Textos em versos

Cerca de 5812 textos versos Textos em

⁠Gracioso nestas transparentes letras
Lhe dou versos

E com ele converso
Distraindo-me de pensamentos bestas

Oxigêno este aquário com o meu imaginário
E este poeminha fica extraordinário
Na ação que o alimenta
Leitura divertida

Borbolha na catinho o agora
E o poeminha o pensamento explora

Inserida por Leonardojjms

⁠8 LADOS DE UM POEMA

Fiz versos paras os beijos,
E rimas para o gosto, o cheiro.
Estrofes dedicadas ao desejo,
Poema aos corpos em movimentos.
Tentando eternizar momentos,
Que só... nós... nunca tivemos

Mesmo depois de tanto tempo
Não consigo afastar de mim esse tormento
Que insiste em dilacerar meu coração
Desde o dia em que você tomou
A estúpida e egocêntrica
decisão de me abandonar.

De onde vem a saudade
A dor da maldade
De um coração
Que diz que sabia
Que ali doia
A dor do amor

A solidão é tão dolorida
Torna as horas infinitas...
Cada pulsar é um grito
de minha alma...
Por não ter mais
o teu amor...

Nunca imaginei
que amar doía tanto
Que esse sentimento
Tão cheio de leveza
Pudesse machucar tão pesado
Subtrair alegria e deixar tristeza

Eu tambem não sabia
que só depois da dor
Conheceria a verdadeira alegria
E o que um dia já foi triste
Eu transformei em poesia

Agora minha alma.
É sol que brilha
É livre
Sonha
Sou céu azul
Sou vida...

Após tantos devaneios
lutas,
conquistas,
perdas nos entremeios
Vejo que valeu a espera,
Pois a vida cheia de mistérios
Que nos ronda impondo critérios
Permite que da perseverança
Após todas as tempestades,
a glória de nossas lutas
nos premia pela fé
A Bonança !

Marcos Silva/ Gilson Rodrigues /🌹 ramos
Alison Silva/(E.S.G)/ Fabielen Mesa/ Elisiane
Airton Vieira.

uniVERSOS

Inserida por Marcossilva1988

⁠Um Novo Amanhecer

Em versos tecidos de dor e esperança,
Um ano finda, um ciclo se encerra.
2024, cruel e intenso,
Marcas profundas em minha alma aterra.

Mas em meio à tempestade, um raio de luz,
Amadureci, cresci, me encontrei.
O sofrimento, embora amargo e cruz,
Me moldou, me fez mais forte, alçarei.

Em 2025, um novo capítulo se inicia,
Com promessas de dias mais amenos.
Deixarei para trás a dor que me afligia,
E seguirei em frente, com novos intentos.

Aprendi que a vida é um eterno fluir,
De altos e baixos, de alegrias e dores.
E que em cada experiência, algo há a adquirir,
Para fortalecer a alma e abrir novas portas.

Em 2024, encontrei a profundidade,
Desvendei mistérios da minha essência.
E agora, com mais sabedoria e verdade,
Construirei um futuro de plena consciência.

Ao amanhecer do novo ano, renasço,
Livre das amarras que me prendiam.
Com o coração leve e a alma em transe,
A um novo ciclo, com fé, me entregarei.

David Freire

Inserida por david_freire

Zuzuca do Salgueiro

Autor: Pezão da Timba

O tempo passou...
A voz do poeta ecoou
Em versos vermelho e branco
O vermelho sangue deu vida
E no branco da paz tão contida
Deitou a poesia no chão do terreiro
Sim... O tempo passou!
Mas o poeta ecoa
Sua voz no tempo que voa
Acorda a história
E a docê viva memória
Ressurge em raiz num Salgueiro

(2021, 19/outubro)

Inserida por PezaodaTimba

⁠" O corpo do Poeta"

O corpo do poeta sangra versos
Quando ferido por palavras...

Chega a dar um aperto no peito
Quando a tinta da caneta acaba...

Escreve em folhas
Que se tornam árvores
E respira o universo

Valei me ave Maria
Minha vida que vira verso
Nas revoltas que viram
A volta do regresso

Tô perplexo

Com o rumo que tomaram
Aqueles que remam pro destino "certo"
Os que vão contra a maré
Transcenderam seu universo

Mas ...o corpo do poeta chora versos

Quando lágrimas de crocodilo
Escorrem manchando o papel
Borrando a vida desenhada
Milimetricamente pelo pincel

E o corpo do poeta é só um corpo que abriga o verdadeiro criador
desse seu mundo torto.

O Poeta...

Aquele que nos dias de solidão
Se envolve em solitude
Que incendeia em argumentos
Mas não discute
Quando abre sua mente
Sua boca fala bem alto
Shhhhh silêncio ...
...Escute..


Saboreia a leveza das letras
Mas não se assuste
Quando transformadas em palavras pesam uma tonelada
Então... que seus olhos e ouvidos desfrutem

Thibor

Inserida por Thibor

Versos direto de esquerda

Meus poemas são sussurros
Que soam como urros
Em orelhas de burro

O verso direto de esquerda
É pique um murro
Na mente faz furo

Daqueles...
Que sabem muito bem
Qual o lado do muro que está...

Depois vem com aquele
Velho discurso, dizendo
Que pensou no futuro dos filhos e pá.

Mas eu!
Vejo de longe seus ataques gratuitos
Me protejo com palavras
Envolvendo-as como um escudo.

Ascendo ..
A vela da vitória
Pra ver o seu fim
Nem preciso empurrar
Vc mesmo tropeça na língua
E eu te vejo cair.

Enfim... é sobre isso e tá tudo bem?
Discursa:" Deus, pátria e família"
E enrola a nota de cem..

Pois bem...

Prefere me excluir
Com papinho de q sou m4conheir0.
Ganha fama dos cegos
aumentado a carreira dentro do banheiro.

Que feio!!!

Mas agradeço pelo dom de falar,
Escutar e enxergar

Os pensamentos fluindos
Na ponta da língua .
Só "DissCarregar"

As frases do mudo
Que faz surdo enxergar
Massa cefalica blindada
Pra não recuar.

Eu...

Transcendo minha alma
Evoluo minha mente
Abrindo novas portas
Sem pular a janela
Pra plantar minha semente

Então sente
O peso dessas palavras
das verdades que mente.
Siga por esse caminho
Talvez um dia me enfrente

Mas pense.

Muito bem antes do que vai me dizer
A resposta é rápida e ácida
Com um ou dois versos.. extermino você!!!

Passar bem...

Thibor













Inserida por Thibor

Em Cores

Dichavo esses versos e peço..
Um pouco mais de respeito!
Pois estes dedos amarelados
Sabe sim!! muito mais, da missa,
Do que o terço
Dourado e brilhante, não foi o meu berço...
Talvez meio Embaçado, ofuscado
Em tons autoritários somados a libertação dos gritos vermelhos.

Mas teve apreço...

Não coloquem preço nas minhas palavras
Libero elas gratuitamente...
Em tons de cinza azulado fumaça.
No enrolar da canoa de papel
Levo de volta quem do futuro veio ao passado,
Pra se encontrar em um presente que nem lá foi embrulhado.

Nos traços que lhe trago a verdade.
Em verdes e tragos
Casos e acasos de um pacato finin bolado
Sem yellow finger ou pitera de nutelagens
Só aprecio os versos da neblinna
E vejo as nuvens formando imagens

Por que escarlate.

O pico mais alto pra se encontrar no poço mais fundo da ignorância incolor
A lama da hipocrisia já está no pescoço
As marcas de tom Roxo Brasilis q só deixam a dor
A mídia-marrom: tragédia, mentira e carnificina
A paz com certeza não é Branca
Tiram do preto toda sua alegria

Os olhos castanhos dos índios
Já viu muito Urucum jorrar dessa terra
Que o verde, amarelo e azul
Seja um arco íris em nossa janela
Pra que a arte da vida seja desenhada como em uma aquarela.
Cobrir com arte o ódio, e apagar todas suas sequelas.

Sejamos artistas do nosso propio universo
Criem mundos magenta , com mais amor e muito mais versos.
Acredite mais na força de novos parágrafos do que na contenção dos escuros pontos finais.
Pintem, criem, cantem, dancem e nunca esqueça seus ancestrais .

Por mais veracidade das cores em fatos
Nas palavras e atos
O justo e o correto tem que caminhar lado a lado
equilibrando a balança de bronze pra estabilizar
Entao, vai nivelando ai sua forma de agir e pensar.

Coloca a massa cinzenta pra funcionar.

Thibor

Inserida por Thibor

⁠Os meus versos
joguei ao vento
para ao menos
tentar se ganham
alguma direção.

Eles podem vir
a ser alimento
do seu coração,
da sua alma
e canção
de libertação.

Além de toda
a poesia da dor
de cada um,
quero vir a ser
a tão esperada
anunciação.

Ao rever o rumo
que me dói só
de constatar que
transformaram
os olhos brilhantes
do General
em exaustão,
e ao sentir
pela tropa,
Não nego que
me encontro
em constante
inconformação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não há nada que obriga
estes quatro versos
a rimar nessa instância
que tem doído no peito.

O silêncio só faz crescer
a indignação monumental,
a vizinhança já conhece
a ignorância constitucional.

Por nada nesse mundo
jamais irei parar de falar,
o sol há de voltar a brilhar
e trazer a justiça para o lugar.

A dança dos astros
está em movimento pleno,
A Terra tem o seu eixo,
o destino fará o alinhamento.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Talvez não sejam
os versos
mais bonitos,
Porque são
os versos
mais difíceis
da minha vida
já reconhecidos,
Porque estou
habituada
a escrever sobre
romantismo,
e não sobre
autoritarismo;
Enquanto com as
crueldades não
pararem,
notícias tuas
não chegarem
e a ti não libertarem,
Todos conviverão
com estes versos
por todos os lugares.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Enquanto eu
não ouvir
a voz daquele
que defende,
Serei oceano
de versos
em transbordamento,
Porque já pelo signo
do destino,
Tens mais do que
a glória suficiente,
Você mergulhou
para salvar a tua gente,
E eu a distância serei
um poema por dia
Com as cordas
do meu coração
pela tua libertação.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Versos latino-americanos
para dizer que o quê pertence
ao meu Brasil pertence ao meu Brasil
e não pertence a mais ninguém,
à minha Pátria amada devoto lealdade e todo o meu maior bem.

Versos latino-americanos
que lamentam o desfecho
trágico para os defensores
do Vale do Javari e que pedem
justiça por eles que perderam
as vidas defendendo a vida.

Versos latino-americanos
para contar a História da nossa gente,
enquanto a liberdade de uma tropa
presa injustamente ainda não chegou.

Versos latino-americanos
para pedir a liberdade de um General
preso injustamente acusado
falsamente de instigação a rebelião,
nem mil exércitos a verdade calarão.

Versos latino-americanos
para contar que o Sol da Venezuela nasce no Esequibo
e de tudo o quê contaram e li,
tenho o pensamento convencido.

Versos latino-americanos
para dizer que o tepuy Roraima
deveria ser dupla fronteira,
e que a História deve ser reescrita
sem ofender a ninguém.

Versos latino-americanos que
pedem paz ao nossos povos originários do continente,
e acompanham atentos
os mapuches e os povos do Equador.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Cada letra e versos da minha responsabilidade individual
contam o calvário de uma tropa,
de paisanos e de um General
que seguem presos de consciência
porque no excesso habita
uma injustiça e caos total.

O General está preso desde o dia
treze de março do ano de dois
mil e dezoito, e a cada dia só vejo
aumentar a sucessão de desgostos,
Ele continua preso porque
a mentira contínua solta e impune
onde a injustiça o acusou
falsamente de instigação
a rebelião e ninguém nos ouve.

Conto não somente o quê
não vem poupando o General,
a tropa e outros paisanos que
em separado porque cada caso
é um caso nas mãos da injustiça,
porém o sofrimento coincidente
é extremo e igual que não vem poupando nem mesmo o velho tupamaro numa cruzada sem igual.

Conto de tantos fatos da região,
do continente e do mundo
que têm nós colocado em abalo,
e até mesmo dos jovens presos
políticos de Cuba a espera
de uma abertura pelo milagre
do talvez da própria liberdade.

Só sei que onde a tropa, os paisanos
e o General seguem injustamente presos o tempo tem sido perdido,
Porque em vez de um infernizar
o outro: todos juntos já deveriam estar .mais do que reunidos
para recuperar o Esequibo.

Todos os poemas da dupla fronteira
venezuelana e brasileira,
somente a mim pertencem,
No Yakontipu-tepui
do Esequibo Venezuelano
os meus versos latino-americanos
com intimidade ali transitam
e nos outros onze tepuis habitam.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nos versos reclamo
e falo de tudo um pouco,
O Esequibo de volta
tal qual a justiça
também faz falta,
Eu reclamo por prisões
injustas de um General,
de paisanos e uma tropa.

Falo de tudo, reclamo
e lamento profundamente
a tragédia feita contra
um dos últimos revolucionários
românticos deste continente:
o Professor Carlos Lanz
vive eternamente
no coração de toda a gente.

Doa a quem doer cada um
dos meus lamentos,
não estou aguentando ver
o sofrimento do velho
tupamaro e a indiferença
de quem tem o dever de fazer
o quê é leal, justo e humano
contra tudo o quê é arbitrário
e contra ele foi lançado.

Cada cena que vejo de um
povo quem vem sendo
dispersado me dói ver
um território escapulindo
pela lama da geopolítica
assediosa e ofensiva,
É em nome do Esequibo
que todos já deveriam
ter se encontrado, dialogado,
se perdoado e reunido,
E o tempo está passando
e não vejo um passo
a frente mais do que merecido.

E assim falando de tudo isso
os meus poemas da dupla
fronteira venezuelana e brasileira,
somente a mim pertencem,
No Appokailang-tepui
do Esequibo Venezuelano
os meus versos latino-americanos
com intimidade ali transitam
e nos outros onze tepuis habitam.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠10 Mil Versos
numa Porção
de Existência

Humano mundo lugar horrível,
Espaço vasto
E detestável.
Escorre o tempo esperança escoa,
Pomposo pasto
Do abominável.
Sopra milésimos tomamos fôlego,
Reluz o astro,
Luz-adorável.

Pralém da úlcera estomacal,
Das queimações,
Doída azia.
Desponta arte musicam dança,
Poemas brotam,
Revolesia.
Musicam dança poemas brotam,
Despontar-te,
Revolesia.

Inserida por michelfm

Apanhador de Versos
no Mangue das Rimas

Deixe de aflição cara mia;
Caso o reconhecimento não consiga alcançá-la,
Lembre-se da premissa histórica dos ignorados.

Aqueles chamados de teus contemporâneos,
Quase sempre foram medíocres.

As coisas são belas,
Apenas quando nos dirigimos
Ao passado ou ao futuro.

Pois o sentido da vida, é para frente.
Mas são as lembranças que nos impulsionam.

Já o presente não é razoável conosco,
Nossos iguais não o são.
A chama não queima em oxigênio escasso.

Aquela veemência superficial,
Nos posiciona num fosso inebriado de ingratidão.

Entretanto,
A vida em colapso,
É o maior trunfo de um poeta.

Estando sobre as nuvens,
A crença deixa de ser escolha,

Inserida por michelfm

Você não precisa me afrontar
com a sua microbiografia,
e até querer impôr a quantidade
de versos para me ensinar
que os teus poemas são
mais poemas do que os meus.

Escrevo sem compromisso,
sem data, sem hora marcada
e sem querer chegar a algum lugar,
se escrevo poema ou poesia
só saberei quando a travessia acabar.

Escrevo porque escrevo
se sou poeta ou não,
o problema é somente meu,
e não é o seu assédio poético
que vai me determinar ou obrigar
a ler o quê não me interesso.

A minha Língua é muito
bem usada porque a uso
para cuidar da minha própria vida,
defender a herança Pátria
e ser solidária com quem precisa.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Dos versos, das pausas
e das consequências,
Me ocupo mais das consequências
do que com os versos,
Falar de amor só combina
mesmo é com a pausas
feitas olhos nos olhos,
e não com pausas literais.

Onde umas se preocupam
em se autoamaldiçoar
tornando-se Princesas-Cobras
e para virar gente sugar
o sangue do outro
para existir testando os limites.

Prefiro ser Janaína flutuando
no oceano do teu amor,
Em vez de erguer uma
cidade encantada,
Sou mais é erguer fortalezas
que nos abriguem
com poesia e tranquilidade
para ver a tempestade
dançar o seu baile e passar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Você pode roubar todos os meus versos,

Leve cada poema de minha autoria,

Leve cada escrito meu para você.


Mas saiba que ao roubar cada linha

Tens o compromisso de cuidar bem

De um coração apaixonado - poesia.


Bons versos não podem ser negados,

Eles nasceram para serem semeados,

Para fazerem os corações devotados,

E transformarem as tempestades em

Dias ainda mais belos - ensolarados...


Amar demais não é [pecado],

Se pegar os meus versos:

Pegue-os com [cuidado]!

Porque escrever uma trova de amor

Requer cautela, urgência e circunstância...


Trate cada letra emprestada

Como pedra preciosa a ser lapidada,

Amar requer atitude, compromisso e plenitude,

Não temas amar em amplitude,

Sê sedutor, verdadeiro e [completude].

Inserida por anna_flavia_schmitt

A minh'alma feminina se esconde

nas rendas e nos versos:

respira, sente e escreve a poesia,

que brota da alma florida.

Não resisto ao amor à moda antiga

Sou uma doce cantiga,

que só com a gentileza combina.



Por mais que venham as nuvens da rebeldia,

não consigo mantê-las para sempre.

Intimista subverto a escuridão em clarão,

e semeio as rosas sem espinhos pelo chão.

Sei de mim e sei de você,

o tempo tem o seu próprio tempo

de fazer brotar a paixão.



Nos perscruto, nos escuto e nos perpasso

a fim de percorrer contigo todos os nossos

- espaços. -

Vou te adorando solenemente a cada passo

- estou nos namorando -

e com a minha poesia te envolvendo

em meus carinhos, beijinhos e abraços...



Tenho por nós o zelo extremo

como a chuva que rega terra

para que a semente brote;

desejando que o amor e a paixão nunca nos falte.

E o sonho infindo de juntos nos banharmos

nessa doçura de dois conduzindo-nos

rumo ao apogeu do amor,

e que nenhum pouco refeitos nunca nos

faremos satisfeitos de nós dois;

E as frações de segundo são e sempre hão de ser

a fiel e teimosa expressão da eternidade.

Inserida por anna_flavia_schmitt