Texto de Conscientização
Cada vez mais cresce a consciência de que os países ricos precisam entrar em acordo para promover o desenvolvimento nos países de Terceiro Mundo. Isso significa desafogá-los de suas dívidas, dividir melhor a riqueza do mundo, para evitar os problemas que estamos vendo aí: o descrédito dos governos, a desorganização da sociedade, o crescimento do terrorismo e da criminalidade, a favelização, a miséria, a doença e a fome.
Tenho confiança de que esse mundo vai mudar, de que as pessoas vão ter consciência do que fazem e das conseqüências que estão por vim, até porque todos sabemos que “toda ação tem uma reação” é comprovado e virou ate lei de um tal de Newton, presto atenção nas pessoas na rua vivendo como se o mundo fosse um casulo, uma casca na qual a protege e ao mesmo tempo separa de todo o resto da sociedade, ouço falar que antigamente era diferente, as pessoas se cumprimentavam na rua, todo mundo conhecia todo mundo e todos viviam como uma família, vai ver é por isso que antigamente não existia uma tal de “depressão”, pois todos faziam sua própria terapia no dia a dia, respeito a ideologia de todos que com muito trabalho, fé, dedicação e compromisso construíram seus próprios conceitos e que a cada dia vence essa batalha que se chama “dia após dia”, tenho esperança de um futuro promissor no qual todos sejam iguais todos tenham direito a uma família, moradia, educação e acima de tudo reconhecimento. Foco minha mente e minhas idéias em Deus, pois ele é o maior professor de todos os tempos, aprendo a cada dia com Ele, busco respostas e concretizo idéias através das palavras Dele, espero que um dia todos tenham a oportunidade de conhecer a palavra Dele e descobrir como é sentir a presença Dele, e como é bom servir a Ele.
O historiador só percebe que está escrevendo história quando ele toma consciência do fazer história. Se um dia Kant disse que é impossível apreender toda a realidade mas apenas o fenômeno, ou seja, aquilo que aparenta aos nossos sentidos. Assim, o historiador ao falar de algo terá que lançar sua subjetividade quer seja num documento histórico, quer seja no bairro de sua casa, quer seja sobre sua história. Sendo assim sempre faltará algo nessa colcha de retalhos produzida pelo historiador.
Talvez a chave de tudo esteja em ter paciência, compreender e tomar consciência da importância de conhecermos a nós mesmos. Após isso, de nos cuidarmos e nos entendermos na medida do possível. Isso, a iluminação pessoal claramente não é bom pra ninguém que ainda sequer começou a sua própria senda. Por isso que alguns que conseguiram alguma iluminação são tão perseguidos. A mesma luz que alguns aproveitam para pegar um bronzeado é a mesma que cega outros. Volto a dizer: Talvez a chave de tudo esteja em ter paciência...
A consciência constituti sempre um valor em si: tanto a percepção de algo positivo é bom, como principalmente do que é negativo. Aliás, a captação deste último é o motivo básico da existência da psicoterapia e o único caminho para atingir a realidade que está antes (e depois) de nossa atitutde de negação, omissão ou deturpaçãp. No ser humano é o meio para chegar aà verdade, porque é o único empecilho entre nós e Deus.
Tudo que for fazeres deverás ser feito não apenas por fazer, e sim ser feito em plena consciência do existir, estando no aqui e agora. Não poderás apenas andar, deverás pisar fixando seus pensamentos nas raízes da terra, filha da mãe natureza, Não deverás apenas dormir, deverás descansar seu corpo físico e refrigerar sua mente, e também não deverás deixar sua mente trabalhar sozinha, trabalhe incessantemente para ter consciência, sabendo a importância de cada pensamento e saber identificar o que seja ruim e o que é benéfico e o mais importante:coleque em pratica de o que diz estude ou pense.
A Árvore da Vida está plantada dentro de nossa consciência. Ela nos avisa que somos eternos, que a paisagem a contém para todo o sempre eis que Centro da Existência e farol que norteia o "para onde vamos", "de onde viemos" e "onde estamos". Em Verdade ela nos diz : Eu sou o Criador!
“O objetivo da Oração é o despertar pleno da consciência em unidade com Deus por intermédio de Cristo numa forma simples e permanente, assim como o ar que respiramos. Uma única consciência manifestada pelo mesmo Espírito, que por atos concreto nos tornam luz para o mundo, sendo novos cristos para o próximo que é nosso irmão na busca da concretização do reino de Deus entre nós!”
É no silêncio que tomamos consciência de nosso ser e de todos os seres. É fundamental o silêncio para que possamos ouvir a palavra das criaturas e a Palavra de Deus. O silêncio é o substrato necessário da palavra, a condição de sua existência e de sua integridade. O homem que não vive só de pão, mas da palavra, tem necessidade do silêncio para viver.
"Tenho a mais plena consciência de que está cada vez mais difícil encontrar pessoas amáveis que demonstrem coisas boas umas pelas outras. É tanto sentimento adverso por aí: inveja, orgulho, indiferença. Muitos egos inflamados, que enxergam apenas a si mesmos! Então um gesto gentil e educado, um tempo que alguém dedicou-se para te prestigiar, apoiar, elogiar têm que ser valorizados. É o mínimo que podemos fazer, já que o principal passo para que tudo que chegue de coração até nós permaneça é ter sempre gratidão. Você percebe quando uma pessoa é iluminada quando ela sabe retribuir, no mesmo nível, um ato nobre; pois até mesmo um singelo mimo é recebido com festa e alegria, sendo transformado em suas mãos num grandioso presente!"
"Se me apaixonei por você foi por um momento de solidão inconsciente; por uma consciência solitária; ou por um desequilíbrio sentimental desacompanhado da lucidez que ansiara por preencher esse vazio que se tornou meu coração, que de tão inóspito passou a ser cada vez mais confuso e hospitaleiro."
Com o tempo as experiências de vida e a consciência adquirida vão nos tornar alertas. É verdade. Na adolescência, nada é impossível. Após isso a gente aprende que não precisa de certas coisas na vida, porque outras tantas vão valer mais que apenas alguns momentos. E aí a gente começa a pensar nisso quando vai permitir que alguém entre nas nossas vidas. Parece que vai ser a melhor coisa do mundo. Mas, de forma impulsiva, o melhor momento pode durar alguns segundos e em seguida tudo poderá ser uma tragédia. A paixão é uma é uma alegria temporária. Ou seja, o que fica depois será o que devemos aprender a administrar. Gerenciar conflitos, diga-se de passagem. Respeite a si mesmo, antes de tudo, e assim não irá se ofender com os erros alheios. Se ame, essa é melhor forma pra ser feliz. E não se preocupe, ser feliz não é uma obrigação. São momentos. E isso, cabe a cada um fazer do seu jeito. Sem mais.
Ainda que minha consciência seja aniquilada e meu cosmo seja extirpado para além das profundezas da escuridão, os resquícios de minha reles aura ainda assim sorrirão ao lembrar de sua linda e desanuviada presença. Encantado, eu passearei alegremente pelos bosques floridos, pintando seu semblante nas paredes eternas do meu coração e desenhando seus belos olhos na cripta sagrada do amanhã, sonhando que um dia inexplicavelmente sua alma me venerará, amará e reverenciará.
A paz está relacionada ao meio ambiente e a sua preservação, a nossa consciência como cidadão. É possível pensarmos na paz partindo inicialmente com a harmonia da nossa família, compartilhando com o nosso próximo através da solidariedade. Todas as formas de vida estão interligadas e isto também pode fazer parte do alcance da paz. A busca da paz se tornou uma questão pessoal e coletiva, fazendo parte de um caráter universal, a paz se dá pela solidariedade, pela excelência do diálogo, da mediação, do ouvir o nosso próximo.
Posso eu fugir da minha consciência? Desejo apenas segundos da mais verdadeira paz, será isto pedir demais? Queria ser poupado dos incontáveis questionamentos, do auto conhecimento sobre si mesmo ou da procura incessante de respostas...O espírito da curiosidade humana, do instinto descobridor das coisas, ao mesmo tempo magnífico! Mas ao mesmo tempo é torturante, desejaria apenas segundos de paz será isto pedir demais?
Realmente nossa consciência nos revela quando iremos tomar um decisão que não agrada ao Senhor, que mesmo sabendo o quanto que nossas atitudes possa prejudicar ao próximo, ainda assim por nossa tamanha fraqueza e por sempre buscarmos realizar a vontade de nossa carne continuamos a cometer os mesmos erros, e pelos nossos erros vemos que não somos capazes de agradar a boa vontade do altíssimo, e fugimos então de seus bons ensinamentos e da sua justiça, pois seus juízos se tornaram muito pesado aos nossos olhos, fazendo com que o pecado se tornasse rotina em nossas vidas, isso por que nossas obras são reprovadas pela luz divina, por isso nos afastamos e esquecemos da sua infinita misericórdia, fazendo das trevas um abrigo que esconde nossas iniquidades e erros, para que a luz não as revelem, e para que não sejam reprovadas. Acredito portanto que nossa consciência, seja o Espirito Santo que nos revela todo o mal existente em nós e no mundo no qual vivemos, que nos guia sempre por um bom caminho, e fazendo de todos nós, seres de luz, que sejam superiores as trevas e que a morte não reine mais sobre nossa imunda carne. Pois somos provas vivas que quando não damos mais ouvidos a voz da nossa consciência, o mundo começa a ruí e o sofrimento toma conta, todos começam a se perder do bom caminho, pois não veem mais a luz, e as trevas se espalham para que não se envergonhem mais de suas más obras, tornando o mundo em um lugar sombrio onde muitos vivem numa falsa esperança, e numa felicidade passageira, na qual corrompe a uns, e destrói a outros. Mas tudo isso era previsto para que nossa esperança não se perdesse, "pois nessa esperança fomos salvos. Mas esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas, se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente." (Romanos 8:24-25). E que de toda forma "NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO" (JOÃO 16:33).
Sempre digo isso pra mim em meu coração, e a minha consciência prisioneira no Evangelho de Jesus me confirmá; Nunca esquecerei os teus ensinamentos, pois é por meio deles que tens conservado a minha vida e de muitos outros. E de quando e quando eu venho me lembrando, não porque eu tenha a esquecido, e sim porque já esta encarnado em meu ser, e de longe eu sinto o seu aroma encantador.
A consciência de amar e ser amado traz um conforto e riqueza à vida que nada mais consegue trazer. Entre versos e frases acendo meu cigarro e tomo meu café, Como se o conforto de todos, diante de um fato que não se explica, diante de um mal que nos consome, não fosse encontrar uma palavra que não diz nada e na qual nos tranquilizamos, em tudo a esperança, por isso perseveramos no dia a dia. O amor de Deus se traduz em simplicidade.
Dizem que o destino somos nos que o fazemos com nossas escolhas. Mas, quem em sã consciência ao fazer uma escolha, ao decidir entre fazer ou não fazer, entre ir ou deixar de ir, entre sair ou ficar onde está; está pensando o pior para si? As nossas escolhas são parte daquilo que chamamos destino. Ao fazer uma má escolha e consequentemente chamar a infelicidade para perto de si estamos apenas trilhando o caminho do destino. E se no decorrer de nossa caminhada surge outra oportunidade de escolha e, se dessa vez, optamos pelo melhor, então estaremos chamando a felicidade para perto de nós, mas mesmo assim a escolha continua sendo parte do destino.
"No silêncio insano da intermitência entre meus estados febris de consciência, respiro descompassadamente e me precipito no vazio escuro da incerteza de um novo dia. Brumas de torpor ocultam o intermédio entre o sono e a vigília e ao chegar o crepúsculo de mais uma jornada, encontro-te em mim. Escondida, sufocada pelo meu orgulho, sequiosa por irromper do fundo de minh`alma e clamar por si mesma, chamando-se para junto de mim..."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
