Textos de Paciência
O que fazer quando você não tem o poder de mudar a situação? Esperar com paciência,... não vale a pena o nervoso, a reclamação não vai te ajudar em nada.
Tudo nessa vida passa! E você vai conseguir passar o dia e chegar em casa, à noite em paz!
Não tem nada a ver com a situação, tem a ver com a sua atitude!
Ei moça, calma. Pense direitinho, tenha paciência tudo vai melhor!
- Disse eles.
Eu sei. Ele é uma pessoa maravilhosa, tem boa índole. Logo arruma alguém que lhe der o valor que quer receber.
- Disse ela.
E você?...
-Disse eles.
Eu? (risos), muitos anos sendo de um cego, mudo e surdo. Agora eu sou minha, encontrei meu valor!
SANTA PACIÊNCIA...
Muita gente curte postagens mas não comenta. E daí?
O Direito ao Livre Exercício do Silêncio é garantia constitucional. Mas, é bom saber que o Art. 2.171 da CFB proíbe expressamente "ignorar um Bom Dia" carinhoso em dias úteis, sábados, domingos e feriados. E o CPP tipifica a afronta, apenando os infratores com AÇOITE PÚBLICO, "nas nádegas dos rapagões e nos braços e pernas de mulheres, idosos e portadores de deficiência". Em seu alentado "Tratado do Bom Dia Civilizado" (ganhador dos prêmios Pulitzer, Lawrence das Arábias e Nobel de Civilidade na Web), o pranteado Zé das Candongas nos revela que, nos países onde se professa o Islamismo, é aplicada a Pena Capital, salvo no caso dos ascendentes, descendentes e colaterais de Homens Bomba, que tenham previamente registrado a intenção bombística no Cartório de Registro Bombástico da respectiva circunscrição catastrófica.
(Sacy Pererê do Balaco - Embaixador do Karamba no Brasil.)
Obs.: “CFB” é a Confederação dos Fuxiqueiros Bêbados. “CPP” é a Confraria dos Patrícios Pernetas.
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
Paciência
A paciência que muitos procuram
Complicada de se achar
Poucos tem e muitos aturam
Diz a lenda que está em ouvir
Mas antes temos de mudar
Nos destruir e reconstruir
Nossas vontades e nossas verdades
Mas onde realmente ela está?
Falam que está dentro de nós
Mas em nós só existe floresta
Em que muito estamos sós
Mas as árvores devem ser cortadas
Para que as luzes sejam exaltadas
Mas não tema com suas árvores
Pois está por vir muitos fulgores
A Grande verdade sobre a paciência ,é que ninguém nunca teve. Porque não podemos treinar algo que você nunca obteve,bom nesse meio da paciência existe uma coisa chamada o egocentrismo,uma coisa que muita gente tem, significa que fazemos uma vitrine para todos se deslumbrar, mas não tocar onde achamos que nossa opinião é a única certa e a unica que tem importância centro da razão e se alguém tem um argumento diferente do seu ,uma opinião diferente da sua ou uma concepção é dado como errado ,você passa a não prestar a não valer nada, pronto já é seu inimigo mortal do nada.
A paciência já é perdida,mas é impossível perde algo que nunca teve a tolerância vem nos pequenos detalhes ser indulgente com a opinião do próximo não é ser inteligente é ser intolerante ,como Sócrates disse sábio é aquele que conhece o limite da sua própria ignorância, porque a sabedoria é adquirida quando você para de criticar pra passar a pensar e a respeitar, a diferença ser paciente não é ser fraco ou ter sangue de barata é um dom que poucos possui , afinal eu queria ser paciente!
Ela dança.
Ela não vê na vida violência.
Ela não se cansa.
Ela tem uma enorme paciência.
Ela dança...
Colore com as cores do arco-íris tudo o que alcança.
Ela continua com sua alma de criança.
Ela dança.
Uma lágrima fria insiste nos olhos aparecer.
Ela dança... até o movimento conseguir sua alma outra vez aquecer.
Ela dança.
Ela dançará.
Até o último momento vai pela vida rodopiar.
Um dia, ao olhares para o céu, verás nas nuvens uma dançarina dançando, dançando...
pois até por toda a eternidade dançar será sua sina.
Ela dança... eu danço
Faz jus ao seu destino
Viva a paciência como uma arte, o céu desabrocha para mim quando acordo motivada a exercer esse hábito. Também exerço o hábito de ser eu mesma ou de não ser coisa nenhuma. Depende se o hábito está ativo ou não.
A realidade me acertou em cheio, não era fácil conviver com ele, mas eu me esforçava ao máximo com a minha paciência adquirida, posso ser uma alma dentro de um corpo, pensava eu.
Tudo felicidadezinhas momentâneas, não havia nada de bom naquelas lembranças, mas eu era positiva. Tive que me explicar por necessidade porque estava sentada num bar, tomando vinho com outro homem, 3 meses após o falecimento do meu esposo. Eu comemorava inconscientemente.
Uma vez que nos decidimos, podemos nos manter firmes na certeza de que escolhemos o melhor caminho, mas nunca me decidi, a vida foi tomando decisões por mim e eu fui aceitando.
Não gostei de ter sido colocada nessa situação, mas me permiti passar por tudo isso. Mudar de hábito exige esforço e eu não me esforçava, mudar a cabeça é mais difícil ainda.
Para a mulher, o amor não basta. Tem que ter paciência e companheirismo acoplados, tem que se sentir importante, tem que ter uma vida satisfatória. Eu me balancei várias vezes e tive que correr, me esconder e até me acalmar para não trair.
Não era amadurecida, não melhorei como pessoa e não curei minhas feridas, a vida continuou monótona, meu olhar não tinha nenhuma expressão, a grande vantagem é que eu tinha muita imaginação e conseguia burlar meu sofrimento.
Às vezes a minha cabeça pegava fogo, não consegui acreditar em como fui descaradamente submissa, eu não era classe detentora da força, não tinha o mecanismo social da sobrevivência.
Foquei em outra direção, o mal não está nas coisas que nos acontece, o mal está em não enxergar que podemos mudar o curso de tudo isso, a gente não precisa aceitar o frisson assim, não sem questionar. O destino me livrou, mas eu não me libertei.
Senti a abismável e inexplicável sensação de vazio, tinha saudade de uma vida atordoada e infeliz, a gente se acostuma até com desgraças. Depois refleti que tudo não passa de um lembrete para seguir em frente agradecida a Deus.
Grandes coisas são construídas quando se tem paciência durante o tempo da fé e a espera da benção. Entre o plantar e o florescer, há o passar do tempo. Não será a abundância de agua durante a rega que fará uma flor brotar mais rápido. É a calma de não apressar a vida. É o amor por cada etapa. Cada coisa em seu momento. Não tenha pressa. Mas, também, nunca se contente com qualquer coisa que vier. Só pare quando alcançar aquilo que você merece. Muitas vezes, o que você pensa ser a pior espera que já lhe aconteceu, pode de alguma forma, ser uma tremenda oportunidade surgida. Mas, é preciso possuir um olhar crítico, espírito de fé e pensamento decisivo para as situações que nascem. Nada vem e nada vai sem que Deus queira.
Vivências práticas são essenciais para saber o que se quer ter em mãos. O que deu errado, foi aprendizado. Não se permita viver amarrado ao passado, se este lhe faz mal. Não sufoque a sua intuição só porque falhou algumas vezes. Não permita que as consequências fisiológicas reais, por conta de cicatrizes psicológicas abstratas, possam influenciar e destruir o poder de confiança nas vitórias do futuro. Acredite que uma hora você acerta. Comece o mais rápido possível a cicatrização interna da sua ansiedade e da sua vulnerabilidade e descontrua essa sugestionabilidade própria de que algumas coisas jamais darão certo. Pare de abraçar o evitável. Desarme a bomba-relógio que é pensar como fracassado. Tudo é decisão, ação e consequência.
Pare, imediatamente, de focar no que os outros têm. Foque no que você quer ter. Nunca se deixe surpreender pela velocidade do sucesso de algumas pessoas. E muito menos, nunca se deixe desmotivar pelo sucesso alheio. Deseja algo igual? Plante. Faça acontecer. Saiba esperar o tempo de colher. Pare de pensar nos problemas e foque nas soluções. Pare de pôr o foco onde é mais fraco e se concentre onde é mais forte. Não tem milagre. Não existe ganho sem trabalho. Não existe conquista sem esforço. Não tem pódio sem treino. Sonhe grande, mas trabalhe duro. Rale pra valer. Tenha fé, mas não se acomode. Grandes coisas são conquistadas quando se vence um dia de cada vez, com paciência para ver tudo acontecer.
- Aprender a esperar
A paciência é um exercício constante
A paciência é um esporte que se pratica
Tem que compreender, tem que aceitar, tem que fazer, tem que viver, porque sem ela, não chegamos a lugar nenhum.
Sem a paciência, o fácil e rápido servirá, e ele é qualquer coisa por aí, duvidoso é.
Insonia, asseidade, amores a primeira vista, a paciência não cativada
Nos lampejos do brilho da a joia lua rara me fizera letal ferida
Horizonte em agonia o sol sangrada na distancia da tarde o vermelho se estende entre as nuvens
O azul em sua tristeza vai ficando turvo e a lua amarelada com sua luz na gastura da boite embalsamada
O vento frio corre empurrando a solidão que me esmaga dilacera minha alma suas palavras retalhando meus sentidos
A formosura desta fresca serra custura minha chagas a ferro e fogo
Ah! Fortuna cruel! Ah! duros Fados me devora
Alegres campos, verdes arvoredos fim tão tristonhos
sua alma gentil, que te partiste a esperança perdida
Amor que arde sem se ver
Amor, que o gesto humano n'alma escreve...
A morte, que da vida descontente
Apartava-se os polos e as que a alma humana, que enriquece
Aquela que, de pura castiga
triste e leda madrugada aqueles escuros olhos que chorosos
A sepultura de elos e brando
A sepultura me aguada
Amor novas artes, novo engenho
Cantando estava um dia bem seguro
Cara minha inimiga, em cuja mão estendia
Chorai, Ninfas, os fados poderosos que ela me pusera
Como quando do mar tempestuoso correm turvas as águas deste rio converteu modéstia afeiçoa e aranho meu coração
Por Charlanes Oliveira Santos ( Charles )
Preparação do Solo
O teste de sua fé produz paciência. - Tiago 1: 3
Olhe para o jornal de hoje. Assista ao noticiário da noite. É provável que você veja alguns dos milhões de refugiados em nosso mundo que fugiram da perseguição ou da violência. Os problemas globais parecem tão grandes e as soluções tão inadequadas que aqueles que estão ajudando nas linhas de frente e aqueles de nós que estão assistindo à distância podem sofrer com o chamado solo superficial. Depois de plantar sementes e regar o solo durante várias semanas, eles tinham um gramado verde.
Se quisermos plantar um gramado ou um jardim, o solo deve primeiro ser quebrado. Mesmo a terra mais produtiva deve ser revolvida e cultivada. Caso contrário, o crescimento é difícil, se não impossível.
Deus às vezes prepara o solo dos corações humanos para receber Sua Palavra através de um processo de separação. Pode ser por um desastre como um furacão, inundação ou incêndio. Outras vezes, acontece por doença, decepção ou tristeza profunda.
Se você tem experimentado problemas ou dores de cabeça, Deus pode estar abrandando o solo de sua vida para que a semente da Sua Palavra possa crescer em você. Não lute contra isso. Deixe que ele tenha o seu caminho. Permita que Ele produza paciência e maturidade em seu coração (Tg. 1: 3-4). Um dia você vai agradecer por sua preparação do solo.
Pensando sobre
Que tipos de "rochas" as provas freqüentemente expõem?
Como minha atitude em relação a Deus e minhas provações
afeta o quanto aprendo através da adversidade?
O crescimento espiritual ocorre quando a fé é cultivada. David C. Egner
Lembrando Heróis
Imite aqueles que, com fé e paciência, herdam as promessas. - Hebreus 6:12
Quem são seus heróis da fé? De quem você se lembra com um sorriso e um desejo de seguir o exemplo deles? É bom recordar as pessoas que elevam nossa visão e nos desafiam a buscar o mais alto de Deus na vida.
Um dos meus heróis é Joe Bayly. Embora eu nunca o tenha conhecido, seus escritos me influenciaram muito através do anel consistente da realidade. Joe não tentou ser controverso, mas não tinha medo de falar a verdade claramente. Quando ele escreveu sobre a morte, ele falou do coração partido por perder três filhos e da esperança adquirida ao se apegar a Cristo durante tudo isso. Tive a impressão de que ele nunca escreveu uma polegada além de sua experiência. Joe era real.
