Texto sobre Sol

Cerca de 7952 texto sobre Sol

Eu sem você ...
Sou céu sem estrelas,
Sou dia sem a luz do sol,
Sou noite sem o brilho do luar,
Sou tristeza em forma humana
Sem brilho no olhar .
Eu sem você nada sou ,
Apenas existo ...
Sem motivos pra sorrir
Sem motivos pra sonhar.
Mas ...
Quem sabe ainda, um dia juntos,
Contemplaremos as estrelas no céu,
A luz do sol e o brilho do luar.
Quem sabe um dia ainda sorrindo,
Traçaremos planos sem desenganos,
Com motivos de sobra pra continuar.

Inserida por mariafrancisca50leit

E de minha janela eu assisti tudo,
o brilho nascia junto com o Sol
e o sino indicava o rumo desse caminho;
vivendo de escolhas e acertos;
Estávamos escrevendo essas linhas, preenchendo-as de histórias;
Você me trouxe de volta a esse contexto;
Como um suave assoprar em minhas feridas;
Sonhando com um ser constante;
Eu juro, apenas feche os olhos;
E como um gigantesco ciclo isso sempre acontecerá;
Como ideias vazias tentando preencher um infinito branco
e todas as apagadas palavras recitadas no auge momento entre nós

Inserida por regiluz

como o sol é para a lua
eu queria ser para voce
um bem precioso
escondido num poço
sem mapa ou caminho
para achar.

está num lugar
vermelho escuro fácil de achar
mas muito difícil de pegar
fica fácil se cuidado tomar.

um lugar onde quem
vai não quer voltar
um lugar onde eu
acolho e protejo.

ele sempre esteve e sempre estará
no meu pequeno coração
que só a sua mão
pode acaçmar

Inserida por BrendaSilvaF

"Deixe o sol adentrar na sua casa e na sua vida. Deixe que ele aqueça sua alma e coração, reacendendo as coisas boas que você tem a oferecer e realizar.

Deixe que evaporem as sensações ruins. O cansaço, a equivocada culpa por não ter feito mais do que poderia, a eventual mágoa ou desilusão. Que se vá tudo que traga sombras aos seus olhos.

Deixe ir quem precisou partir, por vontade ou necessidade.
Perdas outras, são aprendizado para que você adquira mais força e sabedoria.

Busque a paz de espírito e agradeça por ser quem você é, quem você sempre foi.

Agradeça por ter, do seu lado, quem lhe ama; quem lhe apoia e acredita nos seus sonhos. Mas, se assim não for, paciência, é da vida. Faz parte.

Vá viver! Se atreva! Faça valer cada segundo; que você tenha mais intensas e inesquecíveis recordações, do que arrependimentos.

A vida, que não admite ensaios, é curta demais para lamentações ou inconformismo pelo que poderia ter sido.

Faça ser. Deixe acontecer. Antes e mais importante do que qualquer outra coisa, você tem a si mesma. Seja sua principal cúmplice e aliada.

Ser feliz, hoje, já é uma de suas grandes conquistas, pois a vida acontece sempre no agora."

Inserida por jussara_marinho

O DIA EM QUE ELA OPTOU POR SER FELIZ
Jussara Marinho
"Ela acorda, sobressaltada; a luz do sol, anunciando a chegada da manhã, enche de dourado a sala. Sem perceber, acabara adormecendo no sofá da sala.Aperta os olhos com firmeza, recusando-se terminantemente a sentir pena de si mesma. Ele fizera de novo! Mais uma longa noite de vã espera ! Ela atira longe o vestido tão cuidadosamente escolhido para a noite anterior. Respira fundo; o mar ruge furiosamente lá fora, como se perguntasse: “ E aí, sua tola? Vai deixar por isto mesmo, de novo? Não vai fazer nada, não?”
Ah, mas ela faria, sim! Resgataria todos os anos de mágoa, tirando, definitivamente, esse homem de seu coração e de sua vida! Seu coração gritava que o perdão não é mais possível!
Ela veste um biquíni e sai da casa. É cedo ainda; a praia está deserta. Caminha devagar. Sabia que o amava! Ah, como o amava! Sempre o amaria! Nesta e em quaisquer outras vidas que possam existir! Mas, acabara! Fim! Chega de ser um estepe sempre à mão; chega de sempre fingir acreditar em suas mentiras; chega de ser sempre o porto seguro, para o qual ele sabe que sempre pode voltar ou seja lá o que for que ela signifique para ele.
Abraçá-lo, sem saber quando acontecerá de novo...não quer mais isto para sua vida.Se iludira, acreditando que, um dia, poderia dar certo. Bobagem. Homens como ele, não se prendem a ninguém!
Mas, agora, enxotaria esse amor do seu coração sem clemência, sem arrependimentos, sem olhar para trás; a vassouradas, se preciso fosse! Falaria com ele....difícil falar com um homem que, quando a amava, fazia com que o mundo parecesse explodir em mil contas de luz! Mas, ela falaria! Ora, se falaria! “Eu existo; já lhe ocorreu?” Queria e merecia ser muito amada. E seria! Porque nunca é tarde demais! Ela não seria a primeira e nem a última mulher a viver a história de um amor errado! A sentir a dor, a extremada dor de um amor errado.
O importante é abrir bem os olhos e jamais desistir de si mesma!
E, então, ela entrou no mar; a alma sangrando, é verdade. Ainda sangraria por um longo tempo. Só que fizera a opção por ser feliz. E, então, ela sorriu; por que a vida, que é uma só, estava bem ali, plena em possibilidades e promessas, tão azul como aquele mar, e de braços abertos para recebê-la.”
**********

Inserida por jussara_marinho

UM GRITO DE ESPERANÇA

Num dia de sol, de lua, tão triste este dia.
A vida, o desespero, a saudade. Dor n’alma
que faz sentir um amor. Oiro celeste.
Uma alvorada fria, uma noite ao vento. Pede-me calma
dos sentimentos nostálgicos que me deste.
Uma estrela, saudosa luz, estranha força e magia.
Talvez um miserável entre os anjos do céu! No mar
as lágrimas dos dias santos na terra, a euforia,
e nas tempestades um lírio branco, o vento, o ar!
Talvez um pedinte em dor final, a pedir esperança
no corpo nu que me cobre a alma. Um véu terno,
plumas ao tempo, folhas secas, talvez lembrança
à abrir a contagem da existência entre o céu e o inferno.
Amor seja tu amor, tão alegre, tão infinito...
Mesmo que te roguem tristeza a viver, mesmo à dor,
mesmo à saudade, que seja em plenitude o teu grito,
que sejas em ti à cobiça, o meu mesmo amor.

Inserida por acessorialpoeta

ALVORECER

No horizonte distante
morre o sol atrás dos montes,
a terra sucumbe nossos pés...
e o silencio sobressai aos sentimentos.
Vem a noite o rompante
... Surge a lua, triunfante...
O amor, encrua no quarto.
A ganância expande nas ruas...
Dias noites, momentos efêmero
Sol brisa, bolhas...
Sobre a linha do mar atenua,
as velas de um navio, uma canoa
cascatas de ondas, ventos, garoas...
redes, e esteiras de taboas.
Quirela de milho, charque uma boa broa...
Os astros circulam suas linhas
estrelas seguem o rei.
A tarde vem para atender as decepções
dos sonhos, e se deita sob a noite, para
sanar o cansaço mental e físico.
Tudo gira nada para de correr
cada mundo em seu mundo, cada ser...
Todos e tudo cada um, cada você,
Se você tomba, seu mundo para ti,
deixa de alvorecer.
Antonio Montes

Inserida por Amontesfnunes

como os pássaros q cantam ao amanhecer assim é o som de sua voz
como o nascer do sol q traz a beleza de um belo dia assim é teu olhar
como o vento q sopra e brisa q nos
como as estrelas na noite q e feita um céu azul assim é VC
que nos traz um sorriso nó rosto alegria no olhar a doçura na voz
como música em uma canção
como notas em um violão
é VC em meu viver

Inserida por jcarvalhor

Vida....
O sol está a ir embora, mas a alegria fica em meu coração, porque ele promete voltar amanhã e todos os dias.
O frio vem com força, e quero ser como ele, ter força para enfrentar as dificuldades da vida.
Vem a noite com nuvens, mostrando-me que a vida nem sempre é risonha, mas sempre com a esperança do amanhã ser melhor.
Com estrelas brilhantes, é a forma de olhar a vida com optimismo, e agradecer a Deus pelo Dom da Vida, e continuar em frente e sorrir a todos que me rodeiam!!!
Obrigada meu Deus pela vida!!!

Inserida por sao_duque

Estou aqui,situação ruim, que já vai melhorar. Eu quero beijos interminavéis, até o sol chegar, eu quero a lua como se fosse meu amor, para eternidade, para vida inteira!
você sabe que eu te quero pra mim, para sermos felizes, para sempre, mas não te quero comigo, com ser ou não ser. Ter ou não ter! te quero pra vida inteira. Sabe o paraíso, que encontramos no fundo do mar. É a união com a solidão e a frieza. Mas ao lado do amor, vocÊ sempre vencerá e ser muito feliz.

Inserida por fassis

A lua e o Sol

De horizonte a horizonte o sol com toda sua forca, traz a luz
Luz essa que nos gera calor e acediam os corações
Trazendo um fogo que aquece nosso planeta
E tira toda escuridão que antes era iluminada pela lua
Que clareia as noites frias mais não as permite total escuridão
Pois fica sempre em harmonia com o sol e reflete seu calor e luz num período noturno
Esses dois astros sol e lua a maior estrela que já vimos
Trabalham duro para nos manter vivos neste planeta
E nos faz habitar com zelo e com amor
A lua, com sua grande capacidade de nos clarear a noite
Nos faz caminhar com tranquilidade
Sendo sol e lua em um só casamento que foram nascidos juntos
E não se separam com seu amor vitalício

Inserida por DanielGoncalvesSilva

Agreste

Sou nordestino, cabra da peste
Sou do sol do Norte, calor do agreste.
Nasci nas ruínas,
Garimpei nas minas
Hoje vivo no sudeste.

Vivo na labuta atrás do dicumé.
Na minha terra santa
Eu tinha esperança
De puder viver.

Aqui pur estas bandas, a fome reina,
O Trabalho é raro, vivo de punhados de troco.
O sol não queima a pele, arde na alma
Sordade da minha fianga na sombra de coco.

As veiz as fome aperta, nem farinha tem que armuçar
Meus fios se deita a dormir pra fome passar,
Espero na terra o milagre divino
Triste a chorar.

Quero ir me embora pro meu roçado
Culher meus mio, meu feijão pranatar,
Na face a esperança, no peito a alegria
Pras terra da minha infancia eu pudê vortar.

Inserida por poesiasdopaulo

Hoje faz 730 dias... 730 dias que o meu sol já não brilha tanto... 730 dias que o meu coração já não bate tão feliz... 730 dias que o meu sorriso já não é o mesmo... 730 dias sem uma melhor parte da minha vida, sem metade de meu coração!
Como esquecê-lo? Como esquecer tudo o que passei com ele? Como esquecer todas as brigas(uma mais boba que a outra), como esquecer todas as vezes em que ele me olhou e disse "eu te amo, minha bochechuda!" Como esquecer o sorriso dele? (Um dos mais lindos que eu já tive o prazer de ver) Como esquecer a voz irritante, o jeito insuportável de achar que sempre estava certo e que tudo tinha que ser do seu jeito... Como esquecer da doçura, da meiguice, do olhar brilhante, do jeito de menino mimado... Do jeito tão maravilhoso que me abraçava... Que saudade do cheiro dele, que saudade de poder fazer um cafuné no cabelo dele até que ele dormisse, que saudade de ouvir ele cantar, que saudade das nossas discussões. Que saudade de passar horas a "fio" no telefone com ele toda madrugada. Que saudade de receber uma ligação as 4 da manhã dizendo "te amo!", que saudade de receber o seu "bom dia", todos os dias.
Rafael! Esse era o nome dele! A pessoa que eu mais agradeço por ter conhecido e me mostrado pela primeira vez o que era "amar alguém mesmo com todos os piores defeitos dessa pessoa".
Hoje é um aniversário, mas não dos que se comemora com festas e etc.. Hoje é o aniversário de morte da minha melhor parte, hoje é aniversário do dia em que eu disse "até logo, meu amor!"
Sim, eu nunca o disse "adeus" e nem poderia, ele nunca se foi, não digo em corpo presente mas sim, em espírito! Ele sempre esteve e sempre vai estar aqui me visitando algumas vezes e sim, eu sinto a presença dele TODOS OS DIAS... Não tem um dia sequer que eu não o lembre. Mas hoje, eu já entendi que essa separação é momentânea, nós ainda estaremos juntos pela eternidade e realizaremos todos os nossos planos e sonhos! Nós teremos os nossos três filhos, vamos morar na nossa casinha da serra, e todos os dias, olharemos um para o outro e agradeceremos aos céus por estarmos juntos! No fim de tarde balancaremos os nossos filhos naquele balanço do quintal, aquele que ele fez com tanto amor e cuidado pro nossos meninos... E então, eu poderei agradecer a Deus, todas as noites ao deitar, por ter me feito a mulher mais realizada do mundo, por ter ele, o meu menino ao meu lado! E eu esperarei ansiosamente por esse dia, todos os dias da minha vida!
Eu te amo, Rafael. Para sempre. Meu menino!

Inserida por ThaisPedro

O quanto me doí as vezes não ser a sua chuva .... Não ser o seu sol....
Nem mesmo a lua que vc admira a noite...

As vezes eu tenho que engolir o choro como um adulto, sabe?
Minha cara fica meia pálida...
Minhas mãos soam sem parar...
Minhas pernas travam...
Meu sorriso some...
Quando ouso ouvi você dizer que vai se casar, e ainda tive que dizer "boa sorte" eu menti... Para mim e para você...

Não me culpe por isso eu pensava que tudo isso havia passado...

Odeio ver os braços dele passando por seus ombros... Odeio quando o seu corpo se encaixa com o dele...

Mas, quando vc me olha eu tenho certeza que não é isso que você quer? Ei, você quer surpreender a quem?

Eu quero saber se vc tem coragem de dizer a si mesma que o ama?
Por favor, pare com isso tudo agora... Me escute,por favor, isso esta nos matando...

Eu não posso dizer nada por que nada digo realmente, escreve enquanto vc esta dormindo...

Eu até aprendi gostar do sono, por que é lá, nos palcos do meu mundo vc brilha...

Sabe amor, eu tenho, que aceitar as vezes não ser o seu sol, nem a lua, nem a chuva, e talvez nunca ser o seu amor...

Eu sei que dói, mas te quero ver feliz... Ainda que isso me custe a minha felicidade...

Mas, vou continuar escrevendo, pois eu sei que serei lembrado, pelo que te faço sentir enquanto lê minhas cartas anônimas...

Inserida por rubenslino

Ele acordou com a claridade e o calor do sol que já invadia o quarto. Tentou uma leve carícia nos cabelos dela, mas desistiu para não incomodá-la em seu sono delicado. Levantou-se e foi fechar as janelas que ficaram entreabertas para que deixassem entrar a fresca brisa marinha que os acalentou durante a madrugada. A vista da praia apinhada de banhistas e o mar azul com tantos barcos de velas coloridas faziam a manhã tão bela como jamais estaria, pensou. Cerrou as cortinas e ligou o ar-condicionado, pegou o lençol e tentou protegê-la...

Como num golpe de jiu-jítsu ela o enlaçou com as duas pernas pela cintura e o jogou no meio da cama e por cima dele prendeu-lhe os braços dominando-o. Ele ali, subjugado, ria. Ria entre enternecido e surpreso: Enternecido por que isso é coisa de homem apaixonado e a surpresa foi por ela ter-lhe aplicado um perfeito golpe de jiu-jítsu sem jamais ter aprendido essa técnica. E por que ele ria, ela ria também.

Riam os dois. Um riso único, grande, superlativo, um riso encantado que só é permitido aos apaixonados e a paixão tem a soberania sobre todas as outras coisas. Do riso à excitação é uma tênue ponte que se transpõe com abraços. Ele deixou-se dominar enquanto ela ria, mas quando viu o brilho dos olhos dela aumentarem de intensidade e antes que as lagrimas da felicidade lhe derramasse no rosto, abraçou-a apertando contra si e inverteu a posição e com o mesmo movimento que as ondas do mar fazem nos barquinhos plantou nela uma ansiedade para descobrir o que eram aqueles apitos e os balõezinhos coloridos do outro lado do sonho.

A manhã continuava bela e colorida como sempre estaria...

Inserida por EnioFerreira

Ensejo

És flor ao sol, doura tuas pétalas!
Em translúcido olhar d’alma
Pureza enfim facina
Agita, por fim acalma.

O que sinto é de tristeza imensa
Afoga, sufoca, relembra
Angustia e compensa
A alma de solidão.

Embarco em meu mundo
Me desfaço, me junto
Em pedaços de incerteza
Que me move, multidão.

Me perco no passado
No caminho, buracos
Meus dedos, teu medo
Seguro tua mão.

E em meio a incerteza
De viver, ou virar presa
Vitimismo inconsciente
No fim, morrerão.

Inserida por Rebucovim

VIVO

Vivo na luz porque o sol existe
vivo feliz porque o amor existe
Vivo na lua porque a noite existe
Vivo sem dor porque o perdão existe
Vivo no inverno porque o frio existe
Vivo na saudade porque existe o outono
Vivo no calor porque o verão existe
Vivo na luz porque existe o girassol
Vivo na esperança porque o sorriso existe
Vivo nas flores porque a primavera existe
Vivo no amor porque tu existes
Vivo na lua porque existem sonhos
Vivo sem relógio porque existe o tempo
Vivo sem mentiras porque existe a verdade
Vivo com música porque existe a melodia
Vivo das letras porque existem palavras
Vivo de versos porque existem poemas
Vivo de poesia porque existe o desejo
Vivo na terra porque existem os lobos
Vivo na serra porque existem as fragas
Vivo entre as palavras que formo por ti.
🌺 🌺2018

Inserida por Sentimentos-Poeticos

FILAMENTOS DE UM PÔR-DO-SOL ANDRÓGINO (*)
Admirava-o. Não perdi a admiração. Acredito que ela tenha aumentado. O bizarro, é que nunca cheguei a pensar como tudo havia acontecido. Eu era, testemunha ocular de um gesto que o personalizou, ainda que não tenha tido a intenção, seu trabalho bastaria, como bastou. Entre os estandartes da demência e da genialidade, fez-se eterno.
O vermelho deslizava-lhe pelo pescoço, avolumando pequenas poças, coágulos, gosmas, querubins malditos, formas mortas, abortos, abutres, assentados nos pêlos da sua barba. Seu olhar fixo, sem nenhum tremor, como se nada acontecesse, e não fora ele o autor, intérprete, diretor, cenário e palco do monólogo vermelho. A colcha que cobria a cama ganhava nova coloração e forma, pintura primitiva, esvaindo-se das minas da carne, viscosa e quente, contrastando à indiferença do seu olhar, parede e alcova, da emoção. O corpo demonstrando declínio ante a dor não exposta e fraqueza natural, quedou-se devagarzinho, de encontro à cama.
O instrumento cúmplice, banhado de vermelho, parecia um bumerangue aborígene, pássaro apocalíptico da trilogia da negligência. Nós éramos mórbidos epigramas do triângulo em gestação. Cortado pelo gélido pincel, foi-lhe a carne dividida, lembrando o pão da santa ceia, às avessas.
Ela estava arrancada dele, definitivamente separados. Não fiz nada. Senti que não deveria interferir. No entanto, não poderia abandonar aquele momento trágico e sedutor, sem pegar um souvenir.
Quanto tempo sonhei com aquela tarde no Louvre. Lá estava eu, entre dezenas de grandes mestres, todos fascinantes com seus estilos, e rupturas que marcaram época, contudo, queria encontrá-lo, devorá-lo ao vivo, longe das reproduções e slides, que durante anos foram companheiros nas salas de aula. Somente ele, nenhum outro, de tal forma, conseguia desequilibrar-me, colocando-me à deriva emocional. Diante da sua arte, caminhava entre as plantações de trigo, girassóis e moinhos. Nessa viagem, frenesi de quem parte sem ausentar-se, somente retornava a mim mesmo, quando os alunos em coro, chamavam-me.
Andando pelos corredores do Louvre, escarnavam-me o olhar babando as gosmas saborosas das retinas, Delaroche, Velasquez, Picasso, Gaugain, Renoir, Monet, que me provocou compreensível – breve – parada. Ele, de certa forma, bordava as lantejoulas do meu frenesi. Continuei a busca, com a certeza da sua proximidade. Subitamente, como se algo, chamasse-me a atenção, tocando-me às costas, virei-me, e o paraíso descerrou as cortinas – a luz amarela – estrela vésper da sua pintura, mergulhava na umidez vermelha dos meus olhos.
Ignorando as pessoas em volta, perdendo com mais intensidade a noção do tempo, ao êxtase tântrico pictórico, minha alma alada, já não era alma. Era um arco-íris pousando no útero da tela, onde fiquei, até que uma voz – sempre elas – trouxe-me de volta para o outro lado – a terceira margem do rio do tempo – ao insistir que estava na hora de fechar o museu.
Saindo do Louvre, meus olhos garimpavam o transe. Na indiscreta verticalidade do abismo, encontrei o metal cortante. Minhas náufragas, suadas digitais, revelaram a dissimulada atração. Ao guardá-lo, no bolso esquerdo da jaqueta, forte era a sensação de Ícaro, cujas asas a monotonia, não mais haveria de derreter. No balanço do meu andar, o metal batia e voltava sobre meu coração, como chibatadas, açoitando a dolorida ansiedade.
A uma quadra do hotel, resolvi parar num café, escolhendo uma mesa na calçada. Após a primeira taça de vinho tinto seco, vejo-me novamente em seu quarto. Ele com o instrumento em riste, no topo da orelha, não ousava dizer absolutamente nada. Quedou silente. Os músculos de sua face e seus olhos eram os mesmos bailarinos paralíticos, completando a alegoria do hiato, antecedendo ao gesto. Sua mão, única expressão de vida, desceu num frêmito impulso guilhotinador. Um desejo irremovível de amputar. Em queda, as gotas de sangue eram filamentos de um pôr-do-sol andrógino.
Sentado no café, o garçom perguntava-me se queria outra garrafa. Pedi a conta, ao mesmo tempo em que apalpava os bolsos da jaqueta.
Chegando ao hotel, peguei a chave, tomei o elevador. Dentro do apartamento, ouvi o farfalhar das asas de dois pássaros vermelhos, fui ao lavabo, postei-me frente ao espelho, retirando, primeiro do bolso esquerdo da jaqueta, o dócil e inofensivo cortante metal. Depois foi a vez do souvenir. Ao empunhar o metal sobre minha orelha, no canto esquerdo superior do espelho, Van Gogh, observava-me passivamente. No mármore do banheiro, a orelha de Van Gogh, já não estava sozinha.
(*) EUGENIO SANTANA é Jornalista, Escritor, Ensaísta, Biógrafo e Redator publicitário. Pertence à UBE - União Brasileira de Escritores. Colaborador da ADESG, AMORC e do Greenpeace. Autor de nove livros publicados. Gestor e fundador da Hórus/9 Editora e Diretor de Redação da Revista Panorama Goiano.

Inserida por DraJaneCostaRebello

E lá ao norte nasce o sol,
E lá ao sul sul o sol se põe.
De lá de cima vejo o sol,
E lá de baixo vejo a lua.
Ambos são muito belos,
Lindos.
Mas nada iguala a beleza tua.
Da brisa leste que me sopra,
Ao vento oeste que me leva.
Da estrela que me guia,
Ao cometa que me carrega.
O amor que já vivi um dia,
Não e´de longe,
A paixão que me envereda.

Inserida por dj0natan

“Perdido em meus pensamentos”na margem do rio.
Entardecendo
O sol se pondo.
Pense, tem sempre um pôr do sol, esperando para ser visto,
Uma árvore, um pássaro, um rio, uma nuvem.
A lua vai aparecendo
Tudo iluminando.
Com suas cores brilhantes
Enviando muitas energias

“Sentado a margem do rio”
Observando seus movimentos
O rio segue seu curso tranquilamente
Águas límpidas e translucidas
Vou acompanhando com o olhar
A sua corrente, calmamente.

Suave brisa, acariciando meu rosto.
Levemente.
Perdido em meus pensamentos

Escutando o barulho do silencio.
As folhas soltas ao vento
Vivendo, esse sublime momento.
Perdido em meus pensamentos
Viajo, junto com o vento.

Minha alma é leve
Vai onde a doce brisa da vida me levar
Quem sabe pelo caminho
Encontro um anjo.

Pedido em meus pensamentos
Levo minha vida em frente.
Sempre seguindo a corrente.
Autor: Edmundo Cavalcanti

Inserida por Ed60