Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
LIÇÃO DAS RUAS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Aprendi muito cedo, que aprender,
ver o mundo com olhos de procura,
tem a fórmula simples do poder
que não têm os que perdem a ternura...
Foi a rua que disse; a vida é dura;
quem só ganha dinheiro há de perder;
não há bem que valha mais que a cultura
para quem não corrompe o seu saber...
Aprendi com a rua esta verdade;
aprender não combina com vaidade;
ser quem sou é maior que o que se tem...
Nem é crime ou pecado ter conforto,
só não faça das posses o seu porto;
seja quem, onde o caso é que ou quem...
Maya
Maya
Rege ás águas
E me tranquiliza
Me ensina a ter equilíbrio
Como Têmis e a ter sabedoria
Como a Minerva
Temos uma boa relação
Eu a admiro
Me pareço com ela
Me explica a sociedade
Me elogia
Me crítica
Não me ilude
Me mostra a verdade
Gosto muito dela
Embora ela seja a mestra
mais séria e severa que tenho.
"'Excelle, et tu vivras', ensinava Joubert -- o escritor que ilustrou pessoalmente a sua máxima, sobrevivendo a si mesmo pela pura excelência do seu estilo.
Até os anos 60 ou 70 do século passado, o poder incomparável da excelência era não só uma obviedade patente para todos os escritores brasileiros, mas um princípio orientador de toda a sua atividade.
Hoje em dia esse princípio parece que simplesmente desapareceu das consciências, tal a intensidade crédula com que os pretendentes a escritores e intelectuais apostam em outras coisas: o apoio grupal, a solidariedade militante, as boas relações, o emprego universitário, etc. etc., tentando insuflar um simulacro de vida em algo que já nasceu morto."
Não preciso de ensinamentos para crê em Deus!
Opiniões alheias não muda o que sinto, o que penso e no que acredito.
Minha fé não procede de ensinamentos, mas sim, de experiências, de momentos onde eu pensei está só e fui surpreendido com a presença do Onipresente.
Particularmente para mim ter fé em Deus é ir muito mais além de qualquer teoria ou estudos, essas coisas tão pequenas não pode mudar uma certeza, uma vida, uma convicção!
Ter fé é Deus é: sonhar, é sorrir, é acreditar, é viver, é se surpreender.
E mesmo sofrendo, chorando, se lamentando você poder dizer: sou feliz porque tenho a Cristo, sou feliz porque pertenço Deus!
O melhor que podemos aprender com os nossos erros e a maturidade que eles nos trouxeram e a transformação.
Por que a vida é um campo de jogo e todos nós somos jogadores, sempre em busca cada um do seu jogo, que demora a vir a melhor bola, mais certamente encontraremos em algum momento da partida o lance perfeito.
Ensinam-nos, Einstein, Baruch Espinoza e o Cristo, caso não compreendas ainda, por experiência própria, que só a consciência cósmica pode salvar o homem do seu maligno Ego.
Então a lei é esta: todo bem ou mal que praticares, fazes especialmente a ti mesmo... Pois não há retorno inverso, cemente plantada, fruto colhido.
Evan do Carmo
Quando eu era criança minha mãe me ensinou algo muito importante.
Ela fazia sacolé de Ki-Suco e vendia na porta de casa, uma vizinha resolveu fazer também só que a vizinha fazia com leite e vendia ao mesmo preço, resultado?
Minha mãe não vendia mais nada, todo mundo foi pra concorrência.
Muito cabeça dura, ela achava que os vizinhos e seus filhos lhe deviam lealdade, afinal ela chegou primeiro, a clientela era dela por direito, ela sentia raiva e falava mal da vizinha, perdeu muito tempo assim, até aprender que melhor do que cobiçar o alheio era melhorar o seu produto, não adianta oferecer um serviço meia boca e contar com a sorte pra se manter no negócio, você precisa inovar, se dedicar, aperfeiçoar seus serviços.
