Tag pensamento

10201 - 10225 do total de 15794 com a tag pensamento

⁠“Pensamento crítico não é luxo de intelectual… Mas vamos falar baixo,
só entre nós. Vai que dói em alguém.”

Inserida por felipe_felisbino

Enquanto Tudo Silencia

No tempo que escorre sem forma,
há um instante que não se mede
um respiro entre o caos e o acalanto,
onde até a dor se rende à calma.

É ali que florescem os pensamentos
que não ousamos dizer em voz alta,
palavras que pesam feito pedra
e voam feito poeira ao vento.

O mundo segue ruidoso e cego,
mas há silêncio no olhar de quem sente.
E nesse breve e sutil intervalo,
reconstruímos o que fomos por dentro.

Inserida por reinaldohilario

⁠Nem tudo o que desejamos, temos tudo de uma vez!

As melhores coisas da vida, por exemplo;

Nós vamos conquistando, aos poucos.

Porque o melhor geralmente é mais difícil e tem mais valor!

Inserida por apollo_nascimento

⁠Seja na vida pessoal ou em qualquer relacionamento!?

Todo investimento tem de gerar um retorno positivo;

Do contrário, será apenas mais um gasto.

Inserida por apollo_nascimento

⁠“Pensar em voz alta, no tempo presente,
é amar o futuro em construção.”

Inserida por felipe_felisbino

⁠Morrer para este mundo não é opção, é missão.

Inserida por wederson_santos

⁠PARA QUE SERVE A FILOSOFIA? 

Um ancião de barbas e cabelos longos chegou a um vilarejo um pouco distante dos grandes centros urbanos, um lugar desses onde o tempo tem outro tempo, um tempo natural de ser.

Naquele lugar havia poucas pessoas, mas, dentre elas, havia uma miniatura do mundo real: pessoas que tinham mais ou menos habilidades para desenvolver aquela realidade. O fato é que se tratava de um lugar com costumes tradicionais, por assim dizer. Isso não quer dizer que não havia sabedoria no coração daquele espaço e daquelas "gentes".

O velho andarilho tinha uma vivência profunda, por tantas realidades que ele já havia presenciado. Então, como um bom pensador, ele achou por bem conversar com aquelas pessoas. Conversar sobre tudo: sobre o tempo, sobre Deus, sobre conhecimento, progresso, sustentabilidade, etc.

Uma de suas perguntas foi saber o que aquela gente pensava. Então ele perguntou: "Para que serve a Filosofia?"

Começou a andar por diferentes lugares com a mesma pergunta: "Para que serve a Filosofia?"
Primeiramente, ele perguntou a um pastor, que, desconfiado, respondeu: "A filosofia não é de Deus, está na Bíblia".

O ancião seguiu sua andança e foi até a única praça da cidade, onde ele poderia encontrar mais pessoas. Fez a mesma pergunta a um ateu que estava discutindo sobre a inexistência de Deus com os homens responsáveis pela limpeza da praça. O ateu respondeu da seguinte forma: "A filosofia serve para fazer as pessoas deixarem de ser ignorantes, idiotas, alienadas, gado".

O senhor perguntou também a um daqueles homens responsáveis pela limpeza, e ele respondeu: "Eu não gosto de filosofia, isso é coisa de gente que não tem o que fazer, que só tem minhoca na cabeça".

Da mesma forma, o velho curioso agradeceu pela resposta e saiu daquela roda de conversa.

Então o velho encontrou uma professora, com o jaleco da escola onde trabalhava, e lhe fez a mesma pergunta. A professora respondeu uma enorme lista de utilidades que a filosofia, segundo ela, teria: "A Filosofia serve para fazer as pessoas pensarem a respeito do mundo, da vida, dos mistérios do universo, da origem da humanidade, das linguagens, das demais Ciências. A filosofia é a mãe de todas as ciências. Sem ela não seríamos capazes de saber nem quem somos nós realmente".

O velho agradeceu educadamente e seguiu sua jornada de questionamentos. Abordou um homem que estava sentado em um banco da praça, cabisbaixo.

"Para que serve a Filosofia, meu caro?"
O homem então respondeu-lhe dizendo: "Eu não sei, não sei o que é isso, mas deve ser para enganar as pessoas." Agradecido pela resposta, o velho saiu da praça e desceu em direção a um rio que contornava a parte Sul da cidade.

Ao chegar embaixo da ponte que ligava aquele vilarejo a outras regiões mais ao Sul, o ancião percebeu que havia um senhor, também com aparências semelhantes, com mais idade talvez. Decidiu se aproximar para desenvolver uma conversa. Aquele outro senhor estava ali pescando e fumando um charuto. Isso era interessante para o que se aproximava. Talvez pudessem fumar cachimbos e trocar um "dedo de conversa". Ao cumprimentá-lo de perto, o senhor andante perguntou o seguinte: "O senhor tem fumo?" "É óbvio que tenho", respondeu o velho pescador. "Então empresta-me, eu avio também."

Enquanto isso, ele desenrolava seus panos de bagagem e pegou um velho cachimbo que pertencera ao seu avô, algo feito à mão. O silêncio pairou sobre os dois.

Fumaça vai, fumaça vem, o andarilho perguntou ao pescador: "O senhor pode me responder para que serve a Filosofia?"

O velho pescador virou as costas em silêncio, sem dizer uma palavra. Então o que se ouvia naquele lugar era apenas o murmúrio das águas do rio e algum barulho de pássaros e carros que passavam sobre a ponte de quando em quando.
Depois de um longo período de silêncio, e de muitas "chumbadas", o ancião que chegou agradeceu o fumo, despedindo-se do pescador para seguir sua caminhada.

Então o velho pescador virou-se na direção de seu visitante, respondendo da seguinte forma: "A Filosofia não serve para nada! Ela recusa-se a servir quem quer que seja".

O senhor recém-chegado permaneceu calado, como quem espera mais. O pescador continuou a dizer: "A Filosofia recusa-se a cair nessa vala de servidão que surgiu nos padrões mentais medievais e que tem tragado tantas gerações que acreditam que servir é o mais importante. É por isso que nós, os velhos, não somos vistos como seres úteis. A maioria dos indivíduos das nossas gerações se tornaram inúteis, de tanto ouvirem que estavam velhos, e envelheceram realmente. O brilho vital deles ficou opaco de tantas palavras e olhares que demonstravam tristeza, talvez, pelo peso da idade, que não deveria ser um peso, mas uma bagagem muito importante de experiências deles".

Aquela conversa era profunda demais para não acender mais um cachimbo. Então o visitante fez menção de que iria fumar novamente, e o pescador logo lhe alcançou fumo e avio.

O silêncio se fez por um curto tempo. Não havia interesse em fazer qualquer pergunta por parte do ancião recém-chegado. Era uma questão de tempo para que novas explicações viessem por parte do pescador.

Fumaça vem, fumaça vai, e o velho do rio continuou: "Esse mundo utilitário, onde tudo cai em uso e desuso, inclusive as pessoas, tudo é coisa útil. É um tempo onde as coisas são mais importantes do que os seres. E os seres se transformam em coisas que servem ou não servem. As pessoas se coisificaram tentando se manterem úteis, serviçais, servas. Até mesmo as demais ciências se tornaram úteis, quando deveriam ser apenas caminhos. Os caminhos não são utilitários. As religiões, os Estados, as instituições, os deuses, os sagrados, as escolas, os homens, as mulheres, os jovens e as crianças, tudo isso se tornou números. Os números são utilitários, assim como as letras e os símbolos, mas a matemática, as demais ciências, as linguagens, nada disso deveria ser utilitário. As artes caíram em uma situação de serviço, se tornaram servas.

O homem curandeiro se tornou servo, o professor, o orador, os políticos, todos servos. E querem arrastar tudo mais consigo também. Por que diabos a filosofia deveria servir também? Ela não serve, porque ela não cabe nesse mundo de coisificação, de utilitários, de descartes. Veja bem, no que as religiões se transformaram? Não passam de alojamentos de imbecis que não sabem se conduzir e buscam alguém que lhes proíba de caírem em situações difíceis. Mas isso não lhes ensina absolutamente nada. Veja o que ocorreu com Deus, que na mentalidade medieval se tornou um espantalho para assombrar os medrosos através da fé. Até ele se tornou coisa, utilitário, servo.
As pessoas fazem os diabos e depois exigem que ele resolva suas desgraças, ou seja, ele é obrigado a fazer milagres, além de ser a capa de poder dos charlatões da fé."

Nisso, o senhor recém-chegado perguntou ao pescador: "O senhor é ateu?"

Ele então disse muito rapidamente: "Eu não tenho a necessidade de ser ateu, nem de ser religioso, nem de ser um pescador, nem seu amigo, nem de saber absolutamente qualquer coisa. Eu estou tentando aprender alguma coisa, e todos os dias aqui na beira deste rio, eu chego à conclusão de que o que eu sei se derrete diante da imensidão do abismo que eu não vejo, mas que provavelmente me vê. Eu preciso responder mais?"

"Não!", disse o ancião que escutava atentamente.
O pescador continuou: "Por que tornar a filosofia uma serva? Tudo que serve para alguma coisa, tornou-se servo, vassalagem. É impossível torná-la uma serva, defini-la como uma servente seria "apartá-la" da sua originalidade, da sua essência."

O velho pescador pediu licença ao seu companheiro de cachimbo, dizendo que costumava frequentar aquele lugar procurando entender todas essas coisas que ele havia abordado, mas que não havia conseguido entender, e que para isso costumava pescar e fumar seu cachimbo como forma de estar ali, sem ser visto pelas demais pessoas como alguém inútil.

Os dois se despediram e marcaram de talvez estarem ali no dia seguinte. O ancião que partiu não é mais o mesmo ancião que chegou naquele vilarejo.

Pedro Alexandre.

Inserida por pedro_de_alexandre

A natureza física do homem repele o que lhe é nocivo, em busca do equilíbrio que garante a vida. No entanto, o espírito, livre e racional, frequentemente se prende ao que fere, como se a dor tivesse valor em si. Talvez seja porque os afetos, diferentemente dos corpos, não obedecem apenas à razão, mas à memória, ao apego e ao desejo de significado.⁠

Inserida por kaua_alves_2

⁠O seu valor para as pessoas está mais ligado ao resultado dos teus atos e a importância disso na vida delas;

Do que propriamente a importância que você dá para as pessoas ligadas a você.

Inserida por apollo_nascimento

⁠A traição amorosa não é só um defeito de carácter, uma pilantragem, uma sacanagem!

Ela é também uma brecha no relacionamento que encontrou uma oportunidade.

Inserida por apollo_nascimento

⁠Oque algumas mulheres precisam entender é que, para um homem de valor!?

Ser o provedor, protetor, o homem que daria a vida por amor!

Não é uma obrigação, é uma virtude; 
E homens virtuosos não se envolvem com qualquer mulher.

Inserida por apollo_nascimento

⁠No amor, encontrar a pessoa certa não é sobre escolher a melhor pessoa do mundo.

Mas é também sobre a sua aptidão para assumir e cumprir com as tuas responsabilidades com ela.

Amar também é um compromisso e não apenas um sentimento.

Inserida por apollo_nascimento

⁠O que sabemos, afinal?

O que sabemos, afinal,
senão pedaços do mundo
que aceitamos como verdade?

Chamamos de tempo o que escapa,
de realidade o que conseguimos tocar,
de sentido aquilo que não suportamos perder.

Mas e se tudo for só passagem,
um instante entre dois vazios,
um sopro em um lugar sem nome?

A mente busca razão,
mas o coração, às vezes,
caminha por labirintos que a razão jamais decifra.

A vida não explica 
ela propõe.
Nos dá perguntas vestidas de rotina,
nos entrega silêncio quando pedimos respostas.

Talvez viver seja isso:
errar com dignidade,
amar com imperfeição,
e aprender, aos poucos,
que o mistério é parte do caminho.

Porque não há fim que revele tudo,
nem início que nos prepare por completo.
Só o agora,
esse instante que já se desfaz enquanto o nomeamos.

Inserida por reinaldohilario

⁠Todo amanhecer não é só o início de um novo dia, é também uma tecla de "Start" da vida.

Aperte o play e deixe a vida fluir, mas não permita que ela escorra por entre os teus dedos.

Viva o seu hoje, aproveite cada agora, cada minuto, toda hora.
Feliz dia.

Inserida por apollo_nascimento

⁠E quando vc se vai, o meu coração vai junto.
E quando a porta se fecha, eu fico pensando,
será que haverá um novo beijo, um novo abraço um eu e vc dividindo o mesmo espaço?
Porque os meus medos dizem:
qual será a forma que ele quebrará seu coração?
Qual será o motivo pra partir? Qual será o dia de você ir?
Eu sei, você disse que não me magoaria e que sem motivos jamais partiria,
que eu não deveria pensar essas coisas.
Mas meus medos dizem:
Qual será a sua decepção?
Quando ele rejeitará seu coração?
Se prepare para o tempo ruim, se prepare para o fim.
Você é o dono do meu coração
Com você me sinto única.
A minha mente está repleta de retratos seus e de mais ninguém.
Com você me sinto bem, me sinto completa.
Mas meus medos dizem:
Será que o seu coração é somente meu?
Será que o passado te roubará de mim?
Será que sou boa o suficiente assim?
Pra merecer um amor tão lindo e bom aqui?
Os meus medos dizem e dizem.

Inserida por julcyaneromeu

Um Dia Que Pensou

No silêncio da manhã que se anuncia,  
brota a dúvida: o que faz o tempo valer?
Será o instante que passa e se esvazia,  
ou o olhar que aprende a compreender?

O dia especial não grita nem exige
ele se insinua, sutil como o vento.  
Está no gesto que jamais se finge,  
na paz que nasce dentro do pensamento.

Cada segundo é um espelho suspenso:  
reflete escolhas, acertos, enganos…  
Viver não é seguir um plano imenso,  
mas dançar com o acaso de mãos.

Ao fim da jornada, o que permanece  
não é o que vimos, mas o que sentimos.  
Porque o que torna um dia inesquecível  
é o que mudamos em nós mesmos.

Inserida por reinaldohilario

⁠Às vezes a única coisa que realmente está faltando na sua vida;

É você decidir de uma vez por todas, o que realmente quer.

Inserida por apollo_nascimento

⁠Luz Simples

Cada dia acende  
Uma luz diferente.  
Não é nada complicado,  
É um sol bem presente.  

Luz que entra pela janela,  
Aquece o chão da sala.  
Luz que pinta a folha verde,  
Que na roseira balança.  

Essa luz não é só brilho  
Pra clarear o lugar.  
Ela é convite manso  
Pra começar a olhar.  

Olhar pro pão quentinho,  
Pro cheiro do café.  
Pro vizinho que acena,  
"Bom dia!" pra você.  

Olhar a nuvem viajante,  
A formiga no caminho.  
Ver que a vida, mesmo simples,  
Tem um jeito de carinho.  

É nesse olhar atento**  
Que a luz vira alegria.  
Não uma festa barulhenta,  
Mas paz que todo dia cria.  

Paz de sentir o tempo,  
De agradecer o pão.  
De saber que estar vivo  
Já é grande lição.  

E aí vem a felicidade,
Não um tesouro a guardar.  
Mas o amor que se espalha  
No simples compartilhar.  

Amor no prato feito,  
Na palavra de consolo,  
Na mão que aperta a outra  
Quando o caminho é um pouco só.  

Cada dia tem sua luz,  
Não precisa ser intensa.  
Basta abrir os olhos  
E a alma, com doçura imensa.  

Deixe que essa luz simples
Te mostre o essencial:  
A verdadeira alegria  
Morando no amor, que é...  
Eterno, e tão normal... Quanto essa canção que faz bem ao coração...

Inserida por OdaraAkessa

Todos os Dias

Levanto antes do sol aparecer.  
Não porque quero, mas porque preciso.  
O silêncio da manhã traz lembranças,  
algumas que pesam, outras que empurram.

O corpo reclama, mas se move.  
A mente grita, mas ainda pensa.  
Há uma força escondida nas pequenas escolhas:  
vestir a roupa, sair pela porta, continuar.

Não é heroísmo.  
É sobrevivência com alma.  
É entender que nem todo dia será grandioso,  
mas cada dia vivido conta uma história de persistência.

Ser forte não é vencer sempre.  
É não se entregar, mesmo quando tudo diz que é mais fácil parar.  
É respirar fundo, olhar pra frente  
e dar mais um passo.

Inserida por reinaldohilario

⁠Às vezes os nossos sonhos não se realizam no momento que queremos.

Mas na hora em que estamos prontos para vivê-los.

Inserida por apollo_nascimento

⁠Não deveria ser assim, mas infelizmente é...

Nunca dê a certeza absoluta do seu amor por alguém; 

Porquê infelizmente a maioria das pessoas tem o péssimo hábito de não valorizar aquilo que elas têm!

Inserida por apollo_nascimento

⁠Encarar a vida com maturidade na fase adulta é um trabalho árduo e compensador;

Mas conseguir fazer isso, sem perder o brilho da infância, é magnífico.

Inserida por apollo_nascimento

⁠É natural que em um relacionamento, ocorram pequenas desconfianças;

Afinal de contas, uma única situação pode ter múltiplas interpretações.

"E" supor que o outro, suponha sempre o mesmo que você, é muita ingenuidade.

Inserida por apollo_nascimento

⁠Às pessoas podem dar o nome que elas quiserem!

Falta de tempo, estresse, correria;

Mas só as pessoas sem foco e propósito definido, se distraem ao longo do processo.

Inserida por apollo_nascimento

⁠Aprimore o seu autoconhecimento ao mais alto nível possível.

Ao ponto de que as tuas decisões e escolhas, sejam claras e irrevogáveis.

Inserida por apollo_nascimento