Ser Humano
O prejulgamento é uma das atitudes mais perniciosas que o ser humano eventualmente possa ter, pois antecipar um fato fazendo um prejulgamento pode ser danoso, e, muitas vezes, pode trazer consequências e sequelas irreversíveis. Mas, muitas vezes, os julgamentos só existem na cabeça do prejulgador, criando, assim, uma tempestade em copo d’água.
A melhor forma de não fazer o prejulgamento é manter sempre um comportamento transparente, que, somado com a humildade, empatia e respeito pelo próximo, jamais iremos prejulgar.
Muitas vezes, fico irritada com certos prejulgamentos. Pessoas pensam que são melhores e mais inteligentes que outras, só porque incluem, em seu currículo de leitura, autores consagrados. Confesso que gosto muito de ler José de Alencar, Machado de Assis e gosto também de Jorge Amado, mas não podemos contestar e ter preconceito contra quem tem gosto diferente e prefere ler algo mais leve e não clássico.
O poeta Oscar Wilde (1854-1900) disse: “não existem livros morais ou imorais”. Se você sentir vontade de ler palavras de autoajuda, romances, água com açúcar, leia. A leitura, antes de mais nada, deve proporcionar prazer ao leitor! Apontar o dedo ao próximo é fácil demais; difícil é se colocar no lugar dele, tentando saber as razões e motivos que o levaram a exercer tais ações.
Assim, antes de fazer qualquer julgamento, é preciso pensar e repensar muito.
Fomos ensinados que somente os títulos clássicos deveriam ser lidos e até mesmo cultuados. E devem ser mesmo, afinal eles agregam conhecimento. Mas quem disse que outros gêneros literários são inválidos?
É um erro crasso pensar que estamos no pódio para sempre...
Já perceberam a quantidade de julgamentos e prejulgamentos, que fazemos o tempo todo, sem nos darmos conta?
Como se isso fosse normal.Triste, não? Pior ainda é ter a ilusão de que, só por estar no pódio, temos o direito de prejulgar alguém. Ledo engano. Importante na vida é atender ao próprio gosto. Se for do seu interesse ler outros gêneros, leia. Claro que eles valem! O seu gosto é o que importa...
Marilina Baccarat de Almeida Leão no livro "Escalando Montanhas" página 46
NÃO HÁ PERGUNTAS
E no final, de forma sincera, o que todo ser humano procura é apenas a confirmação para uma resposta que ele já carrega consigo, esta é:'' Somos maiores que a soma disso tudo'
Chegamos a conclusão: não temos questionamentos, mas sim falta de afirmações, pois nosso eu já possui as respostas e as sentimos quando olhamos para o céu e recusamos acreditar no acaso, meio que num ato divino da arte da filosofia, é do instinto racional a desconfiança nos sentimentos, essa independência entre as duas forças que sustentam a consciência faz o homem alcançar tantos conhecimentos, que na realidade, são apenas confirmações para seu próprio sentimento.
É isso, não há perguntas, mas sim a confirmação das respostas.
14/11/18
Não sou apenas porque tu és, na verdade
Eu sou por meio de ti na minha simplicidade
Ser humano significa ser por meio de outros
Sejam estes humanos ou não, vivos ou mortos
O que sou significa calor humano, compaixão
Cuidado, humanismo, respeito, compreensão
O que sou se traduz num conceito moral
Numa filosofia, num modo de vida natural
As sociedades africanas têm por objectivo
Dar importância ao altruísmo colectivo
À partilha e a colaboração entre os seres humanos
Sempre com o devido respeito e este é o plano
Entendo tudo isto de forma primária
Como um guia de conduta social solidária
África entende que estamos, na verdade
Conectados uns com os outros, daí a nossa humanidade
O ser humano com seus equívocos,
cometidos em nome de seu desmedido orgulho,
não se dá conta de que se tornará "pássaro que esqueceu de voar"",
esquecido na solidão do ninho!
Cika Parolin
É deveras natural que o ser humano, criatura limitada e de percepção temporal que é, não consiga compreender a atemporalidade e o caráter ilimitado de Deus.
A fé na esfera do crer ou descrer é a essência que sustenta o ser humano naquilo que direciona o seu pensamento para a estrutura do que lhe define. Particularmente, não dissocio a complexidade da existência do elo com o sobrenatural que apresenta Deus como o criador de todas as coisas, simplesmente por enxergar excelência inexplicável na sincronização de tudo que está ao nosso derredor. Mas sem dúvida, todos dependem da fé, seja para acreditar ou para desconsiderar mediante princípios subjetivos, tudo o que está a sua volta.
Tem que haver.!! Tem que haver um despertar do ser humano para a vida .Para o caminho do bem, para a luz, para os verdadeiros valores. Tem que haver um despertar para o respeito ao proxímo, para o amor, a solidariedade, a lealdade, o comprometimento. Tem que haver um despertar urgente, não podemos mais esperar. Estamos vivendo um desastre humano. Uma guerra silênciosa, onde não se toma uma absoluta consciência . Falamos, reclamamos, mais não agimos e não mudamos..Essa mudança tem que começar por cada um de nós, por uma responsabilidade individual. Tem que haver o respeito a natureza, aos animais. Mais isso só vai acontecer no dia que o ser humano tiver a consciência , o respeito , o amor, a tudo que há de mais sublime, de maior poder...... Deus..Deus.. Deus. Porque ele se afastou completamente !!Simone Vercosa
O ser humano... pode sim... em sua total humildade e talento... doados por Deus... atingir o ápice do máximo. Basta acreditar e querer...!
*Fé*
Sentimento que impulsiona o ser humano ao progresso.
Somos os únicos das criações de DEUS, capazes de raciocinar e decidir com livre arbítrio como agir no presente, projetando um futuro melhor.Diferente das outras espécies dotadas de inteligência e instinto, seguindo uma Força Maior.
Nos humanos, a grande sacada da Fé, é quando mesmo possuindo todos os dotes e inteligência "diferenciada" doutras espécies, o indivíduo dirige-se ao Criador, reconhecendo suas necessidades e fragilidades.
Ou seja...
Todo ato de Fé, exige do indivíduo, força, inteligência e amor no que quer. Mas acima destas três atitudes, entre várias outras virtudes humanas, resiliência para com uma Força Maior, é a diferença!
Elegância!! A coisa mais linda que um ser humano pode ter chama- se elegância. Ela pode ser de diferentes formas. Elegância de comportamento. Elegância de caráter, e aonde quer que ela vai, ela exala o perfume, o brilho, a docilidade, o encanto, o respeito, a admiração. Ela entra com discrição, e sai suavidade. Ela é silenciosa, mais firme, imponente, precisa, e simplesmente fascinante. Ela perfuma todos os cantos. Seu aroma é inigualável. !! Simone Vercosa.
"A religião nasce no momento em que o ser humano em sua frustração e falta de conhecimento, cria para si mitos e deuses, para mascarar o seu medo e incerteza quanto ao desconhecido, dessa forma mentindo para si, por não querer ir de encontro a realidade".
O autoconhecimento é algo que o ser humano deve realizar em busca de ser mais feliz e fazer mais gente feliz.
