Texto de Solidão
Minha companheira solidão
Dou um suspiro e uma fechada de olhos como quem espera a picada da agulha de uma injeção, sentindo em cada neurônio e certeza da dor; assim eu faço em todo entardecer quando as nuvens acima de mim são tingidas por cores de fogo, embora como em minhas veias em seus interiores reina um mundo de açoites frios e congelantes.
Ela sempre chega nessas horas, sempre contra minha vontade, com suas vestes cor de desesperança, munida com instrumentos de fazer tristeza e em seus olhos a verdade infalível da minha angústia. Solidão é o seu nome, embora ela seja especialista em me fazer companhia todas as noites. Também tenho o cigarro e a bebida que me acompanham, mas, é ela a solidão que realmente consegue entrar em mim sem bater e correr junto com meu sangue, apertar meu coração e por fim sair pelos meus olhos em forma de lagrimas, dor e tristeza.
Mas, o que posso fazer para impedir suas indesejáveis visitas? Sendo que mesmo rodeado de pessoas ela: a senhora solidão está sempre ao meu lado, debruçada sobre meu ombro.
TUA VOZ
Na escuridão das minhas noites ouço tua voz,
diminuindo assim a minha solidão.
Tua voz corta o silêncio,
trazendo ternas lembranças de momentos felizes e sorridentes que passamos juntos,
momentos revividos ao contemplar tua face, esta já
amarelada pelo tempo, que nem mesmo o papel este tempo
conseguiu consumir.
Tempo que passa lentamente, mas sempre me traz a noite e
Com ela mais uma vez a solidão e mais uma vez a tua voz.
Fev/2005
Amigo não se escolhe
Em pouco tempo, já estava íntimo da solidão. Divertia-me contemplando a beleza despercebida da cidade, ouvindo as frases soltas declaradas com tanta efusão ou deixando minhas lágrimas correrem sem timidez no cinema. Para espairecer, brincava de decifrar a personalidade dos passantes pela disposição dos traços retos em seus rostos. Não sabia se acertava algo sobre eles, mas gostava da sensação de desvendar tudo o que era possível no novo ambiente.
Mas, de vez em quando, algum detalhe ativava uma lembrança. Alguém magro e com uma barba esquisita, por exemplo, era idêntico a um grande amigo de infância, outro com óculos de aro grosso e andar apressado me lembrava um amigo designer, já aquele com cara de John Lennon se parecia mais com um amigo professor do que com o próprio Beatle. Uma expressão ouvida por acaso, uma peça de roupa familiar, um corte de cabelo diferente, gestos, trejeitos, vozes, meros detalhes percebidos em desconhecidos e que possuíam sempre alguma característica em comum com gente que agora estava longe. E por mais entretido que eu estivesse com tantas novidades, esse pessoal estava me fazendo uma falta tremenda.
Então, passar despercebido tinha perdido a graça. As amizades recentes ainda eram superficiais demais e eu tinha pressa para me sentir em casa. Logo, decidi escrever para quem eu queria como amigo.
Selecionei pessoas com as quais gostava de conversar, quem eu considerava interessante e que eu desejaria encontrar mais vezes — ou alguma vez, no caso das conhecidas apenas pela internet — e fiz um e-mail para cada uma. Escrevi sobre o quanto suas companhias me agradavam, sobre locais que com certeza iriam gostar e procurei saber da disposição para ir a algum desses lugares e jogar conversa fora. Sabia do possível ridículo, mas tentei transpor em palavras a mesma sinceridade que eu esperaria de alguém que gosto. Porém, a única resposta que recebi ficou na promessa.
Desisti de insistir e voltei ao estado inicial. Não tinha sido a primeira das minhas frustrações e nem seria a última. Felizmente, já havia aprendido a lidar melhor com isso.
Até que, saindo de um mercado, vi um rosto familiar. Essa sensação não era novidade, porém, dessa vez era alguém conhecido de fato! Fiquei abismado não só pela raridade que era encontrar alguém conhecido na rua, como também pela simpatia com a qual fui tratado. Um “vamos marcar” concretizado depois me garantiu a amizade de um dos casais mais incríveis do Rio, além de minhas primeiras aulas de culinária.
E oportunidades como essa continuaram a surgir com os tipos mais diferentes de pessoas. Como uma mesa de poker na casa de um webdesigner incapaz de seguir regras e fonte inesgotável de frases geniais, aulas de desenho (que nunca levei adiante) com o ilustrador mais talentoso e mais gente boa que existe, partidas de basquete com um DJ-triatleta-programador incrivelmente inteligente e com quem tenho uma dívida eterna pelas inúmeras vezes que já me ajudou no Rio, sem contar os bares com o grupo de “imigrantes” com quem tenho uma afinidade óbvia e os papos eternos sobre assuntos tão interessantes quanto inúteis na hora do almoço com os colegas do trabalho.
O tempo passou, e as adversidades da mudança também. Se em outro momento forcei a barra escolhendo meus amigos, agora vejo que não era bem uma questão de escolha. Posso não saber a razão, se é que existe alguma, mas o fato é que nunca imaginei que parar de insistir iria me garantir justamente o que eu tanto queria.
As lágrimas e os meus sentimentos
são da chuva e do vento
são o corpo e alma, dor, raiva,
solidão, saudade e angustia,
Choro como a tempestade de sentimentos,
porque é assim que estou por dentro,
lágrimas caídas do céu, são da liberdade
vivida, sentida e talvez esquecidas
gotas de água, puras e cristalinas..!!
Solidão, Escuridão
Saudade, Desespero
Angústia , Agonia
Preocupação, Indecisão
Certeza, Intuição
Pressentimento, Renúncia
Sucesso , Vaidade
Orgulho ,Ansiedade
Indiferença, Interesse
Sentimento, Raiva
Tristeza, Alegria
Felicidade, Amizade
Decepção, Desilusão
Culpa , Perdão
Desculpa , Desatino
Prudência , Lucidez
Razão, Emoção
Vontade, Desejo
Paixão, Amor .!!
Porto Solidão
É aqui que ancoro
os meus pensamentos.
É aqui que reflito você.
Eu…
Nós!
Tenho apenas a companhia,
das aves…que voam no céu.
Ora sobre o barco,
para comigo sonharem.
Guardo o doce segredo
de pensar num amor
escondido.
Mas que o tempo,
não nos deixou sonhar
direito em nossos braços.
Porto solidão!
Aqui finco ancora…
E deixo as águas calmas,
me acalentar.
Acalentar,
até que pego no sono.
Para um novo dia viver…
momentos de esperanças!
Após um chá, ela estava perdida novamente!
Em folhas de solidão, que revelam somente a liberdade de encontrar um novo amor. Gostaria de chegar no final da sua história, uma nova melodia, mas ela espera…na vontade do destino, porque sabe que no final estarão juntos.
Vários capítulos já se foram, versos continuam sumindo…e indo pro passado.Fechando o seu último livro não terminado, percebe que sozinha não está, mas que sempre estará pensando nas pessoas que a amam de verdade.
A solidão não me incomoda, pelo contrário, na solidão me encontro.
As pessoas deveriam praticar a arte da solidão, a arte do silêncio, assim não cometeriam tantas injustiça com a língua que não cabe na boca. Quando estou só comigo mesma, sinto paz, livre desse mundo imundo.
Livre de pessoas maldosas.
Livre de pessoas que visam ser melhor que os outros.
Livre de pessoas ignorantes.
Livre de pessoas que só pensam em si próprio, no seu próprio EGO.
''Falta da Minha Solidão’’
Eu só queria paz desse bando de banais,
Eu só queria calma
E relaxar a minha alma,
Eu só queria descansar e nos
Meus pensamentos viajar.
E encontrar o que me faz bem,
Conhecer o que desconheço,
Mais eu preciso,
Estou cheia
Sempre julgo os banais por seus
Atos que me fazem sair de minha tranquilidade.
Eu só queria paz desse bando de banais,
Eu só queria calma
E relaxar a minha alma,
Eu só queria descansar
E do que não preciso me livrar.
Sempre meu estresse volta,
E encontro minha rara tranquilidade
Na solitária.
Não adianta,
Se eu pudesse adequar,
Se pudessem entender minhas palavras,
Não precisaria me afastar desse bando de banais,
Não perderia a calma,
Não estaria incomodada com a falta
Da minha solidão,
E não estaria pensando em ajuda-los.
Passa passo a passo
Passa o tempo agitado
Passam posses e glorias
Passa a solidão escura
Passam nuvens de tristeza
Passa a falsa realeza
Passam becos sem saída
Passa o dia sem guarida
Passam os doces sonhos
Passa apertada a angústia
Passam rápido os amores
Passa o perfume das flores
Passam delirantes desejos
Passa o gosto do beijo
Passam abraços apertados
Passa o canto da cotovia
Passam os abutres ferozes
Passa o gosto da saudade
Passam os dias velozes
Passa o amor natimorto
Passam castelos de areia
Passa a bela sereia
Passam ondas e trovões
Passam os passos do pai
Passa a ausência da mãe
Passam pássaros cantantes
Passa o desejo dos amantes
Passa passo a passo...
A dor do vazio
O grito de dor
Passa passo a passo
Perdidos compassos
Amores
Solidão
Fracassos.
Passam...
EGO
Fujo da nostalgia diária,
em meio a um pleito de solidão
cujo só com árdua bravura
este sentimento deve-se
a maturidade de uma breve escansão.
A maturidade concernente,
é aos olhares imprudentes,
não suportam melodias,
verdades ou fadigas,apenas suas filosofias...
senescentes de egos descontentes.
Atina o tal ego desvairado só a pensar
iracundo seja meu esmorecer ,
nesse sujeito descrito não há beldade,
só mero luxo e voluptuosidade
nada virginal escrevi para épico padecer
***
Então não tenho beldade
só luxo e voluptuosidade
Gabriel Silva Corrêa Lima
SOLIDAO
esta ai aquele momento,
aquele tormento,
aquela angustia,
aquela brisa que nao suavisa mais,
aquela pessoa que nao te comprimenta mais,
aquele desejo de se tornar melhor na vida,
aquele amor que nao mais voce tem,
a vida e assim,em um instante tudo esta bem ,no outro apenas e voce e a saudade,solidao que nao esta mais de passagem,a vontade de estar la e so por algumas horas,voce fica cega ...quer estar no lugar so por que sabe que aquela pessoa esta la ,
mais bem na sua frente se esquece de quem realmente e,
das pessoas ao redor que gostam de voce ,por aquele momento fora de si ,a pessoa se torna medrosa,de tudo quer,de tudo prova,a noite chora,de manhar supera,a tarde sorri...e bem no comeco da noite comeca tudo de novo
Sempre haverá alguém, um herói que saberá salvar seu coração da solidão. E esse herói sempre estará ao seu lado, sempre te apoiará, te guiará, não importa onde você vá. Nos dias tristes, ele estará lá para te alegrar. Nos dias frios, ele irá te abraçar, e o frio passará. Ele será seu grande herói.
Ele será aquele que você sempre pediu a Deus. Ele será aquela música que não sai da sua cabeça. No dia em que seu herói chegar, você verá que todo o tempo que você esperou por ele, valeu a pena. A partir desse dia, você nunca mais ouvirá “solidão”, “tristeza” ou “dor”.
Se você cair, ele te levantará. Ele estará lá para você e por você. Ele cuidará do seu coração machucado, da ferida que não fecha, da sua alma que chora. E não perca ele; ele será a coisa mais valiosa da sua vida. Ele será seu melhor amigo.
"Amizade é o melhor – e provavelmente – o único antídoto contra a solidão. Uma amizade pode ser forte e leve ao mesmo tempo.
Amiga de infância, amiga irmã, amigo homem, amigo gay, amigos virtuais, amigos inteligentes, amigos engraçados, amigos que não cobram, que não são rancorosos, amigos gentis, amigos que se mantêm amigos na distância e no silêncio, todos eles ajudam a formar nossa identidade e a nos sentir protegidos nesta sociedade cada vez mais bruta e individualista."
Preso no cárcere do meu ser, faço-me amigo da solidão e dela me aproveito.
Sugo o sumo de sabedoria que ela me oferece e não dou nada em troca... Estou sozinho.
Não porque me abandonaram, mas sim, abandonei-me. Não fiz isso por tristeza, mas por amor.
Fico preso nas saudades que um dia fizeram parte de mim, pois o teu grito silencia minha alma, minha liberdade.
Esse já é o grande mal da humanidade: a solidão. Talvez, por isso, tantas pessoas estão se enchendo de um conforto falso e ilusório que as redes sociais proporcionam. Viramos submissos da solidão. Acreditamos fielmente que estamos cheios de gente por perto. Nossa, 500 amigos no face? Olha?!
Você comenta, o outro responde, você posta, aquela lá curte.
No fundo, nunca estivemos tão sozinhos.
Eu me orgulhava tanto de não estar nessas redes sociais.
Me sentia toda inteligente, diferente, acima dos normais, quando alguém perguntava meu face.
Eu dizia, com aquele olhar soberano "não tenho, anote meu celular".
Ai que orgulho.
Mas, me entreguei. Por que tenho medo de perder contato com amigos antigos. Eu sei. Fico me perguntando "se a gente quisesse se ver mesmo dava um jeito". Mas só falamos assim "vamos combinar alguma coisa" e nunca combinamos nada. "saudade amiga" e ninguém se vê.
Hoje, quem não tem face pra mim é...
no mínimo mais cult, mais elegante.
Eu?
Continuo nesse mundo besta.
Burra e brega.
A solidão que dormiu comigo,
não conseguiu o meu corpo aquecer,
de madrugada gritei seu nome
chorando sem perceber,
Mas a saudade mentiu pra mim
ela não trouxe você
Ta faltando a flor
ta sobrando espinhos
machucando o meu coração,
Morrendo de amor,
to aqui sozinho
nas garras da solidão
Tá doendo que sufoco,
meu amor tá com raiva de mim
Tó sofrendo feito louco
vida minha não faz assim
NAS SOMBRAS DA SOLIDÃO
Solidão não tem explicação
Talvez seja um vazio dentro de nós
Diferente seja à noite
E a gente só
Ouço então um sino ao longe
A chuva cai e banha meus olhos
Busco então me conter
E não sofrer
Entre a chuva e um sorriso
Procuro ver além dos espaços
Uma fuga, uma razão,
Para viver
Vago em sombras de meus pesadelos
Confundo então meus sentimentos
E me condeno, sem querer,
A solidão.........
escrita por Eduardo Pinter, Hilton Custodio Alves Junior e Renato Nova. não recordo a data.
Este silêncio
Ah, este silêncio!
Aflora minha solidão.
Mas, confesso
Que há um gosto de sol da tarde:
Perto do amanhecer noturno
Que me agrada a alma
Que me ilumina à luz ao ser renascente
Do que leve se torna opaca
Ao que foi instaneamente
Meu.
E de instante e distante,
Neste exato momento, nada me importa;
Talvez a saudade me consola num violão
Em tons de lágrimas de notas ausentes.
27092013
Eduardo Pinter
Como uma pedra no caminho, como uma rosa
Sem espinho... Solidão que vem e passa, nesse
Dia tão lindo.
A declaração é gloriosa, a poesia é inventada.
A paixão é perigosa, a melodia é mal criada.
Como uma pedra no caminho, como uma rosa
Sem espinho... Solidão que vem e passa, nesse
Dia tão lindo.
A palavra é carinhosa, a canção que é cantada.
A viagem é gostosa, a inspiração que é
Inspirada.
Como uma pedra no caminho, como uma
Rosa sem espinho... Solidão que vem e passa,
Nesse dia tão lindo.
Pensando em metáforas, criando com
Carinho. Em uma mesa a luz e velas,
Com um bom e velho vinho...
Como uma pedra no caminho, como
Uma rosa sem espinho... Solidão que
Vem e que passa, neste dia tão lindo.
Como uma pedra no caminho, como
Uma rosa sem espinho.
(Pedra no caminho, rosa sem espinho – 16 de março de 2008)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp