Textos de Lua
São versos que guardei
Em noites estreladas
A lua estava serena
As estrelas encantadas
Guardei em sonhos meus
Guardei pra te falar
Que quando eu vim ao mundo
Eu vim para te amar.
Oh amado tão querido
Que não sabes desse querer
Venha afagar meus cabelos
Venha me ouvir te dizer
Que quando a noite chega
E as estrelas começam a brilhar
Teu nome é soletrado
E em sonho vou te encontrar.
___ Lene Dantas
BURACO NEGRO
quando minha razão é eclipsada, você aparece como a lua cheia no céu que iluminando meu caminho projeta minha sombra por veredas passadas.
sou um inseto que como por feitiço, voa em direção a essa luz inalcançável mas assaz irresistível para justificar o labor de tal busca interminável;
e por vezes sou uma mariposa que é necessariamente atraída para a fogueira e tragada pelo fogo: o calor e a luz que me encantam também trazem um fim a essa efêmera existência permeada com promessas de eternidades.
de um ponto ao outro, a ponte é sempre queimada após a passagem e o regresso encarna em fantasia;
sou o herói no labirinto, a tênue esperança suspensa no auspicioso fio do novelo cor de sangue;
se deixo as coisas como estão, já não estão como deixei; a lua se esconde, o fogo se extingue, o inseto contumaz é repelido pela lâmpada;
as flores se ocupam da sedução diurna; as cinzas são levadas, tal como o pólen, transportadas pelo sopro da curiosidade para o desconhecido;
conduzo minha atenção para o que me cerca e me torno mais uma vez testemunha contingente do perene acontecer, sempre em movimento;
quando imbuido de significado, o horizonte de eventos toma o peso do mundo, peso que o vácuo do centro se abstém de possuir, a substância é integrada e já não está em lugar algum;
quiçá os dois se entrelacem mutuamente, um é modificado, o outro permanece intocado e segue tocando a orquestra universal de forma cega e contagiosa.
AS BRUXAS DA BANDA DE CÁ
NAS NOITES DE LUA MEIA
ENQUANTO NÃO HOUVER LUA CHEIA
Ó bruxas, que seguem cegamente o poeta
Porque o perseguis, inúteis madraças
Nas arremetidas das noites baças
Quando ele só quer paz de anacoreta?
Senhor meu das odes minhas, ó profeta
Livra-me destes vulcões de lava
Deste bruxedo que não se acaba
Neste peito cansado de correr sem meta!
Fugi de mim, loucas sombras feiticeiras
Do meu leito de desprezo e desamor
Deixai-me sentir o viver, ó coveiras!
Da minha vida já ida de sonhador
Neste tempo amargo em que as bandeiras
Ficaram sem mastro de adriça, nem amor!
(Carlos De Castro, em Maiorca, 07-06-2022)
PEREGRINAÇÃO
Ele...
Ontem, ao cair da noite
Saiu do mundo sem destino
Nem lua, só ele num afoite
Para beber tempos de menino.
Saltou caminhos, subiu montes
E relembrou visões fantasmagóricas
E sons de corujas a beber nas fontes
Das suas memórias pitagóricas.
Cansado, sentou-se numa pedra
Que teimosamente ali estava
Desde os tempos da sua medra
Como marco da sua vida brava.
Viu e chorou o casebre onde nasceu
E o espetro das casas das avós eternas
No vazio de já não ver o céu
Dos tempos de um ontem que morreu.
Meteu pernas de volta, mas não sozinho
Levava então com ele para casa
Naquele breve e longo caminho
Os lugares e rostos dos idos em brasa.
(Carlos de Castro, in Argoncilhe, 21-06-2022)
DA GRÉCIA HELENA
Um dia, de noite,
Pela madrugada
Afogueada,
De lua cheia,
Eu vou raptar-te,
Ó, minha moça, sereia,
Para amar-te,
No meu castelo de areia.
Contigo, beber o vinho da loucura
Num desejo insano de ternura,
Em cama armada de dossel,
À luz da lua embriagada
Pelo sol, ao vê-la excitada,
Por um cálice de licor de mel.
Um dia, de noite,
Pela madrugada,
Sem se dar conta de nada,
Eu irei raptar-te,
Adorar-te,
Como obra de arte
Roubada,
Ó, minha moça morena,
Da Grécia, Helena,
Minha eterna e doce amada!
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 17-02-2023)
luar
Lá no alto do céu, tão solene e brilhante,
Surge a lua, majestosa e radiante.
Sua luz prateada banha a terra inteira,
E tudo em volta se ilumina e se alegra.
No silêncio da noite, o luar é um mistério,
Que envolve o mundo com seu brilho sério.
É como se a lua fosse uma sentinela,
Que vigia o mundo até a manhã clarear.
E quando a noite chega, eu olho para o céu,
E vejo a lua, tão linda e tão fiel.
Ela me inspira com sua luz suave,
E me faz sonhar com um mundo mais amável.
Oh, luar, como és belo e tão misterioso,
Tu és um símbolo do amor tão generoso.
Que a tua luz possa sempre nos guiar,
E nos lembrar que a beleza está em todo lugar.
LOGRO
Era de noite
Às três da tarde
Daquele dia
Numa manhã
Irmã,
Como eu, órfão
Da lua
Que anuncia
O sol na solidão
De uma vida vazia.
Havia, ai Deus, como havia
Logro naquele sol
Que quis passar pela lua,
Antes do dia amanhecer
No calor que arde
Como chicote açoite
Nas costas do entardecer
Das minhas costelas nuas
E das tuas,
Se estivesses comigo,
Te digo,
Naquela noite.
Só depois na modorra
De estancar o sangue
Exangue
Das feridas,
Minha alma saiu fora
E disse:
- Malditas, tais investidas!
Trôpego, então respondi:
- Vos arrenego, almas perdidas,
Do antes e do agora!
(Carlos De Castro, In Há Um Livro Triste Por Escrever, em 19-04-2024)
Minha Lua
Noite que passa
Frio que me abraça
No peito a dor do bandido
Vagando no mundo perdido
A lua e sua canção
Lembrança a melhor emoção
Esperança aquele que fica
Saudade aquele que vai
Liberdade aprisionada
Minha palavra sufocada
Até logo irá confortar
Sonhar um dia reencontrar
Lua como foi doce a sua canção
E quão feliz fez meu coração
Boa noite lua tão bela
Ela é minha e eu sou dela
Apenas o que Importa
O sol nasce na lua dormente
No café não como banana
Dormindo sonho que vou trabalhar
Pessoas andando não usam chinelo
Gosto da minha bicicleta
Namorar é bom, mas hoje não quero
Que linda mulher de Baton
Só os altos jogam basquete
No amor alguém já chorou
Olá, prazer te conhecer
Nem a lua nem as estrelas conseguem se comparar com o seu olhar
O seu sorriso nem o maior e mais sábio filósofo poderia explicar
Essa obra de arte incrivel que Deus desenhou,
Tem a perfeição que nem o maior dos pintores alcançou
Esse jeito delicado e feminino ultrapassa o que pode significar as rosas e o lírio
Tão magnífica quanto a natureza, igual a ela
Só Deus poderia criar a sua beleza!!
ÁG
*Barquinho de papel*
Márcio freitas / Rick Henry / Fabio Gonn
Não vou te prometer a lua
Nem as estrelas do céu
Mas eu juro que eu sei fazer
um aviãozinho de papel
E vou jogar ele bem alto
Vc vai ver ele vai flutuar
Pois é assim que eu me sinto
Quando te vejo chegar
Não vou te prometo o mar
Que tem o azul da cor do do céu
Mas juro que eu sei fazer
Um barquinho de papel
Se eu colocar ele na água
Você vai ver fica boiando
É desse jeito que eu fico
Quando vc diz eu te amo
Não vou te prometer o mundo
Nele tem coisas que nos faz tão mal
Pra te mostrar prometo eu vou fazer
Um balãozinho de jornal
Ele tenta ir super bem alto
Vai desmanchando não resiste
Pode acontecer comigo
Se você me deixar triste
Tristeee....
Me deixa Flutuar
Me deixe Boiando
Só ñao me deixe
Só não me deixe desmancha
Ou ou ouo...
Me-deixe
Deixe-me
Só não me deixeeee...
Alpendre da Varanda
Vive
No mundo
Da lua
Na certa
Não tem
Pé no chão
No alto
Cabeça
Pra baixo
Do mundo
Tem outra
Visão
Na estrada
Ao contrário
De todos
O resto
Na
Contra mão
Um olho
Na trilha
Mesmice
O outro
Caminha
Por si
“Ilusões
Visões
imenso
Segredos
Que
Não tem
Fim”
Ato Fecundo
Que fecundou as rosas
Como cadelas à lua
Por seres
Quem me fostes
Grave e pura
Desfigurando estrelas
A lua que sangra à dentro
Numa vertigem de morte
Com cheiro de virgem
Meninas de bicicletas
Escravizadas à beleza
De repente do riso
Fez-se o pranto
De repente
Da calma fez-se o vento
Levando a sua tristeza
No
Quadro da Bicicleta
'BRILHANTE'
"Desejos em lhe ver como a lua
pois ilumina ao aterno,
pensamentos que voam sussurando seu nome em meu ouvindo,
tão distante tu estas, porem tão perto.
passageiramente quieta, e simplemente gritante,
possuida pela beleza e como rara estrela brilhante.
o caminho de teu corpo quero seguir,
de encontro aos teus olhos, teus labios preciso sentir.
a verdade é certeira como um suspiro fatal
mostra-me seu coração, pegue em minha mão deixe eu ser seu caminho.
tão longe e tão perto estamos, nos sentindo juntinhos,
com canção eu lhe conquisto com paixão te espero.
sentimentos vão e vem mas como a lua estão a brilhar,
e como ela... eternos ao te tocar...
passageiramente quieta, e simplemente gritante
possuida pela beleza e como rara estrela brilhante."
