O preconceito está tão profundamente enraizado na sociedade que, às vezes, nem notamos como podemos ser machistas mesmo sem querer.

Confira algumas frases que são preconceituosas e que você, provavelmente, já falou para alguém ou ouviu alguma vez na vida, seja das suas amigas, irmãs ou da própria mãe!

1. Você deveria parar de trabalhar e dar mais atenção aos seus filhos

Esta é uma ideia que está baseada num preconceito antigo: o cuidado da família é uma tarefa exclusiva do sexo feminino.

Homens e mulheres devem ter a mesma carga de responsabilidade quando o assunto é a educação dos filhos, assim como ambos devem ter as mesmas oportunidades e direitos de manter as suas carreiras profissionais.

O segredo é o companheirismo e a conciliação, para que as rotinas familiares e de trabalho (de ambos) possam coincidir em harmonia!

2. Seu marido / namorado deixa você sair sozinha?

Quando esta pergunta é feita fica implícito a submissão da mulher perante o seu parceiro, como se ela não tivesse a liberdade de tomar as suas próprias decisões sem o consentimento do companheiro.

3. Deve ter feito sexo com o chefe para conseguir ser promovida tão rápido

nunca depende de um homem para conseguir suas paradas

Sem nunca depender de um homem pra ter minhas parada, faço minha caminhada.

Flora Matos, trecho da música "Preta da Quebrada"

Esta frase desvaloriza totalmente o mérito da mulher. Existem inúmeras hipóteses para justificar a promoção de alguém, e fazer sexo com um homem como alternativa não deve estar entre as primeiras opções.

4. Se você continuar a ser tão exigente, vai acabar ficando para a titia

Se você tem 30, 35 ou 40 anos e não tem marido ou namorado possivelmente já ouviu esta frase ou algo similar.

Existem diversos motivos para você estar solteira e ninguém tem nada a ver com isso! Normalmente, as pessoas usam esta frase para tentar justificar o motivo de não estar num relacionamento estável.

nenhuma mulher deve esquecer

Nenhuma mulher deve esquecer que ela não precisa de ninguém que não precise dela.

Marilyn Monroe

Mas lembre-se: estar solteira não é sinônimo de infelicidade, pois cada indivíduo tem os seus planos de vida e é totalmente aceitável que casar e ter filhos não faça parte dos seus objetivos.

A vida é sua e não deixe ninguém comandá-la além de você!

5. Mulher perfeita é aquela que sabe cuidar das tarefas de casa sempre com um sorriso no rosto!

Esta frase parece ter saído de um comercial qualquer do século passado, mas infelizmente ainda é dito por muita gente por aí, inclusive entre as mulheres.

6. É tudo culpa da TPM

Não! As emoções e sentimentos das mulheres vão muito além das Tensões Pré-Menstruais, minha amiga! Aliás, é surpreendente alguém acreditar que apenas as alterações hormonais sejam as culpadas de algo que tire a mulher do sério.

Culpar a TPM é o mesmo que rebaixar os sentimentos e emoções das mulheres a meros "caprichos mensais"… Além do mais, ninguém precisa saber que você está passando por este período. Não é da conta de ninguém!

7. Os melhores homens preferem as mulheres difíceis

mulheres dificeis pensador

Não existem mulheres difíceis. Existem as que possuem caráter, personalidade e que se valorizam. Simples assim!

Ao contrário dos homens, nas sociedades machistas as mulheres são obrigadas a controlar os seus desejos e emoções com o receio de serem tachadas de “fáceis” ou “promíscuas”.

As mulheres podem ter a mesma dose de diversão que os homens.

8. Reclama que é assediada, mas sai na rua vestida de forma promíscua

As mulheres, assim como os homens, devem ter a liberdade para se vestirem como quiserem.

Esta frase machista transfere toda a culpa do assédio para a mulher, como se ela tivesse a obrigação de se vestir de acordo com os padrões sociais de “recato” ou permanecer enclausurada dentro de casa para evitar a investida dos homens.

Não importa o tipo de roupa que esteja usando, nenhum homem tem o direito de assediar uma mulher. O único culpado é quem assedia e não a assediada!

9. Se você não cuidar melhor do seu corpo, ele acaba te trocando por outra

Uma ideia medíocre e superficial, que coloca a aparência como fator principal para o sustento de um relacionamento.

E como se isso não fosse por si só um absurdo, ainda colocam todo este “peso social” sobre os ombros das mulheres!

10. Você não acha que já está na hora de arrumar marido e filhos?

Nem todas as mulheres tem o plano de casar e ter filhos. Esta é uma “regra” imposta pela sociedade, mas não significa que seja uma obrigação para todas as pessoas.

11. Você tem um futuro pela frente, porque quer ter um filho agora?

Simples: porque a vida é sua e você escolhe o que deseja fazer dela! Se existem mulheres que não querem casar e ter filhos, também têm aquelas que desejam constituir uma família e… tudo bem!

O importante é cada um saber respeitar as escolhas dos outros, mesmo que estas possam destoar um pouco daquilo o que você imagina para a sua vida.

Lembre-se: a vida dos outros é dos outros, e não sua!

12. Feminismo é bobagem!

feminismo odiado

Feminismo é odiado porque as mulheres são odiadas. Antifeminismo é uma expressão direta de misoginia; é a defesa política do ódio às mulheres.

Andrea Dworkin

Ao contrário do que muitos pensam, o movimento feminista prega a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres. No entanto, infelizmente, ainda existe muita ignorância em torno do assunto, sobre o seu significado e importância.

Não permita que as pessoas desmereçam a luta do movimento feminista, pois graças a ele vários dos direitos que hoje você possui foram conquistados. E ainda temos um longo caminho pela frente!

13. Eu não acredito que você não vai usar o sobrenome do seu marido

A predominância do patriarquismo não foi questionada por muitos anos, fazendo com que costumes machistas como adotar o sobrenome do marido, por exemplo, se tornassem quase que obrigatórios.

Ninguém é obrigado a mudar o seu sobrenome depois que casa. Esta tem que ser uma escolha tomada em sintonia entre o casal, sendo um assunto que não deve dizer respeito a mais ninguém.

14. Homens não gostam de mulheres com muita / pouca maquiagem...

meu corpo, minhas regras

Meu corpo, minhas regras.

E quem disse que você precisa de maquiar para os homens? Antes de tentar agradar quem quer que seja, você precisa se sentir confortável consigo mesma. Este é o único ponto que interessa!

Você pode estar exagerando na make? Ok, pode ser... Mas não será por causa de outra pessoa que você mudará isso.

15. Seu marido não reclama de você trabalhar tanto?

Algumas pessoas ainda acham que as mulheres precisam ter a autorização de algum homem para fazer o que quer que seja, inclusive trabalhar!

Ok, uma coisa é quando estamos de fato mergulhados totalmente no trabalho e sem tempo para compartilhar bons momentos com a família e amigos. Mas outra é simplesmente questionar o compromisso que a mulher tenha com a sua profissão, como se a prioridade fosse sempre manter a satisfação do marido e não a sua carreira. Isso não, né gente.

16. Engravidou porque foi irresponsável!

"Por que não obrigou ele a usar camisinha?" ou "Por que você não tomou a pílula do dia seguinte?". Estas são algumas frases que as mulheres escutam quando se deparam com uma gravidez indesejada. Infelizmente, elas são quase sempre as mais "martirizadas" pela sociedade.

Uma coisa é certa: um filho não se faz sozinho, por isso a responsabilidade deve ser de ambos, homem e mulher, de forma igualitária. Pense nisso antes de sair por aí dando "sermões" para as suas amigas!

17. Você é tão linda de rosto. Se emagrecer fica perfeita!

Não permita que o cruel padrão de beleza de uma sociedade heteronormativa, misógina, gordofóbica e machista impeça a sua felicidade!

A coisa mais bela no ser humano é a sua diversidade, seja de formas ou cores. Ame a sua particularidade e valorize a beleza que ela representa!

18. Quem dera ter uma filha para me ajudar no serviço de casa...

Os serviços de casa não são uma obrigação exclusiva das mulheres! Esta é uma importante lição que deve ser passada para as crianças desde cedo, ok?

Meninos e meninas devem ter os mesmos deveres e direitos, sendo que estes princípios precisam começar ainda em casa.

19. É sério que você não sabe cozinhar? Como vai casar assim?

Outra pergunta surreal que ainda ouvimos muito por aí... Precisamos mostrar para essas pessoas que a responsabilidade de manter a organização de um lar, quanto casais, deve ser de ambos.

emprego de cozinheira

Eu procuro o amor da minha vida, não um emprego como cozinheira.