Texto sobre Saudade Amor
Pitica,
No meu silêncio,
A saudade é grande,
Do meu pensamento não sai,
A vontade é te ver,
Mesmo sem saber o que fazer,
Ao caso de te rever,
Seu abraço é meu lar,
E um sem teto me sinto,
Penso que pensar em ti
De alguma forma possa te incomodar,
Mas do meu pensamento não consigo tirar,
Poderia aqui escrever todos os dias,
Todavia a paz que prometi lhe dar
Me faz essa vontade controlar.
Bem sei que podes nem recordar que aqui um dia lhe escrevi,
Porém ao aqui escrever alivia meu alento,
Deus a abençoe, minha Pitica.
BALEIROS
Que saudade dos meus tempos de menino...
Hora eu estava brincando ou estudando...
Hora estava vendo um baleiro girando...
Hoje as balas giram no tambor de um revólver...
Quando menino, eu vibrava quando achava uma bala perdida na rua...
Hoje são as balas perdidas que acham os meninos nas ruas...
Para onde caminha a humanidade?
Provavelmente para algum lugar que eu não gostaria de estar...
Saudade dos bons momentos
Ao seu lado tudo parecia tão simples
Dificuldade só havia em resistir ao seu sorriso
No começo achei que não conseguiria viver sem ti
Aliás, você ainda vive dentro de mim
Dos teus braços sinto falta, aquele abraço me trazia calma
Não tinha pressa naqueles momentos, pois você estava ali comigo
Agora que você se foi, os dias tem sido tão longos e difíceis
Mas o tempo vai passar e iremos nos encontrar
A tranquilidade vai voltar e nunca mais vamos nos separar
Cantinho
Há sempre um cantinho
O cantinho da saudade
O cantinho do pensamento
O cantinho da alegria
O cantinho da paz
O cantinho dos amigos
O cantinho do amor
O cantinho das reuniões de família
O cantinho que te projeta para o futuro
Aonde quer que você esteja sempre vai haver um cantinho no qual você se encontre.
Será triste a saudade? Ou pode ser uma felicidade?
Na verdade pode ser uma doce lembrança de uma felicidade vivida...
Osculos e amplexos,
Marcial
A SAUDADE PODE SER UMA LEMBRANÇA FELIZ
Marcial Salaverry
Realmente, para que se possa entender a saudade, é preciso entender que ela tanto pode ser causada por uma tristeza ou por uma alegria, o que pode parecer um absurdo, pois saudade sempre se associa à tristeza, mas tambem pode ser uma doce lembrança de algo bom que se viveu...
Normalmente sente-se saudade de alguém cuja presença nos faz falta, e não é apenas de pessoas que se sente saudade, pois muitos sofrem muito quando perdem um animal de estimação, ou mesmo um objeto que lhe traz lembranças caras.
Recebi de meu amigo L'Inconnu, uma mensagem que veio bem a propósito, vejam:
"Saudade é a feliz melancolia de uma ausência presente."
Vejam como ele aborda o tema "feliz melancolia". Parece-me claro que só se sente saudade de alguém que nos proporcionou alguma felicidade na vida, e que deixou boas lembranças, alguém em quem sempre pensamos com muito carinho, talvez alguém que fez parte de nossa vida, e que por ter cumprido sua missão, empreendeu a "última viagem", e nessas condições a saudade, se bem administrada, bem pensada, pode nos representar alegria, confirmando o pensamento acima.
Claro, se esse sentimento chamado saudade se aninha em nosso interior, é porque tivemos bons momentos ao lado de quem no-lo deixou. Não iremos lamentar a ausência de quem nos tenha prejudicado ou causado tristeza, muito pelo contrário, já que parece haver um tanto de masoquismo sentir falta de quem nos fez sofrer.
Então, se sentimos saudade, é dos bons momentos vividos. Das alegrias compartilhadas, e assim sendo, resta saber como transformar a saudade, de tristeza em alegria, algo que na realidade, é bem simples...
Se tivemos momentos de alegria, de felicidade ao lado desse alguém, o que podemos fazer, quando começar a pintar aquela tristeza, aquela amargura de não termos mais a companhia querida, apenas é preciso saber simplesmente concentrar nosso pensamento, lembrando apenas e tão somente desses momentos felizes. É tão gostoso relembrar alegrias. Uma viagem. Aquela segunda lua de mel, e a terceira e a quarta, até mesmo aquele tombo na frente do teleférico, e mais ainda, aquela noite em que houve tanto amor...
Enfim, são tantos os doces momentos a serem relembrados, que não cabe mesmo um sentimento de tristeza, e esse é um exercício mental que pode afastar a tristeza da saudade... Claro que não chega a ser uma alegria, uma felicidade, mas traz a "feliz melancolia da ausência presente". Ausência presente, sim, a lembrança de bons momentos faz com que se chegue a "sentir" a presença do ausente. Chega-se a "sentir" o toque, o cheiro, a "ouvir" a voz, e assim, uma saudade doída, pode ser uma doida e gostosa saudade...
Tudo é uma questão de exercício mental, e com toda a certeza, é muito melhor curtir a lembrança de momentos alegres, do que ficar lamentando a ausência de quem queríamos ter ao lado.
Temos que pensar ainda que, seja lamentando a ausência, seja curtindo a lembrança de bons momentos, a vida vai continuar, o mundo vai continuar girando, o sol, a lua e as estrelas vão continuar a existir. Então, por que não viver melhor? Por que insistir nas lamentações?
Assim sendo, com pensamentos positivos, com lembranças boas na cabeça, tudo nos parecerá melhor, e será mais fácil suportar a ausência dessa pessoa querida.
Por exemplo, quando existe a necessidade de nos afastarmos da pessoa que amamos, algo que pode acontecer por razões as mais diversas possíveis e imagináveis, e nesse caso, ao invés de lamentar esse afastamento, e derramar lágrimas de tristeza, sugiro desviar o rumo dos pensamentos, lembrando-nos apenas dos momentos de amor, de sincera amizade vividos juntos. Não parece bem melhor "puxar" a lembrança para esse lado?
Então crianças vamos sempre transformar a saudade, de uma tristeza, para uma feliz nostalgia, e podem ter certeza de que com essa mudança de linha de pensamento, a vida parecerá melhor. Garanto.
Então, continuando presente ainda que distante, desejo a todos UM LINDO DIA, sempre entendendo que a saudade pode ser uma lembrança feliz de quem nos proporcionou belos momentos...
Dois meses de saudade!
Saudade do seu abraço, do seu sorriso, do seu beijo!
Saudade de te cobrir!
Saudade de te beijar, te abraçar, te fazer carinho!
Saudade de ter sua companhia!
Saudade de te amar e ser amada!
Saudade do seu :eu te amo mãe!
Saudade não se explica. Saudade se sente.
Nada e ninguém vai tirar você de mim; meu bebê.
Meu anjo loiro! Te amarei por toda a eternidade!
Existem pessoas que são como a primavera
Elas nos tocam e deixam saudade,
aquela vontade de viver mais.
Existem pessoas que o perfume fica na gente
E que a saudade nos atormenta.
Existem pessoas que a gente conversa e nós entende
Que a gente abraça e se diverte
E que nunca paramos de sorrir para elas
Sempre com aquele olhar
de criança boba que só quer brincar.
Talvez a primavera viva na gente
Mesmo que os dias se tornem frios
E o calor do verão queime as flores
Restara sempre aquele perfume.
Eu não sei como fiquei assim
Achei que a saudade não tinha efeito em mim
Tentei me iludir, esquecer e mudar
Pensei que essa lembrança não ia me afetar
Dizem que faz parte da vida
Todos os guerreiros têm suas feridas
São essas memórias que nós fazem crescer
Mas eu queria ser pequeno, eu não queria sofrer
Eu vou crescendo, e não consigo esquecer
Me torno mais forte mesmo sem perceber
Nunca é tarde pra demonstra o que sente
Viva o agora, sinta, curta o presente
Esses momentos vão sempre nos acompanhar
Seja bom ou ruim eu só quero aproveitar
Talvez isso seja a evolução
Do grande homem de um menino chorão
Sempre diziam que devemos ser feliz
Mas não falaram como é difícil viver assim
Seguindo em frente independe do que vim
Aquele momento passou mas a dor está aqui
Não há nada de mal em falar
Todo mundo sente algo
Ruim é não demonstra
Podemos sorri e até chorar
Cada um tem seu meio de se expressar
A saudade é real e não tem como negar
Aceite e retribua antes de acabar
Esse sentimento nós torna quem somos
E dessa forma podemos continuar
Às vezes a dor é forte, eu sei
Todo mundo sente isso pelo menos uma vez
Eu só sei que não posso parar
A estrada é longa e pode machucar
Cheguei até aqui, foi o caminho que escolhi
Não é um fardo, é um sentimento que faz parte de mim.
Viagens pra que te quero!
Em cada porto algo novo se apresenta
um cais de saudade,
pedra sobre o mar
cheiro de marés que se repetem
no vai e vem de diferentes ondas.
O mar com seus bateis,
místico ao por do sol
ou nas noites lunares.
Em mim, embrenha-se o desejo de aventurar-se.
Sobre trilhos viajo nas probabilidades
prados, paisagens,
janelas para o extraordinário.
Descortinam-se as possibilidades...
Comboios sempre partindo,
pessoas sempre chegando,
meu coração serpenteia e,
em cada estação
se deixa ficar, resolve partir
inquieta_mente!
Do alto, as cidades parecem brinquedos
e as nuvens
desejos infantis de algodão doce,
alvas, sensoriais, inalcançáveis.
A nossa pequenez agiganta-se!
Através do vidro nos debruçamos para o infinito.
Somos tão efêmeros!
O escuro asfalto abocanha
minhas fantasias.
O velocímetro mede os quilômetros .
Quais caminhos nos levarão ao destino?
As curvas sinuosas abraçam a paisagem
E meus olhos vagam desassossegados.
Esta mesma estrada foi percorrida tantas vezes.
Somos meros viajantes.
Em cada canto apalpo a cultura
Os olhos enchem-se e guardam
o encanto.
Por esse Brasil afora
junto os meus vitrais, colores, fotos, impressões.
Toco a madona, viajo em telas,
vivo malabares.
Sob os dedos recrio a sabedoria
da minha gente.
Cultura, fé, beleza
ciência
aprendizagens sem fronteiras
Muitas são as possibilidades!
Em cada viagem deparamos com o inusitado
Toda Saudade
Quis muito neste te falar de toda saudade, essa bendita conjuntura sentimental alicerçada em momentos, instantes que não voltam mais.
Onde estava com cabeça? Não sei, só lembro que no dia que te bloqueei em minha vida, não estava com cabeça no lugar. Entre essas mil quimeras, não posso voltar e desfazer o erro do bloqueio, ainda não sei o motivo, mas dialogar já era difícil, pesado.
O tamanho dessa saudade é tanta tornando impossível qualquer que seja a distância, outros braços e abraços, tanta saudade corrói a alma que aprendeu em te amar cada segundo nessa existência.
Puseram o meu amor numa caixa, dentro houvera de ter várias cartinhas onde cada uma com uma mensagem tirou a paz qual já não tinha.
Num casebre de medo soltei em desventuras sentimentais um conjunto de reações perante tudo aquilo que magoava o amargo do meu ser.
Cada vez mais tive certeza quem era eu ali, um caminho tinha de ser trilhando, meus pés já não tinham espaços assolados do teu lado.
Por horas tirei momentos para pensar, tanta saudade, não consigo tirar você dá cabeça.
Herança
Procuro-te por toda parte sem ti não sei
viver.
Sinto que o frio da saudade começa a me
envolver.
Os retratos e recados, já não os quero
ver mais, em nada me aliviam e ainda
aumentam a dor e a aflição da tua ausência,
a cada minuto que passa.
Tenho eu o pressentimento que voltar não
voltas mais.
E deixas-me como herança,o teu rosto em mim
gravado bem embaixo do coração,de forma que
te esquecer eu não possa,
e apagar-te, ai então............
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Sou um pouquinho de tudo, sou sorriso, sou lágrima, sou abraço, sou saudade. Sou como uma menina que sonha, que acredita, que se ilude algumas vezes, mas não desiste, mesmo quando estiver triste.
Perco-me ao contemplar o céu com sua beleza e imensidão, o por do sol, um dia de chuva que trazem-me inspiração, palavras surgem dentro de mim, são poesias que me fazem rir, alegram-me o coração.
Sou poeta, tento encontrar-me no som das palavras, na melodia de uma canção, na esperança de um novo dia, no encanto da imaginação.
Saudade
Hoje que a mágoa me apunhala o seio,
E o coração me rasga atroz, imensa,
Eu a bendigo da descrença em meio,
Porque eu hoje só vivo da descrença.
À noite quando em funda soledade
Minh'alma se recolhe tristemente,
Pra iluminar-me a alma descontente,
Se acende o círio triste da Saudade.
E assim afeito às mágoas e ao tormento,
E à dor e ao sofrimento eterno afeito,
Para dar vida à dor e ao sofrimento,
Da saudade na campa enegrecida
Guardo a lembrança que me sangra o peito,
Mas que no entanto me alimenta a vida.
Vinte Gotas de Verão
Eu bebi vinte gotas de saudade
em tudo que eu bebi,
e nos últimos meses esqueci
que pra matar algo
tem que ser à seco;
Eu chorei vinte gotas de saudade
Em tudo que eu chorei nos últimos meses,
Mas saudade não é algo que se pode matar afogado;
Nesses meses de verão
o sol que torrou lá fora
Aqui dentro ainda molha
meu rosto já inundado
Em chuva afogado
mas ainda assim sedento,
surdo, mudo em lamento,
das coisas que eu nem sei
dos beijos que não dei
do amor que não recebi,
naquele tempo em que
lá fora que chovia
e aqui dentro sempre dia
era o sol que se fazia.
A VIAGEM - UMA SAUDADE
Que agora ta quase chegando na estação final. O ponto de parada e de descanso. A viagem de trem eh assim. E agora eh hora de desembarcar na estação ❣ o seu coração. ❤. Não venho pra ficar. Mas apenas para apresentar o meu carinho pra vc. Se precisar fico por mais algum tempo. Mas não sabemos definitiva mente o final dos nossos destinos. Talvez eu goste dessa terra e invista nela. E aí. Se gostar mesmo. De verdade. Nunca mais irei partir. O máximo alguns passeios . Mas sempre estarei voltando. Sempre estarei por perto.
Oh saudade de olhar carente
Quem procuras ?
Será o vento da primavera
Será o outono, o frio ou o luar ?
Oh saudade
Será os olhos de um menino
Tardes...
Beijos de inverno
Músicas
Letras a tocar !
Será o riso do passarinho
Será abraços
Flores, festas, vinhos...
Ou o verde do mar ?
Oh saudade
Por quê tortura meus dias
Machuca
Rasga fantasias
Judia do meu olhar ?
Diz pra mim:
Por quê não desgruda do meu corpo
Solta minha pele
Se afasta do meu pensar !
Oh saudade
Que de mim rouba o ar
Vê se sai do meu juízo
Se afasta dos meus versos
E vai...
Em outras ruas tocar !
02/04/2017
O ÁLBUM
No álbum da minha saudade
você estava lá...
Toda linda em sua foto
troce-me lembranças d'aquele amar.
Do tempo que registrou-se
... Fiel no meu coração
do sorriso que apagou-se
no dia que me disse, não.
Hoje, o álbum me leva
nas recordações do passado
flechando-me como se fosse fera
no amor inconformado.
Antonio Montes
O que é a tal da Saudade?
Saudade é saudade uai! Igual uai é uai, uai!!!
Saudade tem haver com distância e tempo.
Quando longe de algo ou alguém, ela toca seu coração te lembrando do quanto você ama aquilo ou aquela pessoa. Aperta lá no fundinho e faz você lembrar que as lágrimas que escorrem nos seus olhos, são como o rio que vai para o mar. É a chuva de alegria e tristeza ao mesmo tempo. Uma confusão de sentimentos. Isso tudo para molhar a sua esperança que um dia aquilo ou “aquela” vai voltar.
Saudade também se refere a tempo, tempo que não mais vai voltar. Ou vai!!! Coisas que já fizemos, vivemos e compartilhamos. As brincadeiras de infância, as vivências da juventude, os amores correspondidos e amizades eternas. O mais engraçado de tudo, é que temos saudades do tempo que vivemos coisas boas. Não me lembro de ter saudades dos momentos ruins da vida.
Então, saudade é coisa boa. Um sentimento que relembra algo que foi, e muitas vezes não voltará, mas faz você se sentir feliz. Pra que se martirizar então por uma coisa que faz bem? Acho que aprendemos desde criança a nos fazer de vítima das coisas boas da vida.
Viva seu momento de saudosismo na certeza de quem tem coisas boas para comemorar na vida. Pessoas que não sentem saudades, não puderam viver momentos felizes em suas vidas. Feliz aquele que tem saudade!
Saudade de um ente querido. De uma pessoa que viaja por dias e fica longe de você. Saudades das maluquices que fazíamos quando adolescentes. Saudades do cafuné da vovó. Saudades de trocar as fraudas do seu filho (ou não)....
Sentir saudades então significa que você é uma pessoa que viveu momentos bons na sua vida, ao lado de pessoas do bem, e que só pode viver esse momento porque está vivo. Os mortos não sentem saudades.
Saudade é sentimento de tempo e distância resumida em alegrias da vida.
“Dia da saudade”
Hoje eu acordei com você… em meus pensamentos.
E que dor horrível que senti…
... quando ao meu lado só existia o vazio.
Procurei com meus braços por cima de ti… e nada achei.
O meu coração trêmulo…
... chegou a chorar de tristeza.
Afinal!
Sem que você saiba.
Eu sinto muito a sua falta.
Eu não me vejo sem você.
Meu amor!
Sabe onde eu gostaria de estar agora?
Naquele seu abraço apertado.
E me perdendo nos seus incansáveis beijos.
Ah!
Que saudades eu tenho.
Ah!
Quando o tempo irá apagar esta história!
Se é que ele… seja capaz de apagar.
Estou aqui... com os olhos encharcados.
Porém!
Estou de pé.
Eu estou lutando até mesmo contra os meus desejos.
Para que você também... sinta a minha falta.
E esperando que no dia e hora... agendado pelo destino.
Nós possamos nos rever.
E que seja breve.
E que seja leve.
E que seja suave.
E no entanto!
Que seja pra sempre.
Ei amor!
Deixe-me bater novamente na porta do teu coração?
Com certeza irei fazê-la…
... milhões de vezes mais.
Mais... e mais.
E muito mais feliz.
Admilson
QUE SAUDADE!
Márcio Souza 09/04/2017
Há datas que são lembranças
Do que foi Felicidade.
O que antes foi esperança,
Hoje, só restaram saudades.
Sempre uma diva adorada,
Às vezes um pouco brava, estressada,
Mas tinha no coração,
Carinho, amor e atenção.
Era sempre uma harmonia,
Era afeto e simpatia,
Era tudo, meu viver,
Minha paz, meu bem querer.
Quando esse amor estava junto,
O tempo passava rápido,
As horas eram minutos,
Com as risadas e bate papos.
Foi uma fase linda e feliz,
De muito amor e alegria,
Mas o destino não quis,
E chegou-se ao fim esse dia.
Todo amor virou saudade,
Pois a inveja e a crueldade,
Sem clemência ou pudor,
Apareceu a maldade,
E destruiu esse amor.
E hoje, triste e dolente em seu canto,
Mesmo perto ou tão distante.
Um coração chora em prantos.
A vida perdeu a graça,
E mesmo que o tempo passa,
Nada o fará diferente,
Vai sofrer todos os dias, vai amar-te eternamente.
Márcio Souza