O sol e a lua dois seres que se amam
A distância os separam
Não significa apenas que brigaram
Porque um dia se reencontram e se abraçam
O sol humildemente deixa a lua brilhar
A lua é vestida com o brilho do sol
Que faz sentir-se melhor
por isso ele sabe o que é amar
A lua passa vários anos longe do sol
Esse amor que parece ser sofrido
Mas que é completamente compreendido
Sabem que poderia ser pior se algum dos dois não tivesse existido
Eles sabem que um dia encontrar-se-ão
A lua com vossa beleza
O sol com vossa delicadeza
Alimentando cada vez mais essa paixão
Essa paixão os aproximam
Formando um belo eclipse solar
Uma bela analogia do que é amar
Então até eles nos ensinam
natureza é espetacular
É o momento em que eles muito esperam
Duram poucas horas
Mas é um pouco, que muito se importa
Pois eles, verdadeiramente, se entregam
A saudade é existente e exuberante
É muito tempo sem se ver
Mas eles conseguem compreender
Que cada um deles tem um papel importante
Ambos estão complementando-se
O sol com seu brilho charmoso
A lua com seu vestido maravilhoso
Que a deixa sua beleza semblante
Não importa a distância de quem tu amas
Um dia encontrá-lá-á
Uma oportunidade de demonstrar
Algo mais que um prazer na cama.
Um tributo a Maria
A lua simplesmente reflete o brilho do sol quando ele se põe, quando a escuridão da noite dá os primeiros sinais. Assim como a lua, Maria, mãe de Jesus, reflete de maneira singular o brilho da Luz divina no universo cristão. A lua não possui brilho próprio. Ela apenas reflete o brilho do astro rei como que se fosse a serva dele a indicar-nos que mesmo oculto a nós, o sol está sempre presente a circundar o nosso lar, a inundar de luz as criaturas de Deus. Assim como o nosso sol, Jesus também nasceu e morreu para garantir a vida da humanidade pecadora. O sol aparece e desaparece ininterruptamente. Nasce para uns hoje, para outros amanhã, mas nasce para cada um de nós diariamente, como que se fosse a própria hóstia consagrada pelo Sacerdote em memória de Cristo. Mas isso não significa que ele não esteja presente quando se põe. Ele apenas se oculta a nossos olhos por um tempo, deixando à sua mais perfeita serva, a lua, a incumbência de refletir a sua luz, levando-nos a entender que temos o nosso papel a desempenhar, que a escuridão existe e que devemos ser luzes no mundo. É como que a lua nos aconselhasse: “Como eu, digam sim à Vida. Resplandeça em voz a luz divina diante do mundo. Façam o que Ele vos ordenar”. Quando o sol desponta, a lua discreta se resigna, parecendo entender sua condição de serva. Interessante notar que, embora a lua às vezes se faça presente no céu com o sol, ela praticamente some aos nossos olhos devido ao brilho incomparável desse astro. E assim raramente notamos a sua presença. Sim, o sol é o protagonista principal, enquanto a lua, a principal coadjuvante. Como a lua, Maria reconhece o senhorio de Jesus e entende que ela é apenas serva que necessita da luz de Cristo para que possa brilhar. Brilhar não para si, mas para ser guia dos que se encontram nas trevas. As estrelas, embora possuam brilho próprio, apenas se mostram quando o nosso sol se põe, quando o escuro da noite se faz presente. Perto dele, elas parecem não fazer questão de brilhar. Ao contrário dos anjos que se rebelaram e caíram, elas permanecem, posso dizer, humildes na presença do astro Rei. A elas, cabe o importante desígnio de adornar a lua mãe como anjos em volta de Maria, parecendo indicar-nos que, embora nas penumbras de nossa fé que às vezes vê nuvens escuras entrepostas ao céu impedindo-nos de ver a claridade do sol, elas continuam lá, brilhando ao lado da lua na companhia do sol que nos momentos de cegueira não conseguimos contemplar. Muitas vezes nossos pecados nos impedem até mesmo de ver as estrelas e o próprio céu, mas a experiência de uma noite estrelada ou de um dia ensolarado é inesquecível, porquanto funde-se às nossas almas e nos impele a acreditar quase que por vista no que por vezes não conseguimos ver. E por mais que as nuvens sejam escuras e espessas, por mais que tempestades se apresentem, sabemos, porque vimos, porque lemos ou porque ouvimos, que há um céu além das nuvens. Núvens que só obscurecem, mas que não são capazes de cegar-nos definitivamente, pois, se comparadas ao sistema solar, não passam de fumaças que não resistem ao sopro do Espírito Santo. Não podemos esquecer que há um céu, que há uma lua e que há zilhões de estrelas além dessas fumaças escuras que por vezes diminuem a nossa fé. Mas pensem um pouco: se nos desprendêssemos de nossos corpos terrenos e nos elevássemos para muito alto, bem acima do lar onde habitamos, veríamos então por cima das nuvens um sol que na verdade nunca se põe, onde estrelas sempre brilham e onde a lua reflete sempre a luz desse sol. Veríamos então que não há noite, mas tão somente dia, um dia eterno, um céu eterno. Seríamos então como que anjos no céu, fazendo companhia a Maria, aos espíritos puros e às almas dos justos que habitaram um dia nesta nossa casa chamada Terra, mas que dela se desprenderam, aprovadas e iluminadas pela Vida. “Pois em Cristo há Vida, e a Vida é a luz de todo homem”.
Estrada das Rosas
Caminhando na estrada das rosas, sinto um escudo me proteger,
A Lua esta quase se emparelhando com o Sol, o dia momentaneamente está se transformando em noite, assustado continuei caminhando seguindo a luz de milhões de vagalumes,
Continuei a caminhar pela estrada brilhante e vi espantalhos espalhados entre as rosas, mas o Sol reascendeu e descobri que eram pessoas simulando uma vida sem coração,
No que parecia o fim da linha, uma enorme parede de vidro refletindo tudo que passei ou vive me impedia de continuar, apenas um toque suave com as minhas mãos e toda a parede gigantesca começou a rachar e se desfazer em pó,
Sempre com a bússola apontando em direção ao norte resolvi parar para descansar e refletir um pouco a respeito de tudo, um vento forte soprou, um barulho distante de água corrente escutei, levantei ofegante e comecei a correr em meio as tantas rosas, em direção a vista que tanto procurava, cheguei no lugar cheio de vida, alegria e paz,
A água do rio tão transparente, as pessoas tão sorridentes, a energia do lugar é a mesma do escudo que me guiou até aqui,
Atravessar o mundo é uma benção, desde que o amor seja o centro da questão.
A lua e o secreto
Abajur ligado, nenhuma sombra em evidência, o livro aberto, o vinho com gosto amargo da saudade,
da janela apenas a lua causa o efeito de um abraço amigo,
na poltrona o livro é deixado de lado, os olhos se fecham, a imaginação começa o seu show particular,
o teu abraço quente é sentido, o teu cheiro se espalha pelo quarto, a tua sombra é vista apenas pelo silêncio da lua,
o sonho ganha sabor, temperatura, ele ganha vida,
os olhos se abrem devagar, o vinho trás prazer a cada gole, a lua maliciosa dá um sorriso maroto,
o livro é fechado, o abajur é desligado, agora é hora de dormir o sono de marinheiro.
A Lua
No sorriso da lua vi as estrelas brilharem como vagalumes na vegetação rasteira,
vi também as ondas do mar dançarem no ritmo doce e sereno da noite.
No sorriso da lua encontrei o estímulo certo para abraçar o seu reflexo reluzente aos olhares atentos da minha amada,
vi também a timidez o sol e sua preguiça insistente de não querer acordar.
Uma noite abençoada pela sagrada beleza da lua, aplausos infinitos a essa memória que jamais irei abandonar.
Ninguém sabia
Ninguém conseguia entender porque eu cavei buracos na Lua, ou porque eu corria atrás das estrelas,
Ninguém sabia os motivos que me prendia por dias no meio dos mares pescando as ondas gigantes ou entendiam pelo qual objetivo eu tentava amarrar as montanhas do Everest no laço.
Cegos pelo que são e pelo que seus corações vivem, nada puderam fazer para me ajudar ou para me compreender pois todos viviam em cavernas e tinham medo de sair das sombras feitas por fogueiras que os aprisionavam.
Eu estava correndo, tentando, lutando e insistindo em como mudar o mundo para reformar o meu ego e poder recuperar o teu coração.
- Relacionados
- 54 frases sobre fases da lua: reflexões inspiradoras ✨
- Fases da vida: reflexões sobre seus altos e baixos
- Frases de lua cheia que irão te encantar
- Poesias sobre a lua para iluminar pensamentos e corações
- Frases sobre a lua e o amor que tocam o coração
- Poemas de Lua
- Frases sobre eclipse lunar que desvendam sua beleza na penumbra