Ela entendeu que ficaria pra trás e mudou, passou a usar emulsificante, leite moça, biscoito, amendoim, coco ralado, ela viu com isso sua clientela voltar, ficar e aumentar, mas isso só aconteceu porque ela percebeu que sentir raiva e maldizer quem fazia um trabalho melhor que o dela era perda de tempo e não a levaria a lugar nenhum.
Tudo na vida é assim, podemos lamentar e maldizer quem dá o melhor de si ou podemos ser quem dá o melhor de si.
Coisas boas, satisfação, reconhecimento só merece quem se esforça por isso.
Aprendendo a Essência
O sol sempre surge, para vermos até onde
apreciamos nossa própria sombra.
A lua, sempre nos mostra
que há mais mundos fora do nosso.
A chuva, quando cai,
é para limpar a alma e o pensamento.
O vento, nos sussurra
o que está em outro mundo,
e não somos os únicos
a presenciar os atos o tempo.
Se fecharmos os olhos,
olhamos para dentro;
e veremos as mais sublimes mentiras
contadas ao mundo.
Se construirmos um castelo de areia,
Saberemos que ele vai desmoronar...
Se massagearmos nossa essência,
saberemos até onde poderemos aguentar.
Mas, se não olharmos nossa sombra,
a direção que a lua nos dá,
não adianta contar mentiras para mascarar,
A essência que nunca existiu.
É aprendendo com os acontecimentos do dia-a-dia que alcançaras conhecimento e sabedoria.
É buscando onde ninguém buscou, valorizando o que ninguém valorizou, que conquistarás fama e valor.
Sendo educado com desconhecido, amando seu inimigo, que todos lhes será agradecido.
Sabendo a hora de falar, lembrando de não se irar, procurando poucas brigas causar, que muitos anos de vida terás.
É cuidando como ninguém cuidou, amando como ninguém amou, tolerando como ninguém tolerou, que nunca haverá fim o amor.
26/11/15
Aprendemos mais com os erros ou com acertos ?
As vezes me pego perguntando-me sobre fatores que levam as pessoas a falhar , mas será que tudo isso foi uma escolha ou um deslize?
incompetência ou orgulho demais de não aceitar que podemos sim ser falhos ?
Aquela coisa de passar por cima do próprio eu e dizer :- já que fez "bora" arcar com as consequências ! mas ai que tá a questão
Isso seria o certo a se fazer ou apenas uma solução momentânea ?
E novamente me deparo com mais e mais perguntas aquelas que queremos respostas a todo instante e a real que nunca achamos e talvez a única resposta cabível esteja naquilo que chamamos de "tempo" ;Seria ele capaz de corrigir todas as falhas ?
Não tem como saber , mas a partir do momento que damos tempo ao tempo algumas coisas surpreendentemente volta a fluir como se nada tivesse acontecido antes .
Cicatrizando os remorsos , as dores , os arrependimentos , os erros que até esquecemos que somos especialistas em
"Quebrar a cara "....
* Cálice da Verdade *
O Livro Cálice da Verdade (Kelch der Wahrheit) é O livro de todo o ensinamento dos profetas. O maior trabalho de BILLY MEIER (Eduard Albert Meier) e o excelente esforço para trazer a humanidade da Terra ao ensino não-manipulado e não religioso da verdade, do ensino do espírito, do ensino da vida.
