Texto sobre Educação

Cerca de 1278 texto sobre Educação

Eu no mercado

Entro na fila do caixa no mercado, pego a fila pois parecia que ia ser mais rápida , a moça com 1 produto na mão e o senhor com 1 produto tbm, mas pra minha surpresa o Senhor guardava fila pra esposa , que entrou na fila com um carrinho com trocentos produtos, e eu já na fila à cinco minutos, tenho que partir para outra... Enfim, reclamamos tanto dos políticos, mas a grande realidades é que somos tão parecidos com eles quando agimos dessa forma , sempre querendo tirar vantagem sobre o próximo.

A mudança tem que começar em nós hoje para termos um país melhor amanhã!

Inserida por CICEROEUCLIDES

Hoje em dia as pessoas andam tão corrompidas por esta modernidade nojenta que ser educada, gentil, erudita, atenciosa, obsoleta, benévola, generosa e ter princípios éticos e morais é visto por estes pobres coitados ineptos enfatuados como ostentação, prepotência, arrogância e esnobismo.
No âmbito da psicologia de meus pensamentos (concepção), estes pobres inaptos são um bando de animais selvagens que devem serem soltos imediatamente em selvas, bem distante da civilização para evitar que nos contaminem ou emane suas linhas de raciocínio miseráveis.
Autora- A.Kayra

Inserida por AlineCairaG

Quando olhas pra trás
Notas que fez tudo crescer
Os filhos educam os netos
Os netos entendem o certo
Os filhos mostram que viram
Exemplo dos pais acertivos

Parece até complicado
Erraram para acertar

A bondade só cresce vivendo
Aprendendo a pensar no menor
Humildade não vem quando nasce.
Mas vem de escutar o seu pai
Vem daquilo que sua mãe disse
Dos "nãos" que ouviu ao teimar

Criança que chora sozinha
Aprende a limpar suas lágrimas.

Inserida por leandrogodoy

PAIS, O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO COM AS NOSSAS CRIANÇAS???

Vocês sabiam que a superexposição às tecnologias (celulares, tabletes, notebooks, etc) a crianças (cujo cérebros estão em desenvolvimento) pode influenciar no surgimento de dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, atrasos cognitivos, impulsividade, comportamento infantil problemático, obesidade e entre outros?
Vocês sabiam que o uso excessivo de tecnologias, ou o seu uso em idades inapropriadas podem atrasar o desenvolvimento do(a) seu(sua) filho(a) provocando até mesmo um impacto negativo no rendimento escolar dele(a)?
Vocês sabiam que as crianças são mais sensíveis imunologicamente e que consequentemente elas estão mais propícias a contrair uma doença cancerígena devido ao uso de celulares, já que estes emitem radiação?
Sempre ouvimos dizer que nessa Era tecnológica “as crianças já nascem sabendo” dominar esse ou aquele aparelho. Mas será que essas mesmas crianças, estão acompanhando o desenvolvimento natural esperado para a sua idade? Estão sabendo falar? Ler? Escrever? Se comunicar saudavelmente com as pessoas do seu convívio? Estão sabendo ter respeito por vocês pais e pelos outros a fora? De onde vem o seu orgulho de achar que “as crianças já nascem sabendo”? Em que a “esperteza” tecnológica que ela adquiriu contribui para o desenvolvimento infantil dela? Será que isso não é apenas uma das citações que te alivia para parecer que todas as crianças estão “no mesmo barco” e que a atitude de vocês pais é super “normal”, quando no fundo essa permissividade inadequada a tecnologia não passa de uma negligência para evitar aborrecimentos com seus(suas) filhos(as)?
“Ah, porque fulaninho(a) não tem ninguém pra interagir”; “Ah, porque eu passo o dia todo fora de casa e fulaninho(a) fica sem ter o que fazer”; “Ah, porque fulaninho(a) não tem lazer.” “Ah, porque...porque...porque...” Por favor, parem de arrumar desculpas para investir na qualidade de educação que devem dar aos(as) seus(suas) filhos(as) dentro de casa. Filho(a) é “coisa séria”, assumam essa responsabilidade, antes que criem problemas para eles, vocês, ou para a sociedade. Passem algum tempo dedicando-se a eles(as) (o mínimo que seja), estimulem a comunicação, o afeto, a empatia...desconectem-se um pouco do mundo virtual vocês também, e permitam-se respirar juntos lá fora...Sintam-se conectados pela própria presença humana!
Que futuro vocês esperam das nossas civilizações? As crianças de hoje serão os resultados de amanhã. Não sejam cúmplices da criação de sujeitos cada vez mais individualistas, cheios de vontades, e fechados nos seus mundinhos virtuais. Ensinem os seus filhos a construírem sua independência e onde ao mesmo tempo saibam conviver em sociedade.
Pensem sobre isso hoje...Amanhã pode ser tarde demais...!

(18/01/2018)

Inserida por SamaraSantanaCamara

GENTE ELEGANTE!

Gente que desfila bonita seu jeito único
.... que carrega com leveza e humildade suas fraquezas
... que transmite com naturalidade sua diferença e sustenta seu estilo, sem radicalismo e sem se abalar.

Gente que sabe sorrir, despir o corpo e acarinhar a alma ... que fala sem humilhar ou intenção de constranger
... que escuta, ouve com atenção
... que muitas vezes adere ao silêncio, para não alimentar comentários maldoso.
Gente que transmite elogios com respeito, sinceridade e despretensão ... que aceita gentileza, e retribui apenas por gentileza
... que é prestativo e generoso, sem necessidade de tornar público.

Gente que reconhece quando não sabe
... que se dispõe a explicar quando é algo que entende ... que se interessa pelo novo e respeita o antigo.
Gente que pede licença
... pede desculpa
... pede o que quer
... diz quando é não, e, sabe sair, sem precisar pedir.
Gente elegante está no gesto
... que olha nos olhos
... que desvia o olhar quando não lhe diz respeito

Gente que não tem preço, mas valores imensuráveis.

Elegância não se compra, por sorte, podemos fazer nós mesmos.

Não tome de mim nem que por empréstimo os maus hábitos,
São eles defeito e arrastam todos nós ao sepulcro, ao inferno contemporâneo,
Atente aos bons modos eles nos entregam ao céu, mas se nem assim advertido adotares o conceito de aventurar-se; reveste-se de armadura para suportar a estrada íngreme e perversa,

Inserida por dalainilton

Os valores praticados pelo mercado de arte das artes contemporâneas no Brasil em relação os valores das obras de arte dos grandes mestres brasileiros do seculo passado, muitos deles falecidos com suas obras fechadas, chegam a ser imorais. Sempre me pergunto qual será o real futuro de valor e de importância artística, cultural e financeira da arte contemporânea praticada e comercializada hoje dentro de alguns anos a frente. Não precisa ser um profeta amaldiçoado para prever em breve o uso indevido ou destruição de parte de obras de arte de artistas, ora hoje, desvalorizados, do seculo passado, a serem utilizadas como espúrios suportes e plataformas perversas para material da arte e de artistas contemporâneos. Não só pelo valor baixo do conjunto da obra mas assim como o pouco valor artístico, histórico e cultural que tem com o patrimônio e acervo artístico nacional em todos os níveis.A exemplo disto é os pichadores maculando obras de arte publicas nas principais cidades.A crise na educação, na segurança publica e a falta de oportunidades profissionais acarretam uma manifestação artística marginal, suja, egoísta, violenta e ignorante.No equivocado e perverso conceito de que a coisa publica não é de ninguém, nem do próprio que a desrespeita...e suma, não tem dono mesmo. Isto é pra lá de grave pois não é o uso indevido da coisa publica que foi apropriada por alguém para ter publicidade por um breve período de tempo mas sim mais grave ainda pois é algo que deve ser destruída ou reinventada de forma tosca e bizarra anonimamente por que é nada, não significa nada, nem é ninguém, é nada. Logo é justo marginal que alguém passou por ali para pelo menos desrespeita la publicamente uma vez e revaloriza la dentro da marginalidade e da desclassificada
poluição urbana.Um futuro triste. .

Inserida por RicardoBarradas

Direito a vida é um direito de todos... principalmente dos BANDIDOS, CORRUPTOS e OUTROS CRIMINOSOS DIVERSOS... os direitos humanos são lindos, mas amplamente aplicados para proteger bandidos.....
Sem fugir da 'matéria foco do post', a educação pode até ser excelente mas se o alunato não quiser fruir dela é desperdício de recursos, MEUS IMPOSTOS, SEUS IMPOSTOS e os de todos jogados no ralo.... bilhões de reais jogados fora por moleques que não querem saber de escola, instruírem-se, ouvindo lixo sonoro como essa joça do FUNK, em um mundo capitalista onde O SEU GRAU DE INSTRUÇÃO DETERMINA SUA RENDA, e este povinho tende a ir 98% à criminalidade, fazendo que além do desperdício de dinheiro já empreendido na tentativa frustrada da educação dos mesmos sejam gastos também com justiça, processo, defensoria pública (porque para roubar, matar, vender drogas eles tem dinheiro, mas na hora da justiça recorrem a gratuita).... e etc.... outros bilhões de reais gastos inutilmente na tentativa de manter solto este lixo de perfil....
na boa, a beneficio da humanidade, dos cofres públicos e de nossas gerações descendentes, que este povo efetivamente seja exterminado, não passam de peso morto e massa de manobra para manutenção do governo e seus podres representantes mesmo, pelo menos limpando essa escoria de gente, talvez, nosso país tivesse uma chance de melhorar ... talvez....

Inserida por rlnoronha

BRASIL DO ANALFABETO

Em uma simples
casa de roça,
já não havia arroz e feijão
pois o imposto era tanto que mal
dava para o pão.

O pai era lavrador e a mãe
costureira
ganhavam pouco
que mal dava para encher a geladeira

ganhavam bolsa família e
auxilio moradia
mais o descaso era tanto que as vezes só tinha farinha

O casal tinha uma filhinha
que estudava na escola municipal
da simples vila Mathilde
ao redor do arraial


Um dia enquanto o pai capinava o
quintal,
foi mordido por uma cobra
e foi levado as presses para o hospital

Chegando o hospital
o pai tira do bolso 2 moedinhas
e na porta diz a filhinha
"Não gaste até o papai voltar,vai dar tudo certo e
quando sair venho correndo te abraçar"

A menina e a mão voltam
para a casa a mãe tinha de trabalhar
para os impostos poder pagar

4 horas mais tarde uma ligação do hospital
chamou no telefone
chamando as preçes a família de seu
Gerome

chegou então a triste noticia
o pai havia falecido
a menininha tirou dos bolsos suas 2
moedinhas
e abraçou a mãe chorando pois perdera seu pai,seu melhor amigo
.

O pai lavrador,trabalhor e pagador de impostos
morreu na fila do hospital
pois os medicos estavam vendo da copa a grande final

A mãe continuou a trabalhar
por toda sua vida
passando fome ao lado de sua filha
pois impostos devia pagar

A cada pão que compramos
pagamos impostos e quem dera servisse para alguma coisa,
devia ser investido em hospitais,educação e profissionais capacitados.....

A realidade do nosso pais é que é assim e sempre sera
pagaremos nossos impostos
com nosso dinheiro suado,enquanto isso os políticos safados desviam a verba para comer lagosta e camarão enquanto em casa de pobre familia falta até o pão...

Mas tudo vai melhorar,se adoentarmos poderemos ir ao hospital,os médicos estarão lá....vendo os jogos da COPA!!!

Inserida por ludase

PARA MEUS ALUNOS QUE ACHAM QUE ESTOU MENDIGANDO SEU RESPEITO E PIRRAÇAM, PERTURBANDO A AULA DOS OUTROS.
Obediência forçada não é virtude. Não quero merecer seu respeito, e nem poderia pretender se mesmos seus pais não o têm. Esta é a prova de que educação escolar não substitui a familiar. Afinal, o céu não é feito de respeitados, mas sim de respeitadores.

Inserida por Kllawdessy

Por mais difícil que seja manter viva uma semente de paz, tolerância, respeito e senso crítico nas crianças, num mundo em que tudo parece estar de cabeça pra baixo, vale a pena. Todo esforço neste sentido sempre valerá a pena. O que dizem sobre "o mundo que queremos amanhã começa com nossas ações hoje" não é clichê, é a mais pura verdade.
Nesse cabo de guerra entre bem e mal, vence aquele que se fizer mais presente na vida daqueles que depois de nós, terão um mundo inteiro pra gerir.

Inserida por decofleck

A nobreza da educadora em sua santificada sina
exaspera minha responsabilidade,
punindo-me com o sentimento de culpa
a cada minuto desperdiçado.

A educação, a criança descobrindo a leitura,
o jovem que teve a mente tocada e as asas desamarradas, asseveram esse sentimento.

Já não sou mais o mesmo.
Já nem sei quem sou...
Mas estou gostando dessa nova criatura.

Inserida por AugustoBranco1

AZAR


Ainda que ter saúde me conforte,
Pouca coisa eu teria como azar.
Não me seria azar estar com a morte,
Pois muita dor poderia amenizar...

Mas muito considero como sorte,
Como ter boa educação, um lar,
Estrutura, dignidade e suporte...
Qualquer muro onde eu possa escalar.

Pois se fala em lutar pela vida,
Mas isso é a mentira mais vil:
Com que arma o pobre enfrenta a lida?

Esta pátria não é assim tão gentil
Para quem já tem a luta perdida:
Azar é nascer pobre - e no Brasil!

Inserida por VeronicaMiyake

Faltou agua
Acabou a luz,
Comida não tem.
Sofrimento sempre sobra
Em alguma casa
Sem janela e nem porta,
Seja no sul ou no sertão!
A noite é iluminada
Pelos lamentos,
E o sal das lagrimas
É o sustento!
Para a barriga de vento.
Em terra castigada
Pela politica e corrupção
Quem sofre é o miserável
Sem o acesso a saúde
E educação.
Que vive de promessas
Que insistem em se repetir
A cada quatro anos
Ilusão, ilusão, ilusão,
Pela falta de competência
Na escolha de uma nação.

Inserida por pablodanielli

DIA DE AVALIAÇÃO

Quando a professora adentra à sala
A turma toda fica aflita!
Somente o coração palpita
Quando ela emite a fala.

Neste momento todo mundo se cala,
Ninguém mais se agita,
Nem Claudinha, Andreia ou Benedita,
Nem Amanda ou Ana Paula.

A sala é um mar de silêncio,
Não conversa mais Juvêncio,
Nem Pedrinho com João.

Só se fala se for a palavra presente!
Quem estudou tá confiante, outros descontentes,
Pois é assim no dia de avaliação.

Inserida por valdemi

Quando você estiver devendo determinada quantia à operadora do cartão de crédito, some a dívida e avalie se os objetos que comprou têm valor venal igual ao cobrado no cartão.

Assim, caso você venda tudo o que comprou e não consiga pagar a dívida, significa que você gastou dinheiro com supérfluos.

Inserida por joseguimaraes

O problema do Ensino público é que a pedagogia não responde o quesito de escola para todos.
A razão dos colégios particulares é a aprovação dos pais e não dos professores. A quem está certo? Uma educação não se constrói com capital; nem com assistencialismo, se faz com competência e habilidade de saber que o professor é um nada, apenas demanda de seus estudos variados pontos de vista; nunca se posicionando a favor de uma tese ou argumento, mas sempre levando os alunos a atividade do pensamento. O problema da educação no Brasil é que uma releva a pedagogia do miserável; e a outra do capital.

Inserida por brunomarinelli

⁠A realidade é que se você não for autodidata, nunca vai ter professor bom, nunca vai ter material bom. O sistema hoje é baseado em quem tem conhecimento ensina a quem não tem, mas se você não aprende com quem está ensinando você é "burro", "incapaz", "Q.I" abaixo da média, ou não se esforçou sozinho como deveria, há muitas contradições nisso, que parece que ninguém ver ou finge que não ver e ninguém discute, estamos acomodados, fadados e aceitando esse sistema de ensino "do faz de conta" que passa o pano em cima do aprendizado de quem não se dedica a ser autodidata. Não que eu discorde que quem se esforça e se torna um autodidata merece o que conquista, mas se a ideia é igualar o conhecimento e fazer com que toda a sociedade em conjunto evolua e tenha qualidade de vida, por que não procurar melhorar o sistema de ensino, onde o indivíduo seja autor de suas próprias conquistas, aprendizados e que seja julgado pelo que sabe e não pelo que não sabe? onde pudesse ter a chance de se desenvolver e descobrir o seu potencial por conta própria ao invés de ter alguém dizendo como ele deve fazer?! Acredito na ideia de que você deve ter um acompanhamento e o máximo de informações apenas na infância, depois disso ter um acompanhamento e um ensino pra motivar o indivíduo a ser melhor e não classificá-lo, acredito que pra você ser bem sucedido não precisa necessariamente ir bem em uma prova, mas precisa necessariamente ser bom no que sabe fazer, e você só descobre o que sabe fazer quando você pratica e gosta do que faz, e o hoje infelizmente, somos movidos a estímulos e o que não nos estimula não iremos ter aptidão em fazer. E tenho a absoluta certeza que notas não motiva e se você acha que deveria ser motivação está contradizendo o fato de que todos devem ter conhecimento e de que a sociedade deve evoluir em conjunto, se você acha que apenas uma parte da sociedade a autodidata com Q.I alto deve está sempre no topo de tudo, você está se menosprezando, pois sempre terá alguém com conhecimento a mais do que você. Completando, quero dizer que todo conhecimento é válido e que o motivo de tantas pessoas "sem rumo", ou sem motivação de querer uma vida melhor é por que não teve motivação alguma a ser melhor e se você acha que não deve existir motivação por parte do setor público, fala isso pra quem infelizmente nasceu com a mãe e pai nas drogas, quem mora em periferia onde o único estímulo que se tem é ganhar dinheiro rápido e fácil, ou quem não teve uma boa educação na infância.
Esse desabafo não é tanto relacionado a quem sou , ao que fiz ou que deixei de fazer, pois hoje estou muito bem. Mas escrevo pelas futuras gerações de pessoas que com certeza não serão como máquinas a seguir um aprendizado ,uma rotina e uma "fôrma" como é tentada passar no sistema de ensino atual.

Inserida por HallysonMiranda

⁠Marcas do Tempo

Quando na adolescência,
ainda sem muita experiência,
ouvia de meus pais:
“quero ver meus filhos bem,
com princípios morais e éticos sempre.”

Essa marca não se apagou com tempo!

Na vida, em todos os momentos,
os valores humanos
constituíram a nossa a essência,
que tenhamos presente, eternamente,
esse belo ensinamento.

Essa marca não se apagou com o tempo!

Sigamos alimentando sonhos,
que a coragem, a fé e a esperança
continuem sentimentos importantes,
que nos conduzam
a uma evolução constante.

Essa marca não se apagou com o tempo!

Que as novas gerações,
mesmo com o passar do tempo,
levem consigo esse exemplo,
e incorporem em suas ações
esse rico fundamento.

Essa marca não se apagou com o tempo!

Que o amor, o respeito e a solidariedade,
sejam valores consistentes,
tornem-se conduta permanente,
na construção da sociedade
e na transformação da humanidade.

Inserida por ivete_hermann

⁠MELANCÓLICA CANÇÃO

Encontro - me só
Em pensamentos inseguros ,
Sendo mais seguro não
expressá - los
Contemplando - os , consigo
abraça - los.

Por onde recorro há prantos , desgraça e destruição ,
Em lugares destinados para educação
Empossado estar a corrupção ,
Como refrigério o povo declama uma melancólica canção.

Esgotado de tudo , clamamos
por proteção ,
Inibidos pelo rancor da injustiça
Paralisados pelo medo da tensão
Presos nesta infinita cadeia de emoções.

Findando está repressão
Mergulhamos numa profunda
depressão ,
Por fim , migalhas comemos tornando-se porcos ,
com intuito de sobrevivermos
uma grande solidão

Inserida por nathan_valentim