Tag pensamentos
Vai, desocupa logo o coração, o pensamento, o interior. Desapega logo, do que faz mal ao corpo e a alma. Todos esses sentimentos e emoções vazias de amor que te prendem o riso, o ser feliz.
Eu tento, juro que tento me afastar de você e sempre acabo caindo nessa tentação que é pensar demais.
Não espere demais por quem não tem tempo para você. O tempo não traz nada, senão, respostas as nossas dúvidas, que por vezes nos são traidoras.
Viva mais, ame mais, sorria mais, abrace mais, brinque mais sem medo de expor-se ao ridículo, a vida passa tão te pressa, só não tenha presa em viver as coisas boas da vida.
A VIDA É FEITA DE PEQUENOS NADAS que, ainda assim, nos fazem FELIZES!... Uma paisagem, um pôr-do-sol, um simples poema, uma simples música, um olá, um olhar, um sorriso, um toque, uma carícia, um abraço, um beijo, um ouvir e dizer:
- "AMO-TE"!...
Ele há "coisas" que de tão belas e extraordinárias, até causam arrepio e o inevitável olhar lacrimejante.
Recosto a cabeça, miro o horizonte, fecho os olhos por instantes ... e, deixo-me levar pelo pensamento, num misto de emoções e sensações inebriantes, ao som de uma linda música, na esperança de TE encontrar por aí, algures, na doçura das notas soltas que esvoaçam.
PALAVRAS PARA QUÊ?
Há gestos, olhares, posturas, fácies que nos denunciam, ainda que disso não tenhamos consciência.
É o coração a expressar-se na sua empolgante plenitude, não havendo como negá-lo. E para quê negá-lo? Para quê reprimir emoções ou sensações, tratando-se de amor?
É deixar fluir, ainda que que haja silêncios que valem mais que mil palavras... e eu, tampouco preciso de gritar aos sete ventos que TE AMO!
TUDO PASSA!...
É absolutamente incrível como determinados aspectos circunstanciais, que supostamente não deveriam ter assim tanta relevância, como que tomam de assalto a própria vida das pessoas, a ponto delas se olharem no espelho e questionarem o seu próprio SABER SER e SABER ESTAR, do género:
- "Mas o que é que se passa contigo?...Tu não és esta pessoa"!...
Obviamente que não há resposta, não é verdade?... Trata-se meramente de um espelho, valha-nos Deus!
Tenta-se IGNORAR...e, nada!...
Busca-se uma qualquer "RECEITA" compensatória...e, nada!...Ou, pior ainda!...
Eu defendo que nessas circunstâncias, o melhor mesmo, é INCULCAR-SE que é imprescindível DESLOCALIZAR a ATENÇÃO dessas inquietantes "dúvidas existenciais", e aceitar que seja mesmo o TEMPO, a resolver.
Assim, a bem dizer, o TEMPO será certamente o MELHOR CONSELHEIRO, quiçá, CURANDEIRO?!...
MOMENTOS
Tem dias...
Tem dias normais, quase iguais a tantos outros, sem nada de novo, portanto; e, por isso mesmo qualificamo-los como rotineiros.
Mas tem outros... ah(!)... tão ansiosamente esperados e desejados; acreditamos de antemão, que serão dias extraordinariamente felizes, com momentos únicos.
Trocam-se sorrisos, gargalhadas, abraços, beijos, cantigas, e até, lágrimas de emoção, com as histórias antigas de vivências comuns, quais afagos da alma que perduraram na memória até chegarmos ao AQUI E AGORA, onde comemoramos as vossas BODAS DE OURO.
PARABÉNS e MUITAS FELICIDADES, queridos pais!
E este é o meu tributo a vós: um SORRISO FELIZ, o que mais haveria ser?
VEM CÁ ... PRECISO-TE!
Apenas porque sim... porque me apeteces!
Hoje é um daqueles dias em que preciso de ti; que largues tudo o que tens em mãos e venhas... tão somente para que me ouças, me ampares no teu colo e me confortes a alma.
Preciso que me leves os meus fantasmas; me olhes nos olhos e com esse teu jeito - ah! Esse jeito que me é irresistível de todo e que me desarma - me tranquilizes com um:
- Está tudo bem minha querida... tudo vai passar.
Vem depressa; não tardes meu amor!... PRECISO-TE!
#3 – SAUDADES
Há Pensamentos maravilhosos que nos sensibilizam pelo seu quê de real e, sem dar conta, como que mergulhamos neles, viajando no tempo, nos espaços, nos momentos únicos … nos sorrisos, nos beijos e abraços dados e, nos que ficaram ainda por dar.
Sim! Também sinto saudades de tudo; de locais que visitei e de outros que sonhei, de cheiros, de vozes, de colos.
Ah! Bate uma quimera, às vezes meio nostálgica … porque enfim, a saudade é tremenda e só se apazigua quando TE REVEJO!
#7 – RECADO PARA TI!
Enfim… A VIDA É FEITA DE PEQUENOS NADAS que, ainda assim, nos fazem FELIZES!… Uma paisagem, um simples poema, uma simples música, um olá, um olhar, um sorriso, um toque, uma carícia, um abraço, um beijo, um ouvir e dizer:
– “AMO-TE”!…
Estás longe; longe de mim, mas não longe de nós, porque sei que me amas. Por isso, daqui onde estou, peço ao vento que te leve um recado:
-Já te disse hoje que TE AMO?
DUVIDAS(-ME)?
Sabes bem que te amo de uma forma que até a mim me surpreende; ainda assim, tens dúvidas e deixas transparecer uma certa insegurança, que te atormenta nos momentos de maior silêncio, de maior distanciamento…
Quiçá os teus fantasmas do passado ainda te apoquentam?
Vem meu amor! Espero-te no local de sempre, à mesma hora. Vem!... Precisamos de trocar sentires sinceros da forma que mais nos prouver.
Dúvidas? Oh!... São perfeitamente descartáveis no teu, no meu, no nosso mundo. Calemos pois este teu sentimento nostálgico. - Sou tua, sabias?
Por isso, VEM! QUERO-TE!... ESPERO-TE!
#5 – GRITO QUE TE AMO
SER FELIZ é um estado da alma feito de pequenos nadas, pelo muito que nos dizem, nos tocam, nos sensibilizam…
Não me coíbo de o expressar, nem tampouco me importa se, por isso mesmo, sou alvo de chacota.
Por isso, grito aos sete ventos que TE AMO! Um grito bem sonante, autêntico, solto, desinibido… para todo o mundo ver e ouvir que és tudo o que quero! Sim, e depois?!
Um dia construirei um castelo com as pedras… as tais que pelo caminho, vou guardando.
É isso aí!
#9 – AQUI (TE) AMO!
Guardo momentos que a memória faz questão de perdurar. Um flash e pronto! Fica o registo das paisagens, dos cheiros do mar e da montanha que se fundem num agradável aroma sui generis. Fica o registo dos nossos fartos piqueniques, recheados de abraços e beijos desinibidos, longe, bem longe dos olhares curiosos e indiscretos… pensamos nós! (?)
Entretanto, fazemos uma sesta; ah!…e como é bom!
Recosto-me no teu regaço e sonho acordada, deleitada pelos prazeres da Natureza envolvente, e, pelos que tu me dás!
– Hum… tomara que o tempo parasse agora! – Desejo nesses momentos.
#11 – FAZES-(ME) FELIZ! SABIAS?
Caminhamos juntos, no mesmo sentido, nesta estrada da vida. Para onde(?), é que não sabemos, tampouco estamos preocupados com isso! Erguemos em riste os nossos corações e, aí vamos nós!
Ainda que rodeados de uma catrefada de olhares indiscretos, vozes em surdina discretamente mal disfarçadas, ou mesmo de drones-espião, essa sarna de zangões telecomandados ou programados que nos suscita alguma estranheza e inquietação – quiçá as nossas hilariantes gargalhadas sejam suspeitas ou façam as delícias de egos mal-amados ou incompreendidos? – estamos SÓS… só TU e EU, no meio da multidão, completamente alheados de TUDO, de todos, para não perdermos pitada de nós próprios.
Brincamos, rebolamos no chão da relva húmida, onde trocamos carícias, beijos e abraços contidos; aliás, nem de outra forma poderia ser(!); e, rimos; sobretudo rimos e sorrimos muito… por tudo, e, por nada!
– Fazes-me feliz! Sabias?
Pensamentos…fragmentos de VIDA!
#1 - O PRIMEIRO
Já senti tanto medo, a ponto de desfalecer na sequência de uma reacção vagal; já segurei e seguro diariamente “mãos e rostos” cravejados de medo…principalmente de se morrer; já incuti e incuto mensagens de esperança, para amenizar a agonia face a um futuro próximo incerto; já calei, para não ferir susceptibilidades; já gritei irada, para fazer jus à minha razão e por isso mesmo, perdi-a; já menti e omiti grandes verdades, para depois me arrepender; já liguei para quem não queria, só para não ligar para quem realmente queria ouvir; já chorei tanto por perdas inestimáveis, a ponto de ficar com o fácies desfigurado; mas também já chorei de alegria e outras emoções à mistura que pura e simplesmente, deixei despoletar; Já passei noites inteiras em claro, de tão feliz me sentir; mas também já as passei em claro, por grandes tormentos da alma; já afastei amigos de longa data porque me desiludiram…quiçá, também os terei decepcionado?… Já calei a dor recorrendo a subterfúgios ridículos; já amei em silêncio; já amei quem não merecia em detrimento de quem, bem que o merecia; já pensei que amava, mas não (!)…enganei-me a mim própria, e embora não intencionalmente, causei mágoa; já amei intensamente de corpo e alma, mas também já desamei; já deixei de acreditar no que realmente valia a pena, inclusive no amor…mas o tempo passou, o tempo curou e, para minha grande surpresa, o coração “descongelou” e voltou a acreditar!…
Quando se gosta…gosta! Não há lugar a “mas” nem “meio mas”!… Não se ama “assim-assim”, nem “mais ou menos”! AMA-SE DE CORPO E ALMA, com autenticidade! Ou então, não se ouse dizer que SE AMA!
Por isso, não me venham dizer como é suposto gerir as minhas emoções! Não me venham com pretensas fórmulas mágicas – que mais parecem esforçadas poesias bucólicas – para ser sempre assertiva, pois não conto acertar sempre nas minhas escolhas, mas bem que gostaria! Não esperem de mim aquilo que não posso dar porque pura e simplesmente, não tenho! Não sei fingir o que não sinto, nem sou; tampouco sei viver de fachadas, hipocrisias ou tretas!
Sim, mudei!…Mudei com os anos; mas há ALGO em mim que nunca mudou e tenho sérias dúvidas que venha a mudar: A VOZ DO MEU CORAÇÃO, que nunca deixei de seguir!…
#19 - SINTO(-TE) NA MÚSICA...
Hoje quero, apetece(-ME) ouvir aquela música; a tal que me faz sentir borboletas no estômago, e, inevitavelmente me leva ( a TI)!
Não precisas de fazer nada; EU vou mesmo assim!... Ao ouvi-la, quase instantaneamente revejo-me em espaços, locais, cenários que viraram momentos únicos na minha memória.
Sim! Temos uma música que consideramos nossa: a NOSSA música. – Uma lamechice? Talvez, como muitas outras que também temos que mais parecem patetices, tolices, mas que sabem sempre tão bem quando acontecem… enfim, coisas típicas que fazem parte da cumplicidade dos afectos de quem ama, não é meu amor?
Ainda bem que sentimos a magia da música na (nossa) vida; De repente, tudo fica mais belo, mais intenso e com mais sentido, qual placebo miraculoso que inebria o estado da alma.
Hoje quero sentir(-TE)!… Por isso mesmo, ligo o som, recosto-me confortavelmente onde quer que seja, fecho os olhos e delicio-me, ouvindo(-TE).
– Hum… sentes(-ME) também?
#4- CARTAS DE AMOR
Cartas de amor, quem as não tem? Ou pelo menos, desejaria ter?
Um aconchego reconfortante da alma que sacia o ego e faz o coração bater mais forte.
Um SER-SE O TUDO de ALGUÉM, expresso em ternas e doces palavras que se acredita não serem vãs.
Um ALGO inebriante eternizado num pedaço de papel que se lê e relê quando impera a distância, a ausência prolongada, a saudade…
Um ALGO, em nada, mas absolutamente nada ridículo … ainda que todas as cartas de amor sejam ridículas, como lá diz o poeta, ou então, não seriam cartas de amor.
Todas as manhãs; sim, todas as manhãs visto a roupa de viver, mas não me dispo dos sonhos. Esses, ainda que irreais e desmesuradamente grandes, cabem bem na bolsinha da minha memória.
GOSTO(-TE) E… PRONTO!
Gosto de pessoas sinceras, sorrisos francos e abertos, olhares profundos e inevitavelmente denunciadores.
– Sim! Gosto da verdade; e quem é que não gosta?
Gosto de palavras simples e soltas, gestos simples, roupas simples, locais simples, o que tampouco faz de mim uma simplória.
– Sim! Gosto da simplicidade, e depois?
Gosto de contemplar o nascer do Sol e do ocaso, seja em que cenário for; gosto do azul, aquele azul inebriante em que céu e mar se tocam numa ténue linha, num horizonte longínquo. Ah!…E então vê-los nos teus braços, melhor ainda!
Gosto do mar! Adormecido ou desperto, adoro aquele cheirinho a maresia que intensifica o paladar dos nossos ternurentos e apaixonados beijos salgados.
Gosto de calcorrear descalça na praia; bailar para ti ao som de uma fictícia música romântica, oniricamente orquestrada pelo rebentar das ondas, o canto das aves passageiras e a magia do silêncio envolvente.
Mas o que eu gosto mesmo é do TEU JEITO, que sinto encaixar no MEU, na perfeição. O teu, o meu, o NOSSO JEITO DE AMAR: GOSTO, GOSTO-TE e … pronto!
PALAVRAS SENTIDAS!...
Há vozes, timbres inebriantes, expressos em PALAVRAS sentidas, capazes de causar arrepio, e até, se sentidas intensamente, lacrimejo e um tal nó na garganta que dificulta a deglutição... um doce e subtil manifesto de um :
- QUERO-TE muito meu amor! FICA(-TE)! DEMORA(-TE) em mim!...