O Conteúdo no Cálice da Verdade é o ensino da verdade, do ensino do espírito, do ensino da vida, dos 7 Profetas da linhagem Nokodemion da mesma forma espiritual encarnada que atualmente habita dentro de <Billy> Eduard Albert Meier - O Guardião do Tesouro
Neste livro, o <Goblet of the Truth>, o verdadeiro profeta do novo tempo, <Billy> Eduard Albert Meier, conhecido como BEAM O Profeta da Nova Era, está mais uma vez fornecendo os seres humanos da Terra, bem como raças extraterrestres e povos com uma grande quantidade Trabalho significativo de singularidade verdadeiramente universal. Originalmente, ele tinha a intenção de realizar esta transcrição eminente e altamente expressiva no ano de 2017. No entanto, por razões de saúde importantes, ele foi induzido a estabelecer este legado escrito extremamente valioso, de fato um que está mergulhado na história, em uma fase anterior. As primeiras linhas se originaram no domingo 19 de agosto de 2007. Após apenas 5 meses e 17 dias de trabalho intensivo, ele completou a tarefa na terça 5 de fevereiro de 2008. No decorrer desses 171 dias, escondido do nosso agitado e inquieto planeta e na reclusão Do Semjase Silver Star Center em Hinterschmidrüti, e durante muitas noites, foi criado um manuscrito de época com 260 páginas A4. Este trabalho, sendo apenas uma conclusão provisória do trabalho incansável de Billy, está em sua forma consolidada estruturada como uma longa série de pérolas altamente evolutivas de lustre evolutivo, que foram escritas pela mão até hoje, e que formam a psique e a consciência. O tempo muito curto para completar o livro, até surpreendeu seus amigos extraterrestres, já que eles próprios esperavam que a conclusão exigisse vários anos. O tomo compreende um total de 28 capítulos. Da mesma forma que o livro OM (1988), a estrutura é baseada em capítulos, bem como versos numerados, e emprega um modo de expressão linguístico semelhante.
Pelo poder de sua habilidade relacionada à consciência, suas habilidades extraordinárias e seu profundo conhecimento, a BEAM chamou os 14 primeiros capítulos dos bancos de armazenamento terrestre, onde foram armazenados por milênios sob a forma de uma linguagem de imagem simbólica. O que isso significa é o ensino original de Nokodemion, bilhões de anos, que foi ensinado neste planeta Terra e divulgado por seus seis proclamadores subsequentes de Henoch a Maomé em várias explicações genuínas e de acordo com a compreensão de sua época particular. Por nome, os seguintes profetas mencionados foram envolvidos: (1) Henoch (Enoch) (3 de fevereiro 9308 aC até 1 de janeiro de 8942 aC), (2) Elia (Elijah) (5 de fevereiro de 89 aC a 4 de junho de 780 aC), ( 3) Jesaja (Isaiah) (7 de fevereiro de 772 aC até 5 de maio de 690 aC), (4) Jeremia (Jeremiah) (9 de fevereiro de 662 aC até 3 de setembro de 580 aC), (5) Jmmanuel (Immanuel) (3 de fevereiro de 02 aC a 9 de maio de 111 CE), bem como (6) Mohammed (19 de fevereiro de 571 CE a 8 de junho de 632 CE). Os seis proclamadores nomeados do ensino espiritual estavam em direção a progressão e linha profética uns com os outros e, portanto, representam um contínuo renascimento da forma espiritual. A importante tarefa foi sobre cada um deles para anunciar o ensino original de Nokodemion à humanidade terrestre de seu tempo particular e vida, entregando-a à posteridade de acordo com sua melhor habilidade e capacidade. Como o profeta do novo tempo, eles também foram apoiados e acompanhados em sua Missão e tarefa por conselheiros e professores de origem extraterrestre. Devido à contínua mudança da faculdade perceptiva das pessoas, bem como a uma consciência cada vez mais desenvolvida ao longo dos milênios, o pensamento racional e cognitivo mais desenvolvido, bem como o crescimento das capacidades cognitivas, o ensino de leis e recomendações criativas teve que ser adaptado por Os profetas repetidas vezes às novas condições evolutivas e ensinaram em conformidade. No decorrer dos aproximadamente 11.000 anos de sua Missão e sua aparência, as tradições faladas e escritas repetidamente são vítimas do esquecimento e da degradação material de acordo com as leis de crescimento e decadência naturalmente dadas. Até os tempos atuais, os profetas dos últimos milênios não receberam nenhum meio técnico para registrar o ensino do espírito para a posteridade ou torná-lo acessível. Somente nos bancos de armazenamento cósmico, seus ensinamentos e explicações foram mantidos e armazenados para todo o tempo até o presente.
