Textos de Tristezas
Não sou do tipo de pessoa que gosta de prolongar tristezas, lamentos e coisas do tipo. Clima ruim pra mim, são ótimas chances para falar de algo bom e construtivo. Não convivo com pessoas sem luz, mas não me entenda mal; eu sempre irei querer colocar um sorriso no seu rosto, mas não vou permitir que você tire o meu.
“Todas as situações de tristeza e dificuldade que passamos em nossa vida não são por acaso, elas tem algo a nos ensinar, Só precisamos aprender a compreender a situação, termos paciência e sabermos tirar proveito de tudo, pois atrás de uma pequena derrota existem grandes Vitórias, pois o homem sábio é aquele que aprende com seus erros, ele recomeça no seu presente e transforma seu futuro melhor”.
E o único jeito de ser mais malandro que a tristeza é sendo cínico. E lá vai a garota comprar pão com seu cinismo. Tomar café com seu cinismo. Falar com seu cinismo. Sorrir com seu cinismo. Amar com seu cinismo. Porque só o cinismo vence a tristeza. Porque só o cinismo é mais triste do que a tristeza. E eu me fiz como uma pedra. Construí um muro de ferro em meu coração. Tudo isso só porque eu quero tanto, um pouco de carinho que acabei ficando com medo de não ganhar.
[...] Aquele momento em que sentia-se livre, andando com a tristeza vaga. Iluminada pelos raios de sol, guiava-se pelo caminho dos pobres apaixonados. Fazia uma reciprocidade de tudo que a levava para os mais sutis sentimentos. Apenas autônoma. Seguindo seu próprio caminho, construindo suas veredas. Atraiu-se novamente pelo mais belo sorriso evidente nos lábios de um caro senhor sentado no banco da praça, esperando um distraído aceno, um leve piscar de olhos, ou quem sabe um toque nos lábios, um afago nos cabelos. [...] E pediu-lhe então, companhia até sua casa na segunda esquina à direita, e ele a levou com as mãos delicadamente entrelaçadas. Perdendo-se no barulho do silêncio, pensando em como não se sentir vazio ao guardar aqueles segredos. Segredos que desde sempre a ela pertenceu.
Tristeza-desânimo. Como eu queria, ter capacidade suficiente pra controlar esse sentimento que, vez ou outra me atormenta. Que me arranca lágrimas. Que me rouba muitos minutos de pensamentos, algumas vezes, desnecessariamente melancólicos. Penso comigo mesma, que não preciso de todo esse drama. Vou na frente do espelho e falo pra mim mesma : ... "Que garota linda, porque choras tanto? Há tanta coisa mais importante. Distribui esse sorriso lindo por ai. Vai. Mesmo você não estando bem. Tem gente precisando do seu sorriso. Tem gente precisando ver esse brilho lindo ai dos seus olhos. Vai fazer alguém se sentir bem, e consequentemente se sentir melhor ao fazer isso. Não se isola. Só vai piorar. Seus problemas não são os piores do mundo. Tem gente passando por situações, zilhões de vezes piores do que as suas. Faz o seguinte. Enxuga essas lágrimas. Não precisa passar nenhuma maquiagem. Você é linda assim. Pega um trocadinho qualquer ai. E vai tomar um sorvete. Sozinha mesmo. Não precisa chamar ninguém. Vai caminhando ai. Cumprimenta os vizinhos com um "boa noite gente" bem empolgante. Vai. Vai logo. É pra ontem. A felicidade te chama com urgência"... Assim fiz. Sai. Caminhei. Sorri. Fui feliz, por aqueles, breves, e lindos minutos. Que transformaram meu dia.
Falando de tristezas, hoje eu percebo que a maioria delas nós criamos ou porque não entendemos o que os outros nos dizem ou por um milhão de outros motivos, mas nós criamos.Por falta de fé, por falta de amor que temos dentro da gente e não por falta de amor de outros para conosco.Acusamos o outro da culpa de nossas tristezas mas os únicos culpados somos nós mesmos que nos deixamos levar, que nos deixamos entristecer. Vamos acabar com isso e decidir pela alegria de viver.
Se um dia a tristeza assolar seu coração e eu não for mais parte do seu presente então serei o calor do sol a tocar seu rosto numa manha de primavera, serei a chuva a tocar sua pele em uma tarde fria de inverno eu serei a estrela mais brilhante do céu e você minha lua assim serei eterno no céu coração assim como é eterno meu amor por ti.
É importante você compreender que DEPRESSÃO e tristeza não são a mesma coisa. A depressão é algo espiritual que começa na mente, se manifesta no corpo e afeta o espírito. Já a tristeza é uma emoção natural. A DEPRESSÃO, por outro lado, é um tema ESPIRITUAL, e questões espirituais são enfrentadas com ferramentas espirituais. Por sua vez, o que é natural pode ser superado com soluções naturais.
a tristeza reinou meu coração, eu, que odeio a solidão e os momentos de infelicidades, meu avô doente e fraco entregue aos homens para poder salvá-lo da morte, e eu, vendo tudo isso, assistindo suas dores sem reclamar nada e muito menos sem pedir nada, pois nada posso fazer, está numa unidade de terapia intensiva, o homem bom que me criou e que me fez um homem forte para lutar pelos seus sonhos, que me deu carinho e amor, que ingrato sou, estou sem coragem de vê-lo e beijá-lo por amar demais e não ver tanta dor pois a vida deveria ser de alegria e abundância, não tenho a fórmula da vida mas tenho a convicção de que meu coração sempre estará junto do meu avô e pai, não importa as circunstâncias o amor sempre vence e a morte apenas é a repetição do novo ciclo da vida que se inicia, e tudo que é novo assusta!
Filhos que tomaram caminhos errados na vida, vocês estão, aos poucos, matando suas mães, de tristeza e desgosto. Eu digo a vocês: nenhum presente substitui você que precisa voltar urgente enquanto tem vida, voltar para os caminhos que a sua mãe te ensinou. Você que tem mãe viva, não sabe o tamanho da horrível dor da perda de uma mãe, você que esta nas drogas ou outros caminhos errados, pare tudo agora, e dê alegria aos dias de vida da sua mãe, não espere ela morrer, para você carregar eternamente o peso do remorso de ter contribuído para a morte dela. FELIZ DIA DAS MÃES.
Quando subir as escadas da evolução espiritual, poderá sentir algum cansaço, desânimo e tristeza, ao chegar no piso superior do conhecimento maior, poderá encontrar novos desafios q sempre levarão à grande alegria, enfim, saiba q não voltar às escadas abaixo e persistir nas subidas, encontrará uma magnitude sala onde os vencedores, comemoram entre si a Ceia eterna de Cristo
Nas horas de luto e sofrimento eu vou abraçar e embalar você, e farei da sua tristeza a minha tristeza.Quando você chorar, eu vou chorar, e quando você sofrer, eu vou sofrer. E juntos tentaremos estancar a maré de lágrimas e desespero, e juntos vamos superar os obstáculos das esburacadas ruas da vida.
"As vezes a solução para os seus problemas pode estar onde você menos procura ou espera, dentro de você mesmo. Vasculhar a própria mente e entender que nem sempre aquilo é relevante para se guardar, converse com alguém ou em frente ao espelho coloque tudo pra fora e reorganize tudo. Algumas lembranças e mágoas podem doer no momento mas é o indício que você está enfrentando, e superando cada um deles dia após dia, vá com calma e saiba que quando você enfrenta os problemas com racionalidade eles logo deixam de existir."
Se um dia você soubesse o que sinto por você, nem o tempo vai comprometer mas demonstrará o que sinto. É triste fingir que não sinto se eu só penso em você. Ficar com outra para que? Meu a mor é seu e não nego. Me faço de mudo e de cego, desejo gritar para o mundo. Me vejo igual vagabundo podendo ter e não pego.
E lá estava, inerte, apático, imparcial...Era nada mais que um abismo, convidativo, suplicando miseravelmente que fosse possuído, consumido, perpetuado. As frias teclas do piano velho sendo delicadamente acariciadas realçavam sua magnitude, seu perfume, sua legítima grandiosidade. Éramos apenas um, em harmonia. Notas musicais e ruídos se colidiam pelo quarto. Sua apatia era esmagadora para mim, como um encantamento, profundo e soturno. Sua imagem inflexível evocava tristeza, solidão.
Sempre que penso em não prosseguir, repito a mim mesma um pensamento: Existe apenas a certeza de que tenho um novo dia amanhã, mesmo que hoje seja um inferno. E esse novo dia pode ser aquele maravilhoso que esperei um dia. Se eu me apressar em morrer, posso perdê-lo. Se quando ele chegar não for nada bom, não tem problema, pois haverá um outro dia depois daquele. Aprender a viver não é apenas aprender a esperar. É aprender a esperançar.
Acordo falando comigo mesma: tem alguém aí? Será que sobrou alguém aqui dentro pra me ouvir? Coloco os pés no chão frio, e sinto algo externo, fico um pouco feliz por sentir algo que não seja essa dor. Conversei com meu melhor amigo, mas ele não me entendeu, porque toda essa tristeza não tem nome, ninguém morreu, ninguém me trocou, ninguém me abandonou a própria sorte, mas eu morri, não há nada aqui dentro só uma ferida aberta que dói, dói. Ontem tentei sair, não deu, ontem vi um rapaz tão bonito, fiquei olhando um pouco, tentei ficar feliz só porque ele retribuiu o olhar, mas essa tristeza não deixa, porque eu não quero que ninguém me olhe, eu só quero me trancar no escuro de mim e cega dormir, dormir, dormir. Eu já fiquei tantas vezes triste, meu amigo me disse: você já passou por coisa pior, mas nada é pior que agora, nada é pior que se ter dinheiro pra comprar a melhor roupa e só ter vontade de vestir um trapo qualquer, nada é tão triste que ver seu prato preferido na sua frente e só querer vomitar no banheiro mais próximo e eu tô assim, tenho todas as oportunidades do mundo batendo a minha porta e eu só quero ficar sozinha. Nada é mais justo, levaram minha leveza, não tem mais nenhuma risada guardada, não tenho nenhuma lembrança boa na manga, eu não penso, eu não sinto, eu só respiro e se isso é ta viva, eu ainda tô. Tentei congelar minha melhor lembrança mas escorreguei na minha vontade de não lembrar, tentei encostar no colo de alguém mas cai no poço fundo de mim, tentei ler, comer, trabalhar mas é tudo mecânico, virei um robô com o controle remoto na mão da dor, é ela que me direciona, é ela que me acorda e é ela que me faz dormir. Um dia vi uma garota chorando num banco e um rapaz a abraçava, apertava, ele não dizia nada e ela chorava, soluçava, desejei ser aquela mulher por um minuto, só pra poder chorar, só pra querer ser tocada por alguém, só pra me diluir em mim e me recompor depois, mas eu não consigo, eu não aceito o toque, eu não aceito olhares compassivos. Então eu deixo, deixo toda essa coisa sem nome que virou meu peito, me dominar, ditar as regras, só pra não me esforçar pra viver, só pra deixar alguém cuidar de mim, até que um dia lúcida eu me tenha de novo.
Eu corro, corro porque todo mundo me acha tão boazinha que se eu ficar um minuto a mais vão descobrir que não é bem assim que na verdade eu to pouco me lixando pra opinião de quem quer que seja, eu só tô aqui porque não queria ficar em casa hoje, está com alguém pouco me importa porque eu to surda para o mundo, porque eu to surda pra essas conversas vazias, pra essa gente cheia de conteúdo. Ninguém nunca me disse que seria assim, a vida é uma injustiça sem tamanho, você faz planos, constrói castelos, se acha dono do mundo e de você e de repente: acabou! Você é nada mais nada menos que um zumbi, que vive sobrevivendo e abrindo os olhos todos os dias ignorando tudo que já morreu por dentro. Eu só não quero sentir mais, quero acordar, trabalhar, sair, ler e pronto, por que diabos no intervalo disso a gente tem que sentir tanto? Como eu faço com esse embrulho no estômago que matou todas as borboletas que tinham aqui antes? Mas eu parei de brigar com a vida, e todos dizem: você ta tão zen... mas a verdade é que eu to sem: sem esperança, sem gana, sem saco. Cheguei a um nível que nem chorar eu choro mais, porque sofrer é tão pouco sabe, porque soluçar já não me basta, aliás nada me basta porque eu sou o próprio basta. Ninguém me entende, ninguém enxerga o tudo e o nada que corre nas minhas veias mas eu não to nem aí, que se dane esse negócio de ser compreendida, pela primeira vez na minha vida passar despercebida virou um alívio. Se essa dor vai passar eu não sei, mas com um tempo ela vai ficando, ficando e quando você vê ela se torna um braço cê se acostuma, cê acorda mais um dia e vai vivendo até achar um sentido, até se agarrar em algo ou alguém pra continuar.
Se me perguntassem qual minha risada preferida eu diria sem medo de errar que é a sua, o som estridente de uma gargalhada que parece avessa a toda dor, o olhar distante de quem sofre demais e encara de menos. A primeira vez que te vi chorar foi por uma história que eu contei, mas parecia que você viveu aquilo, que a dor que eu sentia você já sentiu, nossa história era a mesma só mudava os personagens. Com você aprendi que algumas dores gritam mesmo em silêncio, que por mais que suas risadas ecoem na sala, tua dor faz zuada em meus ouvidos. Fingir é seu escape, fingir é um dom que você tem, mas seu fingimento é fraco, meu olhar cansado encontra o teu e penso que por trás de sua risada alta você percebe que eu te entendo, você percebe que eu te enxergo. As pessoas perguntam como alguém pode ser feliz assim, as pessoas sentem sua falta quando você não está, o vazio que você sente é o vazio que você deixa quando se vai. Você é tão amável, talvez seja por isso que você se machuque tanto, quando a gente ama muito a gente se machuca muito, amar é estar nu pra dor, é tirar toda a armadura da hipocrisia e se deixar livre, mas amar tem um preço e você como eu sabe que as vezes é alto demais. Ah se eu pudesse te dar um presente, algo pra você lembrar de mim pra sempre, mas o que eu pensei em te dar é muito além de algo material, vai muito além de algo que se toca, que se veste, o que eu queria te dar é algo que se sente, o presente que eu te daria seria esperança. Esperança de que há um sol escondido por trás dessas densas nuvens, esperança de que um dia, não muito longe, esse teu riso traga consigo um olhar de quem conseguiu achar um porto, de quem conseguiu achar no amor um bom motivo pra continuar.
Acho que estou ficando doente. Não sinto fome, nem ânimo. Coisas que eu admirava hoje não têm mais cor, tudo parece cinza. Só tenho vontade de ficar deitada no escuro, ouvindo músicas que me ajudam a liberar minha cota diária de lágrimas. Parece ser a única coisa que me tira do silêncio, porque nem as palavras conseguem sair da minha boca. Durante o dia, até consigo rir e me distrair, mas quando a noite se aproxima, a tristeza retorna. Ela insiste em aparecer todas as noites, não me dando trégua. Já não sei o que fazer. Minha mente está sempre pensando, mas nunca encontra uma solução. Algo que possa me curar. Se você souber onde vende um xarope para isso, por favor, me avise, porque estou precisando.
