Tag pensamento

14551 - 14575 do total de 15794 com a tag pensamento

A quem irei revelar o que sou?
Não posso ir além de mim
para me examinar por fora
apenas eu compreendo
o incompreensível de mim
um pouco do que sou
cá dentro no cerne da alma
ou do que pensou ser...

Inserida por EvandoCarmo

Se tirarmos os pés da terra e os olhos do nosso próprio umbigo, se olharmos o mundo e a humanidade de outro ponto de vista, com uma perspectiva nova e realista, se tivermos uma pequena noção do tamanho do universo, então veremos o quanto somos miseráveis e mortais para desejar a eternidade...

Inserida por EvandoCarmo

Perguntaram para um poeta quais eram seus piores defeitos.

Ele ficou surpreso com a pergunta, baixou a cabeça, talvez para pensar no que iria responder.

Em seguida pediriam que ele citasse pelo menos 3.. Resposta:

"Só me lembro de um momento... Falsa modéstia."

Evan do Carmo

Inserida por EvandoCarmo

PRATIQUE O BEM

"Quando o mundo e vida parece não fazer sentido algum, quando sou acometido por uma profunda sensação de inutilidade, quando me deparo com a estupidez humana e com o abismo que há entre as palavras e as ações dos homens mais veneráveis dos nossos dias, percebo que tudo é uma grande farsa, esta nossa ideia utópica de que os homens construirão algum dia um mundo melhor, é quando não vejo mais nenhuma saída para que a verdade e a justiça sejam praticadas na terra. Contudo, me lembro de algo que aprendi em uma máxima divina, que o bem só será proveitoso se for praticado sem interesse partidário, religioso, tribal ou parental...

Então escolho alguém que necessita de ajuda prática, depois que realizo uma ação, não raro em secreto, pelas circunstância da carência, é então que o mundo se ilumina em minha volta, tudo volta a ter sentido, renasce em mim esperança outrora perdida, mesmo que pareça pura ingenuidade de um homem que ainda acredita na felicidade advinda de se praticar o bem...."

Inserida por EvandoCarmo

SOBRE AMIZADE

"Se tenho interesse genuíno em tua pessoa, deixo em ti, marcas impossíveis de serem removidas com o tempo. Todavia, se o interesse for recíproco, deixaremos indeléveis marcas um no outro, como que escritas com sangue, em nossas almas..."

Inserida por EvandoCarmo

BELEZA, ABISMO DE SILÊNCIO

"Quando não temos condições de dizer algo com meras palavras humanas, com adjetivos imperfeitos, diante de um universo espantoso, como diante de um poema que não conseguimos escrever, ou diante de um livro que não entendemos sua feitura, ou ainda sobre uma pessoa virtuosa que não conseguimos imitar, então fugimos para o mundo do silêncio, ficamos por lá, pálidos e sofrendo calafrios. É quando o verbo entala e a alma cala. Isso só ocorre quando nos deparamos com algo de imensurável beleza..."

Inserida por EvandoCarmo

Parafraseando Machado de Assis,
numa linguagem que qualquer idiota entende:

"A vida é uma errata da natureza."

"A vida é uma merda, quando se está melhorando de vida, quando nosso lugar está ficando mais confortável, temos que sair e dar o lugar para outro."

Inserida por EvandoCarmo

CONVERSA FIADA, PRA BOI DORMIR

F: - Somos textos inacabados, forjados pelos dedos do caos!
P: -Toda existência é um poema inacabado, escrito pelo viver do seu autor.
F: - Não há romance na tragédia, toda vida tem igual destino, ser distração e comédia para os criadores de eternidade.
P: - Contudo, meu caro filósofo, a vida com o seu objetivo tem seus deleites.
F:- Pode parecer pessimismo, todavia, não acredito em ilusão, nem vejo poesia alguma no movimento caótico de nascer, criar barriga e rugas, depois desaparecer no pó ou nas cinzas.
P:- Nesta questão, meu caro pensador, não haverá acordo entre mim e ti, somos almas distintas, embora feitos da mesma essência, barro e contradição!

Inserida por EvandoCarmo

"Todos nós ", nós os que já saímos do jardim da infância, sabemos que a vida é uma bela e trágica ilusão, contudo, para que discutir o assunto, com poesia, política ou religião, se argumentos contraditórios não podem mudar os fatos nem o Status quo...!?"

Inserida por EvandoCarmo

Estou evocando outra vez, o super homem, o anti-semita-cristão, pois ser complacente com covarde e ingrato é fraqueza moral, incapacidade de amar a si próprio...

Inserida por EvandoCarmo

Se um homem leva toda sua vida lutando contra a mediocridade contemporânea, em busca de se tornar grande, mas a sua grandeza só virá póstuma, que proveito teve este empenho...?

Assim, penso que Van Gogh está para pintura como Fernando Pessoa para poesia.... Gênios ignorados pelos estudiosos do seu tempo...

Inserida por EvandoCarmo

Só mesmo um homem extremamente virtuoso, e que não fosse poeta, conseguiria ser amigo de uma mulher inteligente e bela! Sem, contudo, ultrapassar a linha tênue que há entre o afeto fraternal e o desejo de poder!

Inserida por EvandoCarmo

"Fujo dos clichês, mas o amor é o maior de todos eles, então vez por outra é preciso ser normal..."

Inserida por EvandoCarmo

"Melhor ser estúpido, oco de pensamento crítico, assim tudo fica fácil, o agir sem pensar se torna algo involuntário... Já que o pensar e o agir são duas empresas distintas, portanto, nunca nos é permitido harmonizar as duas ações."

Inserida por EvandoCarmo

"Não escrevo para entreter vagabundos, minha mente vive em outra esfera, a do pensamento, sendo assim escolhi não entreter e sim instruir, quem por ventura tiver fôlego para ler e ouvido para escutar o que escrevo e falo."

Inserida por EvandoCarmo

"Seja genial, sendo único, autêntico e capaz, pois o mundo está repleto de pessoas mais ou menos. Mais ou menos boas, mais ou menos inteligentes, mais ou menos talentosas, mais ou menos justas, mais ou menos felizes...Seja Clarice ou Goethe, Emily Dickinson ou Rimbaud... Pois a maioria não fará diferença no mundo"

Inserida por EvandoCarmo

SOBRE MEU FARO PARA AS VIRTUDES CRIATIVAS

Reconheci Kafka, Nietzsche, Goethe,
quando os vi à primeira vista.
Não foi necessário apresentação,
para Saramago e Camus.
Já Dostoieveski e Tolstoi
estes, por exemplo, me foram apresentados
por Machado de Assis, aliás,
Machado me apresentou também
Voltaire, Honoré de Balzac,
Vitor Hugo e Stendhal.
Assim ainda mantenho meu faro
para bons escritores e poetas, contudo,
lendo sobre alguns outros,
por quem tenho real interesse
percebi que suas histórias são semelhantes
quanto ao sofrimento, ao talento e criatividade.
Para se tornar grande, penso, que é preciso
trilhar caminhos tortuosos e espinhosos,
pois acredito, que assim como a ostra,
na vida, o artista não produz pérolas
sem muita dor, estudo da sua própria situação
e muita paciência...

Inserida por EvandoCarmo

"As grandes mentes despertam para criatividade e para o trabalho produtivo depois da meia noite, contudo esta clarividência pode se estender até amanhã seguinte..."

Inserida por EvandoCarmo

"O egoismo é um ato de desespero, não raro, do homem acuado entre a razão frágil e o instinto voraz e cruel..."

Inserida por EvandoCarmo

"Seja satisfeito com o que tem,
se o que tens foi resultado
de uma busca frenética
durante toda tua vida...

Contudo, se não for isso,
continuas a procurar
um pouco além da superfície
dos teus desejos..."

Inserida por EvandoCarmo

"O que nos torna especiais,
entre os outros bichos,
não é o raciocínio,
é a luta de ego."

Inserida por EvandoCarmo

Estou cansado da convivência
com humanos estúpidos e violentos,
aguardo o fim do meu trabalho compulsório,
anseio o dia em que voltarei para minha casa
de longa direção.

Inserida por EvandoCarmo

"Não há inferno nem paraíso para os mortais, apenas os poetas conseguem atrair a atenção de deuses e demônios. "

Inserida por EvandoCarmo

"Quanto de te chamares de mestre, aceite o título. Se não tiver certeza do que és, rejeite-o, devolva-o a quem te ofereceu por ignorância..."

Inserida por EvandoCarmo

"A humildade consiste em doar o que tem, ensinar o que sabe, sem contudo diminuir o que se é e o que se tem..."

Inserida por EvandoCarmo