Textos de Chico Chavier sobre o Amor
SOBRE O CRISTO VENCIDO NA SAPUCAÍ
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Não acho que o desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel tenha tentado afirmar que Jesus Cristo foi ou será vencido definitivamente pelo Satanás. O contexto é uma eterna guerra entre o bem (representado pela figura de Jesus Cristo) e o mal (representado pela figura do satanás), na qual muitas batalhas são vencidas pelo mal. O mesmo desfile mostra, lá no finzinho - mas quem ficou assombrado fez xixi na calça e não conseguiu vê-lo inteiro -, que o bem finalmente vence o mal. Em suma, Jesus Cristo vence o satanás, pois é imortal, segundo a Bíblia que fala de sua ressurreição e do fato de que Jesus é O Próprio Deus Feito homem, justo para morrer e ressuscitar, como ato definitivo da vitória do bem.
É também um alerta: vivemos tempos de muita intolerância, no Brasil. De muito preconceito e uma raiva imensa dos próprios cristãos contra o próximo que não os obedece ou não segue seus passos, tintim por tintim. Especialmente no contexto equivocado e lamentável desta fase na qual políticos que se autointitulam cristãos podem tudo, com o apoio incondicional da maioria do povo, que os pôs no poder. Para tanto, basta exibirem o rótulo de cristãos, mesmo se contradizendo em atos e palavras terríveis que ostentam a cada dia. Esses políticos, regidos pelo seu líder maior, o presidente da república, têm como soldados fiéis, dispostos a matar e morrer por eles, nada menos do que sessenta ou mais milhões de brasileiros. É assustador.
Neste contexto, é que o mal está vencendo o bem. Pelo menos temporariamente. O amor ao próximo seja ele quem for... a graça... o livre arbítrio... as virtudes que fazem acolher o outro sem perguntar qual é sua crença, ideologia, orientação, escolha pessoal... tudo isso acabou entre nós, por determinação política instigadora do espírito de vingança, soberba, segregação, racismo e todas as demais fobias contra o próximo não ajustado às rédeas de um grupo que arroga deter as verdades da vida e da morte.
Nem falo do mundo. Falo do Brasil. Este país que se fechou pra nova mentalidade necessária perante as mudanças da humanidade. Mudanças sociais. Nada a ver com o mundo espiritual, que não é regido pela sociedade política; econômica; tocável, como se prega. É orientado pela fé e as divindades possíveis, nas quais não creio, mas respeito quem crê. Por ora, o mal vence o bem, como aquele Demônio da sapucaí venceu temporariamente o Cristo (ou o Santo Antão, como alguns disseram, e vale a pena ler sobre tal santo). Espero sinceramente que os cristãos - notadamente os evangélicos - acordem a tempo de não sacrificarem mais ainda o bem, que perde muitas batalhas para o mal.
Uma tese minha sobre a:
Apreensividade?
Porque será que as pessoas vivem sempre apreensivas em sua vida? Porque será? que elas se consomem seu tempo com isso. Será que toda esta insegurança tem a ver com a instabilidade emocional ou será ela profissional ou mesmo familiar. São dúvidas decorrentes no cotidiano das pessoas isto traz para muitos problemas neotransmissor distúrbios em descarrego nas áreas mais frágeis do corpo humano. Transmissão assintomática com consequências mesmo que aparentemente superficial com o tempo passa a ser até mesmo irreversível ou fatal. Eu pausei minha mente para analisar eu e até pessoas ao meu redor por algum tempo. E percebi que as pessoas chegam ao ponto de sucumbir até mesmo as remotas possibilidades de achar uma solução para tal. Temos variáveis pensamentos sobre o que a pessoa pensa de si! E que os outros pensam dela? Esta é talvez a mais contundente de todas elas. Também temos muitas inercias em vários campos e segmentos de trabalho etc. talvez retrata bem a questão cultural e neoliberal a falta de preparo seja na educação, e profissional. Pois pessoas não preparadas politicamente correta acaba não atendendo as expectativas de suas funções. Outros por ser indubitavelmente inertes sempre estão na defensiva que logo alguém ou alguma coisa o substituirá. Assim muitas vezes ele se objetiva não em si mas no outrem. Causando danos a sua própria saúde e até mesmo a saúde da sociedade. Por não ser capaz de se avaliar e ajustar os maus hábitos por avaliações construtivas em seu desenvolvimento e empenho. Fica o alerta tudo pode ser curado e sanado quando estamos voltado para si e ver os outros como um conjunto de cada um faz a sua parte! Fazendo!
