Textos que Falem eu Nao Vivo sem Voce
Todo ser vivo deseja acima de tudo carinho respeito e liberdade
Pois todo ser vivo carrega em si
Um ciclo de existência e o ser humano é o único entre os seres vivos que cresce sabendo que um dia irá morrer
E apesar do instinto dos demais seres vivos eles só sentem a chegada da morte mas como os seres humanos não sabem quando nem a hora que irá morrer um dia mesmo não Sabendo quando
Somente o ser humano cresce sabendo que irá morrer
Os gatos ficam lentos e dormem mais
Mas diferentes dos seres humanos
As outras espécies não sabem que vão morrer um dia
Mas nós sabemos
Porisso carregamos esse peso e buscamos viver bem e gozar a vida da melhor forma e mais agradável possível
Porisso a carência por carinho e amor
A necessidade de amar e ser amado
E isso justifica a importância de sermos melhores agradáveis respeitosos com nossa espécie humana e as outras espécies assim como o planeta que nos acolhe nosso lar
Viver é respeitar a vida
Por marcio H.melo
Insistentemente vivo
Como a brisa que passa,
E a chama que se apaga,
Sinto minha essência se esvaindo,
O tempo, cada vez mais curto,
Tudo que me resta é a vida.
Tentei nela,
Tentei resistir a ela,
Mas a vida, em mim, insiste.
Corre em meu peito,
Como um rio que não seca,
Mesmo quando a maré parece recuar.
Em cada suspiro, há um eco distante,
Uma promessa não dita,
De que, apesar do fim iminente,
A vida, teimosa e incessante,
Segue, como quem não quer partir.
Como se fosse imortal,
a morte não me alcança,
Mesmo olhando,
dia após dia, nos olhos dela.
Contemplo a beleza do fim,
sem nunca a encontrar.
Sou como aquele cuja alma clama por descanso,
Mas Deus, em Sua ironia divina, me nega essa paz,
E, em vez disso, vida, e mais vida.
Vivo agora sabendo que poderia ir,
Mas permaneço, sem medo, sem censura.
Respeito apenas aquilo que, de fato, me faz sorrir.
Tudo o que antes era sombra agora é como correr no escuro,
E a vida que outrora não desejava, transborda em mim.
Uma promessa que o tempo sussurra baixinho,
E assim, danço à beira do abismo,
Sem mais temer a queda,
Mas celebrando a leveza do voo.
Se a morte não me acolhe,
Que seja então a vida,
Com tudo o que ela tem a oferecer,
Até que eu me perca no riso,
E, por fim, o destino me abrace.
Ruisdael Maia
Alfétena II - Sonhos
É da sina de todo ser vivo desejar aquilo que está fora da sua realidade, ainda que tal desejo seja, literalmente, estar fora dela.
Digo isso porque acredito que todo sonho carrega em si sua própria condição de realidade, e é a realidade que sublinha de vida tudo o que existe.
Olhos de Poesia
Nossos olhos são versos soltos,
que o tempo escreve sem avisar,
poema vivo, sem rima e sem dono,
um brilho oculto a nos guiar.
A Alma Escreve
A alma é pena em papel de vento,
rabisca luz e sombra ao léu,
poema antigo, forte, sincero,
escrito em névoas, tinta e céu.
Composição dos Sonhos
Poemas são ações que respiram,
nas mãos de quem sente e ousa sonhar,
versos que pulsam, criam caminhos,
e nunca deixam de nos tocar.
PREMISSA BÁSICA DO NOVO PARADIGMA DA EXISTÊNCIA HUMANA NO PLANETA TERRA
'O Homem é um Ser Vivo Aéreo e não Terrestre!'
Essa é a Premissa Básica do Novo Paradigma da Existência Humana no Planeta Terra!
Um Paradigma promissor da Paz Interior e da Harmonia com a Natureza!
No Velho Paradigma o Homem se vê como um Ser Vivo Terrestre em relação, por exemplo, aos Peixes e aos Pássaros; Porém, a palavra Terra é o nome do Planeta e a palavra Terrestre é qualquer ser que se encontra no Planeta Terra! Assim, não só o Homem é Terrestre, tanto os Peixes como os Pássaros também são Terrestres, porque todos se encontram no Planeta Terra!
Note que, se considerarmos a 'Fonte de Oxigénio para a Respiração', os Seres Vivos Terrestres, em geral, podem ser Aquáticos e Aéreos, sendo que Aquáticos são todos aqueles que tem a Água como Fonte de Oxigénio, enquanto Aéreos são todos aqueles que tem o Ar Atmosférico como Fonte de Oxigénio.
Deste modo, os Peixes são Aquáticos, enquanto tanto os Pássaros como o Homem são Aéreos.
Portanto!
O Homem é um Ser Vivo Aéreo e não Terrestre, porque vive imerso na Imensidão do Ar Atmosférico que é a sua Fonte de Oxigénio para a Respiração.
Essa é a Premissa Básica do Novo Paradigma da existência Humana no Planeta Terra!
Para mais detalhes sobre a Premissa Básica sugiro a leitura do Artigo intitulado 'A Vida da Mente: Sistemas de funcionamento do encéfalo, meditação'.
IMPLICAÇÕES DO VELHO E DO NOVO PARADIGMA DA EXISTÊNCIA HUMANA NO PLANETA TERRA
No Velho Paradigma da existência Humana no Planeta Terra as implicações da relação do Homem com o Planeta são:
1. Foco nos desejos do Corpo;
2. Ignorância Humana;
3. Exploração do Planeta;
4.Destruição do Planeta;
5. Autodestruição Humana;
6. Profanação Divina.
No Novo Paradigma da existência Humana no Planeta Terra as implicações da relação do Homem com o Planeta são:
1. Foco nas necessidades do Espírito;
2. Sabedoria Humana;
3. Contemplação do Planeta;
4. Co-criação do Planeta;
5. Auto-compreensão Humana;
6. Glorificação Divina.
A RELAÇÃO ESPÍRITO-ALMA-MENTE-CORPO!
O Espírito mantém vivo o Corpo gerido pela Alma!
Do Espírito a Alma emerge no momento do acordar e no Espírito a Alma descansa durante sonos profundos!
A Alma apega-se à Mente ou Consciência, com base na Mente ou Consciência ela age e este agir mostra-se pelo movimento do Corpo, como no caso do falar e do andar que só podem ocorrer no contexto de uma determinada Mente ou Consciência!
INTELIGÊNCIA, INSTINTO E INTUIÇÃO!
Inteligência é uma estratégia de um ser vivo derivada da Consciência da sua Alma e motivada por força interna ou externa do ser vivo.
Inteligência é inerente a Alma, se resume em estímulo e percepção e atitude adequada, assim, envolve a percepção e a adaptação.
Instinto é uma força interna no corpo de animais causadora de acção inconsciente construtiva ou destrutiva.
Instinto é inerente ao corpo, se resume em estímulo e acção, assim, não envolve a percepção nem a adaptação.
Intuição é um lampejo de informação especial na Consciência da Alma Humana que pode causar admiração na própria Alma.
Intuição é inerente a Consciência superior da Alma Humana e configura a mais nobre das Inteligências.
OS 3 SERES NO ORGANISMO VIVO E O CONCEITO DE BIOLOGIA E PSICOLOGIA
Um Organismo Vivo contém 3 Seres:
O Ser que é a Vida chama-se Espírito.
O Ser que é o Vivente chama-se Alma.
O Ser que tem Vida chama-se Corpo.
Um Corpo com Vida está vivo e é um Ser vivo, mas um Corpo sem Vida está morto e é um Ser não vivo.
Ser vivo é aquele que tem Vida ou é o Corpo que tem Vida, enquanto Ser não vivo é aquele que não tem Vida ou é o Corpo que não tem Vida.
Diferentemente do Espírito que é a Vida e da Alma que é o Vivente; o Corpo que tem Vida foi nascido, respira, alimenta-se, cresce, reproduz-se e vai morrer.
O estudo dos vários Corpos que tem Vida chama-se Biologia e o estudo do Vivente no Corpo Humano chama-se Psicologia.
Por isso,
Biologia é a ciência que estuda os Seres vivos, enquanto Psicologia é a ciência que estuda a Alma Humana!
UMA PESSOA OU UM CORPO HUMANO VIVO OU UM ORGANISMO HUMANO PODE TER MAIS DE UMA ALMA HUMANA?
Sim.
Como no caso de Incorporação da legião de Demônios e como no caso de Gêmeos Siameses.
Demônio é uma Alma Humana com Consciência plenamente depravada capaz de se incorporar no Corpo de outra Alma suplantando-a e passando a gerir o Corpo da Alma suplantada.
Diferentemente de Anjo Maléfico ou Satanás que não se incorpora mas é Alma Humana incitadora de atitudes ruins nas outras Almas Humanas que podem ceder à incitação se tiverem Consciência Fraca ou Desejo de ser como Anjo Maléfico.
Quero ser consumido
por tua intensidade
que é um fogo vivo e insaciável,
sendo assim, senti uma forte necessidade
de ser constantemente alimentado,
és uma linda mulher
de muita sensualidade,
de sentimentos acalorados,
portanto, minha vontade de ti,
só aumenta,
quem me dera ser merecedor
de usufruir deste teu fulgor.
Um corpo antigo e cansado,
entretanto, de um espírito vivo e liberto
com um vigor expressivo,
dedilhado nas teclas de um piano
emitindo um som harmônico e profundo,
mostrando que, enquanto houver fôlego,
o viver deve ser intensamente usufruído
importando cada segundo
até o último suspiro.
Sonho vivo, cujo aspecto é majestoso, fragmento de um paraíso muito apaixonante, beleza diferenciada, formas estonteantes, semblante pacífico, olhar charmoso, natureza que causa um justo impacto, sentimento harmonioso, intenso e enigmático.
Os meus pensamentos interessados neste enigma, criam uma fábula na minha mente, onde ela é a grande protagonista com seus cabelos soltos, reluzentes, vívidos como o fogo, há lindas borboletas voando tranquilamente em torno dela.
A sua essência é feita de muito amor, simplicidade, veemência, também da viveza de uma rica obra de arte, de uma flor exuberante de pétalas formosas, dessarte, uma expressividade imponente, bastante sedutora, calorosa integridade.
Através desta singularidade, certos momentos ao seu lado são fantasiosos, inusitados, amorosos, engraçados, simplesmente, valiosos, assim, os sentidos são aguçados, correspondidos, espíritos e corpos entrelaçados por um laço forte e recíproco.
Saudade
Hoje me peguei saudosista.
Sinto saudades de tudo que vivi e vivo.
Sinto saudades das coisas boas e ruins
As quais tenho me relacionado.
Das boas, por não ter compartilhado com mais realce.
As outras, hoje lhes daria melhor condução.
Sinto saudades quando vejo fotografias
Quando sinto cheiros e odores
Sinto saudades do meu passado
De minha tênue infância periférica
Sinto saudades de amigos que não os vejo há anos.
Daqueles que se foram sem despedidas
Saudades das pessoas com as quais não falei mais.
Sinto saudades dos presentes que não aproveitei em sua plenitude
Sinto saudades da criança que deixei no passado a chorar.
O presente que me fez adulto
Deixarei sem movimento
Para o futuro que nunca virá.
ALMA (soneto)
Tenho idade de um tempo qualquer
Vivo menino, jovem ou sou senhor
Neste olhar, tenho o olhar do amor
Embalado, às vezes, no o que vier
Se não vem, tudo bem, sou o que for
Adiante, radiante, serei o que quiser
Depende de mim e de onde estiver
Então, posso ser razão ou sonhador
A idade em mim nunca será mister
É estado de sentimento, um exterior
Garoto ou velho, vai do que dispuser
Às vezes amador, noutras um jogador
Porém, o corpo, não é o que eu disser
Já a alma, estará ao meu total dispor...
