Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Sabe, eu até concordo que devemos aprender com os erros dos outros, mas nem sempre, pois as vezes é necessário que cometamos nossos próprios deslizes para que fiquemos mais fortes, e sábios...
Nem sempre todo mundo vai acertar, nem sempre todos vão errar.
Assim é construída a vida, e a nossa maturidade vem quando conseguimos enxergar a felicidade quando caímos, quando vemos a oportunidade em meio ao furacão. Quando vemos um oásis em meio ao deserto.
As vezes a culpa nem é tão nossa, as coisas as vezes simplesmente vão acontecendo, e daí quando se menos espera, pluft*... Já foi! Precisamos enxergar que todos nós temos nossos momentos de fraqueza, e que ninguém é o super-homem. Não existe ninguém que nunca tenha cometido erros, existem aqueles que cometem, mas que não desistem e correm atrás do prejuízo!
Com minha parte humana e carnal...
Admirando, aprendendo e sentindo exemplos, atitudes e feitos edificantes que transformam o coração...
Queria abraçar a maior parte do mundo.
Se eu tivesse asas, a estenderia sobre os homens.
Estou indo sem levar uma vida.
Sem levar minha própria vida.
Os olhos vão sorrindo, chorando e os ombros indo embora.
O corpo parte, mas tem algo que não se despede.
Algo que não me deixa partir e sempre fica aqui.
Algo que não consegui levar ou tirar de mim mesmo...
Tem apenas algo que se põe... e esse algo sempre volta pra mim, pois é o amor e entendimento da vida... e estou sempre vou trilhando essa estrada...
A Sobrevivência é simples, mas viver é difícil quando não se aprende a amar!
Vivemos,amamos e Sonhamos. Chegamos a várias conclusões sobre nós mesmos e sobre toda a especulação de saber viver ou não. Em vários momentos de acreditamos em nós e perdemos o sentido da vida, da história, da Tolerância e nosso ego está lá em baixo. Temos nossas ideias que são diferentes das pessoas que estão ao nosso redor. As pessoas estão constantemente mudando seus habitantes a procura de uma melhora, aprendendo novas idéias é claro (Pessoas que buscam algo melhor, que querem mudança).
Não é fácil se dispor e ficar fora da zona e conforto, mas é essencial para a mudança repentina. O impossível só existe quando não se luta pelo que quer, quando não se chora pelo que busca e quando não se sofre pelo que quer.
Deve haver construção e tem que ser forte, pra lá em cima ter uma base sólida.
São assim os meus amigos, é assim que você é
De coragem invejável, humildade admirável
Me ensinou muitas lições, revelou humilhações
Só pra eu ficar valente, e caminhar só pra frente
Se erguendo, se levantando e quando enfim fica em pé
Avisa a todos “cuidado” demorei pra retornar
Eu estava em alto mar, aprendendo a nadar
Passei também pelo inferno, agora posso voltar
Trechos do poema a pequena gigante
Lutar não é andar de cabeça erguida em uma passarela, mandando beijinhos.
Lutar é aprender a se desviar das bombas. É assumir a linha da frente, onde o perigo é frequente.
Fácil é erguer a cabeça enquanto batem palmas para você. Difícil é ficar de pé, sem temer o desconhecido, enquanto as bombas estouram em teus ouvidos e te faz oscilar, até que perca o equilíbrio.
Para sermos felizes temos que saber ignorar muitas pessoas. Temos que aprender a viver e a esquecer aquelas palavras ou sentimentos que pretendem nos anular.
Há pessoas que são conflitivas e que nos atormentam com suas queixas, com seus julgamentos e com seus dramas. Isso pode ser cansativo, entristecedor e altamente tóxico, pois condiciona o nosso bem-estar à incerteza de suas ações.
Por isso temos que deixar de nos alimentar daquelas trocas que nos sugam a energia e nublam nossa realidade. Portanto, o primeiro que temos que aprender é a ignorar certas pessoas naqueles momentos nos quais estão nos fazendo mal.
#CHAMADO
Ensiná-los a se libertar dos dogmas e a pensar por si mesmos.
é como um chamado!
veja:
E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido?
Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
João 7:14-18
Assim ele foi levado do ouro ao pó, da fartura ao Deserto , para ser testado , polido e preparado, foi revelado a ele coisas que aos demais não se revelaria, foi dado todo o conhecimento e entendimento que não se daria a ninguém, seu boca , seu ouvidos, e seus olhos selados , para ver, ouvir, e falar sobre coisas nuncas antes ditas.
Seu coração preservado com a pureza, por não ter manchas ...
foi dado todos os dons de relevação , sabedoria, conhecimento,entendimento e da verdade, e suas linguás, não para que burbure em outros idiomas, ou linguás estranhas que ninguém as compreenda , mais sim ele falará as linguás que por todos entenderão ...
