Texto sobre Educação
NO TRÂNSITO SOMOS TODOS PEDESTRES
Autor: Gerardo Carvalho Frota (PARDAL (*)
Tivemos mais u’a Campanha
De trânsito para educar
Desta vez todo pedestre
Que pelas ruas andar.
E também os condutores
Pra aprenderem a respeitar.
Pois todo mundo é pedestre
Seja o da moto ou ciclista
Por isso no dia-a-dia
Não deve perder de vista
Que quando pedestre for
Não ande no meio da pista.
Vou contar uma história
Que se deu em minha cidade
Ela aconteceu no trânsito
Veja que barbaridade
Pois já morreu tanta gente
Que é quase calamidade.
Até março deste ano
Ocorreu tanto acidente
Passou até de 3 mil
E acontece diariamente
54 batidas
Que coisa mais deprimente...
Lendo isso num jornal
Eu não quis acreditar
À AMC e ao Detran
Eu fui então procurar
E a turma da estatística
Que passou a me contar.
Disseram que esta cidade
É a 3ª do Nordeste
Em acidente de trânsito
Que já tá virando peste
É como se nas estradas
Se vivesse a lei do agreste.
Me mostraram cada número
Que fiquei estarrecido
Mais de 4 mil acidentes
No Ceará tem ocorrido
Até março deste ano
Quanta gente tem morrido
1600 acidentes
Esta é a média mensal
Nas estradas do Estado
Federal ou estadual
360 é o número
Só de acidente fatal.
Neste primeiro trimestre
Morreram em todo o Estado
97 pedestres
Que povo precipitado!
Mais 400 feridos
Este é o triste resultado.
E neste mesmo período
Morreram nesta cidade
Mais de 36 pedestres
Veja que brutalidade
O dobro do ano passado
É triste mas é verdade.
Cada 23 minutos
Um acidente é registrado
De 3 em 3 horas tem
Um pedestre atropelado
Cada 27 horas
Na via um morto é encontrado.
E continua a estatística
Com número tão deprimente
Cada 3 horas um pedestre
É ferido em acidente
E em pouco mais de 2 horas
Outro morre de repente.
A cada 6 dias vai
Morrendo um motociclista
E em cada 26 horas
U’a pessoa morre na pista
Sem falar nas estatísticas
De acidentes com ciclista.
Pois conforme o Denatran
Quase 60 por cento
Das mortes que há no trânsito
Tem um relacionamento
Muito estreito com o pedestre
Por ser um frágil elemento.
Foi Andréia Maciel
Que tudo isso falou
Num artigo que escreveu
Em que bem analisou
A situação do pedestre
Que aos poucos se complicou.
Nem todos são condutores
Diz também a jornalista
Mas todos somos pedestres
Inclusive o motorista
E portanto a segurança
Não vamos perder de vista.
Chegou também na cidade
O doutor Carlos Alberto
Que é um membro do Contran
E nos falou curto e certo:
Segurança dos pedestres
Tem que se ver bem de perto.
Seja a pé ou em bicicleta
Ou mesmo motorizado
Sobre duas ou mais rodas
Pro pedestre é arriscado
Conviver bem neste trânsito
Que pouco foi educado!
Não é possível andar
Nas ruas sem se envolver
Com o próximo que lá está
E com ele conviver.
Só mesmo com a educação
Isto vai se resolver.
Pra concluir diz Alberto
Todos se conscientizando
Um cordão com a sociedade
Aos poucos vai se formando
E a vida de todos nós
Vai então se preservando.
Professora Elisabeth
Deu a sua opinião
“Para cobrar dos pedestres
Correção e educação
Têm que os gestores do trânsito
Mostrar também sua ação.
Construir mais passarela
E as faixas também pintar
E lá na escola os pedestres
Vai ser preciso educar
Pois muita gente nem sabe
Como a rua atravessar.
Diz o Código de Trânsito
Tem que haver educação
Do Jardim à Universidade
Pra que haja formação
E que a vida não termine
Estendida pelo chão.
NO TRÂNSITO SOU PEDESTRE
É a discussão na cidade
Pretende-se assim fazer
Com que toda a sociedade
Respeite quem anda a pé
Como uma necessidade!
Gislene da AMC
Disse que para ocorrer
PAZ NO TRÂNSITO é preciso
O condutor aprender
A respeitar os espaços
E com outros a conviver.
Pra isso basta seguir
A antiga lei da empatia
Que é só fazer com o outro
Aquilo que gostaria
Que fizesse então consigo
Esta é a boa filosofia!!
As leis existem pra quê?
Para que sejam evitadas
Colisões para as pessoas
Não saírem machucadas
É o que ocorre quando os carros
Ficam em cima das calçadas.
Pois sem respeitar as leis
E sem fiscalização
O Brasil sempre será
Um eterno campeão
Em acidentes de trânsito
Como já é há um tempão.
Mais de 350
Mil pessoas ficam feridas
E são mais de 30 mil
Que por ano perdem as vidas
10 bilhões governo gasta
Com estas vidas sofridas.
Voltando para cidade
Onde se passa esta história
Vamos nos conscientizar
Que só teremos vitória
Quando em todas as cabeças
A lei for obrigatória.
Afinal qual é a cidade
Onde passa esta tristeza
E as estatísticas mostradas
Vão tirando sua beleza
Esta cidade se chama
Nossa amada Fortaleza
Fim – out./2005
(*) - Professor aposentado. Educador de trânsito há 30 anos. Cordelista e trovador há 40 anos. Presidente do Centro dos Cordelista do Nordeste - Cecordel
"Quando temos a certeza de que vivemos como almejamos, certeza de que temos uma vida digna, ainda que não seja abastada de materialismo. Passamos a nos preocupar com o que acontecerá após a nossa morte, tanto quanto, nos preocupavamos com o que ocorrera antes de termos nascido."
Thiago Oliveira (1986 a)
"Sobreviver no estado do Rio de Janeiro, Brasil é tão heróico e vibrante quanto sobreviver ao desembarque nas praias da Normandia, França. Fato ocorrido em 6 de junho de 1944, o famoso dia D. Tão mortal quanto as MG42 alemãs. Aqui lutamos contra Sarampo, Corona Vírus, Febre Amarela, Zica Vírus, Dengue, Gripe, Chikungunya, Milícias, Tráfico, Autoridades Corruptas e Analfabetismo Funcional."
Thiago Oliveira (1986 a)
"A existência de alguém, que se opõe aos meus pensamentos é fundamental para o meu crescimento, enquanto ser social. E, entender a importância do outro ser no processo de aprendizagem, na jornada de vida, compreendendo, respeitando, aceitando ou não sua opinião, me tornará de fato, cidadão."
Thiago Oliveira (1986 a)
"O grande legado da vida não é ser um acumulador de conhecimentos, transformando-se em um estorvo social. Mas, ser um multiplicador do saber, compartilhando-o de maneira sustentável e equilibrada. Tornando-se distinto dos demagogos e, um exemplo digno para o legado de outras vidas."
Thiago Oliveira (1986 a)
Mãe
Eu sempre gostei de crianças, ajudei a criar muitos dos meus sobrinhos com todo amor do mundo como se fossem meus, mesmo sendo criança também.
Me tornei mãe aos 16 anos, um espanto para muitos porque era muito nova, uma criança literalmente, mas eu sempre fui cabeça feita, sabia exatamente o que queria, não me arrependo nem um segundo da minha vida, principalmente quando vi meu menino lindo no meu colo, me olhando com os olhos tão esbugalhados e atentos, faminto já se aninhou em meu peito começou a mamar...sentia que ele sugava meu amor a cada mamada, sei que é meio doido dizer isso, foi meu sentimento de mãe!
Com 18 anos tive minha princesa, aí pronto eu estava totalmente realizada antes mesmo de me tornar adulta pra sociedade.
Curti cada segundo de felicidade e descoberta dos meus pequenos, ensinei, reprovei atitudes e corrigi com tapas e palmadas sim senhora (porque hoje é proibido educar), e não é atoa que tenho orgulho de vê-los crescidos, lindos e de ótimo caráter benza Deus!
Ele puxou a mim, ela puxou o pai, ele é tranquilo, caseiro e do dia, ela é inquieta, rockeira e da noite. Como dizem, se fosse tudo padrão enjoaria. Só tenho a agradecer a Deus por ter uma família linda e abençoada, sou muito feliz por ser mãe de dois, mãe de menino, mãe de menina...meus bebês, minhas eternas crianças , mamãe ama “até encher” ...
Ser mãe e minha melhor profissão!
Quando tudo isso passar...
Eu quero voltar pra escola...
Quero voltar a olhar aqueles pequenos olhos sedentos por conhecimento...
Quero voltar a ser o alento da vida difícil da Maria...
Quero voltar a ser a cumplicidade da Carolina...
Quero voltar a ser a alegria do João...
Quando tudo isso passar...
Eu quero andar por aqueles corredores, com saltos barulhentos e não ouvir meus passos porque na escola tem barulho, tem risadas e tem vida!
Quando tudo isso passar...
Eu quero a vida normal,
Mas não o normal de antes!
Esse eu não quero nunca mais...
Eu quero o novo normal, com mais empatia, com mais amor e com aquela sensação maravilhosa da saudade do que se tem!
Sabe aquela sensação que pode perder algo e por isso valoriza?
Que pode ser o último abraço, por isso prolonga ele?
Quando tudo isso passar...
Eu quero sentir essa sensação todos os dias no novo normal!
Aaaaaa como eu quero,
Quando tudo isso passar...
Mas até tudo isso passar,
Até que meus, nossos alunos estejam seguros...
Vai demorar...
Então, eu me reinvento (nas técnicas)
Me descubro (dos medos)
Me fantasio (literalmente)
Me viro no avesso se preciso for
Pra que você (meu aluno) tenha ânimo pra esperar
Quando tudo isso passar...
Procure ser útil...
Ter quem faça tudo pra você o tempo todo não é questão de poder. É coisa de parasita.
É pobreza, mesmo quando se tem muito dinheiro. Mesmo quando você paga pela utilidade de alguém. Pobreza de espírito.
Até um animal, na sua condição de irracionalidade, busca ter utilidade.
Ninguém gosta de gente inútil, que sobrecarrega os outros, que acha que as pessoas estão ali para servir. E isso não é questão de tão somente se importar com a opinião dos outros, de viver para agradar às pessoas e conquistar aprovação. É questão de não ser um(a) babaca, que passa a vida sendo um fardo que os outros carregam sem necessidade.
Por mais que alguém te ame, essa pessoa não tem que viver uma escravidão por te amar. Mesmo porque dizer sim pra tudo não é amor... É codependência, submissão, de um envolvimento tóxico que vai minando paulatinamente o relacionamento.
Gente folgada que usa os outros para o próprio bem-estar e ao bel-prazer; que não se sacrifica para fazer "girar a roda da gentileza"; que acha que não precisa melhorar suas atitudes e que são os outros que erram por tentar corrigi-la... É alguém com uma grave falha de caráter, com grande tendência a se agravar sempre que encontra (e manipula) pessoas dispostas a alimentar isso.
Poder não é ter dinheiro, ter fama e status social elevado. Isso tem outro nome: ilusão.Poder é ser útil, ter boa educação e ser cooperativo.
Nada é mais poderoso do que a união da humildade com a pró-atividade.
Não seja a pessoa que trava a "roda da gentileza", onde tudo para em você. Quando chegar em você, dê o impulso e devolva.
O que eu diria de maneira simples sobre o bullying:
Paraos agressores: Essa não precisa ser a SUA maneira de lidar com as situações difíceis, você pode escolher ser gentil, com você e com os outros.
Para as vítimas: Defenda seus direitos, não leve as atitudes das outras pessoas como consequência do que você é e quando não conseguir peça ajuda!
Para os espectadores: Não colabore com a violência, dê suporte, auxilie aquele que não conseguir se defender.
Para os cuidadores e comunidade: Ensine, Respeite e Defenda os direitos de todos, inclusive os seus e principalmente os das crianças. Lembre-se, elas estão aprendendo e você também.
A compaixão é a virtude, filha dileta do amor, que nos permite compreender que aquele que erra não é desprezível, mesmo quando pratica equívocos, pois nos leva a entender que quem os pratica o faz por ignorância, não merecendo condenação e, sim, reeducação.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
"Na vida não existem escolhas certas ou erradas, e sim, escolhas convenientes conforme nossa demanda de prazeres. A vida é um investimento que demanda planejamento e profissionalismo na execução das escolhas. O que define a popular escolha certa, é o tipo de investimento. Seja ele, de curto, médio ou longo prazo. São suas necessidades imediatas ou não de prazer, quem decidem. A vida humana é regida pela busca insaciável de prazeres e, sem eles, a vida perde a motivação. Levando o indivíduo ao declínio evolutivo, voltando a forma inicial de partícula, matéria à sofrer transformação."
Livro: "Ensaios de Angústia", por Thiago S. Oliveira.
Biografia.
Ah! Como eu gostaria que muitos do povo brasileiro que desdenham a escola a ofertassem amor.
Ah! Como eu gostaria que a arquitetura de tal instituição chegasse àqueles que dela desconhece. Isto, para que escrevam suas biografias em contradição às que lhes são impostas pelo fictício destino.
"Senhor divino mestre, ajudai-nos a exercer com responsabilidade essa função muito importante para a educação das crianças, adolescentes e jovens, guia-nos com tua graça e orientação nas tarefas de organização das fichas, históricos e boletins escolares, atendendo aos pais com eficiência. Diante de ti Jesus mestre, peço inteligência e proteção para continuar firme em tua palavra, cumprindo na secretaria escolar todas as tarefas que me são designadas"
Ginaldi Maria de Araújo, Nen Araújo (1920-2015)
Conquistar alguém pelo que se tem não é digno. Usar o bem material como moeda de barganha para com o caráter do próximo, não é honroso. No entanto, palavras sinceras, com sentimentos dignos e boa educação, conquistam o respeito do mais víl dos corações. Abrem portas e concedem acesso. Seja uma, duas, três ou quantas vezes for necessário. Não sou forte por força muscular, tão pouco pelo porte de armas. Minha força não está no aspecto físico das coisas. Meu poder está no intangível, na força que age de dentro para fora. No âmago do ser humano, sendo capaz de esmiuçar mentes ou de potencializar sentimentos. O grande poder das palavras, obtidas e proferidas com a ciência chamada "educação".
Oliveira, Thiago Silva (1986 a)
Vamos crescendo
Vamos apreendendo
Ao mesmo tempo
Ansiedade vai batendo...
Não é fácil ser da geração Z
Onde tudo parece ser tão fácil
Tecnologias atrás de tecnologias
A cada dia vai ficando tudo mais complicado...
Ensino nas escolas, ultrapassados
Onde jovens termina o ensino médio
Sem saber fazer um currículo
Onde o currículo é um intermédio com o empregado...
No mercado de trabalho
A cada dia exige mais competência
E para o jovem que terminou o ensino médio?
O que resta, é paciência
Brasil! Educação nunca foi visão
Má educação, torna você dependente do sistema
E o Brasil não que perder esse padrão.
Para desenvolvermos a segurança existencial, tendo resiliência nas experiências-desafio pelas quais passamos ao longo da vida, é fundamental nos vermos como filhos de Deus e aprendizes da vida, educando-nos com as várias experiências, transformando-as em experiências-aprendizado.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
OS NÃOS
Devemos nos educar para encararmos os “nãos” que a vida nos dá e nos dará. Criemos o hábito de erguermos diariamente a cabeça desfocando-se do nosso eu, ampliando horizontes e perspectivas. Com a aceitação das negativas e com a visão límpida, a vida será muito mais generosa.
Enquanto ainda acharmos que estado nós servira um
banquete para nós comermos
O que sem ele não consagremos nós desenvolver
o que ele é corrupção mais forte que o desenvolvimento
Estaremos condenados a pedir a clamar pelo estado
e famintos em busca do pão amassado
Acreditando na suas línguas e seus disseres e não os questionando.
Um dia espero poder ver a luz da educação e da vontadevenha mudar nossa ilha de vera cruz
Deus está sempre com as mãos estendidas, basta nós sermos educados e lhe dar um aperto de mão. Kkkk
Pronto: tudo resolvido na gratidão do universo em retribuir o que pensamos e da forma como agimos.
Simples assim.
O amor e a caridade sempre prevalecem nas questões da vida, dos relacionamentos e nas soluções das grandes soluções, de cada ser.
Fiquem na paz.
Você já conheceu algum ser vil, capaz de simular com maestria uma origem nobre, se fazer passar por uma pessoa doce e ingênua, enquanto sai por aí assediando pessoas com as suas maldades e colecionando as suas conquistas?
Normalmente, a sociedade enxerga nesse perfil um charlatão meio "mascate" em emboscadas comerciais ou aplicando golpes a mulheres indefesas emocionalmente mas com uma boa estrutura financeira.
Não! São pretensas "indefesas vítimas" do destino. Elas não têm o pudor de tomar a lei para si injustamente, só entram para ganhar usando de sofismas para o seu embasamento de vida.
Dinheiro, poder e falsidade: não há uma só pessoa que escape da sua espada pelas costas. E às suas testemunhas, o golpe mortal, elas aplicam todo o seu dinheiro para o descrédito.
Mas, por fim, a casa sempre cai...
- Relacionados
- Texto sobre Educação de Paulo Freire
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagens de Reflexão sobre Educação
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
