Textos pequenos sobre Comunicação

Cerca de 360 textos pequenos sobre Comunicação

Quando rotulamos ou julgamos alguém ou os seus atos, estamos a realizar profecias. Se desejávamos que aquele alguém mudasse os seus atos ou palavras, corremos o risco de perpetuar aqueles mesmos gestos ou atitudes. As pessoas acabam por se tornar aquilo que ajuizamos sobre elas. Um aluno ou uma pessoa rotulada como “mau” revelará e manterá esse mesmo comportamento negativo, aos olhos dos outros.
Somos os profetas do mal, porque acreditamos nele e somos peritos em avaliar, em julgar, em condenar e punir, ao invés de criar melhores relações e de contribuir para a mudança do mundo.

2019, José Paulo Santos
Comunicação Não Violenta

⁠O Ônus e o Bônus do Silêncio

O silêncio pode ser uma arte — uma escolha sábia quando as palavras seriam navalhas afiadas. Mas já parou para pensar no turbilhão de pensamentos de quem espera, desesperadamente, ouvir ao menos uma palavra?

Há uma tortura cruel em tentar decifrar o que se esconde nesse vazio. O que se passa no outro lado do silêncio? Talvez seja um ato inteligente calar-se quando tudo o que temos a dizer reflete dor ou ressentimento. Mas será que já pensamos no quanto esse silêncio pode ferir profundamente quem escolhe sufocar suas palavras, engolindo cada sentimento como se fossem cacos de vidro?

Existe toxicidade no silêncio? Sim, quando ele se torna uma prisão que sufoca experiências não verbalizadas e necessidades não atendidas. Quando não dizemos o que nos incomoda, essas emoções se acumulam até explodirem de forma destrutiva.

Silenciar e esperar que o tempo resolva tudo é uma ilusão cômoda. É angustiante esperar que o tempo cure feridas que poderiam ser tratadas com um diálogo consciente e empático. Às vezes, bastaria a vontade de escutar — e ser escutado.

Por outro lado, o silêncio pode ser transformado em arma. O tratamento de silêncio é uma forma cruel de manipulação, abuso e punição. Ele faz com que o outro se sinta inseguro, ansioso, rejeitado, invisível e, muitas vezes, culpado por algo que nem compreende.

É preciso sabedoria para respeitar o silêncio do outro, mas também coragem para verbalizar esse respeito, validando os sentimentos de ambos.

Então, o silêncio é sabedoria ou covardia? Depende. O mérito está em saber quando calar — e quando falar, pode libertar.

⁠Infelizmente muitas mentes notáveis, brilhantes e avançadas, são simplesmente deixadas de lado, por não se adequarem ou se curvarem ao sistema, à política, e mesmo a religião...
E, é bem por isso que elas são brilhantes, elas tem a visão que a maioria não tem, pois os comuns, só aplaudem e seguem o que seus ouvidos querem ouvir.
Valdir Venturi

Inserida por valdirventuri

Hoje digo que tive sorte de não ter lido todos os livros que existem... tive sorte de não ter acesso a todas as bibliotecas que existem... tive grande sorte...

Quando entro em uma biblioteca repleta de livros, com estantes altíssimas, cujos livros lá do alto só podem ser alcançados com o auxílio de uma escada, sinto-me sufocar...

Vagueio perdida pelos corredores... entre tantas informações, falta-me o ar... procuro uma cadeira num cantinho pra sentar...

Lá fico a imaginar os dedos quiçá calejados que tantas palavras escreveram, datilografaram, digitaram...rápidos pra acompanhar tanta imaginação... e colocar em meu ângulo de visão o que antes era só e pura imaginação...

E você, numa biblioteca não se perde não? Sente-se confortável? Tão confortável que se lhe fosse permitido em uma biblioteca viveria?

Houve tempo em que eu sofria porque sabia que jamais tempo teria de ler tudo o que queria...

O livro existe pra isto: pra mudar a vida das pessoas... e os livros mudaram minha vida... muitos - bem pouquinhos na realidade, em comparação à quantidade de livros que existe - livros que li me fizeram ser o que hoje sou... talvez se nada tivesse lido eu seria eu? Não sei... não sei qual seria essa minha outra história de não leitora... ou se tivesse lido outros livros que não os que li... eu aqui estaria?

jamais saberei o que não aprendi...

Bom, mas o que quero dizer é que tive sorte de não ter lido todos os livros do mundo... os que li foram suficientes pra me acalmar em minha desorientação... os que li foram suficientes pra chamar a minha atenção que o que importa é qualidade...

e por isso já não tenho mais a pretensão de quantidade... claro, claro... lerei livros ainda não lidos... mas voltarei pros lidos... com calma... tomando um chazinho... deixarei as palavras tomarem posse devagarinho do meu pensamento numa conversação... numa troca... quero comunicação... profunda... quero ver o que na primeira leitura não vi... perceber o que não percebi... quero mesmo é ler o que na minha primeira leitura não li.

Inserida por RosangelaCalza

Mídias Sociais e o Direito

⁠O que aproxima e o que afasta neste universo chamado “mídia social”? Afinal qual é a expectativa criada neste espaço de estudo, trabalho e “interação”? A eterna curiosidade e a clássica busca por respostas, faz o ser se envolver em mais um Mundo “desconhecido”.

Como no Direito existe a cobrança por respostas, mais uma vez os Juízes precisam ser os oráculos para conseguir satisfazer as questões mais diversas; e recorrem ao código, à doutrina e aos costumes. Nas “mídias sociais” encontram mais um desafio, pois muito do que acontece não foi positivado, ainda não foi estudado e nem mesmo os costumes conseguiram ser deflagrados.

O que intriga e ao mesmo tempo encanta é justamente este formato que se tinha como “controlado”, com “limite” e que na verdade, a cada dia se percebe que não é assim. Onde o pensamento atua; nada pode ser tão previsível, pois a criatividade conquista seu espaço. Na “interação” através das “mídias sociais” algo é descoberto novamente: como o ser humano se reinventa.

Alguns autores nas áreas de Sociologia e Antropologia no auge de sua sensibilidade já estavam percebendo estas mudanças na sociedade. O que a internet fez foi lembrar ao ser como é importante "pensar". Existe diferenças de todas as formas, e esta redescoberta de nós mesmos fez uma grande parte da sociedade se questionar.

Cabe mais uma vez ao Direito, aquele papel de ajudar a trilhar um caminho onde todos possam se respeitar, se reencontrar e conviver. Diferenças sempre irão existir, mas não para se impor de uma forma que anule o outro, eis a máxima que se percebe novamente neste resgate de uma grande parte que nunca teve este desafio na vida.

O início foi lindo, com muita felicidade e alegria de ter contato com tanta informação, conhecimento e um sem fim de possibilidades. Neste momento há os conflitos e que vão existir naqueles que divergem. O Direito mais uma vez é chamado para oferecer as respostas para aqueles que em si já a possuem; mas na maioria das vezes só precisam de uma confirmação daqueles que a experiência e o tempo de forma generosa os faz perceber no instante do acontecimento.

Inserida por FabianeTorres

Nas teias do tempo e do medo, perdidos,
Corações anseiam, segredos escondidos.
Em busca da alegria, às vezes nos retraímos,
Pensando que não merecemos, esquecemos que existimos.

Encontramos almas que brilham, verdadeiras estrelas,
Desejando compartilhar histórias tão belas.
Mas nossas cicatrizes do passado nos assombram,
E o receio de machucar nos silencia, nos domam.

O futuro é incerto, não podemos controlar,
Mas podemos escolher amar, podemos ousar.
Comunicar nossos sentimentos e medos, ser sincero,
É o caminho para construir um laço verdadeiro.

Nada ganhamos sem tentar, sem arriscar,
A vida é um conto de amor que devemos criar.
Nossos relacionamentos podem florescer, crescer,
Quando juntos decidimos, nosso coração conhecer.

Então, quebrar as correntes do receio é fundamental,
Para construir relações sólidas, de forma natural.
Na dança do amor, na canção do tempo a passar,
Com diálogo e carinho, nossa felicidade iremos encontrar.

Inserida por WillCezar

⁠SÓ O AMOR NÃO BASTA:

Sim, isso é totalmente correto! Para um relacionamento saudável, gostar/amar é simples, o importante é cuidar, o trabalho que isso demanda e, o esforço consciente dessa situação. Um filho/cônjuge/amigo nãose dará bem "de graça", é preciso dedicação!

Inserida por BacellartPsicologo

⁠Eu Sou Expressão

Eu sou o que sinto,
O que penso,
O que sonho,
O que vivo.

Eu sou o que digo,
O que escrevo,
O que faço,
O que crio.

Eu sou o que aprendo,
O que ensino,
O que mostro,
O que compartilho.

Eu sou meu trabalho,
Meu talento,
Meu cansaço,
Meu sustento.

Eu sou o que luto,
O que caio,
O que me levanto,
O que recomeço.

Eu sou a escolha,
A decisão,
A queda no abismo,
A glória da ascensão.

Eu sou a promessa,
A decepção,
A falha,
A solução.

Eu sou a dualidade,
A contradição,
A autenticidade,
A imperfeição.

Eu sou a clareza,
A confusão,
A guerra e a paz,
Em minha canção.

Eu sou o que aceito,
O que perdoo,
O que agradeço,
O que celebro.

Eu sou o que sou,
E não o que esperam.
Eu sou a minha voz,
E sou o meu silêncio.

Eu sou o eco das palavras,
A força da criação,
A paixão que me guia,
O fogo do coração.

Eu me expresso no mundo,
E o mundo se expressa em mim.
Eu me transformo no mundo,
E o mundo se transforma em mim.


Isaac Ordous, 2023, Natal

Inserida por IsaacOrdous

⁠O Fôlego da Vida
Ultimamente tenho refletido muito sobre o que é a Vida. E a MINHA vida toda eu sempre tive muito medo e dúvidas sobre a morte. Mesmo acreditando em Deus e tudo que sempre ouvimos de que, quando morremos vamos para a Vida Eterna junto com Ele, meu coração ficava muito angustiado e as dúvidas me deixavam DESESPERADO. E há algum tempo eu falei com Deus dizendo que eu queria entender a morte, queria entender como seria a vida depois disso, se ela simplesmente acabava ou se havia realmente esse ALGO A MAIS, mesmo eu tendo Fé de que existe esse algo a mais. Porém, como a mente humana é limitada e existem coisas que ultrapassam nossa CAPACIDADE de entendimento (como a própria Bíblia diz) essas dúvidas ainda me angustiavam muito. Porém, alguns dias depois que eu pedi esse entendimento, Ele me deu a oportunidade de ver minha cachorra de 17 anos (Gaia) falecendo de forma natural em meus braços, eu estive com ela durante as últimas horas de vida dela e presenciei todo o processo da vida se esvaindo do corpo dela até o último segundo que ela estava buscando o AR, se esforçando para respirar enquanto todo o corpo tremia e a vida dela estava indo embora, até que perdeu toda força e deixou de respirar, e simplesmente a VIDA que estava ali se foi. E o processo do entendimento que eu pedi a Deus INICIOU-SE com este episódio, que claro, doeu muito. E houveram outras situações que Ele usou para trabalhar isso em mim e, finalmente, me dando esse entendimento e revelando ao meu coração que Ele se manifesta a nós, principalmente, através do Ar (OXIGÊNIO) que respiramos. Na Bíblia Ele diz em Gênesis 2:7 “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e SOPROU em suas narinas O FÔLEGO da Vida e o homem se tornou um ser vivente”. Esse versículo evidencia que Deus soprou dos Seus próprios pulmões (lembre-se que somos a imagem e semelhança dEle) a Vida em nosso corpo físico. Quando nascemos a primeira coisa que fazemos é respirar, ou seja, O Fôlego da Vida entra em nosso corpo. Quando morremos a última coisa que fazemos é liberar O Fôlego dos nossos pulmões, então a Vida se esvai do nosso corpo e nossa alma vai de encontro ao nosso destino eterno. O ser humano consegue viver em média 21 DIAS sem comida, de 3 a 7 DIAS sem água, mas APENAS alguns MINUTOS sem oxigênio (Ar), sem FÔLEGO. Hoje eu sinto Deus em cada respiração do meu corpo e isso me fez entender o porquê a vida é realmente um SOPRO. Porque a principal conexão entre Deus e nós é o oxigênio, o ar que respiramos, O Fôlego da Vida, ou seja, nada mais, nada menos, a respiração é nossa principal CONEXÃO com Deus, quiçá é um “pedacinho” dEle em nós. E depois desse entendimento MUITA coisa fez sentido para mim. Fez sentido o porquê TODOS no mundo quando estamos ansiosos, nervosos, com medo ou com qualquer outro tipo de emoção ou dificuldade cognitiva, quando paramos para respirar de forma coordenada e deliberada, utilizando técnicas de respiração, OXIGENAMOS o cérebro e CONTROLAMOS as emoções, a ansiedade, o medo, e qualquer outro tipo de sentimento, nos capacitando inclusive para enxergar as situações de uma forma mais harmônica e tranquila, nos propiciando uma melhor capacidade para tomadas de decisão em QUALQUER caso ou situação. Ou seja, quando paramos para respirar e ACALMAR os ânimos através da oxigenação do cérebro, estamos SIMPLESMENTE deixando DEUS entrar e falar conosco da forma MAIS PURA e SIMPLES que existe. E é por isso que nos acalmamos e conseguimos enxergar a situação ou emoção de novas perspectivas, das perspectivas de Deus, é ELE falando conosco, nos acalmando, nos amparando, nos cuidando, nos REFRIGERANDO. Deus É o VERDADEIRO refrigério para as nossas almas e corpos. E depois disso, desse entendimento, como eu disse, TUDO fez sentido para mim. Eu entendi a VIDA, um “pouquinho” da morte e PRINCIPALMENTE, entendi MUITO sobre Deus e como Ele age e se manifesta nas nossas vidas. Quando eu RESPIREI e senti DEUS entrando nos meus pulmões e falando comigo através desse ato, me acalmando, me tranquilizando, me confortando e trazendo a PAZ que eu buscava quando eu pedi a Ele que me desse esse entendimento. Inclusive esse foi o motivo que me levou a parar de fumar, fazendo um compromisso com Ele de que nunca mais colocarei nos meus pulmões nada que corromperá ou dificultará a principal LINHA DE COMUNICAÇÃO dEle comigo. E é por isso que eu entendi também o porque do ato de fumar é reconhecido como PECADO, porque estamos deliberadamente corrompendo e dificultando o principal meio de manifestação de Deus nas nossas vidas, O Fôlego da Vida, a principal fonte utilizada por Ele para falar conosco. E é por isso também que hoje eu entendo que a VIDA é realmente um SOPRO. E depois de todo esse entendimento, se eu pudesse te dar um ÚNICO conselho, seria esse: RESPIRE!

Inserida por jpbernardesa

⁠Escrever

Escrever é um ato tão simples e tão complexo.

É transmitir em palavras uma ideia, expressão, sentimento.

É uma forma de comunicação de grande importância para a sobrevivência.

As letras que uma criança vai juntando formam as sílabas, logo as palavras, algo simples e básico da linguagem.

Palavras formam frases, textos imensos, histórias, livros, diário de uma vida toda, isso é complexo.

Escrever foi evoluindo com os seres humanos, a escrita com tintas naturais, canetas tinteiro, canetas transformou-se em letras digitais. O segurar do pincel deu espaço ao digitar do computador, clique do celular. Mas o que nunca vai mudar é a importância do que se escreve, seja da forma que for a escrita permite expressar sentimento no poema, compor livros que educam, vender e comercializar produtos e serviços, deixar provas eternas.

Provas de avaliação, de aprendizado, de desempenho, de crescimento.

Provas de amizade, de amor, de ódio.

Provas de opinião, de atitude, de incentivo, de superação.

Provas de tudo, a favor ou contra todos.

Escrever é deixar o registro escrito para a eternidade.

Escrever é inevitável, incomparável e imortal.

Escrever! Um hobby, uma paixão, uma razão.

Inserida por thaiscritocomamor

⁠Um neurônio isolado é como uma voz que nunca encontra ouvidos.
Não importa o quanto tenha potencial — se não se conecta, ele se apaga.
O cérebro não guarda o que não conversa.
Assim como o mundo não valoriza o que não se comunica.
Quem não se expressa, desaparece. Literalmente.
Renato Ribeiro

Inserida por renato_ribeiro_autor

⁠Eternidade em Fragmentos

Um dia não estarei mais entre a humanidade,
Em pouco tempo, quem guardou meu ser,
Partirá, e assim, em meio à saudade,
Serei esquecido, como um sonho a se perder.

Mas mesmo assim, nas luzes de cada cena,
Continuarei existindo em cada fotografia,
Capturada pelo meu olhar, a alma plena,
Reflexos de vidas que eternizam a alegria.

Mesmo sem rostos que reconheçam meu nome,
Meu registro fotográfico sempre brilhará,
A cada imagem que o tempo consome,
Minhas histórias na memória ficarão a dançar.

A cada vídeo que editei com carinho,
A poesia que escrevi em noites de solidão,
Serão ecos de um mundo que eu tinha como um ninho,
Vozes que ressoam na imensidão da criação.

Mesmo que não saibam quem eu fui ou sou,
Minhas palavras e imagens permanecerão aqui,
Guardadas nas almas que o destino encontrou,
Como estrelas no céu, sempre a reluzir.

Assim, quando minha partida chegar ao fim,
E as memórias se esvaírem como o mar na areia,
Saberão que estive aqui, mesmo sem um sim,
E que minha essência vive na arte que semeia.

Inserida por Mykesioofc

Ao tentar falar sobre o que me dói,
minha ferida ainda inflamada se abre⁠
ataco sem intenção e o outro se arma
inevitavelmente

Na dúvida do que falar,
o mais sábio a se fazer no calor da emoção
é não dizer nada
esperar de primeira os ânimos se assentarem
e chamar para conversar mais tarde

Não! Nem sempre quem se cala consente
essa é uma afirmação tola,
que eu mesma tinha fixa na minha cabeça dura
por anos...

Me apressava em falar qualquer coisa
e cometia tantos erros na minha tentativa de me expressar
colocar para fora
mirava em resolver o problema e acertava na ferida
de quem esperava acertar as coisas ali também
mas porque a minha naquele instante estava sangrando
abri mais de milhares também

Inserida por LUAINDOMAVEL

A diferença entre ler uma crônica esportiva e um paper sobre quantificações do efeito Helmholtz–Kohlrausch?

O texto técnico é maçante. Não porque o assunto não seja interessante, mas porque o pesquisador não possui uma linguagem acessível para comunicar suas ideias. Ou porque o trabalho está ininteligível, indecifrável, impenetrável. Quem melhor do que o Kant para explicar suas ideias? Qualquer professor de filosofia do ensino médio ou escritor de "filosofia-no-bolso". Talvez não TODO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO.
Difícil é escrever fluido e cirúrgico, empático e simples sem deixar a exatidão. Difícil é ser um Darwin. Sua escrita é quase inigualável para despertar ideias em pessoas que estão envolvidas com a ciência e que exercem o esforço adequado para envolvê-las. Embora um texto intrincado não seja sinônimo de complexo. Sempre há uma tentação de justificar a própria incapacidade de entender algo afirmando que não é possível entender.

Inserida por Gazineu

VALOR DA LINGUAGEM

Que privilégio esse nosso
Poder expressar ideias
Pensamentos, sentimentos e opiniões
Realizar tarefas e planejar ações

Oh, querida linguagem
O que seria de nós sem ti?
Seres inexpressivos
Vivendo uma vida sem sentido?

Quem seria eu?
E o outro quem seria?
Somos frutos de tua existência
Se não fosse tu
Não haveria convivência

Através de tua presença
Nos fazemos prensentes
Contruímos nossa própria identidade
E compartilhamos informações em sociedade

Que o teu valor seja reconhecido
E te conservemos de forma equilibrada
De modo que não nos percamos
Na prisão da virtualização demasiada


[19/05/2015]

Inserida por SamaraSantanaCamara

As pessoas são medíocres
Não valorizam o ser
Somente o ter
Será que eu existo?

Só pensam nelas mesmas
Falta o amor nas pessoas
Amam somente coisas
As pessoas são medíocres
Será que eu existo?

São rasas
Totalmente superficial
Vêem apenas o que lhe agrada
Não veem flores, somente espinhos
As pessoas são medíocres
Será que eu existo?

Em tempos de internet nem pais
Falam com os filhos
As pessoas não se comunicam mais
Perderam a noção de espaço e tempo
As pessoas são medíocres
Será que e existo?

Não me assustaria se
Tudo se acabasse em tragédia
Pois as pessoas são medíocres
Será que eu existo?

Inserida por QM5hdMxMZD

Volto pra ti, Por ti, e para ti.
Sou simples porém complicado!
Entendo, porem, quero entender.
Comunicar-se é tudo pois sem a
comunicação não existe relação.
Preciso da tua essência para obter
a minha. Preciso de paciência pois
preciso da tua.Te quero como nunca,
pois te desejo em dobro.
Me orgulho do teu zelo, carinho e fidelidade.
Não quebre as regras e tenhamos toda a felicidade.
Você tornou-se unica para mim,
e que de hoje em diante assim seja.

Inserida por FabioMorao

Século XXI – Tecnologia
Em pleno Século XXI, onde a tecnologia tomou conta de meio mundo. Onde mais da metade da população possui algum tipo de tecnologia onde elas estão conectadas a internet. Eu faço um simples questionamento... Tem como acontecer à falta de comunicação entre duas pessoas?
Confesso que por todos os meios de comunicação nos quais eu possuo e faço parte dessa grande teia, pensei que isso nunca fosse acontecer comigo. Mas aconteceu. Em meio à tecnologia, depois deste episódio vou a determinados momentos pedir para vivenciar o que se praticava antigamente, ir até a pessoa, fazer sinal de fumaça, ou não muito distante da gente, por que não ligar. Você já percebeu o quanto você reduziu em relação há algum tempo atrás o seu número de ligações? Já parou para pensar?
Pois é, essa é uma grande verdade. É claro que com a chegada de novos programas, aplicativos etc... Nós acabamos nos acomodando com as novidades... Até o momento em que tal, atrapalha nossa vida de forma séria.
Já se deu conta de que por falta de comunicação pessoas diariamente morrem sozinhas em suas residências?
Pessoas ficam perdidas em determinados lugares. Crianças são esquecidas nas escolas quando os pais não acertam entre si quem buscará o filho. Dentre mil e outros exemplos.
Com tudo isso, podemos analisar que a comunicação é essencial em nosso viver. O que seria de nós se não fosse ela? E isso vem desde muito antes do nosso existir... Lembra-se das pinturas rupestres? Desde lá já era um dos sinais de comunicações entre as pessoas/povos. O bacana de conhecer um pouco da história é acompanhar a evolução até os dias de hoje. E para terminar, termino com um questionamento... Aonde chegaremos?

Inserida por oliveira-ex

Ainda sobre a reciprocidade, penso que quando se trata de amor existem inúmeras formas de comunicar, transferir e demonstrar, por que amor é sentimento e o sentimento é variável. Mas quando falamos de interesse, falamos de uma fase inicial, que se identifica apenas com uma forma de demonstração, o contato... Quem se interessa contata, responde, interage na mesma proporção ou mais... por que interesse é intenção e intenção é invariável, justa, clara e definida.
Vale lembrar que o "definido" não é necessariamente "definitivo" em relação ao tempo, mas é significativamente honesto em relação a sua proposta!

Inserida por loanadny14

Quando se trata de música, a linguagem para mim perde o significado. Não sei mesmo Inglês, entendo muito pouco. A Língua serve para a comunicação entre as pessoas; cada país tem a sua. Mas quando ouço música, essa a Língua ultrapassa todas as fronteiras e se torna o que sentimos, o que sonhamos, não há tradução.
Eu sinto a música no meu sangue, no meu coração.

Inserida por mirianguarnieri

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp