Criar um filho traz responsabilidades muito grandes, mas bastante recompensadoras. Acompanhar uma vida tomar forma, educá-la e amá-la pode ser o momento mais especial da vida de uma mulher. Mas ser mãe não é uma tarefa fácil.

Muitas vezes em momentos de dificuldade enfrentados pelas mães, ouve-se o famoso verso de Coelho Neto, “Ser mãe é padecer num paraíso”. Seja quando enfrentam machucados, fraldas sujas, doenças, uma simples birra ou algo mais grave, a frase é tão utilizada que já se tornou um provérbio popular.

Selecionamos uma lista de frases que talvez não sejam tão repetidas como a de Coelho Neto, mas sem dúvida, demonstram o quão importante e transformador é ser mãe:

“No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo.” Osho

Não importa o quanto você pode ter se preparado durante a gestação. Se foi planejada ou se foi um susto. Se teve terríveis enjoos ou quase não sentiu a diferença. Se leu todos os livros! Você se torna mãe quando o seu bebê toma o primeiro fôlego e você dá o seu primeiro suspiro de alívio e alegria ao ouvi-lo.

Não há nada mais empolgante neste mundo, eu acho, que ter uma criança que é sua e que ao mesmo tempo é uma estranha.

Agatha Christie

Cada criança vem ao mundo com características próprias que afloram conforme as suas personalidades vão se moldando. Outras surgem com o passar do tempo, com o desenvolvimento dos seus gostos e as influências que recebe. Não é maravilhoso testemunhar de perto todo este crescimento? Conhecer e decifrar todos os dias um pouco mais de quem é a pessoinha que você carregou no ventre?

“Amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo.” Machado de Assis

Ser mãe não é abdicar de si própria, mas sem dúvida envolve escolhas que muitas vezes colocam os seus filhos em primeiro lugar. Dizem que o que se pode ter de mais valioso na vida é o seu tempo. Pois uma mãe dedica boa parte do seu tempo para garantir o bem-estar de seus filhos e o faz feliz e contente.

Mães perfeitas não são reais. Mães reais não são perfeitas.

A Mãe Coruja

Mães são humanas e cometem erros. Ainda bem! Se queremos que elas nos aceitem como somos, com os nossos defeitos e manias, por que não faríamos o mesmo por elas? Perdoar falhas e aceitar diferenças é tanto trabalho da mãe como de seus filhos.

Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe.

James Joyce

Entre as poucas certezas que se pode ter na vida, está o amor de uma mãe por seus filhos. Quando tudo parece estar perdido, há sempre o abraço, a palavra de carinho, o puxão de orelha, se necessário. O colo está lá para você. Para todas as idades, feitios e tamanhos.

Quando você é mãe, você nunca está realmente sozinha em seus pensamentos. Uma mãe sempre tem que pensar duas vezes, uma por ela e outra por seu filho.” Sophia Loren

A partir do momento em que uma mulher sabe que vai ter um criança, todas as suas decisões passam a ser tomadas a tê-la em consideração. Mas para além das suas decisões, ela observa o filho, se preocupa, reflete e sonha uma linda vida para ele, sabendo que no fim, as escolhas são todas dele próprio.

Um filho faz o amor mais forte, os dias mais curtos, as noites mais longas, a conta bancária menor, a sua casa mais feliz, as suas roupas mais largas, o passado esquecido e o futuro digno de ser vivido!

A Mãe Coruja

Filhos trazem um novo sentido à vida e uma revolução na sua casa. Você deixa de ser você e passa a ser a “mãe de...” , mas não tem problema! Esse é um título que você carrega com todo o orgulho do mundo!

E já que em “coração de mãe sempre cabe mais um”, chegamos ao fim da lista com a mais verdadeira de todas as frases sobre ser mãe.

Você pode, e provavelmente vai, ouvir diversos conselhos sobre a gestação e dicas sobre ser mãe. Mas quando a sua vez chegar, a experiência vai ser única. Independentemente de quantas mulheres você conhece que já passaram por isso, a sua relação com o seu bebê é só sua e dele, porque...

Mãe é mãe!