o pão. Não repitam o erro. Sejam radicais: eduquem, redistribuam, desmontem hierarquias. Não basta amenizar sintomas; curem a doença. A terra, o trabalho, o conhecimento tudo deve ser comum.
Desconfiem de quem diz "é assim mesmo". O futuro não é um destino, mas um projeto. Escolham: perpetuar pirâmides ou construir círculos. Lembrem-se: enquanto um existir de joelhos, a humanidade não estará de pé.
A luta é longa, mas a semente da igualdade só germina quando plantada com as mãos sujas de ação.
"O brasileiro não está preparado para o verdadeiro significado de verdade. Acreditam apenas no conceito de verdade própria ou na verdade do outro. No entanto, segundo Thiago da Silva Oliveira (1986 a), a verdade é consensual. Explicada pela junção de preceitos, pela dialética e aceita por ambas as partes de maneira unânime.
Logo, a verdade é algo abrangente, dualista e antagônica aos dogmas."
Os enigmas da vida que veio e há de vir, juntamente com minha limitação racional expõe minha pequenez e ignorância para minha consciência.
Com minha nudez combato o orgulho, com a bondade combato a morte, assim como o sangue percorre o corpo e deixa vida em seus caminhos, assim seja meus passos sobre a Terra, carregados de amor e sabedoria de paz, sendo as flores e seus campos verdes o conforto diante o cinza.
Pai, ò Pai, quando me faltar forças, Tu serás cálcio em meus ossos, seja Tu meu pilar, me sustenta e proteja quando a vaidade e a cegueira do poder tentar me assolar, amém!
É muito mais fácil “dançar” com o ser humano desconectado… Afinal, ao tentar ensinar o caminho da presença e do poder pessoal, o primeiro a vivenciá-los deve ser você. No entanto, nem todos estão preparados para estar verdadeiramente presentes, pois a presença traz à tona a verdade, e a verdade nos desconstrói, nos tira da zona de conforto e nos convida a encarar dores e traumas que tentamos reprimir ao longo da vida.
Mas, ao mesmo tempo, se nos dispusermos a trabalhar e nos desenvolver como seres humanos, aprenderemos naturalmente a lidar com essas dores. Assim, nossa alma entrará em um estado de reparação física, biológica e espiritual. Com o tempo a dor deixará de ser um incômodo e se tornará combustível para o autodesenvolvimento e autocontrole pessoal, emocional, espiritual e psíquico.
E, então, você conquistará a liberdade de viver, gerindo suas emoções, administrando e aprimorando o seu próprio ser.
Finitude: a arte de viver o agora
A lucidez sobre a fragilidade da existência, pode ser interpretada não apenas como fonte de tristeza, mas também como um convite a uma libertação paradoxal. Ao reconhecer que a vida não se sustenta em grandiosidades épicas ou em felicidade perene, descobrimos que sua beleza reside justamente na efemeridade e na imperfeição. A consciência da finitude não precisa ser apenas um peso, mas pode ser o que nos ensina a valorizar os "pequenos momentos insignificantes" como únicos e insubstituíveis.
Se o amor não é um conto de fadas, sua fragilidade o torna mais precioso — não porque dura para sempre, mas porque, justamente por ser passageiro, exige presença e cuidado. Se a felicidade é fugaz, sua raridade a torna mais intensa quando surge, como um raio de luz em meio à escuridão. A solidão do entendimento, por sua vez, pode ser o preço da autenticidade: ao nos afastarmos das ilusões coletivas, ganhamos a chance de viver com maior profundidade, mesmo que isso nos separe superficialmente dos outros.
Nesse sentido, a tristeza de saber demais não é o fim da experiência, mas seu verdadeiro começo. Ela nos tira do automatismo e nos coloca diante da vida como ela é — frágil, transitória e, por isso mesmo, digna de ser vivida com atenção e coragem. A melancolia não é um beco sem saída, mas um portal para uma existência mais consciente, onde cada instante, por mais breve que seja, ganha um significado precioso porque não durará. A verdade pode doer, mas também nos liberta para encontrar beleza no efêmero e significado no que, de outra forma, pareceria insignificante.
Se acredita que tens a sabedoria e não a partilha não és iluminado, tampouco sábio.
A humildade é a prova, o teste para o próximo passo a ser dado. Sem este, estarás atrelado apenas às palavras, a inutilidade, ao desperdício.
Ninguém alcançará a plenitude carregando o egocentrismo consigo.
Para expandir o conhecimento e se elevar conscientemente, antes deverás libertar-se do ego, da posse, do meu, pra mim e compreender que tudo o que adquiriu é para o Todo.
Nada nos pertence, nada é seu ou meu, tudo é nosso, deverás dividir para multiplicar.
Uma vez absorvido, compreendido e guardado pra si, perde-se o Propósito Maior, Iluminismo, Despertar, Altruísmo.
Estamos aqui para a Grande Expansão, para o Despertar, somos ferramentas deste grande momento, não podemos cair em desuso como já aconteceu com outras "Velas", apagaram-se as chamas e não mais transferiram a Luz da Sabedoria.
Sejamos Chamas Acesas sempre, acendamos novas mentes.
Um abraço de Luz a todos, Gratidão Ao Universo!
Sim... a espiritualidade tem nos alertado, anos após anos, sobre tudo o que fazíamos e onde chegaríamos. Sempre nos fora ensinado a conviver em equilíbrio com a natureza e, um dos princípios básicos da espiritualidade é não alimentar o egocentrismo.
Precisamos nos libertar do consumismo exacerbado e inútil, que instiga o egoísmo, disputas de ego e que leva a escassez de recursos naturais, matando nosso Planeta e tudo que há nele, inclusive nós.
A ignorância nos exterminará.
Se não tomarmos consciência de tudo o que fazemos de errado, que desequilibra nosso ecossistema, seremos os próximos animais a entrar em extinção e não será lentamente, mas sim em massa.
Isso que está acontecendo agora é um alerta da grande mãe Natureza: - Enquanto vocês se alimentavam do meu solo e me retribuíam, de forma saudável, eu continuei lhes dando alimentos e água, puros, em abundância. Ainda podiam se curar com meus produtos! O mel que as abelhas produziam, por exemplo, era um excelente antibacteriano, antifúngico, capaz de curar diversas infecções e doenças, pois eram completamente orgânicos, produzidos com todo amor, mas vocês envenenaram minhas abelhas, com seus agrotóxicos e hoje vendem caldo de glicose produzido artificialmente em suas empresas, sem efeito curativo algum, pois a matéria prima que utilizam também estão envenenados!
Vocês matam meus animais, minhas plantas, meus rios, meus micro-organismos. Matam toda a cadeia que criei para mantê-los vivos e saudáveis.
Depois de tudo isso, ainda acreditam que o essencial para sua vida é ter o melhor carro, a maior casa, o celular mais caro que o dinheiro pode comprar?
Se ainda pensa assim, sinto muito lhe dizer, mas o pior vírus, destrutivo e aniquilador que existe é você, por estar tão egoísta e mesquinha! Digo estar, por que você não nasceu assim, se tornou isso e, poderá voltar a sua essência de ser de amor assim que desejar.
Você está assim, não é assim!
Para quem compreendeu e despertou, deixo meu agradecimento e, para finalizar, aconselho a buscar o reequilíbrio. Se alimente apenas do essencial e devolva para a terra o que ela te dá, orgânico e livre de poluição.
Vocês tem apenas uma chance de reverter o cataclismo e salvar á todos.
É uma reação em cadeia!
Você pode estar no topo da pirâmide, mas você está matando à todos que te mantém lá em cima.
Não existe construção alguma que se mantém em pé com uma base corrompida ou destruída.
Acorde!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp