Texto Liberdade e Autoridade no Ensino
Palavras guardadas em garrafas e transportas pelas águas, aventuras que estimulam, liberdade aprisionada a sete chaves, olhares congelados em miragens, ilusões pra todos os gostos, sabor de morte na prato, no altar, há esperança, na inocência da criança reside a essência que será modificada, bisturi, tesouras, no teclado do faturamento a sujeiras do seus dedos, a bala que sai da arma protege o direito de matar pra não morrer, somos bárbaros, nossa espécie consome todo as as fontes de energia natural, na rotação do planeta existem almas procurando sentido. Na existência do cosmo as respostas estão contidas, curei feridas expostas, analisei propostas das mais diversas esferas.
Nossa liberdade vai até... Nossa liberdade vai até onde começa a liberdade do outro. Isso significa que somos livres para agir e expressar nossas opiniões, desde que não prejudiquemos ou interfiram na liberdade e nos direitos das outras pessoas. Respeitar o espaço e a liberdade alheia é essencial para uma convivência harmoniosa.
Se o comunismo já visto ofereceu alguma liberdade aos indivíduos, ela está relacionada a imposições: se calar ou não expor ideias; trabalhar ou não ficar ocioso; estar de acordo com o regime ou exilar-se, tendo a prisão como terceira imposição ao desacordo. Já no capitalismo, se há alguma opressão, está relacionada ao distanciamento entre os mais competentes, inteligentes e voluntariosos e os medíocres, pois estes ficam segregados na liberdade inócua. A liberdade é um bem precioso, que não admite ser preterido. Quem a possui fica compelido a usá-la de forma vigorosa, sob pena de ser excluído de suas benesses
Procurei a liberdade no mundo e encontrei uma prisão. Busquei uma aventura e me deparei com a solidão. Ao tentar ajudar ao próximo, recebi ingratidão. Busquei ganhar dinheiro, mas tudo foi em vão. Busquei amar incondicionalmente e me deparei com a traição. Procurei um amor verdadeiro e encontrei apenas vaidade. Busquei a paz nos prazeres da carne e encontrei a ansiedade. Numa paixão, tentei curar meu coração, me deparei com a depressão. A verdadeira felicidade nunca esteve tão distante ou tão próxima do outro lado da cidade, mas sempre esteve ao meu lado, dentro de mim, na minha própria vontade.
Rasgo meu coração, para jorrar o sangue da liberdade, adubado com o fermento da coragem em expressar admirações profundas a quem merece receber flores em vida. Teófilo Otoni é terra de talentos culturais, e como menestrel do Vale do Mucuri, deixo minhas palavras de chilreio em prol da cultura da paz e do amor verdadeiro em prol do humanismo exacerbado que aflorou na sociedade para calcificar o vírus do ódio a fim de ceder lugar ao cromossomo da cultura da paz.
Tomemos como exemplo a liberdade de imprensa. Se for dono de todas as máquinas impressoras, o governo determinará o que deve e o que não deve ser impresso. Nesse caso, a possibilidade de publicar qualquer tipo de crítica às ideias oficiais torna-se praticamente nula. A liberdade de imprensa desaparece. E o mesmo se aplica a todas as demais liberdades.
A liberdade requer coragem e confiança em nossos valores, mas os resultados podem ser transformadores. A liberdade de buscar fazer o bem, constitue-se em uma jornada contínua e, cada pequeno ato, conta. Seja oferecendo um sorriso a um estranho, ajudando alguém em necessidade, ou simplesmente sendo gentil e compreensivo com os outros e, assim, estaremos contribuindo para um mundo melhor. 🌟
Se minha liberdade é às custas de oprimir alguém, então não é liberdade, mas a dança neoliberal. O problema é que, nessa dança, a banda que toca a música é contratada pelos verdadeiramente ricos, enquanto quem paga o ingresso do espetáculo e ainda bate palmas para sustentar a fantasia burguesa são os pobres...
Porque ditadores quando chegam ao poder tentam restringir a liberdade de expressão e mídias não corrompida? Porque a liberdade de expressão e mídias não corrompidas impede que eles escondam seus crimes. Assim, a liberdade de expressão e mídias não corrompidas são as maiores armas contra as ditaduras.
Um verdadeiro mestre da liberdade! A liberdade foge daqueles que não buscam libertar suas mentes das afirmações falsas, apontamentos, acusações, mentiras e gritos. Jesus, nesse cenário e infinitos outros, se destaca como o maior mestre da liberdade! Ao invés de ter palavras prontas, ele questionava, por exemplo: "O que queres que eu te faça?" Em vez de apontar, ele mostrava as dezenas e as centenas possibilidades do perdão. Em vez de mentir, ele utilizava o tom da verdade, e em vários momentos de potencial gritaria, ele optava pela variedade do silêncio. Jesus foi e continua sendo o homem mais brilhante que já li, escutei e vivi.
Liberdade de expressão... pensamento... e decisão... são direitos humanos de todas as pessoas, e devem ser exercidos em contextos jurídicos, religiosos, ambientais, sociais e familiares... tanto com responsabilidade... como com obediência a legislação da família, da igreja e do estado ("como em demais grupos ou instituições") e respeito a função, identidade, dignidade e individualidade uns dos outros como seres pessoais e sociais.
Por meio de Cristo, Deus nos adota como filhos, e, com a liberdade de quem ama, podemos chamá-Lo carinhosamente de 'Aba, Pai' ou 'Papai'. Essa adoção revela um relacionamento profundo e pessoal com Deus, marcado pela confiança, pelo amor e pela dependência de filhos que sabem estar sob o cuidado do Pai.
A liberdade de escolha é inerente a cada ser humano; contudo, é imprescindível reconhecer que toda decisão carrega, inevitavelmente, suas consequências. Assim, ao ponderar antes de agir, o indivíduo não apenas evita surpresas, mas também exerce, com maior lucidez, a responsabilidade por sua própria existência.
Adoro o cheirinho gostoso de café quente e preguiça que o domingo exala. Essa sensação de liberdade, de acordar e ficar na cama à toa, sem compromisso algum com o relógio. Adoro passar o dia todo no sofá da sala de pijama, descansar, relaxar e esperar a segunda-feira com o coração cheio de gratidão por ter vivido um dia feliz e tranquilo.
Chegamos a esse ponto da nossa história sobre liberdade e cultura. Chegamos ao auge da hipocrisia, onde a massa patriota defende os valores de uma democracia unilateral. Sem embasamento seu hino, repleto de injúrias, desrespeita as verdadeiras lutas já vencidas pela nação, algumas delas com dor e sangue. Soldadinhos de cera marchando em direção ao fogo, que indubitavelmente consideram pura luz. Eles levantam uma bandeira verde e amarela, parecida com a nossa, mas seu brandir dissimina desordem e clama por retrocesso. Será esse o nosso legado? Ser uma nação homogênea? Uma sociedade esquecida da sua honra? Um povo que assola os caminhos que deveria semear? Flagelos, sentinelas, abram os olhos antes que percam a própria terra.
Ser chamado de traidor por quem não respeita sua liberdade de escolha não é necessariamente ruim. Mandela foi considerado nocivo ao governo Sul Africano segregador, Sócrates foi acusado não reconhecer os deuses do Estado, introduzir novas divindades e corromper a juventude. Em 18 de março de 1922, Mahatma Gandhi foi julgado por uma corte colonial britânica na Índia. Ele acabou condenado a seis anos de prisão, acusado de insubordinação. E aqui lembro da lição de La Boétie de que lealdade é necessariamente acompanhada de reciprocidade, e sem reciprocidade a sua lealdade será servidão voluntária, e quem dela usufruiu será o seu tirano. Tiranos gostam de humilhar seus servos, para domar-lhes a vontade, e raramente vão perguntar o motivo pelo qual não serves mais a ele, apenas vão te chamar de "traidor" por não mais se curvar a vontade dele.
A vida é cheia de escolhas. Uns preferem a liberdade e assim não se jogam profundamente num relacionamento. Não tem hora marcada, não precisa dar explicações. Apenas vivem do seu jeito. Outros querem estar com alguém e dividir momentos. Construir família. Contudo, as vezes sentem-se presos ou impedidos de fazer ou deixar de fazer algo que gostaria de fazer sozinho. Não é porque temos alguém que não ficamos sozinhos. E também não é porque estamos sozinhos que não temos ninguém.
Ouvir, enxergar e vivenciar são janelas para alcançar a liberdade e a ternura que tanto buscamos. Ao nos permitir ouvir os outros, enxergar a beleza da vida e vivenciar cada momento com intensidade, abrimos caminho para um universo de possibilidades e descobertas. É dessa maneira que podemos experimentar a plenitude da vida e nutrir nossa alma com experiências.
Ser livre é uma escolha,desistir é outra, se limitar é desistir da liberdade, temer o amanhã e se arrepender pelo ontem isso te torna escravo e sem liberdade, não pensar e fazer não é pior do que pensar e não fazer, amar suas ideias, ser firme nas escolhas, ter tempo para a paz isso te torna livre, ser amante da confiança, amigo da decisão, amar a vida, não temer as escolhas, não rejeitar as consequências por que isso te tornará prisioneiro da indecisão
"Não adianta fugir do processo das escolhas, pois a liberdade de decidir traz consigo a responsabilidade de arcar com as consequências. É preciso estar preparado para enfrentar os desafios e as oportunidades que surgem ao longo do caminho, e seguir em frente com determinação e coragem."
- Relacionados
- Liberdade
- Frases de liberdade para quem ama viver sem amarras
- Melhor sozinho: frases que exaltam a liberdade
- Liberdade de Escolha
- 51 frases de mulher independente que celebram a liberdade feminina
- Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
- 22 mensagens de agradecimento para formatura do ensino médio
