Texto sobre Tristeza de Mario Quintana
Às vezes, lembrar dói.
Magoa... faz sofrer.
Vontade louca de correr e correr.
Pra trás a tristeza deixar
Viver um eterno ressonar.
Um passado descolorido
Uma luz frouxa
pra trás tão no pretérito abandonado.
Sonho louco.
Olho-me no espelho.
Olhar magoado.
Vejo marcas e machucados.
Cicatrizes feias e fundas.
A vida tem estado
– no que se refere a mim –
o tempo todo nas mãos com um relho.
Não se sabe se és riso ou choro, alegria ou imensa tristeza, luz ou escuridão...
Não há brilho em teus olhos perdidos, ou diciplina em teus pensares camuflados, uma hora cá outrora lá, não se sabe se está aberto ao caos que possa sentir, desmasiado ao trovoar dizendo que a chuva está por vir...
Calibra te oh pois e sai ao vento sem rumo a degustar deste pedaço de chão, há algo que realmente se importe? Ou estar sobre o podio é o que lhe basta? Onde vais?
Assim, devastada a não saber o que há...
E os dias que seguem cada um com sua luz, um...dois...trezentos...vago...e suma...
Gás do riso
A tristeza é melhor do que o riso, pois por um triste semblante o coração se torna melhor. - Eclesiastes 7: 3
Rir gás, ou óxido nitroso, é usado para reduzir a dor da cirurgia. Por produzir uma insensibilidade ao sofrimento físico, seus efeitos costumam ser prazerosos. Sabe-se que os pacientes sob sua influência cantam e riem histericamente antes de perder a consciência.
O coração enganoso de uma pessoa também pode anestesiá-lo para os efeitos do pecado, dando-lhe a ilusão de bem-estar. Embora dando a impressão de força e alegria, sua despreocupação representa apenas uma breve evasão da tragédia.
Tal condição foi descrita pelo autor de Eclesiastes, que explicou que, assim como o crepitar dos espinhos no fogo é um sinal de sua destruição, também a alegria da conduta do pecador reflete sua superficialidade e a certeza de sua condenação (7: 1 -6). Ele não está ciente da sacralidade da vida nem da inevitabilidade do julgamento de Deus sobre o seu erro.
Você não está disposto a admitir sua culpa diante de Deus, rindo de seu tempo buscando os prazeres imediatos da vida? Se assim for, você precisa visitar a “casa do luto” (vv.2,4) e reconhecer sua condição desesperada e pecaminosa. Confie no Senhor Jesus Cristo para sua salvação eterna. Então sua risada tola pode ser transformada em alegria verdadeira.
Melhor é o lamento do lamento
Dos arrependidos que estão de luto
Do que a alegria e o riso
Dos pecadores condenados, descrentes. —Sesper
Aprendemos mais com a tristeza do que com o riso. Mart DeHaan
Pensando na vida ando correndo e enganando a tristeza. Faço parte das mentes que sonham
com um horizonte melhor. Acordei de um sonho insano sem saber disfarçar. As vezes acho que foi os amores passados que destruíram minha inocência. No escuro da noite me vejo sozinho, as dores,o cansaço e a solidão essas não me abandonam . Boa noite.
Uma cidade dos sorrisos
Deus enxugará toda lágrima de seus olhos; não haverá mais. . . tristeza. - Apocalipse 21: 4
Quando Mindy Bryant foi para Karaganda para uma viagem missionária de curta duração, ela descobriu que ela faz jus ao apelido de "A cidade onde ninguém sorri". Ela via a falta de esperança e a dureza nos rostos daqueles que passavam por ela cidade no Cazaquistão, que fazia parte da antiga União Soviética.
De todas as baixas do sistema comunista, talvez Karaganda tenha sofrido mais. Enxerto e corrupção afetaram todos os aspectos da sociedade. Hoje, os empregos são poucos, o dinheiro é escasso, pouca comida e remédios estão disponíveis e as lojas estão vazias. Ninguém, incluindo líderes governamentais, sabe o que fazer a seguir. É uma cidade sem esperança. Não é de admirar que parece que ninguém sorri!
Mas Mindy descobriu que há algumas pessoas vivendo em Karaganda que sorriem. Seus rostos refletem a alegria que está em seus corações porque eles confiaram em Jesus Cristo. Sabendo que eles vão morar para sempre com o Senhor no lugar que Ele está preparando, eles têm esperança.
E a sua cidade? Mesmo que seu povo tenha empregos, comida e bens em abundância, muitos provavelmente não estão sorrindo porque não têm esperança em Cristo. Talvez a alegria em sua vida e em suas palavras possa trazer alguns deles para a salvação e lhes dar algo para sorrir.
A sua vida é um canal de bênção?
O amor de Deus está fluindo através de você?
Você está dizendo a perda do Salvador?
Você está pronto Seu serviço para fazer? —Syth
Espero que no coração coloca um sorriso no rosto. David C. Egner
"Tristeza"
Tristeza que me açoita
Solidão que me deixa na mão
Mundo que me rejeita
Castigo que não mereço não.
Não queria estar aqui
Estou aqui contra vontade
Apenas para sofrer
Minha triste realidade
Não sou compreendido
Muito menos escutado
Já tentei falar a verdade
Mas sempre sou julgado.
Minha vida é uma mentira
Algo bem ilustrado
Pintado de preto e branco
Com detalhes amargurado.
ALEGRIA NA TRISTEZA
…] não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo […] —Esdras 3:13
Após apenas algumas aulas de arte, Joel, de 10 anos, decidiu tentar pintar uma flor. Olhando para uma foto colorida da Rosa de Sharon, Joel conseguiu pintar uma bela mistura de azul, roxo, vermelho, verde e branco. A flor que havia sido fotografada no dia em que a tia de Joel morrera ganhou vida. Para a família, o quadro dele simbolizava uma mistura de sentimentos contraditórios. Ao mesmo tempo em que era uma lembrança permanente da perda que haviam sofrido, também celebrava o talento artístico recém-descoberto em Joel. A pintura trouxe alegrias em meio à tristeza.
Quando o povo de Judá voltou a Jerusalém após o cativeiro na Babilônia, eles também tiveram uma experiência contraditória. Ao reconstruírem o templo de Salomão, muitos na multidão cantavam canções de louvor. Ao mesmo tempo, alguns anciãos que tinham visto a beleza do templo original que havia sido destruído pela guerra, choraram em voz alta. É dito que “não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo” (Esdras 3:13).
O sofrimento pode ser assim. Ao mesmo tempo em que há tristeza em olhar para trás, também inclui a promessa de alegria ao confiar em Deus quanto ao nosso futuro. Mesmo em perdas devastadoras, temos esta esperança: O Senhor concede alegria em meio à tristeza. —HDF
Em tempos mais obscuros, brilha mais a esperança dos cristãos. Dennis Fisher
Tristeza? Este é o teu nome?
Mas, por quê?
Por quê tu antagoniza a felicidade?
Deixe-a reinar a paz no mundo, o amor, o companheirismo, deixe-a fazer o que sabe de melhor:
Sorrisos, gargalhadas, pensamentos positivos e extraordinários, ninguém quer a senhorita por perto; ninguém precisa fical mal, doentio, cabisbaixo, nem chorando, e, caso venha chorar, que seja o choro provocado pela senhorita felicidade: um choro de amor, de vida, vitórias e sucessos.
Por quê tu tens que atormentar? Segue teu caminho sombrio e deixa a felicidade brilhar, ela é linda, radiante, contagia tudo e a todos.
Aceite seu pesar, mas sem atormentar, vá para bem longe, esconda-te, inexista, morra.
SEMEANDO COM LÁGRIMAS
Tenho grande tristeza e incessante dor no coração. —Romanos 9:2
Estávamos lendo Efésios 4:17-24 em voz alta em nosso grupo de estudo bíblico, quando Alissa começou a chorar. A maioria de nós queria saber o motivo, quando ela disse humildemente: “Estou chorando porque ouvir essa passagem lida em voz alta me faz enxergar a condição em que se encontram as pessoas perdidas. Elas estão separadas de Deus e cegas a este fato! Isso corta o meu coração!”
Mais tarde, uma pessoa do grupo admitiu estar envergonhada por jamais ter sentido tristeza igual a esta pelos não-cristãos, e que no passado até falara com empolgação sobre o julgamento que um dia receberiam de Deus.
O apóstolo Paulo expôs com estas palavras a condição dos não-cristãos: “obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus […] pela dureza do seu coração” (Efésios 4:18). Ele testificou que tinha “grande tristeza e incessante dor no coração” porque seus compatriotas ainda não conheciam o amor de Cristo (Romanos 9:1-3).