Tua alma iluminada pela verdade teu Espirito firme na rocha que o constitui, firmado nos alicerces da verdade.
Não por escolha , nem por julgo e sim pela revelação que vem do pai !
Pois não glorifica-se de si mesmo, e sim daquele que o enviou para que seja falado sobre tua obra em todos os lugares , seu verdeiro nome impronunciável aos homem mais compreendido a todo Espirito que dele veem....
Quem és tu senão o Senhor ! Que volta para buscar os seus !
pois para isso venho ao anuncio daquele que vira....
Aprender — não existe nada mais gostoso do que isso.
Depois de aprender vem a alegria de ter aprendido, e esta alegria é pessoal, e uma vitória pessoal, e como é gostosa. O homem foi projetado para aprender. Então, vamos pensar, olhar bem, sabatinar todas as coisas, pois mais cedo ou mais tarde teremos de aprender. Continuemos no caminho do aprendizado.
- Estudo e observação. Sabatinando...
Todos nós temos em nossas
vidas problemas, mas devemos
tentar viver um dia de cada vez.
Aprendendo a lidar com várias
situações ao mesmo tempo.
Não podemos perder o foco ou,
muito menos a fé,pois Ela é o
alimento da coragem, da força
para podermos continuar a jornada
Deixaremos o negativismo longe
dos pensamentos,sei que é difícil,
mas não impossível
E Deus sempre cuida de enviar
anjos para andar ao nosso lado,
que se fazem presentes nessas
horas tão importantes,por mais
que estejamos distantes Dele.
Tudo na vida é passageiro,
então que passemos de
maneira menos sofrida .
E nunca esquecendo que
a vida é linda.
E quando o desânimo chegar
a nossa volta, temos que lembrar
dos momentos vividos com
felicidade; esses valem a realidade
que queremos alcançar.
E assim, elevaremos nossas almas
ao colo do Pai.
Pensamento do dia
O jogo
Tentar dar as cartas em um jogo que acabou de aprender é o mesmo que entrar em um temporal achando que não vai se molhar. Portanto observe atentamente primeiro como funciona o jogo, seja obediente com os que já o jogam há mais tempo, caso contrário, estará somente arrastando correntes, identifique em você a diferença entre jogar e ser um jogador. Se não agir assim as cartas do seu dia a dia e de sua vida vão te engolir, e mais uma vez sairá da mesa vazio e como um perdedor, de cabeça abaixa,e cheio de auto piedade.
Salomão disse: 'Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele'.
Esse aforismo tem ampla aplicabilidade, mais infelizmente transformou-se no princípio básico de todo condicionamento.
Em decorrência deste fenômeno se faz necessário conhecer a Verdade, pois só por meio dela que seremos desintoxicados de todo engano.
Enquanto uns faz cara feia
eu vou vivendo,aprendendo
no meu próprio seguimento
a poesia que fiz
pra hipocrisia que diz
oque quer de bobeira
''ces'' acha ''memo'' que eu vim de brincadeira?
Eu vou correr mais um pouco,
contar os calos nos dedos,
mostrar que esse enredo,
marca o começo e o preço de tudo
é muito claro,todo dom é raro
se quiser sobressair nessa maré
vai ter que pagar caro (...)
(Nonato - Mil Treta)
Jesus começou a ensinar outra vez na beira do lago da Galileia. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou e sentou-se num barco perto da praia, onde o povo estava. Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia:
— Escutem! Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram. Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram na base de trinta, sessenta e até cem grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo:
— Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Para lutar contra um preconceito, não é certo ensinar as suas convicções promovendo suas ideias. O correto é mostrar como é a verdadeira forma de agir com o próximo.
Caracterizar é diferente de classificar.
Em uma, as pessoas são diferentes pelas características individuais. Na outra, as pessoas são diferentes por serem melhores que as outras.
Tem muita gente confundindo o ser religioso com o aprender da palavra de Deus.
Aprender a palavra de Deus te torna esperto como a serpente e simples como a pomba, isso é oque Deus nos ensina em sua escritura.
Agora ser religioso é vc criar um sistema, colocar jugo sobre as pessoas e faze-las te imitar e te servir a todo custo, e o pior, longe da doutrina de Deus.
Se com humildade,entendermos que podemos aprender muito, com quem achamos que não sabe nada, ainda teremos tempo de viver e agir com sabedoria.
Somos que eternos alunos, aprendendo na escola da vida.
E como o saber e o aprender não ocupa espaço, temos todo o universo como uma linda sala de aulo.
Que possamos encher a nossa " alma" de sabedoria, e o nosso coração de amor.
Gilberto Braga
O tempo
Ainda que eu viva cem anos, não serão suficientes
Para eu aprender a razão do meu ser.
Mesmo que passe uma vida inteira em busca de um sonho
Mesmo assim, ficaria surpresa, que, ao chegar lá bem no final,
Nada fosse encontrado, nem sonhos, nem paredes
Nem uma flor sequer. Só um vazio constante
Daqueles que perfura a alma com tanta quietude
Que arremessa para longe qualquer possibilidade
De aceitação ou de recusa de si mesmo.
É como dor que não cessa, mas que dela precisamos
Para nos sentirmos vivos, inteiros, mesmo que no momento
Estejamos em cacos.
Dilacera esse maldito tempo, pois ele mesmo dá o tempo de criar e recriar
De nascer e de morrer, de ter e de perder, como uma efêmera estação
Que passa para dar lugar a outra que se inicia.
Ou ainda como a noite que termina e o sol nasce no horizonte, que este pode ser aqui
Ou acolá, depende das horas e do lugar.
Porém continuo sem tempo, de viver, de amar
Porque perco tempo em não estar em lugar algum pelo simples fato de não existir.
Não se deve perder tempo com o estúpido:
Ensinar o imbecil é como emendar cacos, ou acordar alguém que dorme sono profundo. / Falar ao imbecil é como falar a quem está dormindo; no fim ele pergunta: «O que é que foi mesmo?» / Chore pelo morto, porque ele perdeu a luz; chore pelo imbecil, porque ele perdeu o bom-senso. / É menos triste chorar pelo morto que agora descansa, porque a vida do imbecil é pior que a morte. / O luto pelo morto dura sete dias, mas para o imbecil e para o injusto dura a vida inteira. / Não gaste palavras com o insensato, e evite andar com o estúpido. / Fique longe dele, para não se aborrecer e não se sujar lidando com ele. Afaste-se dele e ficará tranqüilo, e a insensatez dele não irritará você. / O que é mais pesado que o chumbo? Qual é o seu nome, senão «insensato»? / Areia, sal e barra de ferro são mais fáceis de carregar do que um insensato.
Eclo 22, 7-14
PENSAMENTOS...
Às vezes erramos mais do que acertamos, mas precisamos aprender com os erros a virtude de procurar sempre o melhor.
E na persistência superar todos os momentos difíceis, assim como na vida devemos procurar sempre melhorar mesmo na vida que hoje consiste em momentos virtuais.
Aprendemos que nem sempre podemos ajudar e nem sempre podemos acreditar em tudo.
Temos capacidade de superação dos problemas, esta é a diferença daquele que com força de vontade consegue melhorar a situação a que se vive.
Aprender com os erros e mostrar a si mesmo que podemos voltar atrás quantas vezes for necessário e perdoa sem esquecer que quando se perdoa é com o coração não com a razão porque a razão engana.
Aprender que somente com Deus podemos caminhar e só vivemos diante deste amor concreto que é Deus...
A verdadeira verdade da vida... É Jesus Cristo e que devemos seguir e amar... E que amigos teremos muitos uns que durarão pra sempre outros que o tempo levara, mas de certo é sempre dizer às pessoas que te rodeiam o quanto são amadas porque não se sabe o dia da chamada ao pai.
Então porque temer ao mundo se tem Deus que nos conforta.
A Confiança, a fé e o amor existem em nos, então tenha fé e tudo será possível porque você tem um Deus do impossível.
Lembro-me de você
Assim:
Semblante
De de quem chega
Para ensinar,
Com o rosto branquinho
E o batom vermelho.
Tonalidade de roupa, clara.
Toda criança
Curiosa
Só pensa em admirar!
Ainda que fosse rude
Havia a disposição
De ajudar
Aqueles
Que quisessem se
Interessar.
Naquele tempo,
O coração
Menino,
Na inocência
Da infância querida,
O que fazia era te amar!
Ele cresceu,
Construiu-se
Pelas estradas
De uma vida
Esculpido
Por dores
E alegrias.
Na ternura
Da mocidade
Desfrutei de gratidão,
Com o peito repleto
De nostalgia
Traçado à minha
Emoção.
Ah!
Quanta lembrança
De um sorriso que
Causou-me paz!
E hoje, não muito diferente,
Com poucos anos à frente
Fez-se a mesma paz.
É bom saber,
sentir que está aqui,
E que assim
Podemos dividir
O dia a dia,
Somar enriquecimentos,
Multiplicar palavras
Amigas
E sermos a certeza
De que trouxemos
Algo de bom do que ficou
Atrás.
Ao mestre com carinho
Devoto-me
Por ser quem sou.
Ao mestre com carinho
Serei
Respeito e amor.
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
