Tag pensamento

14526 - 14550 do total de 15794 com a tag pensamento

"O pesamento é livre, mas a língua é dúbia e hipócrita."

Evan do Carmo

Inserida por EvandoCarmo

O mundo estaria bem melhor, teria bem mais cultura, arte e poesia, se alguns bons intelectos priorizassem seu ofício e parassem de chafurdar nas latrinas ideológicas e políticas deste mundo caótico e sem conserto.
Evan do Carmo

Inserida por EvandoCarmo

Esqueçam os fundamentalistas, temos mentes muito mais avançadas que ´Sócrates, Platão, Aristóteles ou Espinoza. Talvez sejas tu mesmo, alguém maior do que os que ora enalteces. "Deixem que os mortos enterrem seus mortos."

Inserida por EvandoCarmo

O impossível é aquilo que ainda não foi idealizado pelo pensamento humano.
Assim se materializam os mitos, e das ideias de homens se criam os deuses, gênios, musas, a eternidade.

Evan do Carmo

Inserida por EvandoCarmo

"Cada vez que um ser humano comete injustiça e violência contra seu semelhante, destrói a fé e a esperança de milhares."

Inserida por EvandoCarmo

O valor metafisico de uma vírgula:
Ela pode antecipar ou atrasar uma eternidade!
"Em verdade eu tido hoje, estarás comigo no paraíso".
Em verdade eu tido, hoje estarás comigo no paraíso.

Inserida por EvandoCarmo

"Reciprocidade gera cumplicidade, cumplicidade gera intimidade, intimidade gera afeição, amizade e afeto..."

Inserida por EvandoCarmo

O bom de ser poeta e editor, é poder compreender o abismo e a megalomania das almas dos poetas... Criaturas insuportavelmente vaidosas...

Inserida por EvandoCarmo

"Somos de fato emissores de luz e de justiça ou somos marqueteiros das sombras, divulgadores de mentiras, que iludem mais a alma humana, a procurar razão e sentido nos abismos imponderáveis da hipocrisia?"

Inserida por EvandoCarmo

Não quero ser lembrado pela minha escrita, sim por minhas ações. Contudo, estou me esforçando vigorosamente, para que minhas ações influenciem a minha escrita, só assim terei uma verdadeira obra, algo que realmente se faça necessário sua leitura.

Inserida por EvandoCarmo

Não há interrogação importante a ser levada em conta, quando o assunto é viver. Se preocupar com as perguntas é inútil, o que realmente importa são as respostas, e o modo como reagimos a elas, quando as encontramos no incessante processo de renovação diário. Viver requer coragem e desapego material.

Inserida por EvandoCarmo

"Quando "escrever" algo, arranque-o de sua própria alma, não copie, não roube da alma de outrem, este é um crime capital, para o intelecto e para a dignidade humana.
Geralmente, quem faz isso não tem alma, é um ser oco, sem espírito nem vida própria."

Inserida por EvandoCarmo

SOBRE LIVROS E FILHOS

Escrever o prefácio do seu próprio livro, é, a meu ver, o maior enfrentamento moral para um homem, pelo fato de que ninguém melhor que o pai sabe da índole do seu filho, dos seus defeitos e virtudes, vícios e tendências para o bem ou para o mal.

Sem, contudo, negar que muitos dos defeitos que os filhos têm, não raro, sem via de regra, são heranças dos seus pais-genitores.

Desta forma, portanto, somos responsáveis pela conduta dos filhos, ainda mais quando estes filhos são livros, que vieram à luz do mundo em surtos de loucura consciente ou em momentos de delírios de vaidade.

Dos meus filhos-livros, sei muito mais do que sei dos meus filhos espirituais e carnais. Contudo, o livro é, quando bem escrito, a imagem e semelhança do seu criador...

Disse em algum momento da minha prole literária, que todo romance é confissão e toda obra um livro só, uma autobiografia de quem o escreve, só os livros ruins são invenções bem elaboradas, ficção inútil de quem não tem coragem de se revelar por inteiro, nem de se comprometer por escrito.

Inserida por EvandoCarmo

"Quem não tem vocabulário culto e argumento convincente, usa palavrão, assim disfarça a ignorância."

Inserida por EvandoCarmo

"Disseminar o ceticismo, com arrojos intelectuais ou clarevidência do caos, não enobrece a alma de quem o faz, também não acrescenta nada à alma humana, nem tampouco salvará este mundo caótico e carente, de tão pouca fé esperança na humanidade."

Inserida por EvandoCarmo

DIANTE DE TANTAS VIVÊNCIAS, DE MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, EM TANTAS ÁREAS DA VIDA HUMANA.
HOJE APENAS UMA COISA ME IMPRESSIONA E ME COMOVE DE VERDADE:
NÃO RARO CHEGO AO PRANTO INEVITÁVEL. É QUANDO VEJO GENTE AGINDO COMO GENTE, PRATICANDO O MAIS SUBLIME DOM DE DEUS E DA NATUREZA. DOANDO SEM INTERESSE, PRATICANDO O DAR PELA SIMPLES CONTEMPLAÇÃO DA FELICIDADE DE QUEM NECESSITA DE CONSOLO E DE ABRIGO.

Inserida por EvandoCarmo

"A COSA EM SI" NÃO TEM NENHUM SENTIDO, APENAS O QUE LHE ATRIBUÍMOS."
NEM KANT NEM FERNANDO PESSOA SABEM NADA A RESPEITO, NADA ALÉM DO QUE SABEMOS.
AS COISAS SÃO O QUE SÃO E COMO SÃO, E NÓS NÃO PODEMOS MUDAR O FATO...
DE RETÓRICAS E FALÁCIAS OS HOMEM CONSTROEM UM UNDO DE INUTILIDADES VERBAIS, MERAS REPETIÇÕES DO QUE JÁ FOI DITO, ENTÃO FICA O DITO VELHO PARECENDO UM DITO NOVO...

"Kant não tinha mais direito à sua distinção entre 'coisa em si' e 'fenômeno' – ele havia se privado do direito de ainda distinguir dessa forma antiga e habitual, na medida em que ele rejeitou, como inadmissível, a inferência do fenômeno a uma causa do fenômeno – de acordo com sua compreensão do conceito de causalidade e de sua validade puramente intrafenomenal: essa compreensão, por outro lado, já pressupunha essa distinção, como se 'a coisa em si' não fosse apenas inferida, mas dada."

(Nietzsche, 1988, vol. 12, p. 186. Fragmento 5

Inserida por EvandoCarmo

CONCEITO EQUIVOCADO DE HUMANIDADE:

Ajudar a quem já nos ajudou no passado ou àqueles que têm os meios de nos ajudar no futuro...

Este é um pensamento farisaico, igual aos hipócritas que foram condenados por Cristo. Aqueles quando davam uma festa esqueciam de convidar os menos favorecidos!

Contudo, ainda se ouve destes senhores, a expressão máxima e vulgar: "Eu sou cristão."

Inserida por EvandoCarmo

Tenho um fraco incontestável por três musas, características humanas: Amor, beleza e justiça! Contudo, tendo a me perder facilmente pela beleza, mas o amor sempre me socorre, me conduz à justiça...

Inserida por EvandoCarmo

"A grandeza da alma humana reside na nobreza de reconhecer que outros podem ser melhores que nós."

Inserida por EvandoCarmo

"Doravante só direi SIM, pois o NÃO soa arrogante e pretensioso, portanto, serei aquele que concorda, embora não participe da loucura do mundo.

Com este mantra em mente, como um prisma cristão, devo aceitar minha estaca de tortura, minha frágil e irreparável imperfeição.

Caso me exijam a roupa, darei a roupa que cobre o meu corpo, também darei minha comida e meu cobertor, e, se ainda não for suficiente darei minha vida em troca, pela vida dos que não não chegaram a conhecer o amor..."
Não devemos assinar sob aquilo que não nos pertence.
"Tudo que é perfeito vem de Deus, desce das luzes celestiais."

Inserida por EvandoCarmo

"As lágrimas, quando são de arrependimento genuíno, se transformam em gotas de luz,
para guiar os caminhos de quem resolve praticar o bem."

Inserida por EvandoCarmo

"Existe um brilho no olhar e uma paz no semblante das pessoas do bem, que não se altera com o passar do tempo, nem se compara. É esta beleza irresistível que nos encanta e nos atrai ao amor e à amizade..."

Inserida por EvandoCarmo

SEM RESERVA E SEM MODÉSTIA - PALAVRAS DO EDITOR

Não raro me questiono de forma muito crítica e dura, sobre minha falta de madureza espiritual, por ter demorado tanto tempo para perceber qual é o meu papel neste mundo, felizmente hoje tenho clareza neste respeito.

Talvez, de forma um tanto torta ou desvirtuada, eu tenha produzido alguma semente de luz, com minhas ações impetuosas, presunçosas e egocêntricas, no campo da arte. Todavia, agora tenho bem transparente, na mente e nos olhos, a verdadeira razão de eu ter nascido com algum dom para escrita, para música e para poesia.

Contudo, fugindo do mundo comum, onde reina a vaidade humana exacerbada, entre os artistas com quem vivi e convivi, encontrei de fato o verdadeiro sentido para continuar fazendo arte, isto no melhor sentido da palavra escrita e pensada.

Editar novos poetas, com muita responsabilidade e consideração pela pessoa humana, e sempre revelando minha intenção para com o trabalho de outrem, fazer com que a obra publicada seja de importância para edificar leitores, não visando ganho desonesto nem ganância sobre eventuais lucros que a obra venha nos proporcionar.

É possível viver com apenas o necessário, e se concentrar no que há de melhor nos seres humanos. Portanto, a meu ver, todo artista, por mais genial que seja não terá paz nem felicidade em produzir sua arte, se não for com o propósito nobre de indicar um caminho através do seu trabalho. E mais importante ainda é aceitar, com sinceridade e amor ao próximo, que ele não é o único artista sobre a terra e sob o céu.

Há muito mais nas entrelinhas, mas isso só eu posso revelar.

Evan do Carmo 21/12/2017

Inserida por EvandoCarmo

Humanista não é um ser político, é um ser-humano que luta pela igualdade de direitos para toda humanidade, sem se importar com ideologias..

Inserida por EvandoCarmo