Texto sobre Sol

Cerca de 7951 texto sobre Sol

MÁSCARA:

Sob sol a pino, em meio à multidão,
O astro de face dupla, feições interrogativas e sorriso pálido,
Em um ritual...
Em instantes nos transporta ao mundo surreal.
Mergulhados nos movimentos rítmicos do artista.
De tal forma a levitarmos, migrar à outra dimensão.
Regressei ao espelho onde meu pai extraia sua pele
No silêncio de repetitivos movimentos verticais da gillete.
Que me gritava indagações ao futuro!
Assim se ouvia à expressão corporal do mambembe
Que cantava, encantava e decantava sua alma.
Não ouvia-se o som de sua voz,
No entanto bastava para compreender suas palavras simplórias e silenciosas,
Que me transportara à àquele mundo de imaginações.
Ante a mimica que nos expressava explicita tristeza,
Nas exclamativas lagrimas que borrava sua pele,
Nas piruetas a expressar pérfida alegria.
Nos movimentos lentos e circulares das mãos
Encenando a mulher que carrega outra pessoa.
Naquele instante, todos nós, éramos um só,
Não se ouvia as agruras do realismo...
Em meio à multidão, me senti único, envolvendo-me visceralmente.
Ao fantástico mundo dos mitos.
Pois que o artista deixara seu corpo cair inerte nos sugerindo a viagem.
Ato continuo, com a sutileza de uma pluma, recobra a vida pondo fim ao rito.
Decido ficar um pouco mais e assistir ao encantado ato do mambembe...
Despindo-se, traveste-se de sua pele natural e segue seu mundo real na busca de novo ritual.
Suspendi meu olhar vislumbrando o iluminado ser em seu mais fútil personagem.
Um rosto a mais na multidão. Sem fala, sem cara e sem canto...
E definitivamente me perguntei: O que seriamos sem esses mitos e seus rituais?

Inserida por NICOLAVITAL

⁠O HOMEM DO MAR
O indolente navegante que veleja Além-Mar – Sol a pino
Nutre-se no vazio do tempo insolente e fugaz dos mares tênues
Sob o vento a seduzir as flâmulas.
Que aportam órfãs mães por seus amores
E suas viúvas a sonhar em solitários portos
Sobre o tremular das águas no sal de sua íris
Ah, insensato homem do mar!
Você só tem as águas salgadas do mar e o vento!
Que emana os eflúvios dos corpos sedentos daquelas que perecem solitárias
Aos portos incólumes destes mares glaucos.

Inserida por NICOLAVITAL


O UNIVERSO NÃO TEM PRESSA
Para que tanta pressa?!
Nem o sol, nem a lua.
Esse mal não lhes convém
Giram lentamente o tempo todo!
Por estarem acima
Refletem os mares e lagos
Aquele a quem pressa lhe faz bem
Seus passos serão sedentos.
Ah! Pra que tanta pressa?
Se o tempo que ainda resta
São sonhos que não veem.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠⁠LUSCINIA
Sob o sol ainda brando da aurora
A sutileza dos ventos pacífica sua cópula sobre a copa das árvores em bulicio.
Tinhosa, a clorofila põe -se em rosa pros acordes dedilhar.
Seu canto magestoso me embala a versejar.
Prefiro a lira do seu canto
A copla de seus versos
Suas rimas seu trovar.
O mais celebre dos poetas
Se fazia destoar.

Inserida por NICOLAVITAL

MEDO DE MORRER
Eu tenho medo de morrer.
Porque só em pensar que não vou mais ver o nascer do sol
Acordar com o abraço dos netinhos.
Comungar a natureza em sua leve brisa da manhã.
Se eu pudesse falar com Deus, uma proposta lhe faria.
Uma pequena troca...
Eu abriria mão de um ano de minha vida para ele me deixar voltar uma noite na minha infância.
Na casa de mamãe onde tudo era possível, mesmo que na medida exata.
Todos nós cantávamos à mesa para uma ceia nutrida de carinho e afeto.
O cheiro de café na trempe viaja comigo.
Mas àquela hora só os adultos tinham acesso
Mamãe achava pouco e fervia uma chaleira de flor de laranja
Que era para a gente dormir cedo
Éramos sete, às dezoito horas, Paim no auge de sua devoção religiosa nos obrigava a rezar
Logo todos também religiosamente teriam que ir dormir.
Sem sono, começávamos a brincar no escuro do quarto e mamãe comecava a contar histórias de Trancoso para despertarmos só no outro dia.
Por fim, perguntava-lhe.
Por que as mães precisam nos deixar?

Inserida por NICOLAVITAL

⁠MISTÉRIOS
A noite, assim como o mar à noite.
Realçam-se de mistério e telúrica.
O sol se encolhe saindo de cena
Para as estrelas surgirem na ribalta.
Permitindo que a orquestra das ondas
Rebente à praia sobre mar bravio
Deflorando com fulgor as marés
Dócil ao campo gravitacional da mãe lua
Salpicando medo em seu resplendor
Lançando aos passantes
Os mistérios de seus encantados
Para um novo alvorecer.

Inserida por NICOLAVITAL

Que fosse assim, mas sem destruir,
Por mais que errei, sei, reconheço,
Dia sem sol, noite sem lua, sombrio.
Torturem-me, comiserem-me, dó.

Moribundo, inebriado com o cálice
Dos estroinianos, casualidade, quiçá.
Se um dia quiseres voltar, esqueças
Da razão que um dia não foi em vão.

Rosa, anjo de lume, airosa, minha ébano.
Sempre indulgente, que se inspira, branda.
Opulenta de bondade, generosidade.

E por egoísmo, martirizo-te sem perceber,
sem entender, por amor, amor fugaz, célere.
Bálsamo! Acalenta-me, finda a minha excitação.

Inserida por NATALINO1980

A inconstância dos bens do mundo

Nasce o sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém se acaba o Sol, por que nascia
Se formosura a Luz e, por que não dura
Como beleza assim se transfigura
Como o gosto da pena assim se fia
Mas no Sol, e na Luz, falte firmeza,
Na formosura não se dê constância.
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância

Inserida por Caliburn

⁠Falta uma parte te tudo.
Ainda me sento no alto do monte para ver o por do sol, mas ele parte todos os dias tão triste quanto eu.
O forte vento intempestivo, roubou a beleza e o perfume dos tomilhos selvagem que nós perfumáva.
A brisa é tão fria e cortante quanto a sua partida.
A volta pra casa é solitária e insegura.
O que eu fiz?
Cadê a ternura da noite?
Elas têm sido longas e amedrontadoras.
O amanhecer se apresenta com o som dos pássaros, mas não ouço a sua voz,
o seu bom dia, o seu eu te amo.
Falta-me uma parte, falta-me você.
Esteja em paz, esteja com Deus.

Inserida por mileneabreu

⁠O Sol da Manhã

Ah, o sol da manhã...
Contemplo-o dos cantos mais remotos da cidade.
Durante seu brilho, esvai-se toda vaidade —
Toco a grama molhada pelo orvalho,
Ou ao menos, creio tocar...
Pois sei, pela física, que nunca tocamos de fato:
Somos campos que se repelem,
Somos danças de elétrons em silêncio.
Mas ainda assim, o instante me atravessa,
E isso, para mim, é o bastante.

O balançar calmo das folhas
Apaga os ruídos da mente,
Silencia pensamentos longos demais,
Esses que, teimosamente,
Nos ferem sem jamais cessar.

O canto dos pássaros neste horário
É bálsamo sobre feridas invisíveis.
E o tilintar leve das águas
Faz de um espaço árido,
Um abrigo possível.

Inserida por leonardomarthiniano

Mulher uma deusa, guerreira uma companheira
És um raro diamante
Um raio de sol radiante
Uma brisa que vem no frescor do amanhã
Todos querem desvendar o mistério deste seu olhar
É lindo seus cabelos soltos pelo ar
São como o orvalho nas noites de luar
Mulher é um sentimento, que leva alegria ao sofrimento e nunca se cansa de amar
São como uma flor de um jardim entre outras flores és a especial
Mesmo brava é linda, alguém sabe me explicar o porquê?
Foi feita para brilhar, encantar e conquistar o seu lugar
Que na vida de você mulher brilhe como seus olhos seja maravilhoso como seu coração e linda como VOCÊ.

Inserida por Neudo21

⁠Mulher, guerreira e companheira
Brilha como raro diamante
Irradia luz como raio de sol
Sopra suave como brisa do amanhã

Seu olhar é um mistério
Cabelos soltos ao vento, encanto puro
Como orvalho em noites de luar
Mulher, sentimento que acalenta, que nunca cessa de amar

Como uma flor especial em um jardim
Mesmo brava, sua beleza é inigualável
És feita para brilhar, encantar
Conquistar seu lugar, seu espaço singular

Que em sua vida, mulher, brilhe como seus olhos
Seja maravilhosa como seu coração
E encante todos ao seu redor
Com toda a beleza e amor que só você tem.

Inserida por Neudo21

⁠A história de caim e abel ou de Abel e caim

O sol ao avistar a terra disse você será minha, então surgiu o dia e o calor ; a lua encantada com a proeza do astro e sabendo do seu alcance disse a noite, você será de minha oportunidade, então surgiu as estrelas e o brilho; o sol contente disse a lua, a tua vontade, o teu pensamento ou o seu desejo aquece o meu silêncio e expande a minha luz, tal qual a euforia que você adquire no tamanho de cada estrela....quem sabe sempre, num diálogo de um dia, podemos ser felizes, como o clima ou iniciativa de nossas propriedades, a lua então disse: "Que a gente precisa ver para crer diz o dito popular, uma vez que existe só para ser visto, se a gente não ver não há."

Inserida por proj_comunitario

⁠E num piscar de olhos tudo muda. Não entendemos os motivos, o sol se pondo no fim do mar e o escurecer da noite vem. O dia amanheceu triste, nublado, como se despedindo de alguém. Em um mundo tão terrivelmente triste e cinza, teve a sensatez de trazer risos e alegria, amor e serenidade. Serenidade de poucos. Poucos conseguem criar uma base tão bela e profunda nessa terra. Mas existem aqueles que vale à pena conhecer, amar e dedicar uma vida. Será sempre um dia cinza. Em todos anos, todos os momentos e recordações virão à tona. Mas é preciso recordar a grandeza desse alguém que se foi, que na alma levava a marca dos amores que cultivou. Porque suas raízes eram tão grandes que a terra não poderia dar conta, e enraizou-se eternamente em nossos corações.

Em memória do Sr Marcelo.
Pai amoroso, marido dedicado e carinhoso, homem exemplar e ser humano Ímpar.
Descanse na certeza de que aprendemos suas lições.

Inserida por MatheusHoracio

Quando Deus fez a criação
Deu Eva de presente para Adão
Para o Sol uma constelação
Mas era a Lua sua grande paixão

No universo do amor
O possível perde a razão
A natureza das coisas fica sem conexão
Milagres acontecem no imaginário da imensidão

A contemplação desse amor
É instante de luz e calor
Vista quando a lua nasce
E o sol vai se por

Os poetas reunidos, aclamando o amor.
Fizeram um encontro de poesia
Tendo como tema o Sol, a Lua e suas sinas
O poema Perpetuação sintetizou tudo que acontecia

Deus atendendo aos pedidos
Decretou que para o amor tudo é possível
Criou o eclipse para o ato se concretizar
Aconselha-se nesse momento para céu não olhar

A lua minguantemente, se pôs a gargalhar.
O sol irradiante a brilhar
O universo a contemplar
Amor mais belo, jamais acontecerá.

Inserida por Negreiros

⁠FELICÍSSIMA

Meu Deus!
Amanheceu o dia
Renova-se a esperança
Que a alegria!
Sinto os raios do Sol
A vida se reinicia.

Logo acordei
Que maravilha!
Minha mãe sorridente
Meu pai em euforia
Agradecendo a Deus
Por sua bela filha.

Segue-se o dia
Abraços, sorrisos e beijos
Recebo de minha família
Obrigado Senhor meu Deus
Pelas benção e glórias
Dedicadas a essa humilde filha.

Tanta felicidade
Sigo agradecendo
A este maravilho dia
Amigos e familiares
Em um frenesi de alegria
Amor e paz que erradia.

Felicíssima
O nome que tudo principia
Meus pais em sonho
Esse nome me daria
Pedindo ao Senhor Deus
Felicidade para todos os dias.

Anoiteceu!
Continuando a vida
Logo adormeço
Sorridente e feliz
Agradecendo por mais um dia
Deus, Família e Felicíssima.

Inserida por Negreiros

Com a cara do sertão
Ao sol, o trabalho dia-a-dia,
A vida como de um ermitão,
Testa marcada toda em fatias.
Insolação no rosto, calos nas mãos,
Nada de mordomias.
Garantindo, com isso, o pão:
A fome que se irradia.
Na Xerófila verde do sertão,
O solo clamando chia,
Restos em decomposição
De uma vida sem harmonia,
Exagero que não é pouco,
Semelhança em sintonia.
Terra rachada como é o rosto,
Identidade de um povo,
No sofrimento um do outro,
A real face nordestina.

Inserida por rinaldo

O sol, em sua jornada diária, emerge no horizonte como um renascimento, um parto contínuo que dá luz à força do feminino. Assim como uma mãe que se esforça para dar segurança aos seus amados, o sol brilha com a intenção de iluminar e aquecer a todos. No entanto, mesmo com seus esforços incansáveis, muitas vezes seus raios são recebidos por olhos distantes, que não enxergam sua verdadeira essência. A luta do sol é voraz, sempre em movimento, nunca estática, um lembrete poderoso de que a batalha pelo reconhecimento e pela valorização do feminino é constante e profunda, mas também repleta de beleza e renovação a cada novo dia.
...cá estamos com a sabedoria inextinguível que é ser mulher, sempre esperando um novo amanhecer.
@poeticainterstelar

Inserida por MirlaSantos

⁠A falta de gentileza é como um céu nublado que vai cobrindo o sol aos poucos, sem pressa, até que você percebe que o calor se foi. Ela chega silenciosa, como se fosse nada, mas é um nada que pesa, um vazio que ecoa. É como andar descalço por um caminho de flores e, de repente, sentir o espinho que você nem viu crescer.

Seria tão simples, não? Oferecer uma palavra doce, um sorriso que ilumina, como quem abre a janela e deixa o sol entrar. Mas, quando não se faz, o dia esfria, as cores desbotam, e a alma parece encolher. A falta de gentileza é essa ausência que raspa de leve, um vento que vai secando as folhas de dentro, até que, sem perceber, estamos áridos.

E o mais curioso é que ela corta em dois tempos, como uma dança mal ensaiada. O primeiro golpe é no outro — aquele que esperava uma ponte e recebeu um muro. O segundo, mais sutil, vem de volta, atinge quem a nega, porque negar gentileza é como negar água a si mesmo enquanto atravessa o deserto.

No fundo, é assim: a vida vai se tecendo entre gestos pequenos. E cada ato de gentileza é como uma linha de seda que segura o tecido firme, evitando que ele se rasgue. Quando falta essa linha, o tecido da convivência vai se desfazendo, ponto a ponto, até que o vento leva tudo.
@poeticainterstelar

Inserida por MirlaSantos

Um Poeta e Sua Rosa


Certamente nem a lua,
Nem mesmo o sol poderá

O amor que sinto pela minha
Pequena rosa separar.
Certamente nunca me vi
Tão fissurado por algo.

Como minha querida rosa
Me faz bem.
Certamente seria eu
Um poeta triste se meu amor
Não fosse seu? Se meu coração
Não pertencesse a você?

Certamente tão certo
Como a lua vive e
Como o sol brilha
Nem poeta eu mesmo seria.



Não à como explicar,
Simplesmente sinto
Que você es oque
Tanto sonhei.



Como uma rosa
Te guardarei, te protegerei,
E em meus braços estará
com um sincero abraço te guardarei,

E ninguém irá machuca-la.
Protegerei a minha rosa,
E nossos dias bem como
Nossas noites
Serão eternas.



Meu amor a ti pertence
E digo que es algo real
Ao teu lado tristeza?
Minha tristeza ira voar.



E você levará de mim
A minha solidão
Trocando ela pelo seu
Coração.

E a tristeza irei deixar
Pelo brilho em teu
Olhar.

Inserida por OrlandoBiotoviski