Textos em versos

Cerca de 5812 textos versos Textos em

VERSOS DE OBITUÁRIO

Nos versos de um poema
Que não nasceu
Um obituário se faz
Pra morrer outras vezes

Se viver a morte
Num verso controverso
Num pensar disperso
Nos versos feito a corte

Já morri muitas vezes
Parece até controverso
Que não sei dizer
Foi a morte o derradeiro verso
Foi a morte o primeiro verso...

Inserida por bmdfbas

A TRAMA DA POESIA III (B.A.S)

Alinhavando palavras, o poeta costura versos que entrelaçam temas universais, tornando a trama costurada uma manifestação de vida. Trabalhar com as palavras, transformando-as num encadeamento de versos, é a maneira que o poeta expressa o seu ponto de vista, ou a vista do ponto.
enfim, toda poesia e todo´poema são convites, trilhas à percorrer. Nesse caminho, todos são convidados a descortinar o belo em suas vidas.

Inserida por bmdfbas

⁠Com que versos eu vou


Um amigo me convidou,
Para um aniversário
Se ele não liga pro perigo
Eu não serei solidário.
Não serei solidário
Pro seu aniversário..

Vou pedir para adiar
Vou pedir para adiar
Devido a pandemia
Não poderei participar;
Com a pandemia ninguém vai
Com a pandemia ninguém sai


O João me convidou
Para uma festa particular,
Mas eu tô muito arisco,
Tô fugindo igual corisco,
Vou pedir pra adiar, pra adiar !
Vou pedir pra adiar
Sou do grupo de risco,
Não precisa se zangar,
Sou do grupo de risco,
Ninguém vai me criticar,
Ninguém vai me censurar;

O Noel me convidou
Para uma homenagem,
Fiquei muito contente,
Não precisa adiar
Nessa estarei presente
Não precisa adiar,
Não precisa adiar
Senão eu fico doente,
Senão eu fico doente
Não precisa adiar.

Tou rezando o dia inteiro
Para logo isso passar,
Conhecer o Rio de Janeiro
Só pra perambular.
perambular, perambular

Vou, pedir, pra adiar.. pra adiar..pra adiar!

Inserida por MIssias

⁠⁠
A Poesia da Alma: Versos que Transcendem

Das luzes do amanhecer até o pôr do sol,
A vida é um presente a cada respirar.
A cada dia, uma nova oportunidade,
De sermos quem somos, de nos reinventar.

O mundo é vasto e cheio de diversidade,
E nós somos parte de sua complexidade.
Como seres humanos, temos a capacidade,
De sentir, de amar, de sonhar com intensidade.

A cada instante, a vida se renova,
E a cada escolha, uma nova prova.
A busca pela felicidade é a meta,
Mas o caminho para ela, é a jornada completa.

Nem sempre fácil, nem sempre suave,
Mas é nas dificuldades que encontramos a chave,
Para desvendar os mistérios da vida,
E aprender com as lições de cada partida.

A vida é um poema em si mesmo,
Cheio de rimas, versos e sentimentos.
E nós somos os poetas de nossa própria história,
Escrevendo um novo capítulo a cada aurora.

Que saibamos aproveitar cada momento,
Com gratidão, com amor e com sentimento.
E assim, nossa vida se tornará uma obra de arte,
Pintada com as cores da felicidade em cada parte.

Inserida por francisco_dantas

⁠Novo Despertar

No emaranhado de versos, um lamento ecoa,
Das palavras cantadas, minha alma se entoa.
Identificação profunda, preso ao passado me vejo,
Ainda somos os mesmos, vivendo como nossos pais, ensejo.

Mas para quem não vê, o novo sempre se faz presente,
É nele que deposito minha fé fervente.
Anseio por mudança, por uma alma atualizada,
Uma nova era, uma versão renovada.

Para enxergar o novo, é preciso expandir,
Meus horizontes limitados, abrir,
Aceitar e permitir essa nova era que me aguarda,
E assim, embarcar na jornada, a vida me conduzirá

Ergo-me corajoso diante do que virá,
Reinvento-me, não mais me prendo ao que já foi,
A cada passo dado, a cada escolha que faço,
Me aproximo da essência, do meu verdadeiro traço.

Ah, o tempo é sábio, seu curso não se abranda,
Mas é na mudança que a vida se expanda.
Que eu possa, como um rio, fluir,
Descobrindo a cada dia a alegria de existir.

Então, que o novo me encontre de coração aberto,
Em cada desafio, crescimento certo.
Que a alma se renove, transforme-se em luz,
Na dança da vida, encontre o meu próprio compasso seduz.

A nova era, a nova alma, estão à minha espera,
Na aceitação e permissão, a chave se revela.
E assim, sigo adiante, com coragem e gratidão,
Desvendando os mistérios da minha evolução.

Que as palavras cantadas, eternas em melodia,
Inspirem minha jornada, minha poesia.
No eco do passado, encontro o novo a pulsar,
E minha alma, renovada, está pronta para amar.

Inserida por francisco_dantas

⁠Alma Inquieta

Quem és, alma inquieta, que se revela em versos?
Aquele que vagueia por entre os mundos dispersos,
Com rebeldia e submissão, traços d'alma dual,
Timidez que se quebra, em palavras, um ritual.

És a voz oculta, que se expressa com tinta,
Transbordando em silêncio, tua alma não se extingue.
Nas letras que traças, encontramos tua dor,
Mas também esperança, que o amor traga o fulgor.

Um ser errante, em busca da sua metade,
Alma sedenta, em viagens de eterna saudade.
Com olhos atentos, lendo as almas alheias,
Encontras inspiração, nas poesias e nas veias.

És especial, alma que encontra o seu lugar,
No tumulto da vida, tua essência a se revelar.
Um suspiro ao vento, um beijo na imensidão,
Amar, rir, chorar, em cada pulsar do coração.

Não és apenas palavras, mas um universo a florescer,
Desabafos e sonhos, que te fazem renascer.
Ainda que desconhecidos, percebemos tua luz,
Alma livre, poetisa sem o saber, és tu.

Assim, te convido a trilhar teu caminho sem fim,
Em cada poema escrito, encontras quem és enfim.
Siga adiante, alma solitária e brilhante,
Teu verso ecoa pelo tempo, eternamente constante.

Inserida por francisco_dantas

Tom de cinza

Hoje os versos são cinza
Sem graça, sem brio ...
Tom que pouco me agrada
A tela ficou bem estranha
Com figura serena e triste
O riso do canto dos lábios
Desaparecem aos poucos
Esvaindo-se continuamente
Se foram com o último gole
Ficou o semblante pálido
É a realidade, eu confesso
Por mais que eu tenha tentado
Foi o único tom que senti.

Inserida por barbaramelosiqueira

Livre in versos

Não aprisione meus versos
Já não são mais seus...
Talvez tenha sido um dia
Mas agora são do mundo.

Não queira tomar posse
De algo que não é seu
Assim como um dia fui sua
Meus poemas "eram" seus.

Deixe os soltos pelo vento
Seja de quem os quiser...
Não enjaule um passarinho
Que nem sabes de quem é.

Meus versos são como vento
Vivem soltos por aí...
Só os sentem quem quiser
Se não quiser deixe os seguir.

São meus versos liberdade
Nas asas dos passarinhos
Seus desejos, serem livres
Livres, fora do seu ninho.

Inserida por barbaramelosiqueira

Meus versos

Meus versos, tão meus...
São vento, são flores entre mil perfumes
que espargem junto ao canto dos passarinhos,
são simples, tem leveza e descansam de algum queixume,
passando apenas uma porção de carinhos
Meus versos, tão meus...
são teus, não enxergas neles os laços
onde cada letra que surge é simplemente
um doce abraço ?

Inserida por neusamarilda

No devaneio de um poeta
nascem notas em acalanto,
versos traduzidos de sua alma,
palavras alegres, risos ou prantos
As vezes, lamentos e agonia
ressoam, como em triste madrigal,
timbrando fatos da vida em melodia
nublando o tempo emmomento outonal
Em outros, há somente alegria,
que desenha risos no branco papel,
a um poeta, não importa a hora, se noite ou dia,
tudo é inspiração, sob o manto do céu

Inserida por neusamarilda


FLOR DE AÇUCENA
Nesses versos rimados que te fiz
Num momento sereno de emoções
Recordo-me o instante em que te vi
Em rebento vindo ao mundo de ilusões
Oh! Minha flor de grande essência
A meiguice que traz ao coração
É tão tênue que explicita ausência
Conduzindo-me ao ímpeto da razão
Sou feliz por tê-la em meu convívio
Tão vaidosa como a flor de açucena
Que perfuma o jardim de quem te viu
Regalo do meu peito incandescente
Pelo beijo que me desse como tal
Linda e única em meu corarão ardente.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠⁠POESIA
A poesia não é inerente aos poemas, versos e acordes.
Se encontra poesia no morro, gueto ou cortiço
No cenário poético do sertão.
Nos bruguelos replicando a capoeira.
Existe poesia no sol, na chuva
No samba ou candomblé.
Na folha seca que flui
No doce ninar de uma mãe
No abraço rude do papai
Pode está no coração.
E é ampla
De modo a não caber nas palavras

Inserida por NICOLAVITAL

VERSOS MARGINAIS
Meus versos não servem para você
Sujeito seco
Para olhos mudos
E coração sem júbilo
Se não és maleável
Não leia meus pensamentos
Porque meus versos derretem.
Porque a vida não é apenas viver
Eu não preciso métrica nem rima
Ou notas retilíneas
Para compor meu poema
Porque andar sempre em linha reta
Se perde nas curvaturas da vida.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠Certo dia um sujeito me falou: "Você só faz versos falando de Barbalha, Juazeiro do Norte, Tipi, Iara e Aurora". Foi nesse Cariri que nasci e me criei, aqui tenho meus amigos, meus ídolos, meu passado, minha história...Para que diabos vou falar de Nova York, se não conheço e nem quero conhecer?
Benê

Inserida por BeneditoMorais

Queria ser poeta
Assim poderia poetizar
Escrever versos quem sabe até rimar
Formar estrofes até poemas
Queria poder não só contemplar
Mas descrever o teu peculiar

Queria poder poetizar
O brilho no teu olhar
O esplendor do teu sorriso
A majestade do teu andar
A ternura no teu carinho
A suavidade do teu toque

Queria poder descrever
A doçura na tua voz
A alegria em tua presença
A cumplicidade em nós
O que teu beijo faz com meu ser
O quão completas minha felicidade.

Inserida por CupesNazare

⁠ MEUS VERSOS

Poeta Brithowisckys

Onde estão os meus ditosos versos?
Por que de mim se atreve a esconder-se?
Nas entrelinhas da enfadonha métrica,
Eu ouso descumprir as regras impostas.

Abusando da minha intimidade, posso falar,
não sou unanimidade, nem quero ser
sou apenas um espúrio projeto de poeta
sentindo a vida e o esplendor do viver

Mas isto posto, jamais me incomodam,
Mas incomoda outros doutos versáteis seres
Que se intitulam infalíveis deuses dos versos
Que usam linguagem que diferem das minhas

Sei... não sou unanimidade, nem pretendo ser
Muita gente pensa diferente, só que eu respeito
Mas, escrevendo versos fora de rima
Toco na ferida em tom deveras respeitoso;

Escrevo e reescrevo meus versos simples
Simples e frágeis como o pistilo de uma flor
Onde a abelha sedenta senta e alimenta
Antes que a tempestade a atormente.

Inserida por Brithowisckys

Versos enviados



E esses agora
Vão pra aqueles versos
Que já foram de mim embora
Versos mais como aos avessos

Me escaparam entre os dedos
E nem sei como foi
Fazer versos com e sem medos
Como ao matadouro caminha o boi

Meus versos perdidos
Estão por aí
Nas vidas nos dias sofridos
E eu nem sei ainda
Como desse tédio sair
Queria tanto meus versos resgatar

Como que uma combinação bombástica
Amor e dor
Num súbito sulfrágio
De poemas , pontes espontâneas
Mas as vezes pinguela
De emoções despedaçadas comparsas


Remanescentes entre o eu só
O eu mais só brio ainda sóbrio
As vezes me vem a enfadonha
Impressão de que vim
E estou no meio desse calor
Nesta existência por puro
Simples estágio de amor
Mas só me vejo nesta vida
A compor...

Inserida por Edu110175

Versos não enviados

Escrevi na leitura do coração
Em lapidar inspiração o cume
Ao dispensar a razão
As razões me consomem

Letras letras
Nas entrelinhas da ponta
Nas tantas tintas despontas
Nas imperfeições discretas
Desses versos um dia escritos
E não enviados a ninguém


Semente ao tempo
Somente ao tempo
(Prêmio Poetize/2017)

Inserida por Edu110175

Escuridão


Já há alguns poemas que não te vejo
talvez estejas escondida entre os versos
ou entre as minhas amarrotadas madrugadas
aquelas que eu respiro na tua pele
cada vez que escrevo os meus
movediços e sonoros vazios
de amar-te até à exaustão dos poentes.
Sei que irei encontrar-te onde estou perdido
naquele lugar naufragado em mim.

Inserida por JoniBaltar

( Poetas somos todos nós)

Sou poeta, da dificuldade, da periferia.
Enrolo versos pra te trazer amor, alegria.
Sou poeta marginal,
Poeta coisa e tal
Poeta sem grana,
Poeta sem fama
Poeta pra dar encanto a algum coração...
Meu legado, ilusão
Minha herança, um quiz.
Mas não sou um poeta triste
do meu jeito sou feliz
Pra te ver sorrir, quem sabe sonhar.
Irei até onde a sina me levar
Sou poeta.... Poeta de versos simples
Mas de paixão, poeta das madrugadas,
De muita fé e solidão
Rimo sonho com componho
E mão com coração
Só não rimo minha sorte
Por que essa não tem um norte
Que me tire a emoção..

Inserida por OscarKlemz