Texto sobre Mulheres
seráque em moçambique ainda existem mulheres para casa?
Na minha opinião,são poucas as mulheres dignas e preparadas para levar vida de casada,assim sêndo,a possibilidade de afirmar com certeza absoluta que existêm mulheres para casar é nula.
Analizemos estes fáctos obvios e evidêntes que vivemos no quotidiano.dizem elas:
Casar é desvantajoso,porém casadas,não tem como por em vigor a lista dos concorrentes que cônsta nela os quatro tipos de homens,nomeadamente:
1-chula-o verdadeiro amor esta no dinheiro
2-pito-serve como passatempo
3-ficante-é o namorado temporário,o namoro dura no maximo 24horas
3-namorado-ele é o suposto amado
Estamos num pais de moçambicanas com etnias brazileiras,porém:
*elas fazem das nossas ruas em pequenas praias sem agua,ou seja,vestem-se como se estivessem na praia
*caminham tranquilamente pelas grandes avenidas da cidade de maputo,com uma especie de tecido que logicamente muda apenas a cor da pele(elas chamam de colante)
*desfilam pelas ruelas e sem nenhuma timides simplismente de box(elas chamam de short)
o amor esta ligado ao dinheiro,ou seja,existe uma relação de correlação entre amor-dinheiro e é por essa razão que o homem com dinheiro é visto pelas mulheres como uma especie de saia curta em promoção(todas querem aderir ao produto)
Verifica-se uma maior tendência na redução daquilo que é o vestuario.ora,se formos a recuar no tempo para os anos 1960,1970,notaremos que as sáis das mulheres cobriam todas pernas,com o tempo foram reduzidas ate aos juelho e no momento exacto encontram-se nas nadicas.eis a minha questão:
*como éque serão as sais de 2014?
A tradição ja não é respeitada,elas trocaram as nossas capulanas por cintos(elas chamam de saia)
As sacolas escoláres exercem uma dupla função,á de sacola e á de salão movel,pois dentro delas,podemos encontrar produtos tais como:pentes,batom,sapatos,brincos,espelhos e ate escova de dentes
As mulhres de hoje em dia tem qualidades insuperaveis em termos de extrutura fisica corporal,mais nesse todo conjunto de bens que elas tem,faltam aquelas que são mais èssênciais,refirome a sinseridade e ao pensamento logico verdadeiro.
Neque filosofo pensador
Oh, aquelas mulheres existem.
Parte delas darão boas esposas, mas ainda assim, existem aquelas que preferem viver a só do que um clímax familiar.
Costumo compará-las como pássaros presos em gaiolas, seu canto não soa livre mais, também não sabe se ainda existe.
Talvez o excesso de informação de um marido com sua carga familiar pese e pese mais do que queiram carregar.
Não as vejo menos mulheres ou covardes por isso, talvez possamos culpar as asas, essas que se recusam a fechar.
Penso que talvez essas sejam livres demais, algumas jovens demais ou exista algo a mais amarrado em sua barra de calça.
Essas, como sinto pena, geralmente são mal vistas pelas sogras e egoístas perante aos olhos do cônjugue e apenas compreendidas somente por mulheres iguais a essas mulheres.
SUBMUNDO
Ela era só uma garota esquisita, dessas mulheres que não são feias nem bonitas!
Ela andava pelas ruas, com um sorriso no rosto, mas era claro que em sua vida, só havia tristeza e desgosto.
Ela guardava um segredo: Meu Deus, meu Deus! Tanto medo! Tanto medo!
É que dentro dela , lá no fundo, morava uma outra... Morava uma outra num planeta que ela chamava de "EU", e lá, e lá não existia nem o Diabo...nem Deus!
Um dia, entre quatro paredes, ela me confidenciou, que a outra parte dela - aquela que não era feia nem bela - vivia num mundo triste, vazio, ruim, ruim, ruim... Um mundo onde todos, onde todos, todos, todos, só esperavam dela o "SIM"!
Que o seu maior sonho, não era deixar de ser esquisita! Não!
Mas era somente de ser no mundo lá fora, o que nunca fora na vida!
Mas ela tentou tanto, ela tentou tanto, tanto , tanto!
Meu Deus, que dó! Meu Deus que dó! Tadinha ! Tadinha!
Riram da cara dela, riram, riram, riram... Riram até ela se magoar, se magoar, se magoar... Até enfraquecer e esquecer que a vida é o que a gente faz dela... Mas ela era só uma Cinderela, num castelo de bruxas , sem janelas, nem portas... Uma Cinderela quase morta!
E morreu!
Morreu assim: assustada, infeliz, infeliz, infeliz... Feito uma criança perdida, sem nunca ter conseguido ser o que sonhou na vida!
E enquanto sua vida partia e a morte chegava, eu ouvi dela um sussurro...frágil, fraco, tristonho, tristonho, tristonho, que dizia:
"Piedade meu Deus! Piedade! Eu só queria ser feliz na vida !"
(Texto baseado na peça teatral "Submundo" escrita e interpretada por Mell Glitter )
Palavras.
Mulheres e mais mulheres estão enclausuradas dentro de seus quartos, jovens e mais jovens estão frustrados emocionalmente, moças e rapazes tem bebido do cálice do sofrimento, pois acreditaram em palavras mal ponderadas, palavras superficiais, palavras de quem não sabia o peso que elas tinham..
Devemos exaltar as belas declarações, mas devemos trucidar palavras motivadas pela emoção.
Devemos ser adeptos da liberdade de expressão, mas assassinos de palavras duvidosas.
Dizer, "eu te amo" já foi considerado como ato de coragem. Mas a superficialidade desta geração me leva a considerar como um extinto animal.. Palavras sem convicções são digna de não serem expressadas. Você será um altruísta quando silenciar as palavras inseguras! Ei, se você não sabe o peso de um "eu te amo" não se comprometa em dizê-las, se você não sabe o peso das palavras, seja um simples "analfabeto".
ELA É FEITA PRA APANHAR, ELA É BOA DE CUSPIR
[...]Lembrei-me de mim mesma e de todas as mulheres que têm seus corpos e objetificados e suas ideias ignoradas por uma sociedade que se sente dona de seus direitos. Que viola e oprime até o seu limite. Usa-se a religião, a natureza e a moral como desculpa, mas é na verdade um desejo quase animalesco de querer se apropriar de um ser aparentemente mais frágil, devorá-lo e sugar suas características aproveitáveis de modo mais conveniente. O que as faz pensar que se deve respeitar os indivíduos de acordo com o gênero? É um imperialismo de um homem ocidental que não enxerga ninguém como igual senão outro homem ocidental. E mulheres que mesmo inconscientemente não veem outra alternativa senão dar mais voz a essa crueldade de tradição milenar. Mas não se enganem, minhas irmãs: a hora da opressão a vocês irá chegar, e eu estarei lá para lutar por vocês.[...]
MULHERES!
Ah mulheres, se soubesses o quanto a leveza do seu andar é poderoso; Se soubesses o quão poderoso e impactante é a suavidade e a serenidade de sua voz; Se soubesses o quanto o grito do silêncio emanado por ti nos enlouquece; Se soubesses que no frescor e fervor da juventude a maciez e a suavidade de sua pele nos arrebata; Se soubesses que no auge de sua maioridade , sua determinação nos fascina; Se soubesses que em sua fase balzaquiana sua força, inteligência e perspicácia nos enfeitiçam, com certeza não se preocupariam com detalhes insignificantes como estrias, celulites, gordurinhas .... Ah mulheres... Ah mulheres... Se ao menos por uma milionésima fração de segundos soubesses que não vivemos sem vocês, nunca por maior que seja o amor que sentes por nós, vocês derramariam um gota de lágrima e ou cultivariam por mais pequena que fosse uma ruga por seres tão imbecis, ignorantes, incultos morfologicamente como nós homens que por mais que tenhamos a estrela mais brilhante ao nosso alcance, ao nosso lado, estamos sempre correndo atrás de estrelas sem brilho algum!
A própria Palavra de Deus adverte o homem das investidas das mulheres.
Não estamos confundidos, a Bíblia realmente está nos alertando e, junto deste alarme há uma interpretação: vivemos em uma habitação de inquietudes principalmente no "mundo das mulheres" - onde através delas a população cresce mas, ao mesmo tempo há muitas complexidades. Deus sabe disso, sabe da influência que a mulher exerce (que trata-se de um poder altamente dirigido através de onde ela se assenta.) Hoje em dia as mulheres também possuem a oportunidade para ouvir o chamado de Cristo mas, será que elas priorizam esse momento? Guarde os nomes Marta & Maria. Em outras palavras a Bíblia orienta que há mulheres dignas de serem escolhidas pelo bom nome(seriam aquelas que não se distraem e recebem a instrução divina) enquanto, há outras que suas próprias bocas são como cova profunda - e, ainda há um alerta: o homem que irar o Senhor cairá lá, na cova profunda.
O Silêncio é Uma Prece
Não segui o caminho comum às mulheres,que sonham,amam, esperam e desesperam,não espero nem desespero,apenas amo,porém sonhei,mais por que haveria de ser diferente com você?se apenas somos peças sequenciais de uma linha de montagem chamada humanidade dessa grande empresa MUNDO, onde o todo é desconstituído de equipes que desenvolvam sonhos,ou peças com sentimentos comuns,que se encaixem e formem pares.Por isso a tua distância o teu medo,insegurança e talvez até teu fingimento não me é estranho,por que não poderia ser diferente.
Diferente sou eu que amo até a dor da saudade que tua
ausência causa e faço do teu silêncio uma prece.
Sei que alcançaria a glória,a plenitude da felicidade,se fosse amada na mesma frequência que te amo,porém não espero tanto,amar com corpo, alma e coração,com entrega total e pensar o outro como parte existencial,necessária e insubstituível é competência para poucos,para pouquíssimos.
As fugas das desilusões"
de Gilberto Braga.
*********************
Pessoas, homens e mulheres se lançam na noite,
mergulham no copo dos barzinhos,
outras pessoas mergulham na escuridão da religião,
já alguns preferem igrejas, shoppings ou bailes de funk ou forró,
e se isolam na multidão,
umas magoadas outras discriminadas,
carregando o peso da desilusão.
decepções afetivas sentimentais,
as vezes profissionais ou conjugais...
Mas é preciso dar a volta por cima,
para poder continuar,
é preciso sempre tentar outra vez ...e outra vez,
Desistir ? Nunca !!!
Insistir até definitivamente conseguir,
correr riscos...e não se acovardar,dos sentimentos e diante das desilusões.
Amar é preciso,
pois o amor é o melhor remédio,
te fazer sair desse tédio,
O amor traz a cura para as feridas das desilusões,
Insista !
Resista !
Não desista!E sempre tente outra vez !
Você merece ser feliz!
Nada do que buscar nas fugas, superará o amor!
****************
Texto:
As fugas das desilusões '.
Gilberto Braga.
Marias... Mães
Mulheres, Mães, Marias
Milenares, estrelas
Narradas nas poesias
Castas, donzelas
Prostitutas, mediomanias
Branca Maria
Preta Maria
Magra Maria
Gorda Maria
Simplesmente Marias
Amadas, amorosas
Abandonadas
Marias carinhosas
Enamoradas, casadas
Bravas
Solteiras, sorrateiras
Escora da cria
Fervorosas, nunca frias
Resadeiras, sempre Marias
Traz a vida, parteiras
Altas, baixas, metade, inteiras
Marias verdadeiras
Marias passadeiras
Faxineiras
Marias de fé
Marias de Nazaré
Marias mulheres
De afazeres
Marias de poderes
Cultas, analfabetas
Marias poetas
Marias... Marias...
Brindemos o champagne!
É seu dia, todo dia, dia a dia...
Todas as Marias numa só... Mãe
o ciúme
nada é mais tolo do que o ciúme,
o ciúme das moças e das mulheres
o ciúme dos homens covardes e violentos
o ciúme dos pais e das mães operosas
nada é mais estúpido do que o ciúme
o ciúme não garante a lealdade do amante
nem a fidelidade conjugal da esposa e do marido
o ciúme é um delírio de posse, uma loucura inconsciente
de quem deseja ter o que já possui e não valoriza
o ciúme é uma serpe perigosa e estúpida, que morde seu próprio
calcanhar, como alguém que por insensatez envenena
a sua própria fonte de água pura..
Só a mulher tem a capacidade de gerar a vida,
sem as mulheres não existiria a humanidade.
Portanto,
Mãe não é quem gera um filho e dá a luz,
A mulher é quem faz isso...
capacidade orgânica que Deus lhe atribuiu.
Temos mulheres que não são mães.
Torturam, rejeitam, injuriam, judiam, abandonam...
A essas mulheres não daremos espaço nesse momento.
Ser mãe é ser
amiga,
conselheira,
educadora,
protetora,
dedicada,
carinhosa,
cuidadora,
é amor ágape para com o filho.
Às vezes chora baixinho por dentro
Às vezes é contentamento puro e cristalino
que salta aos olhos em forma de lágrimas
ah como choram (e nós homens invejamos)
sinônimo de sensibilidade, capta no menor anseio do filho.
mãe adotiva,
mãe biológica,
mãe de leite,
mãe de consideração
pai que é mãe
é o que menos importa
Portanto ser mãe,
é mais que gerar,
é mais que dar a luz,
é questão de ser e é questão de estar,
então vamos celebrar o dia delas
que deve ser lembrado todos os dia,
com um beijo carinho pela manhã
acompanhado de um "eu te amo mãe"
ela vai gostar, posso apostar.
NÓS MULHERES
Nós mulheres somos privilegiadas
Só pra não dizer
bem aventuradas.
Sobre os homens temos uma vantagem,
Eles dirão, isso é bobagem...
Uma questão compartamental
Que nos é fundamental
Temos o dom da fantasia
que enche nossa vida de magia.
Enxergamos tudo mais colorido
Falamos em tom de alarido
Seria o mundo interessante
Não fossem as mulheres tão excitantes?
mel - ((*_*))
O PT não é o partido que representa os negros, as mulheres, os homossexuais, o trabalhador, o pobre, o Brasil.... Não!
O PT é o partido que representa o próprio PT. Que representa o Lulla, a Dilma e os petistas de carteirinha, nada mais.
Há milhares de negros, mulheres, homossexuais, trabalhadores pobres brasileiros que reconhecem e não compactuam com a ideologia de vitimização da esquerda.
Não é preciso uma pessoa negra pra representar os negros, nem uma mulher para representar as mulheres, nem um homossexual para representar os homossexuais... *Diga-me qual é o pobre que representa o pobre ou o trabalhador que representa o trabalhador na política atual???
O que precisa é gente que saiba representar, agregando e não segregando. Gente que representa trabalhando e não roubando. Gente que não enriqueça ilicitamente enquanto defende de forma hipócrita os trabalhadores honestos e pobres; culpando o capitalismo do qual usufruem (e muito) pela pobreza da nação, numa política de generalização que cria muros e não pontes.
Conscientização liberta, vitimização escraviza.
"Querido,
Se eu pudesse livrar todas as mulheres de você, eu livraria. Você é o mestre em simetria perfeita, sabe escutar e dar o espaço que uma mulher merece. Aceitou meu caos de bom grado, e ainda me levou pra conhecer sua família. Mas eu, nunca fui o suficiente. Meu amor própio é muito, mas nem tanto. Antes que gerasse um pedido de casamento eu usei as palavras que mais dariam sentido "o problema sou eu, e não você." Fui embora com uma dor no coração, e com um cíumes horrendo da mulher que teria você ao lado todos os dias. Me desculpa, eu nunca gostei de me prender a nada. Sou mulher de imensidões, jamais de gaiolas.
Com amor, Anônima."
MENINAS, MULHERES,
Vamos exercitar?
O mundo ja é suficientemente machista e patriarcal,
Sofremos preconceitos e castrações da sociedade , família, desde que nascemos...
Pelo simples fato de sermos mulheres.
Vamos tentar falar menos ou NÃO falar mal uma das outras?
Que tal?
Como exercício de descontaminação,
Uma MULHER nunca fala mal da outra!
Combinado?
Obrigada/ De nada!
Mulheres generosas...
Cada pessoa tem algo de especial, algumas mulheres, em particular, são abençoadas e tem mais sensibilidade e carinho, são dotadas de um coração melhor que parece maior, só assim para entender sua capacidade de se doar intensa e incondicionalmente para com aqueles que amam e confiam, ainda que sem a correspondência merecida.
Os filhos sempre são acolhidos e amados com uma força que só tem paralelo com as energias da natureza representadas pelo ar, fogo e terra que, em movimento, não encontram resistência.
Conheci mulheres especiais, na família a mãe generosa, guardiã permanente dos meus dias, no mundo, poucas, perdi muito com exigências de garantias e certezas.
Quantas mulheres generosas e abençoadas...
Ana Julia...
Ana Júlia já percebera em seu corpo alguns sinais do tempo, as mulheres são mais atentas, normalmente cuidam-se mais, mas suas mãos evidenciavam o que os afazeres de todos os dias vinham adiando, ter a consciência de que anos se passaram.
Sem saber ainda porque, em plena manhã de domingo, esse olhar mais atento para essa parte de seu corpo fez com que pensasse em como estava sua vida frente aos planos de sua juventude, quando imaginava para si um mundo sem limites e uma certeza de que poderia ser e fazer o que quisesse de sua vida.
Estava só, o esposo e as três filhas, jovens adultas, haviam saído para fazer algumas compras necessárias para uma pequena viagem de fim de semana numa casa de campo cedida por amigos.
Um pouco confusa com essa inquietação aparentemente sem motivo buscou em uma gaveta da cômoda uma delicada caixa de música, cuidadosamente guardada, ainda envolvida em tecido aveludado.
Mesmo sem acionar o mecanismo daquele relicário ouvia a suave música a tocar, lágrimas e uma intensa tristeza a envolveram no mesmo ambiente onde crescera e presenciara a lenta agonia de seu pai, época em que a tuberculose assombrava as famílias.
Nunca o perdoara pela vida boêmia e descuidada que o afetara e também à toda família, só não ficaram sem um teto porque a casa era fruto de herança de sua mãe, que mantinha o básico lavando, passando e costurando roupas para famílias de posse das redondezas, logo que aprendera Ana Julia também participava desse ofício.
O que mais a incomodava naquela época era a postura de sua mãe que, em muitas das noites que passara acordada preocupada com o marido, ficava em oração sem reclamar e de onde se abastecia de toda a energia de que precisava para continuar.
Ana Julia ainda mantinha vivas as lembranças das várias madrugadas quando, acordada e envergonhada, ouvia o pai entoar músicas ininteligíveis, enquanto era uma vez mais carregado pelos amigos da noite casa adentro, com as vestes sujas e cheiro forte de bebida, Ana Julia, observara incontáveis vezes daquele quarto sua mãe, gentil e resignada, o acolher e o acomodar como podia no surrado sofá da sala.
Durante anos e inúmeras noites em que a mesma cena se repetia sua mãe com o passar dos anos adoecera, e, enquanto seu pai estivera vivo, ela, com o que lhe restava de forças, dele cuidava sem reclamar.
Logo após o falecimento de seu pai sua mãe também se despediu de sua vida de entrega e amor, em seu leito Ana Julia a questionara uma única vez, porque permitira tanto sofrimento e humilhação sem reagir ou reclamar, em resposta ouvira, “sempre soube que você esperava uma reação minha, me perdoe, chegará o dia em que você entenderá”.
Ana Julia buscava ainda a compreensão de tanta abnegação, doação e amor em meio à doença, restrições e vergonha ao longo de tantos anos com o consequente afastamento da maioria dos familiares e amigos.
Finda em sua mente a música suave e delicada, com mais atenção olhava para a caixa de música e relia uma frase por seu pai gravada, “Meu amor me perdoe por todo o sofrimento que te causarei”.
Sua mãe fizera uma escolha consciente, sabendo o que enfrentaria na vida ao lado do companheiro que amava.
Iguais à ela quantas pessoas mais possuem essa força que, para quem está de fora observando sem compreender, beira à loucura, à baixa autoestima e ausência de amor-próprio?
Ana Julia, logo após a morte de sua mãe, decidira que não repetiria aquela história e hoje ainda busca a sua resposta, “...chegará o dia em que você entenderá”.
Nao importa se tu queres
O mais belo refrão
Sou dessas mulheres
Que só dizem não
Tem aqueles dizeres
Pra lá de contramão
Aqueles viveres
De enterro de Anão
Sou dessas Mulheres
Que só se vez uma vez
Em cada esquina
Pequenina
Sou de viuvez
Mulher bem MAIÚSCULA
Ora Maio, ora junho
Ora minúscula
Sem hora pra parar
Quem para é relógio
Sem tempo pra voltar.
Frágio e Fragil
Todo direito de surtar
Nao sou rosa
Nao sou flor
Mas com certeza
Sou de todo amor
Há certos tipos de homens assim como algumas mulheres falham quando o assunto é a conquista diária no relacionamento.
O homem é um bicho engraçado, umas vezes sem noção, outras vezes demente, poucas vezes atento e preciso, já outros sabem manter a chama acesa e...
Como?
No começo mostram apenas o que é conveniente, aparecem para a mulher sempre cheiroso, arrumado, bem vestido (independente do estilo), é extrovertido embora algumas vezes tímidos ou egocêntricos, é pontual, cavalheiro, sempre tem uma carta na manga, intermedeia indiretamente como o Alpha, príncipe, lobo e águia.
Assim que os encontros se tornam rotineiros, certos homens parecem ter perdido o interesse da conquista, logo transparecem em atitudes nada plausíveis e passa a vir aos encontros com aparência de relaxado (barba malfeita, cabelo desalinhado, unhas aparentemente sujas, mal hálito, e exalar um cheiro nada agradável) para “sua companheira”, Afinal engana-se o homem que pensa duas coisas a respeito da mulher quando envolve relacionamento; primeiro: que só a ela é que tem que estar sempre arrumada, atraente e um tanto impecável e, segundo: que apenas “o amor ou a paixão” é que vai manter a chama acesa.
Mas é claro que há uma exceção, existe aquele tipo de homem que estar apto a conquistar e reconquistar a mesma mulher todos os dias por meios de ações como: palavras sinceras e doces, demonstração de carinho, valorizando tanto a si quanto a sua companheira, e cuidando de sua própria imagem. Além do que; nem só de amor manterá a relação estável.