OM LIVRO DA VERDADE
Há referências na OM sobre a repetida corrupção dos ensinamentos ao longo dos milênios e o papel dos profetas que voltaram uma e outra vez para corrigir esta situação.
Kanon 20:94 A verdade do conhecimento verdadeiro foi ensinada à humanidade terrestre desde a antiguidade e já dada a Adão.
As raças humanas e os povos da Terra foram providos profetas dos tempos antigos e, por essa razão, foram enviados à Terra Enoch (Henok) e Elijah (Elja), Isaías (Jesaja), Jeremiah (Jeremja), Jmmanuel e Mohammed em sucessão direta e com O renascimento que se seguiu, ao lado de Johannes e Elijas e Hjob e todos os anfitriões de outros justos e justos, como também eram Buda, Zoroaster e Babatschi e outros.
Todos foram selecionados e liderados e enviados em parte através da JHWH e em parte através de si mesmos e em conhecimento e habilidade como profetas ou líderes espirituais para a humanidade e os povos da Terra, mas todos foram caluniados e perseguidos e seus ensinamentos e suas palavras de verdade eram Falsificados na falta de compreensão ou odeio, e assim erroneamente, as principais e falsas religiões e seitas surgiram.
O OM foi escrito por Billy Meier entre 10 de maio de 1983 e 9 de outubro de 1984. Publicado em 1988, o OM é descrito como "O livro dos livros" e como o maior trabalho de Billy. São mais de 455 páginas A4 que compõem 77 cânones. Cada canon contém uma série de versos sendo um múltiplo de sete. As partes do OM que, nos dizem, estavam no Ur2 OM escrito por Henok, foram entregues pelo líder Plejaren, JHWH Ptaah, por meios telepáticos. (Ptaah esteve entre aqueles que também visitaram Billy Meier pessoalmente muitas vezes e transmitiram informações de forma verbal dessa forma, cujos resultados podem ser lidos nos volumes de notas de contato publicadas). Os antigos provérbios de sabedoria da OM, (algumas rimas) , Foram reproduzidos através dos próprios esforços de Billy e, além de seções que são as palavras de Semjase, filha do JHWH, todos os ensinamentos, provérbios, explicações e esclarecimentos restantes são de Billy, que é o Profeta da Nova Era. A apresentação OM explica que o OM é freqüentemente apresentado em alemão antigo, como era nos primeiros tempos (assim como outras línguas). Algumas palavras que podem parecer erros não são, mas são realmente antigas versões antigas de palavras. É importante estar ciente do conselho de Meier e seus associados de que a língua alemã retransmite mais fielmente o significado dos ensinamentos do que o inglês ou outras línguas da Terra. Muitas palavras alemãs não possuem homólogos em outras línguas. (A língua alemã decorre da antiga língua lírica, que já foi falada na Terra.) E, portanto, o alemão preserva com mais precisão o significado e também deve ser exibido ao lado de qualquer tradução por esse motivo, entre outros.
BOM DIA – 09/09/2017 – FORTALEZA DOS ENSINAMENTOS
Bom dia! Que possamos reter as palavras mais belas e que possamos construir os nossos castelos, nossos lares sobre a fortaleza dos ensinamentos e que sejam nossas moradas inexpugnáveis e que os inimigos não ultrapassem as nossas muralhas ou venham a corromper-nos com o pecado.
Salmos 144
Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que ensina as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;
Benignidade minha e fortaleza minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em quem eu confio, e que me sujeita o meu povo.
Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?
O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa.
Abaixa, ó Senhor, os teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão.
Vibra os teus raios e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os.
Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das muitas águas e das mãos dos filhos estranhos,
Cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de falsidade.
A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com o saltério e instrumento de dez cordas te cantarei louvores;
A ti, que dás a salvação aos reis, e que livras a Davi, teu servo, da espada maligna.
Livra-me, e tira-me das mãos dos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de iniqüidade,
Para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;
Para que as nossas despensas se encham de todo provimento; para que os nossos rebanhos produzam a milhares e a dezenas de milhares nas nossas ruas.
Para que os nossos bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas, nem gritos nas nossas ruas.
Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor.
CAPACITADOS POR DEUS A AGIR
Aprender a receber as bênçãos do Senhor em forma de reconhecimento dos outros quanto ao nosso agir. Se nos dizem "Muito obrigado", admitamos que o fizemos, que fizemos a nossa boa parte, que como humanos também agimos pelo bem; reconhecer o nosso feito, recebendo a gratidão das pessoas, é algo que Deus abençoa e nos permite desfrutar, mas quando não assumimos que o fizemos de alguma forma, querendo nos retirar da ação, colocando Deus em tudo sem considerar a nossa parte, issoreflete vaidade ou falsa humildade, e essa vaidade é pecado, pois Deus quer sim que tomemos posição pelos nossos feitos, os quais ele aprova.
Deus nos faz enxergar que ele nos abençoa para fazer a sua obra, e nos dá o galardão por isso. Ele nos faz entender que nos capacitou e que "nós fizemos a nossa parte" de acordo com os ensinamentos recebidos dele. Somos previamente orientados por Deus e agimos sob essa orientação - a ação é nossa, a qual, neste caso, Deus abençoa.
Reconheçamos, então, quando fazemos coisas boas e saibamos receber os devidos agradecimentos, com louvor a Deus e sem vaidades.
"Então Jó em resposta disse:
“Bildade, eu estou fraco, sem forças; como você me ajuda e me consola!…
Como você é bom para dar conselhos e gastar a sua sabedoria com um ignorante como eu! Quem foi que o ajudou a dizer essas palavras? Quem o inspirou a falar assim?”" (Jó 26:1-4).
Aqui, Jó critica Bildade sarcasticamente porque ele estava se achando o dono da verdade, falando em nome de Deus quando, de fato, falava por suas próprias palavras, criticando um homem de Deus como se ele assim o fosse.
Quando Deus capacita uma pessoa para falar em nome dele, essa pessoa deve agir em nome de Deus e fazer a obra de Deus, e se tiver de receber agradecimentos e reconhecimento pelo seu feito, se foi feito em Deus, o agradecimento e o reconhecimento devem ser bem recebidos, porque em Deus.
O que é de Deus é de Deus e o homem de Deus não fica confundido!
www.monicacampello.com.br
Aprender a crescer
Aprendemos a crescer não quando deixamos a alfabetização e avançamos uma série, não quando deixamos para trás os brinquedos que nós brincávamos, não quando deixamos de assistirmos desenhos animados, não quando aprendemos a andar de bicicleta, não quando damos o nosso primeiro beijo no colegial, não quando começamos a querer deixar nosso lar porque nossos pais estão a cada dia mais nos tratando como se fossemos crianças ainda e não quando desejamos construir uma família. Aprendemos a crescer quando percebemos que a vida é um grande replay e o que muda são os personagens, quando percebemos que amores vão e vem toda hora que a real felicidade está em nosso coração e não nos pensamentos que os outros todos os dias fazem com que sigamos, aprendemos a crescer quando aceitamos ser realmente o que nós somos, seres humanos com defeitos e qualidades que nos tornam únicos e especiais do jeito que somos.
A internet deveria ser usado como um espaço de ensinamento e aprendizado, assim como os artistas que estão na mídia deveriam ocupar este tempo para ajudar a politizar seu povo com educação e cultura.
Para aprender fumar, beber e cheirar e ser corrupto no Brasil não é preciso trilha sonora, nem fundo musical
Erros não nos fazem ser errado. Pelo contrário, eles nos ensinam a não errar de novo.
Os acertos são decorrentes dos erros.
Errar é algo comum, uma das coisas que faz parte de todos nós. Ser falho é o que nos torna humanos.
O livre arbítrio nos dá direito de escolha. Podemos escolher entre: errar e errar.
Errar e se arrepender,
ou
Errar e continuar errando.
Sabemos que errar é algo inevitável. Isso faz parte do ser humano.
"De que importa justificar os erros, se não impedirmos com que se repitam".
Com as rugas que começam a marcar no rosto a passagem do tempo, a gente vai aprendendo a lidar melhor com tudo. Os óculos de grau já não ajudam apenas a ler e ver ao longe, já nos dizem que é hora de enxergar a vida de uma outra forma. É o tempo trabalhando nossa individualidade, alicerçando nossa personalidade, fazendo a gente entender que a perfeição da vida, é justamente que ela nunca vai ser totalmente perfeita, mas a gente tem que abraça-la com amor, como ela vier.
Os cabelos insistindo em nascer branqueados, nos dão a coragem necessária para sermos mais sinceros sempre. Simplicidade. Coragem. Humildade. Bondade. Idade. Verdade. MATURIDADE. Essa é a palavra. Ser maduro não é ser adulto. É ter coragem, é ter opinião, amor-próprio, é adquirir a visão diferenciada para o que é comum, é saber apreciar devagar cada momento que a celeridade da juventude faz passar despercebido. É ser simples, porém intenso em tudo que faz. Humilde, mas com um orgulho que o proteja. Amadurecer é começar a aproveitar a viagem, sem muito se preocupar com o destino final. É quando a gente aprende a lidar com os impulsos, dominá-los e vencê-los, coisas que a energia da mocidade nunca deixou.
A maturidade vai fazendo a gente compreender a vida sem se iludir, navegar os dias com tranquilidade, aceitar os erros sofrendo menos e querer realizar os desejos com mais vontade. Maturidade é dizer não quando preciso, é dizer sim quando necessário, é baixar e levantar a cabeça nos momentos certos. Nem trouxa, nem espertalhão, apenas sábio o bastante pra não se importar com qualquer coisa. É driblar os imprevistos com bom humor. É revidar o ódio com amor. É rir das provocações, é entender as indiretas e rir mais ainda, é responder ás negatividades com desprezo, mas com respeito. É não desejar mais ter a vida que o outro tem. É querer, ter e aceitar a nossa própria. É ir em busca do que acreditamos, sem dar mais ouvidos aos pessimistas. Amadurecer não é envelhecer, não é se tornar velho. Não significa idade, não é um número. Significa a bagagem de conhecimento do que tiramos das lições de tudo que o tempo veio, pacientemente, ensinar. Ela vem aos poucos, vai ficando, vai moldando, vai construindo, vai fazendo morada nas falas, nos atos, no que nos dispomos a ouvir, ver e falar.
Maturidade são os sonhos realizados, sem anúncios. São as vitórias, sem palanques. São os momentos eternos, sem registros. São os dias inesquecíveis, sem postagens. É o resumo das pancadas, das lagrimas, das alegrias e conquistas. É conseguir lidar bem com doçuras e amarguras, com os azedos e com as delícias, com o vigor e com a preguiça. É o equilíbrio da balança da vida. É confiar na esperança. É acreditar na própria fé. Amadurecer é chegar ao ápice da juventude sem apodrecer. A adolescência já passou. A velhice depende de nós mesmos para chegar. É o período mais longo da nossa vida, passe por ela tendo a consciência sobre quem se tornou, entenda que somos todos iguais, que toda a história, todo caminho percorrido, todos os sonhos imaginados e objetivos realizados, foram somente pra que tenhamos a certeza absoluta de que a felicidade anda de mãos juntas com a maturidade e elas independem de posses, títulos, bens, companhias, idade, empregos, dores, amores... Elas dependem somente de aceitarmos ser quem somos e de perceber que chegou a hora de cuidar e de viver a nossa própria vida em paz. O restante é consequência.
Devemos aprender a valorizar as pessoas pelos acertos.
Há pessoas que acertam muito mais do que erram, e acabam sendo julgadas por apenas um erro, e não são valorizadas pelos outros nove acertos.
Isso serve pra todos nós.
Mais elogios e menos críticas.
Mais amor e carinho e menos ódio e crueldade.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Textos de motivação para comunidade educacional
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