Quando me pego fingindo e falando melhor do que eu vivo, Joe vem à mente. Ao contrário dos escribas cuja hipocrisia ou "encenação" minou suas palavras e sua influência, Joe me desafia a buscar a realidade, a honestidade e o poder - características do Filho de Deus.
O escritor de Hebreus disse: "Não se torne lento, mas imite os que pela fé e paciência herdam as promessas" (Hb 6:12).
Heróis piedosos nos estimulam a agir. "Seja encorajado e desafiado!", Eles nos dizem. "Venha com isso hoje!"
Os heróis do céu nunca gravam seu nome
Em colunas de mármore construídas para a fama terrena;
Em vez disso, eles constroem um legado que brota
de uma vida vivida pelo rei dos reis. —Gustafson
Imite aqueles que imitam a Cristo. David C. McCasland
Uma estratégia de paciência
Confie no Senhor e faça o bem. . . . Descanse no Senhor e espere pacientemente por ele. - Salmo 37: 3,7
A paciência deve caracterizar a vida de todo crente que está tentando fazer a vontade de Deus. Essa virtude é ilustrada por John Wooden em seu livro They Call Me Coach. O autor, que foi técnico de basquete da UCLA por muitos anos, disse: “No jogo, sempre foi minha filosofia que a paciência vencesse. Com isso, quero dizer paciência para seguir nosso plano de jogo. Se acreditarmos nisso, desgastaremos a oposição e chegaremos a eles. Se nos afastarmos do estilo, e jogarmos o estilo deles, estaremos com problemas. E se deixarmos que nossas emoções comandem o jogo, em vez de nossa razão, não funcionaremos efetivamente. Eu sempre aviso a nossa equipe: 'Jogue seu jogo. . . . Eventualmente, se você jogar o seu jogo, mantenha o seu estilo, a classe dirá no final! Isso não significa que sempre superaremos nosso oponente,
No Salmo 37, Deus está dizendo, com efeito: “Faça o que é certo e confie em Mim. Independentemente de quão mal pareça estar perdendo, faça minha vontade e deixe-me o resultado. Assegurarei que, eventualmente, você será o vencedor. ”Essa estratégia não apenas evitará que nos derrotemos, como também levará a uma vitória gloriosa!
Saber que nosso trabalho não é em vão,
Como parceiros do Senhor,
Fornece a paciência de que precisamos
Para esperar pela recompensa de Deus. —Sper
Você não pode perder se ficar com o plano de jogo de Deus. Mart DeHaan
Tem um bom tempo...que não tenho mais: Paciência...para joguinhos...de sedução... Disponibilidade...para competir... disputar... Espaço na minha vida...pra quem demonstra amizade e bem querer exterior...sem sentir amizade e bem querer no coração...
Tem um bom tempo que tenho:
Preguiça danada...de gente que faz caras e bocas...que quer "se dar bem"...que fica por aí...por aqui...por qualquer lugar e situação...tentando compensar as próprias frustrações..."ganhando" do outro...passando o outro pra trás...
Tem um bom tempo... que descobri...que amo viver... que eu ficar comigo é ótimo...é delícia demais... entendi também...que um dia cheguei...e um dia vou embora...e este intervalo aí...é curto demais...e com isso... decidi viver plenamente...bem...de e com verdades... resolvi selecionar bastante...quem compensa...e mais que isso...quem merece fazer parte da minha história nesta passagem por este planeta...
Tem um bom tempo... que decidi viver...em paz... com verdades... sem mimimis...sem nhém nhém nhém...sem complicação... gosto...falo que gosto... quero...demonstro e falo que quero... facilmente demonstro meu bem querer por alguém...quando este bem querer existe dentro do meu coração... Não gosto...comunico que não gosto...
Prezo minha autenticidade...em todos os sentidos... Respeito as pessoas...tenho um cuidado imenso...com quem quer que seja...mas aprendi que hoje em dia...poucas pessoas agem assim...não as julgo...nem as condeno...mas prefiro não ter pessoas assim por perto...sou muito sensível...e elas....com certeza...me machucam... Simples assim...
Ei, Deus eu preciso aprender a ter mais paciência, e olhar para as coisas deste mundo com os olhos do amor.
Ei, Deus esses chuviscos que se transformaram em tempestades, preciso aprender a me desviar para não me afogar em meio aos obstaculos que me cerca.
Ei, Deus preciso aprender a Amar mais, Perdoar mais e não olhar as imperfeicoes dos outros com os olhos de quem só julga.
Ei, Deus desvia-me das maldades alheias, aproxima-me daqueles que só carregam o bem no coração.
Ei, Deus ensina-me a ser flor nos jardins vazios de beleza.
Ei, Deus conceda-me a leveza de quem só sabe querer bem e a delicadeza de transmitir bons sentimentos por onde eu for.
Ei, Deus dá-me a sabedoria de ser grata todos os dias e o milagre de viver sem murmurar.
Ei, Deus livra-me do que me afasta de ti e renova minha fé todos os dias.
Amém!
A paciência do poeta, permitiu esperar o trem em todas as estações,
mas suas doces reflexões,
poderia chegar a primavera,
quem sabe o verão,
pra aquecer o seu coração,
mas, ainda poderá esperar o outono,
um sentimento mais humano,
e por fim o inverno, àquele frio que vai obrigar ele a se recolher!...
Robusto e pronto
O teste de sua fé produz paciência. -
Tiago 1: 3
Escritura de hoje : Tiago 1: 1-12
Toda impressora de computador enviada por uma empresa do Colorado é congelada primeiro, depois aquecida a 130 graus Fahrenheit e, finalmente, sacudida violentamente por um quarto de hora. Esse teste é a etapa final de um processo chamado "robustez", que prepara uma impressora comum para uso militar. Com suas placas de circuito protegidas e todos os componentes dentro de uma caixa de metal, a impressora é exaustivamente testada para garantir que funcione no campo de batalha.
Se isso lhe lembra a robustez espiritual pela qual está passando hoje, tenha coragem. É o próprio Deus, nosso Pai amoroso, que permite que os tempos de provação nos preparem para servi-Lo. Quando nos encontramos em circunstâncias difíceis, a Bíblia oferece uma surpreendente instrução para “contar tudo alegria. . . , sabendo que a prova de sua fé produz paciência ”(Tiago 1: 2-3).
Por tudo isso, Deus nos convida a pedir sabedoria. Por quê? Que possamos saber como responder adequadamente às nossas provações. Ele dá essa sabedoria "liberalmente" a todos que perguntam (v.5).
Se a vida fosse como um escritório limpo e com ar condicionado, os cristãos disponíveis seriam adequados para atender à necessidade. Mas habitamos um mundo envolvido em uma batalha espiritual de vida ou morte. À medida que confiamos em Deus nos momentos difíceis, nos tornamos robustos e prontos, testados e preparados para maior utilidade.
Refletir e orar
Deus tem um propósito em nossas angústias.
O Salvador sempre sabe o que é melhor;
Aprendemos tantas lições preciosas
em cada tristeza, provação e prova. - Jarvis
Deus permite que a adversidade em nossas vidas não nos destrua, mas nos melhore. David C. McCasland
Quando estamos errados
Quando você faz o bem e sofre, se você o leva com paciência, isso é louvável diante de Deus. - 1 Pedro 2:20
Escritura de hoje : 1 Pedro 2: 19-23
É natural querer nos defender da injustiça e revidar. Mas se estivermos quietos e pacíficos quando os outros nos maltratam e nos perseguem, estamos respondendo de maneira cristã. Deus quer desenvolver em nós qualidades que não são naturais para nós. Qualquer um pode ser paciente quando tudo está indo do seu jeito. A maior virtude é permanecer calmo e controlado sob provocação (1 Pedro 2:20).
Fenelon, um teólogo do século XVII, diz o seguinte: “Não fique tão chateado quando homens e mulheres maus o enganarem. Deixe-os fazer o que bem entenderem; apenas procure fazer a vontade de Deus. . . . A paz silenciosa e a doce comunhão com Deus o recompensarão por todas as coisas más feitas contra você. Fixe seus olhos em Deus. ”Ele permite que situações dolorosas entrem em sua vida e, de acordo com Fenelon,“ Ele faz isso em seu benefício ”.
Para nosso benefício? De fato! Ao respondermos à injustiça de maneira cristã, nossa ansiedade, insegurança e pessimismo serão transformados em tranquilidade, estabilidade e esperança.
Por que atacamos quando somos maltratados? Por que somos tão rápidos em nos defender ou em buscar vingança? Não é que valorizamos muito nosso próprio conforto e direitos?
Nesse caso, devemos orar, ecoando as palavras de Agostinho: "Cure-me desta minha luxúria para sempre me justificar".
Refletir e orar
A vida pode ser vivida com alegria e paz
Em meio a sua mágoa e dor,
pois com a ajuda de Deus nosso ódio pode cessar
E a paz e a justiça reinarão. -D. De Haan
A melhor maneira de responder ao errado é fazer o que é certo. David H. Roper
A incrível paciência de Deus
Seja por pretexto ou por verdade, Cristo é pregado; e nisto me alegro. -
Filipenses 1:18
Escritura de hoje : Filipenses 1: 12-26
Um pregador idoso, cujo ministério alcançara milhares de Cristo, confessou que o egoísmo era freqüentemente misturado com seu genuíno amor ao Senhor. Essa mesma preocupação foi expressa por outro ministro eficaz que pediu a outros que orassem para que ele superasse o desejo de ser o “número um” ao falar em conferências bíblicas. Eu também vejo elementos de orgulho e egocentrismo em mim.
Porque permanecemos no que Paulo chamou de "este corpo de morte" (Romanos 7:24), no qual ainda habita o pecado, toda a nossa adoração e serviço ao Senhor é manchada pela imperfeição. Talvez seja por isso que estou inclinado a entender os pregadores que o apóstolo descreveu em Filipenses 1: 15-17. Embora elementos de inveja, ganância e orgulho estragassem seu ministério, Paulo expressou gratidão por Cristo estar sendo proclamado. Ele não teria feito isso se fossem hipócritas ou falsos mestres.
Todo o nosso serviço a Cristo é de alguma forma afetado pelas tendências pecaminosas que permanecem em nós. William Beverage escreveu: “Não posso orar, exceto que peque; Eu não posso pregar a não ser que eu peque. . . . Meu próprio arrependimento precisa ser arrependido; e as lágrimas que derramei precisam ser lavadas no sangue de Cristo. ”
Louvado seja Deus por Seu incrível amor e paciência!
Refletir e orar
Embora tropeçamos todos os dias,
o Senhor está sempre lá
Para nos erguer, perdoar nossos pecados,
E mostrar Seu amor e carinho. —Sper
Nosso pecado é grande - a graça de Deus é maior. Herbert Vander Lugt
Grandes Pregadores
O teste de sua fé produz paciência. - Tiago 1: 3
Escritura de hoje : 1 Pedro 1: 1-9
Os maiores sermões que já ouvi não foram pregados em púlpitos, mas em leitos de doentes. As verdades mais profundas da Palavra de Deus costumam ser ensinadas por aquelas almas humildes que passaram pelo seminário da aflição.
As pessoas mais alegres que conheci, com poucas exceções, foram aquelas que tiveram menos sol e mais dor e sofrimento em suas vidas. As pessoas mais gratas que eu já conheci não foram aquelas que percorreram um caminho de rosas a vida inteira, mas aquelas que ficaram confinadas em suas casas, algumas em suas camas e aprenderam a depender de Deus.
Os pegadores, por outro lado, geralmente são os que menos reclamam. Os homens e mulheres que são mais alegres e mais agradecidos pelas bênçãos do Deus Todo-Poderoso são frequentemente aqueles que passaram pelas maiores provações.
A Bíblia nos diz que, se respondermos adequadamente às provações da vida, desenvolveremos paciência e maturidade divina (Romanos 5: 3-5; Tiago 1: 3-4). Devemos ter em mente que nossos sofrimentos atuais são "apenas por um momento" e que estão sendo usados por Deus para o nosso bem eterno (2 Coríntios 4: 17-18).
Então, tenha coração, sofrendo um. Um dia você também perceberá que valeu a pena (1 Pedro 1: 7).
Refletir e orar
Algumas das maiores lições da vida são aprendidas na escola da aflição. MR DeHaan
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp