Textos Reflexivos a Arte de Ensinar

Cerca de 34841 frases e pensamentos: Textos Reflexivos a Arte de Ensinar

"Paixões DIFERENTES"

Eu e meus Vans surrado, comprado de um bazar, sem vergonha de falar...
Me calçou a cada saída, a como sou grato as coisas simples da vida...
Minha T2i nem sei o que falar...
catei latinha pra poder comprar, e me vejo sendo eternamente aquele garoto apaixonado em fotografar...

A cada click os olhos ainda brilham, feito o Van Gogh em um Céu estrelado...
...que corre pra pegar seus pincéis pra registrar tudo em um Quadro.

Inserida por Jonathan_Marzo

Um espelho não guarda as coisas refletidas...
E o meu destino é seguir...
Seguir atrás de meus sonhos...
Que se escondem no horizonte...
Aonde a mais bela estrela brilha...
Caminhar nas madrugadas...
Somente eu e a lua...
Platinando minha estrada...
Ouvir o silêncio de minha alma...
Chorar e sorrir...
Viver o que Deus me permitir...

Este é o meu destino: amar sem conta...
Despir-me do que aprendi...
Esquecer o anjo caído que me tornei...
Perfurmar-me como as flores...
Só assim...
Plenamente viverei...

É chegado o tempo de minha travessia...
Esquecer os caminhos...
Que sempre me levaram aos mesmos lugares...
Quero ter mais uma chance...
De ser feliz...
De amar...
E se eu voltar a errar...
Vou compreender que faz parte...
Viver é uma arte...

Sandro Paschoal Nogueira

_Palhaço, tu, que és alegria, podes apontar-me a a felicidade?

_Nunca poderia apontar-te. Posso, apenas iluminar-te o caminho que levará até ela.

_Palhaço, ficaria felicíssima!

_Olha para frente que verás a felicidade.

_Vejo o mundo...

_Olha mais!

_Vejo pobreza, guerras...

_Olha mais! O silêncio dos céus iluminará a felicidade!

Inserida por RosanaSchmitt

Quando calamos toneladas de verbos para não entrar em polêmicas desnecessárias é porque vemos com clareza, que, infelizmente a maioria não tem entendimento de texto.
Mal leem algo e já opinam, se arvoram em analistas de algo que nem assimilaram.Querem mesmo é ter razão, mas felizmente numa poesia autoral e verdadeira nada pode ser mudado. O poeta é rima, é criador e criatura e tem licença poética para cumprir sua missão. Tão boa ela é, faz mergulhar em nuvens ou voar sem asas sobre abismos, faz colher as miríades e iluminar seu próprio caminho !
Mesmo que siga só, tropeçando em vírgulas e adjetivos, ele segue. Foi escolhido pela arte, não a escolheu, é um pupilo que respira e expira a poética, noite e dia.

Inserida por neusamarilda

DESABAFO...


Não é de hoje que circula a ideia de que artista plástico não trabalha, vive de hobby. Mal sabem o auê que é produzir arte, o auê que é colocar a arte pra circular e por fim o auê que é vender. Até porque na cabeça dessas pessoas o artista não paga conta, vive de brisa. Tenho observado a maneira desrespeitosa que muitas pessoas lidam com o trabalho do artista, tanto a dar palpites estéreis, quanto a (ir) responsabilidade, a falta de compromisso. Viver financeiramente da arte é complicado por vários motivos e um deles é esse comportamento decepcionante por parte dessa mesma gente. É tão cruel essa ideia que, se você não consegue se "aprumar", a culpa é sua que não é bom o suficiente. O mais incrível é ver artista nessa banda... No meio artístico tem muita injustiça? Sim, tem! No meio artístico tem um querendo passar a perna no outro? Sim, tem! E retenção de informação? Também! Cansou? Cansei! Mas não desisto nunca, por isso continuo minha caminhada, na certeza de que estou dando o meu melhor, que não importa o que façam ou falem, o caminho é meu, escolhido por mim, o caminho que acredito ser possível viver num mundo tão cruel e desumano. E, o mais importante, porque a arte, para mim, é uma maneira de rezar. Afinal, todos temos limites e cada um com sua "Construção" servindo de atalho para seguir em frente.

