Textos de Filhos para os Pais
Nínguém pode abrir mão do poder de escolha
Os nossos parentes, o pai, a mãe, os filhos: todos têm ligações. Os problemas que nos aparecem, nunca vêm sem motivo. É de fundamental importância para desenvolvermos e aplicarmos a paciência.
“- Ah, mas eu pelejo para ajudar esse parente meu. Há anos que eu sofro e não consigo.” “- É o filho que me dá problema... não ouve nada do que digo.”
Nós devemos aprender a conviver com as pessoas sem nos meter. Essa é uma das coisas mais difíceis para o ser humano. Principalmente nós, pais, por amor demais aos nossos filhos achamos que eles são um pedaço nosso e que por isso, temos o direito de dizer:
- “Você não pode ser assim”, “se você fizer isso vai sofrer muito”, “Você tem que mudar.”
Isso é um erro. Não se pode impor a própria realidade aos outros, nem aos filhos. Mesmo que seja com a perspectiva de salvar e de ajudar, sempre com boa intenção, o outro tem o direito de ir pelo caminho que ele escolheu e se deve compreender que esse é um direito que ele não abdicará.
Por isso, quanto mais se é impositor, menos a pessoa lhe escuta, por mais que se possa ter razão. As pessoa têm esse direito e vão exercê-lo quer você queira ou não.
Quando o ser humano quer impor, quando quer negar ao outro esse poder, essa liberdade, esse direito, o outro também se nega a ouvi-lo. Nega-se a seguir a sua orientação e nega o seu apoio, nem que isso lhe doa, porque ele não pode perder o seu direito de escolha.
Você, que impõe, que briga, que fica doutrinando, que fala, fala e deixa os filhos com as orelhas quentes, saiba que isso só serve para você exercitar o seu comando, que ainda está muito primitivo. As pessoas não funcionam quando queremos dominar a sua vontade, o seu direito natural, que é o de escolher e de fazer o que querem. Não adianta assustar, amedrontar os filhos: “- Eu ponho você na rua.” “Não dou mais dinheiro.” “Vou pôr você pra trabalhar.”
Essas ameaças só fazem com que a revolta cresça. E que o espírito viva à base do medo, ao invés de viver à base do entendimento, da compreensão, do porquê das coisas, de um ambiente saudável, com diálogos, sem rancores e raiva.
Não maltrate seus filhos podando suas vontades. Depois de certa idade, caros colegas, há coisas que não estão mais sob nosso controle. E nem devem estar. Cada ser humano é único, nossos filhos não são cópias nossas, não devem ser e por mais que nos doa admitir isso, eles não pertences a nós... são empréstimos de nosso Pai para que possamos criá-los da melhor forma possível e amá-los com todas as suas particularidades, seus defeitos e qualidades, respeitando-os como seres humanos únicos e livres que são, assim como nós.
Um dia a gente acorda e percebe que estamos "orfãs" de nossos filhos!
De repente eles sentam ao nosso lado, pede um café (cadê o menino do Nescau?) e começam a discutir sobre a visão deles sobre o mundo, sobre a POLITICA, "analisam" as nossas criticas diante de nós!! Nesse DIA a gente se pergunta cadê meu "bebê" aquele que eu contava as "historias", seus primeiros cachinhos de cabelo ainda estão guardados, a primeira coberta também , mas eles cresceram...
Hoje eles entram de termo de gravata, falam de "negocios"
"estão no controle de suas vidas" eu não posso mais segurar nas mãos deles, eles querem e tem o direito de VOAR, a mim restou a prece...
Hoje eu seguro tão FORTE na mão do "caçulinha" sento no chão na areia do parquinho sem medo de sujar a roupa.Entro no "mundo" com toda intensidade, com certeza não fiz isso quando eu tinha meus "20 anos" porque eu não sabia como é dolorido ver que os filhos crescem...
Eu não sabia, que TUDO passa tão rapido!!
Hoje eu olho para a porta e espero a HORA que eles vão chegar...
Grito ao telefone "sozinha" porque eles "esquecem de atender"...
"Deixa de neura" deixa de ter como verdade absoluta aquilo que você pensa mãe"...
Eu não posso evitar que vocês cresçam, mas eu NÃO vou MUDAR, NUNCA!!
E sempre estarei aqui!
E quando eu falo com mães "meninas" e digo tudo é fase, e um dia você vai sentir falta de todo esse cansaço, eu falo porque eu vivo isso!
Tudo passa... mas o nosso amor é imortal!!
Um dia eu posso não lembrar nem dos seus nomes, (já começei a trocar mesmo rs) mas saibam que vocês são a melhor parte de mim!
Dia das mães, meu dia, nosso dia...
Felicidades a todas as mães que amam seus filhos, que os respeitam, que preocupam com sua felicidade, que os corrige e limitam, que os educa, que não os transformam em crianças mimadas e intoleráveis e que serão adultos incorrigíveis, mas sofre o fado de dizer NÃO, para alcançar com êxito o verdadeiro proposito de ser mãe... Hoje parabenizo as mães, as verdadeiras mães que renunciaram tudo, para formar um ADULTO descente, honesto, integro, sem preconceitos, porque ser preconceituosos é não ter amor ou respeito ao próximo...Desejo feliz homenagem as mães a estas guerreiras que vê no filho mais que uma realização pessoal, mas uma MISSÃO DIVINA de formação humana...Todos os dias é dia destas MULHERES... As que apenas parem, HOJE é o dia de serem lembradas e presenteadas por seus rebentos...Mas AS VERDADEIRAS MÃES, recebem a homenagem diária dos frutos do reconhecimento... Pois a VERDADEIRA FELICITAÇÃO é o sucesso e elogios a educação e caráter de seus filhos...Não percam tempo, sejam mães agora.
Feliz dia comercial direcionado as mães...Feliz privilégio de ser mãe a todas as MÃES VERDADEIRAS.
FILHOS
Filhos
É a semente boa
Que saiu de você
Que vai levar seu nome,
Que vai levar seu sangue
Que vai levar sua geração
Não importa onde vá...
Ali está um pedacinho de você
Caminhando pela estrada da vida
Em busca da felicidade.
Falando com orgulho
De quem é filho (a)
De quem é seu avô (a)
E será sua alegria
Num futuro bem próximo.
Por isso não deixe
De dizer o quanto
Ele é importante para você.
Maria Jeremias dos Santos
Uma Mulher diferente.
Conheci uma mulher diferente,
Nos braços muitos filhos,
Na boca poucos dentes.
Dividida entre o campo e a cidade.
Levava em seu rosto pálido as marcas da necessidade.
Em seu olhar a depressão,
Em seus ombros a opressão,
Em seu espírito, a pressão.
Em sua alma a Ferida,
Em seu peito a solidão.
Filhos da pátria
Não é amor esse, pai da nação
Que manda os filhos à guerra
permite a ela matar filhos
O seu Larsen, é de grande valor
Não o metas na milícia disso
a vida é um precioso tesouro
Dê oportunidade ao Ébny
Trará a científica página
Da história da vida moral
Para cultura e a tradição
vida dos combatentes da paz
Paz dos que aliam o amor de ti
Pai, a barriga enche e esvazia
Semeie amor, isso gera paz
São Paulo - 458 Anos
Essa cidade que me acolheu há quase 40 anos, onde criei meus filhos, onde cresceram...
Não nasceram nessa cidade , de diversidade.
Uma é caipira e outro nordestino e assim seguem seu destino...Aqui tem paulistano, italiano, alemão, francês, árabe e português...Depois do japão, onde tem mais japonês, tem coreano e chinês.
Onde se manja una bella pizza, se saboreia churrasco, delicia-se com sushi e sashimi, aprecia-se um eisbein com chucrute, empanadas, tacos e tortillas, uma deliciosa parilla, muqueca, pastéizinhos de Belém...
Amada e adorada por muitos, mas odiada também.
Até hoje não entendo..., o encanto que essa terra tem.
Homenagem aos 458 anos da Cidade de São Paulo-2012
(Dona Rosa)
Dedicou seus dias aos filhos que lhes foi confiados por Deus;
Honrou com fé e coragem a família que formastes com sabedoria e muito amor;
Em oculto, chorou pela tristeza de um filho e rogou a Deus para protegê-lo e abençoá-lo, porque pela distância, não poderia abracá-lo e lhe transmitir a segurança dos braços de uma mãe.
Foi "Rosa" com espinhos para defender os que estavam sob seus cuidados;
Foi "Rosa" perfumada com o perfume que a natureza lhe proporcionou na beleza de ser mulher;
Perdeu pétalas e espinhos pelo caminho, mas a ternura e a força para continuar prevaleceram.
Em toda nossa vida, foi a "Rosa" mais bela, e continuará sendo, mesmo que agora és a "Rosa" mais encantadora, que perfuma e cobre de amor o jardim de Deus.
MEUS FILHOS, OS POEMAS...
Deus, quantos filhos já gerei!
Os gero o tempo todo!
Nas nuvens que passam
Na chuva que cai
No sol que queima a pele
No enlaçar das mãos
Na dor de um sonho morto
No barranco à beira da estrada...
Gero versos do nada!
Da essência de tudo!
Da tristeza velada, delatada no olhar,
ou no sorriso dúbio, sem fé no amanhã...
Gero palavras as vezes sem sentido...
E que sentido devem ter as palavras
antes de serem interpretadas por alguma
alma sedenta de beleza?
Gero. Procrio noite e dia!
E ai de mim, se me tornar infértil,
e me negar à trazer à luz a poesia!!
Dona Margarida.
Uma guerreira,que muitas vezes vi chorar e desfaçava para os filhos não notar.
Pessoa linda,humilde pura de coração que quer levar o mundo nas mãos.
A mulher mais forte que conheço,passou por muitas perdas mas sempre firme rumo a um recomeço.
Minha estrela encantada teu brilho ilumina meus passos,sem ti eu não seria nada.
Dona Margarida tu és tudo na minha vida.
EU TE AMO MÃE.
Mamães Tibianas também tem o seu valor, elas cuidam dos seus filhos com muito amor.
Cada dia que passa é uma nova lição, ensinado os filhos a enfrentar o dragão.
Mamãe Tibiana é tão especial, somente elas sabem como nos defender do mal.
Cada mamãe tem a sua magia, não importa que seja druida ou paladina.
Mamãe Tibiana é Mãe de outro mundo, só elas sabem nos defender dos behemoths.
Uma vez um rapaz me perguntou o que deixaria para os meu filhos quando eu morresse.
Eu respondi, nada.
Toda a riqueza que eu tenho, já passei para eles a muito tempo.
Os ensinei a escolher amar, respeitar, a serem gratos, justos, atenciosos e generosos com o próximo. A apreciar a arte, a lua, estrelas e o sol.
Os ensinei que chorar é tão importante como sorrir, e que toda a dor na terra tem seu fim.
E por fim, completei dizendo, que os ensinei a andar no caminho certo, e que seria impossível alguém ser pobre tendo todas essas riquezas.
O rapaz abaixo a cabeça e disse,
desculpa papai.
Meus filhos são o meu legado.
E a principal herança que quero deixar para eles e seus vindouros, é o que precisam para serem pessoas que tenham caráter, honestidade, bondade e gentileza.
É a lembrança de tê-los ensinados a serem pessoas boas, para habitar esse mundo.
Mas quase sem esperança vive esse mundo...
Mas sei que o que deixo para eles.
Que se cada um fizer a sua parte, poderemos ter um mundo melhor.
E se eles também ensinarem a seus vindouros, filhos e netos.
A se tornarem pessoas boas nesse mundo, os mesmos tornarão ele cada vez melhor para si e para seu próximo.
Também passe a cada um deles que vale a pena ser e viver o bem.
E no final de tudo fica a duvida?
Como eu sei que será, passado os meus ensinamentos de caráter, honestidade, bondade e gentileza?
_simples, eu estou passando a frente os ensinamento que meu falecido pai me ensinou.
PÁGINAS ESCRITAS
Somos um segredo de pequenos traços
Somos os filhos do tempo, do nosso rosto
Somos a marca do momento das eternas rugas
Somos frágeis vimes que se desequilibram
Somos as chuvas de verão das nossas dores
Somos espaços vazios de renúncias e lágrimas
Somos muitos desafios nessa luta constante
Somos tempo sem tempo de amores e dissabores
Somos o equilíbrio da nossa própria vida
Somos o vento que derruba as folhas no chão
Somos páginas a ser escritas bem delineadas
Minha origem, minha essência...
Desde que meus filhos eram pequenos, os ensinei que pai e mãe se honra. E que, segundo a Bíblia, esse é o único mandamento com promessa. Independentemente de qualquer coisa, sempre respeitá-los. E aos meus pais dedico todo o meu carinho, honra e respeito, pois vocês me ensinaram em uma época tão difícil a ser uma mulher que luta e não desiste de seus sonhos. Eu os amos com todas minhas forças e tudo que quero é ver vocês bem. Que Deus os ilumine em cada passo. Nossa história sempre foi linda. Nossos primeiros passos na presença de Deus, nosso batismo nas águas e com espírito santo. Sempre juntos! A alegria contagiante de mamãe e o pulso firme de papai me fizeram crescer. E como eu queria que tudo fosse diferente hoje. Eu só peço a Deus uma coisa: que me dê forças e sabedoria para honrá-los até o último dia da minha vida. Amo vocês.
Amor de Deus
Existe um Deus, que cuida dos filhos
seus! Vamos nos permitir, E deixar o
amor de Deus nos consumir!
Ele é a verdadeira felicidade, Meu
sonhos, minha realidade. Um amor
Infinito, Tão lindo, Tão Bonito!
Seu amor vai muito além do que
podemos imaginar, pois entregou
Seu único filho para morre em
Nosso lugar !
Viva os sonhos do
senhor E sinta seu amor! Seu amor
me Leva além, Me deixa tranquila, Me deixa bem !
Podemos ter filhos, esposo, pai , mãe, irmão, amigos...mas na verdade a estrada onde devemos trilhar...esta, tem que ser com nós mesmos, e, sozinhos.
Podemos ter o apoio de nosso anjo da guarda, mas na verdade, a gente que é responsável pelos nossos próprios atos. O ser humano é dono de seu destino e esse caminho ele próprio constrói ao longo da sua existência. Os erros ou acertos é com cada um de nós, e não mais ninguém.
Oração à Mãe dos Aflitos
Ó Mãe de Deus, Senhora dos Aflitos!
Rogai por nós, filhos pecadores
Alivia nossas distintas dores
Livrai-nos dos muitos conflitos
Ó Mãe de Deus, Mãe dos Aflitos!
Cubra-nos com vosso manto protetor
Dai-nos vosso imenso amor
Para que sejamos benditos
Ó Mãe de misericórdia e de carinho!
Que o exemplo nos deixou
E com muito amor ensinou
Que Jesus Cristo é o caminho
Mãe de amor e de perdão
Conforta-nos na aflição e na dor
Derrama sobre nós o vosso Santo Amor
Consagra nosso pobre coração
Rogo a ti, ó Mãe Divina
Bênçãos para as nossas famílias!
(Do livro "100 Folhas de Amor")
Afoxé Filhos de Gandhy
Quando esse branco
Se derrama pela avenida
Seu ijexá iluminada a cidade
De paz, vida e liberdade
O ecoar da sua voz te faz forte
Em tuas asas voam os filhos de oxalá
Espalhando alfazema
Perfumando os corações de esperança
Abraçando de alegria o carnaval
E fazendo lembrar que a paz
Caminha de mãos dadas com a vida
Pra ser sentida e absorvida.
(Edson Patrick Vasconcelos Pereira) (09/03/2011)
Carta aos filhos...
Sua vida como filho não havia sido fácil, perdera a mãe muito cedo, ele uma criança, ela uma jovem senhora de 37 anos, seu pai, então um jovem adulto aprisionou-se no seu luto e nas suas culpas além do remorso por não ter-lhe oferecido uma vida mais digna, sentimentos esses que o perseguiriam pelo resto de sua vida.
Cerca de sete anos depois da morte da esposa querida, ainda enlutado, deprimido e doente, o pai sofre o primeiro de dois "derrames", restavam agora além das sequelas emocionais, as físicas, não menos limitantes.
Assistência médica possível, más experiências com cuidadores não profissionais, melhor seria acolhê-lo em casa com a imediata concordância da esposa e filhos pequenos.
Sua família, de pronto, também abraça o cuidar, mas começam a vir a tona as mágoas passadas, questões não resolvidas do coração do menino que na mente adulta insistia no que não entendia.
Três anos e meio após sua chegada, cansado e pedindo perdão, o filho se dirige ao pai e pede que consinta em ir para uma casa de repouso.
Num sábado, conforme combinado, avô, filho, nora e netos, ao final da tarde, banho tomado, compromisso a ser cumprido, no porta-malas do carro uma cadeira de rodas e uma pequena mala com seus remédios e algumas mudas de roupa.
Dona Helena, responsável pela nova casa, os recebe à porta, feitas as últimas recomendações, beijos, lágrimas e um último pedido, "perdão meu pai" e às 19h00min deixam-no naquele bom, mas para ele estranho lugar.
As crianças querem ir passear e o shopping é o destino, logo após chegarem em casa, por volta das 22h00min os pequenos sossegam e dormem e, não mais que 30 minutos, o telefone toca, D. Helena se desculpa e avisa, seu pai se despedira dessa vida.
Os laços fortes e confusos de amor e mágoas, graças ao distanciamento por breves instantes, relaxaram e propiciaram a partida.
Tudo a seu tempo, para certos desígnios não há ainda verbos que expliquem, somente a fé de que assim foi preciso.
Já muitos anos passados, em carta aos seus filhos, hoje homens criados lhes escreve, ponderando:
Pode parecer exagero mas, em relação às opções profissionais, preocupo-me com o caminho que cada um venha a escolher, acredito que atualmente está até mais difícil que no meu tempo, com idade equivalente.
Tomo a liberdade de fazer essa consideração não só em relação ao trabalho mas na vida como um todo, uma decisão precipitada pode trazer dificuldades maiores um pouco mais à frente, razão pela qual lhes peço que, na dúvida, pensem um pouco e que possamos conversar sobre quaisquer assuntos que se façam necessários, sem nenhuma restrição.
Vocês muito me orgulham com suas realizações e conquistas, bem mais do que os eventuais problemas que fazem parte de nossas vidas.
Ninguém é obrigado a acertar sempre e, tampouco ser auto-suficiente, a propósito, esse é o maior e mais comum engano em que nos enredamos na vida.
Nada em nossas vidas é por acaso, peço que reflitam a respeito, nos amamos e somos uma boa família.
Que Deus os guie e proteja sempre, intuindo-lhes ante as dúvidas dos caminhos a seguir, sei que farão o melhor possível, não se cobrem além da conta.
