Textos de Caminho
Memória
Seguindo a Estrela no tempo
Caminho, a passos lentos ao infinito
As vezes paro para recordar as estrelas que, no caminho, ficaram
Não por cansaço, mas por ter existido na luz que lhe foi destinada
Seus brilhos ainda posso ver
Seus rastros, ainda estão no firmamento
Não vejo com tristeza, nem alegria.
Mas, com resiliencia.
Olho para o horizonte
As pernas pesadas
Reinício o caminho
Por um tempo, não vou olhar para trás, nem para o céu
No momento da chegada, espero reencontra-los
Na mesma cor
No mesmo momento
No perfeito sentido do vivido
Na compreensão do criador
Na compreensão da criatura
Na dualidade do existir.
Um dia me vi totalmente perdido do caminho que fui ensinado, indo em direção inversa do bom costume, me achei pós margem de tudo que é comum.
Do aborrecimento molestador,me saiu a confrontar um silêncio assombroso e horrível tal qual o terror noturno é para uma criança solitária. Do silêncio deu me com impeto uma voz divinamente acalentadora.
Então pensei, se aqui se faz comigo presente o Eterno Transcedente, certamente estou exatamente onde preciso estar.
Digo que é inútil desperdiçar a vida num caminho, especialmente se esse caminho não tiver coração.
- Mas como é que sabe quando o caminho não tem coração, Dom Juan?
- Antes de segui-lo, você faz a pergunta: esse caminho tem coração? Se a resposta for não, você o saberá, e então deve escolher outro caminho.
- Mas como saberei ao certo se um caminho tem ou não coração?
- Qualquer pessoa sabe isso. O problema é que ninguém faz a pergunta; e quando o homem afinal descobre que tomou um caminho sem coração, o caminho está pronto para matá-lo. Nesse ponto muito poucos homens conseguem parar para pensar e deixar o caminho.
Daí, ser um guerreiro é uma forma de autodisciplina que frisa a realização individual; no entanto, é uma posição em que os interesses pessoais são reduzidos a um mínimo, pois, na maioria dos casos, o interesse pessoal é incompatível com o rigor necessário para executar qualquer ato predeterminado obrigatório.
Um homem de conhecimento em seu papel de guerreiro era obrigado a ter uma atitude de consideração diferente pelas coisas com que lidava; tinha de imbuir tudo que se relacionava com seu conhecimento com um respeito profundo, a fim de colocar tudo numa perspectiva significativa. Ter respeito era o equivalente a avaliar seus próprios recursos insignificantes diante do Desconhecido.
No caminho do amor
encontrarás os endurecidos
de alma.
A eles não dê o desprezo ,
pois são os que mais necessitam
de quem os ouçam
de quem os entendam
de que lhes de atenção
de quem os amem
DEUS não te ama com
todos os teus defeitos?
Então , siga em frente
e ELE te mostrará
como agir.
COMO ENTENDER
Como entender o mundo se estou há tanto tempo longe dele? Como entender se nossa relação ficou um pouco a mercê das mudanças repentinas?
Estou tentando me moldar de alguma forma. Tentando segurar sem que as mudanças interfiram no meu entender e os valores atemporais oscilem desestruturando toda uma contextura resistente. Há um desentendimento entre o mundo e eu.
Talvez eu não queira essa mudança. Talvez o mundo e eu estejamos querendo que tudo seja moldado para um único e absoluto caminho de certezas concretas.
Talvez nada seja do jeito que espero. Talvez esta insegurança seja apenas uma linha imaginária. É tudo tão vago que não sei por onde começar a desenlear todo esse novelo de incertezas.
Preciso de tempo. Tempo para me reestruturar e analisar toda essa mudança que não consegui alcançar.
O mundo mudou muito rápido que se eu tentar seguir seu ritmo sem um planejamento ou uma parada, há uma grande chance de eu não vencer esta jornada.
Mesmo quando tudo ao meu redor pede calma, o mundo não para. Ele gira sem parar, sua velocidade interfere involuntariamente no meu interno e eu preciso acompanhá-lo.
Estou tentando me ajustar e sobreviver a este novo e desconhecido mundo cheio de mistérios.
Se todos soubessem o quanto vale viver.
Calculassem como o prazer de sorrir para um estranho pode mudar o dia de alguma pessoa, até mesmo o seu.
Se ao acordar, olhassemos ao nosso redor e observarmos tantas coisas que Deus fez para nós, com tanto carinho.
Talvez assim possamos crescer e vejamos o quão bom é estar aqui, poder respirar, amar e degustar de mais um dia, mesmo com os problemas, as dificuldades. Estamos vivos.
Muitas são as gostosuras da vida, e ela fazem tudo valer a pena. Mesmo que não sejam constantes ou diárias, mas se você olhar bem a sua volta, verá que são muito mais do que imagina.
Lute pela vida, essa será uma batalha longa, contudo satisfatória.
NÚMEROS
(Sinopse)
A CAMINHO DA TERRA PROMETIDA
Este livro se chama Números porque começa com um grande recenseamento do povo hebreu no deserto.
Para os hebreus, a saída do Egito foi uma lenta e penosa caminhada em busca de uma terra. Neste livro a caminhada se transforma em majestosa marcha organizada de todo um povo, como uma procissão ou um exército. As tribos de Israel estão todas presentes, formando os esquadrões de Deus, cada uma com o seu estandarte e avançando em rigorosa formação. No centro de tudo vai a arca da Aliança. Isso mostra que o livro não pretende narrar fatos históricos, mas quer nos transmitir mensagens. Assim como os antepassados saíram da escravidão do Egito para chegar à terra de Canaã, do mesmo modo todo o povo de Deus é peregrino e caminha para o Reino prometido por Jesus. A organização mostra que dentro do povo de Deus as funções devem ser repartidas, mas com um único objetivo: realizar o projeto de Deus. E a arca da Aliança no centro indica que, nessa caminhada, Deus está sempre no meio do seu povo.
O livro mostra também, e com muito realismo, que dentro dessa organização existem fortes conflitos (Nm 16), e que seus chefes estão sujeitos a fraquezas e desânimos, por mais importantes que eles sejam na comunidade.
Em Nm 22 a 24 temos a história de Balaão e a sua burrinha. Essa história mostra como um adivinho estrangeiro se torna um verdadeiro profeta de Deus. Com essa narração o livro quer mostrar que dentro da caminhada do povo de Deus para a Terra Prometida deve haver sempre um lugar para o profeta.
O deserto foi o tempo da grande disciplina e pedagogia para o povo de Deus. Não basta estar livre: é preciso aprender a viver a liberdade e conquistá-la continuamente, para não voltar a ser escravo outra vez. No deserto Israel teve que superar muitas tentações: acomodação, desânimo, vontade de voltar para trás, desconfiança de Javé e dos líderes, imprudência etc. Foi no confronto com essas situações que ele descobriu o que significa ser livre para construir uma sociedade justa e fraterna, alicerçada na liberdade e voltada para a vida. Visto sob essa perspectiva, o livro dos Números nos ensina que qualquer transformação profunda exige um longo período de educação e amadurecimento.
Busque sempre fazer uma diferença positiva na vida das pessoas que cruzarem seu caminho.
Diferença nem sempre é sinônimo de acréscimo. Às vezes a diferença feita na vida de alguém é uma subtração.
Portanto, seja sempre uma diferença positiva.
A quem merecer sua companhia, sua presença.
Exista para agregar!
O caminho traçado parece confuso, o arquiteto ao fazer este caminho teve cuidado do designer, da paisagem, fazer tudo agradável, o engenheiro juntamente com arquiteto foi mais cauteloso, fez o caminho mais seguro, todos os cálculos estavam certos, mas o caminho que o arquiteto desenhou teve algumas modificações, questões de segurança, etc.. Os construtores tiveram um trabalhão para fazer um simples projeto, mas seguiram a risca o planejado, descobriram alguns erros de calculo, mas souberam lidar com o projeto. Os reparadores, aqueles que tornaram o caminho mais lindo e agradável, fizeram um trabalho minucioso, tirando espinhos do caminho, pontas que ficam das construções, eles deram cor, eles deram o brilho do caminho, eles sabiam o que fazer, alias cada um tinha uma meta a cumprir.
as vezes somos sonhadores, arquitetos que desenham o caminho, sem se preocupar com o terreno, com segurança, apenas sonhamos. Quando começamos a realizar os nossos sonhos, temos um trabalho grandioso, não gostamos das curvas, não gostamos dos perigos, nos preocupamos com a segurança. Tememos os cálculos, a demora, tudo, mas mesmo assim seguimos os nossos sonhos. Construímos, passo a passo, descobrimos erros em nossos sonhos, reajustamos, refazemos, mesmo não sendo engenheiros, ou planejadores, seguimos a risca os projetos ja traçados. Os sonhos parecem mais reais, agora cuidamos dele para que nenhum espinho possa machucar as pessoas que estarão conosco, deixamos nossos sonhos mais agradáveis aos olhos de outras pessoas. pitamos, detalhamos os sonhos, antes apenas sonhados, agora reais, frente a frente. Cumprimos as nossas metas.
Sonhar nunca é demais, se for bem sonhado, bem planejado, bem projetado, se for uma meta, sonhar se torna trabalhar não para si mais para todos que estão a nossa volta. Nossos sonhos passa por varias etapas, demoram muito para que se possa ve-los reais, mas quando nos dermos conta estaremos vendo ele frente a frente, lindo como sempre sonhamos.
Caminhos(in)versos
Desnudam-me a arte, o espelho, o tempo e os trilhos.
Mostram-me quem sou, quem não sou,
quem poderia ter sido...
Quem não deveria ser de jeito nenhum!
Ao reverberar em mim, a arte, faz surgir a poesia.
No espelho, meu corpo adquire forma,
enquanto desconforma a vida em sua imensa sabedoria,
conforma-se meu corpo, na silhueta errante refletida no espelho.
O tempo, dá-me, os limites de que preciso.
Na exatidão de teu agir, molda-me a seu bel-prazer
com a precisão cirúrgica de um bisturi.
Os trilhos são os descaminhos, os segredos guardados, os espinhos.
Neles, sigo em apresentação solo, sem platéia ou aplausos
sigo, errante como sempre, e fazendo um monte de merda.
No caminho
No caminho vi pessoas
vi pessoas a caminhar
pessoas...
A caminhar.
No caminho vi gente, só!
Só pessoas a caminhar.
Vi pessoas
tristes
no caminho.
No caminho pra te ver
vi pessoas a caminhar
sem saber pra onde iam
indo por caminhos
por qualquer caminho
pareciam sem lugar.
Feito elas, fui indo...
Feito quem vai indo sem saber pra onde ir
indo por algum caminho
feito quem vai, não feito quem fica, feito quem vai, vai indo
tentando descobrir pra onde ir.
Quando fui
vi pessoas indo
tristes...
Indo tristes a algum lugar.
Quando cheguei
estava triste
não sabia o que esperar
esperei triste por pessoas
que não sabia se iriam chegar
e sem saber pra onde ir
e nem se deveria ficar
fui indo
sem hora de voltar.
No meio do caminho da minha vida
me encontrei tão perdida...
uma selva tão escura
sem entrada, sem saída.
Estão pálida, esquálida...
debilitada, depauperada...
enfraquecida... desiludida
desisto desta vida.
Quero em outros ares procurar
tudo aquilo que aqui não consigo achar,
uma vida com um sentido
pra minha vida quero dar.
Nascido pra ser Mar
Queria mesmo
é que a vida
tivesse me endurecido!
Me transformado
em rocha de mar de vulcão.
Tão duro quanto lava efervescente
deitando montanha abaixo
abraçando tudo pelo caminho
e encontrando o mar:
Num duelo de esfriar-enrijecer.
Num feitiço de verter
tormenta em rocha-
fria e dura.
Queria mesmo é ter endurecido na vida,
e não,
ter descido montanha abaixo:
Sem controle
dominado,
amolecido,
vertido a tormenta.
Queria mesmo é ter endurecido
com a vida.
Mas, não dá!
Meu destino não é ser rocha-
nem ser tormenta-
é ser mar.
Hoje pelo caminho
Os trilhos me pareciam tristes!
Já não se via neles o mesmo brilho dourado de sempre.
Os seus caminhos eram tortos, tortuosos, sem graça.
Hoje a noite, a chuva veio:
-Caiu devagar sobre as ruas da cidade.
-Não se via nela a costumeira beleza de outrora.
O frio que trouxe consigo era de amargar:
de fazer tremer todo o corpo,
de fazer trincar os dentes,
de fazer arder a pele.
Tanto frio...Tanta chuva...Tanta dor...Tanto silêncio.
Onde estará esse trem?
Ele nunca se atrasa!
Terá ele se escondido do frio e da chuva...
Terá ele se perdido no caminho em meio a retas e curvas...
Será que embruteceu em meio aos carros e ruas,
enlouqueceu na selva de pedras enquanto tentava voltar para casa?
Terá ele brigado com os trilhos,
desencantado da lua,
padecido só e abandonado em uma cova rasa na vida?
Onde está o trem que me leva?
O brilho dourado que euforiza-me?
(Trilhos e Trem) -
Por onde vocês andaram?
Estive a espera de vocês por dias a fio,
estive a espera de vocês por horas.
Sonho e inspiração artística na vida humana
jbcampos
O sonho se inicia pela mente humana ao se sonhar e plasmar desejos latentes, aqueles guardados pelo subconsciente. “Tudo é possível àquele que crê”. Assim crendo no sonho ele vai acontecer. O sonho pode ser a melhor alavanca a demover obstáculos na realização de um ideal. Basta meditar profundamente sobre ele e transformá-lo em realidade.
Realizar sonho é exatamente como a fé. “A fé sem as obras é morta”. Se não tomar atitude, fica difícil a realização de um sonho.
Para ver um sonho realizado é necessária a ação, ou seja: um empurrãozinho vai bem...
Sonho involuntário
O sonho geralmente acontece quando se está acordado. O desejo de ser ou obter algo que nos impressiona gera o sonho literalmente, e este fica no caminho do sonhador através de sua lembrança. Quando se admira alguém pelo que é ou pelo que possuí fomenta-se o desejo de se fazer igual inconscientemente. E todo esse desejo produz o sonho, na maioria das vezes à maneira onírica, lúdica e surreal. Porém, é um projeto duma construção a sair do papel vegetal do arquiteto. A composição da partitura do músico. A obra prima da tela do pintor, a melodiosa letra da voz do cantor etc.
Colocando o sonho em prática
Aqui se frisa literalmente a conscientização de realizar o sonho.
O sonho é a mais pura inspiração divina, é o desejo que o consciente manda ao inconsciente que na sequência devolve-o à lembrança mental de forma intrincada, então para colocá-lo em prática há de se desenvolvê-lo decifrando-o.
O sonho é a libido d’alma, algo incontrolável. Sonho é vida!
A romã e a abelha pouco antes de acordar
Gala, o sonho “Salvador” de Dali
a. Gala, nome da musa inspiradora do gênio sonhador, o pintor: Salvador Dali, retratada pelas mãos mágicas do artista. Ninguém pode ser melhor exemplo do que esse pintor surrealista na perfeição de seus sonhos plasmados sobre painéis lúdicos. Enquanto sonha, flutuando sobre rochas e o mar em divino banho de sol na calmaria dum dia suave, assim se encontra Gala sobre tela. (Gala foi mulher de Salvador Dali).
Elefante exótico
b. O sonho do artista transforma sua obra na mais onírica poesia.
Um elefante longilíneo, firmado sobre incríveis pernas longas e finas, dá a dimensão de um sonho realizado pelo gênio, mesclado com montanhas e o mar.
c. Duas gotas d’águas cristalinas se encontrando com uma romã, em seguida um peixe cuspindo um tigre ao encontro de outro tigre, deparando com uma espingarda apontada à mulher. O segundo tigre é diferenciado do primeiro pelas garras e pelos bigodes.
Grande explorador de sonhos
Dali nessa obra explora o universo dos sonhos, a espingarda significa a picada da abelha e o despertar inesperado da mulher, o elefante, visão surreal de uma escultura oriunda de Roma. Vênus pode ser a romã com a sombra formando um coração, com o simbolismo da mulher, representando a fertilidade e a sensualidade em contrastes com as demais formas de vidas na tela.
Evolução
Esse sonho do artista pode ser interpretado também como: A Teoria da Evolução.
Projeção astral e o sonho
Há aqueles que interpretem o sonho em viagem astral, onde o corpo interno, ego, espírito, ou seja, lá o que definirem sai literalmente do corpo e viaja aos planos terrenos e extrafísicos e após essas viagens acaba concretizando o sonho na vida real. Para que isso seja possível à maneira constante, há de se treinar através da meditação profunda. Portanto, sempre com a finalidade de acionar o sonho a se transformar em realidade.
Regressão de memória
Regredindo ao passado é possível sonhar com clareza sobre a infância tendo uma percepção bem nítida daquilo do qual se havia desejado, trazendo-o ao presente, se ainda continuar sonhando com o bem em pauta e realizá-lo aqui e agora.
Hipnose e o sonho
Qual é o doente que não deseja a sua cura, pois bem, pela hipnose chega-se ao sonho induzido através de um psicoterapeuta, e isto serve também ao mundo religioso, onde se induz o fiel à conquista dos bens divinos, dos quais não se descartam os bens materiais, aplicação importante no cotidiano humano.
Pelo caminho que lhe apraz dê uma forcinha ao seu sonho e tenha-o realizado!
HTTP://pactofeito.blogspot.com
Sempre haverá pedras no caminho, mas não devemos vê-las apenas como obstáculos, ao invés de apenas lamentar ou tentar atirá-las em outros, podemos guardá-las, pois elas também podem servir para construir caminhos e até podem fazer parte de grandes construções!
A vida muda quando mudamos,se para melhor ou pior,
depende de nós mesmos.
Na dúvida, pense que estar em paz e de bem
consigo mesmo é um indício do caminho certo.
Eu desejo um pouco da sopa com talheres furadas e rasas,tenho pena as penas que cai das asas do passarinhos, que vou perdido a procura de seu ninho,tenho olhos ao trilho das formigas que transitam com o fardo sete vezes mais do seu tamanho.
Tenho olhos ao fraco de espírito,que das rezas tão bravas calcula o mal no quintal do seu lado.
No resumo do estrumo que no resto eu não presto pra dizer,só viver e ver a ato nojento do cultivo menos ativo que plantou,caminho diferente dos doentes para ver,jogo fora o que a vida tem para oferecer.
CARÊNCIA
Poço transbordante de carinho.
Fonte inesgotável, quero banhar-me nessa abundância
Passar essa fartura por todo meu corpo.
Balsamo para minha alma
Carinho que transborda e corre ladeira abaixo
Ninguém para aproveitar
Ah se eu pudesse. Mas não conheço o caminho
Me parece difícil
Me sinto frágil
Parece um elo perdido, a passagem para o paraíso.
Como conseguir? como?
Mas sei que quem quiser, te amar agora, terá de vir com calma.
Terá que ter muito jeito.
Você é um território difícil de ser invadido. Você levantou muros com grandes torres. A maturidade te permite olhar a vida com menos ilusão, com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura. VOCÊ SABE QUANDO RECOLHER-SE.
É assim que tem que acontecer.
- Sem pressa, a gente só tem que esperar a nossa vez, e torcer pra tudo dar certo quando a hora chegar.
- Sem pressão, a gente tem que viver a vida no ciclo natural, e fazer as coisas quando realmente acha que tem que fazer.
- Com sinceridade, ela muitas vezes machuca, mas é sempre o melhor caminho, ela liberta a todos, e mostra a verdadeira cara do sentimento.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos sobre Caminhos
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Pedras no caminho: frases que fortalecem a jornada
- Deus colocou você no meu caminho
- Passagens da Bíblia que iluminam o caminho da fé
- A persistência é o caminho do êxito
- Frases de caminho certo para encontrar sua direção