Ao pensar sobre a condição dos não-cristãos, podemos nos lembrar do sentimento de Deus a respeito deles: “[o Senhor] é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Ao compartilharmos a Palavra de Deus e orarmos sinceramente por outras pessoas, saberemos que os olhos se abrirão ao Seu amor. —AMC Abra o coração ao Senhor, e Ele abrirá os Seus olhos para os perdidos.
Anne Cetas
Pecados mortais
Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. —João 16:22
Talvez você conheça a lista dos sete pecados mortais que foi formulada durante o século 6.º — lascívia, glutonaria, ganância, preguiça, vingança, inveja e orgulho. Mas pode ser que você não saiba que a lista original compilada durante o século 4.º incluía também o pecado da tristeza. Com o passar dos anos, essa emoção foi omitida da relação.
Algumas pessoas são abençoadas com uma disposição alegre. Parecem estar sempre felizes. Apresentam um constante sorriso, quase como se estivessem fazendo propaganda de pasta dental. No entanto, existem outras que parecem cronicamente tristes. Continuamente reclamam a respeito da vida e seus fardos. E quem pode negar que as aflições sejam desanimadoras?
Ao mesmo tempo em que reconhecemos que nem todos são abençoados com uma perspectiva luminosa da vida, precisamos nos lembrar que a alegria é um dos dons que Jesus prometeu aos Seus seguidores. Precisamos resistir a qualquer tendênciaem permitir que a tristeza domine nossa vida emocional.
Jesus prometeu a Seus discípulos na noite em que Judas o traiu: “…a vossa alegria ninguém poderá tirar” (João 16:22). Lembre-se de que o gozo é um fruto do Espírito Santo que habita no cristão (Gálatas 5:22). Vamos pedir ao Senhor que nos ajude a olhar além das nossas circunstâncias tristes e encoraje nossos corações pela visão do gozo que nos espera (Hebreus 12:2).
A alegria é um fruto do Espírito e está sempre pronta para ser colhida. Vernon Grounds
Ausência,
Vazio,
Um frio na alma,
Uma tristeza sem calma,
Sentir saudade,
Mas, não de verdade,
Como se pode querer o que te maltrata?
Se dar de graça,
Relacionamento unilateral,
Eu te avisei não sou adepta ao tal,
Sua presença é como faca afiada,
Com palavras bem apontadas,
Viceral,
Em fingimento,
Com efeito colateral,
Lamento.
Às vezes a gente fica triste, de uma tristeza melancólica, meio amarga. Um baixo astral que nos deixa perdidos, vazios e ao mesmo tempo tão cheio de coisas e dúvidas, que acabam sufocando. Meio que sabemos de onde vêm mas não compreendemos o porquê que elas ficam ali, incomodando, nos tirando pra dançar, quando o que queríamos era apenas ficar sozinhos, quietos. A vida nem sempre é fácil, às vezes, perdemos o prumo por mais conscientes que somos, por mais seguros, por mais bem resolvidos na vida, não adianta, uma hora aparecem, e isso prova o quanto humanos nós somos. Não tem ninguém que ajude, porque no fundo, algumas coisas são nossas, nos pertencem. A gente se envolve, se abraça, e segura a onda sozinho, mesmo sabendo que se quisesse não adiantaria pedir socorro, porque não tem ninguém melhor do que nós mesmos pra resolver o que tanto nos abala, só nós mesmos para saber onde está o calo. Há algumas tristezas que vem de longe, vêm em forma de sensações ruins, elas vêm de tão profundamente de dentro da gente que nos assustamos quando entram em erupção. Há algumas dores que sempre vão existir, e vez ou outra elas vão voltar, vão reaparecer na nossa vida, e sempre vai ser assim: A gente se fecha, se resolve, empurra elas pra baixo de novo e segue, como deve sempre ser. Como sempre há de ser.
Ricardo F.
Acreditando ou não o peito se infla, mas não se sabe se é de fôlego ou de tristeza pela sua ausência;
Combater o bom combate nem sempre há justiça, mas o bom guerreiro pode sim ser tornar lenda!
Quando se está lutando cabe ao guerreiro ter esperança...
Após o combate, cabe os entes queridos ter fé;
Não podemos guardar a nossa fé
Nem muito menos ter medo da morte, pois Jesus a venceu
E podemos sim vencê-la também...
A PEDAGOGIA DA TRISTEZA
Quando a dor penetra a nossa alma e atravessa nossos ossos, tudo parece uma eternidade.
A brisa, que antes transportava suavidade, transforma-se num toque gélido e pesado.
O tempo nos arrasta feitos seres acorrentados em fatos e histórias tristes. São dias longos que exige de nós uma pausa. Perdemos a noção de tempo e espaço e não temos mais controle sobre coisa alguma, restando apenas tristeza em um olhar cansado e o desânimo nos braços de quem acreditava que a esperança e a fé triunfariam no final.
São dias difíceis em que o sol sufoca e a melancolia do frio se avizinha.
Contar os dias se torna uma tarefa muito mais difícil nos fazendo perceber que o tempo é relativo.
Aquele tão esperado sorriso, que agora teima em retornar, aos poucos se transforma em aprendizagem pedagógica, nos fazendo mais maduros, sensíveis e humanos.
Não é a esperança a última a morrer; e sim, a paciência.
A tristeza…
Que pena haver em nós tanta instalada;
Pela falta de AMOR, quem nós existe;
Porque unidos podemos, a malvada;
Expulsar dos tantos em que persiste!
Expulsar, se houver o preocupar;
De animar a todo o Ser que anda triste;
Bastando, a sorrir um: Olá!... lhe dar;
Pra que ele veja, que a alegria existe!
Porque animarmos a quem andar triste;
É como a esmola a um pobrezinho darmos;
Quando pra nós estende; a pobre mão!...
Uma vez que essa tristeza, consiste;
Em todo o tanto, que nós ignoramos;
Todo o irmão, que do alegre; perdeu o chão!
Com esperança;
Tristeza
Há porta da mente soa a galopes fortes
Todos os pensamentos afoitos
Abrem espaço para ela que carrega pinturas de todas as sortes, estritos nos seus trotes meu nome permanece, Não lembro de ter pedido mas sempre esteve comigo. Hóspede permanente e companheira impertinente, guia minha mão aos velhos golpes de sua missão, fazer de mim seu eterno campeão.
A tristeza busca alegria em todo e qualquer abraço que apareça, sem entender, sem perceber, somente esperando respostas para curar uma dor que não se explica, que não se entende, buscando uma iluminação a onde não se vê, descansa-se da dor de caminhar, espera resposta sem ao menos falar, procura achar aquilo que não se sabe procurar, buscando proteção e refúgio mas sem saber as palavras que deve se dizer para entender toda essa dor que acontece sem ao menos perceber, chegou do mesmo modo que não foi, esperou até perceber se aquilo curaria sua dor, ou traria a resposta de algum verdadeiro amor.
Tentando entender como tudo começou, será mesmo que foi tudo preciso, será mesmo que não foi em vão
Eu expresso bem essa ideia de que a inteligência leva a tristeza, e isso é algo bem imutável na minha concepção, uma pessoa possuidora de um intelecto também é uma pessoa afligida, mesmo que diga a si mesmo que é uma calúnia.
Questões como estas que me levam a questionar se o saber é puro.
"Me causa dor e tristeza,quando vejo a natureza,destruída a agonizar.Quando vejo os governantes,preocupados a todo instante, só com dinheiro a ganhar.Quando vejo as crianças só pensarem em bola,sem ter o incentivo de que a escola, é o local que o sol vai vir a raiar!".
(Rodrigo Juquinha).
Dor tamanha.
Estou morrendo por dentro a tristeza a flora coração triste razão desconhecida, batimentos descompassados acelerados...
A dor e tamanha, busco e não encontro o motivo para tanta dor e para tanta tristeza...
Porque será? O sorriso se foi a luz se apagou...
As estrelas não brilham mais e o céu perdeu o azul intenso só as nuvens negras ficaram...
Oh dor! vai devolver o meu sorriso, o brilho as cores da vida...
A noite chegou e ainda vazia e sem cor do meu amor...
A vida vazia a escuridão tomou posse o amanhã não volta mais seguir adiante mudar história...
O mar está lá com as águas escuras, até ele está sem forças para abrigar sem ondas sem marolas está parado...
A natureza é sábia, sopra o vento para o futuro acalmara a dor devolver alegria de outrora...
O amanhã trará alegria a felicidade a sabedoria da vida lá fora... Licia Madeira