Sobre flores para guerreiras...
Mulheres merecem muito além de flores...
Merecem o respeito e a oportunidade de ser feliz.
Muito além de flores...
Merecem a atenção, o carinho e a compreensão.
Muito além de flores...
Merecem o reconhecimento de suas escolhas.
Merecem a sua valorização profissional, social e familiar.
Muito além de flores...
Merecem a dignidade de uma Vida plena de Vida.
Que assim seja e se cumpra o desejo deste, que por amor, foi gerado, aceito e acolhido por mulheres guerreiras.
Não importa o que digam sobre nossa personalidade! A nossa personalidade é a frase escrita em inglês deixada por Sylvia Plath, que diz: I am, I am, I am. Traduzindo... Eu sou, Eu sou, Eu sou. O que importa no convívio social é o que o outro encontra de diferente em nós, valoriza e respeita!
Dia da MULHER é todo dia!
Abraço!
A propaganda sobre as novas tecnologias de comunicação não promete, e nem tem como prometer que amanhã o ser humano terá sua casa própria ou seu emprego, ou qualquer outra prioridade social básica. O que a propaganda promete, e leva a sociedade a acreditar nisso, é que por meio
das novas tecnologias de comunicação a sociedade vai evoluir.
Estive pensando sobre algo, jamais agradarei a todos, que bom; pois nem todos me agradam.
Mas o fato em questão, é; tenho que amar a todos, aí tudo começa a ficar difícil, por que não dizer até mesmo complicado.
Pois o que temos em mente sobre “AMAR” está muito longe de originalidade.
Pois “AMAR” não é a capacidade de receber, ser bem tratado, etc...
Amar é a capacidade de entender que o outro precisa ser amado, mesmo quando o mesmo não mereça, diante de nossa linha de raciocínio e valores.
Levando em conta nossos valores será que amaríamos a nós mesmos. Pois estamos em constante transformação.
Acho que cabe a cada um, se esforçar para compreender o outro, não sabemos o que realmente passa em sua mente ou coração.
Quem pode conhecer as intenções do coração!!! Senão o próprio Deus!!!
O que realmente sei é que “AMAR “ é capacidade de se reinventar... de se doar....
- Oh Mãe!
Oh mãe, me desafiaram falar sobre a senhora, a mulher da minha vida e de muitas outras. Eu não consigo definir o quão ruim é o sentimento de não poder contar mais com a vossa confiança atualmente, minha mãe. Recentemente nós dois estamos sem contato, eu lamento muito por isso a cada dia que passa. Não posso negar a ninguém o quão feliz a senhora me fez, lutou todos os momentos de sua vida para me ver feliz, e algumas vezes quando não poderia realizar algum desejo meu, entrava em prantos, minha mãe. Lembro de todos os nossos momentos felizes, lembro de todas as suas atitudes guerreiras mesmo com todas as dificuldades do mundo. Oh mãe, você sempre foi e sempre será guerreira e me orgulho muito disso. Há alguns meses atrás, a senhora lamentou a sua dor pela saudade em que te causo, minha mãe. Eu respondi a senhora friamente e me arrependo amargamente disso, mas poxa, mãe, aceite-me do jeito que nasci e do jeito que me tornei. Dizia e digo que te amo de montão, pois é a sua luz que transcende o meu coração.
É, eu sei, errei muito com a senhora e pretendo a partir de agora te retribuir com amor todo o sentimento ruim que a senhora sentiu sobre a minha pessoa nesses últimos dias. Nem sempre as coisas acontecem como nós almejamos, e você é a prova disso, mãe, sempre persistente naquilo que te fortalecia. Quem sabe um dia a senhora me perdoe por tudo que eu deixei de te dar e também pelas noites em claro que te causei. Talvez hoje eu não tenha lhe dado tanto valor, mas quero que saiba que todo o meu amor eu aprendi contigo. Fostes tu quem me deu a luz quando eu nasci, e após eu crescer, fostes tu quem iluminou os meus passos nessa trajetória da vida, minha mãe.
Oh mãe, te peço socorro, é difícil explicar para a senhora o turbilhão de sentimentos que se passa neste momento da minha vida. Ninguém compreenderia o porquê sou julgado como uma pessoa complicada. Mãe, deixe-me te contar um segredo, nem meus melhores amigos fazem ideia do que se passa dentro de mim. Em alguns momentos sinto vontade de não viver nem mais um segundo, já em outros, sinto uma vontade imensa de desfrutar essa oportunidade que é ter vida. Se algum dia eu partir antecipadamente, foi porque perdi o último pingo de esperança que sobrava dentro do meu ser, mas de uma coisa pode ter certeza, nunca deixei de me importar com você. Finalizo com minhas poucas palavras e um suspiro de angústia pelo nosso afastamento e deixo aqui registrado todo amor e respeito que sinto pela razão do meu viver: a minha mãe.
Se recusar sobre um fato real vai da consciência de cada um, pois ninguém é obrigada a ter o que não planejou ou não quer aceitar a verdade.
Seja apenas consciente e olhe para quem se encontra na mesma situação, pois também não aceita e gostaria muito de dizer que é mentira ou uma brincadeira. Na realidade não é bem assim e tudo pode correr muito bem se houver uma colaboração de ambas. Tomar uma decisão precipitada nessa altura do campeonato sem ter uma confirmação concreta e ainda jogar a culpa no outro sem ter antes uma conversa. Isso não faz de você uma pessoa sincera e mostra que é verdade a confusão, pois qualquer problema que acontece logo se aborrece e o artifício que usa é de ameaçar para cair fora da responsabilidade.
Texto sobre solidão:
Um dia somos 1 espermatozoide em meio a 200 milhões e inacreditavelmente, por uma questão biológica, conseguimos fecundar o óvulo da nossa mãe.
Ao longo dos 9 meses de gestação a vida vai tomando forma, aquilo que hoje chamamos de amor no meu entendimento se inicia ali no útero. Quando de repente, somos expulsos, apesar de não haver uma outra forma da vida continuar, essa forma gera um trauma inconsciente.
Vivíamos em plena felicidade e agora a vida do lado de fora demanda adaptações. Toda vez que ficamos tristes em profundidade, é comum que queiramos ficar no escuro e às vezes em posição fetal, olha aí nosso inconsciente dizendo o nosso desejo profundo de novo...
Tenho um pensamento sobre isso: Nascemos sozinhos, morreremos sozinhos. E nesse intervalo no qual a vida acontece, em alguns momentos estamos acompanhados, seja com familiares, colegas de trabalho, eventualmente amigos, desconhecidos, e às vezes encontramos na jornada o amor da nossa vida, ali nos encontramos.
Pelo menos essa é a sensação sentida. Mas em grande parte do tempo, estamos fadados a solidão. Ainda que estejamos com 1 milhão de pessoas em volta na multidão, estamos sozinhos.
Essa solitude nos faz pensar que a vida com afeto cause melhores sensações. Porém não podemos ditar as regras do jogo. Cada um nos ama da sua maneira, com o que pode e com o que tem. Uns mais outros menos, outros no rejeitam, outros são indiferente e assim somos com os outros também, queremos está presentes na vida de alguns, distante de outros e a vida acaba sendo essa dinâmica de que alguém sempre se sente só.
O amor próprio entra aí, entra no aprender a brincar sozinho, em respirar fundo e inspirar mais profundo ainda.
Pode ser doloroso, pode machucar a alma a solidão após rompimentos dramáticos, entendo isso e não questiono, afinal o hábito de acordar ao lado da felicidade todos os dias e de repente acordar e a felicidade não está mais ali, pode ser um pesadelo.
Fora os traumas das pessoas que morrem e o pesadelo do rompimento com o amor da sua vida, a vida pode ser boa.
Tiago Szymel
Vi ainda outro mal debaixo do sol, que pesa bastante sobre a humanidade:
Deus dá riquezas, bens e honra ao homem, de modo que não lhe falta nada que os seus olhos desejam;
Mas Deus não lhe permite desfrutar tais coisas, outro as desfruta em seu lugar.
Isso não faz sentido; é inconstância; é orgulho vão; vaidade.
Te ver me fez refletir sobre as minhas próprias atitudes, nos meus sonhos e planos, na minha ingenuidade.Tolices, só tolices, nada mais.
Cada um vive a vida á sua maneira, pela primeira vez eu te vi a luz do dia, tão claro, tão evidente...um homem velho, querendo ainda ser um menino...
Eu também, uma mulher velha, agindo feito menina.
Estávamos lá,
a muito tempo atrás
eu e ela
de mãos dadas caminhando sobre
o sol quente
de uma tarde de verão
sem se preocupar com
o futuro,
o agora,
estamos aqui
ainda de mãos
dadas,
sobrevivendo ao
tempo,
que matamos para não
morrer no infinito,
ainda caminhamos em
direção
ao sol quente
que agora
transformou-se
em inverno,
e o vento
gelado fragmenta
nossos lábios
ainda úmidos
de um longo beijo
quente
no frio.
"A solidão é um instante escolhido para refletir sobre sua vida.
Ou quando quer isolamento de tudo ao seu mundo interior e particular.
E nestas duas situações é difícil para as pessoas em volta entender a escolha tão pessoal.
Em virtude de respeito a condição de amizade e possível que os amigos lhe ajudam com o silêncio.
Para que sinta a presença no caso queira dialogar.
Esta pequena pausa de fazer uma boa reflexão é possível retornar mais forte.
Entre a casa é sua, mas não bata a porta, a sinteleza da pancada nos batentes, pode vir ferir meu coração.
Entre a casa é sua, apenas faça silêncio, eu estou em sintonia com o espírito interior e refazendo minhas características. E acredite se quiser, você é muito importante em minha vida.
Só sua presença e sua amizade, mostra-me o quão sou especial.
Entre a casa é sua, a grandeza de esperança ao receber sua visita é a maravilha do dom revigorante de minhas forças.
Sei muito de minha solidão e nela percebo que, sou indiscutivelmente teimoso.
Procurando sempre se encontrar comigo nos desafios espirituais e entender os desgnios dos caminhos para encontrar o Criador.
Entre a casa é sua, e maravilhosa é sua amizade, mesmo longe é como se estivesse em minha presença ou seja ao meu lado.
Entre a casa é sua, e obrigado por respeitar minha solidão pessoal.
Porque, sou feliz em encontrar espiritualmente com o Grande Arquiteto do Universo e nele encontrar a minha essência pessoal.
E voltando da solidão pessoal ao presente, mais cheio de amor fraterno.
E doar pra você e todos que a mim se achegar, o melhor de mim...
Amizade, amor fraterno, carinho, solidariedade, paciência, otimismo, felicidade, esperança, uma palavra amiga e acima de tudo...
A palavra de Deus e mostrar o entendimento de Jesus Cristo, que disse:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida."
Muitas vezes não entenderá minha "Solidão"
21/03/2019
Texto escrito por Nofrinho Motorista
Genes que partilhamos.....
Arrasto-me sobre um mundo meio refeito
Serei um missionário disfarçado
Episódio do nosso dia a dia
Um protagonista de uma novela da vida real
Sinto que sem mim......seria diferente
Sei que todos os que me seguem,tinha de existir
Simpático, espontâneo,dedicado a alguém
Existem as regras do jogo,que temos diariamente,tal e qual um jogo de xadrez
Peças fundamentais....todos somos
Todos seremos...
Todos temos o tabuleiro debaixo dos nossos pés.....
Marcados somos todos
Teremos todos os dias o xeque mate na mão,mas .....também temos de construir a tal jogada, pensarmos mentalmente antes de agir
Assim se resume a vida humana.....
Seremos as pecas principais do nosso jogo
Apenas somos nós que nos movimentamos,nós abrimos á jogada seguinte...
Empolgante esta maneira de vermos a vida
Assim podemos impressionar por vezes a nossa jogada ...apenas movermos-nos para a próxima jogada.......
(Adonis silva)03-2019)®
Vamos falar sobre assertividade? O que significa uma pessoa ser assertiva? Significa que ela é autoconfiante que não tem dificuldades em expressar a sua opinião, geralmente consegue decidir com clareza e nunca fica “em cima do muro”, pois escolhe um lado e se tiver que pular, pula...Uma pessoa assertiva, muitas vezes é confundida como “mal educada”, ou “grossa”, mas isto é uma desculpa daqueles que não tem paciência para discernir.
Eu sou assertiva e quanto quero algo, sei o que quero e sigo direto no meu alvo, com clareza e leveza. Se você se identifica como assertivo, parabéns, mas seja sempre com amorosidade, se você não se identifica, potencialize sua assertividade decidindo pequenas coisas, como por exemplo um sabor de um sorvete, uma cor de roupa, uma prato no restaurante....exercite, pois tudo fica melhor quando se adquire experiência de praticar um dia de cada vez 🦋
Já estava tudo pronto, o plano de aula ali, sobre a mesa, fizera um plano anual, seguindo os critérios legais, um plano semestral e um bimestral. Além disso, é claro, analisou os portfólios de anos anteriores e fez um maravilhoso plano de ação. Aquele ano seria o ano dos planos, de antever a prática pedagógica consciente.
Seu sorriso era tão grande que gerava um odor sobre a sala dos professores que aguardavam o sinal e não entendiam tanto contentamento. Quando o professor dirigiu-se a sua sala ouviu um barulho estranho. Dois alunos no chão brigavam, pessoas da direção da escola e outros professores correram até o local para separar, mas era tarde, esfaqueado, um aluno foi esfaqueado por outro. O menino virou-se parta o professor, deixou a faca ensanguentada cair e se entregou. O professor ainda perguntou o motivo de ele fazer aquilo, mas ele apenas dizia que seu plano dera certo.
De fato, o plano do aluno não conta com um professor.
SOBRE A NEUTRALIDADE
Algumas doutrinas que se dizem cristãs
não ensinam a neutralidade plena
sobre todos os aspectos
das disputas mesquinhas entre os homens.
Com isso, ao contrário do Cristo
elas alimentam as gueras
atiçam o fogo dos instintos
humanos e animalescos,
que residem na politica,
nas guerras patriotas
em em toda forma de
competição humana.
Recentemente me apanhei divagando sobre o porquê e o para quem eu escrevo. Qual o motivo para que eu exponha minhas idéias e pensamentos?
Bem eu escrevo para mim mesmo, para me lembrar de como eu penso e sobre o que eu penso. Escrevo para perpetuar minhas idéias, meus pensamentos, meus devaneios...
Escrevo na vã esperança de que alguém em algum momento vai ler e compactuar com minhas loucuras, em algum momento da vida desse suposto leitor minhas palavras farão sentido, serão alento ou algo que o valha.
Escrevo sobre a solidão para os solitários, sobre a embriaguez para os ébrios e sobre a loucura para aqueles que como eu, tem mil coisas na cabeça e não sabe como explicar.
Escrevo porque penso, escrevo porque posso.
Mesmo porque se eu fosse escrever para alguém específico eu talvez não conseguisse me expressar. Mesmo porque são poucos os que lêem algo com mais de cinco ou seis linhas.
Escrevo porque se não o fizesse, ficaria talvez preso em meus pensamentos.
E quando nos sentimos frágeis, não é porque deixamos de acreditar no poder que Deus tem sobre as nossas vidas, mas porque talvez não saibamos escolher o caminho correto - esse que tem de preencher não só a iluminação que se mostra através de um sorriso, mas que há de iluminar toda a alma - e são as dúvidas que nos param e acorrentam o espírito de forma que a angústia vem e ficamos em estado depreciativo, chorando pelos cantos e escondidos no mais profundo do que somos... E é tão difícil tomar rédea das nossas próprias vidas, nos amarmos ao extremo e esquecermos um pouco dos que nos rodeiam e nos sugam as boas energias... Às vezes, a melhor maneira de seguir, é abandonando a armadura que por muito tempo foi a maior proteção, mas que, quando se atinge a maturidade, já não cabe mais...
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila
“E sobre os que trouxeram somente dores e decepções? Desejo que sejam felizes e me esqueçam, já não preciso de móveis empoeirados, de portas fechadas. Eu quero janelas, perspectiva do novo, do que restaure o sorriso, do que não só inunde o meu ser, mas, me transborde por completo. Realmente, alguns pesos são desnecessários, estragam todos os enfeites da árvore mais bonita que temos em nós - a esperança. Agora, a música é minha companhia, a emoção aliança e meu propósito maior é estar com o coração cheio de quem também gosta de mim - verdadeiramente -, sem miséria, sem inveja, sem ciúme.
O amor é mais leve que a brisa - para falar bem a verdade - , o amor é brisa leve.”
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila
