Coleção pessoal de vitor_avila

1 - 20 do total de 46 pensamentos na coleção de vitor_avila

Somos de vidro, também de pedra, água e areia. Viajantes do tempo. O remente e o destinatário. Tudo o que jogarmos contra o vento virá ao nosso encontro. Somos o próprio reflexo que vemos no espelho e além dele. Somos a vida e a morte. O tudo e também o nada. Somos idealizadores. Sonhadores. Propagadores. Feitos de inocência num mundo de regras. Maldosos ou bondosos - no tempo exato.
Ora oferecemos riscos, ora somos a mais perfeita das ternuras. O ponto de encontro está em cada um de nós. Encontrar-se é o desafio. Entender-se sagrado é o caminho. Enxergar além de, é o que falta. Permitir-se acolher o irmão e entender que ele é tão frágil e tão forte como nós é a meta. Que ninguém é melhor do que ninguém, e no final das contas, somos pó. Nem sempre intactos. Nem sempre puros.
O importante é a busca, olhar para dentro de si e observar que o mundo é bênção, que somos filho da Graça e que temos a divindade dentro de nós.

Não sou tão forte quanto imaginei que seria, tenho alguns pontos em meu favor e outros... nem tanto!

Descobri que, apesar de eu ser feito de recomeços, acumulo alguns traumas e medos do passado... dizem que, muito do que somos, é reflexo do que já vivemos, que as nossas ações presentes têm a ver com o que vivenciamos e, de certa forma, aprendemos - como não acreditar nisso? Somos essa metamorfose que anda pelas avenidas da vida em busca de um olhar, queremos um peito para repousarmos a alma nos dias em que o cansaço se faz presente e temos os maiores sonhos do mundo em nós; buscamos o tempo inteiro sermos entendidos e aprendemos, que, quanto mais tentamos entender o que se passa na mente do semelhante, mais nos vemos refletidos através dele. É como se todos fôssemos partes de um todo, que na sua grandiosa sabedoria, faz questão que os nossos destinos se cruzem... talvez ninguém passe pelas nossas vidas por acaso mesmo!

Uns mais complexos, outros mais simples, caminhamos todos pelas estradas da vida em busca de respostas, tentamos resolver os nossos próprios enigmas, preencher os nossos vazios e sorrirmos como sinônimo de gratidão por tudo que aprendemos ao longo do caminho.

E, apesar das minhas falhas e desvios, nesses encontros providenciais que a Vida faz questão de me 'arranjar', muitas vezes, acabo por me surpreender com a minha capacidade de acreditar, que tudo, enfim, fará sentido e eu serei muito mais do que olhos que viram, mas o que a minha alma, sempre sonhou!

Queria tanto que tu soubesses a força que tens e acreditasses na tua mais genuína fé. Nos teus olhos, a verdade é dita sem medir pouco, é abundante! O teu sorriso é alicerce para tanta gente! A tua essência é tão doce como o céu, tem sabor de divindade. Eu não quero te ver em lágrimas nunca mais, gosto tanto do teu coração sereno, da paz que te rodeia, meu filho! Tuas mãos são sagradas e o teu corpo é luz. Meu querido e amado filho, senta-te comigo. Mostra-me as tuas dores e cuidarei delas com tanta ternura que não sentirás medo. Eu sou o remédio, a cura e, mal nenhum te atingirá! Vamos, junta-te a mim, meu pequeno! Eu te amo!
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Há muito deixei de me importar com a visão dos outros sobre mim. Ninguém vive a minha vida ou segura minha mochila pesada enquanto caminho, só quem tem o direito de me julgar está lá em cima! É, ninguém vai viver por mim, minhas pernas doem quando o trajeto tem pedras, mas quando supero, tenho uma perspectiva nova, um mundo meu, onde meu passo é do tamanho da minha coragem.
E só.
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Aprecio muito meu silêncio e, quando silencio não quer dizer que eu esteja triste, às vezes só gosto de me reservar ao direito de me curtir do jeito que sou. Faço companhia para minha paz e deixo minha alma transbordar o que de melhor eu tenho. Tem dias que preciso me desfazer dos temporais e observar a calmaria da chuva enquanto meus olhos escorrem os oceanos que em minha alma habitam.
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Temos tanto medo de sofrer, de magoar as pessoas próximas a nós, priorizamos o que de fato não é essencial e esquecemos que o que sempre importará são os sentimentos que habitam em nossas almas, e, ainda que a música pareça distante, a saudade faça doer, não devemos - em hipótese alguma - esquecer que para ter também é preciso perder - ou seja: desfazer o que somos e construirmos um novo, porque mesmo quando fracassamos, se um sorriso sincero nos acompanha, temos a certeza de que a felicidade será vista com nossos próprios olhos. E, abençoando o caminho, respirando a profunda paz do nosso ser, suportaremos toda a dor que herdamos, mas teremos convicção de que o suspiro da vitória e o vento do Altíssimo serão as nossas maiores conquistas.
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Quando aprendi a encarar a vida, os meus medos ficaram para trás, uma coragem absurda e uma espécie de magia olho-no-olho me deu uma certeza absoluta de que ninguém - por mais improvável que seja, consegue mentir para mim - já que eu não tenho medo de verdades e pouca coisa me assusta. Compreendi que deixar o outro a vontade fará com que a conversa flua mais fácil - por mais complicados que sejam os assuntos abordados. E, também sei ninguém passa por aqui sem deixar um pouco de si, sejam sonhos, frustrações, arrependimentos ou mesmo um simples sorriso. Todos de certa forma são multiplicadores, e eu, bem, sou só um certo alguém que observa e aprende com os mestres, sábios e viajantes desta Terra.
(Vitor Ávila) #VitorÁvila

Tem gente que eu gosto de graça, que eu torço sem cessar, que eu não me canso em ver sorrindo. Por aqui não tem essa coisa de inveja, eu gosto e amo muito ver a felicidade estampada no rosto de quem é de verdade e de fato merecedor de todas as bênçãos acumuladas no mundo.
- Vitor Ávila

"No livro da vida sou navegante, andante. Escritor e protagonista. Médico e paciente. Juiz e réu. Adulto e criança. Sou o que bem entendo quando me é conveniente - sempre lembrando que o mundo gira e tudo que é vento numa hora ou noutra, volta!
Páginas em branco me foram dadas pelo destino e, dia após dia, dou um pouco de cor e emoções a elas. Sou temporal e brisa. Um mesclado de sentimentos e explosão. De quando em quando sou tudo e em poucos segundos nada sou. Permito-me ser o que minha alma sempre sonhou."
- Vitor Ávila.

Já me afastei do que me fez mal.
Meu espírito pede mais... minha alma tem falado comigo absurdamente.
Por incrível que pareça, um pedido para regressar ao passado transporta-me ao melhor da vida.
Conceder o perdão a quem me feriu.
Perdoar já perdoei faz tempo, mas observo e vejo a necessidade de falar, demonstrar interesse e refúgio a alguém que já não tem boas novas e muito menos abrigo. Talvez, eu esteja em transição, encontrando a divindade do sentir.
Cada vez mais leve, livre dos conceitos superiores, nem sempre intacto, claro.
Hoje sou mais humano e tenho nas mãos a libertação alheia. Estou me permitindo ser generoso custe o que custar.
Não posso prever o futuro e, para falar bem a verdade, nem almejo isto.
Minha alma fez um pedido de paz. Estou cedendo.
- Vitor Ávila

Não, ninguém tira a minha paz, o meu sorriso só é sincero porque a minha alma está repleta de luz, tenho absoluta consciência do meu valor e não deixo que mal nenhum me corrompa. Afinal, se o melhor de mim é o que entrego as pessoas, não devo esmorecer por coisa alguma.
Sou forte porque aprendi com a vida a ver que o sofrimento também é sabedoria e não há motivos para me afundar em depressão - uma vez que meu coração é pura empolgação e sou rodeado por sentimentos puros.
Não me escondo e nem tenho medo do abismo, qualquer que seja o "perigo" comigo não tem chance, porque eu sou blindado pela fé que restaura e faz com que as águas do mar sejam reflexo da minha essência, e, apesar da simplicidade que existe em minha alma, ela é intensa como o fogo!

Desculpe, eu não sou mais o mesmo de ontem, a vida tem me moldado aos poucos. Antes, meus olhos inocentes sorriam por tão pouco, hoje, nem toda generosidade que se faz presente se mostra real - mesmo assim eu sigo. Sei exatamente o peso dos meus sonhos e os carregarei enquanto houver forças e motivação no meu peito. Ninguém será feliz por mim, por isso tenho buscado mesmo com as minhas fragilidades, o melhor que tenho. Entendo minha paz como prioridade e não é mais qualquer pessoa que tira meu foco e muito menos a fé do caminho. Passos escuros já não fazem parte da minha vida e a escolha que fiz, foi de seguir de acordo com a minha intuição. Serei pleno e agradecido quando eu for a razão de continuidade para alguém.

[ O infinito mais bonito cabe em dois corações que juntos são um só ].

( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

“E sobre os que trouxeram somente dores e decepções? Desejo que sejam felizes e me esqueçam, já não preciso de móveis empoeirados, de portas fechadas. Eu quero janelas, perspectiva do novo, do que restaure o sorriso, do que não só inunde o meu ser, mas, me transborde por completo. Realmente, alguns pesos são desnecessários, estragam todos os enfeites da árvore mais bonita que temos em nós - a esperança. Agora, a música é minha companhia, a emoção aliança e meu propósito maior é estar com o coração cheio de quem também gosta de mim - verdadeiramente -, sem miséria, sem inveja, sem ciúme.
O amor é mais leve que a brisa - para falar bem a verdade - , o amor é brisa leve.”
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Sigo o meu caminho, busco respostas para minhas dúvidas, sou indiferente com quem não tem interesse em amar ao próximo, aprendo e desaprendo, recomeço, erro e procuro melhorar. Antes de servir de exemplo a alguém, preciso ser especialmente - e - divinamente humano para mim. O meu privilégio é ter sido criado com o propósito de ser luz e isso ninguém me tira, porque minha alma se ilumina quando sou amor e se assim sou, fazendo o meu melhor sou ainda mais amado e, ainda que eu falhe, sou fruto do amor mais sagrado, o que me faz renascer!
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Por tudo que sou e que ainda serei, pelas metamorfoses que vivenciei, pelos dias em que chorei e pelos pratos que me joguei. Pelo voo que me salvou e por tudo que ficou; por alguém que no colo me pegou e pela vida que subitamente me atingiu; pelo sorriso que conseguiu trazer de volta a minha luz, ao céu que me conduz. Com a alma e o coração renovados anseio por viver uma nova história e quero acreditar que um dia hei de ajudar também aqueles que precisam de abrigo – os que estão em perigo -, que acham que já deveriam ter partido… e serei então uma esperança que cura e salva, o alicerce, o promotor da paz que refaz tudo que um dia foi quebrado… Doarei meu amor e não esperarei nada em troca porque dentro de mim, sei que não existe nada mais bonito do que ser sincero com os sentimentos e guardião dos que estão incapacitados de seguir. Quem sabe ser o anjo de alguém? Reconhecer que prioridade é sorrir agradecendo – feliz – em paz.
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Foi superando as minhas tempestades e vencendo os meus medos que aprendi a oferecer abrigo à quem pouco longe estava do perigo. Foi quando olhei para dentro de mim verdadeiramente que passei a enxergar o outro como parte do todo. Como meu irmão de alma apesar das diferenças. Foi observando cada um dos meus passos que percebi que meu passado não poderia ser apagado (e ainda não pode). Eles são pedaços meus, sementes que plantei.
Algumas vezes esqueci de regar meu jardim e senti falta do perfume das flores, da suavidade das rosas.
Nunca fui obrigado a fazer nada que não queria graças a minha liberdade e escolha por ser o que minha alma sussurrava.
Ofereci ternura e calmaria e nem sempre recebi em troca gratidão, muito menos consolo. Tenho aprendido com o tempo que reciprocidade é para quem entende a intenção do irmão, é para quem tem esperança nos olhos e empatia como espelho.
Minha vida nem sempre foi fácil e nem é pra dizer bem a verdade, nem toda colheita é boa e às vezes a chuva e também o calor em demasia fazem meus olhos jorrarem e deixam-me aflito. Nem sempre sou o melhor que posso, mas estou lutando dia após dia para vencer meus erros e não deixar minhas verdades machucarem o próximo.
Acho que eu sou o próprio tempo, o tal aprendizado.
É coisa de sentir, pois é. Eu sou.
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Estamos atrasados. Deixamos o amor de lado. Esquecemos quem nos fez sorrir e a alegria ficou no passado. Que pecado! Aonde estão nossos sonhos, em que lugar ficaram nossas cores? Em qual beco foi que perdemos o rumo, a fé e o brilho nos olhos? A morte chega dia após dia querendo fazer presença, até dominar por completo o ser de quem está frágil. É importante encontrar um motivo, um detalhe. Algo que faça a alma renascer como a fênix.
Alguém disse: "a dor é o que nos mantém vivos" - concordo. Mas, o que realmente nos faz voar é o amor. ( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Não entendo o porquê de algumas pessoas sempre quererem competir com as outras, quererem falar mais alto - como se isso fosse sinônimo de grandeza ou inteligência, nós, que somos mais evoluídos, sabemos que nunca será assim!
Existe gente que está tão vazia por dentro, que mal consegue perceber o quanto afasta as outras ao seu redor, e, conforme o tempo vai passando, cada vez mais, temos a possibilidade de escolher em quais lugares estarmos ou mesmo, quais pessoas farão parte das nossas vidas e não é porque alguém foi muito importante em algum momento dos nossos dias que elas devem permanecer para sempre em nossas almas, é aí que se engana quem acha que somos como um prêmio e uma vez conquistados, permaneceremos intactos e entretidos, não somos objetos, temos sentimentos e emoções que muitas vezes explodem dentro de nós mesmos, então, antes de agir com surtos ou grosserias, saiba que existe a possibilidade de nos perder! Se conquistamos a atenção, amizade ou o amor de alguém é justamente porque soubemos cativá-las, mas a partir do momento que elas se sentiram presas, não mais amadas, forem de alguma forma excluídas, elas mesmas optarão por remover os ex-cativos dos seus corações! Porque, afinal, é muito mais fácil amar quando há sintonia, e, só conseguiremos florescer quando nos olharem com cuidado, regarem os nossos campos com delicadeza e amor, menos do que isso, só há de afastar o que um dia foi sentimento recíproco e de carinho!
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

E nesse vai-e-vem da vida, por vezes nos doamos a ponto de nos perdermos de nós mesmos, fracassamos pelas longas esperas e fé naquilo que nunca acontecerá, nos revoltamos com quem na verdade só está ausente, mas não é culpado e esquecemos que o amor, quando compartilhado, nos preenche de uma maneira que não precisamos cobrar respaldo, e o sentido da existência é esse - amar além de si, prestar homenagem e enobrecer quem de alguma forma nos cativou quando mais precisamos de um cuidado, porque, o segredo, mais do que ser amado, é poder ser ponte, dar acesso a quem perdeu a luz de vista.
( Vitor Ávila ) #VitorÁvila

Aprendi a agradecer a Deus por cada pedaço do caminho por onde passo, pelas dificuldades que me engrandecem e até pelas pessoas que me enfurecem, descobri que na dor o aprendizado parece ter maior resultado, que sofrer dá equilíbrio e uma espécie de gratidão quando conquistamos o que antes parecia ser impossível de realizar e, que muito do que somos na atualidade vem dos obstáculos que ultrapassamos, mas o maior ato de interiorização vem do amor-próprio, dessa vontade exata de ser vencedor, de passar por cima das próprias fragilidades e arcar com cada escolha, porque somos resultados de tudo que fomos um dia e o que foi quebrado, de alguma forma será reconstruído e não seremos mais como nos tempos de fracasso e dúvidas, mas portadores dos sorrisos mais sinceros que vem cheios de agradecimento, e, com a face repleta de luz e calmaria, contemplateremos a obra-prima em que nos tornaremos.
( Vitor Ávila) #VitorÁvila