Ah, leiam "A construção" de Kafka.

Inserida por georgiachagas

Reciclagem como potência de vida no mundo e nas relações.

Pensando em como poderia diminuir os materiais que seriam jogados fora, resolvi pegar madeira em locais específicos. Lidar com esse tipo de material dá mais trabalho, mas é muito gratificante ver a arte pronta num suporte que foi ou seria descartado. Isso me levou a refletir sobre como lidamos com nossas relações com as pessoas e com o mundo no qual estamos inseridos. Estamos na era da tecnologia, o que dá a praticidade de resolvermos muitas coisas num clique. Porém, sabemos que nem tudo pode ou deve ser resolvido dessa maneira. A madeira foi arrancada de suas terras para nos servir em nossas vidas domésticas e profissionais, nada mais justo que darmos cuidado, carinho, vida nova e beleza a essa maravilha. Quando a madeira chega aqui, ela é limpa, tratada com produtos, lixada, limpa novamente, passa por aplicação de base acrílica e só então a pintura. Vê-se que a arte acontece desde a limpeza. Há um intervalo de tempo entre essas ações. Perceberam o cuidado? As relações se dão da mesma maneira, é preciso tempo para compreensão, cuidado, criatividade e amor. Não adianta, a forma como nos relacionamos com as coisas, diz muito sobre nós e, principalmente, em como nos comportamos diante daquilo que "não nos serve mais".

Inserida por georgiachagas

A estrutura da decisão.


Uma decisão só deve ser vista como decisão quando tomada, primeiramente, dentro de nós, caso contrário não irá se sustentar quando colocada "à prova de público". Perdemos nossa credibilidade e tudo aquilo que viria através dessa decisão, talvez não aconteça. Não por "olho gordo" ou algo do tipo, mas por falta de postura diante daquilo que se quer pra vida. E não que a opinião do outro sobre nós e sobre nossas decisões seja importante, mas quando vamos em direção ao que o outro pensa, fala, quer e nos deixamos levar, saímos do lugar que deveríamos estar quando decidimos por algo. Pode não ser simples, mas necessário. Afinal, o que é mais importante, o que se quer pra vida ou o que se quer pra um momento? Usemos uma balança para medirmos se o que teremos com tal atitude nos leva pra perto daquilo que queremos pra vida ou nos distancia... A questão vai ainda mais longe... Quando movidos por amor, não temos outro desejo a não ser ir em direção daquilo que o amor movimenta em nós, ou seja, se queremos e fazemos algo que nos distancia, é hora de nos perguntarmos se tal decisão foi tomada por amor... se o que nos movimenta é amor... se o que nutrimos é amor... Dessa forma podemos observar que nunca teve ou tem a ver com o que o outro pensa sobre nós, mas em qual base foi estruturada nossas decisões.

Inserida por georgiachagas

Para cria um bom trabalho de pintura naif, você precisa conjugar motivação, inspiração e técnica, nas doses certas. A motivação impulsiona-o a continuar em frente, a inspiração leva-o a selecionar os motivos e diz-me lhe que não basta só copiar o que está na sua frente. A técnica permite- lhe alterar as cores e os elementos da realidade -exagerando- os, simples ficando-os, alterendo-os ou deslocando-os - para melhor transmitir suas emoções. Não perca tempo com regras e teorias, use-as cores que lhe bater na alma por impulso, abuse bastante.Se surgir a insegurança, procure relembrar acontecimentos felizes da sua infância; livre-se das amarras do certo - errado, solte as emoções, seja criança e brinque com as cores, suja as mãos de tinta e pense na pintura como um poema, uma expressão de sentimentos, e não um simples registro cru e emotivo dos fatos.

Militão dos Santos.

Inserida por Militao2020

⁠A vida exige muito mais para ser satisfatória, então diplome-se. Não se lamentes pelos maus momentos de sua vida, pois partirão deles o incentivo para os melhores, aproveite cada tombo deste aprendizado. Você saberá o legítimo valor da conquista, somente após conheceres a derrota. Se vivo estas, é porque sua luta não acabou, procure novos horizontes, pois, cessando-se o combate terminarão também os motivos da batalha. Exercite o momento certo para se usar o sentimento ou o pensamento, pois, se trocarmos a prioridade naquele exato instante, falharemos. Às vezes aproveitamos menos, outras mais, as oportunidades do caminho, porém basta que nesta jornada reconheçamos a velocidade certa das atitudes, pois, a cadencia do raciocínio exigira mais precaução, enquanto que as da ação e determinação serão aceleradas.
(teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

⁠A desculpa mais “esfarrapada” que se ouve por ai, seria aquela de sempre, a velha e surrada, falta de tempo, empurrando sempre a realização daquela ideia para amanhã. Porém dificilmente chegamos à conclusão de que esta ideia de hoje pode ter sido aquela de antes de ontem, prorrogada para ontem, e já cogitada hoje, para ficar para amanhã. Por isto, qualquer pessoa comum, pensa sempre em como passar seus dias, mesmo que numa quarentena, porém outras, Já estão sempre procurando motivos para usar estes dias de maneira mais proveitosa possível, pois nem os maiores especialistas do mundo, tem certeza do fim desta pandemia. Nunca exija tanto de ninguém, do que possa fazer a ti próprio. Contar com o esforço alheio, enquanto estavas inadimplente às suas funções, é vergonhoso e podes até ser comparado como “chupim”, “parasita”, “sanguessuga”, etc. etc. etc. Use sua mente à teu favor, nunca contra, portanto, antes de se achar o mais esperto dos mortais, mude rapidamente tal atitude, e reconsiderando aquela humildade esquecida, mas que te dava dignidade e uma vida de amizades verdadeiras.
(teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

⁠Não existe nada mais bonito do que se expressar.

Quando sentir vontade, se expresse. Dance, cante, sapateie, pinta e borda. Vá ao parque; caminhar, praticar ioga, jogar bola ou o que tiver vontade.
Somos humanos, e podemos nos permitir. Quando se sentir triste: vá cozinhar, leia um livro, ouça uma música, chore, assista um filme ou pratique
jardinagem.

Expresse as suas vontades, as suas emoções, não se coloque para baixo. Permita-se!

Inserida por camilapeniche

⁠Vou compor até me recompor
As palavras saiam das minhas mãos com tanta pressa, com medo de serem esquecidas
Mas tudo que eu sentia, sabia que nunca esqueceria
Apenas transbordaria, e sem isso eu explodiria
Era preciso traduzir
E eram tantos silêncios sendo traduzidos, que a mão cansava mas não parava
Na madrugada a minha mente estava perturbada
Montes altos eu escalei
Frio insuportável eu senti, vindo de dentro de mim
Nas noites de solidão, a escuridão cuido de mim
Abraçando cada ponto de luz
Não era fácil o dia, a noite insuportável
Mas o insuportável se tornou amigável
Foi do caos que eu criei meu abrigo.

Inserida por Reprofundando

⁠Era uma vez um Dramático...

Para o dramático, tudo tem seu tempo
Se rendem á emoção
Aproveitam ao extremo o momento
Pensam que não conseguem mudar de direção

Se é para se alegrar, se alegram
Se é para chorar, choram
Se é para se estressar, se estressam
Se é para falar, falam
Se é para se assustar, se assustam
Se é para amar, amam
Se é para se entediar, se entediam
Se é para gritar, gritam
Se é para ter medo, tem medo
Se é para ser estranho, é estranho
Se ele quer, põe o dedo
Mesmo que tarde ou cedo

Muitas das vezes são empáticos
Emotivos, sensíveis & simpáticos
Tenho orgulho de ser dramático

Inserida por kaixtr

⁠Dos gostos da vida
os mais repentinos
são os que suscitam
a predisposição a amar.

Apreciar a brevidade,
sem deixar de fitar o evo
é inferir que o ego cego
nada pode contra a physis.

E quando o medo circunda,
atravancando a vastidão
(e o apelo é para o não)
transpasso meu coração
ao desejo mais límpido,
que deveras traduz
a arte do meu íntimo.

Pressupondo que é vário
enxergo sem embargos
que a vida é imprevisível.

Inserida por andrezavenus

⁠Entre guerras e conflitos
E um povo que vive a chorar
Vem à mente um sentimento
Que poderá nos libertar
O amor liberta
Liberta da dor
Liberta do medo
E do opressor
O amor transforma
Transforma caos em serenidade
Transforma a vida
E a sociedade
Não há dinheiro no mundo
Que vá atender seu clamor
Somente a mais pura essência
O suprassumo do amor
Por isso, enquanto vivo estiver
Nunca ei de me acomodar
Prometo levar o amor
A quem dele precisar
Quem ama e dá amor
Nunca volta a ser como antes
Pois quem é puro, sabe
Que o amor nos faz gigantes.
Autor: Adolino Silveira Junior.

Inserida por OPOETA1

Era o Mar⁠

Quando vi pela primeira vez,
Já não conseguia respirar.
Havia momentos de lucidez,
Mas só desejava me afogar.
A noite se espelha,
A profundidade se estabelece.
Então nasce uma centelha,
É muito mais do que parece.
Quando à noite está revolto,
Marcas das ondas sob o olhar.
Quando o dia venturoso,
Cristalino e suave põe-se a brilhar.
Vez ou outra, navegar me é permitido
Para isso, sei que meu dever é honrar
Já que as mesmas águas que podem me banhar
Têm também o poder de devastar.
Sua potência é inexorável,
Porém o dano não deixa de impactar.
Receba seu valor inestimável.
Pois, por você, não deixarei de me fascinar.
Ela era o mar.

Inserida por Arcane

⁠*O muro*
O muro, se eu pudesse falar, diria:
Sou uma tela em branco.
Sou o lugar do artista e suas ideias
Não separado, interajo.
Não julgo, suporto.
Sou parado no tempo, mas através de voce, posso registrar esse tempo.
Pode pintar, descrever, se expressar.
Estou ali para ser a arte e não para ser o desgaste.
Não pertenço, sou de todos!
Do branco, do índio, do negro, do rico e do pobre, dos homens, das mulheres, enfim, de todos os seres.
Quando branco, sou sua mente, vendo a imagem sendo criada. Quando as tintas do grafite me permeiam, sou a ARTE, única. Sou a vida, que poeticamente se desnuda.
O muro disse o que sentia. E agora ele pertence a todos nós!

Inserida por EstelaSales

⁠Cores
.
Abrindo os olhos me adianto
Olho meu teto branco
e logo me levanto
Com os pés no meu recanto
a janela destranco
.
É hora do Sol
iluminar o quarto
Esse grande farol
merecia mais um quadro
Sua luz na parede
está dentro do enquadro
Ouço depois do girassol,
na esquina do mato
Um passarinho com sede
canta com e sem bequadro
Peço que se aconchegue
no meu humilde quadrado
Se a(con)chegando o pequeno alado,
minha água comparto
Pousou ao meu lado
E pediu um trato farto
Falou sobre a família
E que chegara mais uma filha
Convidei pra se instalar,
só minhas coisas não podia bicar
Ele agradeceu
Mais tarde apareceu e me surpreendeu
Eram mais de nove,
provenientes da mesma impressora
Não tem quem reprove
aquela galera promissora
Todos na cor laranja
e qualquer música, aquele grupo manja
.
Hoje foi cantado
o caminho trilhado
Disse que os certeiros raios solares
aqueles per-feitos sem esquadro
Tocam ventos polares
daquele lugar gelado
Mas não é suficiente
pra deixar o ninho quente
E ele, o pequeno alado,
buscou novos lugares
Provou novos sabores, viu novas cores,
Conheceu outras flores... sentiu novos ares!
.
E como se eu
fosse enviado por um santo
Mais uma vez me agradeceu
por ouvir seu canto
e lhes dar um lindo canto
Falei que não era pra tanto,
ver eles felizes e livres
já me traz encanto
.
.

Inserida por olu-felipe

Para poder analisar a beleza produzida por artistas,
é preciso entender sua alma...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A BELEZA DA ARTE
Marcial Salaverry

Para tentarmos chegar a alguma conclusão sobre o que poderá definir a beleza quando produzida por artistas, temos algumas palavras de L'Inconnu, indagando sobre o porque de certas obras que são tecnicamente perfeitas e que, apesar dessa perfeição, pareciam não ter beleza.

"Entendo que por ter qualidade, deveria supor ser belo, no entanto, muitas vezes, analisando um quadro, percebemos a qualidade da obra, sem contudo ver beleza.....
A técnica é boa, tem qualidade de composição, ritmo, e no entanto não é belo..."

Para tentar explicar o que parece ser incoerente, vamos entender que nem sempre uma obra de arte produz o mesmo encanto que outras, e nesse caso, que o que falta é a "alma" do artista nessas obras tecnicamente perfeitas. O artista conseguiu desenvolver uma técnica apurada, mas falta-lhe o sentimento, e assim fica a perfeição da técnica desenvolvida, mas faltou o sentimento, para dar uma vida mais viva ao trabalho executado, que é o realmente mostra a beleza da obra...

É certo que tanto o pintor, como o escultor, que trabalham com a matéria prima natural, precisam conhecer muito bem a parte técnica, mas se não conseguirem desenvolver seu sentimento, não conseguirão "marcar época". Serão bons artistas, simplesmente.

Pode-se perguntar o que é pintar ou esculpir com sentimento, com alma, e respondendo, podemos dizer que isso significa colocar sua emoção naquilo que está fazendo, e a grande verdade, é que só se coloca emoção, quando realmente existe amor naquilo que faz. O pintor ou o escultor, tem que se apaixonar pela sua obra. Tem que olhar para o que está fazendo, e sentir o mesmo amor que pode sentir pela pessoa amada, fazendo com que sua obra marque época, e assim, e só assim, conseguirá transformar sua obra tecnicamente perfeita, numa real obra de arte, porque todos os que a virem, conseguirão sentir a beleza existente nela.

Como exemplo, posso citar os "Artistas congoleses", com os quais convivi quando de minha estada no Congo. Sem técnica nenhuma, produziram lindas obras de arte. E por que? Porque trabalhavam com alma, gostavam do que faziam, havia muito do interior deles em cada um daqueles quadros, em cada trabalho que faziam. E jamais cursaram uma Escola de Belas Artes, apenas soltavam sua alma, e utilizando à guisa de tela os sacos de farinha recolhidos no lixo, pintavam lindos quadros.

Essa necessidade de "falar com a alma", não é somente com pintores que ocorre, pois escritores, poetas, músicos, enfim, todo aquele que resolve abraçar uma carreira artística, tem que fazê-lo com amor, tem que abraçar a carreira, como abraça a pessoa amada. Tem que sentir amor naquilo que faz.

Vejam quantos poetas, que apesar de produzirem obras perfeitas, em sua métrica, em sua rima, não conseguem transmitir emoção para quem lê, ao passo que outros, apesar de não desenvolverem a mesma técnica em seus escritos, causam emoção com seus escritos. Vejam uma poesia de amor, por exemplo, quando é feita com real paixão pelo escritor, faz com que quem lê, sinta-se envolvido. Por vezes, julga ser o destinatário da poesia, parece ser dedicada a quem está lendo. E o que provoca essa sensação intimista é simplesmente o fato de ter sido escrita com amor, com sentimento, e não apenas com a técnica perfeita.

Esse fato se verifica em todos os campos da arte. A grande diferença entre o artista e o Artista é exatamente essa, o artista aprendeu a dominar a técnica de sua arte, mas não consegue colocar sua alma nela. Não sabe buscar a emoção de seu interior e transportá-la para o que está fazendo, ao passo que o Artista, pode não ter o perfeito domínio da técnica de sua arte, mas supre essa deficiência com o melhor de seu talento, que é o seu sentimento. Sentindo o calor interior, e o colocando alma naquilo que faz, e aí está o verdadeiro Artista.

Bem, crianças arteiras ou artistas, vamos procurar por amor naquilo que fazem, e com bons sentimentos, tenham um LINDO DIA.

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠DIALÉTICA
Processo
Contradição
Culmina
Na
LÓGICA ARTE DO PENSAR CORRETO .