Textos de Lição de Moral

Cerca de 1021 textos de Lição de Moral

Aprenda uma lição que a vida me ensinou, quem muito abre mão, mais tarde cobra, e cobra CARO"

Cuidado com as pessoas que sempre aceitou seus erros, ela pode desejar vingar no dia que você menos espera. Por que ninguém esquece a dor que um dia passou...Pode cicatrizar mas a cicatriz vai estar lá para lembrar seu real motivo sempre...
Entenda: Ninguém é de todo bobo, e ninguém é de todo esperto.
Q...uem um dia já comandou a tropa, pode se torna recruta.
Cuidado com as mascarás, ela pode cair, ou ser tirada quando menos você imaginar.
Então o cordeiro mostra sua face de LOBO...."

Inserida por wennerali

Uma Lição

Nesta existência uma das lições que me foi dada, foi a de amar os que partem cedo e os que estão longe dos olhos.
Experimentar a morte dos maiores amores e a saudade dos grandes amigos que encontram-se distantes...
Este aprendizado fez-me forte, fez-me grande, mostrou-me que estar junto não é sinônimo de estar perto, mas sim de manter dentro, onde a chama dos sentimentos aquece a alma e dá animo a caminhada dos que aprender a conviver com a perda e a distancia.
Agradeço ao Pai amantíssimo diariamente tal aprendizado, porquanto assim, através dele alcancei irmãos, mães, filhos, e pais além do sangue.
Do que seria solidão eu construí amizade, companheirismo, alegria, caridade e amor.
Esta lição eu aprendi.

Inserida por milmascarenhas

[A lição de Biel: Sorrir ao partir]

Simplesmente um pássaro que não podia voar,
Raramente se queixava, se empenhava em insistir,
Particularmente nunca o vi reclamar,
Sua grande qualidade era sorrir ao partir.

Jamais partilharia a sensação de voar,
Estar no alto das nuvens e dali acenar,
Mas ele podia sem nenhum impedimento,
Sair da atmosfera só com seu pensamento.

Sabia que esta condição, Não o impediria
De buscar a mais longínqua sabedoria.

Simplesmente um pássaro que não podia voar,
Raramente se queixava se empenhava em insistir,
Particularmente nunca o vi reclamar,
Sua grande qualidade era sorrir ao partir.

Se um pássaro sem asas aprendeu a lutar,
Quem somos nós para duvidar,
Da vida só o máximo devemos extrair,
E se tivermos que ir, vamos sorrir ao partir.

Simplesmente um pássaro que não podia voar,
Raramente se queixava se empenhava em insistir,
Particularmente nunca o vi reclamar,
Sua grande qualidade era sorrir ao partir.

Da vida só o máximo devemos extrair,
Quando tivermos que ir, vamos sorrir ao partir.

Inserida por michelfm

UMA LIÇÃO DE SABEDORIA

Certo dia um rei que era adorado por seus súditos por ser muito sábio, honesto e bondoso, sabia que estava muito doente e cansado, por isso era chegado a hora de escolher seu sucessor, porém não sabia qual de seus dois filhos escolher. Num gesto de sabedoria os chamou e os falou: “Meus filhos“! Sinto que não tenho mais forças para conduzir este reino, estou muito velho e cansado, por isso é chegado à hora de um de vocês assumirem meu lugar, porém não sei qual escolher já que ambos são meus filhos e sinto amor igual pelos dois, por isso mando-lhes que saiam mundo afora e conquistem a maior riqueza que encontrarem, aquele que me trouxer a coisa mais valiosa será proclamado o novo rei deste povo.

Após essas palavras o velho rei os abençoou e os enviou mundo afora.

Passaram-se um ano e um dos filhos (o mais velho), chegou cheio de tesouros e foi logo ao encontro do rei dizendo-lhe: Meu senhor! Eis-me aqui de volta e trouxe-lhe tanto tesouro que duvido que neste mundo exista um só homem capaz de tamanha conquista. E continuou; trouxe-lhe todo ouro que encontrei e duvido que ainda tenha sobrado algum, viajei mundo afora e não encontrei nada mais valioso que o ouro, pois vi homens e mulheres roubarem, enganarem e matarem uns aos outros por ele, trouxe-lhe também as mais poderosas armas que já existiram pois vi exércitos inteiro serem destruídos e caírem diante do seu poder de destruição, trouxe-lhe ainda a mais pura e valiosa seda, pois vi os maiores lideres e generais usarem suas vestes com muito orgulho exibindo-as como prova de luxo, poder e riqueza. Após essas palavras o rei agradeceu os presentes do filho e disse-lhe: Parabéns! Vejo que se tornara um homem forte e destemido, astuto e conquistador, nunca duvidei de sua força e sempre soube que tens o dom de fazer fortunas, porém seu irmão ainda não retornara, vamos aguardá-lo e ver o que ele terás a nos oferecer.

Passaram-se mais um ano até que o filho mais novo retornou.

Ao saber do seu retorno o rei apressou-se em encontrá-lo, após um forte abraço e com lagrimas nos olhos, sussurrou em seu ouvido dizendo; meu coração estava aflito e amedrontado, tive medo de não vê-lo novamente. E continuou! Já se passaram 1 ano que seu irmão retornara e este trouxe-me tanto tesouro que duvido existir algum homem neste mundo que tenha conquistado tamanha fortuna. E tu? O que me trouxe de valioso?

E o filho caçula respondeu!

Meu senhor, não trouxe nenhum presente de valor igual ao meu irmão, pois na minha andança deparei-me com uma miséria e desigualdade social tão grande que não consegui ficar indiferente por isso dei todo ouro que conquistei para tentar diminuir a fome e a miséria daquele povo, ainda, vi pessoas serem exploradas, torturadas e escravizadas por uma minoria e dei toda arma que conquistei para que estas pessoas pudessem se defender e defendessem suas famílias dos opressores, criando assim um exercito justo, que lute somente pela paz, pela justiça, pela igualdade e pela liberdade. Ainda meu senhor, durante minha andança vi crianças, velhos e adultos dormindo ao relento nas noites de frio e de chuva sem terem sequer um cobertor para se aquecerem e por isso dei toda seda e algodão que conquistei para que essas pessoas pudessem se agasalhar nas noites de inverno, enfim meu senhor, descobri que todo ouro, toda arma e todo luxo que um homem possa ter só trará destruição, inveja e infelicidade quando a usamos somente para o nosso próprio beneficio, mas quando usamos para ajudar os mais necessitados e carentes nos tornamos pessoas felizes e realizadas, por isso não trouxe-lhe nenhum bem material más se olhares lá fora verás uma multidão de pessoas, homens, mulheres, jovens e velhos, todos gratos e prontos para servir-lhe, a maioria deles dispostos a darem até suas próprias vidas pois existe nos seus corações o sentimento de gratidão, lealdade, fidelidade e acima de tudo respeito pelo seu semelhante e acredito eu que não exista no mundo nenhuma riqueza maior que a amizade e que uma amizade pura e sincera vem somente de dentro do careação de cada ser humano.

Ao olhar lá fora o rei percebeu que a maior riqueza do mundo não está nos bens materiais e sim nos gestos e atitudes que cada ser-humano tem e que para conquistar as maiores riquezas da vida deve-se somente conquistar o coração das pessoas, ao entender isso o rei declarou que com toda sua sabedoria jamais tinha visto um tesouro tão valioso quanto aquele que acabara de ver e que se todos os lideres do mundo pudessem ver e perceber o quanto valioso era aquele tesouro o mundo seria bem mais tranqüilo e existiria menos guerras, injustiças e misérias no mundo e a partir daquele momento disse que não tinha duvida do valor daquele tesouro e que nenhum outro homem seria mais digno de substituí-lo senão seu filho que não se tornara um conquistador de bens materiais mas sim o conquistador do maior tesouro que Deus criou, ele acabará de se tornar um conquistador de ser-humano.

Naquele momento o rei desejou sorte a seus dois filhos e declarou que seu filho mais novo seria seu sucessor e se tornaria o novo rei. Houve uma grande festa e todos aceitaram sua decisão pois todos aprenderam a lição que fora ensinada pelo novo rei.



CONCLUSÃO:

Todos nos temos um grande tesouro dentro de nossos corações, muitas vezes nos deixamos levar pela falsa sensação de prazer e felicidade que sentimos com as coisas materiais, porém jamais devemos deixar esses sentimentos nos tornarem egoístas ao ponto de pensarmos no nosso próprio beneficio e deixarmos de ajudar aos mais necessitados. Fazer o bem e ajudar as pessoas sem interesse é um dom nobre que Deus deu ao ser-humano e todos nós temos esse dom, precisamos resgatá-lo de dentro de nossos corações para que possamos nos tornar pessoas mais felizes e realizadas.

Ailton Bahia, 09/09/2010 – 20:09

Inserida por ailton123

QUE SIRVA DE LIÇÃO PARA NÓS BRASILEIROS
"...Deploro o regresso a uma política externa que levou à destruição da França duas vezes neste século. Condeno o seu plano de abandonar a OTAN e a segurança conjunta do mundo ocidental. Não servirei à França sob as suas ordens, para fazer espionagem contra os Estados Unidos da América. Aviso ao senhor e ao mundo de uma conspiração monstruosa para criar a anarquia e entregar a França aos comunistas depois de sua morte.
Amo a França como o senhor afirma amá-la, e viva a digo que a traiu para promover suas ambições pessoais. Viva a França!

Inserida por ajotage

⁠TEMPO PARA REPENSAR _ A lição que um vírus nos deixa.

Fevereiro havia chegado; muitos de nós estávamos fazendo planos sobre onde passarmos o carnaval enquanto desde o mês de janeiro a China já estava enfrentando esse pequeno monstro sem que ninguém estivesse dando a devida importância.

O que ninguém sabia era que o pequenino monstro ainda desconhecido do grande público era uma mutação de uma família de monstrinhos, os primeiros deles , isolados no ano de 1937 , mas só em 1965 ganharam o nome de coronavirus por serem parecidos com uma corona, sendo que quatro deles eram os tipos mais comuns que infectam a maioria das pessoas ao longo da vida.

No final de 2019 quando todos nós ainda estávamos ocupados com festas e folgas de final de ano , nosso pequenino resolveu sair do baú, porém, numa versão mais moderna, teimosa, invencível ; e começou sua ira devastadora pela China.

-Ora... Mas era na China, né? Lá eles comem tanta porcaria!...

Em meados de janeiro de 2020, o bichinho , com 15 dias de vida, já tinha infectado cerca de 400 pessoas, matando cerca de 17 na cidade de Wuhan.

-Nossa! Muito pouco para o país mais populoso do mundo!

Quem ou o quê despertou e fortaleceu nosso monstrinho, não se sabe, como também não se poderia imaginar que ele fosse protagonizar uma história em nível mundial.

O bichinho desconhecido cresceu e ficou famoso. Foi ganhando espaços, galgando degraus em vários territórios. Bombardeando sem dó nem piedade seus opositores. Em torno dele foram surgindo as fake news. Milhões de histórias e suposições que só aumentam a cada dia.

Começaram então as teorias de experts sobre o surgimento do vírus, e a culpa que havia recaído sobre a alimentação exótica dos chineses, agora girava, entre outras hipóteses, em torno de uma provável estratégia dos americanos para enfraquecer a economia da China

-Mas ainda era na China, né?... Só na China.

E tudo seria quase perfeito se esse bichinho invisível, pequenino, mas poderoso, não tivesse tido a ousadia de atravessar fronteiras, atingindo, sem pedir licença, a Itália.

Então, essa história recomeça aqui. E eu faço parte dos milhões de coadjuvantes e figurantes, que nunca sequer imaginou fazer parte de uma história de suspense e terror.

Em 31 de janeiro de 2020 foi confirmado que o vírus havia se espalhado pela Itália quando dois turistas chineses eram positivados em Roma.
- Mas ainda assim nós não acordamos . A vida continuou normal na maioria das cidades italianas.

Codogno, Lombardia, fevereiro de 2020

Meados do mês. Começara uma movimentação em torno desse nosso protagonista malvado que fez sua primeira vítima na região da Lombardia: O paciente numero 1 foi hospitalizado após contaminar a esposa grávida e um amigo, três frequentadores de um bar, os pacientes e parentes, além da equipe de saúde de um hospital.

Muita gente fortemente gripada em toda a região. Inclusive eu. Mas pouca gente acordou na Lombardia . A maioria ainda não estava acreditando que essa coisinha invisível fosse tão poderosa, salvo o pessoal da cidade de Codogno, vizinha de Pavia.

- Ah, era só um virus como qualquer outro! Daqui a pouco passa.
Mas não passou e a pergunta era e ainda é: Quem contaminou o paciente numero 1?

Descobrir esse paciente numero zero era muito importante para traçar a rota do vírus pela Itália. Holmes diria que, provavelmente o paciente número zero é assintomatico.
O fato é que, a partir de Codogno e dos contágios no hospital, começaram a crescer as preocupações com o vírus em toda a Lombardia.

- Mas era só na região da Lombardia, né?...

A vida continuou normal, não obstante a algumas recomendações das quais nem todas foram acatadas pela população de cidades ainda não atingidas, mas, os italianos que tinham famílias no Sul e os mais abastados financeiramente, começaram a deixar a região gerando uma sensação que levou muita gente a pensar que a Itália inteira estava em pânico.

Naquela semana, a situação continuou numa seminormalidade: os metrôs e ônibus tinham diminuído significantemente o número de passageiros por causa das escolas e universidades que haviam parado, mas os trabalhadores continuavam a circular . Havia mais gente gripada em giro somando comigo. Uma gripe muito forte .

- Mas era só uma gripe, né?

As pessoas começaram a acordar para a gravidade da situação.

Milão , última semana de fevereiro de 2020.

Enquanto no Brasil as pessoas estavam lotando a Sapucaí para os desfiles de Carnaval, Milão acorda geral para a realidade da epidemia. O virus ataca com mais força obrigando a medidas mais drásticas; mais municípios do Norte eram afetados, vôos para a China foram suspensos e assim, negócios começam a ser fechados. Metrôs e ônibus quase vazios. Quem circulava, usava máscaras e mantinha distância das outras pessoas.
Novas medidas foram adotadas, pessoas começaram a ligar postergando compromissos, Supermercados fazem revezamento para entrada de consumidores aos poucos.

- Ah, não era só uma gripe!

Milão primeira semana de março de 2020:

As pessoas finalmente estavam conscientes de que deveriam fazer a sua parte. As ruas ficaram vazias e só iam para o trabalho quem ainda não havia sido dispensado. Ainda assim, tomando todo o cuidado possível.

-Minha gripe finalmente havia passado, restando apenas um resquício de tosse. Eu estava trabalhando 4 dias na semana .Três deles por 7 horas e um deles por 3 horas, mas no final dessa primeira semana, foi ampliado o estado de quarentena com medidas mais drásticas como restrições gerais de viagens, proibição de eventos e qualquer negócio cujo foco seja o público como cinemas, igrejas, funerais, casamentos...

Segunda semana de março de 2020:

A cidade parou. Completamente. Todos fomos obrigados a permanecer presos em casa sob pena de prisão e multa. Só funcionam bancos , correios, farmacias, supermercados e fábricas.

Estamos na primeira quinzena de março. Presos dentro de casa.
Ainda tenho uma tosse discreta , como muita gente. Saber se estamos contaminados ou não, só após a quarentena, esse é um dos motivos principais da obediência às regras. Como nem todos temos os mesmos sintomas e o serviço de saúde deve ser resguardado às pessoas em situação mais vulnerável, em quarentena não corremos o risco de contaminar ou sermos contaminados. Às vezes chegamos na janela. Às vezes.

Enquanto isso no Brasil, o povo foi para uma manifestação. Um aglomerado de pessoas que deveria ser evitado. Alguns estão confiantes de que o vírus não seja resistente ao calor, porém, estão se esquecendo de que isso não é uma regra e, se fosse, o país é grande, há lugares frios onde alguém contaminado pode, daqui a pouco que é inverno na maior parte do país, levar o vírus para além. O fato é que as pessoas pensam que estão imunes. Isso é perigoso. As pessoas pensam que não estando dentro da parcela de vulneráveis as livra do vírus. Um pensamento egoísta, mas enfim, falar o quê se o outro nem sempre tem importância para todos?

Na Inglaterra ontem o plano de contingência era deixar 60% da população ser contaminada para criar imunidade nos que restarem, hoje, o governo britânico anunciou que vai mobilizar fábricas para produção em massa de respiradores e pediu o isolamento dos idosos e vulneráveis, o que dá a entender que ele voltou atrás na ideia de tentar criar imunidade em grupo, o que foi criticado por cientistas.

É noite agora aqui em Milão. No noticiário vi que o Presidente do meu país, ainda não confirmado se positivo ou negativo para o vírus, levianamente compareceu à uma manifestação. O que pensar sobre isso? O que dizer mais?

Nesse momento, médicos e todas as equipes de saúde, trabalham incessantemente para conter o vilaozinho dessa história. Mas parece que ele ganha cada vez mais força na medida em que as pessoas não colaboram. Parece mesmo que existem dois lados. Que estamos num campo de batalha. De um lado os mocinhos tentando acabar com a guerra e do outro, os que se aliaram ao vilão dessa história, jogando mais fogo na fogueira, alimentando ainda mais o vilaozinho. E o trabalho dos mocinhos sendo pagos com indiferença e ingratidão.
Sem a colaboração de todos, é como enxugar gelo

-Não seria essa a hora de parar para repensar no por quê de tudo isso?

Hoje, nessa quarentena, onde nada nos resta a fazer a não ser observar e refletir, percebo que esse vírus está revelando o verdadeiro lado das pessoas, deixando um monte de mensagens.

Esse vírus está revelando que mais basta ter Deus dentro de nós e não ter religião a ter uma religião e não ter Deus no coração; que há necessidade de aprendermos o valor da amizade, do silêncio; de proteger os nossos velhinhos que guardam a sabedoria que precisaremos para cuidarmos das nossas crianças, para que eles possam ir à sua hora, morrer de velhice e não vítima do descuido, da intransigência, da indiferença.

Esse vírus está nos ensinando que precisamos agir com consciência, indo além dos nossos próprios interesses, cuidando do mundo como um bem comum a todos.

Que está na hora de reciclar nossas atitudes, exterminando a luxúria, a gula, a avareza, a ira, a soberba, a ganância, a falsidade, a língua, a vaidade e o egoísmo.

Esse virus está nos ensinando sobre a necessidade de reaprendermos o valor do tempo, para que possamos colocar as pessoas, e não as coisas como prioridade, e consequentemente doarmos mais compreensão, mais tolerância , mais amor e mais tempo para nós mesmos e para o outro.

Lá fora, a natureza também nos deixa uma lição: as plantas esse ano começaram a florescer bem antes , anunciando no segundo país mais atingido, a estação mais linda do ano. Será que isso não é um sinal de que, nós humanos, precisamos florescer em humanidade?

Vamos refletir sobre nossas ações. O espetáculo tem que continuar mas nós não podemos deixar nenhum vilão protagonizar a nossa história, comandar o nosso barco. Paz na terra aos homens de boa vontade! Que sejamos nós os protagonistas dessa história. (Rita Procópio - - Milão- Março 2020)

Inserida por RITAPROCOPIO

⁠SER FELIZ É TODO DIA

Mantenha o foco
No hoje, no agora
Todo dia,
Toda hora
É uma nova lição,
Uma nova aprendizagem
Outro ciclo que inicia
É lua nova,
Com ela vem
Um mundo novo
Novos sonhos
Novos planos
Novos risos
Momentos ímpares,
O que passou, passou
O que doía, não dói mais
Só saudades e nada mais,
Você nasceu pra ser feliz
Viva momento a momento
Sem medo de ser feliz
Não se importe com os outros, os outros são os outros,
Quem te ama
Quer te ver feliz
Viva a vida!!!

Inserida por Zilda2023estrela

A vida, é um fração, causando em nós uma certa emoção, nos presenteando, a cada dia, uma nova lição.
Com meu entendimento, abro meu coração, para aprender o ensinamento, que leva ao autoconhecimento de outra dimensão.
Ela é o que faz tudo mudar, mesmo que eu não queira enxergar a experiência tem que passar, pra um outro nível de patamar.
Com muita gratidão, quero me atrever, até aprender a linguagem ancestral que anula todo esse mal.
Ela muda todo curso da minha vida e manda o vento forte, me redireciona até o norte, pois encontrei a sorte de me restabelecer.
Me entrega um novo mundo, onde não sou mais oriundo, agora me tornei explorador e não carrego mais nenhuma dor.
Conheço a nova terra que sempre quis estar. Mesmo sem saber andar, aprendo a engatilhar.
Fecha um ciclo anterior, me abre pra outro de muita cor, e não me pergunte o porque, ela passa por você e não adianta se afligir, e ai de mim de desistir.
Reconstruir leva tempo , de uma coisa tão sincera, e longe de mim, de não enxergar essa nova era.
Nunca me ensinaram amar os que não me queria bem, e mesmo que seja meu inimigo, tenho que aprender a amar também.
A partir daí, encontrei a luz, que até hoje me conduz, numa escola familiar pra que eu possa me espelhar.
E aprender, que os erros estavam em mim e em mais ninguém, numa escola sem fim como passageiro do mesmo trem.
Mas pra isso, é preciso recomeçar, plantar e esperar até você germinar pra florescer o bem.
Temos que aprender a nos conhecer melhor, e seja com meditação ou com oração, temos que desatar esses nós, com muita determinação.
E descobrir que aqui na terra, não existe um, que seja só luz, ou só escuridão, mas os dois atuando em um só corpo e um só coração.
Aceitar nossa dualidade é trabalhar a nossa realidade, entre duas forças duais, que não param de ser rivais.
Há uma ação, pra ter de volta essa integração, é ver o mundo com os mesmos olhos, mas com outro tipo de visão.
Caminhar até aqui, com essa dedicação, e ir até o fim sem sangrar o coração, e fazer ele interagir com essa luz e escuridão.
Enxergar no outro, mostra muito de você, que seja a maldade, que você possa ver, ela só existe dentro do seu ser.
Minhas mãos ergo pro céu, só pra agradecer, a retirada do meu véu, que me impedia de ver, deixa eu sentir, essa nova forma de amar, até quando Deus me permitir aqui viajar.
Assim com o coração, sem me perder na emoção, te dou o meu perdão, sem precisar de uma satisfação.
Temos tudo pra crescer, com que essa nova percepção, integrar sem julgar seu ser, e formar essa religação.
O amor é única forma que não tem sombra, porque ela não produz, e sem reclamar ela vai te ensinar, até o dia que você se tornar luz.
Não vou me esconder, nem me entristecer, na imensidão do meu ser, vou até amanhecer só pra te ver florescer.
Vou me despedir com minha intuição, transbordando amor e largando toda essa dor até minha ascensão.
E se por acaso eu me perder, sei que hoje tenho você, que mostrou a sua luz, meu amigo Jesus.
Damião Coelho

Inserida por damiao_coelho

⁠A moça professora


Quem vê aquela moça,
Moça professora,
Antes ensinava a lição,
Lecionava os meninos humildes,
Que cortava o seu coração,
Destino aperfeiçoado,
Diretora do município,
Se formou em letras,
E deixou a sala de aula,
Para assumir o seu trono de estimação
Canarinha do reino,
Mulher batuta dessa inspiração,
Ficarás para sempre,
Na minha recordação,
Isso tudo é herança do seu talento,
Dessa honrada profissão....


Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Inserida por JoseRicardo7

⁠Olhar e ver
Olhar e ver nos trás uma grande lição, a percepção que poucos têm.
Atrás de um olhar podemos ver a luz ou a escuridão.
O quão estamos acostumados com olhar e não ver, o que está claro, mas deixamos passar porque muitas vezes o olhar trás lembranças de uma época sem luz.
Amar não só olhar, e sim olhar na mesma direção , assim a amizade nada mais é do que a reciprocidade de direção, como o amor.
Não olhar na mesma direção, não será o tempo que irá reverter isso, e sim nascer novamente, e assim quem sabe olhar na mesma direção.
Vamos esquecer essa falta de visão e seguir em frente , talvez assim possamos nos recompor e dar mais alegria aos nossos amigos que olham na mesma direção.
Angelina Ribeiro

Inserida por AngelinaRibeiro

⁠Essa pandemia veio como lição para aprendermos a ter gratidão por tudo o que temos.
Gratidão pela vida, por ter casa para morar, por ter o que vestir, e ter como nos alimentar...
Por termos tanto para agradecer e ainda assim viver a nos lamentar.
Essa pandemia veio para olharmos mais para os nossos irmãos sem teto, sem roupa, sem pão...
Para mostrar a ingratidão e a lamentação de tanta gente que chora de barriga cheia, enquanto há tanta miséria por falta do necessário dentro de cada nação...
Essa pandemia veio mostrar que as vidas valem mais que ouro.
Mas infelizmente elegem aqueles quem preferem o ouro invés de cuidar das vidas de sua nação como se fossem o mais importante tesouro.

Inserida por IvaniaDFarias

Uma verdade precisa ser dita, ou seja que, com toda certeza,
o mar nos dá a melhor lição de vida que poderiamos ter...
Basta saber observar como ele "vive"...
Osculos e amplexos,
Marcial

COMPARANDO A VIDA E O MAR
Marcial Salaverry

É preciso ponderar e analisar, para concluir sem qualquer margem de erro, que existe uma grande analogia entre o que é o mar, e a melhor maneira de conduzirmos nossa vida. Basta sabermos analisar e ponderar, e assim vamos observar que o mar, apesar de ser grande e poderoso aceita todas as contribuições que recebe, seja de caudalosos rios, seja de humildes regatos. Ele não tem qualquer tipo de preconceito, e é isso que o torna cada vez mais forte, mostrando dessa maneira que preconceito é algo que não deve existir, seja de que tipo for...

Com certeza, é assim devemos agir, tratando igualmente as pessoas, sem olhar se são ricos empresários ou humildes servidores. De todos poderemos adquirir conhecimentos, aumentando assim nosso cabedal, mas muitas vezes desprezamos opiniões ou conselhos daqueles a quem julgamos em inferior nível cultural, esquecendo que muitas vezes, na sabedoria popular, encontramos a solução para muitos problemas aparentemente sem solução.

Assim, para que possamos ser ouvidos, devemos saber falar, e bem expor nossas idéias, e para que possamos ser bem compreendidos, as devemos expor clara e nitidamente, procurando sempre não abrir mão daquilo que acharmos de fundamental importancia para nós, que saibamos que nos serão de grande utilidade.

Acima de tudo, devemos buscar o prazer que vamos ter, obtendo êxito naquilo que fazemos, ao invés de pensar apenas em obter o sucesso, principalmente se para tanto for preciso abrir mão de nossos ideais, jamais esquecendo que o mar não se importa em abrir mão de suas prerrogativas, para receber todos aqueles que chegam para colaborar com suas águas para aumentar seu volume...

Algo para ser bom de verdade, deve ser bom para o corpo, leve para o espírito e agradável para o coração, e assim, não é aconselhável imaginar que o sucesso virá logo no inicio de nossa caminhada. Por vezes vem, mas devemos estar preparados para algo mais demorado, que vá exigir um esforço maior a ser despendido. Vejam quanto tempo o mar levou para chegar ao volume que ostenta...

Sempre deveremos ter um objetivo, um sonho, para não perdermos a motivação, e o desejo de viver, e para realizar, devemos planejar, pensando grande e fazendo pequeno, apenas um pouco a cada dia, devagar e sempre, nunca esquecendo a lição que nos dá o mar, porque são pequenas gotas d'água que vão formando regatos, rios, e assim, terminam por fazer o todo poderoso oceano.

Com certeza, uma sequencia de lindos dias vai nos permitir chegar a esse objetivo, e assim, vamos começando hoje mesmo, procurando sempre fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, para chegarmos a um mar de felicidade...

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Lição adulta

Andava sem inspiração pra escrever.
Meu afilhado Davi
chegou em minha casa:
foi policial;
foi motorista de caminhão;
foi cachorro junto a minha;
foi pássaro de primeira viagem –
e voou incansáveis vezes pros meus braços
que hoje, desacostumados, doem.
É preciso sentir no corpo
pra brincar de ser poeta.

Inserida por lucian1989

⁠Ola estava aqui pensando ,quanto este ano de 2020 foi desfiador ,mas será que nós serviu de lição para se tornar uma pessoa melhor, espero muito que sim.Mas ainda pagamos pelas ignorância dos outros ,se todos acreditasse neste vírus no começo, em 14 dias não existiria mais este atormento , mas existe pessoas que se achar que ela são autoimune , que jamais acontecerá com elas, problema dos outros nuca refletirá na sua vida , quanta iguinorancia não e verdade . Um simples usar de máscara correta e utilização de álcool nas mãos contínua, evitado de aglomeração clandestina , que saísse das suas casas somente para que fosse para buscar alimento, deixando os auxílio para realmente pessoas que merecem ,talvez muitos que se foram ainda estivesse aqui ,não tivesse o tanto de pessoas desempregada como tem agora , a culpa foi de quem ,Do vírus ,praga de Deus quanto muitos dizem por ae , o verdadeiro culpado foi as pessoas que não deu importância imediata, agora cassa jeito de culpar alguém , temos que ser empáticos com os outros, estamos no mesmo barco , se não remamos para a mesma direção paremos ficaremos ,não chegará em lugar nem um.
Humanidade e o ser mais evoluído da terra , mas promove guerra, tem a chave de alto destruição em massa para qualquer momento , se caso acontecer uma próxima guerra.São corruptos
Acha que dinheiro ,que poderia zerar a pobreza na terra, e diguino de ficar somente para uma família, nuca se põem em uma situação de uma pessoa que vive em estrema pobreza, por causa das mesma corrupção que se faz , já tornou negócio ser político hoje em dia ,esqueceu a origem o que deveria fazer, antepassados lutaram tanto para sermos pais democrático hoje nos envergonhamos ,por tanto sangue derramado para nada de evolução acontecer no nosso país. Não tivemos capacidade de ter cura para AIDS e para o câncer e as de mais doença , prolongamos a vida dos enfermos , mas vive em situação precária porque Asim e mais lucrativo , para que ser evoluído se o dinheiro e sempre em primeiro lugar e viveremos sempre em crises.
Chegaram ano novo, mas se não mudarmos a nossa cultura , será a penas dia pós dias e nada de objetivos chegaremos.

Inserida por julho_cesar_silva

⁠⁠Lição de Vida
O ano que passou nos ensinou uma grande lição: Que não somos o que pensávamos e que somente através da fé, solidariedade, esperança e amor ao próximo venceremos os obstáculos mais complicados e mais difíceis que a vida nos impõem.
Portanto sejamos neste novo ano que começa, mais fraternos e perseverantes, buscando a ajudar aos nossos semelhantes que silenciosamente clamam por socorro...

Inserida por isaiasribeiro


PANDEMIA
Que este ano nos sirva, pelo menos de lição, a ser assimilada e colocada em prática, não só para este ano, mas pelas décadas futuras, pois as aulas assistidas até sem o direito de corpo presente, jamais irão cair no esquecimento da humanidade. Uma situação de extrema importância, porém, já teremos que levar em conta, ao dirigimos à memória de nosso Criador. Aquela necessidade básica e, jamais indispensável de um perdão, de joelhos ao solo e braços ao alto, por tantas blasfêmias por muitos de nós proferidos, frente aos desgastes desta pandemia, chegando ao sacrilégio de culpa-Lo, por Ele não ter evitado tamanha crueldade. Nós, ao ocuparmos este lado ignorante da situação, com uma visão tão desprivilegiada da realidade divina, deveríamos relevar totalmente este entendimento equivocado e passarmos a elevar somente o que nos foi ensinado com base nas Sagradas Escrituras, onde tudo se explicaria, simplesmente pelo fato dEle, tudo ter nos prometido em troca do mínimo possível, nossa confiança inabalável a Ele, porém nem isto a Ele nós estamos retribuímos, perdidos nesta apocalíptica situação. Que pretensão doentia é esta de querermos entender a nível de Sua eterna, onisciência, onipotência e onipresença, de posse desta nossa ignorância, comparado a um grão de poeira cósmico recém-criado e já perdido no universo? Só uma pergunta, também leiga, porém com intenção, mesmo que superficial, de esclarecimento, acompanhado por um Pedido de desculpas a Ele, caso esteja eu sendo, até blasfêmico:
_Tal situação não poderia estar sendo manipulada por Ele mesmo, mas no sentido de se fazer uma renovação espiritual para o bem da humanidade, e que nossas vítimas fatais, nada mais são do que as primeiras privilegiadas a assumirem aquela posição de destaque no paraíso prometido, e pela eternidade e em Sua companhia????
(teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

⁠Na vida existem momentos que perdemos e há momentos em que ganhamos. A lição é saber se o que perdemos foi uma perda ou um fardo. Gosto de uma frase que escutei e levo pra minha vida “ muitas vezes onde você acha que é o céu está camuflado de inferno ou seja muitas vezes onde você acha que é o inferno você se surpreende e vê que é um paraíso “.
Paraíso ou inferno só depende de como os seus olhos encheram a vida e os problemas para serem resolvidos.

Inserida por jean_carlo_maia

⁠Toda e qualquer situação que te causa incômodo tem uma lição a ser aprendida.
Repense tudo que foi feito e dito. Tudo que ficou ou foi desprezado. Medite o quanto isso te afeta e o quanto afeta o entorno. Esse processo te ajuda a encontrar o quanto de vc está refletido justamente no que te incomoda.
Esse conhecimento te traz leveza, mesmo que não traga a solução, vc conseguirá conviver com o problema metabolizando a culpa que lhe cabe e digerindo o que não depende de vc.

Inserida por Biana-Souza


⁠Uma lição para levar por toda
vida...😌
Tudo o que fizer faça com dedicação e amor, não para se aparecer aos demais, tanto pouco para ter plateia, de maneira nenhuma para ser reconhecido, nem para ser elogiado, ou se quer esperando alguma recompensa! Simplesmente FAÇA como se estivesse fazendo para o próprio DEUS e não para as pessoas! Só assim você entenderá que nossas boas ações e sinceras são abençoadas e recompensadas por DEUS!!! 😇🙏🙏

Inserida por JulianaARSantana

⁠A lição maior que o planeta poderá tirar após essa pandemia, é de que quais são os valores que realmente valem a pena, que realmente importam;

Toda a razão está diretamente atrelada ao propósito que nós damos, ou passaremos a dar as nossas vidas;

O nosso propósito precisa se fazer perpetuar em tantas outras pessoas quanto possível, e pra que deixemos os nossos frutos aqui na Terra, e pra isso, nós precisamos assimilar, estabelecer e desenvolver um propósito que de fato sejam verdadeiro, no sentido de estabelecer atitudes e pensamentos que de fato sejam bons, sejam grandes, mesmo que pequenos, porém importantes, que de fato façam sentido e diferença na vida das pessoas, porque se a gente se dedica apenas as pessoas que julgamos amar, isso não é o suficiente, e hoje podemos perceber isso.

Então o propósito maior é o objetivo de realmente nos tornarmos humanos, Centelhas divinas, mas humanos;

E como lição de fé, resistência e resiliência, nós temos a condição de Ser humano, de se recria, de se redescobrir como um Ser Sagrado, como um Ser Divinizado, que emana energia e interage com o ambiente, essa energia está ligada intimamente com a sua capacidade de vibrar energia, e isso está ligado intimamente na condição de permanecer saudável, e está ligado ao campo do pensamento, ao campo dos sentimentos, depurando vícios e comportamentos nocivos, fazendo da resiliência o caminho da transcendência;

Somos uma grande família, somos UM a extensão do outro;

A transcendência do caráter humano está condicionado à verdadeira força e magia de um Ser humano, aí começamos a avançar na assimilação de que nossas atitudes, nossa individualidade refletem em toda humanidade, em todo o coletivo, entendendo que várias pessoas em uma vibração alta, são capazes de modificar, alterar a frequência energética do ambiente, e é onde vamos entendendo que só nos tratando e nos curando podemos evoluir melhor, e o planeta não será mais um lugar para perpetua expiação, se entendendo, se reencontrando consigo, com sua essência espiritual, na necessidade de amar e valorizar mais o próximo, a própria vida, sem dogmas, é o que de fato fará com que a Terra alcance uma transição planetária;

A Grande Consciência estará sendo moldada para um aperfeiçoamento moral, menos lúdico e mais real, se transformando para que a humanidade tenha a capacidade de transcender;

O Ser humano não aprende do jeito mais fácil, por isso é preciso vir algo externo para fazer com que o mesmo se volte pra dentro, sem confundir com egoísmo, e sim com o aprimoramento;

Este é o início da Transição Planetária, e não das dores, sim o início da mudança, tudo o que vem externamente por força maior, vem para redirecionar, para fazer sentir, para fazer sentido, além dos prazeres da Terra;

A competição de egos, de se mostrar melhor, mais atraente, mais inteligente, se exibir, tudo isso é o ilusório para tapar os buracos da carência afetiva, que como é importante cuidar da natureza, dos animais, que o outro é tão importante quanto eu, e o mais importante não é falar de amor, e sim o sentir, com mais empatia e respeito, compaixão e solidariedade, é muito importante falar sobre os médicos e cientistas, mas também é importante falar do pai de família, do porteiro, do coletor de lixo, da dona de casa, e assim por diante;

É o momento de não provar nada no caminho religioso, nem por palavras, mas de ações práticas, se não é possível avançar no caminho de fora, avance no interior;

Seja aquilo que deseja, e essa será a sua realidade, manifeste o que existe de mais puro em seu coração;

O "TODO" está no silêncio que não se faz, não nos cánticos, nos gritos, nos louvores, mas o microcosmos está dentro de cada um, o "TODO" permite tudo acontecer, como mola mestra que nos impulsiona para frente e para atrás, não bata de frente, remodelece;

Muita luz em nossas jornadas