Textos Famosos que Falam sobre Sobreviver
Que bobagem...
Alguns falam do passado como se fosse mesmo uma página que se pudesse virar. O passado é o baú aberto da memória. Os medos nele criados são nossos aliados e inimigos, os amores sempre - sempre serão lembrados. Os amigos, as histórias, os trabalhos, a infância, os erros, as conquistas, tudo - tudo que é passado é também presente, porque o passado talvez nem exista. Está tudo numa página só, até mesmo o porvir.
TUDO QUE FALAM DE MIM, POR AÍ, É QUASE TUDO VERDADE
A vida desfila na arena livre das possibilidades, nas encruzilhadas dos sentimentos pré-escritos, dos caminhos que se impõem por si mesmos. E eu carrego os meus desejos plásticos, fragmentados e diluídos na ausência de sentido, da liberdade imperativa conquistada. Já cometi erros monumentais e emprestei minha alma ao diabo. Já peguei carona em corações distraídos, sem nenhum pré–texto. Em um só tempo, fui capaz de andar no ritmo dos passos rudes de forasteiros que cruzaram minha estrada e me alimentar de fantasia para sobreviver na retórica da ilusão. Já expus minhas mágoas e minhas alegrias nas galerias dos poetas. Já me fechei em mim mesma e me isolei nas horas-ilhas que insistiram em se fazer presente dentro de mim. Nos meus equívocos, fui hóspede de olhares aventureiros e vontades loucas. Por isso, tudo que ouvir falar de mim, pode acreditar. É quase tudo verdade. Minha alma é uma janela aberta e nela não cabe a escuridão. Não me escoro e nem me escondo na tirania das mentiras do que não sou, apesar de que nem sempre uma boa pergunta terá de mim uma resposta, porque sou capaz de devolvê-la a seu dono. Eu apenas tiro do medo a coragem de não deixar a vida escorrer pelos meus dedos. Então, pode acreditar no que falam de mim, porque quase tudo é verdade.
ALMAS
Almas inquietas se deparam
e no silêncio das vozes, se falam,
em tratados secretos se calam.
Almas carentes se sentem
e as suas verdades não mentem,
em cumplicidade se acendem.
Almas doloridas se acham,
e na solidão da noite, se abraçam,
em promessas divinas, se enlaçam.
Tem pessoas que falam que nunca amou alguém; nunca ficou burro, impaciente, egoista...
Mas será que a única forma de amar é essa?
Quantas vezes já salvou alguém de um pensamento torturante, ou até após uma corversa, um recomeço.
Palavras, atitudes e atos são ingredientes necessários para uma AMIZADE duradoura e fértil!
Por isso nunca diga que nunca amou alguém, pois a AMIZADE é a maior forma de amar alguém.
Longe de Você
Como ficar longe de você?
Alguns dizem que é só te ignorar
Outros falam que é só te esquecer
Como se fosse fácil assim.
Quando você não está
O coração fica oco
Sinto falta de ar
Chego a ficar loco.
Sinto te dizer
Que se isso continuar assim
Você vai ser obrigado
A ficar colado em mim.
BOCA
A boca presume mentiras
Dos dentes que falam verdades.
Há um céu de bom descanso
Estrelas que ardem de brilho.
A boca se espanta com o beijo,
E beija as bordas do mundo
É ela que se faz distante e fecha-se
Numa soberba contração, dormindo.
Fico com a boca por uns dias, calada,
E fecho-me em meu coração
Clausura aberta,
Esperando que tua boca incerta,
Finque no fundo da minha.
O que regurgitas.
Amor, amor, amor,
Não queiras quem já andou perto,
De uma boca, do seu ventre quente,
Dizer não, porque coça o desejo
De um mergulho lá das estrelas,
E dividir bem no meio a terra,
Matar suas feras,
Pelos seus dentes.
Queda, boca ao meu destino
Aprofundo-te no silêncio,
Apenas, passando perto.
Estou, com vagar, constatando que as aparências de fato enganam; que pessoas falam mais do que deveriam; que julgamentos precipitados são inoportunos.
O passado não pode exceder a simples concepção de tempo decorrido e acúmulo de experiências. Estas deveriam servir, tão somente, para evitar a reincidência. Nunca para rotular algo ou alguém.
Atitudes que, de alguma forma, incomodam os demais, podem ser justamente as mais acertadas. Pessoas não têm por hábito viver em uma arquibancada torcendo pelas conquistas de seu semelhante. Mais comum é, justamente, o inverso.
Talvez esse seja o contraponto da mediocridade. O médio, invariavelmente, irá se incomodar com o desconhecido. O jogador irá apostar em uma conquista.
Como disse Erasmo de Rotterdam, em seu Elogio da Loucura: “São como a hera: não tendem a subir mais que o muro que a sustenta” .
TÉTRICO
Ações rasas embala...
Embalam, balas que não podem parar
Mas falam, falam quando dispara
... Falas e desconsolo que fazem chorar.
Tilintam na casa do desespero
em desterro por ter que enterrar
chuvas de mal gosto, ao mundo inteiro
aos gostos que podem exterminar.
Balas... Balas que ao falar cala
por dedos tesos, ao articular
depois demarcam, abscuro da cara
pra nunca mais poder voar.
São ela, pontos de toda uma vida
pesponto do dedal, magistral morte
balas, vão ao sul semeando lagrimas
aterrorizando o sol no amanhecer norte.
Antonio Montes
Sentimentos puros
Nunca se deixe levar pelas críticas destrutivas...
Seus atos falam por ti, resquícios de uma vontade.
Mas tenha paciência no seu agir, sem as prerrogativas!
Argumentos de gente que vive na insanidade.
Não olhe para traz, busque exaustivamente a vida.
A felicidade está em reconstruir se preciso for...
Mas com ternura, sem as imposições desmedidas...
Até porque, quem arrefece jamais irá oferecer calor!
Está escrito nas estrelas, que vivemos para amar...
Todo firmamento testemunha os nossos desejos.
A Lua e o Sol se olham a distância querendo se unir,
Mas é só no eclipse, que podemos vê-los assim!
Como posso aceitar expor o avesso da verdade de amar.
Se nele vejo ódio e inveja, argumentos falhos...
Os duros de coração não entende esse valor absoluto.
São amor e paixão, sentimentos puros dos nobres corações!
Meus pais sempre me falam uma coisa... Que não importa o que os outros vão falar de você, não importa o que os outros vão achar de você, não importa o que eles farão com você. Faça o que você pode por eles! É claro que você não pode dar mole, etc., mas ajude, faça diferente, e eles nunca entenderão nada do que você faz, e o porque você faz.
Seremos decepcionados várias vezes. Mas isso não vai importar. Vai doer? Sim, mas vai passar.
O que importará é que você está sendo diferente, que você está fazendo a sua parte, e que você está ajudando, mesmo na dor... Faça pra você e pra Deus, e não pra ninguém.
Tolice
Todos falam de um amor perfeito
Eles cantam a perfeição desse amor
Mas o mundo está cada vez mais frio
Como eu posso assim viver doutor
Às vezes penso ser fraqueza minha
Às vezes acho isso não ser verdade
Nem em filme acho que o encontraria
Estou aprisionado nessa instabilidade
Será que existe de fato este amor
Abrigo-me embaixo das asas dos anjos
Protegido eu tento contabilizar os dados
Para no final me sentir realizado
É costume dizer ser eterno enquanto dure
Mas isso não traz perfeição alguma
Assim como sopra o vento nas alturas
Esse amor pode ser pura tolice
Às vezes me sinto numa imensa "Torre de Babel" onde todos falam e ninguém se entende...talvez, por que cada um ouça apenas a
própria voz e não se proponha, a pelo menos por alguns momentos,
prestar atenção ao que se passa um pouquinho além de seu umbigo. Quando somente o que eu penso, o que me dói, o que me fere...é importante e digno de ser levado em consideração então,
há algo que denota egoísmo e orgulho rondando as convivências...
Cika Parolin
Detalhes
Os pequenos detalhes falam...
Mas, muitos querem ignorá-lo!
Carinhos, expressões que exalam...
Deliciosa forma para se amar...
Chama que arde sem queimar.
Paixão avassaladora que confunde.
Ardente sentimento que ganhará,
O encaixe perfeito que perdure.
Ternura se faz presente nesta hora.
Viajem as estrelas no imaginário...
Loucura sob medida que consola,
Corações que juntos perdem o frio.
Seja no logradouro ou no campo,
Em qualquer lugar ou situação...
Seja eterna ou durante o ano,
Não importa qual a estação...
Dois corações sabem o que quer...
Côncavo e convexo, como diz Roberto!
Novas e velhas artimanhas qualquer...
O que vale é viver neste encanto.
Um livro não fala, um livro é humilde e quieto, ele apenas informa.
Pessoas falam, falam muito... Essas pessoas interpretam o que informam os pobres e calados livros. E dizem com suas bocas banhadas na conveniência o que querem. Distorcem a verdade do que dizia o livro, mentindo sua verdade, mascarando-a com a capa daquele que é inocente.
Infelizmente muitos falam de Deus, proclamam o Nome de Jesus, citam trechos da Bíblia,oram, vão aos cultos, dão o dízimo,pregam, fazem parte de ministérios na igreja, fazem um monte de coisas mas se esquecem de adorar e exaltar o nome de Deus. Muitos fazem essas coisas mas não vivem essas verdades, brincam com o nome de Deus, gostam de plateia, fazem para se mostrarem para os outros, se acham melhores, os donos da verdade, se acham no direito de condenar os outros.
Jesus pregou a bondade, a misericórdia, a humildade e o amor. SEja misericordioso com os irmãos, acolha com amor, o mesmo amor de Cristo, viva o que você diz, seja o que Deus quer que você seja, ore e peça ao Espírito Santo de Deus para te ensinar a viver segundo o coração de Deus e amar o próximo, ser paciente com quem ainda não conhece a Palavra. Seja um instrumento de Deus e viva esse propósito glorificando o Nome de Jesus.
Sou o que sou.
Não o que os outros pensam,
não o que os outros falam,
não o que os outros querem.
Sou apenas!
Eu, a própria!
Brincalhona? Sim.
Inocente? Talvez.
Boba? Às vezes.
Atrevida? Quando necessário.
Convencida? Não, apenas segura.
Pessoa amiga? Sempre.
Ciumenta? Não, cuido do que é meu.
Debochada? Quem? Eu?
Mimada? Um pouquinho.
Grandes amizades? Tenho vá
O ato de pensar não combina com as dimensões totalmente espirituais
As pessoas falam muito em plano físico, astral, mental e espiritual, mas o que mesmo significam esses três conceitos? Na minha opinião, apenas uma escada com vários degraus a ser vencida. E haja degraus em cada um desses planos! Todavia, o que está em jogo nessa caminhada vertical são as armadilhas das horizontais, e o pensamento, sendo o dominador da dimensão física, é o grande vilão de toda a história, pois é fator decisivo para o sucesso ou o fracasso de toda a jornada da consciência, por isso somos dominados pela matéria, pois O PENSAMENTO PENSA POR NÓS AO INVÉS DE PENSARMOS POR ELE, mas isso tende a melhorar com a evolução moral da alma.
Na esfera astral, a alma passa a sofrer um processo de transição, deixando, aos poucos, de ser dominada pela matéria para passar a dominá-la, consequentemente, tomando as rédeas do pensamento, exercício que vai até às fronteiras da dimensão mental para a matéria deixar totalmente de manipular para ser manipulada, porque ONDE HÁ PENSAMENTO, HÁ MATÉRIA por mais sutil que seja.
A missão da consciência no mundo mental é repudiar completamente as investidas do pensamento para que a alma possa definitivamente passar para o espiritual, quando não há mais influência do pensamento, só consciência pura, sem nenhum tipo de necessidade, pois A NECESSIDADE É PRODUZIDA PELO PENSAMENTO, e o ato de pensar não combina com os reinos da antimatéria.
Não existe nenhuma dor pior do que a do amor
Falam de dores
De rumores
Amores
Muito das vezes até das dores dos rancores
Mas não existe nenhuma dor pior que a dor de um amor
Que se vai pela solidão
É aquela dor que dói sem explicação
É uma dor que ninguém sabe a razão
Quando o amor sai sem nenhuma explicação
Não tem dor de parto
Ou da morte do Olavo Bilaco
Que se compara a tal dor
Da dor, pela perda do amor
Olhos, pele
Teus olhos falam,
teu sorriso encanta.
Rosto delgado, branco, delicado
queixo que os meus dedos acariciam
vagarosamente.
Sinto a maciez dessa pele alva e fresca.
Diz à mim, sonho de mulher, o que preciso
para ter-te, fala do teu amor, das tuas vontades.
Permite que eu fale de ti, ao mundo, que todos
saibam, o motivo dessa minha carga de saudades.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Escolha.
Somos as nossas escolhas
Elas falam por nós,
Elas descrevem nosso caracter,
Elas escrevem nossos sonhos,
Elas escolhem nosso amor ,
Ela escreve nossa história,
Seja ela boa ou ruim,
A escolha nos escreve do começo ao fim.
O universo da escolha é imenso
Em portas
Em dores
Em alegrias
Em amores
Em medos ou terrores
Somos escritores de uma pequena vida
Em um universo tão imenso.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Poemas que falam quem eu sou
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases de escritores famosos que vão despertar sua inspiração
- Poemas de amizade verdadeira que falam dessa união de almas
