Tag pensamento
Que nada, nem ninguém,
te limite, te defina, nem diga que não possa realizar os teus sonhos! Que o medo, se existir, nunca seja maior que a vontade de alcançar
o que deseja! Que nada, nem ninguém, apague o teu sorriso!
Em algum momento vamos precisar de motivação e ela não se abriga em palavras, por mais belas que sejam, mas nos nossos sonhos, desejos e vontades, nas coisas que realmente queremos realizar.
Quando atravessamos incertezas ou dificuldades, uma palavra de estímulo pode nos lembrar de que nada nos define ou limita e somos capazes de alcançar os nossos sonhos ou superar os desafios, com coragem e determinação.
A maturidade não vem com o simples decurso do tempo, mas com o tentar, errar, aprender e recomeçar.
Se você tentar e falhar, parabéns! A maioria nem
se atreve a isso.
Aplicando, ao máximo,
o conceito de redução de complexidade: a ansiedade
é o medo do amanhã.
Nós vivemos o hoje.
Amanhã eu me preocupo,
amanhã! Hoje não!
Se o desejo ainda existir em você, que pulse no teu corpo, exale na tua pele, brilhe nos teus olhos e que se faça sentir na tua boca.
Cada desafio é uma oportunidade disfarçada, e cada obstáculo é um convite para a superação. Enfrente o dia com coragem, pois você é capaz de transformar sonhos em realidade.
A fé, sem atitude (ou sem obras), é nula. Os sonhos, sem planos, são inúteis. Que os sonhos se mantenham pela fé e se realizem pela vontade e persistência.
A Revelação de Fia
Era uma vez, em um vasto campo verde, um formigueiro próspero onde vivia uma formiga chamada Fia. Fia era conhecida por sua lealdade e dedicação à rainha e à sua colônia. Ela acreditava firmemente que todas as suas ações, desde a coleta de folhas até a defesa do formigueiro, contribuíam para o bem-estar e prosperidade de sua comunidade.
Fia sempre foi uma guerreira valente, participando de todas as batalhas contra intrusos e ajudando a expandir o território de seu formigueiro. Ela acreditava que suas lutas garantiriam uma vida melhor para todas as formigas, com mais recursos e segurança.
No entanto, um dia, após uma intensa batalha, Fia decidiu subir ao ponto mais alto do formigueiro para observar o resultado de seus esforços. Ao chegar ao topo, ela foi tomada por uma visão chocante. O mundo ao redor era um vasto campo marrom, não de terra, mas de formigas marrons, sua própria espécie, engajadas em uma batalha feroz contra outros insetos.
Fia viu como as formigas marrons, suas irmãs, dominavam e destruíam outros seres vivos. Elas não apenas lutavam por recursos, mas também subjugavam e eliminavam outras espécies de insetos. As vítimas se debatiam desesperadamente por liberdade, engolidas pela maré imparável de formigas marrons.
Abalada, Fia permaneceu lá, observando a carnificina até o pôr do sol. Quando a noite caiu, ela olhou para o outro lado do formigueiro e viu algo ainda mais perturbador. No cume do formigueiro, a rainha estava cercada por troféus macabros – as cabeças de vários insetos, um símbolo de suas conquistas brutais.
Fia, então, percebeu que as batalhas que ela pensava serem nobres eram, na verdade, atos de agressão e opressão. O que ela considerava defesa do formigueiro era, na realidade, uma expansão imperialista que levava sofrimento a tantos outros seres.
Desolada, Fia desceu do topo do formigueiro, sua visão do mundo completamente alterada. Ela compartilhou suas descobertas com as outras formigas, provocando debates e reflexões em toda a colônia. Embora fosse difícil mudar as velhas crenças e práticas, Fia dedicou o resto de sua vida a promover a compreensão e a coexistência pacífica, em vez de conquista e domínio.
Moral da história: O que é bom e nobre para apenas um, e usa a força para reprimir sua oposição, só pode ser nobre visto de uma perspectiva. A verdadeira nobreza se revela quando consideramos o impacto de nossas ações em todos os sere
Quem dera pudéssemos
expor ao vento, como roupas,
os nossos pensamentos e
ele levasse o que fosse inútil, impregnado de um passado
que não volta ou de um futuro que ainda não existe.
Tem muitas coisas acontecendo simultaneamente.
Se atentarmos a todas elas,
nos afastamos do quê ou de quem deveríamos nos concentrar.
Muitas vezes aliada a fé, a esperança tem como fama ser a ultima a morrer, aquilo no qual nos agarramos até o fim, no desejo de dias melhores ou da permanência de dias bons. Para ter esperança é preciso mais do que crer, é preciso também saber os limites dos seus planos, a grandiosidade de seus sonhos, para saber o que é possível fazer a respeito disso – e é aí – nesse momento que entra a força de vontade, sem ela a esperança seria fraca, quase inexistente, a força de vontade é a capacidade que nós temos de superar as maiores dificuldades de nossas vidas mesmo quando ninguém mais acredita na gente, mas você acredita!
Acreditar que é possível, mesmo estando sozinho pode não dar em nada no final, mas quando se acredita, e consegue o que tanto almejava e surpreende não fulano ou sicrano, mas a si mesmo, é possível ver que nada é impossível, e que você é capaz de fazer coisas que você nem mesmo imaginaria que fosse capaz de fazer.
Uma vez, escrevi sobre paciência e mostrei a um amigo meu, poeta, músico e compositor potiguar Mirabô Dantas, e quando ele terminou de ler ele me disse as seguintes palavras: “ – Mario, A paciência é como a espera. No I Ching a espera está definida assim: Observe as coisas sem ilusões e ansiedade. Não se desespere, apenas espere com serenidade. O perigo se encontra na precipitação e no medo. Aguarde uma época oportuna. Calma.” Isto, me faz lembrar que a esperança não pode caminhar no desespero, ela precisa ter calma, pisar em chão firme e caminhar a passos lentos ao invés de correr.
Dizer que a esperança é a ultima que morre, é a mais pura verdade, porém, se você tiver pressa no que almeja não acreditar que seja possível, não ter força de vontade, nem fé, nem paciência, você pode ainda assim conseguir o que quer, mas será muito mais difícil. Portanto, é preciso acreditar em si mesmo, e se tiver fé em Deus, (como eu tenho) não colocar tudo nas mãos dele, O que sonhamos será realizado no momento que for devido, e a tentativa nunca é inútil, pois nela, aprendemos mais do que quando conquistamos, e conquistar o que se quer é uma das melhores coisas que um ser humano pode sentir na vida.
Se pudesse, atravessaria distâncias e noites para estar ao seu lado agora. Seria o paraíso em meio ao caos da rotina, um refúgio onde o tempo parasse, apenas para sentir o calor do seu corpo.
Você diz que estaria melhor comigo por perto, mas saiba que sou eu quem precisa da sua presença para transformar cada instante em eternidade. Se fosse possível, traria estrelas para iluminar suas noites mais sombrias e acalmar seu coração com a certeza de que, mesmo distante, sempre estarei ao seu lado, em pensamento e em desejo.
O que sustenta uma árvore de pé não é a sua copa frondosa, a exuberância das suas flores ou o sabor dos seus frutos, mas as suas raízes, que ninguém vê.
Antes de falar você balbuciou palavras ininteligíveis. Antes de caminhar, tropeçou inúmeras vezes nos próprios pés. Assim, o crescimento vem de tentar, errar, aprender e recomeçar, quantas vezes for preciso.
“Cada pensamento positivo é uma semente plantada no jardim da nossa vida, que floresce em abundância e alegria.”
Roberto Ikeda
Muitas vezes, o pensamento se torna o maior adversário. Ele cria cenários que nunca existiram, revira velhas feridas e nos prende em um ciclo de dúvidas e medos. O que poderia ser simples, ele complica; o que já passou, ele revive. E assim, no silêncio da mente, travamos batalhas invisíveis contra nós mesmos, esquecendo que, às vezes, tudo o que precisamos é de paz interior para silenciar essa voz interna que nos inquieta.
Realmente nunca tive muita esperança, meus pensamentos de um “sim” eram mínimos, mais a vida como sempre apronta sua supresa e hoje tenho um sorriso a mais.
Agora não quero nem pensar na caminhada que a vida me guarda.
Quero apenas deixar que ela me surpreenda.
