Textos para uma Menina Corajosa
A menina e o Chico
Menina bonita vestida.
De roupa de caçuá.
Mirando o rio que desce,
Chegando onde deve chega.
O tempo já não falta.
A pressa já se acaba.
E; deixa no velho Chico,
a lagrima que ficou.
De retorno as naturezas,
As águas se fazem iguais.
De tanto chorar o Sertão,
agora elas molham bem mais.
Marcos fereS
Mas nem esse mundo tão grande continha essa menina
Ela era grande demais para caber nele
Só tua alma ocupava metade da terra
E o resto de seu corpo ocupava a área tropical
E seu coração era do tamanho do universo
É de você chegar perto
E sentir sua energia e afeto
Ela era assim
E se sentia livre.
Medo?
Eu tenho poucos.
Tipo da menina do exorcista, de faca, de saci, de morto, de fantasma , de altura, de não ser o que sou hoje.
Pois sou o que eu deveria ser.
Feliz, chato, bravo, sonhador, amigo, pai, neto, sobrinho e irmão.
Sou também amigo daqueles que me oferecem sinceridade.
Sou pobre na parte financeira ou classificado como classe "C".
Digo o que penso.
Vivo cada dia pensando no que posso ser.
Vivo sendo o que sou em plenitude.
Fui adulto quando podia ser criança.
Sou criança agora e desejaria não ser adulto nesse momento.
Me encanta em uma mulher é o seu sorriso de criança, o brilho dos seus olhos, seu rosto de menina. Gosto daquelas não produzidas, tem quer ser original, usar calça jeans, camiseta rasgada, brincar descalça, correr na chuva.
Lindo mesmo é mulher sem pinturas, cabelos molhados, olhar de sapeca, sorriso fácil, que fala baixinho e adora beijinhos.
Gosto daquelas que nasceram estrelas e sabem brilhar, cantam, dançam,espalham ternura, choram, abraçam, mesmo com dor, espalham amor.
Mas para mim a mulher ideal é aquela que lê ou escreve um poema com uma lágrima nos olhos no final!
Sergio Fornasari
Você é uma menina romântica, carinhosa, sonhadora, e infelizmente escolheu as pessoas erradas. SIM ERRADAS porque se fosse a certa estaria ao seu lado. Mas agora você não quer mais sofrer e nem se machucar então você simplesmente não acredita mais, não quer se envolver, quer conhecer novas pessoas, curtir, viver... Mas sabe, isso vai te levar a duas coisas:
1° Você vai viver ai, curtindo, conhecendo pessoas, saindo e isso no começo é uma maravilha, você se sente libertada, feliz, querida, desejada... Mas isso passa, e não importa O QUE VOCÊ FAÇA no fundo você é aquela menina sonhadora e carinhosa e por optar por tentar ser algo que você não é, você vai simplesmente no final se machucar e sofrer, porque o tempo passa e não tem como voltar e você vai ver como foi ridículo querer ser algo que não é você só porque as pessoas falaram que era o certo... Não importa você pode falar o que quiser, se vestir como quiser mas a sua essência é a mesma e deixando de acreditar no amor, de dar uma chance você só está deixando de ser você e isso é triste, mas você não entende agora, mais um dia esse seu lado vai te cobrar e acredite ISSO VAI DOER...
2° Por ser assim você só vai atrair pessoas ruins, que vivem de momento ou querem apenas fazer exatamente o que você esta fazendo... Pessoas assim são vazias, podem ser lindas como um mar mas serão rasas como uma poça d'água e alem de atrair pessoas que é justamente o contrario de você, você vai perder pessoas que pensam como você, que acreditam, que querem viver aquele amor que todo mundo conta que existe, que tem livros, poesias e filmes que são contados ao som de uma boa musica.
Infelizmente é isso, como você disse eu sou tudo que você QUERIA mas hoje isso não importa mais, pra que voltar a ser a Mery especial, voltar a dar uma chance de ser realmente feliz... Pq a felicidade só existe quando você faz diferença na vida de outra pessoa, e não se engane conhecendo pessoas e vivendo, você não vai ser FELIZ você vai ter doses de felicidade que do jeito que vem vai e o que sobra? apenas a sombra daquela menina que um dia acreditou no amor...
Quem sou eu pra julgar? o cara que como você tentou ser o que não é, tentou viver aonde não é feliz e conheceu pessoas MUITAS rasas que não pode nem se da um mergulho de uma semana porque o que elas me ofereciam era apenas horas de prazer...
