Textos de Chico Chavier sobre o Amor
Aprendɑ ɑ viver dentro dɑs suɑs possibilidɑdes.
Buscɑr umɑ vidɑ de ɑpɑrênciɑs, forɑ de suɑ reɑlidɑde,
só o levɑrá pɑrɑ um ɑbismo sem voltɑ.
Construɑ ɑ suɑ vidɑ ɑos poucos,
lutɑndo ɑ cɑdɑ diɑ e extrɑindo dɑ vidɑ
o que elɑ tem de melhor – ɑ simplicidɑde.
ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO IML
A ASIMLEPE não é apenas uma associação, é um ser vivo porque é constituída de pessoas, portanto, dotadas de identidade e personalidade própria, não é uma identidade separada das pessoas que dela fazem parte, tem necessariamente, os valores daqueles que participam ativamente.
O que mais nos motiva é agir com determinação, a partir de princípios éticos e senso de justiça, a fim de sermos respeitados e obter o reconhecimento profissional. Sabemos que vamos entrar em alguns consideráveis jogos de poder e manipulação com figuras de autoridade, uma vez que não aceitamos de bom grado a servidão voluntária, como queremos a liberdade de volta, decidimos nos rebelar e resistir à opressão sem recorrer à violência
Submeter-se passivamente a uma lei injusta e/ou ordens arbitrarias são coisas que nos irrita e incomoda. No mínimo, para nós os Zangões da Colmeia, aqueles que possam exercer uma função (ou ocupar uma posição) superior à nossa precisam ser respeitados por nós, a fim de não nos sentirmos tão Zangados em relação a eles. Aí sim!? Podemos realizar as tarefas a (nós) delegadas com bastante comprometimento e profissionalismo.
Nosso profundo desejo é atingir o topo por intermédio de nossas conquistas, em prol da obtenção da respeitabilidade pessoal, profissional, afetiva e existencial dos nossos associados. Desse modo, por trás das nossas atitudes estão sempre a ambição de alcançar, cada dia mais, uma considerável segurança e estabilidade na vida, principalmente a material/financeira dos nossos sócios.
Sem mais, mas más
Chicó Nauta em ativismo de sofá.
No primeiro filme, Neo procurava a resposta, nas palavras de Trinit, à "pergunta que nos impulsiona": o que é a verdade? Morpheu lhe responde: "Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente... A Matrix, está em todo lugar. A nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela, ou quando liga sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai a igreja, quando paga seus impostos. É o mundo colocado diante dos seus olhos para que não veja a verdade...
Infelizmente é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem de ver por si mesmo".
"Do horizonte só descem soluções para quem abraçou os problemas"
- Existe uma extrema cumplicidade entre o problema e a solução, de tal maneira que, a inexistência de um torna irrelevante a existência do outro.
Abrace com intensidade cada problema pois a solução é a real razão para a existência do mesmo.
Título: Religião? Melhor não
De tudo que já li, reli e até ouvi
Nada que antes me trouxesse
Em algum momento, até aqui
Fora significante, perante a tudo que vivi
Burgess, Salinger, e nem Bukowski
Puderam dar significado, distante do errado,
De tudo que aprendi, forçado, até aqui
Sem nada questionar, desde quando nasci.
Se Nietzsche afirma, com fervor e paixão
Que não devemos acreditar, mas sim reprovar
Tudo que provenha da infame religião
Devo apenas concordar, e alegar, então
Que
Não há nada mais proibitivo, limitado e corrosivo
Do que a rede que cerca e degenera o indivíduo
Criada para o controle, desleal e invasivo
De todo povo pobre, carente e iludido.
Seria então a mais engenhosa criação,
De um conto de fadas ilusório, planejado de antemão
Para dar fim ao questionamento, de uma inteira nação
E jogá-los uns aos outros, chamando-os de irmãos
Diga que pequei, quando então percebi
Toda a mentira, que com convicção repeti
Compelido por decrépitos, que nem ao menos conheci
Entretanto acordei, e disso não me arrependi.
Sem ter medo do pecado,
Decidi o que era errado,
Penso agora por mim mesmo,
Finalmente elucidado.
Vi que existe vida, então
Sem privar-se da razão,
Basta apenas que ignore
Toda, e qualquer, religião.
Título: Importante é sonhar
Se tudo que quisermos
Conseguirmos alcançar
Perdemo-nos ao certo
A habilidade de sonhar
O sonho é irreal
Ilógico, irracional
Mesmo extraordinário
Sua ausência é natural
Nada que seja prioridade
Um acaso, num dia comum
Como se dormir sem sonhar
Não afetasse qualquer um
O sono limpo, e puro
Sem alucinações, ou desejos
Que não te acorda de madrugada
Que não apresenta seus medos
Classifico-o como inócuo
Irrelevante, nada especial
Dormir sem sonhar se tornou
De certa forma, normal
(In)Comodismo Imutável
Importe-se com a ausência
De uma nova experiência
Duvide da ciência
Questione sua inteligência
Desencane da decência
Regida por obediência
(Lute pela sobrevivência
Num mundo que provoca carência)
Exclua a complacência
Por completo, de sua vivência
E com muita, ou pouca, consciência
Busque sempre refinar sua
Essência
VITÓRIA..
Não adianta vencer sem melhorar-nos.
O lugar em que você vive é o seu campo de ação.
Os inimigos a vencer estão em nós mesmos.
Os outros são sempre o público que nos segue.
O seu setor de engajamento é o seu próprio trabalho.
Comandos e ordenanças, companheiros e inspetores são os parentes e amigos.
As suas armas eficientes e, das mais importantes, são o amor e a humildade, o conhecimento e a paciência.
Ordens a observar: trabalhar e servir.
Programa diário: "amar o próximo como a si mesmo".
Sinal de promoção: dever cumprido.
Marca de vitória: alegria interior com a bênção de Deus que nenhuma
palavra do mundo consegue traduzir.
Paz e Luz!
Carta aos seus eleitores
FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA! NÃO ELEJA, NEM REELEJA CANDIDATOS QUE ESTÃO NO PODER Á DÉCADAS.
O que o cidadão deve fazer é fiscalizar, é olhar as prestações de contas e checar, em primeiro lugar, se o DINHEIRO dos impostos vão para beneficiar a nação ou às contas bancárias destes Parasitas. Além disso, se o que está sendo ou foi feito corresponde às nossas expectativas.
E não acenar bandeiras e colar adesivos, Por que não importa quem vença as eleições, é atribuição DELES promover o bem geral do povo brasileiro, compete a ELES darem rumo estratégico às áreas de interesse da nação como: educação, saúde, cultura, trabalho, segurança e transportes.
Nos dias de hoje, justificar, votar branco ou nulo é mais válido do que ir às urnas. E não se deixem enganar, o Código Eleitoral determina em seu artigo 224 que “se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições”, novas eleições devem ser convocadas dentro do prazo máximo de 40 dias e os candidatos pegos em situações de fraudes ficam inelegíveis por um bom tempo e a Lei Eleitoral n° 9.504 determina que “nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias”.
Se é que você não se deixar levar pelo populismo ou está satisfeito com as migalhas que são oferecidas coincidentemente sempre próximo das novas eleições ou não se incomoda com o estrago que ajuda a promover no país quando valida, repetidamente, o poder dos criminosos ao ir às urnas renovar a permissão para que seu candidato continue praticando a inoperância das suas promessas de campanha enquanto enriqueci subitamente?
Sem mais, mas más Chicó Nauta em ativismo de sofá.
A importância do Nome
com adaptações de Francisco dos Santos
Adão deu nomes aos animais (Gênesis 2:19), os pais dão o nome aos filhos, senhores davam nomes aos escravos, os astrônomos as constelações, os cientistas as suas descobertas, na escola ganhamos apelidos que se baseia numa qualidade, geralmente depreciativa. Há ainda aqueles que usam Pseudônimo, nomes fictícios, normalmente inventado por escritores, poetas ou jornalistas que não queira ou não possa assinar suas próprias obras, e que com o tempo é tutelado pela lei quando adquiri a mesma importância do nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nome, mas você sabe qual o significado, a história e a energia do seu nome?
Na Bíblia, o nome também tinha significado importante e muitas vezes dizia alguma coisa sobre o caráter da pessoa. Uma mudança de nome sinalizava uma mudança importante na vida da pessoa. Deus mudou diretamente o nome de quatro pessoas para mostrar uma mudança na vida dessas pessoas!
Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações… De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara. Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos. Na verdade, Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerá a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes. (…) Qual é o seu nome? “Jacó”, respondeu ele (…) “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”. O faraó deu a José o nome de Zafenate-Paneia e lhe deu por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois José foi inspecionar toda à terra do Egito.(Gênesis 17:5-6; 15–16; 19; 32:27-28; 41:44-45)
A onomástica estuda os nomes próprios e recorre à simbologia dos números e a operações matemáticas para interpretar os nomes próprios de forma a predizer as características da personalidade e mesmo o destino dessa mesma pessoa.
A numerologia moderna contém muitos aspectos de uma grande variedade de culturas incluindo a Babilônia, Alexandria, a Cabala dos Hebreus, o Cristianismo místico e Gnosticismo, os Vedas Indianos, o “Círculo dos Mortos” da China, o Livro dos Mestres da Casa Secreta (Ritual dos Mortos) do Egito, além de Pitágoras e seus seguidores (na Grécia, 6 século a.C.)
Os quais pavimentaram o caminho para a observação de números como arquétipos, pois, eles acreditavam que em tudo havia relações numéricas e estavam decididos a procurar e investigar os segredos dessas relações com as coisas reveladas pela graça divina. Santo Agostinho escreveu: os Números são a Linguagem Universal ofertada por Deus aos humanos como confirmação da verdade.
Em 325 d.C. após o Primeiro Concílio de Niceia, a Numerologia não encontrou mais apoio com as autoridades cristãs da época e foi classificada no campo das crenças não aprovadas junto com a Astrologia e todas outras formas de adivinhação e magia.
As teorias descritivistas dos nomes próprias sugeridas por Filósofos como Frege, Russel, Wittgenstein e Searle dominou o século XX até a década de 1970, foi uma progressiva explicitação e adição de detalhes Porque a ideia geral é a de que o nome próprio refere indiretamente, por uma alusão a propriedades geralmente exprimível através de conjuntos de descrições.
Segundo a teoria defendida por Frege e Russell, o sentido de um nome próprio é dado por uma única descrição definida associada a ele, e a mais sofisticada, defendida por Wittgenstein, Strawson e Searle, segundo a qual o sentido do nome próprio é dado por um feixe ou agregado de descrições.
Portanto, segundo essas teoria aquele que recebe um nome de batismo, recorda, forçosamente, um dos atributos e se torna, por assim dizer, a personificação daqueles que o receberam primeiro, a própria palavra BATISMO — Sacramento que, segundo o cristianismo, retira o pecado original de quem o recebe, e, é um ritual para purificação ou iniciação afim der ser admitido em qualquer religião, seita, irmandade, confraria, organização ou partido.
Só por curiosidade vamos ao exemplo para comprovar a Importância do seu NOME..
A primeira ocorrência do nome FRANCISCO — do germânico Frank (franco), que quer dizer livre, mais o sufixo isk, que denota nacionalidade — aconteceu no século XIII. {[(Os Francônios viviam na Alemanha, por volta de 250 d. C durante as grandes migrações adentraram o espaço do Império Romano como federado e fundaram a França, com duas dinastias de líderes: os merovíngios e os carolíngios. Os francos dividiam sua propriedade entre os filhos sobreviventes e produziram poucos registros escritos.)]}.
Este menino veio a ser São Francisco de Assis, o santo que ficou conhecido principalmente por ter renunciado à riqueza mundana e se ter dedicado aos mais pobres, bem como pelo cuidado com os animais e com a natureza, Em 1209 fundou a Ordem dos Frades Menores, que prega principalmente a humildade através de uma vida mais simples possível.
Em razão da popularidade de São Francisco de Assis, o nome foi difundido durante a Idade Média, chegando a nomear pelo menos dois reis franceses no século XVI e outros que ficaram na história como: Chico Xavier, Chico Mendes, Chico Anísio, Chico Buarque, Chico Sciences até o atual papa adotou o nome de Francisco, fora a Febre Chikungunya.
O sobrenome Santos é considerado um dos mais antigos de Portugal, tendo surgido mesmo antes da criação do Reino. Se originou a partir do latim Sanctorum, e começou a ser atribuído às pessoas nascidas no dia 1° de novembro, data comemorada pelo cristianismo como dia de "Todos os santos". Alguns historiadores contam que este sobrenome começou a se tornar popular graças aos imigrantes espanhóis, vindos da região da Sierra de Los Santos. No entanto, as primeiras famílias a adotarem este sobrenome seriam originárias da Itália e França, sob a variante “Santi” e “Santy”, quando os casamentos aconteciam entre pessoas com o nome “Santo”, para que o sobrenome da mulher não ficasse “Santo e Santo”, decidiu-se que a pessoa passaria a adotar o sobrenome de “dos Santos”.
Qual o número do nome FRANCISCO?
Número 7
Gosta de ser elogiado pela perfeição com que conduz suas atividades. No trabalho, analisa as coisas nos mínimos detalhes. Sua serenidade também o auxilia na hora de tomar decisões importantes. Usa a sua intuição aguçada para refletir sobre tudo o que acontece em sua vida. Precisa exercitar o equilíbrio da razão e da emoção em seu dia a dia para não ser tão exigente com você e com as pessoas que estão à sua volta, principalmente o seu amor.
Qual o significado da letra inicial do nome FRANCISCO?
Letra F
LIDERANÇA — Tem talento natural para comandar e tomar decisões com mais facilidade do que outras pessoas. No romance, usa sua criatividade para deixar a rotina bem longe.
A política, a Religião e o Futebol só serve para dividir o povo, são paixões capazes de imbecilizar o homem, pois, toda contestação é inútil. Discutir racionalmente com o outro uma opinião de origem afetiva ou mística só terá como resultado exaltá-lo.
Visto que os tolos acreditam que politica, religião e futebol não se discute, por esse motivo os ladrões continuam no poder e os falsos profetas continuam a pregar, conscientes de que o melhor catalisador para o emburrecimento é o apego incondicional a uma ideologia.
Todos sabemos que a Política, a Religião e o Futebol há muito tempo tornou-se a arte da conquista e da conservação do poder e a luta contra essas instituições são difíceis, porque elas são organizados, e nós não.
Com adaptações de Chico Nauta
Carta às mães
Minha irmã, se Deus te deu.
A luz da maternidade,
Deu-te a tarefa divina
Da renúncia e da bondade.
Busca imitar no caminho
A Rosa de Nazaré,
Irradiando o perfume
De amor, de humildade e fé.
Lembra sempre em tua estrada,
Que a paz de tua missão
É feita dessa ternura
Que nasce do coração.
Contempla em cada filhinho
Um luminoso sorriso
Da alegria dolorosa
Que te leva ao paraíso.
Porque, ser mãe, minha irmã,
É ser prazer sobre as dores,
É ser luz, embora a estrada.
Tenha sombras e amargores.
Ser mãe é ser a energia
Que domina os escarcéus,
É ser nas mágoas da Terra
Um sacrifício dos céus.
Pensa nisso e não duvides
Da grande misericórdia,
Que te deu na senda escura
A lâmpada da concórdia.
Ouve ainda. Tem cuidado
Com o teu próprio coração.
Não deixes que se transforme
O teu amor em paixão.
Muita vez, a mãe terrestre.
Em vez de salvar, condena,
Porque do amor que redime
Faz a paixão que envenena.
Há muitas mães nos Espaços
Chorando na desventura,
Os perigosos desvios
De sua imensa ternura.
Ama o filho de outra mãe
Qual se fora teu também,
E estarás santificado
Teu lar nas luzes do Bem.
Castiga amando o teu filho
Em teu carinho profundo.
Prefere o teu próprio ensino
Às tristes lições do mundo.
Recorda que está contigo
A missão de renovar,
De corrigir perdoando,
De esclarecer e ensinar.
Nos teus exemplos repousa
A esperança do Senhor,
Que há de salvar este mundo
Por meio de teu amor.
Carinho e reconhecimento
Querida Mamãe,
Pedindo-lhe me abençoe com o seu carinho de todos os dias, venho trazer-lhe meu abraço.
É sempre doce acenar, à senhora, com o sinal de nossa ternura, de nosso reconhecimento.
Tenho a ideia de que nós, seus filhos, somos pássaros incapazes de esquecer a árvoreacolhedora que os viu nascer.
Por muito vastos sejam os nossos voos, chega o momento em que sentimos sede do aconchego suave do ninho e, alegres e confiantes, tornamos aos seus braços, renovando as energias para as incursões no espaço infinito! Graças a Jesus, vemo-la corajosa, refeita.
A ventania arrasadora rouba-lhe os galhos de esperança, decepa as flores de seu ideal deesposa, mãe e mulher; mas a senhora permanece firme, à frente do temporal.
Rendamos graças à Divina Providência pela dádiva de sua coragem e de seu heroísmo.
As mãos de Jesus operam milagres nos corações que a elas se entregam com segurança.
Afastam pesares, curam chagas, adormecem a dor.
Levantam-nos para o trabalho e sustentam-nos na tarefa que nos cabe desenvolver.
Dissipam a neblina da angústia e acendem nova luz nos horizontes de nossa fé.
Multiplicam nossas forças, dilatando-as no serviço a que nos afeiçoamos a favor denosso próprio bem.
Cerram nossos lábios quando a fadiga nos sugere observações imprudentes e constituem infalível apoio para que não venhamos a cair nos despenhadeiros que se alongam nasmargens do caminho que devemos trilhar.
São arrimos valiosos que nos sustentam de pé, transportando-nos através de asas luminosas,às visões do Céu...
Procuremos, cada dia, as mãos do Senhor.
Sem elas, Mamãe, não seria possível um passo à frente, na estrada de redenção a quefomos conduzidos pela Bondade Celestial.
Com a senhora, aprendi a buscar esse bendito sustentáculo de minha jornada nova...
Deus a recompense por todas as bênçãos de sua maternal dedicação.
Ainda e sempre, rogo-lhe não esmorecer...
Com o Mestre da Verdade, sabemos que tudo perder no mundo transitório é tudo reencontrar na vida eterna.
Seu espírito valoroso tem sabido planejar o bem e executá-lo, sem desligar-se da certeza de que tudo é de Deus e de que tudo permanece n'Ele, nosso Amoroso Pai.
Compreendo-lhe a suprema renúncia.
Sem ela, contudo,não lhe seria possível realizar tanto, em nosso benefício.
É por isso que, em preces silenciosas e constantes, peço ao Senhor a conserve resistentee calma, nobre e forte.
Recordemos que as mãos de Jesus permanecem nas diretrizes de nossa marcha.
O tempo é um empréstimo de Deus.
Elixir miraculoso – acalma todas as dores.
Invisível bisturi – sana todas as feridas, refazendo os tecidos do corpo e da alma.
Com o tempo erramos, com ele retificamos.
Em companhia dele, esposamos graves compromissos e, por ele amparados, resgatamostodos os nossos débitos.
Enquanto acreditamos que o tempo nos pertence, muitas vezes, caímos presas de cipoais de sombra; mas, quando compreendemos que o tempo é de Deus, o nosso retorno à paz seconcretiza em abençoada recuperação de nós mesmos para o amor que tudo regenera e tudosantifica.
Confiemos, assim, no tempo que o Senhor nos concede à própria libertação e prossigamos convertendo nossos problemas em lições e as nossas lições em bênçãos da divina imortalidade.
Jesus está conosco e, ao toque de sua infinita bondade, todas as nossas experiências setransformam em motivos de felicidade imperecível.
A todos os nossos, o meu abraço carinhoso de sempre.
E beijando-a com o meu coração reconhecido, sou a filha sempre ao seu lado.
Mãe
“Honrarás pai e mãe" – a Lei determina. Não te esquecerás, porém, de que nove mesesantes que os outros te vissem a face, a tua presença na Terra era um segredo da vida, entre odevotamento e o Mundo Espiritual.
Na juventude ou na madureza, lembrar-te-ás da mulher frágil que, sendo moça, envelheceu, de repente, para que desabrochasses à luz, e trazendo o ideal da felicidade como sendo uma taça transbordante de sonhos, preferiu trocá-los por lágrimas de sofrimento, para quetivesses segurança no berço.
Agradecerás a todos os benfeitores do caminho, mas particularmente a ela que transfigurou em força a própria fraqueza, a fim de preservar-te.
Quando o mundo te aclama a cultura ou o poder, o renome ou a fortuna, recorda aquelaque não apenas te assegurou o equilíbrio, ensinando-te a caminhar, mas também atravessoulongos meses de vigília, esperando que viesses a pronunciar as palavras primeiras, para melhor escravizar-se à execução de teus desejos.
Muitos disseram que ela estava em delírio, cega de amor, que nada via senão a ti, entretanto, compreenderás que ela precisava de uma ternura assim sobre-humana, de modo a esquecer-se e suportar-te as necessidades, até que lhe pudesses dispensar, de todo, o carinho.
Se motivos humanos a distanciam, hoje de ti, que isso aconteça tão-só na superfície dascircunstâncias, nunca nos domínios da alma, porque, através dos fios ocultos do pensamento,sentir-lhe-ás os braços, sustentando-te as esperanças e abençoando-te as horas.
Nunca ferirás tua mãe. Ainda quando o discernimento te coloque em posição diversa,em matéria de opinião. Porque ela se tenha habituado a interpretação diferente do mundo,não lhe dilaceres a confiança com apontamentos intempestivos e espera, com paciência, queo tempo lhe descortine novos horizontes, relativamente à verdade.
‘Honrarás pai e mãe – a Lei determina. Não te esquecerás, porém, de que se teu pai é o companheiro generoso que te descerrou o caminho para a romagem terrestre, tua mãe é o gêniotutelar que te acompanha os passos, em toda a vida, a iluminar-te o coração por dentro, com abondade e a perseverança da luz de uma estrela.”
Meu tesouro
Agradeço, senhor, o mundo em verde e flor Que nos fizeste...
– A Terra – O lar de luz que se equilibra, em pleno Lar Celeste!...
Agradeço a esperança que me acalenta o ser,
A benção de servir, o Dom de compreender...
Agradeço a amizade em que meu coração se renova e se ufana, toda vez que se alegraou se refaz, no entendimento da ternura humana.
Agradeço a lição do sofrimento, no cadinho da prova em que me exaltas, entregando-me a dor por auxílio divino e apagando em silêncio as minhas próprias faltas !...
Agradeço a instrução e o carinho da escola,
O socorro do bem e a palavra tranquila que me ajuda ou consola!...
Agradeço a alvorada, o Sol que me sustenta e acaricia,
A noite que me acalma o pensamento, o pão de cada dia...
Entretanto, meu Deus, mais do que tudo, agradeço-te em prece enternecida
O regaço materno que me trouxe para a glória da vida!...
Em tudo, em todo o tempo e em toda a parte, sê bendito, Senhor,
Pela santa Mãezinha que me deste, me tesouro de amor!
Minha mãe
Desejava, mãezinha, para testemunhar-te afeto e gratidão,
escrever-te um poema que me fotografasse o coração.
E, ao servir-me do verbo, quisera misturar
a beleza das flores e das fontes, o azul do céu, o ouro do sol e os lírios do luar...
Anseio enaltecer-te! A palavra, no entanto, mãe querida,
não consegue mostrar as bênçãos incessantes que nos trazes à vida.
Em vão consulto dicionários! Não encontro a expressão lúcida e bela
que nos defina claramente a luz que o teu sorriso nos revela...
Ofereço-te, assim, ao carinho perfeito
o doce pranto de agradecimento que me verte do peito.
As lágrimas que choro de alegria refletem, uma a uma
as estrelas de amor que te engrandecem, – a tua glória em suma!
És tudo de mais lindo que há no mundo, – o agasalho, a ternura calma e boa,
o refúgio de santo entendimento, a presença que abençoa...
Desculpe, meu tesouro de esperança, se não te sei nobilitar
o reino de bondade e sacrifício, no sustento do lar!
E não sabendo, mãe, como louvar-te a celeste afeição,
rogando a Deus te glorifique a vida, trago-te o coração.
CHICA-FLOR
Neste jardim de animais...
Fiz-me Chico Beija-flor
Então, por querer beija-la,
A mais bela, a Chica-flor...
Logo ao contemplar-lhe a face,
Seu ser me propôs enlace
Acendendo a luz do amor.
Tão sozinha, a Chica-flor
Conheceu a solidão...
E eu, Chico Beija-flor,
Entoava meu refrão
No fulgor de sua tez
De tamanha placidez
A me chamar atenção.
Então voei da distância
Pra lhe fazer companhia...
Como fosse uma criança
Eu beijei-lhe em demasia!
Juntos nós nos completamos,
Nos beijamos e sonhamos
Em completa sintonia.
Chica-flor não mais chorou
Depois que eu, seu beija-flor,
Voei para lhe encontrar...
Seu cheiro é suave olor
Que cora meu coração
Do vermelho da paixão
Que me mantém sonhador!
TAPERA ESQUECIDA
De passagem no Sertão,
Eu parei pra contemplar
A tristeza de um lugar
Esquecido num grotão.
A palavra solidão
Não descreve uma tapera
Tão deserta que coopera
Com o vil termo ruína...
A Caatinga Nordestina
Dizimada não prospera!
Na tapera eu vi sentido
D’um celeiro de lembrança
E lembrei que fui criança
Num lugar bem parecido.
Senti-me desprotegido,
Órfão de identidade
Tomado pela saudade
Do meu tempo pueril...
Retomei o meu perfil
Com certa dificuldade!
No terreiro desolado,
Um grande mandacaru,
Ao longe pés de umbu,
Pinhão na cerca trançado
Que apesar de estar florado
Parecia mais alerta
Naquela cena deserta
Como um aflito recado
De um chão desertificado
Em decadência, na certa.
Apenas um solitário
Concriz catando no mato
Na calha de um regado
Seco compondo o cenário,
O pássaro qual relicário
Trouxe-me sinal de vida.
Apressei minha partida
Um tanto impressionado
Por ali ter contemplado
A tal tapera esquecida.
SOB AVARIA
Sinto-me sendo punido,
Porque o véu da poesia
Fez de mim um ser ungido
No parnaso e na porfia
Da verve que alimenta
Os poetas de magia.
Só sendo castigo ou erro
Em minha epigenesia...
Quem sabe minha genética
Ocorreu sob avaria?
Sou como espuma-do-mar
Dispersa na maresia!
Na ruminação do tempo
Tenho buscado trazer
O fardo que me pertence
Sorrindo, pra não sofrer,
Na ordem do crescimento
Das malhas do meu tecer.
Causei ciúmes no amor
Que um dia me amou também,
A despeito dos meus versos
Procurou me ver além...
Mas restou-me a poesia
Por ser o meu único bem!
O ROUXINOL E EU
Por vezes, quando eu canto, o rouxinol
Responde-me trinando o seu cantar,
Mas sei que ele quer mesmo é me agradar
Nas manhãs que saudamos ao deus sol.
O meu trovar tropeça em tom bemol
Já que o meu canto é simples laurear...
E o rouxinol, contralto singular
Que por si só encanta, qual farol!
Mesmo assim eu me sinto tão feliz
Por ser de cantador, um aprendiz
Que vive a declamar os versos seus.
O rouxinol e eu, consortes somos,
O que já me é bastante, pois compomos
Ajustado dueto... Préstimos meus!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp