Textos em versos
Estes versos escritos
são feitos de suspiros,
Assim como as estrelas
que busco do olhar,
Doces beijos infinitos
não quero negar,
Ao belo monumento
que foi feito para uso,
fruir e não me saciar.
Tens tudo de sal,
És adorável;
Tens tudo de mar,
És admirável,
Tens tudo de amor
És agradável ao paladar.
Estes passos ousados
são feitos de desejos
Nascidos do primeiro olhar;
Estes poemas místicos
são feitos das ondas
Que irão trazer-te pelo mar.
Este poemas perfumados
são feitos de desejos
Servidos de um cobiçar:
- uma ousada escultura
Que está a me inspirar
Versos para te provocar...
Se eu posso ser poesia:
- desabrocho em [flor]
Se eu posso ser tua:
- escrevo versos de amor.
Se eu posso ser fascínio:
- viro o melhor sabor
Se eu posso ser [rio]:
- deságuo no teu mar.
Se eu posso ser aurora:
- posso ser [poente]
Se eu posso ser noite:
- viro luzeiro presente.
Se eu posso ser tua:
- andarei nua no paraíso
Se eu posso ser mistério:
- viro logo um mar feitiço.
Porque me deito em ti
Meu sonho de amor,
És meu solo sagrado.
Aprecio tudo o quê te atrai,
O quê perfuma o ar...,
Aprecio tudo o quê te traga,
Transformando em contentamento:
as manhãs, tardes, noites
Transformando a madrugada
em poesia de versos esplêndidos,
Cintilando em cada um o romantismo
Puro, sublime e necessário;
Que me torne a mulher do teu agrado.
Os teus olhos não podem me ver,
Eu te busco nos versos faceiros,
Só para você não me esquecer.
O teu coração vive a denunciar:
Eu, dona de um corpo - altar
A tua devoção vive a estampar
- o desejo atrevido -
De um caso pensado a florescer.
Os teus lábios não vão revelar,
Eu te anseio nos versos cúmplices,
Só para nos bem resguardar:
De todo o despeito e de todo o Mal
A minha imagem de ti não vai apagar,
Eu sou a melhor a parte de você:
Redescobriste o amor
Por várias vezes tentei duvidar...
Eu conto a história que eu quiser,
A cor dos teus olhos não vou revelar.
Eles podem ter a cor das flores roxas
- iluminadas -
Pelo Sol da tarde,
Ou a cor do nosso segredo,
Ou do nosso grande enredo
Que vive como uma harpa a tocar....
Escrevo esses versos como quem faz uma oração,
Estou premeditando como ganhar o teu coração,
Desenho o luar com a espuma das ondas do mar,
É como uma certeza que tem vontade de escapar,
Ela não escapa porque está em nossas mãos,
Em nós tocou o milagre do amor,
Nunca mais vamos nos perder...
Custei a te encontrar,
eis o milagre do oceano de amar,
Com a danada da espuma do mar,
tenho feito poesia,
É o sinal que Deus faltava para me dar,
só para eu te amar,
Quando o amor acontece,
tudo muda, vamos até a Lua,
Nem a Lua escapa mais das nossas mãos,
O meu amor transformou a tua intenção em amor,
Surpresa para pegar a viola e enaltecer...
Acho que estou sonhando com os olhos abertos,
Hoje tenho o meu amor, você e um castelo,
E sonhos suficientes para falar para o mundo
que tudo está indo bem;
Quero te amar - e ser alguém para ocupar
cada segundo da tua vida.
Reluz de ti em mim um universo particular, e que
provoca a sede que tenho de te amar.
A beleza de um Ipê na Bahia
é poética, incomparável,
e inspira Versos Intimistas
que me fazem fugir deste mundo
que muitas vezes não
está preparado para ouvir
o quê tenho para falar,
Optei em me calar por extrema
coragem de querer buscar
não me incompatibilizar
porque cada um tem
a sua própria hora de acordar.
As horas passam devagar,
escrevo Versos Intimistas
sem nunca ninguém notar
em São Paulo e por cada lugar,
Enquanto a inspiração põe
o seu contentamento na florada
do lindo Ipê-rosa-de-folha-larga,
Vou fazendo a minha estrada
para estar pronta para quando
você chegar na minha vida
com paz, amor e toda a poesia.
Lancei o meu livro Versos Intimistas
sob o Hemisfério Celestial Sul
debaixo de uma Bituqueira
desta minha amada Santa Catarina
porque amar é escrever
e viver com plenitude a poesia,
Se serei poetisa ou não,
despreocupada adianto deixo
por conta dos desígnios da vida
porque o quê interessa mesmo
é ser para o seu coração a magia
perpétua que te põe em sedução.
Versejando com os meus
Versos Intimistas atemporais
como quem solfeja músicas
das Cantoras do Rádio
que ninguém lembra mais,
Olho para o alto e agradeço
a florada estelar alaranjada
do magnífico Machoco
sob o céu de São Paulo
em absoluta imersão
nesta terrenal constelação.
Aboio cantado em versos
de herança do Oriente,
da África profunda
que não sai da mente,
Ainda ouço a sua voz
ecoando pelas paragens
da ancestralidade,
Cantando além dos bois:
um canto de liberdade a sua voz
ecoando pelas paragens
da ancestralidade,
Cantando além dos bois:
um canto de liberdade.
Sobe a aurora matutina
sob a florada da Sucupira,
Vou escrevendo Versos Intimistas
para cobrir de encantos
o amor da e para a minha vida,
Porque o amor só vem para quem
todos os dias nele se inspira.
...
Desce a aurora vespertina
sobre a florada da Sucupira,
Diante dos nossos olhos tudo
ao redor vem, fica e se pacifica,
Com Versos Intimistas nas mãos
vamos escrevendo a poesia
que traz encanto e inspira
os nossos passos pelos dias.
Versos Intimistas bem
acolhidos pelos braços
das solenes auroras
matutina e vespertina
neste Hemisfério Sul
sob o augúrio único
das flores do Ipê-branco
que com as suas pétalas
pelo caminho estão espalhando
paz, amor e inspiração
no seu destino de encontrar
um coração que queira
cumprir o mesmo amoroso rito.
São meus os Versos Intimistas
que deixar os seus dias
mais inspirados e cheios de poesia,
Estrela nas noites que
na escuridão sempre brilha,
Sou eu a mulher da sua vida,
sou o aroma de amor que respira,
Você me quer do jeito
que te querona mesma proporção
de cada nova carícia
com fogo, paixão e intensidade
para viver contigo
na nossa imensidade.
Versos Intimistas andam
se confundindo com
a aurora vespertina
em nome da noite de amor
que de nós se aproxima,
e será celebrada
com o caminho coberto
com pétalas de ipês-brancos
que hão de nos fundir
com as estrelas
gerando em nós intermináveis
e amorosos novos poemas.
Esqueci o meu livro
Versos Intimistas
no meio do Bosque
no final da tarde,
Caia uma chuva fina,
estava escurecendo,
O bosque nunca trouxe
nenhum medo,
Vi alguns vultos,
me escondi atrás
de uma árvore,
uma sensação
de sufocamento
ouvi disparos,
Não sei o quê fazer:
era só um pesadelo.
Sob um Ipê-rosa
com um caderno no colo
escrevendo os meus
Versos Intimistas
pensando no absurdo
que se passa no mundo,
Não mantenho mais
a aparência em nome
da tolerância com quem
fala com cordialidade hostil,
com quem fala palavras inadequadas,
com quem despreza a minha
presença e com quem
só me procura quando precisa.
Versos Intimistas intensos
e inspirados também na cor
das esferas que parecem feitas
de delicadas ametistas
florescidas do Ipê-roxo-bola
num mundo que vive
na maioria de aparências
e dizendo criar aquilo
que na realidade não pertence
para ofuscar a grandeza
da obra e da existência
de quem apenas
quer viver e deixar viver.
A minha coletânea interminável
feita de Versos Intimistas
continua tal qual o Ipê-roxo-bola
que floresce no caminho
e as pétalas são sopradas
para o rio que encontra o mar,
porque no final de tudo
a poesia e te amar estão escritos,
e nós vamos nos encontrar
porque sabemos quem nós
somos e não há mais como evitar.
Esquecer a pena é preciso
porque tem gente que
elege o pior no destino,
Os Versos Intimistas mais
belos ainda não publiquei
e guardo para quando for
chegado o momento
que sinto com alegria antecipada
que poderei ter a minh'alma
confiada e o meu
coração atado a sua alma
e ao seu coração
na mesma proporção
com igual e total devoção.
Versos feitos para amar
com toda a verdade e desejo,
Versos para se apaixonar
inteiro e completo,
Versos muito além
de um simples entendimento,
Versos para o nosso amor
que não é para o momento,
Versos Intimistas
que inspiram deixando
tudo muito mais livre,
leve e tudo mais suave.
Versos eternos...
Magnífico Espírito Santo
que amo profundamente tanto,
Já perdi as contas de quantos
Versos Intimistas sigo sempre
te louvando com igual disposição
do majestoso Ipê-ovo-de-macuco
que deixa o vento espalhar
as suas pétalas de amor
pelos caminhos do coração
enfeitando o seu abençoado chão.