Por isso doí, porque a estrada que você procura é exatamente a estrada que eu estou voltando... e Sinceramente? lá você só ira se perder
ou perder tudo aquilo que eu tanto dou valor...
corrigir
A arte de declamar, a arte de recitar que embalava os doces devaneios de uma menina, não esmaecera com o tempo, apenas adormecera em profundo sono, num tempo rude que suga a vida e que dela rouba a alma. Não pudera o tempo ido desencantar-lhe, nem as mazelas lhe findaram o que tinha no íntimo. Na insustentável sofreguidão do ser, busca incansável a sua maneira de ser, a sua maneira de estar no mundo, em consonância com sua essência.
Lembra-me com saudade, subir ao palco e cheia de graça e uma incontida emoção, desfilando em versos a mais pura forma de homenagear, que fazia inundar de lágrimas os olhos daqueles que viam naquela arte, a mais pura forma de demonstrar amor.
E a menina cresceu e lá se vão muitos anos passados. Não mais subiu em palcos e nem sequer mais recitou, mas lá estava ainda adormecido o gosto bom de gostar, de ver estampado em versos, na expressão da poesia, as inquietudes, anseios, amores, paixões, alegrias e tristezas do ser.
Quanto mudou o mundo, quanto as pessoas se distanciaram, quanta modernidade. O mundo que era real destoa da realidade. Não mais se encantam com a poesia, quanto outrora, com a mesma fidelidade de sentir a intensidade dos sentimentos. Mas a menina de outrora ainda se emociona ao ver que ainda sobraram aqueles que não sucumbiram ao tempo. Ainda se emociona quando no mundo virtual ou real, depara-se com as poesias que povoaram a sua alma e sua mente na infância.
Por que se preocupas tanto menina? Vive a vida, e deixe que ela lhe surpreenda.
Porque olhas tanto para o passado? se ele é um livro encerrado que não pode mais ser apagado.
Porque choras tanto? se existem mais motivos para sorrir mesmo em meio essa imensidão de problemas.
Se acalme, se aquiete, deixe que o silencio responda a todas essas duvidas que lhe perturbam tanto.
Eu entendo seus medos de menina, afinal a vida parece mesmo coisa de gente grande. As vezes as lições que ela ensina machucam um pouco, mas faz parte do treinamento.
Você verá que amanha você já não será mais tão menina como hoje e entenderá o porque de tudo isso.
Trate de ser feliz, de viver a vida em sua plenitude e intensidade. Ame verdadeiramente, lute como um leão e nunca absolutamente nunca desista dos seus sonhos menina!
Amanhã quando você acordar já não irá se lembrar mais desse pesadelo que passou.
Vive a vida um dia de cada vez, como se fosse o ultimo de sua vida, minha eterna e doce menina.
Aquela menina parece flutuar.
Primordial és a natureza pra ela. Percebo a luz dos seus olhos escuros.
Como as luzes da cidade em seus primeiros instantes.
Instante insaciável para mim. Sua alma se espalha pelo ar
Sua chegada é de cinema. Talvez eu seja abençoado por Deus
Me mandou aqui pra ter o seu amor...
VASO DE ROSAS
VASOS DE ROSAS
OLHOS DE ESPERANÇA
SORRISO ENCANTADOR
MENINA CHEIRA A FLOR
CHUVA DE AMETISTA
CAINDO SOBRE MIM
NÃO VEJO OUTRA COISA
SENÃO TER O SEU AMOR PRA MIM
AH! QUE BOM É AMAR, AMAR.
QUE BOM QUE VOCÊ ESTÁ
TÃO CERTA DE QUE É O AR...
SONHANDO COM A FLOR
AMOR, AMOR, AMOR.
OFERECIDO A JEMIMA SOUZA.
Há como eu queria
Voltar a ser menina
Correr nas ruas descalças
Sem medo de brincar
Na em noite de luar
La não havia perigo
Eramos todos pequenos
Nas ruas dos subúrbios,
Eu ria e cantarolava
Brincava com pedrinhas
Cada um pegava 5
E nós ali na inocência
Se esquecia da hora
Depois passava o anel
Nas mão de cada um
Era brincadeira inocente
Que sempre me vem a mente
Tempos felizes eram aqueles
Que já não voltam mais
Pensamento sincero e descaprichoso
Faleceu a menina que fazia poemas caprichosos para expulsar o rancor. Só resta a mim. As crises já são tão diversas.Esse tempo todo podem dizer que eu não agi ao certo. De fato,eu decepcionaria a mim em ser o que sou que me soubesse antes que fosse. Quantos eus restaram? Quantos desses pensamentos ainda povoam meu imaginário? Talvez eu tenha me tornado mais racional. Agora enumero as hipóteses e opto. Mas hoje não. Eu sinto do fundo do fundo que hoje e ontem (digo, nesse passado) eu queria sofrer. Não sofrer penosamente, mas sentir uma pontinha de tudo isso em mim reverberando.Eu não escrevo mais poemas.Talvez eu gostasse dessa ideia! Afinal, poemas sempre foram uma maneira de botar tudo pra fora.Estou tao contida em mim e nem sei o que fazer. Agora tenho um namorado pra me consolar. Quem tem namorado, não precisa de poema.
Ei menina, é bem você mesmo, você que ta lendo esse texto agora, tenho certeza, que você já se olhou no espelho e disse pra si mesma: "eu sou feliz? Eu realmente sou feliz?".
Você que já sofreu tanto, que já teve o coração partido,você sabe o significado da palavra felicidade?
É você mesmo, você que fechou seu coração pra novos amores por medo de sofrer, você que jurou pra si mesma nunca mais deixar alguém conhecer você de verdade.
E se eu te falasse, que certos sentimentos nós não conseguimos controlar,você se sente preparada pra abrir seu coração mais uma vez e arriscar ser feliz?"Ou prefere deixar a felicidade escapar, e quem sabe mais tarde se arrepender por isso?
Até que um dia, você que sempre usou uma máscara de sem sentimentos, encontra alguém que realmente te entende, e tá disposto a assumir qualquer responsabilidade pra ter você com ele, e pra ajudar você também sente algo por ele. Mas como você é uma pessoa, que não joga os pés pelas mãos sem pensar, resolve esperar.
Agora eu quero te perguntar uma coisa menina, o que você prefere, enfrentar todos os seus problemas sozinha, ou ter alguém que vai ta do teu lado, independente do problema? Eu sei que você quer alguém pra te ajudar a resolver seus problemas, e se você falar que não você está mentindo, por que continuar se enganando? Você já amou um dia, você sabe o quanto é bom amar e ser amado, então por que não se dá uma chance? Por que não se permite amar novamente, você que tem essa pose de brava, no fundo so quer alguém que te de carinho, que brigue com você quando você fazê cagada, mas que de aquele sorriso que você tanto gosta quando estiverem bem, que quando você estiver sem chão, ele vai te carregar no colo, que esquece do mundo quando está com você. Faça da sua felicidade a felicidade dele também.
Ei menina,você quer ser feliz?
Menina, moça.
Rosto de anjo.seu destino saberemos ao longo dos anos.
Sempre feliz prestativa e atenta.
O som de seus cantos me acalenta.
Teu rosto e lindo e macio como flor.
meu coração por você se enche de amor.
Seus olhos revelam o brilho de sua alma.
Enquanto seu largo sorriso me acalma.
falar de você e simples assim,
pode ter certeza, Jaqueline você e muito importante pra me
Gerar você ver você nascer e te ver crescer,
sem você não saberia viver.
Emanoela moraes
Quando a menina que ainda existe em mim, lembra-me as histórias, me faz recordar tantos gratos motivos que tive para sorrir, bons tempos que não voltam mais... algumas pessoas diziam que eu vivia no mundo da lua porque eu achava sempre tudo bom, eu compreendia tudo vendo o lado bom dos acontecimentos, me adaptava tão fácil a tudo como se pertencesse as descobertas e pequenas experiências da vida, eu achava que tudo se resolvia com o tempo e com a ajuda dos meus pais, meus super heróis. Eu tinha um combo de alicerce que me deixava acreditar que tudo era possível e sempre seria assim.
Com o tempo, tentando entender os ensinamentos da vida, percebi que tudo muda e é assim mesmo, com o passar dos anos, sofremos perdas irreparáveis... Se perde a genuína infância, a ousada juventude e, inevitavelmente perdemos parte de nós quando perdemos pessoas que amamos... Infelizmente nada é pra sempre, assim como o dia se renova após cada anoitecer, tudo se faz novo e mesmo que pareça, absolutamente nada é igual ao que foi.
Minha menina por vezes chora de saudade acenando com um sorriso distraído quando captura tudo que o tempo levou, eu compreendo. Apenas compreendo que o tempo venceu e nós perdemos.
Sou uma Maria, uma mulher menina, jovem senhora.
Que cor tenho eu?
Uma vez Oberdã, um amigo, disse que minha cor era "marelin clarin". Chego em alguns lugares, dizem "como você é branquinha, esse combina mais"... para minha mãe sou morena clara, meu primeiro amor me chamava de neguinha.
Tenho tantas cores que moram em mim, desde a mistura de todas e também a ausência delas.
“Engole esse choro, menina!” – Passei a infância escutando esse conselho. Fui criada pela mulher mais forte que eu conheço, em cujo rosto raramente vi rolar uma lágrima. Só no velório do meu avô ou nas vezes em que o seu mundo desmoronava e ela desistia dos seus disfarces de grande mulher inatingível e desabava no nosso colo.
E eu sempre achei cruel essa coisa de sofrer calado, como se fosse pecado. Essa coisa de ter dó e certo desprezo por quem chora, por quem ama, por quem sente saudade. Como se cada lágrima só pudesse ser sinônimo de fraqueza, e não de força ou sabedoria.
É que a gente cresce achando que a vida é sempre sobre levantar a cabeça e seguir em frente: Como uma grande competição pra ver quem supera primeiro. A gente não pode se dar ao luxo de sofrer, de amargar uma perda, uma dor, uma decepção. O mundo se move rápido demais e, se a gente fica muito tempo afundado na nossa tristeza, acaba ficando pra trás. Pois é, a vida não quer saber de quanto tempo você precisa.
Ainda mais cruel é essa mania que as pessoas têm de se atropelarem. “Estou bem” é como um mantra, palavras mágicas para que você seja considerado agradável, alegre, desejável. Pra que você seja visto como alguém forte a quem as desgraças da vida simplesmente não abalam quando, no fundo, a quem, afinal, a vida não dilacerou?
É cruel sorrir amarelo quando se quer cair aos prantos; se esconder atrás de um sorriso só porque é mais bonito e mais admirável.
Sofrer não é pecado. Luto não é fraqueza. Toda tristeza precisa de um período de recolhimento, do choro que alivia, da solidão que restaura nossas forças, nossas crenças, nossa vontade de vida. É justo, é saudável, é salutar.
Não tenta atropelar a vida porque ela é do tipo que atropela como ninguém. Então, se o choro vem, descarregue; se a tristeza vem, viva – porque ela veio pra ser degustada como quase tudo na vida. Sinta, sofra, chore, amargue – e depois lave o rosto cansado e comece tudo de novo. Sofrer é humano – desumano é querer se esconder das tempestades da vida que chegam pra cada ser vivente em algum momento. E quando se diz que, na vida, é preciso se permitir, isso certamente engloba – também e principalmente – permita-se chorar.
Minhas tatuagens não fazem de mim menos meiga ou menos menina.
Minha sinceridade não faz de mim ogra.
Não faço a linha sonsa pra te agradar ou agradar qualquer que seja a pessoa.
Não preciso usar batom "rosinha santa" ou roupinha "cobre tudo".
Meu caráter não tem aparência,e minha honestidade vem de dentro.
Não tenho vergonha do que sou,tenho ORGULHO de quem sou.
Não tenho a pretenção de agradar a todos,aliás ninguém.
Sonhos de menina
Tu és o que teu coração deseja ser
Lady inglesa, borboleta, bailarina
Se íntimos desejos fizeste brotar e crescer
És tu sublime flor, bela princesa, heroína
Tuas fantasias, tudo que sonhaste acontecer
Chá das cinco, vôo livre, sapatilha pequenina
Se em teu interior, em teu âmago florescer
Tu verás acontecer: será rotina, e não sina
E assim cada crepúsculo, noite serena, amanhecer
Mostram ao mundo a tua essência, que é divina
Enquanto o dia alto desvela todo o teu poder
E teu sorriso mágico e sonhadora alma de menina
Enxugue essas lágrimas menina,
solte seu cabelo,
arranque seu sapato,
tire esse baton,
viver em liberdade é tão bom,
corre com vontade,
sinta o vento no rosto,
o sol aquecendo seu corpo,
vida nascendo,
a felicidade te querendo,
esquece essa dor,
tente novamente por favor,
tudo recomeça,
sorria sem pressa,
Deus já avisou,
esta chegando um novo amor!
Sergio Fornasari
Recostar dos tempos
... Lhe dito amorosa sobre tua menina que em mim concedeu,
uma triste viagem onde a morte me mordeu,
no coração despeço da tua lua brumada...
- Foi a noite de tantos encantos que revelou,
sobre o luar a revolta dos mares nos desatou,
beijos febris, abraços em chamas,
adoentou no serenar da madrugada...
... Por que hoje nos desencontramos nas sombras?
Sobrará um beijo revelado nas estrelas?
- D'aquela estância em abreviaturas,
sono que não se achega, pois estou pertinente a lhe buscar,
naqueles cantos antigos, onde rimo as horas para vos amar...
