Sucesso de vendas no Brasil, os livros da escritora britânica Jojo MoyesComo Eu Era Antes de Você (Me Before You) e Depois de Você (After You), finalmente ganharam a continuação que encerra a trilogia. Ainda Eu (Still Me) promete continuar emocionando multidões em todo o mundo!

O primeiro livro que conta a saga de Lou já ganhou uma versão para os cinemas e os fãs estão ansiosos pelas continuações. Enquanto esperamos, confira algumas curiosidades sobre os livros e a produção do filme:

1. Baseado em fatos reais

A história sobre Will e Louisa é uma ficção, mas Jojo Moyes afirma que a inspiração para criar o livro surgiu a partir de um acontecimento real.

Como eu era antes de você

A autora já era familiarizada com os cuidados de duas pessoas da família com necessidades especiais. Porém, ela se baseou no caso de um jovem jogador de rugby que ficou tetraplégico após um grave acidente e que escolheu morrer com o auxílio da organização Dignitas – uma sociedade sem fins-lucrativos que oferece ajuda aos indivíduos que sofrem com doenças terminais e que desejam cometer suicídio - do que passar o resto da vida preso à uma cadeira de rodas.

2.300 atrizes fizeram o teste para Louisa

Desde o início, a equipe do filme percebeu que o papel mais difícil de escalar seria o da protagonista Louisa, pois ela é a que passa mais emoção para o espectador. Foram realizados 300 testes com atrizes britânicas antes que Emilia Clarke fosse escolhida para interpretar a protagonista.

Emilia (Clarke) apareceu e foi como se Louisa tivesse acabado de sair da minha cabeça para uma fita de audição.

Jojo Moyes

3. Guarda-roupa da protagonista

como eu era antes de você

Uma das características mais fortes de Louisa é o seu excêntrico senso de moda, o que é logo a primeira coisa que chama a atenção de Will para a jovem. Para compor os figurinos alegres e cheios de personalidade da moça, a equipe de figurinistas do filme percorreu diversos brechós londrinos. O que se provou uma ótima escolha, pois deixou a personagem bastante autêntica.

É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida muito mais do que esse dinheiro vai mudar a sua.

Will Traynor (Como eu era antes de você)

como eu era antes de você, frases, me before you

A única peça de grife foi o vestido vermelho. Ele tinha de ser deslumbrante e foram vários testes antes de escolherem o usado no filme. 

4. A autora não escolheu Thea Sharrock como diretora do filme

Apesar de estar totalmente envolvida com a adaptação do seu livro para o cinema, a autora Jojo Moyes não foi responsável pela escolha da diretora Thea Sharrock para comandar o filme. Mesmo assim, as duas se deram muito bem e a diretora respeitou bastante a visão de Jojo para levar a história para as telas.

De fato, toda a equipe da produção gostou do trabalho da diretora, tornando o ambiente dos sets bastante amigáveis.

5. Sam Claflin não foi a primeira escolha para Will

Agora fica até difícil de imaginar outro ator para viver o destemido e amargurado Will Traynor, mas quase que o papel foi vivido por Tom Hiddleston.

Tom Hiddleston

O famoso intérprete de Loki já havia trabalhado com a diretora Thea Sharrock antes, na minissérie The Hollow Crown e era a primeira escolha para o personagem. 

Mas depois Sam Claflin entrou para o elenco e surpreendeu bastante à diretora por sua entrega e dedicação ao personagem.

Sam Caflin

6. Cenas cortadas do filme

Por mais fiel que um filme possa ser de um livro, há sempre partes da história que precisam ficar de fora para que a adaptação não fique exagerada. Muito desse conteúdo é cortado antes mesmo das gravações começarem, mas algumas coisas ainda chegam a ser rodadas e só saem na versão final.

No livro Como Eu Era Antes de Você (spoiler a seguir), o pai de Will tem um caso com outra mulher e chega a pedir o divórcio no decorrer da história. Para a adaptação cinematográfica foram gravadas cenas que mostravam estes acontecimentos, porém chegou-se à conclusão de que não ficaram boas o suficiente para entrar na versão final do filme. Portanto, nada de casos extra-conjugais no cinema!

7. Tatuagem de Emilia Clarke

Após a produção do filme, Emilia Clarke se sentiu tão tocada pela história que fez uma tatuagem de abelha no dedo mindinho. Uma forte homenagem à personagem Louisa Clark interpretada por ela.

Emilia Clarke

No livro (spoiler a seguir), tanto Louisa quanto Will fazem a tatuagem de abelha para simbolizar o amor que vivem um pelo outro.

8. Filme é bastante fiel ao livro

A adaptação cinematográfica de Como Eu Era Antes de Você chegou aos cinemas brasileiros em junho de 2016, com direção de Thea Sharrock e roteiro da própria autora do livro, Jojo Moyes!

Moyes afirmou que uma das suas metas como roteirista da versão para o cinema era fazer com que a história fosse totalmente fiel ao livro. Mesmo com algumas adaptações, Jojo se orgulha de ter conseguido transmitir com sucesso a história que conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo para as telonas.

Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida -- a vida real -- parece distante.

Jojo Moyes

Aliás, Jojo planeja que a sequência de Como Eu Era Antes de Você Depois de Você (After You, no título original), lançado mundialmente em 2015 – também vire um filme! Agora é torcer para que a continuação faça tanto sucesso quanto o primeiro, para que Ainda eu (Still me) também chegue às telas.

9. Mulheres no comando

Como eu era antes de você premiere

Além de Jojo Moyes como roteirista e Thea Sharrock como diretora, o longa também contou com outras mulheres nas principais funções da produção. Na verdade, em número gerais o filme contou com mais mulheres do que homens na equipe. O que não foi propositado, mas chamou bastante atenção na indústria.

10. A autora recebeu muitas críticas negativas sobre a história

Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

Jojo Moyes

Aliás, esta "escolha" apresentada na história de Moyes foi motivo de muita discussão entre diversos grupos de suporte às pessoas com deficiência física.

(ATENÇÃO: SPOILER!)

No livro, Will opta por não continuar a viver como tetraplégico e comete suicídio, com o suporte de seus familiares e médicos.

Eu contei para ele que o amava e ele apenas disse que isso não bastava. Como posso aguentar isso?

Louisa Clark (Como eu era antes de você)

Muitas pessoas criticaram a mensagem que a autora do livro transmitiu, como se fosse preferível morrer do que ajudar as pessoas com deficiência física a readaptarem as suas vida e serem felizes.

Com acordos e desacordos, uma coisa é certa: a trama de Como Eu Era Antes de Você continuará a dar muito pano para manga…

11. A mensagem principal da história

Enquanto os críticos alegam que Como Eu Era Antes de Você é uma tentativa de “romantizar a covardia do suicídio”, Jojo Moyers afirma que a principal mensagem de seu trabalho é simples e clara: não julgue o próximo!

Para Moyes, ninguém tem o direito de julgar a vida do outro, pois cada indivíduo tem uma experiência de vida única e as pessoas não devem julgar as decisões do próximo sem antes conhecer a sua história. Devemos ser mais empáticos e gentis uns com os outros, de acordo com a mensagem de Jojo.

frases de como eu era antes de você, me before you, jojo moyes

E então, ansiosos?