Luciano Spagnol
Cerrado goiano
INSATISFEITO
Cerrado, vivo tão só, na solidão
Aflige o peito, o peito em pranto
Distante ide o tempo, o encanto
Preso na tristura e na desilusão
Tão longe ando de ti, ó emoção
De ter-te no fado meu, no canto
Da prosa, amando tanto e tanto
Multiplicando, assim, a sensação
Ando calado, e inquieta a poesia
Desses desejos de mim ausente
Pelejo com o silêncio de cor fria
E nada me diz, nem o sol poente
Tudo é cinza e apagada a fantasia
Se sente querer, a força não sente.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
22/12/2020, 17’54” – Triângulo Mineiro
SONETO ANÔNIMO
Solidão, vivo tão só, numa bruteza
Onde o meu fado escoa em pranto
Longe do entusiasmo e do encanto
Numa prosa transvazando tristeza
Tão oca a poesia, cheia de incerteza
Num revés ensurdecedor, portanto
O sussurro da dor, dói tanto e tanto
Que o sentir ferido me faz ter viveza
Ando estonteado, perdido na ilusão
Calado, as noites de alvoroço ativado
E ausentes de sensação e de emoção
E me perco no gadanho do passado
Que esgatanha a afável recordação
Que arfa o falto, daqui do cerrado...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
23/12/2020, 21’38” – Triângulo Mineiro
MÚTUO ...
Amor, vivo seduzido, nesta pureza
Onde o cuidado tem o seu recanto
Perto do teu olhar cheio de encanto
Tal o acalanto de uma grata leveza
Nesta tua gentileza, me dá certeza
Do sentimento que por ti é santo
Onde o afeto cresce tanto e tanto
E neste agitar a emoção é a presa
E vou na sensação num só desejo
Da teu acarinhar sempre presente
No suspirar, assim, que eu te vejo
Morro na paixão tão divinamente
Se tenho saudades, tem o ensejo
De que também por mim tu sente! ...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
06/04/2021, 14’14” – Araguari, MG
INDIFERENÇA ...
Solidão, vivo tão falto, numa tristeza
onde os olhos se desfazem em pranto
distante daquele afeto, alegre encanto
onde a alma contemplou só surpresa
Tão privado ando disso, só incerteza
no sentimento, dor! No entretanto
há mais e mais querer, tanto, tanto
que sinto na emoção aquela certeza
Ando disperso, sofrente na tortura
dos convívios comigo tão ausentes
que me alucinam, sem a tal doçura
Vivo no viver dos esteios pendentes
e morro nesta agonia tal a loucura
do vazio, que parece que não sentes! ...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
09/04/2021, 05’09” – Araguari, MG
SONETO DE AMOR VIVENTE
Todo amor vivente em mim foi afeito
Tudo em mim dum amor vivo foi dito
Emanou do espírito e me fez infinito
Ser, pois, todo amor tem divino jeito
Tão muito de amor trovou meu peito
Suspirei, fui fácil em amar e fui aflito
E, em cada voto o meu poético grito
Tenho defeito e, também o conceito:
Sou amor, ao ser amador, - o ofereço!
Amor mais que coubesse tenho dado
Esse devoto amor que não tem preço
E se por tanto dar não me fiz amado
Fui querido a quem sobe ter apreço
Assim, vário, me restei enrabichado...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
2021, 15 de junho, 17’42” – Araguari, MG
LACRIMANTE
Soneto, vivo tão só, numa rudeza
Onde o versejar se dilui em pranto
Longe do prazer cheio de encanto
Aonde a minha poética está presa
As rimas são ao verso só incerteza
Tristeza, onde o meu sofrer é canto
No entretanto, o amor é tanto, tanto
Em uma poesia frágil e tão indefesa
Ando inquieto, o coração com desejo
De um sussurrar tão de ele distante
Que endoida, e que na paixão a vejo
Em cada uma das linhas, um instante
Que retumba pelo ar, tal a um realejo
Solitário, com o impar tom lacrimante.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
07 maio, 2024, 18’44” – Araguari, MG
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp